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Everest XC - Como saber se "cabe" na bike?

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rmpassos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2013
Joinville SC
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    Postado: 19 Abr 2014 as 21:04
Então pessoal,

Tenho uma humilde GT Timberline 1.0 2014. Essa foi a minha porta de entrada para voltar a pedalar depois da minha infância.

Passado alguns meses depois da a compra da bike, estou querendo melhorar meu desempenho, rodar melhor, então pensei em fazer o upgrade das rodas e pneus.
Será que esse é o melhor up a fazer ou vale eu vender ela e pegar outra bike?

Tenho dúvidas a respeito da compatibilidade das rodas, e quanto mais leio, mais confuso eu fico. 
Vi que existem alguns tamanhos de eixos diferentes e que pode haver diferenças conforme a quantidade de velocidades do cassete.

Tenho guardado cerca de 1500 reais para investir, seja em upgrade, seja na troca da bike...
Acredito que caso eu opte por vender, consiga pegar uns mais uns 1500 nela, ficando com 3k pra comprar outra bike.

O que eu sei da bike é o seguinte:

Suspensao: SR Suntour XCT 80mm
Corrente: KMC Z72
Pedivela : Genérico, acho que é um suntour.
Câmbio Traseiro: Shimano Acera, RD-M360
Passador: Microshift (nao conhecia, mas gostei bastante desse microshift.)
Cassete: Sunrace, 11-34T, 8vC
Aro: Alex Ace 24, 32 furos
Pneu: Genérico, bem pesadinho...
Cubo Dianteiro: Genéricos.
Freios: Shimano M446 hidraulicos

Aceito sugestões. :D
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apfnet Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Dez 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar apfnet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2014 as 08:23
Colega, bom dia!

O que mais pesa numa bike são as rodas.

Sugiro trocar essas rodas pelo modelo da VZAN Everest XC ou MGC. Depois os pneus. Escolha pneus com 400 a 680 gramas.

Quando tiver condições, troque a suspensão por uma Rockshox RL ou RLT modelo REBA a partir do ano 2013. Elas pesam em média 1.580 Kg.

Por último, o sistema de marchas para 30 velocidades. Shimano Deore ou XT a partir do ano de 2013 estará bem servido e também são leves.
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rmpassos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmpassos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2014 as 10:51
Certo. Vou começar pelas rodas.
O que eu preciso saber para comprar as rodas certas?

Vi que no site da vzan (http://www.comprevzan.com.br/rodas/mtb29.html) possui dois modelos da Everest XC, e um deles deixa explícito o tamanho do eixo.

Como escolher as rodas compatíveis com a minha bike? Preciso tirar alguma medida?
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diogeneslima Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogeneslima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2014 as 18:38
Eu não achei as rodas ou pneus da minha Timberline ruins...
O que acho que mais limita nela são os freios, a suspensão, o câmbio dianteiro os pedais e o pedivela. Coloquei freios shimano m445 nela mas não cheguei a usar os promax porque eu os quebrei em uma queda com 2 dias de uso Dead... ainda assim tem algumas pessoas reclamando deles. 
Agora quanto à relação, essa combinação de câmbio tourney com pedivela genérico faz cair a corrente da coroa algumas vezes na trilha, e está reguladinho, usando pra passeio não dá problema nenhum...
O câmbio traseiro não me parece uma maravilha também mas dá pra levar de boa
Os pedais é uma questão pessoal, eu to querendo colocar uns pedais de encaixe.
A suspensão não me parece muito boa, mas não tenho base pra comparar, a Timberline 1.0 é surpreendentemente a melhor bicicleta que eu já andei LOLLOLLOL.
Atualize esse tópico pra gente saber como ficou
Vou aproveitar e fazer uma pergunta que eu não consegui achar uma resposta satisfatória.
Se eu trocar a suspensão de curso de 80mm por uma com curso de 100mm a bike vai ficar muito empinada? Pergunto isso porque já tenho um pouco de dificuldades técnicas em subidas e acabo empinando a dianteira, e eu sinto um pouco de falta de curso nessa suspensão...
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rmpassos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2013
Joinville SC
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmpassos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2014 as 19:06
Diogenes, eu usei o freio promax por uns 4 meses e eles eram péssimos. Acabei trocando pelos freios alivio e a bike ficou incrivelmente melhor. Aquele freio ficava sempre segurando a bike. Acredito que se eu levasse em uma bike shop eles fariam alguma manutenção e os freios ficariam bons, pois tenho um amigo com uma Cannondale com o mesmo freio, e o freio dele está bem melhor do que o que veio na timberline. 
Realmente a bike é boa para o meu uso, mas estou querendo melhorar meu desempenho.
O que eu percebi é que a timberline é BEM mais pesada do que as bikes dos meus amigos. 

Busquei informações técnicas da suspensão e o peso dela é de  3.7kg, enquanto  uma Rock Shox Reba pesa em torno de 1.6kg. Acredito que só nesse up a bike fique próxima do peso das bikes dos meus colegas de pedal.

Não sei o peso das rodas que vieram nela, mas acredito que sejam bem pesadas. Uma vez "desmontei" o pneu e achei ele bem pesado também. Qualquer dia vou por ele na balança para ver... (se bem que ele já está pra lá de meia vida..)

Esses ups eu vou fazer aos poucos, pois meu orçamento não está la essas coisas.
Agora estou na dúvida se faço o up das rodas ou da suspensão...
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diogeneslima Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogeneslima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2014 as 23:07
E quanto ao quadro? Ele é pesado? porque peso ali é ruim de baixar... 
Tem certeza que essa suspensão pesa tudo isso? Brutal esse peso, vou usar até precisar de manutenção, depois eu passo pra frente baratinho... Só esperar terminar de pagar as prestações da bike!! Dead
Agora eu não achei os aros pesados, mas também não tenho base de comparação nenhuma!! Dizem que é bom tirar peso de massa rotativa, então você deve estar seguindo no caminho correto, ainda assim acho que um upgrade na suspensão vai ser mais perceptível no desempenho da bike, talvez você vai se sentir mais seguro pra arriscar um pouco mais. Agora quanto ao pneu, se já se desgastou então não é nem upgrade, é necessidade.
Continuo querendo trocar relação, suspensão e pedais. De freios acho que estou bem servido por um bom tempo, os shimano já dão conta do recado!!
Queria saber quanto pesa a bike, infelizmente eu não consigo pesá-la em farmácia, ela está sempre suja de lama LOL.
O que você achou da relação?
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Klausner Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Abr 2014
Niteroi
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Klausner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2014 as 20:03
Prezados, tb tenho uma GT Timberline 1.0 com hidro Promax e acho ela sensacional! O que mais me impressionou foi justamente a leveza das rodas (tive q tirar a da frente pra colocar no carro) e fiquei bolado qdo falaram q acharam os aros pesados. Lembrem que os aros dela são 29 o que pode estar gerando essa impressão q as bikes dos amigos são mais leves ( de repente são aros 26!). Talves o que seja pesado nela é o quadro mesmo, dai não tem jeito. Abraços!
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rmpassos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmpassos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2014 as 20:26
Bom, eu tive algumas decepções com a bike logo de cara.
Tive que botar ela na loja pra reparo duas vezes em menos de um mês. Na terceira fiz com que eles me entregassem uma nova (Centauro).
As bikes que comparei são todas aro 29. A única que ficou com o peso equivalente à minha foi comparando com uma Soul sl 329. 
Quanto ao peso da suspensão, eu me enganei.
Segundo informações http://www.srsuntour-cycling.com/pt/bike/forks/?Model=XCT&Wheel_Size=29 - no site da suntour, ela pesa 2.7kg, e não 3.7 como eu havia escrito. 
Na verdade eu também não tenho muito parâmetro pra comparar na questão do peso das rodas, visto que sou iniciante, mas pelo o que eu lí, as Everest XC reinam absolutas no quesito Custo x Beneficio. Daí vêm as minhas dúvidas...
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diogeneslima Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2013
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2,7 kg ainda parece bem pesado para uma suspensão.
Eu não me preocupo muito em baixar peso agora porque eu estou um pouco acima do meu peso, se porventura um dia eu ficar competitivo e sentir que não há mais margem para emagrecer eu emagreço a bike, trocando-a ou os seus componentes.
Fica a seu critério escolher o up que vai fazer, realmente dizem que baixar peso rotativo faz melhorar desempenho, mas talvez um grupo melhor, suspensão realmente funcional com curso um pouco maior (a minha não corre 80mm nem ferrando) e trava remota sejam ups mais importants p/ a Timberline.
Um abraço!
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pedro_bh Ver Drop Down
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Cadastrado em: 15 Ago 2013
BH/MG
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Um up que pode ser legal na sua bike é um K7 com 36 dentes, vai te dar uma ajuda nas subidas. As rodas acho um up muito bom vai diminuir bastante o peso as Vzan mgc.

O grupo vc pode comprar no Ebay e conseguir um preço bom, diferente das rodas.
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lucasfvasco Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Mai 2012
Barretos
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Se for comprar o grupo fora, procure comprar meio que 'picado' pra não ser taxado em tudo, mas vale a pena conferir!
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