Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Correntes Shimano: queda na qualidade?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Correntes Shimano: queda na qualidade?

 Responder Página  <1 2345>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
klunker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2011
Mairipa/Sampa
Offline
Mensagens:246
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klunker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2013 as 09:16
Originalmente postado por dupedal dupedal escreveu:

klunker, eu ia falar antes mas pra não "queimar a lingua" resolvi esperar a resposta da shimano,minha conclusão é que a resposta é adequada ao produto em questão:uma mer#*a! 
vc explicou que conhece o assunto e os cara vem com esse papo loroteiro e esfarrapado,querendo que gaste mais ainda numa ferramenta de medir o desgaste pra então dizer,é tô fu*#%do mesmo com essas correntes,táqueopariu,hein?!
o minimo que eu espero (ainda) é que a marca escolha um dos reclamantes em questão e envie uma corrente nova pra ser avaliada,salientando a possibilidade de ter existido uma falha em um lote ou algumas peças!
mais respeito,hein shimano!!!

Pois é rapaz, duvido que só eu tenha reclamado da queda de qualidade do produto deles, e ainda assim tentam me empurrar mais coisa pra comprar!

De boa? Eu sei que tem toda uma engenharia por trás das máquinas que pedalamos, respeito isto, mas convenhamos: não se pode ignorar nem subestimar o conhecimento de quem tá no pedal há anos, e também já foi mecânico de bike por profissão. 

Sei muito bem quando uma corrente tá pedindo arrego, sem a necessidade de ferramentas de medição.
Mountain biker e Opaleiro, graças a Deus!

MTB since 1998!
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2013 as 11:13
Macaco velho não cai da árvore! Recomendo aos senhores que, ao comprarem uma corrente, façam na loja a medição de desgaste. E acreditem...algumas já vem com dilatação. Já faz um tempo que rola um bafafá sobre correntes falsificadas no mercado brasileiro. Eu compro apenas HG93 (XT) com selo da ISAPA e duram absurdamente muito.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2013 as 11:51
Originalmente postado por klunker klunker escreveu:

Originalmente postado por dupedal dupedal escreveu:

klunker, eu ia falar antes mas pra não "queimar a lingua" resolvi esperar a resposta da shimano,minha conclusão é que a resposta é adequada ao produto em questão:uma mer#*a! 
vc explicou que conhece o assunto e os cara vem com esse papo loroteiro e esfarrapado,querendo que gaste mais ainda numa ferramenta de medir o desgaste pra então dizer,é tô fu*#%do mesmo com essas correntes,táqueopariu,hein?!
o minimo que eu espero (ainda) é que a marca escolha um dos reclamantes em questão e envie uma corrente nova pra ser avaliada,salientando a possibilidade de ter existido uma falha em um lote ou algumas peças!
mais respeito,hein shimano!!!

Pois é rapaz, duvido que só eu tenha reclamado da queda de qualidade do produto deles, e ainda assim tentam me empurrar mais coisa pra comprar!

De boa? Eu sei que tem toda uma engenharia por trás das máquinas que pedalamos, respeito isto, mas convenhamos: não se pode ignorar nem subestimar o conhecimento de quem tá no pedal há anos, e também já foi mecânico de bike por profissão. 

Sei muito bem quando uma corrente tá pedindo arrego, sem a necessidade de ferramentas de medição.
Manda o link do fórum para eles. Quem sabe assim, vendo que estão queimando o filme, a resposta melhore!


Editado por lemarco - 08 Jan 2013 as 11:51
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2013 as 12:04
Pensem duas vezes em entrar na modinha de upgrade para 10, 11, 12, x marchas. O cara tá ali feliz com a sua relação de 9 (ou até 8, como é meu caso) marchas e inventa de pegar um grupo de 10 por puro fetiche e de repente se depara com uma situação onde as correntes duram menos de 1000 km e custam 150 reais. Isso sem falar no cassete e coroas, que custam os "olhos da cara".
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2013 as 12:10
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Pensem duas vezes em entrar na modinha de upgrade para 10, 11, 12, x marchas. O cara tá ali feliz com a sua relação de 9 (ou até 8, como é meu caso) marchas e inventa de pegar um grupo de 10 por puro fetiche e de repente se depara com uma situação onde as correntes duram menos de 1000 km e custam 150 reais. Isso sem falar no cassete e coroas, que custam os "olhos da cara".
Exatamente o que penso.
Montei uma bike com XT de 9v e enquanto achar peças de reposição de qualidade não mudo pra 10v.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2013 as 12:24
As correntes 10v e 9v já estão com os mesmos preços nas lojas. No caso da 105, a de 10v está mais barata. Quando fui pesquisar o preço do grupo para speed, não achei nenhum 9v. Desde o Tiagra já é tudo 10v. É quase obrigatório 10v em speed, mas para o MTB ainda é uma facada nos rins...
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2013 as 13:39
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Pensem duas vezes em entrar na modinha de upgrade para 10, 11, 12, x marchas. O cara tá ali feliz com a sua relação de 9 (ou até 8, como é meu caso) marchas e inventa de pegar um grupo de 10 por puro fetiche e de repente se depara com uma situação onde as correntes duram menos de 1000 km e custam 150 reais. Isso sem falar no cassete e coroas, que custam os "olhos da cara".
Exatamente o que penso.
Montei uma bike com XT de 9v e enquanto achar peças de reposição de qualidade não mudo pra 10v.
concordo com vcs e reforço essa recomendação!!!
demorei pra caramba pra sair de 7v pois o custo\beneficio do meu antigo stx-rc era bom demais,com preço e durabilidade justos,principalmente nas ótimas hg51,mas assim como está acontecendo agora com esse modismo besta de 10v,foram extinguindo as peças boas de 7v.
hoje uso grupo xt de 9v,mas se tivesse de 7v iria fazer os mesmos trajetos e andar junto com tá de 10 ,20 ou 30v,pois as marchas ajudam,mas se não tiver pernas...
toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
bicicleteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicleteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2014 as 14:24
pessoal, blz?

to com uma duvida e gostaria de uma ajuda:

comprei  uma corrente pela net na fujibike é a shimano hg 50 para entrar um um grupo novo de 8v.
chegou a corrente com a devida caixa hg50, porem a corrente que esta dentro nao tem estampado em nenhum elo o modelo hg50. apenas estampado shimano, narrow, hg, japan e via...

essa corrente por nao ter nenhuma estampa hg50, pode ser realmente uma hg 50 ou é apenas uma corrente simples??

o que vcs acham?
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2014 as 15:43
Tem dois tipos de HG50. A silver, que tem proteção anticorrosiva, e só serve em relação 8v, e a HG50 preta, que serve em relação 6,7,8v e enferruja só com a umidade do ar. Na silver tem a inscrição hg50, na preta não.
Voltar ao Topo
klunker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2011
Mairipa/Sampa
Offline
Mensagens:246
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klunker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2014 as 17:49
Desisti de corrente shimano faz tempo. Hoje só uso KMC. Troca melhor e dura mais.
Mountain biker e Opaleiro, graças a Deus!

MTB since 1998!
Voltar ao Topo
bicicleteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicleteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2014 as 19:52
é.. estava em duvida entre kmc x8 e um hg 50 so para completar meu grupo alivio 8v..... era o mesmo preço praticamente.

paguei caro na hg50 e acabou vindo a corrente preta q o amigo explicou acima.... minha intençao é a durabilidade

bom, vamos testar pra ver se dura essa hg50 PRETA rsrs





Voltar ao Topo
ccarlos87 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ccarlos87 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2014 as 10:25
Bom dia galera, li e reli os posts anteriores mas nenhum caiu no meu problema.

Sempre mantive a manutenção da corrente e componentes(Alivio) em dia, limpeza e lubrificação.

Ontem, numa subida leve a corrente(HG73) estorou um pino que faz a ligação entre os elos, tive de empurrar.Cry

Como eu já tinha percebido que a corrente estava pulando e dando umas engasgadas acredito que a mesma estava desgastada.Shocked

O que me sugerem? consertar a mesma ou comprar uma nova? 
Uma corrente shimano Alivio ou uma kmc por exemplo? sendo KMC ou outra, existe compatibilidade?


Voltar ao Topo
demolidor Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 11 Set 2010
Flores Cunha RS
Offline
Mensagens:148
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar demolidor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2014 as 23:17
Originalmente postado por dupedal dupedal escreveu:

Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Pensem duas vezes em entrar na modinha de upgrade para 10, 11, 12, x marchas. O cara tá ali feliz com a sua relação de 9 (ou até 8, como é meu caso) marchas e inventa de pegar um grupo de 10 por puro fetiche e de repente se depara com uma situação onde as correntes duram menos de 1000 km e custam 150 reais. Isso sem falar no cassete e coroas, que custam os "olhos da cara".
Exatamente o que penso.
Montei uma bike com XT de 9v e enquanto achar peças de reposição de qualidade não mudo pra 10v.
concordo com vcs e reforço essa recomendação!!!
demorei pra caramba pra sair de 7v pois o custo\beneficio do meu antigo stx-rc era bom demais,com preço e durabilidade justos,principalmente nas ótimas hg51,mas assim como está acontecendo agora com esse modismo besta de 10v,foram extinguindo as peças boas de 7v.
hoje uso grupo xt de 9v,mas se tivesse de 7v iria fazer os mesmos trajetos e andar junto com tá de 10 ,20 ou 30v,pois as marchas ajudam,mas se não tiver pernas...


                 Concordo com os colegas de pedal acima, eu só uso 9V, mudar pra 10, 11, 12 é igual pular pra bike com roda 29, a industria quando quer ganhar dinheiro inventa mil e uma coisas. Pedalo a mais de 20 anos, minha receita de transmissão é : cassete XT  e corrente Dura Ace. Lubrificante uso o finish line ceramic a seco, nem precisa limpar a corrente só passar um pano de vez em quando.

                Atenção pro pessoal que usa sabão em pó ou gasolina pra limpar, eles possuem composição altamente corrosiva, pra quem lubrifica com óleo a melhor forma de limpar é com querosene.
Voltar ao Topo
carlos campos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2014
baln camboriu
Offline
Mensagens:60
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos campos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2014 as 17:03
blz rapaziada, acabei de comprar uma hg 53 + cassete hg 20, pois vou pedalar nas chapada diamantina mes que vem e preciso estar com a bike no grau, porem meu pedivela alivio 2012 esta com coroa do meio gasta de 32 dentes, quero colocar uma nova mas que fosse bem duravel, e possivel eu arrumar uma de maior ou menor dente para torna-la mais eficiente e duravel? ou vale botar uma padrao da mesma que vem no pedivela alivio?

coroa do meio 32 dentes ou outra + ou - dentes, para 27 marchas acera e o grupo e pedivela alivio,

minha bike e aro 26, pedalo bastante em subidas fortes, mas pedalo forte e rapido para manter constancia no asfalto, como nao posso migrar para uma 29, como fazer para uma coroa do meio render mais como 29 em termos de velocidade de constancia?
Voltar ao Topo
Lupa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lupa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2014 as 17:46
Minha ultima hg63 não durou 300 km! Abriu duas vezes... desisti e troquei ela.

Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2014 as 00:36
O tipo de coroa do meio que vai lhe servir depende das outras duas coroas, afinal, trata-se de uma coroa intermediária.  Se a corrente não está escapando, se não está com dentes excessivamente gastos, não vejo por quê trocar.  Se quiser maior durabilidade da coroa, é melhor alternar mais marchas entre as outras coroas e cassetes.  Na minha, eu costumo combinar, em matéria de equivalência:
- coroa maior - cassete X;
- coroa meio - cassete X+1
- coroa menor - cassete X+3
Mas é o caso de uma relação de marchas de asfalto mesmo, o que em minha opinião confere trocas de marcha mais suaves e um ritmo mais constante.
Se não me engano, a vantagem dos aros 29 é poder atravessar melhor obstáculos e mais inércia (ou seja, mais lento pra acelerar e pra parar, o que ajuda a manter um ritmo).  Não sei o que quis dizer como pedalar forte e rápido, seria manter um giro alto no pedal?  Se for, parece-me que você está no caminho certo, pois isso ajuda a preservar a transmissão e seus joelhos.

Em tempo e pra manter o assunto do tópico... eu troquei minha corrente em 2010 ou 2009, de KMC Z, pra HG53.  Fiquei algum tempo sem pedalar por conta da faculdade e hoje só tenho fds pra isso, afinal, espaço pra pedalar por aqui é horrível.  Mas minha corrente está atualmente com 5000km e funcionando muito bem, muito embora eu pedale basicamente no asfalto.


Editado por Kid Falcon - 17 Abr 2014 as 00:40
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2015 as 09:35
Só para deixar registrado, minha corrente HG-53 abriu o bico ontem...Dead

Fui fazer a limpeza e lubrificação dela e percebi um elo com um lado amassado e solto e o restante prestes a estourar... acho que mais um pedal e ficaria na mão, ou melhor a pé.

Agora estou na dúvida se migro para a kmc ou coloco mais um power-link na corrente (ficaria com 2Confused) pra ela aguentar mais um tempo.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2015 as 10:01
Coloca outro link. O que manda é a dilatação. Eu já estourei uma llslx com 1 semana de uso. Troquei na garantia.
Voltar ao Topo
Marcelo.Ap.Santos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo.Ap.Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2015 as 10:38
   As correntes sofrerão algumas alterações desde a introdução do cassete de 9 velocidades, os fabricantes tiveram que diminuir o tamanho dos elos e consequentemente diminuiu muito a resistência delas, isso é notório, com novas tendências furadas vem as anomalias junto, as relações das bikes dos anos 90 duravam muito, tinha sentido por exemplo comprar uma corrente XTR, hoje é tudo uma porcaria só.
   Mas eu não sei porque todo mundo reclama, porque cada vez mais as pessoas compram bikes e não ficam com ela por mais de um ano e tudo é muito descartável e caro.
   O mercado de bikes pra sobreviver, tem que inventar novas modas para os alienados comprarem sempre uma bike nova todos os anos e o pior é inventarem componentes não compativeis para que você não tenha outra saída a não ser migrar para essas porcarias tecnológicas novas que não duram nada.
   Bem vindos ao capitalismo.
Voltar ao Topo
marc612 Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2010
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marc612 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2015 as 11:08
Originalmente postado por magro magro escreveu:

 Realmente percebi uma queda de qualidade nos produtos, usava uma hg53 e rodei mt tempo c ela agora tô c uma bike nova e usando hg73 na primeira limpeza da relação já havia ferrugem na mesma e no olhometro parece q já está aparecendo folga rodei apenas uns 250 km c ela, qual será a soluçaõ para nós, pois eu acho mt pouca quilometragem para um produto quase top e caro pelo menos para mim!




eu usei um w-40 na corrente e ficou de boa mas a minha e indexada e nunca deu essa oxidacao , nao é marca top, é uma qualquer ai e rola de boa , a catraca ja foi pro saco e a corrente nao !!
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2015 as 11:48
Faz algum tempo que venho percebendo que minhas correntes HG-40 estão comendo meus K7s, então resolvi comprar uma ferramenta de medição da Icetools pra ver qual seria o resultado. Primeiro a corrente já veio com 0,5, achei estranho, mas resolvi testar pra ver o resultado.

Semana passada senti dificuldade em algumas marchas, resolvi então testar a corrente, resultado:



A corrente rodou 600 km em 3 semanas, já está na hora de trocar, não durou 1 mês. Só estou na duvida por que minha coroa já deve estar com uns 8 ou 10 mil kms rodados, já deve estar bem gasta, mas como os engates continuam firmes e a corrente não cai, continuo rodando com ela. Não sei se o fato da coroa estar tão rodada acelera o gasto da corrente, mas comprei uma KMC X8.93 pra fazer um teste, vamos ver no que dá.
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2015 as 19:38
LOLBoa noite senhores, li este tópico desde o início e como nao vi ninguém tocar no assunto resolvi partilhar minha idéia. O que vocês acham de usar Militec para lubrificar a corrente? Eu confesso que estou esperançoso de aumentar a vida da corrente, já que o Militec cria uma película anti-desgaste em motores (e que realmente funciona, posso comprovar pois sou retificcador de motores.) Lavei a corrente no diesel limpo (faço isso no trabalho então temos um descarte adequado para isso), sequei bem com ar comprimido e passei militec na corrente toda, principalmente entre os elos onde ocorre a maior fricção. Não lambuzei ela como alguns podem achar, passei com um outro tubinho de remédio nasal, afinal o produtinho custa caro... O que acham? Vou ver quanto vai e depois posto os resultados. Abraços!
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2015 as 19:56
E ai blz?tem um tópico sobre isto em lubrificçâo de correntes.boa sorte!e boa leitura.poe na busca..
M.CROESY
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2015 as 09:03
Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:

LOLBoa noite senhores, li este tópico desde o início e como nao vi ninguém tocar no assunto resolvi partilhar minha idéia. O que vocês acham de usar Militec para lubrificar a corrente? Eu confesso que estou esperançoso de aumentar a vida da corrente, já que o Militec cria uma película anti-desgaste em motores (e que realmente funciona, posso comprovar pois sou retificcador de motores.) Lavei a corrente no diesel limpo (faço isso no trabalho então temos um descarte adequado para isso), sequei bem com ar comprimido e passei militec na corrente toda, principalmente entre os elos onde ocorre a maior fricção. Não lambuzei ela como alguns podem achar, passei com um outro tubinho de remédio nasal, afinal o produtinho custa caro... O que acham? Vou ver quanto vai e depois posto os resultados. Abraços!

Eu uso fluído de direção hidráulica e faço a manutenção adequada, contudo, partilho do raciocínio dos demais colegas. Realmente de alguns anos para cá, a qualidade das correntes em geral caiu bastante.Em 12/14 troquei a minha e também o óleo do carro. A corrente estragou antes.
Fernando Messina
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2015 as 11:12
Originalmente postado por Belvedere Belvedere escreveu:

Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:

LOLBoa noite senhores, li este tópico desde o início e como nao vi ninguém tocar no assunto resolvi partilhar minha idéia. O que vocês acham de usar Militec para lubrificar a corrente? Eu confesso que estou esperançoso de aumentar a vida da corrente, já que o Militec cria uma película anti-desgaste em motores (e que realmente funciona, posso comprovar pois sou retificcador de motores.) Lavei a corrente no diesel limpo (faço isso no trabalho então temos um descarte adequado para isso), sequei bem com ar comprimido e passei militec na corrente toda, principalmente entre os elos onde ocorre a maior fricção. Não lambuzei ela como alguns podem achar, passei com um outro tubinho de remédio nasal, afinal o produtinho custa caro... O que acham? Vou ver quanto vai e depois posto os resultados. Abraços!

Eu uso fluído de direção hidráulica e faço a manutenção adequada, contudo, partilho do raciocínio dos demais colegas. Realmente de alguns anos para cá, a qualidade das correntes em geral caiu bastante.Em 12/14 troquei a minha e também o óleo do carro. A corrente estragou antes.
 
Meu irmão usa óleo de transmissão (SAE90) na relação da moto e diz que desde que começou a fazer isso ela tem durado muito mais, será que na bike daria resultados semelhantes?
Voltar ao Topo
Beto Pires Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Beto Pires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2015 as 17:07
Originalmente postado por Belvedere Belvedere escreveu:

Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:

LOLBoa noite senhores, li este tópico desde o início e como nao vi ninguém tocar no assunto resolvi partilhar minha idéia. O que vocês acham de usar Militec para lubrificar a corrente? Eu confesso que estou esperançoso de aumentar a vida da corrente, já que o Militec cria uma película anti-desgaste em motores (e que realmente funciona, posso comprovar pois sou retificcador de motores.) Lavei a corrente no diesel limpo (faço isso no trabalho então temos um descarte adequado para isso), sequei bem com ar comprimido e passei militec na corrente toda, principalmente entre os elos onde ocorre a maior fricção. Não lambuzei ela como alguns podem achar, passei com um outro tubinho de remédio nasal, afinal o produtinho custa caro... O que acham? Vou ver quanto vai e depois posto os resultados. Abraços!

Eu uso fluído de direção hidráulica e faço a manutenção adequada, contudo, partilho do raciocínio dos demais colegas. Realmente de alguns anos para cá, a qualidade das correntes em geral caiu bastante.Em 12/14 troquei a minha e também o óleo do carro. A corrente estragou antes.



Corrente não durar nem uma troca e óleo!? kkkk tamo perdido mesmo!!!!negócio é abrir uma fábrica de corrente LOLLOL
Voltar ao Topo
Nataniel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2010
Paulista
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nataniel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2015 as 18:14
Li do começo ao fim e achei incrível a atenção dada aos lubrificantes. Sobre inverter o lado da corrente, nunca vi qualquer fabricante de automóveis que possua modelo de motor com corrente para acionamento de comandos (no lugar de correia) recomendar inverter a corrente. Sobre substituir a corrente com X km é que nem óleo de motor de carro: No próprio manual dos veículos tem "recomendação" de com qual quilometragem trocar, mas existe equipamentos diversos que analisam a situação do óleo. Tem carro que chega aos 10.000km e o óleo está bom e outros que 4.000km já precisam ser substituídos! Isso se deve a forma como o usuário conduz o veículo, se solicitando mais (acelerando muito, retomando) ou menos. Digo o mesmo ao biker, se ele costuma pedalar em pé, enfrentar subidas, pisar forte na bike, com certeza seu conjunto de transmissão durará menos. Menos ainda se ele não der atenção à manutenção fazendo constante limpeza e lubrificação com óleo de qualidade e adequado. Na minha experiência com correntes já usei correntes das mais baratas e agora estou usando a Hg50. Com 1 ano de uso trocava as correntes fracas, troquei duas vezes, depois passei a usar a Hg50 já estou com três anos e está nova. Sempre limpando e lubrificando. Estimo que rodo algo em torno de 300Km ao ano e confesso que é pouco, na maioria das vezes um uso urbano apenas, mas em frente aos comentários aqui apresentador achei importante lançar minhas idéias haja vista que em meio à assuntos polêmicos é comum surgir lendas e verdades que valem apena serem debatidas. Abraços.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2015 as 09:47
Ontem, por fata de opção peguei uma HG73 LX. Com apenas 30 km já apresenta 0.75 de dilatação. Dinheiro jogado no lixo. 
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2015 as 10:48
Originalmente postado por klunker klunker escreveu:

Originalmente postado por dupedal dupedal escreveu:

klunker, eu ia falar antes mas pra não "queimar a lingua" resolvi esperar a resposta da shimano,minha conclusão é que a resposta é adequada ao produto em questão:uma mer#*a! 
vc explicou que conhece o assunto e os cara vem com esse papo loroteiro e esfarrapado,querendo que gaste mais ainda numa ferramenta de medir o desgaste pra então dizer,é tô fu*#%do mesmo com essas correntes,táqueopariu,hein?!
o minimo que eu espero (ainda) é que a marca escolha um dos reclamantes em questão e envie uma corrente nova pra ser avaliada,salientando a possibilidade de ter existido uma falha em um lote ou algumas peças!
mais respeito,hein shimano!!!

Pois é rapaz, duvido que só eu tenha reclamado da queda de qualidade do produto deles, e ainda assim tentam me empurrar mais coisa pra comprar!

De boa? Eu sei que tem toda uma engenharia por trás das máquinas que pedalamos, respeito isto, mas convenhamos: não se pode ignorar nem subestimar o conhecimento de quem tá no pedal há anos, e também já foi mecânico de bike por profissão. 

Sei muito bem quando uma corrente tá pedindo arrego, sem a necessidade de ferramentas de medição.

Não foi só você, no ano passado tive um problema grave com um núcleo do cubo linha Deore XT e me deu uma puta dor de cabeça, até alguns aqui criticaram minhas queixas e tiveram de engolir seco, quando a própria Shimano solicitou a peça para troca, já que o lojista fez de tudo para atrapalhar uma simples garantia! Chegando na hora de retirar a peça, como estavam fazendo uma gravação, apenas me entregaram a peça ( montada na roda )e aconselharam a realinhar a roda e tchau, nenhuma explicação sobre a peça e seu desgaste prematuro...

Voltando para o tema correntes, minha bike atual é de 1996, relação STX completa, incluindo a corrente ( ainda feita pela própria Shimano, no Japão ), tenho esse medidor de desgaste e AGORA está dando meia vidaShocked!
Mas tem um porém, essas correntes não são feitas mais, as atuais não duram nada! Tive uma HG 53 9V, que na primeira viagem para o litoral, só com a maresia ficou toda marrom na hora, parece engraçado mais não foi! O mesmo problema ocorreu com a HG 73 9V, só que levou três meses para oxidar, e as duas não voltaram ao normal após uma extensa limpezaAngry!

ao contrário das KMC, que mesmo oxidando após uma limpeza voltam completamente a sua antiga aparência e resistência!


Editado por Carlos sp - 25 Jul 2015 as 10:53
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2015 as 11:21
Vou dar uma sugestão que aprendi no dirt e street.

As próprias marcas recomendam que quando for ser trocada a corrente, que o cog e a coroa sejam trocadas também, pois essas peças literalmente "comem" a corrente.

Não seria esse o caso ?

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2015 as 11:27
Originalmente postado por Mockoso Mockoso escreveu:

Vou dar uma sugestão que aprendi no dirt e street.

As próprias marcas recomendam que quando for ser trocada a corrente, que o cog e a coroa sejam trocadas também, pois essas peças literalmente "comem" a corrente.

Não seria esse o caso ?

T+

Também sempre tinha isso em mente, mas tem gente que diz o contrário... O que precisa mesmo é um parecer de um mecânico experiente MAS QUE NÃO SEJA APROVEITADOR E ENTUXE PEÇAS SEM NECESSIDADE! E isso é raro cara, muito raro!
Voltar ao Topo
Skyzytuz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Skyzytuz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2015 as 21:02
Meu pitaco: Faz mais de 7 anos que não uso mais corrente shimano, elas estavam moendo muito rápido.

A melhor corrente que tive foi uma Taya que comprei lá pelos idos de 1998, uam corrente grossa e toda cromada que durou adoidado, umas 3 ou 4x mais que a Shimano anterior. Contudo, após anos com ela, nunca mais achei para comprar.

Acabei comprando outra há uns 5 anos mas nem lembro qual marca era, só sei que está escrito "T-SUBPIN" nos elos, mas se andei uns 1000 kms nesses 5 anos foi muito, só estou voltando a andar mais regularmente agora. 

Acho que se fosse trocar hoje, compraria uma KMC, como aquelas Gold. Falam muito bem.

Mas Shimano, pelo visto, tá complicado...
Voltar ao Topo
Skyzytuz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Skyzytuz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2015 as 21:08
Outra coisa: Ainda uso cassete de 7v e se trocar, vou para um de 8v, pois já li em vários sites e fóruns gringos que os de 9 e 10v estão de fato mais frágeis pois, para caber tudo no mesmo espaço do cassete de 8V (8, 9 e 10V usam o mesmo tamanho de cassete) tudo ficou mais fino. O que tem certa lógica. 

E infelizmente, parece que vou ter que trocar um dia, pois não se acha mais cassete de 7v dos bons, aliás, quase tudo que vendem para 7v hoje em dia é de rosca! Daí, serei OBRIGADO a trocar! 

Mas vou partir para um 8V, mesmo pq já uso uma alavanca Deore XT 8V.  Só espeto que meu velho e fiel guerreiro  câmbio traseiro STX SE funcione com 8V (pelo que li, parece que sim).
Voltar ao Topo
ASCruz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2014
Ceará
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ASCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2015 as 21:20
Originalmente postado por Skyzytuz Skyzytuz escreveu:

Meu pitaco: Faz mais de 7 anos que não uso mais corrente shimano, elas estavam moendo muito rápido.

A melhor corrente que tive foi uma Taya que comprei lá pelos idos de 1998, uam corrente grossa e toda cromada que durou adoidado, umas 3 ou 4x mais que a Shimano anterior. Contudo, após anos com ela, nunca mais achei para comprar.

Acabei comprando outra há uns 5 anos mas nem lembro qual marca era, só sei que está escrito "T-SUBPIN" nos elos, mas se andei uns 1000 kms nesses 5 anos foi muito, só estou voltando a andar mais regularmente agora. 

Acho que se fosse trocar hoje, compraria uma KMC, como aquelas Gold. Falam muito bem.

Mas Shimano, pelo visto, tá complicado...


O curioso é que até sei, boa parte das correntes Shimano na verdade são feitas sob demanda pela própria KMC...

Ou seja, comprar corrente Shimano é pagar mais caro pelo nome pra levar uma KMC "pior" que a própria KMC de mercado...

Sobre a TAYA, eu já tinha ouvido falar... Achei uma corrente dessa marca pra 9v no Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-666358574-corrente-speed-mtb-taya-pro-9v-hg-116l-shimano-campagnolo-_JM


O preço é até interessante, se a corrente for boa mesmo como vc diz vale a pena até arriscar comprar umas 2 ou 3 pra fazer estoque... LOL
Voltar ao Topo
Skyzytuz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Skyzytuz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2015 as 22:06
Originalmente postado por ASCruz ASCruz escreveu:


O curioso é que até sei, boa parte das correntes Shimano na verdade são feitas sob demanda pela própria KMC...

Ou seja, comprar corrente Shimano é pagar mais caro pelo nome pra levar uma KMC "pior" que a própria KMC de mercado...

Sobre a TAYA, eu já tinha ouvido falar... Achei uma corrente dessa marca pra 9v no Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-666358574-corrente-speed-mtb-taya-pro-9v-hg-116l-shimano-campagnolo-_JM


O preço é até interessante, se a corrente for boa mesmo como vc diz vale a pena até arriscar comprar umas 2 ou 3 pra fazer estoque... LOL

Pelo aspecto do elo, parece que é essa mesma. E o preço está o mesmo das correntes HG-40 da Shimano.

Se eles mantiveram a mesma qualidade de 15 anos atrás, com certeza vale. A corrente ficou anos na bike, não oxidou praticamente nada e eu tomava chuva direto.

Quando eu procurei outra pra substituir, la pelos idos de 2001 ou 2002, ainda não existia ML ou essa facilidade de compras pela net. Procurei em várias bicicletarias enão achei. Acabei pegando outra Shimano mesmo, e era visível como oxidava muito mais. Daí, há uns 5 anos peguei essa outra, que nem lembro mais qual é e tem esse T-SUBSPIN nos elos. Usei pouco nesses anos então não dá pra falar nada, mas pelo menos, não oxidou com a umidade ambiente.

Curioso esse negócio da SRAM, pois, pelo que vc diz, Shimano e SRAM deveriam ser a mesma coisa. E de fato, o preço é quase igual em muitos casos.  Só que as SRAM tem uma correntes mais top, como as "gold" que eu, sinceramente, não teria coragem de comprar. Custam o triplo de uma HG40 e sei lá se duram o triplo. 

Nesse anúncio por exemplo diz que duram de 2500 a 3500 kms e isso seria o dobro das "comuns". Vai saber. Uma HG dura só 1250 a 1750 kms? Lembro que nos anos 90 eu andava no mínimo uns 2000 ~ 2500 kms com as Shimano da época e com a Taya, tenho certeza que andei bem mais que isso, só troquei ela quando o cassete foi pro saco, acho que ficou uns 3 anos na minha bike, e eu andava todo dia praticamente. Mas pegava pouca lama e fazia limpeza "paranóica" na bike.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-672478937-corrente-kmc-x-10-ti-n-gold-dourada-10v-mtb-xc-original-un-_JM


Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2015 as 16:13
Já usei Taya em 7 e 8v e a durabilidade é sem dúvida muito boa.

Assim que a XT acabar vou arriscar na Taya Deca (50 pila a menos), se casar direitinho com a transmissão volto aqui avisando.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2015 as 20:25
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Originalmente postado por Mockoso Mockoso escreveu:

Vou dar uma sugestão que aprendi no dirt e street.

As próprias marcas recomendam que quando for ser trocada a corrente, que o cog e a coroa sejam trocadas também, pois essas peças literalmente "comem" a corrente.

Não seria esse o caso ?

T+


Também sempre tinha isso em mente, mas tem gente que diz o contrário... O que precisa mesmo é um parecer de um mecânico experiente MAS QUE NÃO SEJA APROVEITADOR E ENTUXE PEÇAS SEM NECESSIDADE! E isso é raro cara, muito raro!


Essa dica, vem nas próprias caixinhas das correntes de street/dj/bmx...
É o mesmo que tentar colocar uma coroa ou cog novos, em uma corrente usada, ela vai moer as peças novas.

A KMC faz excelentes correntes pra dj/street/bmx... E se ela faz pra shimano, bem, deve seguir o projeto que a shimano passa pra ela.
É como pegar a se uma pessoa pagasse um super confeiteiro para fazer um bolo, mas que usasse a receita da pessoa que está pagando, e ainda, colocasse nas caixas, o nome da pessoa que está pagando.
Mesmo o confeiteiro sabendo que vai ficar ruim demais, ele faz conforme a receita, e coloca o nome da pessoa que está pagando.
Simples assim.

Eu tenho uma marca de corrente aqui chamada YBN pra bmx.
Pensem numa corrente que aguenta, é essa.

Caso queiram, olhem aqui:

http://ybnchain.co.uk/product

Tem pra várias velocidades.

T+

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2015 as 10:17
KMC da série X8, X9 e X10.

São as melhores pro MTB de baixo custo, na minha opinião.

Shimano pra MTB, conforme as especificações das séries, pra trilha e barro tem que ser XT ou XTR, que tem um valor mais acima.



Editado por nanito - 30 Set 2015 as 16:40
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2015 as 13:25
Minhas conclusões: usei uma HG-40, meu K7 durou 1.200 kms, troquei tudo e comprei um medidor de desgaste, a HG-40 foi pro saco com 600 kms (durou 3 semanas). Então coloquei uma KMC X8.93, estranhei por que logo de cara ela veio com 0.75 de desgaste, mas já rodei 1.000 kms com ela e até agora não desgastou nada, continua exatamente como eu comprei. Tenho uma HG-53 na minha bike de estrada, mas essa rodou menos de 500 kms, porem também continua como eu comprei.

Não sei o que está acontecendo com a HG-40, não sei se é o fornecedor da bicicletária, mas essa corrente eu não uso mais, tem algo muito estranho na qualidade dela pra desgastar tão rápido.
Voltar ao Topo
Skyzytuz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Skyzytuz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2015 as 13:59
Pois é, essas HG sem dúvida pioraram, lembrando que minha primeira corrente nos anos 90 foi uma HG (do antigo grupo Exage) e durou uns 2000 kms comigo, sendo que eu pesava cerca de 90 - 94 kgs, pegava pó e chuva direto. Só não sei se é só com a HG-40 ou com a linha toda.

Acho que hoje em dia, pra quem não anda muito pode até colocar uma HG caso ache por uns R$50 no máximo e trocar preventivamente com cerca de 750 kms ou logo que apresentar desgaste no medidor. 

Mas pra quem anda muito, tem que ver se compensa ficar trocando corrente barata toda hora ou comprar uma melhor que vai durar mais, tudo vai depender do custo/km.

Quanto à Taya, agora que tá fácil achar de novo, vai ser minha próxima corrente. Vamos ver se ainda tem a qualidade de 15 anos atrás ou se também não "hagagegizaram" Tongue piorando a qualidade, pois o preço está praticamente o mesmo das HG-40.


Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 2345>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X