Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Fixação dos parafusos da caramanhola!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Fixação dos parafusos da caramanhola!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
kenjiishikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Dez 2003
Suzano - SP
Offline
Mensagens:2690
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kenjiishikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Fixação dos parafusos da caramanhola!
    Postado: 17 Nov 2008 as 05:24
E ai galera!!
 
faz tempo que eu não pareço o forum!
 
Estou com problema na fixação dos parafusos do suporte de caramanhola. a bike caiu e sei lá o que aconteceu, ficou frouxo a parte que fica no quadro! o furinho que tem a "porca" do parafuso.
ele continua preso lah, mas esta balançando!
 
alguem sabe como eu posso solucionar isso??
 
abraço!
Voltar ao Topo
Rogerinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Out 2003
 
Offline
Mensagens:4785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rogerinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 05:25
Fala japa´s! Loctite cinza trava prisioneiro pode solucionar!!!
Voltar ao Topo
kenjiishikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Dez 2003
Suzano - SP
Offline
Mensagens:2690
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kenjiishikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 05:51
ahh... blz!!!
 
vou tentar essa semana e eu posto aki!
 
abraço! valew!
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 11:51
As "melhores bike shops" normalmente tem o kit para fixar novas porcas no quadro. Muito comum quando vai montar mais um suporte de caramanhola.

Talvez eles pudessem simplesmente retirar a "porca frouxa" e montar uma nova no lugar.
Voltar ao Topo
petronio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2007
brumado - BA
Offline
Mensagens:112
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar petronio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 12:44
Acontece esse mesmo problema com os parafusos de fixação na minha Caloi Elite 2.7!
E vou falar pra vcs: é chato pra caramba a gente rodar pelo asfalto com aquele barulho incessante do suporte trepidando,vê-lá numa trilha!!!
É um assunto que é até bem sério,por se tratar do conforto e a pesar disso encontramos tão poucas soluções eficientes pra acabar com o problema.
E o dia que que o suporte quebrar,como vamos fazer para substituí-lo se o parafuso não afrouxa?
É duro pessoal!!!!
Voltar ao Topo
soaresrei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2006
Santo André- SP
Offline
Mensagens:785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soaresrei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 13:10
isso chama-se rebite de rosca, normalmente em lojas de som e acessórios automotivos tem a rebitadeira.. eu costumava chamar de "rebite rena" que é o nome do fabricante da rebitadeira..tem em empresas também de funilaria, pois muitos carros utilizam o mesmo rebite na lataria!
exemplo do rebitador http://www.renametalurgica.com.br/rebitadeiras_manuais.htm o modelo é o ultimo da lista!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 03:13
A dica do Soaresrei é dez, procurem também em funilarias.

Outra dica legal é usar parafusos e arruelas de pressão de Inox. A arruela de pressão evita que você tenha que apertar demasiadamente o parafuso e o inox evita a corrosão (principalmente num local que vive "molhado" pelo suor do biker e das caramanholas, que formam muita condensação). Com a corrosão o parafuso engripa, e ao fazer força pra soltá-lo, o rebite com rosca pode abrir folga e girar junto. Aí pode esquecer, vai ter que trocar o rebite.

Vale a pena gastar nem 5 reais em um par de parafusos inox M5x25 e duas arruelas de pressão.
Voltar ao Topo
kenjiishikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Dez 2003
Suzano - SP
Offline
Mensagens:2690
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kenjiishikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 10:27
Será que da pra tirar esses rebites antigos e rebitar de nv???
 
deve ser probelma da caloi!!
a minha eh uma caloi strada!
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 10:47
Se retirar o rebite não dá para colocar o mesmo de novo, tem que colocar um novo, o que pode fazer é pegar um parafuso bom, retirar o suporte e tentar dar um bom aperto para ver se ele fixa no tubo novamente, agora cuidado para não apertar demais ou vai estragar a rosca, aí não terá jeito, terá que colocar um novo rebite
Voltar ao Topo
claudio_gui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2006
niteroi - rj
Offline
Mensagens:789
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claudio_gui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 10:57
Também tive esse problema em duas bikes, e resolvi com parafusos de rosca soberba, fica ótimo, já uso a um tempão e nunca mais tive problemas. Também instalei uma caramanhola  extra desse mesmo jeito, fiz um furo pequeno no quadro, e apertei com o parafuso um pouco maior, não tem erro, só tem que tomar cuidado, para o parafuso ser na medida certa.


Abs
superar é avançar por um meio ainda não utilizado
Voltar ao Topo
soaresrei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2006
Santo André- SP
Offline
Mensagens:785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soaresrei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2008 as 13:49
a medida é justa para o diametro do rebite! se vc retirar o rebite terá que colocar um outro com diametro maior, e assim por diante. Recomendo somente dar um aperto, é só colocar a rebitadeira e dar um PEQUENO aperto depois coloca o parafuso (de preferência de Aluminio, Inox ou titanio pois os de ferro enferruja e acontece isso) com um pouco de graxa e pronto, não esquecendo da arruela de pressão de preferência! Evitem de ficar furando o quadro pois causa algum ponto de fraqueza onde pode ocorrer trincas! o que pode danificar o quadro por completo!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 07:58
Originalmente postado por claudio_gui claudio_gui escreveu:

Também tive esse problema em duas bikes, e resolvi com parafusos de rosca soberba, fica ótimo, já uso a um tempão e nunca mais tive problemas. Também instalei uma caramanhola  extra desse mesmo jeito, fiz um furo pequeno no quadro, e apertei com o parafuso um pouco maior, não tem erro, só tem que tomar cuidado, para o parafuso ser na medida certa.Abs


Essa sugestão também é ótima! Só não esqueça de pedir o parafuso em inox, ou com tratamento anti-oxidação, e de preferência tipo phillips com cabeça panela (aquela mais bojudinha). Fenda, nem pensar! A chave escapa muito fácil e pode riscar o quadro ou mesmo machucar a mão de alguém...
Voltar ao Topo
valeriopimenta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2008
Londrina/PR
Offline
Mensagens:961
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar valeriopimenta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 10:22

Aproveitando o tópico (desculpa desviar o assunto, mas não queria abrir um tópico só pra isso), o que fazem quando os parafusos oxidam? Os meus do guidão e que fixam o suporte de caramanhola estão todos oxidados...

Ou então, se tiver que substituir, há aqueles que oxidam?
 
Valeu !!!


Editado por valeriopimenta - 19 Nov 2008 as 10:37
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2008 as 02:28

Valeriopimenta

Depende do material de que é feito o parafuso, se colocar aço inxo ou titânio não enferruja, alumínio não enferruja mas tem pouca resistência ao aperto, já o aço enferruja, e o aço com banho antiferrugem(qualquer que seja) com o tempo sai e começa a enferrujar
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2008 as 14:23
Lembre sempre que os parafusos são para prender o suporte de caramanhola, que sua e vaza em cima deles! Quanto mais imunes à corrosão, melhor.

O alumínio também oxida, só que não aparenta como em compostos ferrosos. Fica meio esbranquiçado, e pode grudar. Sem mencionar o lance da resistência, que o Edilcimar já colocou.
Voltar ao Topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:2210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandreminetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2008 as 14:41
Eu to com o mesmo problema do japa lá de cima...
=D
 
O problema é que o suporte está preso no quadro, mas não trepida, pq eu apertei bem...
 
Mas na hora de tirar, é uma paçoca. Vou ver se faço isso essa semana.
Vou em alguma funilaria aqui perto.
 
AbraçoO
Voltar ao Topo
dagombb Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Jun 2009
SBC - SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagombb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2010 as 00:19
All,
 
O tópico é antigo mais me ajudou recentemente e gostaria de compartilhar o resultado.
Seguindo a info do Soaresreis, fui atrá dos rebites de rosca interna.
Encontrei facilmente em uma casa de parafusos, comprei 6 peças com rosca m4, total R$1,00.
 
Passei em um martelinho de ouro, a rebitadeira e a boa vontade estavam lá, porém, eles não trabalham com a ponteira M4, os carros usam M6.
O rapaz comentou comigo que poderia comprar a ponteira (uns R$ 30,00), ele faria sem problemas.
Não cheguei a passar em lojas de instalação de som.
Fui para casa estudar a coisa toda.
 
A solução que deu certo está abaixo.
 
O rebite com rosca interna M4, externo de 6 mm (furos no quadro), e ao lado a rebitadeira caseira modelo RR TA TABAJARA 2010, ferramenta que consiste no seguinte:
- Projeto e desenvolvimento da NASA
- 1 parafuso M4x35 
- 1 porca para M4, não aparece na foto está sob a porca maior
- 2 porcas para M6
- 2 arruelas lisas para M4
[URL=http://s73.photobucket.com/albums/i216/dagombb/?action=view&current=DSC00043.jpg]
 
A rebitadeira RR TA TABAJARA 2010, com rebite posicionado e pronto para o uso.
[URL=http://s73.photobucket.com/albums/i216/dagombb/?action=view&current=DSC00044.jpg]
 
Como o manual de operação é muito grande, resumo no seguinte.
Coloque o rebite dentro do furo do quadro, mantenha a chave 10 mm, parada enquanto rosqueia a chave de 8 mmm, mantendo o rebite dentro do furo.
O rebite ficará imóvel pelo contato com as arruelas e a porca de 10mm, e começara a ser "rebitado" no quadro.
Depois de algumas voltas da chave de 8mm perceberá que a resistência diminui, indicando que o rebite está cedendo e sendo conformado dentro do quadro. (não é necessário apertar até encontrar resistência novamente, senão poderá danificar o rebite.
[URL=http://s73.photobucket.com/albums/i216/dagombb/?action=view&current=DSC00047.jpg]
 
Fotos dos rebites já posicionados e rebitados, os machucados na pintura foram das tentativas anteriores de colocar rebite pop e rosca soberba, porém com o coloca e tira da garrafinha os rebites afrouxam um pouco por serem de aluminio, provavelmente não cairiam porem não ficam firmes.
[URL=http://s73.photobucket.com/albums/i216/dagombb/?action=view&current=DSC00041.jpg]
 
A fixação ficou perfeita com o suporte da caramonhola perfeitamente fixado, sem folgas ou balanços.
 
Com relação a quadros de aluminio, não tenho certeza se esse rebite funciona legal por conta da espessura da parede do quadro de aluminio ser maior, portanto sem espaço para deformação e fixação. Talvez esse rebite tenha comprimentos diferentes que poderiam ser usados em aluminio.
Voltar ao Topo
dagombb Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Jun 2009
SBC - SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagombb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2010 as 00:22
Tentando anexar as miniaturas...Confused
 
All,
 
O tópico é antigo mais me ajudou recentemente e gostaria de compartilhar o resultado.
Seguindo a info do Soaresreis, fui atrá dos rebites de rosca interna.
Encontrei facilmente em uma casa de parafusos, comprei 6 peças com rosca m4, total R$1,00.
 
Passei em um martelinho de ouro, a rebitadeira e a boa vontade estavam lá, porém, eles não trabalham com a ponteira M4, os carros usam M6.
O rapaz comentou comigo que poderia comprar a ponteira (uns R$ 30,00), ele faria sem problemas.
Não cheguei a passar em lojas de instalação de som.
Fui para casa estudar a coisa toda.
 
A solução que deu certo está abaixo.
 
O rebite com rosca interna M4, externo de 6 mm (furos no quadro), e ao lado a rebitadeira caseira modelo RR TA TABAJARA 2010, ferramenta que consiste no seguinte:
- Projeto e desenvolvimento da NASA
- 1 parafuso M4x35 
- 1 porca para M4, não aparece na foto está sob a porca maior
- 2 porcas para M6
- 2 arruelas lisas para M4
 
A rebitadeira RR TA TABAJARA 2010, com rebite posicionado e pronto para o uso.
 
Como o manual de operação é muito grande, resumo no seguinte.
Coloque o rebite dentro do furo do quadro, mantenha a chave 10 mm, parada enquanto rosqueia a chave de 8 mmm, mantendo o rebite dentro do furo.
O rebite ficará imóvel pelo contato com as arruelas e a porca de 10mm, e começara a ser "rebitado" no quadro.
Depois de algumas voltas da chave de 8mm perceberá que a resistência diminui, indicando que o rebite está cedendo e sendo conformado dentro do quadro. (não é necessário apertar até encontrar resistência novamente, senão poderá danificar o rebite.
 
Fotos dos rebites já posicionados e rebitados, os machucados na pintura foram das tentativas anteriores de colocar rebite pop e rosca soberba, porém com o coloca e tira da garrafinha os rebites afrouxam um pouco por serem de aluminio, provavelmente não cairiam porem não ficam firmes.
 
A fixação ficou perfeita com o suporte da caramonhola perfeitamente fixado, sem folgas ou balanços.
 
Com relação a quadros de aluminio, não tenho certeza se esse rebite funciona legal por conta da espessura da parede do quadro de aluminio ser maior, portanto sem espaço para deformação e fixação. Talvez esse rebite tenha comprimentos diferentes que poderiam ser usados em aluminio.
Voltar ao Topo
axel.2k Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2012
Ji-Paraná / RO
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar axel.2k Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2012 as 10:32
Originalmente postado por dagombb dagombb escreveu:

Tentando anexar as miniaturas...Confused
 
All,
 
O tópico é antigo mais me ajudou recentemente e gostaria de compartilhar o resultado.
Seguindo a info do Soaresreis, fui atrá dos rebites de rosca interna.
Encontrei facilmente em uma casa de parafusos, comprei 6 peças com rosca m4, total R$1,00.
 
Passei em um martelinho de ouro, a rebitadeira e a boa vontade estavam lá, porém, eles não trabalham com a ponteira M4, os carros usam M6.
O rapaz comentou comigo que poderia comprar a ponteira (uns R$ 30,00), ele faria sem problemas.
Não cheguei a passar em lojas de instalação de som.
Fui para casa estudar a coisa toda.
 
A solução que deu certo está abaixo.
 
O rebite com rosca interna M4, externo de 6 mm (furos no quadro), e ao lado a rebitadeira caseira modelo RR TA TABAJARA 2010, ferramenta que consiste no seguinte:
- Projeto e desenvolvimento da NASA
- 1 parafuso M4x35 
- 1 porca para M4, não aparece na foto está sob a porca maior
- 2 porcas para M6
- 2 arruelas lisas para M4
http://s73.photobucket.com/albums/i216/dagombb/?=view&current=DSC00043.jpg -
 
A rebitadeira RR TA TABAJARA 2010, com rebite posicionado e pronto para o uso.
http://s73.photobucket.com/albums/i216/dagombb/?=view&current=DSC00044.jpg -
 
Como o manual de operação é muito grande, resumo no seguinte.
Coloque o rebite dentro do furo do quadro, mantenha a chave 10 mm, parada enquanto rosqueia a chave de 8 mmm, mantendo o rebite dentro do furo.
O rebite ficará imóvel pelo contato com as arruelas e a porca de 10mm, e começara a ser "rebitado" no quadro.
Depois de algumas voltas da chave de 8mm perceberá que a resistência diminui, indicando que o rebite está cedendo e sendo conformado dentro do quadro. (não é necessário apertar até encontrar resistência novamente, senão poderá danificar o rebite.
http://s73.photobucket.com/albums/i216/dagombb/?=view&current=DSC00047.jpg -
 
Fotos dos rebites já posicionados e rebitados, os machucados na pintura foram das tentativas anteriores de colocar rebite pop e rosca soberba, porém com o coloca e tira da garrafinha os rebites afrouxam um pouco por serem de aluminio, provavelmente não cairiam porem não ficam firmes.
http://s73.photobucket.com/albums/i216/dagombb/?=view&current=DSC00041.jpg -
 
A fixação ficou perfeita com o suporte da caramonhola perfeitamente fixado, sem folgas ou balanços.
 
Com relação a quadros de aluminio, não tenho certeza se esse rebite funciona legal por conta da espessura da parede do quadro de aluminio ser maior, portanto sem espaço para deformação e fixação. Talvez esse rebite tenha comprimentos diferentes que poderiam ser usados em aluminio.


Colega dagombb,

muito obrigado pela dica, fazia 5 meses que tenho uma Two Niner com 2 arrebites deslizando e com isto não conseguia colocar a segunda caramanhola, bom não dei muita trela porque uso em trilha e termino levando mochila com água, mas semana passada recebi uma Caloi Speed 20, cara para minha surpresa os 4 arrebites folgados, fiquei muito P da vida, fiz duas pedaladas de 55 Km cada levando água em uma mochila, então tomei vergonha e resolvi procurar pela net alguma solução e achei seu projeto NASA kkkk, um show, única coisa diferente que usei foi o parafuso M5, kkk cara foi a dica mais útil que já usei.

grande abraço

michel

Voltar ao Topo
AndreLima123 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Out 2008
Santo André SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreLima123 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 22:48
Pessoal,
Estou com esse mesmo problema, só que o suporte de caramanhola está fixado e fica trepidando, não consigo tirar porque o rebite está girando junto com o parafuso, alguém sabe como posso fazer para retirar o parafuso? e depois remover o rebite sem que caia parte dele dentro do tubo do quadro? obrigado.
Voltar ao Topo
Hjsantosjr Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Dez 2013
Alegre-ES
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hjsantosjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2014 as 09:53
Originalmente postado por AndreLima123 AndreLima123 escreveu:

Pessoal,
Estou com esse mesmo problema, só que o suporte de caramanhola está fixado e fica trepidando, não consigo tirar porque o rebite está girando junto com o parafuso, alguém sabe como posso fazer para retirar o parafuso? e depois remover o rebite sem que caia parte dele dentro do tubo do quadro? obrigado.



Bom dia André,

Gostaria de saber se resolveu seu problema, pois estou com o mesmo problema, mas o quadro da minha bike é de carbono...Apenas um parafuso saiu normalmente, mas o segundo está rodando rodando e nada..tá osso. Caso tenha uma solução agradeço. Hugo
Voltar ao Topo
AlanMedeiros Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2012
Urupês-SP
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlanMedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2014 as 11:18
Originalmente postado por Hjsantosjr Hjsantosjr escreveu:

Originalmente postado por AndreLima123 AndreLima123 escreveu:

Pessoal,
Estou com esse mesmo problema, só que o suporte de caramanhola está fixado e fica trepidando, não consigo tirar porque o rebite está girando junto com o parafuso, alguém sabe como posso fazer para retirar o parafuso? e depois remover o rebite sem que caia parte dele dentro do tubo do quadro? obrigado.



Bom dia André,

Gostaria de saber se resolveu seu problema, pois estou com o mesmo problema, mas o quadro da minha bike é de carbono...Apenas um parafuso saiu normalmente, mas o segundo está rodando rodando e nada..tá osso. Caso tenha uma solução agradeço. Hugo
 
O meu caiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, socorro, alguém pode dar uma luz? Caloi Aluminum 1994...
Voltar ao Topo
lmcardinali Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 15 Fev 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:171
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lmcardinali Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2014 as 23:17
Originalmente postado por AlanMedeiros AlanMedeiros escreveu:

Originalmente postado por Hjsantosjr Hjsantosjr escreveu:

Originalmente postado por AndreLima123 AndreLima123 escreveu:

Pessoal,
Estou com esse mesmo problema, só que o suporte de caramanhola está fixado e fica trepidando, não consigo tirar porque o rebite está girando junto com o parafuso, alguém sabe como posso fazer para retirar o parafuso? e depois remover o rebite sem que <font color="#ff0000">caia parte dele dentro do tubo do quadro? obrigado.



Bom dia André,

Gostaria de saber se resolveu seu problema, pois estou com o mesmo problema, mas o quadro da minha bike é de carbono...Apenas um parafuso saiu normalmente, mas o segundo está rodando rodando e nada..tá osso. Caso tenha uma solução agradeço. Hugo

 
O meu caiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, socorro, alguém pode dar uma luz? Caloi Aluminum 1994...


Tente o passo-a-passo acima.
Voltar ao Topo
ivantrig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivantrig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2014 as 17:10
Não tenho habilidade para essas coisas. Alguém pode me recomendar algum profissional em SP para fazer isso por mim?
O parafuso gira, gira e o rebite vai junto.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2014 as 08:06
Dá para arrumar fácil com um cubo de roda e sua haste de pressão.
Tira a porca, rosqueia a ponta no quadro e fecha a borboleta.
É preciso que seja um eixo de pressão de aço daqueles mais comuns.
Repita o movimento até que a bucha se fixe.
Em quadros de carbono e alumínio deve ser feito bem devagar para não danificar o quadro.  

Voltar ao Topo
luia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2012
Saudades - SC
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2016 as 08:52
Originalmente postado por dagombb dagombb escreveu:

All,
 
O tópico é antigo mais me ajudou recentemente e gostaria de compartilhar o resultado.
Seguindo a info do Soaresreis, fui atrá dos rebites de rosca interna.
Encontrei facilmente em uma casa de parafusos, comprei 6 peças com rosca m4, total R$1,00.
 
Passei em um martelinho de ouro, a rebitadeira e a boa vontade estavam lá, porém, eles não trabalham com a ponteira M4, os carros usam M6.
O rapaz comentou comigo que poderia comprar a ponteira (uns R$ 30,00), ele faria sem problemas.
Não cheguei a passar em lojas de instalação de som.
Fui para casa estudar a coisa toda.
 
A solução que deu certo está abaixo.
 
O rebite com rosca interna M4, externo de 6 mm (furos no quadro), e ao lado a rebitadeira caseira modelo RR TA TABAJARA 2010, ferramenta que consiste no seguinte:
- Projeto e desenvolvimento da NASA
- 1 parafuso M4x35 
- 1 porca para M4, não aparece na foto está sob a porca maior
- 2 porcas para M6
- 2 arruelas lisas para M4
[URL=http://s73.photobucket.com/albums/i216/dagombb/?action=view&current=DSC00043.jpg]
 
A rebitadeira RR TA TABAJARA 2010, com rebite posicionado e pronto para o uso.
[URL=http://s73.photobucket.com/albums/i216/dagombb/?action=view&current=DSC00044.jpg]
 
Como o manual de operação é muito grande, resumo no seguinte.
Coloque o rebite dentro do furo do quadro, mantenha a chave 10 mm, parada enquanto rosqueia a chave de 8 mmm, mantendo o rebite dentro do furo.
O rebite ficará imóvel pelo contato com as arruelas e a porca de 10mm, e começara a ser "rebitado" no quadro.
Depois de algumas voltas da chave de 8mm perceberá que a resistência diminui, indicando que o rebite está cedendo e sendo conformado dentro do quadro. (não é necessário apertar até encontrar resistência novamente, senão poderá danificar o rebite.
[URL=http://s73.photobucket.com/albums/i216/dagombb/?action=view&current=DSC00047.jpg]
 
Fotos dos rebites já posicionados e rebitados, os machucados na pintura foram das tentativas anteriores de colocar rebite pop e rosca soberba, porém com o coloca e tira da garrafinha os rebites afrouxam um pouco por serem de aluminio, provavelmente não cairiam porem não ficam firmes.
[URL=http://s73.photobucket.com/albums/i216/dagombb/?action=view&current=DSC00041.jpg]
 
A fixação ficou perfeita com o suporte da caramonhola perfeitamente fixado, sem folgas ou balanços.
 
Com relação a quadros de aluminio, não tenho certeza se esse rebite funciona legal por conta da espessura da parede do quadro de aluminio ser maior, portanto sem espaço para deformação e fixação. Talvez esse rebite tenha comprimentos diferentes que poderiam ser usados em aluminio.

dagombb, muito obrigado por compartilhar essas informações!
Graças a isso consegui firmar meu suporte de caramanhola que estava bastante solto, sem nenhum prejuízo ou risco para a integridade do quadro, gastando apenas R$ 5,07.

Sensacional! Obrigado!! ClapClapClapClap
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X