Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Existe algum curso/apoio a novos comerciantes?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Existe algum curso/apoio a novos comerciantes?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TPSilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TPSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Existe algum curso/apoio a novos comerciantes?
    Postado: 31 Ago 2016 as 13:19
Olá amigos, 

Estou planejando abrir um negócio de vendas de componentes/bicicletas online, pequeno e nichado, focando principalmente em vender para conhecidos. Algumas coisas se eu conseguir ser competitivo emitindo NF e pagando todas as obrigações, coloco no ML e/ou pago ads pra vender pela loja. 

Eu tenho o plano, tenho os documentos mas ainda não fui no contador abrir o CNPJ, e ainda estou receoso pelo seguinte problema: Eu simplesmente não consigo calcular a minha margem. Os únicos produtos que tive acesso ao valor para comerciante são as bicicletas caloi por ser próximo de um vendedor. Consegui contato com diversos fornecedores, mas por uma questão simples e lógica da parte deles, não podem me falar sobre valores até eu apresentar a minha empresa já aberta. Até certo ponto estou pensando em abrir só me baseando na margem da caloi (que permitiria o meu funcionamento), mas fico bem receoso por não conseguir ter ideia dos outros produtos. Algumas outras áreas possuem associações e cursos de apoio, existe algo assim no mercado de ciclismo?

Lembrando que isso não seria minha atividade principal, trabalho com tecnologia, e queria fazer algo que juntasse isso com o amor pelas magrelas. 


Editado por TPSilva - 31 Ago 2016 as 13:21
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 14:41
preço quem dita é o mercado, oferta e demanda. Não existe um número para o mercado de bicicletas, mas sim valores que você pode se basear pelos concorrente, seu mercado não é on-line? procura produtos similares em lojas on-line e testa valores parecidos, se possível um pouco menores, com o preço em mãos e os custos unitários é possível estimar as margens unitárias e a partir delas estimar o lucro pelos custos totais. Se seu produto for único recomendo fazer uma pesquisa de mercado pra encontrar o preço de equilíbrio, existem consultorias pra isso e elas não são baratas (eu faço e sei) mas também existe vasta literatura sobre o tema, até mesmo manuais do Sebrae que podem te ajudar:
https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/cartilha-manual-ou-livro/como-elaborar-uma-pesquisa-de-mercado


Editado por RuanRAC - 31 Ago 2016 as 14:43
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 15:25
Um CNPJ de microeemprendedor, daqueles de 50 reais por mês, não te daria acesso as cartilhas de preço? :D
Voltar ao Topo
lucasguilima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2014
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:602
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasguilima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 15:59
Originalmente postado por TPSilva TPSilva escreveu:

Olá amigos, 

Estou planejando abrir um negócio de vendas de componentes/bicicletas online, pequeno e nichado, focando principalmente em vender para conhecidos. Algumas coisas se eu conseguir ser competitivo emitindo NF e pagando todas as obrigações, coloco no ML e/ou pago ads pra vender pela loja. 

Eu tenho o plano, tenho os documentos mas ainda não fui no contador abrir o CNPJ, e ainda estou receoso pelo seguinte problema: Eu simplesmente não consigo calcular a minha margem. Os únicos produtos que tive acesso ao valor para comerciante são as bicicletas caloi por ser próximo de um vendedor. Consegui contato com diversos fornecedores, mas por uma questão simples e lógica da parte deles, não podem me falar sobre valores até eu apresentar a minha empresa já aberta. Até certo ponto estou pensando em abrir só me baseando na margem da caloi (que permitiria o meu funcionamento), mas fico bem receoso por não conseguir ter ideia dos outros produtos. Algumas outras áreas possuem associações e cursos de apoio, existe algo assim no mercado de ciclismo?

Lembrando que isso não seria minha atividade principal, trabalho com tecnologia, e queria fazer algo que juntasse isso com o amor pelas magrelas. 


Eu tenho MEI  e me enquadro justamente como você.
a porcentagem para venda online é bem menor em relação a  lojas físicas, porém o custo operacional é menor.
Se a venda for via Mercado Livre, a margem gira em torno de 25% lucro bruto e de 15-20 de lucro real, o ML cobra 10% de cada venda, porém tem os anuncios gratuitos, mas muito pouca procura.
Se for um produto que pouca gente tem para vender, nem precisa fazer o anuncio pago.
O valor é pago somente se vender, e já é retido no momento da venda.
Algumas empresas não vendem para MEI, ou fazem preços diferenciados (mais caro), além de fazer visitas pessoalmente para comprovação de que é um vendedor de fato.
Trabalhar com peças de bike é arriscado se tiver baixo capital e dependa deste dinheiro, pois os produtos são com um valor elevado e caso não venda, é dinheiro parado.
Um outro problema gravíssimo neste mercado, é que quem busca peças no Paraguai, as vende no ML  por preços menores do que voce teve de custo.

Ex: Eu tenho um freio Hidraulico shimano que tive de custo 440,00, tem gente vendendo no ML por 390,00.

Demanda um tempo considerável, ligar, "correr" atras dos vendedores, que muitas vezes não atendem na hora, demoram para verificar estoque.



Voltar ao Topo
Maxedson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2012
SJ do Rio Preto
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maxedson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 16:38
TPSilva,

Se a ideia é começar um pequeno negócio como complemento de renda, já que você tem outra ocupação, não existem tantos riscos desde que você saiba o que está fazendo. Se realmente for necessário CNPJ a melhor opção, se te for possível, é o MEI, processo simplificado e vai te gerar custo baixíssimo, cerca de R$ 45,00 mês, qualquer outro enquadramento de empresa, com base no que você pretende, eu não recomendo pois envolveria muitos outros orgãos, contador, e muitos outros aborrecimentos.

Abraço e boa sorte!
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 19:35
Originalmente postado por TPSilva TPSilva escreveu:

Olá amigos, 

Estou planejando abrir um negócio de vendas de componentes/bicicletas online, pequeno e nichado, focando principalmente em vender para conhecidos. Algumas coisas se eu conseguir ser competitivo emitindo NF e pagando todas as obrigações, coloco no ML e/ou pago ads pra vender pela loja. 

Eu tenho o plano, tenho os documentos mas ainda não fui no contador abrir o CNPJ, e ainda estou receoso pelo seguinte problema: Eu simplesmente não consigo calcular a minha margem. Os únicos produtos que tive acesso ao valor para comerciante são as bicicletas caloi por ser próximo de um vendedor. Consegui contato com diversos fornecedores, mas por uma questão simples e lógica da parte deles, não podem me falar sobre valores até eu apresentar a minha empresa já aberta. Até certo ponto estou pensando em abrir só me baseando na margem da caloi (que permitiria o meu funcionamento), mas fico bem receoso por não conseguir ter ideia dos outros produtos. Algumas outras áreas possuem associações e cursos de apoio, existe algo assim no mercado de ciclismo?

Lembrando que isso não seria minha atividade principal, trabalho com tecnologia, e queria fazer algo que juntasse isso com o amor pelas magrelas. 



Então...

Você já fez os estudos de viabilidade do seu negócio?
Colocou tudo no papel? Já se planejou?
Vi que vocẽ tem dificuldade de achar fornecedores por exemplo.

Não comece a investir se não colocar tudo no papel, e não copie margem de outros nichos, sem saber qual é o seu público-alvo exato, isso vai te dar mais dor de cabeça do que alegrias.

A ideia da MEI é boa, mas estará limitado a 36 mil por ano se não me falha a memória. Vamos supor que seu negócio daqui a 2 anos renda 40 mil, a sua MEI já era...

Quer uma dica?
Coloque tudo no papel antes de qualquer, pois evitará que tenha surpresas.

Se precisar de ajuda basta perguntar.

T+

Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2016 as 22:38
O sefaz aumentou o mei(microemprededorindividual) á 60.000!mais que esse valor em venda já se enquadra a microempresa!

Editado por M.CROESY - 31 Ago 2016 as 22:39
M.CROESY
Voltar ao Topo
TPSilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TPSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2016 as 11:00
Nossa meus amigos amigos, obrigado pela ajuda! Obrigadão mesmo, nem esperava tantas ideias legais tão rápido :D

Sobre o enquadramento, tem um ponto que eu não falei. Eu tenho uma empresa ME no simples nacional só que ela é enquadrada para prestação de serviços de informática e desenvolvimento de software, conversei com o meu contador, ele me informou que daria para incluir um cnae de "ecommerce" por ela ser de tecnologia, mas fiquei pensando se os fornecedores aceitam esse cnae pra me vender produtos. Além disso, as bikes eu vou fazer uma sociedade com o meu cunhado, fiquei pensando se não seria ruim estar só no meu nome. Por isso a ideia de abrir uma empresa exclusivamente para esse projeto.

Ideias nessa parte?


Voltar ao Topo
lucasguilima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2014
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:602
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasguilima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2016 as 11:32
Originalmente postado por TPSilva TPSilva escreveu:

Nossa meus amigos amigos, obrigado pela ajuda! Obrigadão mesmo, nem esperava tantas ideias legais tão rápido :D

Sobre o enquadramento, tem um ponto que eu não falei. Eu tenho uma empresa ME no simples nacional só que ela é enquadrada para prestação de serviços de informática e desenvolvimento de software, conversei com o meu contador, ele me informou que daria para incluir um cnae de "ecommerce" por ela ser de tecnologia, mas fiquei pensando se os fornecedores aceitam esse cnae pra me vender produtos. Além disso, as bikes eu vou fazer uma sociedade com o meu cunhado, fiquei pensando se não seria ruim estar só no meu nome. Por isso a ideia de abrir uma empresa exclusivamente para esse projeto.

Ideias nessa parte?




Eles não aceitarão esse CNAE, pode ser que um ou outro aceite, mas as grandes distribuidoras não aceitarão, tem que ser específico.

No MEI não é possível ter sociedade, não ter outra empresa ativa em nome da pessoa, e não receber nenhum "benefício" do governo (Seguro desemprego, estar afastado pelo INSS, etc )


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X