Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Escolha de Suspensão
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Escolha de Suspensão

 Responder Página  123 4>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FXZ Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Abr 2012
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FXZ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Escolha de Suspensão
    Postado: 21 Abr 2012 as 21:00
Boa tarde
Sou novo aqui no forum. Já pedalo a algum tempo, porém sempre com uma bike simples.
Guardei uma grana e resolvi dar uma investida no esporte.
Estou montando uma MTB para pedalar na cidade (asfalto e paralelepípedo ruim) com bastante lombas no trajeto. Eventualmente pretendo fazer uma trilha leve, mais como passeio no campo...
Fiquei em dúvida em relação a qual suspensão escolher, pois não entendo do assunto e resolvi pedir ajuda para vocês.
Procurei bastante informação sobre o assunto e conclui que minha suspensão deve ser de 100mm, com trava, AHead Set e ser para freios V-break. Preferencialmente pesando pouco.
Porém ainda restão algumas dúvidas, sobre a qualidade e confiabilidade de algumas marcas.
Outra dúvida é se vale a pena pagar um pouco a mais e por um modelo com acionamento no guidão?
Selecionei esses modelos porém e gostaria da opinião de vocês sobre qual escolheriam e porque.

Com trava na canela
Suspensão SUNTOUR XCM-V3-HLO 100mm 2,3kg
Suspensão SR Suntour XCR LO    2.3kg
Suspensão RST Gila TNL Com Trava     2.5kg
Suspensão RST Gila RL    2.5kg
Suspensão RST Omega 2.5kg

Com trava no Guidão
Suspensão Suntour Xcm V3 2012 C / Trava No Guidão    2.7kg
Suspensão RST Gila RL 100mm com Trava no Guidão    2.5kg
Suspensão RST Omega RL com Trava no Guidão    2.4kg   

Sem Trava
Suspensão Proshock E100R    1.8kg
O valor dessas suspensões estão próxmos ao da Pro-chock E-100R embora ela seja bem leve é sem trava, o que fez eu perder o interesse (mas se a qualidade dela for bem superior as listadas ela entra na jogada...).

A bicicleta será composta por:
Quadro Raleigh 4.5 Mojave
Grupo alivio completo (com V-Break)
Rodas aro duplo Vzan Extreme
Pneu Slik

Espero que consigam me ajudar!

Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 02:21
Bom, vamos por partes...

Na minha opinião, você fez uma avaliação acertada sobre sua necessidade: suspensão de 80 a 100mm, com trava. Isso seria exatamente o indicado para quem vai andar em pavimento ruim e vez por outra pegar uma trilha.

Se vale a pena pagar um pouco mais por uma com trava no guidão, vale sim. É uma comodidade e eu diria até mais: uma segurança. Pois você consegue acionar ou soltar a trava sem tirar as mãos do guidão, e isso numa situação de emergência pode fazer a diferença, pois acaba sendo normal numa suspensão com trava, você mudar de um pavimento liso para um esburacado e esquecer de destravar ela... e uma vez em terreno irregular com a suspensão dianteira travada, fica muito difícil (e perigoso) tirar a mão do guidão para tentar destravá-la em movimento.

Sobre o peso: isso realmente é um problema, e eu diria que é o "X" da questão nesse caso. Se for para colocar uma suspensão com 2,5 Kg na dianteira para andar prioritariamente em lugar pavimentado, não compensa. Daí é preferível permanecer de garfo rígido mesmo, e adotar outras formas de melhorar a absorção dos impactos, como pneus mais "gordos" e punhos ergonômicos.

Eu costumo citar a suspensão RST F1rst Air RL como sendo o melhor "custo x benefício", pois ela reúne as condições básicas para ser boa e custa nova em torno de 700 reais (vez por outra aparece uma usada pra vender nos classificados, em torno de 500 reais.). É relativamente leve (1,850Kg), tem bom funcionamento e é bastante confiável.

Abaixo desse preço, as suspensões com certeza terão funcionamento inferior, além de uma ou mais dessas outras desvantagens: muito pesadas, sem trava no guidão, não confiáveis/duráveis.

Mas se tivesse que apontar a melhor dentre as que você citou, eu diria que para o seu caso (aonde é essencial ter a trava no guidão) a melhor escolha é a RST Omega RL.

Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 22 Abr 2012 as 02:22
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
FXZ Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Abr 2012
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FXZ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2012 as 23:30
Muito Obrigado pela ajuda W0LVER1NE_MG
Realmente não tinha pensado que a suspensão com trava no guidão era mais segura. Vou fazer um esforço e comprar uma com.
O grande problema é que meu orçamento não permite gastar mais de 400 reais numa suspensão, então como alternativa eu tenho um garfo rigido ou uma dessas suspensões listadas. Confesso que estou mais inclinado a comprar a suspensão.
Então a Suspensão RST Omega RL pontua na seleção!
Outra alternativa é a Suspensão RST Gila RL 100mm com Trava no Guidão que está com um preço muito bom. Alguém teria algo a comentar sobre ela? Não conheço a marca...
Grato,
Fxz

Voltar ao Topo
clickjc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2011
Teresina
Offline
Mensagens:61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clickjc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2012 as 19:05
Veja se isso lhe ajuda, eu estava com essas dúvidas também e isso foi fundamental para escolher a SR Suntour XCM V3 com trava na canela.
Voltar ao Topo
aleotsuka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:577
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aleotsuka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2012 as 10:43
as RST e Suntour são muitos pesadas, eu optaria pela proshock, leve e confiável. note q a diferença de peso é próxima ou superior a 0,5kg, é muita coisa. sem contar que a proshock é nacional.

abs


Voltar ao Topo
Tamanduá Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 04 Mai 2012
Offline
Mensagens:262
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tamanduá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2012 as 12:05
Para os terrenos que vc se propõe a pedalar se você não tiver problema grave de coluna nem nos braços, esqueça a suspensão e considere a possibilidade de utilizar um garfo rígido.

Entretanto, caso opte por uma suspensão, escolha um modelo com trava, porque subir uma rua de asfalto com a suspensão atuando ninguém merece!

A XCM V3 e a RST Gila são suspensões razoáveis com trava na faixa de preço de até 300,00 reais, apesar do peso delas.






Voltar ao Topo
Nenzo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2012
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nenzo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2012 as 13:20
a proshock e100r eh boa de mola e graxa toda em aluminio que com manutencao vai durar um tempao, eu descartaria todos que tem pecas em aco
o negocio eh pedala
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2012 as 23:10
De fato, o diferencial da Proshock Série E100R é o peso - em relação às RST e Suntour. Porém, o sistema hidráulico   sai ganhando contra o sistema mola-elastômeros da PS, na minha opinião.

Quanto a ser brasileira, acho besteira. Ninguém aqui quer fazer caridade com empresário, quer um produto bom e que funcione.
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
guilhermerp Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2012
Goiás
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilhermerp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2012 as 01:44
Suspensão SUNTOUR XCM-V3-HLO 100mm 2,3kg

e

Suspensão Suntour Xcm V3 2012 C / Trava No Guidão    2.7kg


Porque essa diferença de peso toda? Por pesar junto a trava no guidão?
O que seria esse HLO? Todas as V3 nao tem isso ja ou varia de V3 para V3?
Voltar ao Topo
sfrasson Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Mar 2012
S.M.I - PR
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sfrasson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2012 as 02:30
Eu acho que a RST OMEGA é a melhor das que você citou, mas porque não economiza mais um pouco e compra um RockShox xc 28 você acha por R$ 550,00
GTS M5 + Deore + Schwalbe + Continetal + Avid + Vzan Extreme.

Acessem meu blog, que eu faço para perder tempo: paixaomtb.blogspot.com.br kkkkkk
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2012 as 09:29
Originalmente postado por guilhermerp guilhermerp escreveu:

Suspensão SUNTOUR XCM-V3-HLO 100mm 2,3kg

e

Suspensão Suntour Xcm V3 2012 C / Trava No Guidão    2.7kg


Porque essa diferença de peso toda? Por pesar junto a trava no guidão?
O que seria esse HLO? Todas as V3 nao tem isso ja ou varia de V3 para V3?

A diferença no peso pode ser mesmo pela trava do guidon (é natural que seja pesado o conjunto) mas não tenho certeza. De toda forma, se você não é neurótico por peso, a trava do guidón é uma boa. Por outro lado, não confie muito nesses pesos. Quando você pesa direito, é raro um peso anunciado bater com o que você está vendo.

HLO significa Hidraulic LockOut (trava hidráulica). Todas as SR XCM V3 são HLO, pelo que eu sei. Às vezes a fábrica muda o garfo e mantém o nome (o que acho errado), como a RST Deuce, que foi fabicada com sistema pneumático como modelo OEM para a Cannondale e atualmente já encontrei a mesma Deuce hidráulica, mas não acho que seja o caso das XCM V3.

Em relação à XCM V3, se quiser dê uma olhada nesse post: http://bit.ly/P11Gnl

Abração
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
guilhermerp Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2012
Goiás
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilhermerp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2012 as 23:54
Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Originalmente postado por guilhermerp guilhermerp escreveu:

Suspensão SUNTOUR XCM-V3-HLO 100mm 2,3kg

e

Suspensão Suntour Xcm V3 2012 C / Trava No Guidão    2.7kg


Porque essa diferença de peso toda? Por pesar junto a trava no guidão?
O que seria esse HLO? Todas as V3 nao tem isso ja ou varia de V3 para V3?

A diferença no peso pode ser mesmo pela trava do guidon (é natural que seja pesado o conjunto) mas não tenho certeza. De toda forma, se você não é neurótico por peso, a trava do guidón é uma boa. Por outro lado, não confie muito nesses pesos. Quando você pesa direito, é raro um peso anunciado bater com o que você está vendo.

HLO significa Hidraulic LockOut (trava hidráulica). Todas as SR XCM V3 são HLO, pelo que eu sei. Às vezes a fábrica muda o garfo e mantém o nome (o que acho errado), como a RST Deuce, que foi fabicada com sistema pneumático como modelo OEM para a Cannondale e atualmente já encontrei a mesma Deuce hidráulica, mas não acho que seja o caso das XCM V3.

Em relação à XCM V3, se quiser dê uma olhada nesse post: http://bit.ly/P11Gnl

Abração
´
É então, para comprar essa suspensão eu taava meio indeciso pois uns poe HLO outros so põe V3 ai a pergunta ficava, mas sera que não e tudo igual?
Mas obrigado ai pelo esclarecimento.

Muito boa a reportagem, por eu não ser um cara "pesado" devo ficar com ela mesmo, só mudo se achar  uma proshock em bom estado e em um preço acessível por aqui. Mas vamo ve, capaz de pegar uma nova mesmo.
Voltar ao Topo
Ivo Vieira da Silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ivo Vieira da Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2012 as 15:57
Galera, sou novo no fórum (este é meu primeiro post) mas os acompanho há algum tempo e graças à ajuda de vcs optei por peças que deram um up legal na minha magrela.

Aproveitando o tópico discutido aqui, eu já procurei alguma informação definitiva em relação ao curso da suspensão mas não achei. Eu sei que varia de acordo com a modalidade a ser praticada mas é uma regra do tipo: quanto mais pesada a trilha, maior o curso??
Se sim, e como eu li do próprio colega FXZ que pretende andar por trilhas leves e passeios no campo, concluiu, com apoio dos colegas, que sua suspensão deve ter curso de 100mm, a que modalidade se aplica as de 60 mm (como a PS e60r)??

Quero por uma suspa na minha bike, uma Alfameq Tirreno 17, com grupo Alivio e v-brake (garfo rígido), para trilhas leves. Também devo optar pelas de 100mm ou depende da minha altura?? (tenho 1,70, em caso afirmativo).

Ficaria muito grato se puderem ajudar um amigo ciclista que gosta de montar sua própria bike hehe...
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2012 as 16:27
Originalmente postado por Ivo Vieira da Silva Ivo Vieira da Silva escreveu:

Galera, sou novo no fórum (este é meu primeiro post) mas os acompanho há algum tempo e graças à ajuda de vcs optei por peças que deram um up legal na minha magrela.

Aproveitando o tópico discutido aqui, eu já procurei alguma informação definitiva em relação ao curso da suspensão mas não achei. Eu sei que varia de acordo com a modalidade a ser praticada mas é uma regra do tipo: quanto mais pesada a trilha, maior o curso??
Se sim, e como eu li do próprio colega FXZ que pretende andar por trilhas leves e passeios no campo, concluiu, com apoio dos colegas, que sua suspensão deve ter curso de 100mm, a que modalidade se aplica as de 60 mm (como a PS e60r)??

Quero por uma suspa na minha bike, uma Alfameq Tirreno 17, com grupo Alivio e v-brake (garfo rígido), para trilhas leves. Também devo optar pelas de 100mm ou depende da minha altura?? (tenho 1,70, em caso afirmativo).

Ficaria muito grato se puderem ajudar um amigo ciclista que gosta de montar sua própria bike hehe...

A nenhuma. Pelo menos nenhuma modalidade de MTB. 60 mm é muito pouco curso. Somado ao fato de que essas suspensões geralmente são de mola-elastômero, a utilidade é pouca. POde ajudar em pedais urbanos por ruas esburacadas.

Pensei até em colocar uma suspensão dessas na bike do meu filho, quadro 15, porque as trilhas que ele faria seriam estradões, somente, e a PS60R é bem levinha. Mas, numa bike para MTB sério (mesmo em se tratando de trilhas leves) acho muito pouco curso. Se for pra escolher Proshock, iria de Ultra XC Ar-óleo ou PS Onix 80 ou 100mm, ótimas suspensões.

Em geral, em bikes aro 26, se usa 100 mm para cross-country (estradões, single tracks). Garfos com 80 mm de cursos também são largamente utilizados, deixando a bike com frente mais baixa, mais agressiva, sendo preferida por muitos que competem nessa modalidade (XC).

Nas bikes aro 29 são comuns as suspensões de 80mm, pois a sua geometria peculiar já a deixa com a frente mais alta com esse curso.

Em bikes de All Mountain (em geral full suspensions) o curso é de 120mm para cima - o curso maior, em tese, e respeitada a habilidade do piloto, facilita a transposição de obstáculos maiores.

Ao se escolher a suspensão (e seu curso) deve-se observar o curso máximo que o quadro admite. Uma suspensão de 120 mm num quadro desenhado para um curso máximo de 100 mm pode causar a quebra do head tube e perda de garantia, mesmo em quadros com garantia vitalícia.

Para a frente da bike ficar um pouco mais alta é importante verificar, ainda, a distância "axle to crown", que é a distância do eixo da roda dianteira até o topo da coroa (ou à base do head tube, com o garfo instalado). Muitas suspensões com o mesmo curso (100 mm, por exemplo) tem axle-crown diferentes, o que pode ocasionar uma frente mais alta ou mais baixa dependendo da suspensão escolhida.

Teoricamente, garfos com maior curso (ou, melhor dizendo, bikes com frentes mais altas) facilitam a descida, e com frentes mais baixas facilitam a subida. Claro, tudo depende da técnica do sujeito, mas é por aí. Bikes de downhill, por exemplo, normalmente tem curso superior a 140mm.

Acho que a suspensão com 100mm estaria ok para você (se sua bike for uma aro 26).

Querendo saber mais sobre suspensões e suas regulagens, de uma olhada aqui: http://bit.ly/LuG9U0

Bons pedais!



Editado por Paulo-Natal - 31 Jul 2012 as 16:33
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
Ivo Vieira da Silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ivo Vieira da Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 00:52
Paulo-Natal, valeu cara. Vc respondeu bem o que eu queria saber.
So um comentário, muito bom seu blog. Tem muita informação bacana ali.
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 06:53
Originalmente postado por Ivo Vieira da Silva Ivo Vieira da Silva escreveu:

Paulo-Natal, valeu cara. Vc respondeu bem o que eu queria saber.
So um comentário, muito bom seu blog. Tem muita informação bacana ali.


Opa, obrigado, Ivo! Divulgue aí com a galera, por favor!
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
Mauricio A. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2012
Curitiba-PR
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauricio A. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2012 as 20:13
Olá! Estou montando uma bike... Até agora estou com quadro da bomb arrow bomb, grupo alivio 27v c/ disc hidra e cubos Novatec. Preciso de ajuda com a susp pessoal. Não queria gastar tanto pq o grupo alivio me deixou bem quebrado já. Uso a bike na cidade pra passear, e trilhas as vezes. Acho que o curso deve ser 100mm, e me interesso por trava remota. Alguma sugestão de modelo até os 250-300 reais? 

Abraços!
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2012 as 14:58
RST Gila RL!
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
Alex Sales Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2012
Boituva
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Sales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2013 as 17:09
Cara, vou ser bem sincero e escrever o que eu acho, e posso até arrumar alguns inimigos aqui sem querer, mas acho que não vou não, kkkk; 
...bom, eu já usei várias suspensões, das mais caras as mais baratas, (tenho 35 anos de bicicleta nas costas. Ando desde os 5 anos de bike! Como um amigo lá em cima citou no comentário dele, o "W0LVER1NE_MG", que concordo com ele em numero, gênero e grau; a "suspa" RST com trava é o melhor custo beneficio disparado! O meu irmão por exemplo usa um ROCKSHOX na 29er (linda pra caramba a bike, kkkk) e a dele é com trava no guidão, mais sinceramente, (e algumas pessoas do forum podem até não concordar em nada do que vou dizer, e isso é direito deles de defender o que compraram e usam), mas a diferença delas esta nos nomes cara, e nas preferencias de cada um, além de bolso e estar com o "equipo" do momento, entende? Esta dentro da moda! Pode acreditar, as suspensões ROCKSHOX e RST, ambas com a trava no guidão são ótimas, e elas funcionam igualmente bem! Para amadores como eu sou, não vi nada de diferente nelas além da marca! 
Se você é um ciclista amador como muitos amigos aqui são, e se você é do tipo que gosta de fazer trilhas, brincar com os amigos no barrão, e andar de bike de vez em quando com a esposa ou sua namorada no asfalto, coisa leve, e não faz nada de competição internacional ou nacional Radical, compre uma suspa RST com trava, o modelo OMEGA mesmo, que vai ficar feliz da vida e sair do asfalto para as trilhas no seu laser sem ter dores de cabeça e ainda sobra uma grana para outros "equipos"! Como eu disse, se vc é um amador, não se importe com diferenças de pesos tão pequenas de 500 gramas, que vc nem vai notar nada....,  bom este é o meu ponto de vista pela experiencia obtida.
Abraço amigo!! Boa compra e bom 2013 a todos... 
Voltar ao Topo
EugenioNoronha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Dez 2012
Pernambuco
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar EugenioNoronha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 09:15
Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Originalmente postado por Ivo Vieira da Silva Ivo Vieira da Silva escreveu:

Galera, sou novo no fórum (este é meu primeiro post) mas os acompanho há algum tempo e graças à ajuda de vcs optei por peças que deram um up legal na minha magrela.

Aproveitando o tópico discutido aqui, eu já procurei alguma informação definitiva em relação ao curso da suspensão mas não achei. Eu sei que varia de acordo com a modalidade a ser praticada mas é uma regra do tipo: quanto mais pesada a trilha, maior o curso??
Se sim, e como eu li do próprio colega FXZ que pretende andar por trilhas leves e passeios no campo, concluiu, com apoio dos colegas, que sua suspensão deve ter curso de 100mm, a que modalidade se aplica as de 60 mm (como a PS e60r)??

Quero por uma suspa na minha bike, uma Alfameq Tirreno 17, com grupo Alivio e v-brake (garfo rígido), para trilhas leves. Também devo optar pelas de 100mm ou depende da minha altura?? (tenho 1,70, em caso afirmativo).

Ficaria muito grato se puderem ajudar um amigo ciclista que gosta de montar sua própria bike hehe...

A nenhuma. Pelo menos nenhuma modalidade de MTB. 60 mm é muito pouco curso. Somado ao fato de que essas suspensões geralmente são de mola-elastômero, a utilidade é pouca. POde ajudar em pedais urbanos por ruas esburacadas.

Pensei até em colocar uma suspensão dessas na bike do meu filho, quadro 15, porque as trilhas que ele faria seriam estradões, somente, e a PS60R é bem levinha. Mas, numa bike para MTB sério (mesmo em se tratando de trilhas leves) acho muito pouco curso. Se for pra escolher Proshock, iria de Ultra XC Ar-óleo ou PS Onix 80 ou 100mm, ótimas suspensões.

Em geral, em bikes aro 26, se usa 100 mm para cross-country (estradões, single tracks). Garfos com 80 mm de cursos também são largamente utilizados, deixando a bike com frente mais baixa, mais agressiva, sendo preferida por muitos que competem nessa modalidade (XC).

Nas bikes aro 29 são comuns as suspensões de 80mm, pois a sua geometria peculiar já a deixa com a frente mais alta com esse curso.

Em bikes de All Mountain (em geral full suspensions) o curso é de 120mm para cima - o curso maior, em tese, e respeitada a habilidade do piloto, facilita a transposição de obstáculos maiores.

Ao se escolher a suspensão (e seu curso) deve-se observar o curso máximo que o quadro admite. Uma suspensão de 120 mm num quadro desenhado para um curso máximo de 100 mm pode causar a quebra do head tube e perda de garantia, mesmo em quadros com garantia vitalícia.

Para a frente da bike ficar um pouco mais alta é importante verificar, ainda, a distância "axle to crown", que é a distância do eixo da roda dianteira até o topo da coroa (ou à base do head tube, com o garfo instalado). Muitas suspensões com o mesmo curso (100 mm, por exemplo) tem axle-crown diferentes, o que pode ocasionar uma frente mais alta ou mais baixa dependendo da suspensão escolhida.

Teoricamente, garfos com maior curso (ou, melhor dizendo, bikes com frentes mais altas) facilitam a descida, e com frentes mais baixas facilitam a subida. Claro, tudo depende da técnica do sujeito, mas é por aí. Bikes de downhill, por exemplo, normalmente tem curso superior a 140mm.

Acho que a suspensão com 100mm estaria ok para você (se sua bike for uma aro 26).

Querendo saber mais sobre suspensões e suas regulagens, de uma olhada aqui:  http://bit.ly/LuG9U0 - http://bit.ly/LuG9U0

Bons pedais!



Valeu as dicas ! Estou nesse dilema de escolha de suspa, preço, qualidade e por ai vai!

Smile
Voltar ao Topo
Ricardo Costra Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jan 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Costra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 23:01
Alguem sabe me dizer se a  Rock shok Tora air de 100mm é boa?
Voltar ao Topo
rafadornas Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Set 2011
MG
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafadornas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2013 as 06:26
Galera queria muito a ajuda de voces!
Comprei uma bike com preco otimo, e uma gios toda deore 2012 e suspencao rock shox xc32
Essa susp estou vendo em site nas faixa de 1000!
Eu so ando em cidade msm, nada profissional, porem vi q ela e um pouco pesada!
E vi varias recon tk silver vendendo por 600 700 em otimas condicoes!
A duvida e.. Vale a troca? Pq a recon e quase msm preco? E trocar 6 por meia duzia?rs
Eu tbm ando mto pouco! As vezes melhor ficar quieto msm!
Obrigado!!
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2013 as 12:25
Ricardo,
Não tenho certeza, mas acho que a Tora Air saiu de linha faz tempo.
Acho um pouco pesada, se for o modelo antigo. Mas a RS pode ter relançado.


Editado por Paulo-Natal - 27 Jan 2013 as 12:27
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2013 as 12:27
Rafadornas,
Rapaz, acho seis por meia dúzia. Também não acho que a RS XC32 valha 1000,00.
Para fazer um bom up vá de Manitou R7 ou se a grana não der de RST F1rst Air.


Editado por Paulo-Natal - 27 Jan 2013 as 12:27
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
rafadornas Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Set 2011
MG
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafadornas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2013 as 16:30
Obrigado paulo! To ouvindo falar muito bem dessa r7 axei uma de 650 ano 2010
E uma reba de 800 2009
Agora a questao e..ando tao pouco e quase sempre na cidade! Sera que justifica trocar por causa do peso?
E tva vendo pq as pro shoc ultra que custam 600 nova e
Pesa 1,5 e barata? Ouco dizer q torcem bastante e dao mais manutencao!
Pq a minha e ben robusta, mas pesa 2,3k!
Obrigado
Voltar ao Topo
Ricardo Costra Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jan 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Costra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2013 as 20:24
Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Ricardo,
Não tenho certeza, mas acho que a Tora Air saiu de linha faz tempo.
Acho um pouco pesada, se for o modelo antigo. Mas a RS pode ter relançado.

Nao, e o modelo antigo mesmo, tem um cara aqui na cidade q ta vendendo, revisada por 500 reais
Voltar ao Topo
DVA1780 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2012
Indaiatuba
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DVA1780 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 01:29
Olá FXZ, eu passei pelas mesmas dúvidas que voce. Analisei bastante as opçoes dentre as mais baratas até suspensoes mais caras e de várias marcas... eu concordo com o Wolverine e o Alex Sales e afirmo para você que tudo dependerá da FINALIDADE DO USO DA SUA BIKE. voce vai competir?vai andar de final de semana com familia e amigos no parque? Vai pegar trilhas? Vai descer montanhas? Vai fazer circuito fechado, maratona, XC, enduro, downhill , cicloturismo, vai usar pra ir ao trabalho ou estudar?enfim as opcoes são muitas, mas voce conseguirá reduzir o seu uso em algumas destas opcoes e isso é que deve te orientar para comprar a suspensao correta para seu uso, sem gastar dinheiro a toa com algo que acabará não utilizando entende ?
 
antes de tudo a minha resposta se baseia unica e exclusivamente nas experiencias que estou tendo com minha bike...
 
Eu te recomendo a compra da RST OMEGA RL (com trava no guidão)
 
é uma suspensão com baixo custo de manutenção, fácil de manter e regular. Vai te dar um bom ajuste de pré carga da mola necessários para um pavimento de asfalto ruim, lombadas e buracos assim como naquela trilha de terra ... a trava no guidão como já foi dito é um item de segurança que te permite rapidez na operaçao de travar/destravar a suspensao de acordo com o terreno que voce avistar pela frente além de manter total controle no guidão da bike (instale o acionador junto da manopla em que voce tem mais agilidade com a mão, no meu caso como sou canhoto instalei junto à manopla esquerda e o acionamento é direto e preciso para mim).
Peso ??? De que adianta ?? Seu quadro é de carbono ... pedivela e pedais tbm?o solado da sapatilha tbm ? Cara nao se preocupa com isso...Mais 500g ou menos 500g nao vao fazer grande diferença quando voce estiver pedalando. Isso faz diferença numa competiçao e com um conjunto equilibrado, ou seja as demais peças tambem devem ter pesos reduzidos se essa é a finalidade entende?
Custo x Beneficio???Muito bom. a suspensao é de qualidade e de baixo custo como já coloquei.
Curso de 100mm é ideal e voce utilizará com folga para passeios na cidade e em trilhas leves até moderadas.Será diversão garantida e conforto tbm !
 
Depois de um tempo quando voce pensar em dar um outro upgrade na bike, mudando o grupo para a linha Deore pra cima, freios a disco e tudo mais entao dai vale a pena voce pensar em melhorar um pouco a suspensao, pensando no modelo F1RST 32 que já foi comentado e alguns modelos Rockshox Recon ou Reba ... o custo aumenta, porém o resultado só é realmente notado se o seu conjunto basico QUADRO + GRUPO (CAMBIOS-CASSETE-PEDIVELA-COROAS-CORRENTE-TROCADORES E FREIOS-MANETES-CALIPER-DISCO-ROTOR) também acompanharem esse upgrade ok?
 
Uma dica...caso voce nao tenha feito ainda...faça uma boa escolha de pneus+aros, pois serao fundamentais para a resposta da sua suspensao. Utilize a linha STRIKE de aros da VZAN, nao sao muito caros e sao resistentes...pneus procure algo da linha MAXXIS ou SCHWALBE de acordo com o tipo de pavimento que voce irá pedalar com mais frequencia...
 
É isso aí...e bons pedais pra voce e pra galera lembrando sempre:
 
FAÇA SUA COMPRA CONSCIENTE, E USE OS EQUIPAMENTOS CORRETOS PARA SUAS PEDALADAS.
Voltar ao Topo
rafadornas Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Set 2011
MG
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafadornas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 08:42
O negocio e este! MInha bike é uma Astro vermelha e branca, com kit deore 2012 30v novo!
E a susp era uma Rock Shox XC 32 Tk, Ela e otima, tirando que e um pouco pesada!
Mas tambem, e porque no meu conjunto a branca ia ficar show!!
O negocio é o seguinte, estou procurando bastante alguma susp, a duvida é...
Compro uma manitou r7 Seven Nova! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460964304-suspenso-manitou-r7-pro-2012-100mm-disc-trava-guido-milo-_JM

Ou procura uma fox ou reba usada, que é o preço da manitou nova
E agora? O problemas e qua axei algumas usadas meio baleadas!rs
Abraço!!
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 08:47
Originalmente postado por rafadornas rafadornas escreveu:

O negocio e este! MInha bike é uma Astro vermelha e branca, com kit deore 2012 30v novo!
E a susp era uma Rock Shox XC 32 Tk, Ela e otima, tirando que e um pouco pesada!
Mas tambem, e porque no meu conjunto a branca ia ficar show!!
O negocio é o seguinte, estou procurando bastante alguma susp, a duvida é...
Compro uma manitou r7 Seven Nova! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460964304-suspenso-manitou-r7-pro-2012-100mm-disc-trava-guido-milo-_JM

Ou procura uma fox ou reba usada, que é o preço da manitou nova
E agora? O problemas e qua axei algumas usadas meio baleadas!rs
Abraço!!

A R7 é alucinante.

Mas eu tenho Manitou e não compro mais devido à manutenção. Uma galerinha aqui do fórum também se revoltou com a Manitou devido à assistÊncia técnica deles ser horrível (ou nem ter) no Brasil.

Hoje em dia se eu tivesse o valor para comprar uma R7, ao invés dela eu pegaria uma Pro Shock Onix:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459552610-suspenso-onix-100mm-proshok-dual-air-_JM

Talvez não seja a MESMA performance da Manitou, mas se não for igual, pelo menos uns 90% igual é... e o pesinho dela é show, apenas 1.5kg... é a TOP de linha da Pro-Shock e a assistência técnica é das melhores.
Voltar ao Topo
rafadornas Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Set 2011
MG
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafadornas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 09:22
Fiquei muito afim da r7, e eu nao sou muito de abusar, acho que ela serviria, mas isso para uma futura venda pode me atrapalhar ne!?
Agora estou negociando uma Reba muito nova com preço bom, so que ela e preta! Mas esta mais barata que a r7.
E agora!?Rs
Voltar ao Topo
paraiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2013
bahia
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar paraiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2013 as 22:44
Valeu Paulo Natal show seu comentário!!!
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2013 as 07:06
RSeven tem hastes mais finas e é mais dura que a Reba. Dá mais manutenção, principalmente para quem é pesado ou anda muito agressivo. Mas é mais barata.
Reba dá mais "bob" (fica afundando) durante a pedalada, mas é mais eficiente no amortecimento, e dá menos manutenção. Mas é mais cara.

Então concluímos que:
RSeven é para pessoas leves ou que queiram desempenho (competidor ou biker de asfalto)
Reba é para pessoas mais pesada ou que querem melhor funcionamento (trilheiro ou morador de cidade pequena ou cicloturista)

Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 24 Abr 2013 as 19:24
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
RICARDOALENCAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2012
Bodocó
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RICARDOALENCAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2013 as 14:39
Quais as diferenças entre as RST's Omega e Gila com trava na canela e com trava no guidão??? O peso? A Omega é melhor né?
Arre egua
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2013 as 02:31
Originalmente postado por RICARDOALENCAR RICARDOALENCAR escreveu:

Quais as diferenças entre as RST's Omega e Gila com trava na canela e com trava no guidão??? O peso? A Omega é melhor né?
A Omega tem hastes mais grossas (30mm) com revestimento dourado, canelas de magnésio e controle de pre-load... e tem opções com 80, 100 e 120mm de curso. Peso entre 2.11 e 2.44 Kg (depende dos recursos).
Já a a Gila tem hastes mais finas (28.6) cromadas, canelas de alumínio e não tem controle de pre-load (pre-load seria a carga da mola, regular para ela ficar mais mole ou mais dura). As opções de curso são 80 e 100mm. Peso entre 2.05 e 2.42 Kg.


Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
RICARDOALENCAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2012
Bodocó
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RICARDOALENCAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2013 as 14:38
Já vi em vários sites os pesos dessas suspas anunciados diferente. Qual o peso da Omega com trava na calena e no guidão? Outra coisa: Com relação a amortecimento, qual é melhor, a Omega ou a Proshock E100r??? No custo beneficio a omega ganha né (na tua opinião)? Obrigadão aê.
Arre egua
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2013 as 19:39
Originalmente postado por RICARDOALENCAR RICARDOALENCAR escreveu:

Já vi em vários sites os pesos dessas suspas anunciados diferente. Qual o peso da Omega com trava na calena e no guidão?
Fora o peso constado nos sites que te passei acima (que como vem da mesma fonte, serve para comparação de uma e outra e saber quanto uma é mais leve que outra), eu não sei informar outro peso pois nunca pesei pessoalmente nenhuma das duas. E só pesando pessoalmente numa boa balança para saber com absoluta certeza.

Originalmente postado por RICARDOALENCAR RICARDOALENCAR escreveu:

Outra coisa: Com relação a amortecimento, qual é melhor, a Omega ou a Proshock E100r???
Omega usa mola e óleo, E100R usa elastômeros. Com relação a amortecimento a Omega é melhor que a E100R.

Originalmente postado por RICARDOALENCAR RICARDOALENCAR escreveu:

No custo beneficio a omega ganha né (na tua opinião)? Obrigadão aê.
Custo x benefício de ambas é ruim, na minha opinião. Uma não amortece suficientemente bem para valer o custo e o acréscimo de peso, e a que amortece melhor é muito pesada... e nenhuma das duas aguenta cicloturismo mais bruto por muito tempo, vão começar a dar folga, entrar água e sujeira e com isso perder rapidamente a eficiência (que já não é tão boa).
Então, do ponto de vista de um cicloturista, eu não compraria nenhuma das duas.

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
RICARDOALENCAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2012
Bodocó
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RICARDOALENCAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2013 as 13:04


Valeu ae pelo mini curso W0LVER1NE. Então neste caso, qual suspa tu me recomendaria pra fazer estradão, trilhas, rodovias etc, uma que seja 100mm e na casa do preço dessas duas, um pouco mais talvez.

Editado por RICARDOALENCAR - 26 Abr 2013 as 13:05
Arre egua
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 01:56
RST F1rst TNL R$ 620

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
RICARDOALENCAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2012
Bodocó
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RICARDOALENCAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 13:00
Eu ja estava criando coragem pra gastar um "pouco" mais (automaticamente demorar mais pra poder pedalar), mas ao procurar pela First no ML, vi que será necessário mais 100,00 pela bomba. Ai foi bronca. rsrsrs

Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

RST F1rst TNL R$ 620

Valeu
Arre egua
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 00:04
Para que comprar bomba? Ela não é igual pneu, que fica murchando toda hora. Leva num bikeshop, calibra certinho pro seu peso e pronto... suspensão nova não perde a calibragem, eu conheço gente que tem ela há 2 anos e nunca precisou calibrar de novo.

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 4>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X