Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Equivalência entre treinos de diferentes durações?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Equivalência entre treinos de diferentes durações?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Equivalência entre treinos de diferentes durações?
    Postado: 15 Set 2009 as 16:37
Estava pensando aqui em termos do tempo gasto com um treino.

Temos o preparo (arrumar itens, vestir-se, preparar a bike), o deslocamento até o local (que pode ser pedalando, mas nem sempre permite encaixar o treino em si), o treino propriamente dito, o retorno (novamente pode ser pedalando) e finalmente a arrumação (limpar e guardar bike, banho, etc). Cheguei à conclusão que facilmente, o tempo "morto" (preparo, arrumações, deslocamentos) acaba sendo de no mínimo, 1 hora (quando não mais).

Então, a cada treino "perdemos" uma hora útil com esses procedimentos.

Ou seja, quanto mais longo o treino (respeitando os limites do bom senso e os objetivos visados), melhor, pois para um treino de meia hora ou para um treino de três horas, perderemos com os procedimentos o mesmo tempo.

A dúvida é a seguinte:

Para quem tem por objetivo apenas a melhora do condicionamento físico a médio/longo prazo (sem visar competições), seria equivalente treinar 5 vezes por semana por 1 hora a cada vez, e treinar 3 vezes por semana por 2 horas a cada vez? Pois em termos de desperdício de tempo com deslocamentos e preparações, é muito mais vantajoso treinar menos vezes por mais tempo...

Espero que a pergunta tenha ficado clara... Conto com os esclarecimentos dos experts na área!
Voltar ao Topo
Jcesark Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 25 Nov 2008
Mafra-SC
Offline
Mensagens:2074
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jcesark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 16:48
Faz tempo que eu treino corrida e ciclismo, mas cada vez mais treinar ciclismo me deixa meio sem paciência justamente por causa disso, o tempo.

Comparemos dois treinos longos em um domingo : Ciclismo - 100 km e corrida 25 km.

No meu caso, para poder rodar 100 km mais sossegado preciso ir de carro até determinado lugar ( 25 km da minha casa),  e sair pra pedalar e voltar pra este ponto. E voltar pra casa de carro. Saindo de casa as 7:00 da manhã, começo a pedalar lá pelas 8:00, termino o treino pouco antes das 12:00, chego em casa quase 13:00, até arrumar tudo quase 14:00 hrs. Só aí poderei almoçar e fazer as coisas domingueiras normais.

Treino de corrida 25 Km: Começando às 7:00 da manhã, termino o treino lá pelas 09:15, já contando com aquecimento  e desaquecimento. Às 10:00 já estou  de banho tomado  e tenho quase todo o domingo pela frente.

Sem falar que no treino de ciclismo ainda tem o gasto do combustível  e de um pedágio que fica no meio do caminho. 


Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 17:39
Eu tenho ganhado tempo deixando a parte do banho de lado. Tongue

Deixando brincadeiras de lado, e dando uma de disco riscado, uma maneira excelente de aumentar as horas sobre o selim utilizando o tempo de maneira muito eficiente é usar a bike como deslocamento sempre que possível. De segunda a sexta é 1:30 por dia de saco esmagado indo e voltado do trabalho para mim. É meio complicado fazer um treino mais estruturado nessas condições, mas dá pra treinar arrancadas ao acompanhar os carros! Wink

Hug
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 17:51
Faço exatamente o que o Luciano comentou. Extendo o meu percurso diário até o trabalho (que é de 15 km, com mais 40 de estrada. Por sorte trabalho perto da BR-277, o que facilita as coisas.

O tempo gasto com preparação é nulo, pois teria que fazer de qualquer forma pois venho de bike para o trabalho.

 
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 18:02
Então... Legal a experiência de vocês.

Mas eu me referia a equivalência entre treinar, digamos, 6 horas por semana em 3 treinos de 2 horas, e treinar 6 horas por semana em 5 treinos de 1h10, por exemplo. Em termos de desenvolvimento, sendo apenas a duração do treino a diferença, há ou não equivalência?
Voltar ao Topo
vinigrando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2007
Ijui/RS
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinigrando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 18:50
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Então... Legal a experiência de vocês.

Mas eu me referia a equivalência entre treinar, digamos, 6 horas por semana em 3 treinos de 2 horas, e treinar 6 horas por semana em 5 treinos de 1h10, por exemplo. Em termos de desenvolvimento, sendo apenas a duração do treino a diferença, há ou não equivalência?


Pelo que eu jáa li e entendi há sim, só não pode fazer sex, sab e domingo e o resto da smeana não pedalar.

Eu tb não gosto de treino curto, parece que não compensa se arrumar todo pra pedalar 50minutos 1h.

Mas de sabado e domingo saio de casa ai pelas 7:15 e as 11:30 to em casa de volta com mais de 100km rodado, banho nem conto, toma-se de qq jeito. Arrumar a bike fica pra mais tarde.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 18:59
Aproveitando o tópico, sempre tive uma dúvida: treinar em alta intensidade por uma hora da mais ou menos no mesmo do que treinar mais devagar por 2 horas?
Digo isso porque não tenho como sair cedo pra treinar, já que graças a péssima qualidade de meu sono, preciso quase 9 horas dormindo pra ficar de boa. Ai, pra treinar eu estava participando de "passeios" noturnos com ritmo mais puxado. O problema é que estes terminam meio tarde, geralmente 11:30. Ai, até chegar em casa já é meia noite e, até pegar no sono, já são 2 horas da madruga.
Se eu substituir esse pedal por um trajeto um pouco mais longo voltando pra casa, porém pedalando o mais rápido possível, terei um bom treino ou vai me faltar base?
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 19:31
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Então... Legal a experiência de vocês.

Mas eu me referia a equivalência entre treinar, digamos, 6 horas por semana em 3 treinos de 2 horas, e treinar 6 horas por semana em 5 treinos de 1h10, por exemplo. Em termos de desenvolvimento, sendo apenas a duração do treino a diferença, há ou não equivalência?
 
Vai bater tranquilamente amigo. Quando a gente planeja treino, planejamos primeiro o numero de horas na semana e o que vai ser feito nessas horas! Se você vai fazer em 5 dias ou em 3 dias essas 6 horas é questão de planejamento. Desde que você distribui seu treino em cima desses 3 dias de forma com que case com o que voce iria fazer em 5 dias.  Por exemplo, se voce iria fazer duas vezes na semana um determinado intervalo, voce pode fazer esses dois intervalos em um único dia. Já que voce vai ter mais tempo. E assim, voce pode ir distribuindo os tipos de treino que voce vai fazer em cima das horas que voce tem pra treinar nos dias da semana.
 
É até melhor você fazer 3 treinos de 2 horas do que esses 5 de 1 hora apenas.
Pois você vai aguentar passar mais tempo em cima da bike do que só treinando seu corpo para
aguentar só uma hora.
 
 
 
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 19:36
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Aproveitando o tópico, sempre tive uma dúvida: treinar em alta intensidade por uma hora da mais ou menos no mesmo do que treinar mais devagar por 2 horas?
Digo isso porque não tenho como sair cedo pra treinar, já que graças a péssima qualidade de meu sono, preciso quase 9 horas dormindo pra ficar de boa. Ai, pra treinar eu estava participando de "passeios" noturnos com ritmo mais puxado. O problema é que estes terminam meio tarde, geralmente 11:30. Ai, até chegar em casa já é meia noite e, até pegar no sono, já são 2 horas da madruga.
Se eu substituir esse pedal por um trajeto um pouco mais longo voltando pra casa, porém pedalando o mais rápido possível, terei um bom treino ou vai me faltar base?
 
Como diria um amigo meu, treina devagar quem tem tempo sobrando! Claro que é otimo fazer uns treinos de resistencia aerobica. Dá uma boa base para você aguentar melhor os treinos fortes. No entanto, tem uma regra clara, quanto menos tempo você tem para treinar, mais intenso deve ser os seus treinos. Isso se voce quiser ficar no máximo possível da sua condição dentro do tempo que voce tem para treinar.
Uma vez li em algum lugar o seguinte: quem treina sempre longo e num ritmo mais devagar vai ficar muito bom em andar longas distancias num ritmo mais devagar! Se quer andar bem, "soca o pé no pedal" nesse pouco tempo que voce tem!!
Agora lembre-se de mesclar uns descansos entre essas "seções de tortura" (treinar forte)! :p Se tiver cansado, nao adianta tentar andar forte...
 
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 19:52
Ale,

a duração é apenas uma das dimensões do treino. Se a intenção é otimizar a "relação custo X benefício" (em termos de retorno pelo tempo investido), sugiro que vc passe a pensar em termos de INTENSIDADE. A intensidade inclusive ajuda na resistência: vários estudos indicam que treinamento de alta intensidade (HIT) têm influência positiva também no endurance, e não apenas na velocidade.

Então, se vc quer otimizar isso, qualquer que seja o tempo em cima da bike, procure dedicar uma parte disso a pedalar em intensidades mais altas (Z4-Z5), próximo ou ligeiramente acima do seu limite aeróbico. Mas tenha em mente que os treinos de diferentes durações trazem diferentes adaptações: por exemplo, se vc pretende fazer um pedal de 4 ou 5 horas, é melhor fazer alguns treinos próximos disso, não adianta muito dividir demais as sessões nem treinar só HIT.

Mas se optar pelo HIT, lembre-se que vai precisar compensar com mais descanso tb. Aí nesse caso é melhor espaçar as sessões. Eu prefiro treinar mais vezes durante a semana, mesmo que tenha que fazer os treinos mais longos no fds ou no meio da semana no dia do rodízio, por exemplo. Eu tb desenvolvi uma rotina de preparo prévio e arrumação posterior que reduziu bastante esse tempo também. Ir pra trilha aqui ainda é inviável durante a semana, pq é muito mais tempo de preparo, deslocamentos e depois de limpeza, mas para a estrada é mto mais fácil e rápido.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
DrouMBS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrouMBS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 20:25
Acho que esse tempo perdido (arrumações, trajeto), poderia ser compensado fazendo treino no rolo em casa, ganharia uma hora de treino. O problema é livrar-se desse tédio!!! Mas tem o lado bom que quando chega no fim de semana... ta loco pra socar a bota na estrada. Eu estou pensando em comprar um, por esse motivo, ou eu acordo mais cedo ou chego mais tar de trampo. Alex vc faz treino em rolo ou só road mesmo?
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 20:33
Rolo, road, trilha... Até pedalinho, se tiver eu vou. Rolo é show, eu aprendi a gostar e tirar proveito. 
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 20:37
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Ale, a duração é apenas uma das dimensões do treino. Se a intenção é otimizar a "relação custo X benefício" (em termos de retorno pelo tempo investido), sugiro que vc passe a pensar em termos de INTENSIDADE. A intensidade inclusive ajuda na resistência: vários estudos indicam que treinamento de alta intensidade (HIT) têm influência positiva também no endurance, e não apenas na velocidade. Então, se vc quer otimizar isso, qualquer que seja o tempo em cima da bike, procure dedicar uma parte disso a pedalar em intensidades mais altas (Z4-Z5), próximo ou ligeiramente acima do seu limite aeróbico. Mas tenha em mente que os treinos de diferentes durações trazem diferentes adaptações: por exemplo, se vc pretende fazer um pedal de 4 ou 5 horas, é melhor fazer alguns treinos próximos disso, não adianta muito dividir demais as sessões nem treinar só HIT.Mas se optar pelo HIT, lembre-se que vai precisar compensar com mais descanso tb. Aí nesse caso é melhor espaçar as sessões. Eu prefiro treinar mais vezes durante a semana, mesmo que tenha que fazer os treinos mais longos no fds ou no meio da semana no dia do rodízio, por exemplo. Eu tb desenvolvi uma rotina de preparo prévio e arrumação posterior que reduziu bastante esse tempo também. Ir pra trilha aqui ainda é inviável durante a semana, pq é muito mais tempo de preparo, deslocamentos e depois de limpeza, mas para a estrada é mto mais fácil e rápido.


Então... Eu me refiro a estrada mesmo. Eu moro a 400m da SP300, lá é meu feijão-com-arroz.

A idéia é mesmo otimizar o custo x benefício, tanto do ponto de vista do tempo, quanto do impacto físico e do desgaste no equipamento (este último não sendo afetado pela distribuição das horas, e sim pelo total das mesmas e pelo tipo de treino).

É possível, por exemplo, um desenvolvimento a longo prazo, sem o uso de HIT? Algo como uma longa base, deixando o relevo comandar a intensidade? (Desculpe se parece ilógico, estou viajando na maionese mesmo, pra sanar as dúvidas)
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 20:44
Tenho feito o seguinte:
Segunda - descanso ativo (pedal 6km bem de boa voltando pra casa) ou treino de perna (depende do FDS)
Terça - Pedal noturno light ou treino intenso. Se eu treinei perna, vou pro pedal light pra girar, se eu descansei, vou pro treino intenso.
Quarta - descanso ativo
Quinta - pedal noturno moderado (geralmente 50km com 25km/h de média rodando pela cidade)
Sexta - Descanso ativo
Sábado - trilha, treino de subida ou cicloviagem com ritmo moderado de mais ou menos 120km.
Domingo - limpeza e manutenção da magrela, com uma pedaladinha até a barraca de açai.

Levando em conta que o treino intenso dura mais ou menos uma hora pedalando my guts out (não tenho monitor cardíaco), essa rotina pode ser considerada razoável?
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 21:02
Ale, uma dica: tente não ficar mto no feijão-com-arroz. É bom ter uma rotina, ajuda no treino mas o corpo se acomoda e aí vc começa a regredir. Variedade é mto bom pro organismo pq treina diferentes sistemas, e assim vc melhora sempre. Procure uma "rotina variada" ou algo próximo disso, se é que vc me entende LOL

O desenvolvimento é SEMPRE a longo prazo. Não há como acelerar mais do que o nosso organismo suporta. Algumas pessoas respondem mais rapidamente e melhor ao treinamento, outras demoram mais. Mas pra todo mundo, a evolução é sempre ao longo do tempo. É o que o Friel chama de "alvo móvel".

Simplesmente pedalar já traz esse desenvolvimento que vc busca. A base, nesse sentido que vc propõe, é o tempo acumulado de pedal. Horas viram dias, dias viram semanas, semanas viram meses, meses viram anos, e anos viram... mais anos. O efeito do exercício é sempre cumulativo. Vc já tem uma base, pq já pedala com alguma regularidade há vários anos. Pelo que eu tinha entendido, vc estava buscando a "próxima fase".

Essa "próxima fase" seria justamente melhorar seu desempenho (seja resistência, velocidade, o que for) em cima do que vc já tem. Considere que o corpo se adapta rapidamente ao estímulo, então se vc pedalar a 30km/h - 2 horas por dia - 3 x por semana - sempre no mesmo terreno, vai ficar bom nisso, mas só nisso. Qdo tiver que pedalar mais rápido ou por terrenos diferentes ou por tempos mais longos, vai ter problemas.

Vc tem 3 opções:

1) pode continuar pedalando como vêm fazendo, e aí vai continuar evoluindo da mesma forma.

2) vc pode acrescentar variedade ao seu treino de forma aleatória, by feel, sem uma estrutura rígida de treinamento mas tb sem ficar no "feijão-com-arroz" de sempre. Isso significa dar uns tiros aqui e ali, forçar um pouco mais na subida, brincar de sprint com os amigos, fazer uns exercícios de cadência, força, etc. Assim vc vai melhorar, mas não com um propósito específico e nem mensurável. Mas muita gente responde bem com esse esquema, principalmente iniciantes.

3) vc pode estruturar seu treinamento, manipulando as variáveis de intensidade e volume (tempo), além de cadência, relevo e postura na bike, visando melhorar sua força, resistência e potência (assim vai conseguir ir mais longe, mais rápido e com mais conforto). Isso significa sair de casa com um propósito planejado e seguir esse planejamento: giro num dia, sprint no outro, intervalos, subidas, e por aí vai.

Cada uma dessas opções vai trazer um X de resultados. O melhor bang for the buck é sem dúvida estruturar o treinamento, pq é o que traz mais resultados em menor tempo. Mas além de saber o que fazer, é preciso haver um objetivo, seja competitivo ou não, pq a dinâmica dos treinos (tipo, frequência, intensidade, etc.) é bem específica e direcionada. Tem que saber achar o prazer em treinar, e não é pra todo mundo mas é sensacional qdo ocorre.

Talvez no seu caso seja interessante misturar um pouco, um esquema meio fartlek mesmo. Misturando um pouco de intensidade de forma não-estruturada, mas ainda assim forçando o ritmo e tomando um pouco mais de CONSCICÊNCIA sobre esse ritmo e seu corpo, adicionado de um mínimo de planejamento (por mais básico e simples que seja), é provável que vc consiga bons ganhos sem tornar suas pedalas muito "militares" no sentido de planejamento e disciplina estritos demais. Eu gosto de estrutura: subo na bike todo dia com um propósito e consigo achar isso divertidíssimo, pq mesmo qdo é pra pegar uma trilha relax com os amigos ou fazer um passeio com a galera do Pedal, eu encaixo no meu treinamento e procuro o que estou buscando. Mas vai de cada um.

Aí com o tempo e a evolução, talvez vc sinta necessidade e vontade de estruturar treinos, e quem sabe até competir. Digo isso considerando 2 coisas: 1) a maioria das pessoas evolui dessa forma, do pedal totalmente relax e descompromissado até o treinamento intensivo e competivo; 2) no seu caso específico, há não muito tempo atrás eu lembro que vc não queria nem saber dessas coisas, e agora esse interesse pode ser um sinal de que vc tb esteja nesse processo, consciente ou não LOL

De qualquer forma, a única verdade é: não existe ciclista no universo que se divirta MENOS pedalando mais rápido, mais longe e com mais agilidade e conforto. As pessoas normais andam sempre pra frente, é uma aspiração legítima de nós, seres humanos, evoluir sempre em qualquer coisa que façamos.


Editado por Alex SP - 15 Set 2009 as 21:12
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2009 as 22:21
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Ale, uma dica: tente não ficar mto no feijão-com-arroz. É bom ter uma rotina, ajuda no treino mas o corpo se acomoda e aí vc começa a regredir. Variedade é mto bom pro organismo pq treina diferentes sistemas, e assim vc melhora sempre. Procure uma "rotina variada" ou algo próximo disso, se é que vc me entende LOL


Eu até que vario bastante... Por feijão com arroz, quero dizer que essa estrada é a mais próxima (mas temos a Romeiros, o anel viário, a SP075, a SP280, a SP079, e por aí vai - sem contar as trilhas)

Quando você diz que o corpo se acomoda e a pessoa começa a regredir, você quer dizer mesmo "piorar" ou apenas "deixar de melhorar"?

Citar O desenvolvimento é SEMPRE a longo prazo. Não há como acelerar mais do que o nosso organismo suporta. Algumas pessoas respondem mais rapidamente e melhor ao treinamento, outras demoram mais. Mas pra todo mundo, a evolução é sempre ao longo do tempo. É o que o Friel chama de "alvo móvel". Simplesmente pedalar já traz esse desenvolvimento que vc busca. A base, nesse sentido que vc propõe, é o tempo acumulado de pedal. Horas viram dias, dias viram semanas, semanas viram meses, meses viram anos, e anos viram... mais anos. O efeito do exercício é sempre cumulativo. Vc já tem uma base, pq já pedala com alguma regularidade há vários anos. Pelo que eu tinha entendido, vc estava buscando a "próxima fase". Essa "próxima fase" seria justamente melhorar seu desempenho (seja resistência, velocidade, o que for) em cima do que vc já tem. Considere que o corpo se adapta rapidamente ao estímulo, então se vc pedalar a 30km/h - 2 horas por dia - 3 x por semana - sempre no mesmo terreno, vai ficar bom nisso, mas só nisso. Qdo tiver que pedalar mais rápido ou por terrenos diferentes ou por tempos mais longos, vai ter problemas.


Eu costumo dividir, grosso modo, em três tipos de treinos:

- contra-relógio, onde eu procuro fazer o máximo de força possível tendo em mente a distância a percorrer (cerca de 40 a 60km). Nesse treino minha maior dificuldade é manter a concentração, porque qualquer distração e você não faz o esforço necessário. Outra dificuldade minha é saber dosar em função dos fatores distância, cansaço, vento, relevo, calor, etc... para tentar conseguir o menor tempo no trecho.

- subidas, onde faço de 2 a 3 vezes uma subida de 7km a cerca de 4%, algumas vezes alternando entre zona 4 e zona 5 (4 minutos sentado, z4, 1 minuto em pé, z5, aproximadamente). Eventualmente faço uma subida mais curta, porém mais forte, com cerca de 1.3 km, e se estiver bem no dia, chego a repetir a escalada. Procuro também algumas vezes tentar fazer numa marcha mais pesada, primeiro um trecho, depois possivelmente a subida toda.

- resistência, que seriam os longões de final de semana. Por longões, quero dizer para os meus parâmetros, coisa de 80 a 120 km, em médias de 25 a 28 km/h, sem vácuo.

Fora isso tem eventualmente um ou outro rolê descompromissado. JRA, if you will que faço quando simplesmente não estou com saco de fazer outra coisa, ou quando o humor pra pedalar não anda lá essas coisas.

Citar Vc tem 3 opções:1) pode continuar pedalando como vêm fazendo, e aí vai continuar evoluindo da mesma forma.2) vc pode acrescentar variedade ao seu treino de forma aleatória, by feel, sem uma estrutura rígida de treinamento mas tb sem ficar no "feijão-com-arroz" de sempre. Isso significa dar uns tiros aqui e ali, forçar um pouco mais na subida, brincar de sprint com os amigos, fazer uns exercícios de cadência, força, etc. Assim vc vai melhorar, mas não com um propósito específico e nem mensurável. Mas muita gente responde bem com esse esquema, principalmente iniciantes.3) vc pode estruturar seu treinamento, manipulando as variáveis de intensidade e
volume (tempo), além de cadência, relevo e postura na bike, visando melhorar sua força, resistência e potência (assim vai conseguir ir mais longe, mais rápido e com mais conforto). Isso significa sair de casa com um propósito planejado e seguir esse planejamento: giro num dia, sprint no outro, intervalos, subidas, e por aí vai.


Legal, entendi perfeitamente. Acho que me enquadro na opção 2. Cheguei por um tempo a acompanhar o Edinho nos treinos dele (estes sim, com uma estrutura definida, ainda que não para mim) e me esforçava para seguir o cronograma dele. Mas percebi de saída que isso não é compatível com pedaladas em dupla, porque se você for seguir o prescrito, por exemplo, em termos de intervalos e zonas de trabalho, quase que com absoluta certeza um vai pedalar em velocidade diferente do outro.

Por curiosidade, já enchi aquele Bike Log inteiro, e providenciei um outro em tamanho maior, que atualmente está em processo de "enchimento".

Citar Cada uma dessas opções vai trazer um X de resultados. O melhor bang for the buck é sem dúvida estruturar o treinamento, pq é o que traz mais resultados em menor tempo. Mas além de saber o que fazer, é preciso haver um objetivo, seja competitivo ou não, pq a dinâmica dos treinos (tipo, frequência, intensidade, etc.) é bem específica e direcionada. Tem que saber achar o prazer em treinar, e não é pra todo mundo mas é sensacional qdo ocorre.


Com certeza deve trazer os melhores resultados. Em contrapartida requer a maior disciplina e muita atenção, bem como cuidado para não se lesionar. A grosso modo fiz uns 3 meses de treino direcionado, antes de uma pedalada em Itatiaia, onde saímos da Dutra e subimos até o Parque Nacional, com um ganho de 2300m em cerca de 40km, praticamente subindo direto.

Citar Aí com o tempo e a evolução, talvez vc sinta necessidade e vontade de estruturar treinos, e quem sabe até competir. Digo isso considerando 2 coisas: 1) a maioria das pessoas evolui dessa forma, do pedal totalmente relax e descompromissado até o treinamento intensivo e competivo; 2) no seu caso específico, há não muito tempo atrás eu lembro que vc não queria nem saber dessas coisas, e agora esse interesse pode ser um sinal de que vc tb esteja nesse processo, consciente ou não LOLDe qualquer forma, a única verdade é: não existe ciclista no universo que se divirta MENOS pedalando mais rápido, mais longe e com mais agilidade e conforto. As pessoas normais andam sempre pra frente, é uma aspiração legítima de nós, seres humanos, evoluir sempre em qualquer coisa que façamos.


Realmente, você tem boa memória. Minha motivação começou primeiramente por não ter sempre pessoas para pedalar comigo (o que exige do cidadão disciplina para ir sozinho ou não colheria fruto algum). Isso acabou me direcionando para o asfalto, até pela maior praticidade. Depois que comecei a sentir os benefícios do maior volume de pedal, passei a querer "suportar melhor" os obstáculos, para enfrentar e sair mais inteiro das trilhas de final de semana. Atualmente estou buscando poder participar de pedaladas no asfalto com a galera sem sofrer demais (e curiosamente o foda disso é que a maioria das pedaladas informais em asfalto descamba pra uma corridinha... Não é verdade? )

Então sua suposição é lícita. Não digo "desta água não beberei", referindo-me a competições. Mas por enquanto é algo que não me atrai, acho que por incômodo com certos tipinhos carimbados (daria até pra descrever diversos estereótipos do ciclismo aqui - inclusive mais de uma vez me peguei fazendo coisas que eu mesmo abomino, e quando dão certo fico todo contente, hahaha...)

Assumo que isso é um problema meu, e possivelmente na hora em que eu me acertar com esse assunto, atinja um "tipping point" e mude minhas concepções.

Pô, de qualquer forma valeu pela excelente explicação. No mínimo, consegui me situar melhor com o que venho fazendo.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2009 as 15:43
Traduzindo, o skema é diversificar os Treinos. E o quê procuro fazer, mas somente na medida do possível, tendo presente que pedalar em grupo, mesmo que beeeem pequeno (2 ou 3), implica em adaptação ao interesse de cada um, tempo, disponibilidade, MTB ou Speed, etc.
Por isso que se quiser treinar corretamente, o melhor mesmo é SOZINHO
Voltar ao Topo
rgilfb Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Brasilia
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rgilfb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2010 as 15:35
UP!
RGil
Voltar ao Topo
emersonchan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2006
Lorena - SP
Offline
Mensagens:601
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emersonchan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2010 as 20:59
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

... Não digo "desta água não beberei", referindo-me a competições. Mas por enquanto é algo que não me atrai, acho que por incômodo com certos tipinhos carimbados (daria até pra descrever diversos estereótipos do ciclismo aqui - inclusive mais de uma vez me peguei fazendo coisas que eu mesmo abomino, e quando dão certo fico todo contente, hahaha...) ...

Alessandro, já pensou em brevetar um Audax ?
Não é competição, e tem uma pegada mais de desafio pessoal. Luta-se contra seus próprios limites. Tem-se um direcionamente de auto-suficiencia, mas ao mesmo tempo a cooperação entre participantes é uma das grandes virtudes deste evento.
É uma maneira legal de avaliar se seus treinos estão no rumo certo.
Pelo menos para mim, cada vez que eu participo, tenho aquela expectativa de melhorar meu tempo.
Fica como uma sugestão de mais um novo estímulo e motivação.Wink

Abçs.
Voltar ao Topo
jcsk8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2008
Breu Branco/PA
Offline
Mensagens:668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2010 as 17:11
Depende da intensidade em que vc vai pedalar todo dia 1h, ou inter calado duas horas. E particularmente sinto mais benefícios em 2h com um dia de descanso. Já tenho 31 e munha recuperação já não e tão rápida.
Voltar ao Topo
Fregal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2009
americana
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fregal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2010 as 23:53
Vale a pena participar!!
Voltar ao Topo
Fregal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2009
americana
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fregal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2010 as 00:11
Principalmente para quem está iniciando!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2010 as 01:12
Originalmente postado por emersonchan emersonchan escreveu:


Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

... Não digo "desta água não beberei", referindo-me a competições. Mas por enquanto é algo que não me atrai, acho que por incômodo com certos tipinhos carimbados (daria até pra descrever diversos estereótipos do ciclismo aqui - inclusive mais de uma vez me peguei fazendo coisas que eu mesmo abomino, e quando dão certo fico todo contente, hahaha...) ...
Alessandro, já pensou em brevetar um Audax ?Não é competição, e tem uma pegada mais de desafio pessoal. Luta-se contra seus próprios limites. Tem-se um direcionamente de auto-suficiencia, mas ao mesmo tempo a cooperação entre participantes é uma das grandes virtudes deste evento.É uma maneira legal de avaliar se seus treinos estão no rumo certo.Pelo menos para mim, cada vez que eu participo, tenho aquela expectativa de melhorar meu tempo.Fica como uma sugestão de mais um novo estímulo e motivação.WinkAbçs.


Emerson,

Já pensei sim. Quando chegar a hora... Mas ainda não

Tô numa fase bem mais "fun", não quero compromissos. No tail chasing
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2010 as 01:12
Moderas, se liguem no flooding aqui, ó!!!! hahahahaha...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2010 as 17:08
Alessandro um boa dica seria arrumar algumas coisas no dia anterior ao seu treino para assim ganhar tempo de treino. Por exemplo já deixar a caramanhola cheia na geladeira, preparar sua malto por exemplo caso use anteriormente; deixar a roupa e equipamentos próximos e em local definido para não começar a procura de última hora; deixar a corrente lubrificada e pneus calibrados anteriormente de acordo com o terreno que vai pedalar no dia seguinte.
Eu venho treinando como a AlexSP disse, seguindo um processo de escolhas de tiros, subidas forçadas, arrancadas, faltleks,etc..durante a semana, pois tenho apenas 01:20hs para pedalar de seg a sexta. Assim já defino no dia anterior o que vou fazer e uso deste meu tempo sempre os 15mim iniciais como aquecimento e os 10 finais como relaxamento. Teve treinos que no dia pedalei no total apenas 11km, mas foi apenas fazendo uphill NX dentro deste meu limite de tempo. Tenha sempre a perseverança que você começa a ver os resultados de seu esforço no dia a dia, seja sozinho ou pedalando com os amigos.
 
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 00:37
Originalmente postado por JLSF20 JLSF20 escreveu:

Alessandro um boa dica seria arrumar algumas coisas no dia anterior ao seu treino para assim ganhar tempo de treino. Por exemplo já deixar a caramanhola cheia na geladeira, preparar sua malto por exemplo caso use anteriormente; deixar a roupa e equipamentos próximos e em local definido para não começar a procura de última hora; deixar a corrente lubrificada e pneus calibrados anteriormente de acordo com o terreno que vai pedalar no dia seguinte.
Eu venho treinando como a AlexSP disse, seguindo um processo de escolhas de tiros, subidas forçadas, arrancadas, faltleks,etc..durante a semana, pois tenho apenas 01:20hs para pedalar de seg a sexta. Assim já defino no dia anterior o que vou fazer e uso deste meu tempo sempre os 15mim iniciais como aquecimento e os 10 finais como relaxamento. Teve treinos que no dia pedalei no total apenas 11km, mas foi apenas fazendo uphill NX dentro deste meu limite de tempo. Tenha sempre a perseverança que você começa a ver os resultados de seu esforço no dia a dia, seja sozinho ou pedalando com os amigos.

 


Opa!

Nossa, esse tópico é bem velho. Mas como o assunto é atemporal, acho que até cabe continuar...

Já otimizei bastante a rotina, mas é fácil somar 1 hora de tempo de preparo e de manutenção, por cada saída. Faço tudo isso que você citou, mais uma pequena manutenção da bike na volta (procuro farpas nos pneus, limpo a corrente com um pano e lubrifico se necessário, e faço um rápido exame visual em busca de quaisquer problemas).

A sugestão de deixar as coisas arrumadas na véspera é fundamental para quando você vai sair cedinho ou não vai ter tempo de fazer isso no dia seguinte (como por exemplo chega de um compromisso e não quer perder tempo arrumando as coisas para pedalar). MAS tem que levar em conta que tempo perdido arrumando é tempo perdido arrumando, não interessa se num dia ou no outro. Conveniências à parte, claro...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Marcel_P Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Fev 2008
Paulinia-SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcel_P Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 01:12
Aproveitando o tópico, link para uma matéria sobre um estudo avaliando equivalência entre treinos longos e curtos. Saiu no portal da Fapesp (agência estadual de fomento à pesquisa... quem faz pós-graduação conhece bem).
 
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2012 as 20:26
Originalmente postado por Marcel_P Marcel_P escreveu:

Aproveitando o tópico, link para uma matéria sobre um estudo avaliando equivalência entre treinos longos e curtos. Saiu no portal da Fapesp (agência estadual de fomento à pesquisa... quem faz pós-graduação conhece bem).
 

Antes que alguém entregue o troféu Pá de Ouro, já fui buscá-lo, tá!? LOL

Eu sei que treino de alta intesidade é muito proveitoso, mas tem um trecho nessa matéria indicada pelo Marcel_P, que me deixou surpreso: 
"Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde são conhecidos, mas a abordagem tradicional exige um considerável número de horas por semana de treinos. Segundo Gibala, 10 tiros de 1 minuto trazem resultados equivalentes a 10 horas de bicicleta ergométrica em ritmo moderado durante um período de duas semanas."

Oloko! Dá para acreditar nisso?!
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
pavao Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pavao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2012 as 20:42
Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:

Originalmente postado por Marcel_P Marcel_P escreveu:

Aproveitando o tópico, link para uma matéria sobre um estudo avaliando equivalência entre treinos longos e curtos. Saiu no portal da Fapesp (agência estadual de fomento à pesquisa... quem faz pós-graduação conhece bem).
 

Antes que alguém entregue o troféu Pá de Ouro, já fui buscá-lo, tá!? LOL

Eu sei que treino de alta intesidade é muito proveitoso, mas tem um trecho nessa matéria indicada pelo Marcel_P, que me deixou surpreso: 
"Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde são conhecidos, mas a abordagem tradicional exige um considerável número de horas por semana de treinos. Segundo Gibala, 10 tiros de 1 minuto trazem resultados equivalentes a 10 horas de bicicleta ergométrica em ritmo moderado durante um período de duas semanas."

Oloko! Dá para acreditar nisso?!

Não dá!!! rsrsrs

A palavra resultado é muito vaga. Imagina um pró tour substituindo duas semanas de treino de base por 10 minutos e tirando o resto de férias.....

O cara deve estar falando de calorias, essas matérias são horríveis...... Dead
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2012 as 21:25
Hahaha! E olha que é matéria publicada no site da Agência de Notícias da Fapesp. Por isso que eu fiquei pasmado! Até achei que estava com sono quando eu li esse trecho. rsrs... Que medo!!! Wacko
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
G_G_R Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2012
SC
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar G_G_R Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2012 as 22:22
Esse negocio de treino é complicado, quer ver um negocio, em 2006 eu competia mtb xco,
então eu moro a 15km da cidade que tem uns cara top, que ganham (copa internacional, brasileiro etc) de mtb na elite, tipo são fora de serie, entao eu moro depois deles, eu saia para treinar 80km de mtb no asfalto,
meus 80 eram 40 de ida e 40 de volta, ritmo forte pra mim.E eles saiam antes e tambem faziam os 40 km no mesmo trajeto porém eles iam mais longe,porque moravam mais longe e para voltar nós voltavamos juntos(eu me achando porque treinava com os caras né),e os treinos deles sempre foram assim,sem tiros,sem treino de força,sem contra relogio e o escambau e os caras ganhavam corridas e ganham ate hoje, resumindo eles pegam um trecho  grande tipo uns 100 km e vao no ritmo deles todo dia, uns dias de mtb outros speed e da certo, ja pra mim,mesmo treinando com eles,nas corridas não dava nem pro cheiro,mas nos treinos eu os acompanhava(só que eles iam de boa,no ritmo deles e eu forçava pra acompanhar, eles de speed e eu de mtb) sei lá,resumindo eu não do pro negocio,kkkk.


Voltar ao Topo
Svrstt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2019
Lins
Offline
Mensagens:83
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Svrstt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2021 as 20:33
Originalmente postado por pavao pavao escreveu:


Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Originalmente postado por Marcel_P Marcel_P escreveu:

Aproveitando o tópico, link para uma matéria sobre um estudo avaliando equivalência entre treinos longos e curtos. Saiu no portal da Fapesp (agência estadual de fomento à pesquisa... quem faz pós-graduação conhece bem).
[DIV] [/DIV]
[DIV][URL=http://www.agencia.fapesp.br/materia/11895/mais-com-menos.htm]http://www.agencia.fapesp.br/materia/11895/mais-com-menos.htm[/URL][/DIV]

[DIV]
[/DIV][DIV]Antes que alguém entregue o troféu Pá de Ouro, já fui buscá-lo, tá!? [IMG]smileys/smiley36.gif" alt="LOL" title="LOL[/IMG][/DIV][DIV][IMG]http://desmond.imageshack.us/Himg594/scaled.phpserver=594&filename=padeouroz.jpg&res=landing" height="150" width="150[/IMG][/DIV][DIV]
[/DIV][DIV]Eu sei que treino de alta intesidade é muito proveitoso, mas tem um trecho nessa matéria indicada pelo [B]Marcel_P[/B], que me deixou surpreso: [/DIV][DIV]<span style="font-family: Georgia, 'Times new Roman', Helvetica, sans-serif; font-size: 13px; line-height: 21px; text-align: left; ">[COLOR=#0000cc]"Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde são conhecidos, mas a abordagem tradicional exige um considerável número de horas por semana de treinos. Segundo Gibala, [B]10 tiros de 1 minuto trazem resultados equivalentes a 10 horas de bicicleta ergométrica em ritmo moderado durante um período de duas semanas[/B]."[/COLOR]</span>[/DIV][DIV]
[/DIV][DIV]Oloko! Dá para acreditar nisso?![/DIV]

[DIV]
[/DIV][DIV]Não dá!!! rsrsrs[/DIV][DIV]
[/DIV][DIV]A palavra resultado é muito vaga. Imagina um pró tour substituindo duas semanas de treino de base por 10 minutos e tirando o resto de férias.....[/DIV][DIV]
[/DIV][DIV]O cara deve estar falando de calorias, essas matérias são horríveis...... [IMG]smileys/smiley11.gif" alt="Dead" title="Dead[/IMG][/DIV]

Depende do foco. Tem o que treina.
Por ex, se sempre ficar na ergometrica, no máximo moderado, não vai ter os benefícios de tiro de 1', mas se for esporádico, serve como base, complementado com intervalado, etc
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X