Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Curitiba - PETAR (Via Superagüi / Ilha do Cardoso)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Curitiba - PETAR (Via Superagüi / Ilha do Cardoso)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Curitiba - PETAR (Via Superagüi / Ilha do Cardoso)
    Postado: 09 Ago 2009 as 00:54

Olá a todos,  

Postarei o relato de uma viagem que a muito gostaria de realizar e que foi possível apenas agora, no mês de julho, devido às férias suínas (as férias foram prolongadas por conta da gripe suína).

Ja adianto as desculpas pelo tamanho do tópico, mas foi difícil escolher "algumas" fotos.
  

O local escolhido (Vale do Ribeira - onde nasci, cresci e reside minha família), apesar de estar localizado em dois dos estados mais desenvolvidos do País (SP e PR) ainda preserva mais de 2.1 milhões de hectares de florestas, equivalente a aproximadamente 21% dos remanescentes de Mata Atlântica do país, além de abrigar um dos mais importantes patrimônios espeleológicos do Brasil (PETAR). Fora os aspectos naturais, a região conta ainda com uma incrível mistura de povos: comunidades indígenas, caiçaras, remanescentes de quilombos e pequenos agricultores familiares. Como nem tudo são flores, em contraposição aos patrimônios ambientais e culturais, a região possui os mais baixos indicadores sociais (IDH) dos dois estados, incluindo os mais altos índices de mortalidade infantil e analfabetismo. A maior ameaça desta região (a meu ver) é a transformação de tudo o que pude observar nestes maravilhosos dias (Fauna, Flora, Cultura, Costumes, etc) em fornecedora de recursos naturais de baixo custo, explorados sem qualquer respeito ao patrimônio ambiental e cultural, ou seja, o preço do “progresso”.

 

A idéia original era partir de Ponta Grossa e seguir pelas ilhas do Complexo do Lagamar (mel, peças, superagüi, cardoso e comprida) e seguir até o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR. Como sempre ocorrem imprevistos, mudei de rota para um melhor ajuste no meu tempo disponível e principalmente na minha grana. Também tive que mudar de rota por circunstâncias da própria natureza (Maré Alta) no trajeto que seria Cananéia/SP-Ilha Comprida/SP-Iguape/SP-Pariquera-Açu/SP, alterei para Cananéia/SP-Eldorado/SP, pois era impossível pedalar pelos 74 km de praia da Ilha Comprida com maré alta!

No trecho entre Curitiba-Morretes, tive a companhia de um brother (Gavirova, vulgo Fábio) e no restante do trajeto o ciclotour foi realizado solo.

 

O trajeto da viagem foi: Ponta Grossa/PR - Curitiba/PR (Ônibus - BR-277); Curitiba/PR - Antonina/PR (BR-116, Estrada da Graciosa e PR-410); Antonina/PR - Paranaguá/PR (PR-406, PR-408 e BR-277); Paranaguá/PR - Ilha do Superagüi/PR ("Voadeira" - Baía de Paranaguá); Ilha do Superagüi/PR - Ilha do Cardoso/SP (Barco - Barra do Ararapira); Ilha do Cardoso/SP - Cananéia/SP ("Voadeira" - Canal de Cananéia); Cananéia/SP - Eldorado/SP (SP-226, SP-222 e SP-193); Eldorado/SP - PETAR/SP (SP-165).

 

A distância pedalada foi de 420 km, realizados em 9 belos dias. A velocidade média foi de 15,5 km/h e a máxima velocidade atingida foi de 55 km/h. Não houve nenhum problema mecânico sério, apenas meu gripshift do câmbio dianteiro que não quis mais trabalhar no ultimo dia de pedal (trincou na parte que prende no guidão e não subia as marchas, tive que rodar apenas com a coroinha dianteira). Não pedalei todos os dias, meu ritmo foi ditado pelos lugares em que queria visitar e conhecer, portanto, esta mesma viagem pode ser realizada em muito menos tempo. Entretanto, sem o tempo livre para curtir o lugar e as pessoas (recomendo dispor deste tempo, muito valioso o aprendizado adquirido com os caiçaras).

 

O clima predominante foi de temperaturas amenas (10°C - 25°C) com dias nublados, chuvosos e com raros momentos de Sol. Entretanto estas condições meteorológicas pouco influenciaram na avaliação final que fiz deste pedal – I N E N A R R Á V E L.

 
------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Como tudo tem um começo, aqui começa meu ciclotour. Rodoviária de Ponta Grossa a espera do ônibus que conduzira até Curitiba, onde encontrarei com o Gavi. Observem a "flagrada" que o tiozão de capacete de construção está dando na bike no momento da foto... sinistro! hehehe
 
Primeira parada para comer um espinafre e ficar como o Popeye...
 
Próximo da entrada para a Estrada da Graciosa, Gavi a frente puxando o pelotão...
 
Na entrada para a Estrada da Graciosa... Gavi e as magrelas:
 
Eu e as magrelas:
 
Portal da Graciosa
 
Chuva, será?
 
 
 
Início do trecho do caminho das pedras...
 
 
parada para fotos e curtir o pico...
 
 
visão "aérea"
 
visão de baixo
 
Combinação perigosa, curva em U + Velocidade + Ladrilhos + Umidade + Carga....
 
PR-410
 
 
 
 
Visão da baía de Antonina
 
 
hora do alongamento e fotos
 
 
 
escultura de sucata muito interessante, em Antonina
 
No dia em que estavamos em Antonina estava acontecendo o Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, não preciso dizer que estava ótimo...
 
No outro dia... logo cedo
 
 
 
 
Garça, na baía de Antonina
 
espelho?
 
Arquitetura típica, presente em muitas cidades da região.
Antonina
 
 
Morretes, daqui pra frente é solo...
Gavi
 
Eu com as magrelas
 
Centro gastronômico de Morretes
 
Arquitetura em Morretes:
 
 
Arquitetura de Paranaguá:
 
 
 
Local de embarque para as ilhas, em Paranaguá
 
pq não?? a minha tem alforges...
 
na voadeira... barco de Alumínio com 40 HP, será que atravessou rápido? 45 minutos de Paranaguá até Superagüi, de barco normal 2,5 h...
 
 
 
o piloto... seu Dalton
 
Ilha das Peças ao fundo
 
 
Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, Ilha do Mel
 
Superagüi
 
 
 
 
 
full load
 
on board
 
numa relax, numa traquila, numa boa....
 
 
passei com água tocando o fundo dos alforges...mas apenas para esquentar, o pior foi no Ararapira (ufa!)
 
 
 
mais fotos...
 
 
 
entrada da casa do Seu Antônio Cardoso, local onde dormi no superagüi...
 
companhia...
 
filhotes abandonados na praia, sendo criados pelo seu Antônio... até aqui!
 
Flor de cana-de-açúcar
 
pequeno canavial do seu Antônio
 
foto que o seu Antônio pediu para que eu bater e levar pra ele numa próxima visita.
 
na cozinha, ao fundo Seu Antônio preparando cará, um tipo de batata...
 
fumacento, fumacento, fumaçaaaaaaaaaa
 
pôr-do-Sol
 
 
 
o último fóton....
 
o céu, visto da Ilha do Superagüi, ou seja, sem luzes e nem poluição para ofuscar o brilho das estrelas... escorpião ao centro e outras constelações nas periferias
 
para facilitar...
 
os clarões são vários relâmpagos que estavam aterrorizando alguma região do continente... no Superagüi, apenas uma leve chuva...
 
Logo pela manhã... barraca e bike
 
da esquerda pra direita, eu, seu Antônio e seu neto Edemir
 
urubuservando a situação... urubu da cabeça vermelha
 
Carcará disfarçando o assassinato do pinguim...
 
próximo da casa da dona Rosa
 
Pressão = Força / Área , ou seja, quanto maior a área, menor a pressão... ser físico as vezes ajuda
 
gambiarra para estocar água... utilizei um saco plástico que vem vinho dentro (campo largo 6,6 litros, vem numa caixinha e com torneirinha),  funcionou muito bem...
 
tartaruga para o almoço...
 
ao vivo era ainda mais vibrante as cores... bromélias
 
teia de aranha com gotículas de orvalho aprisionadas...
 
MarioToten
 
esta areia possui uma alta concentração de ferro em sua composição, como pode ser verificado na foto. No início achei a tonalidade escura proviniente de vazamento de óleo ou coisa assim...
 
mais fotos...
 
 
outro Carcará
 
fly on, little wing...
 
uma árvore no meio do caminho me atrapalhava, mas o vento indicou qual o caminho certo a seguir... o caminho do bem
 
entrada para a penúltima casa da ilha
 
o coitado do pinguim que o carcará matou...
 
acabou a praia??? S I M
 
Na Barra do Ararapira, após muito esforço... vou acampar por aqui mesmo, este foi o pensamento. A maré estava enchendo e eu estava a meio caminho tanto para voltar, quanto para continuar. Por segurança, iria acampar no meio do mato e aguardar a maré vazar para poder seguir viagem.
Para chegar do final da praia até este ponto, gastei aproximadamente 40 min em um trecho que não chega a 500 m... tive que separar os alforges da bicicleta e levar uma coisa de cada vez, as trilhas construídas haviam sido destruídas em sua grande parte pela força das águas e inúmeras vezes tive que subir em barrancos com aproximadamente 1,5 - 2 m de altura, ou atravessar trechos de mar com água na cintura carregando bike e alforges... realmente muito desgastante e perigoso.
 
uma teia de aranha no meio de um trecho de trilha que adentrava à restinga...
 
estava disposto a acampar no local, mas para minha sorte, um morador (Delmiro, não me recordo com certeza seu nome) estava indo retirar as redes de pesca que havia armado pela manhã e avistou minhas coisas ao longo das trilhas e barrancos... parecia que algo conspirava a meu favor...
 
 
após atravessar este pequeno mais respeitável trecho da Barra do Ararapira, com o auxílio de uma canoa, momento de relaxar e contar os prejuizos... perdi minha lanterna traseira, cortei meu pé na sola e ralei o outro, cortei as costas nos galhos da restinga, enfim... me F********.
Ao fundo a Ilha do Cardoso sendo vista do Superagüi
 
adiante a Vila da Barra do Ararapira na Ilha do Superagüi...
 
Conversei com um senhor muito simpático (assim como todos do local) chamado Santiro e ele se apresentou como construtor de barcos e mostrou-me seus barcos que havia construído. Seu filho, Flávio, se prontificou a me levar para o outro lado (Ilha do Cardoso) e ainda brincou... de PR até SP em menos de 10 minutos. Pena não ter tirado fotos da travessia... (esqueci!!!)
 
Ilha do Cardoso/SP
 
 
quase que a areia desaparece com a minha magrela
 
Não há energia elétrica por estes lados... todas as casas possuem painéis solares e outras utilizam de energia eólica.
 
ao fundo um conjunto de enormes morros
 
local onde acampei na Ilha do Cardoso, Pontal de leste na casa do Sr. Mário e Sra. Sandra.
 
O Sol nascendo ao fundo
 
rumo a Vila do Marujá
 
 
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2009 as 01:00
desculpe, apertei o botão de postar por engano... continuando de onde parou...
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Guicas Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Out 2008
Curitiba-PR
Offline
Mensagens:470
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guicas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2009 as 01:08
não sei quanto as outras pessoas, mais aqui só ta carregando até a parte da voadeira.

Mas enfim, eu ja fiz essa viagem pela graciosa, é muito loco \o/.Deve ter sido massa sua viagem, eu queria fazer uma viagem longa de varios dias, quem sabe um dia hehe.
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2009 as 01:44
rumo ao Marujá...
 
 
Ilha da Figueiras ao fundo.
 
para trás apenas os rastros e na frente sempre um sonho...
 
na metade do caminho
 
almoço: Boto cor-de-rosa
 
não me lembro do nome da ilha ao fundo
 
 
 
uma de muitas casas irregulares...serão todas demolidas.
 
 
se for ao Marujá não deixe de conversar com o Vlad... sangue bom.
Como dizia a sua placa que teve de ser removida... Se a larica bater, lanchonete do Vlad.
 
pier da Vila do Marujá
 
 
voadeira do Vlad, com quem eu peguei uma carona até Cananéia no outro dia.
 
mais fotos...
 
 
fontes de energia, 70 W cada painel desse... suficiente para luzes e assistir novela ou futebol...
 
No final da praia tinha um costão de pedras, donde surge um bica de água doce da melhor qualidade
 
 
 
 
Pôr-do-Sol do pier da Vila de Marujá
 
 
 
algodão???
 
No aguardo do Vlad e Márcia para partirmos rumo a Cananéia a bordo do Camargo I
 
Arquitetura de Cananéia
 
detalhe dos materiais utilizados nas construções
 
Boqueirão Sul da Ilha Comprida, maré alta me obrigou a mudar de planos. Ao fundo, Cardoso (direita) e Ilha do Bom Abrigo (esquerda).
 
túnel de primaveras em Cananéia, na frente da pousada que fiquei (Pousada Del Mar).
 
Serra do Mar ao fundo e braço de mar da Ilha de Cananéia
 
 
Gavião-Carijó
 
Manacá da Serra
 
Orquídea
 
Quilombos, reconhecido em 2008! desde 1888 até 2008... rápido! 
não sei o que é pior, a demora ou a propaganda do tipo "No nosso governo reconhecemos..."
 
Agora falta pouco
 
igreja matriz de Eldorado/SP
 
 
No outro dia, muita chuva e apenas 85 km
 
Rio Ribeira de Iguape, companheiro ao longo de quase toda a SP-165
 
uma "pequena" árvore - figueira ao lado da estrada
 
chegando em Iporanga sob chuva, muita chuva!
 
 
a partir de Iporanga, a estrada é de cascalho batido
 
uma paradinha no bairro da Serra para comer um pastel e observar as sairas sete cores que vinham ao encontro em revoadas.
 
 
 
agora é perna!
 
UP^^^^^^^^
 
uma olhadinha para baixo
 
Após 9 dias e 420 km, o PETAR
 
 
 
 
então é isso pessoal, até o próximo pedal..
 
abraço
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2009 as 01:57
Parabéns pela aventura. Beleza de pedal. Sendo de Curitiba este é o tipo de roteiro que me interessa fazer.

As fotos estão muito boas.  Ótima qualidade mesmo com a pouca luz de dias nublados. Curiosidade: qual é a câmera?
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2009 as 02:06
Fantástica a viagem e as fotos, parabéns.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2009 as 02:11
Foi muito massa sim!
 
e te digo, se vc ta afim de fazer, faça!
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2009 as 02:20
Obrigado Mauro Brizola.
 
respondendo a tua pergunta, a câmera é uma Canon modelo SX-110 is. Como ela dispõe de recursos manuais (obturador, diafragma, foco, etc) fica muito fácil tirar estas fotos.
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2009 as 02:21
Obrigado Druide.
 
té+
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Edu O² Expedição Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 19 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu O² Expedição Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2009 as 15:09
Grande Mário!

Parabéns pela expedição, muito digna de um Cicloturismo 2.0!! A parte de planejamento para uma viagem que envolve todas essas ilhas (e no seu caso que foram todas MESMO) é super complicada e é um dos motivos que inibe alguns cicloturs de viajarem pela região. A idéia de juntar o Petar depois foi show também. Um dia eu vou pra lá, pormaisque esteja prometendo desde 2004.

Abraços circoturísticos,
Voltar ao Topo
vini-sv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2008
São Vicente SP
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vini-sv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2009 as 16:19

Fantástico Mário!!!

Belíssima ciclo aventuraClapClapClap Belíssimo relato ClapClapClap Belíssimas fotosClapClapClap...

Resumindo, tudo perfeitoThumbs UpWink.

Obrigado por ter postado o relato e dado a oportunidade de apreciarmos sua grande aventura pelo Superagui até o Petar, sem contar a passagem pela Estrada da Graciosa... Muito bacana e prazerosa de ler e de ver!!!Thumbs Up

Grande abraço.

 
 
 
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2009 as 21:19
obrigado Edu O² Expedição, se vc fizer a viagem... vai curtir!
mas eu não pedalei em todas as ilhas, apenas no superagüi, cardoso e ilha comprida eu abortei por conta da maré... tinha vontade de fazer as 5 mas a grana com barco é muito grande e não tenho tanto assim.
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2009 as 21:22
Obrigado vini-sv!
 
o problema é q ficou grande d+. muitas fotos... e isso pq tive q diminuir a resolução de 9MP para 800x600...
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Guideras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guideras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2009 as 04:12
Noooosssssaaaaaaa!
Fabuloso esse pedal!
Aí sim irmão, belas imagens, além de Físico tu tb é fotografo????
Pois, dá pra sentir tudo só de olhar as imagens!
Tenho um projeto de ir de SP até a Ilha Mel, mas não consigo encontrar uma rota ideal para tal.
Estou tentando colocar isso em pratica o quanto antes!
Mais uma vez parabéns pela aventura.
 
 


Editado por Guideras - 10 Ago 2009 as 04:13
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2009 as 21:57
Obrigado Guideras, vlw mesmo!
 
Fotografo profissional não sou, mas sou entusiasta.
 
Se aceitar uma sugestão para o teu roteiro... fuja das BR's! eu diria para ir de onibus até Praia Grande (por segurança), por exemplo, viria pela beira mar atravessando Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Em Peruíbe, pegaria a SP-055 até Pedro de Toledo. Em P. Toledo, entra na SP-222 em direção a Iguape. Chegando em Iguape, vc tem a opção de ir até cananéia pelo continente ou pela Ilha Comprida (pela Ilha é melhor). Estando em Cananéia, pegue um barco para o vilarejo do Marujá que fica na Ilha do Cardoso. Do Marujá vc vai pela praia até pontal de leste e atravessa de barco pro Superagüi. Em Superagüi, vc pedala até a vila do Superagüi q dista + ou - 30 km de Pontal de leste e chegando la vc pega barcos para ilha do mel (teu destino) ou paranagua. Ilha do mel vc acha muitos barquinhos para o continente... basicamente, seria uma viagem reversa a que eu fiz, partindo de cananeia óbvio. Uma observação, não conheço as praias de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe quanto a roubos, assaltos... mas de P. de Toledo em diante eu to ligado e é tranquilo. Traga bastante grana pra gastar com barcos. não existe muita estrutura (restaurante, bancos, etc) nas ilhas (exceto Comprida e Mel).
 
espero q possa realizar a viagem, seria muito bom! e espero ter ajudado no teu roteiro...
 
 
abraço
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
mazolla Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2007
São José - SC
Offline
Mensagens:516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mazolla Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2009 as 22:50

Grande Mário,

Sem querer chover no molhado: a aventura foi sensacional. Parabéns Clap
Essa estrada da Graciosa é muito legal. Vou tentar programar para fazer um passeio nela!!
Show de artes nas fotos!!!
Até mais
Marcelo
http://www.pedaladas.com.br

www.twitter.com/pedaladasmtb

Voltar ao Topo
Guideras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guideras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2009 as 00:42
Valeu Mario!
 
Realmente as BR´s estão fora de cogitação!
Essa rota é bem interessante; e vc tem razão essas cidades como Mongaguá etc tem sim o problema de assalto, estou pensando em pular essa parte, ou mesmo arriscar.Obrigado pelas ótimas dicas e já coloquei essa rota numa das opções de rotas!
Obrigado mais uma vez e mais uma vez parabens pela pedalada!
 
Clap
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2009 as 17:59
e ai Mazolla, blz?
 
 
obrigado pelo prestígio (q não é o chocolate!)
 
 
ta muito legal teu blog, altas fotos, altos vídeos e altos pedais!
 
a GT antiga, li q venderam... uma pena! era linda D+ (não que a outra GT tb não seja).
 
 
té+
 
abraço
 
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2009 as 02:14
Guideras, lembrei de mais uma rota pra ti... e ainda vai te economizar uma grana de barco, pq ela vai pelo continente.
 
Existe uma estrada que sai de Cananéia e vai em direção a um bairro chamado Ariri. Tem um ponto dessa estrada que você pega a entrada para uma trilha (trilha do telégrafo). Esta trilha te conduzira até o município de Guaraqueçaba-PR. Chegando em Guaraqueçaba, basta ir em direção a Antonina/Paranaguá e pegar a balsa para a Ilha do Mel.
 
Obs: Nunca fiz esta trilha, mas me disseram que o pessoal faz ela a pé ou de moto... mas penso que onde passa moto passa bike... Dê uma olhada no google earth que tem algumas fotos desta trilha.
 
é isso ai
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2009 as 12:12
Mario Augusto, parabéns!
 
Confesso que viajei quilômetro a quilômetro contigo lendo o seu fabuloso relato! Um show! Clap
 
Adoro ver uma magrela carregada, com os alforjes cheios, pendurados em suas laterais, como se fosse uma vaca leiteira com suas tetas enormes! Parece tosco, mas é verdade.
 
Acampar então... nem se fala!!!! Cool
 
São viagens como essa que nos incentivam a pedalar por esse Brasil afora com suas belezas naturais. E ainda tem gente que prefere viajar para o exterior! Sei lá, cada um, cada um. Confused
 
Grande abraço e continue a nos premiar com essas fotos ma-ra-vi-lho-sas!
 
Waldson
 
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
icarus Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Fev 2009
cotia
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar icarus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2009 as 04:53
Realmente uma linda cicloaventura Mario, excelente...parabéns!!!
 
Fiquei até emocionado com algumas fotosCryCryCry. Viajei com elas!!!
Voltar ao Topo
lulis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2005
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lulis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2009 as 16:21
Fala, grande Mário!

Pedal show mesmo! Acabei de citar a decida da graciosa em outro post e procurando
mais caí aqui mesmo (mas não machucou, fique susse =).

Pedal SHOW! Cara, viagem realmente muito 10 - juntou umas 3 viagens que já fiz com
o o² com mais duas que ainda queremos fazer! Realmente impressionante as fotos e o
relato. Revisitei muitos lugares na lida (e visitei outros na volta) =)

Abraços - and stay on bike!

Aliás, tu não tem um blog onde relata estas coisas, não? Gostaria de colocar lá
nos links do o², moitobom! Se tu curte postar as viagens exclusivamente aqui, uma
boa dica seria fazer um twitter e postar lá os links diretos pros relatos (daí o
tuiuiutter ficaria algo tipo um "Mario Augusto Pedal Forum Index Blue Bird")...

Abraços e parabéns!!!!


Pedalemo-se-me-nos!
odois.org
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2009 as 16:45
Cara, parabéns pela viagem, e principalmente pela consciência de que o mais valioso são as lições de vida que aprendemos no caminho do contato com tantas pessoas diferentes.

Viu, o carcará matou mesmo o pinguim? Pelo que sei esses bichos são carniceiros (no sentido de que comem carniça, como os urubús). Excepcionalmente caçam, e nesse caso seriam animais de pequeno porte...

Diz uma coisa, os pneus BM-60 foram bem durante a viagem?
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2009 as 19:45
Originalmente postado por Waldson Waldson escreveu:

Mario Augusto, parabéns!
 
Confesso que viajei quilômetro a quilômetro contigo lendo o seu fabuloso relato! Um show! Clap
 
Adoro ver uma magrela carregada, com os alforjes cheios, pendurados em suas laterais, como se fosse uma vaca leiteira com suas tetas enormes! Parece tosco, mas é verdade.
 
Acampar então... nem se fala!!!! Cool
 
São viagens como essa que nos incentivam a pedalar por esse Brasil afora com suas belezas naturais. E ainda tem gente que prefere viajar para o exterior! Sei lá, cada um, cada um. Confused
 
Grande abraço e continue a nos premiar com essas fotos ma-ra-vi-lho-sas!
 
Waldson
 
 
Obrigado Mestre Waldson!
 
adorei o seu trato com as palavras... direto e reto, sem meias palavras!
 
e assim que rolar outro pedal eu posto, talvez não demore tanto tempo assim...
 
 
abraço
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2009 as 19:53
Originalmente postado por icarus icarus escreveu:

Realmente uma linda cicloaventura Mario, excelente...parabéns!!!
 
Fiquei até emocionado com algumas fotosCryCryCry. Viajei com elas!!!
 
Vlw icarus... obrigado.
 
q bom q as fotos conseguiram transmitir boas vibrações, mas vou confessar que a experiencia "ao vivo" é sem comparação...
 
 
abraço
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2009 as 20:12
Originalmente postado por lulis lulis escreveu:

Fala, grande Mário!

Pedal show mesmo! Acabei de citar a decida da graciosa em outro post e procurando
mais caí aqui mesmo (mas não machucou, fique susse =).

Pedal SHOW! Cara, viagem realmente muito 10 - juntou umas 3 viagens que já fiz com
o o² com mais duas que ainda queremos fazer! Realmente impressionante as fotos e o
relato. Revisitei muitos lugares na lida (e visitei outros na volta) =)

Abraços - and stay on bike!

Aliás, tu não tem um blog onde relata estas coisas, não? Gostaria de colocar lá
nos links do o², moitobom! Se tu curte postar as viagens exclusivamente aqui, uma
boa dica seria fazer um twitter e postar lá os links diretos pros relatos (daí o
tuiuiutter ficaria algo tipo um "Mario Augusto Pedal Forum Index Blue Bird")...

Abraços e parabéns!!!!


 
vlw lulis, massa!
 
quem já foi, sabe como é que é... sem palavras!
 
e quanto as modernidades da vida moderna (tautologicamente), restrinjo-me ao pedal.com.br e orkut... tentei fazer um blog mas não tenho muita paciência pra atualizar... mas vlw pelas dicas... quem sabe um dia eu crio coragem de manter um blog como o teu, muito bem organizado e de navegação simples e funcional.
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2009 as 20:39
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Cara, parabéns pela viagem, e principalmente pela consciência de que o mais valioso são as lições de vida que aprendemos no caminho do contato com tantas pessoas diferentes.

Viu, o carcará matou mesmo o pinguim? Pelo que sei esses bichos são carniceiros (no sentido de que comem carniça, como os urubús). Excepcionalmente caçam, e nesse caso seriam animais de pequeno porte...

Diz uma coisa, os pneus BM-60 foram bem durante a viagem?
 
Obrigado Alessandro_sp!
 
como disse o Seu Antonio Cardoso, quando eu ofereci algum dinheiro pela estadia na sua casa... "Na vida o que mais importa são as amizades e as lembranças, pq o dinheiro acaba e a amizade não" essa foi foda de ouvir de um homem que bebe agua coletada das chuvas... uma verdadeira lição de humildade e bondade.
 
 
ele mandou mais umas outras frases de ficar pensando... muito foda!
 
e quanto ao carcara, foi ele sim... eu cheguei e ele tava dando o golpe de misericordia no coitado do pinguim... olhe na foto e vc ira ver as marcas das garras dele na areia, junto com as penas do pescoço do pinguim... cheguei a querer ajudar o pinguim, mas desisti para não alterar muito o comportamento dos bichos. Afinal de contas... um dia pavão, no outro espanador!
 
Os BM-60 não deram o menor problema (a não ser pelo fato de quase ninguém comerciá-los aqui em PG), baixo atrito de rolamento, aderência em pisos molhados (graciosa), boa resistência a furos (não furou, apesar que estão novos.. verei melhor quando gastar mais um pouco), baratos (paguei ~R$30 no par). enfim para estas condições (asfalto seco e molhado, paralelepípedo molhado, cascalho, solo-cimento e areia de praia firme), não tenho do que me queixar. Creio que um pneu misto teria resultados similares, mas ainda assim o BM-60 me agrada mais. Ja rodei com slick 1.5 e é muito bom para APENAS asfalto. rodei com o sabonetics 2.3 e ta loko... sem chance! creio q acertei de vez o pneu com os BM-60 (experimentei depois de ler um post do Waldson a respeito deles).
 
 
é isso...
 
 
abraço
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
lulis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2005
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lulis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2009 as 21:42
Originalmente postado por Mario Augusto Mario Augusto escreveu:


vlw lulis, massa!

 

quem já foi, sabe como é que é... sem palavras!

 

e quanto as modernidades da vida moderna (tautologicamente), restrinjo-me ao pedal.com.br e orkut... tentei fazer um blog mas não tenho muita paciência pra atualizar... mas vlw pelas dicas... quem sabe um dia eu crio coragem de manter um blog como o teu, muito bem organizado e de navegação simples e funcional.


Beleza, rapaz!

Mais uma vez parabéns e, quando tiver disposição de colocar um blog no ar nos avise! =)

Abraços!!!
Lulis
Pedalemo-se-me-nos!
odois.org
Voltar ao Topo
Gonzo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonzo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2009 as 17:33
Caramba, fiz questão de ler todo o tópico...
 
Parabéns mesmo, de verdade. Relatos assim servem demais como estimulantes, estou fascinado com tudo, palavras, fotos e algumas frases que você usa ao expressar seus pensamentos.
 
Abraços.
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefub Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2009 as 22:29
Parabéns pela cicloviagem.

Qual o Bagageiro e alforges que vc usou?


Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Simone CWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2009 as 22:54
 show de viagem heim, parabéns  e ai quando vai levar as fotos do Senhor Antonio ?
 só não gostei da foto do assassinato :P hehhehe
 
"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2009 as 23:17
Originalmente postado por Gonzo Gonzo escreveu:

Caramba, fiz questão de ler todo o tópico...
 
Parabéns mesmo, de verdade. Relatos assim servem demais como estimulantes, estou fascinado com tudo, palavras, fotos e algumas frases que você usa ao expressar seus pensamentos.
 
Abraços.
 
Obrigado Gonzo pela paciência!!! quando fui postar, fiquei meio cabreiro da galera reclamar do tamanho do post (não me recordo se existe algum parâmetro para limitar o tamanho do post, só me recordo do esquema de ter q ser foto com 800x600).
 
agora fico no aguardo de um post teu, pelo q percebi vc é novo por aki....
 
abraço e seja bem vindo!
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2009 as 23:25
Originalmente postado por andrefub andrefub escreveu:

Parabéns pela cicloviagem.

Qual o Bagageiro e alforges que vc usou?


 
vlw andrefub!
 
quanto as perguntas, o bag. usei um modelo desses de Al (não sei a marca, mas creio q seja o tranz-x genérico) que eu comprei usado de um camarada aki do fórum. Mostrou-se muito resistente e funcional, apesar do meu medo inicial (devido a alguns post a respeito de quebra por fadiga, etc...).
Os alforges, é um DIY.
segue o link com os passos da construção:
 
 
abraço
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2009 as 23:30
Originalmente postado por Simone CWB Simone CWB escreveu:

 show de viagem heim, parabéns  e ai quando vai levar as fotos do Senhor Antonio ?
 só não gostei da foto do assassinato :P hehhehe
 
 
As fotos já foram impressas e estão no aguardo de uma oportunidade. Creio q se realize no carnaval, ja que o psicodália foi transferido de data e sera agora no fim do ano (por sinal vai rolar um pedal).
 
o assassinato eu também não curti, mas é assim né... into the wild (sei que vc irá se ligar!)
 
e ai... assistiu o inglorious basterds? eu já assisti e te digo... assista!
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Simone CWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2009 as 23:56
Putz ainda não vi :(   ando na fase seriados(amooooo) mas logo vou ver , pots la no cinefilos teu comentario do filme
"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
pedarilhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Florianopolis SC
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedarilhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2009 as 19:32
Olá Mario!
Bela viagem!

Estou pensando a algum tempo em ir de florianópolis pra cananeia..... Mas não sabia que dava pra ir passando por essas ilhas....
Você não teve dificuldades pra conseguir esses barcos né? Você acha que se eu for fazer um roteiro parecido com esse seu em 2 pessoas a coisa pode complicar em relação a conseguir barcos pra transportar 2 bikes?

Chegando no petar, como fucionou a visita lá? 

Abraçs!!!
Valeuuuuuuu!
Voltar ao Topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2009 as 23:45
vlw pedarilhos...
 
confesso que não tive muita dificuldade em conseguir os barcos, mas esta viagem tem q ser muito bem planejada. Eu não tinha outro período para realizá-la e tive q fazê-la meio q na loka.
O certo é vc informar-se dos horários e valores, pois eu dei muita sorte... em paranagua eu peguei uma voadeira q estava trazendo um pessoal do superagui e iria retornar vazia, bastando intimar o barqueiro e combinar os valores. Na travessia superagui-cardoso, tive q intimar um caiçara na vila para atravessar de barco a barra do ararapira (obtive ajuda de um pescador para chegar na vila, sem o qual não iria rolar por conta da maré - fator importante umna vez q o mar esta erodindo a praia e não tem como passar de bike com maré alta). Do cardoso até cananeia levei outra boiada quando o Vlad me intimou em dar uma carona no dia seguinte, mas existe um barco regular q realiza este trecho (R$ 55,00 e não levam as bikes!!!). No que se refere ao numero de bikes, não ultrapassando umas 5 bikes, creio q não terão problemas.
 
O PETAR, por se tratar de parque estadual, é necessario o acompanhamento de guia (obrigatório), mas no local existe vários nativos que são autorizados/treinados a fazer o acompanhamento. O numero máximo de pessoas q podem ser guiadas pelo mesmo guia é 12 pessoas, mais que 12 é necessario mais guias. Os valores são combinados antecipadamente. A taxa de entrada no parque é de R$ 5,00.
 
 
qq coisa tamo ai
 
abraço
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X