Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Espiga pequena tem solução?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Espiga pequena tem solução?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
guilhermeliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2016
BRASILIA
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilhermeliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Espiga pequena tem solução?
    Postado: 01 Jul 2016 as 15:12
Peguei uma suspensão zoom 640 e quando fui colocar na minha bike a espiga dela ficou pequena (entrou ate o primeiro parafuso da mesinha um pouco abaixo do meio) queria saber se tem alguma solução sem ter que dispensar a suspensão.Cry
Voltar ao Topo
alfas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2016
Campinas
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 15:38
Há algumas semanas atrás deixei de pegar uma suspensão excelente a um preço mais-que-excelente justamente por conta disso.

Algumas pessoas podem falar que tem, existem adaptadores, trocar a espiga toda, enfim.

Particularmente, considero que todas estas "alternativas" afetam gravemente a segurança e pode colocar você em risco. Não acho que valha a pena tentar nenhum método que eu vi até hoje. Sua segurança não deve ser trocada por alguma economia. Eu recomendaria você vender e comprar uma na medida correta, é uma peça crítica.

Para você ter uma idéia, minha bike é tamanho XL, e o head tube é muito grande. Nenhuma suspensão usada teria o tamanho suficiente. E pra falar a verdade até as novas não teriam, eu precisava de 280mmm e as novas da Proshock vem com 250mm. Tive que encomendar uma Onix especial com espiga de 300mm para ficar certo (sem alteração no preço, ainda bem).


Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 17:12
Deus fez cada espiga do tamanho ideal, não se sinta mal se a sua parece pequena. kkkkkkkkkkkk
Desculpa pela brincadeira idiota, podem me suspender uns dias.

Mas voltando, essa suspensão é usada bem baixa mesmo, para DH se não me engano, não seria o caso de reduzir os anéis espaçadores abaixo e usar uma posição mais inclinada?
Voltar ao Topo
guilhermeliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2016
BRASILIA
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilhermeliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 17:18
sem espaçador fica pequena
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2016 as 17:49
Em se tratando de uma suspensão Zoom, é certo que será usada para passeio, certo?

Se for esse mesmo o caso, existe sim um adaptador que pega por dentro da espiga, como nas mesas antigas, com parafuso e bucha.

Seria um modelo como esse da foto, mas veja se o preço vai compensar, pois a suspenção pode não valer o gasto:

Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2016 as 01:22
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Em se tratando de uma suspensão Zoom, é certo que será usada para passeio, certo?

Se for esse mesmo o caso, existe sim um adaptador que pega por dentro da espiga, como nas mesas antigas, com parafuso e bucha.

Seria um modelo como esse da foto, mas veja se o preço vai compensar, pois a suspenção pode não valer o gasto:



A espiga precisa ser Headset( com rosca) para que esse adaptador funcione....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2016 as 01:45
Originalmente postado por zex zex escreveu:


A espiga precisa ser Headset( com rosca) para que esse adaptador funcione....


Na verdade não.

Aquela tampinha de cima, em alguns modelos funcionam do mesmo jeito que as aheadset. Aí basta colocar espaçadores e vai funcionar normal.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
mauriney Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jul 2011
S.J. dos Campos
Offline
Mensagens:855
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauriney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2016 as 05:56
Existe um prolongador de espiga.
marca Satori.
no ebay vende.
pessoal do ciclotur usa, jah vi relatos por lah.
comprei um paa meu irmao usar.
nao fica lindo mas funciona muito bem se apertar no torque pedido.

http://m.ebay.com/itm/Satori-1-1-8-MTB-Stem-Raiser-Extender-Stem-Riser-in-BLACK-/291454728041

A quem solde mais um pedaco da espiga com um tubo de reforco por dentro mas fica arriscado.

Att
Att

Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2016 as 16:21
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Originalmente postado por zex zex escreveu:


A espiga precisa ser Headset( com rosca) para que esse adaptador funcione....


Na verdade não.

Aquela tampinha de cima, em alguns modelos funcionam do mesmo jeito que as aheadset. Aí basta colocar espaçadores e vai funcionar normal.


Saquei... Ela vai no lugar da aranha dentro do garfo... Mas ai como que faz para tirar a folga da caixa de direção visto que a aranha dentro da espiga tem essa finalidade sendo aperto que ela sofre é pequeno se comparado com o aperto necessário para prender mesa na espiga do garfo..?

 Só se tiver uma aranha dentro desse adaptador, até porque a imagem não mostra isso....


Editado por zex - 03 Jul 2016 as 16:23
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
S.Q.N. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2015
Paraná
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Q.N. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2016 as 19:03
Originalmente postado por alfas alfas escreveu:



Para você ter uma idéia, minha bike é tamanho XL, e o head tube é muito grande. Nenhuma suspensão usada teria o tamanho suficiente. E pra falar a verdade até as novas não teriam, eu precisava de 280mmm e as novas da Proshock vem com 250mm. Tive que encomendar uma Onix especial com espiga de 300mm para ficar certo (sem alteração no preço, ainda bem).




Que quadro é esse? Minha bike é 21' e tem 130mm de direção
Voltar ao Topo
alfas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2016
Campinas
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alfas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2016 as 20:17
Originalmente postado por S.Q.N. S.Q.N. escreveu:

Originalmente postado por alfas alfas escreveu:

eu precisava de 280mmm

Que quadro é esse? Minha bike é 21' e tem 130mm de direção


A bike é uma Rockrider 6.3 da Decathlon (Btwin):





Guidão alto demais, não? Ela veio assim já e não quis mexer na altura do guidão, acho bem confortável. Até tentei procurar qual seria a altura "correta", mas não achei a altura do guidão em relação ao selim, ou em relação a qualquer outra coisa em todos os bike-fit que vi por aí!


Editado por alfas - 03 Jul 2016 as 20:24
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2016 as 22:04
Vc deve ter uns 2 metros ou mais...
O meu HighOne Victory (quadro 29)tbm tem a merda do top tube grande demais.
O meu quadro é 16pol,mas tem 14cm de top tube.Ai que a merda fica feita,sao 14cm de quadro(ele é megaover,portanto,nao se mede a bacia,como a sua),mais 4,5cm de mesa,ou seja,18,5cm de espiga no minimo
Perdi a conta de quantas Suntour XCR 29(suspa que pretero) nao comprei no MercadoLivre por ter 17cm de espiga.
A ultima tinha 18cm de espiga,nao da.

DICA:Ja falei antes,pessoal,nao cortem a espiga da suspa nova com menos de 19cm,assim serve pra quase todos os quadros,qdo for vender.
17cm ja vai retirar varios possiveis compradores,pior pra quem quer compra,e quem quer vender.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2016 as 22:05
Ja pra espiga pequena,tem uns execicio que promete nao so aumenta a espiga,como engrossar a aespiga.
A minha espiga ainda ta igual,mas deve se q to fazendo errado,a espiga nao aumenta nen co c rio
Se alguem quise eu posto o link;
Voltar ao Topo
S.Q.N. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2015
Paraná
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Q.N. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 10:52
Alfas já tinha visto esse modelo na Decathlon, mas não tinha colocado reparo no comprimento da caixa de direção.


Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Ja pra espiga pequena,tem uns execicio que promete nao so aumenta a espiga,como engrossar a aespiga.
A minha espiga ainda ta igual,mas deve se q to fazendo errado,a espiga nao aumenta nen co c rio
Se alguem quise eu posto o link;


O tópico ficou com duplo sentido mesmo kkkkkkkkkkk  LOLLOL
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2016 as 20:37
Originalmente postado por guilhermeliman guilhermeliman escreveu:

Peguei uma suspensão zoom 640 e quando fui colocar na minha bike a espiga dela ficou pequena (entrou ate o primeiro parafuso da mesinha um pouco abaixo do meio) queria saber se tem alguma solução sem ter que dispensar a suspensão.Cry


Foi mal,me passou algo.Eu na zuera esqueci de dizer a resposta Guilherme
Sim e nao.
Sim,ja aumentei a espiga de uma Suntour XCM 29,sim,soldando
COmo fiz:Eu tinha um pedaço de espiga,de um garfo rigido que tive antes,tinha 3cm(veio com 24cm,cortei com 21cm),mais ou menos.Entao,fui ate uma bicicletaria e cortei um pedaço da espiga standard de um garfo que tava la,com rosca fu.
Sim,o garfo 25,4mm,os normais,tipo Barra Circular,entrao certinho dentro do 28mm(over).Cortei pra fazer uma bucha,foi uns 4cm.Bati 2cm na suspa,e 2cm no pedaço,ai um amigo meu soldou na MIG.Nao fiz na solda comum,a eletrica,qeu a MIG é mais foda.
Tbm so soldei o nescessario,a mesa entrava cerca de 2cm,quase igual oseu,mas nao daria pra aperttar.Nen foi assim toda a espiga.
A Suntour XCM29,que ja e um tanque de guerra de quase 3kg,ficou mais pesada,mas ficou firme.
Vendi ela no ML e expus a solda,deve ta rodando ante hoje.

NAO NAO NAO NAO faça sem entender que sera o responsavel.
Eu fiz,e depois quase doei a suspa pra um amigo,por 100R$.Mas tbm tinha ganho ela.Tinha 16cm de espiga.Com os 3 foi pra 19(dãããããã)E o pior,era original de uma Scott (top tube de 11cm...)
Ve qto precisa e solda so o nescessario.
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2016 as 21:33
http://www.bikeradar.com/forums/viewtopic.php?t=12931453 
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2016 as 08:57
Originalmente postado por zex zex escreveu:

Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Originalmente postado por zex zex escreveu:


A espiga precisa ser Headset( com rosca) para que esse adaptador funcione....


Na verdade não.

Aquela tampinha de cima, em alguns modelos funcionam do mesmo jeito que as aheadset. Aí basta colocar espaçadores e vai funcionar normal.


Saquei... Ela vai no lugar da aranha dentro do garfo... Mas ai como que faz para tirar a folga da caixa de direção visto que a aranha dentro da espiga tem essa finalidade sendo aperto que ela sofre é pequeno se comparado com o aperto necessário para prender mesa na espiga do garfo..?

 Só se tiver uma aranha dentro desse adaptador, até porque a imagem não mostra isso....



Como eu disse, a tampinha vai trabalhar da mesma forma, sendo que o parafuso será grande e com uma bucha interna.

O parafuso de cima vai fazer a função do aperto para tira a folga da cx de direção, podendo ser necessário o uso de espaçadores.

Não será tão prático como nas aheadset, mas vai funcionar.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X