Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - E agora, qual pedivela comprar ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


E agora, qual pedivela comprar ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pauloroberto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2010
CONFRESA-MT
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pauloroberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: E agora, qual pedivela comprar ?
    Postado: 16 Mar 2015 as 18:24
Decidi fazer um up grade, na giant de aluminio, (105), que comprei no M.L. e ainda não chegou.
Meu orçamento me permitirá comprar um grupo ultegra 6800, com 11 velocidades, porém quando o vendedor me perguntar, qual pedivela vou querer, que devo responder ???

- O clássico 53-39D,

- a compacta 50-34D,

- a nova 52-36D, (opção reduzida para trajeto plano mesclado com subidas, também chamado estilo Granfondo). Barbaridade! Se puderem, também me expliquei que estilo Granf... é este ??????);

- ou a “nova” 46-36D, que poderá ser utilizada em circuitos “mistos”. (Que são circuitos mistos ????)

Grato se puderem me orientar...

Forte abraço!




Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2015 as 20:16
Não sei se vou ajudar ou te deixar mais indeciso, mas:

a-) A escolha do número de dentes do pedivela é bastante pessoal.  Ciclistas que preferem "girar mais travado", com relações mais longas e "duras" escolhem o 52-39 ou 53-39, dependendo do modelo.  Já ciclistas que preferem "girar" em cadências maiores, com relações mais "leves" escolhem os modelos compactos 50-39.  E, por fim, os que gostam do "peso" do 52 mas acham o 34 "muito leve", optam pelo 52-36.  Esses últimos ainda são um pequeno número.

b-) A escolha também deve levar em conta o que vc pretende fazer, onde e como rodar e, claro, seu preparo físico.  O uso da bike em terrenos planos, com pouca altimetria e "vigor físico atlético", clamam por um 53-39 ou 52-39.  Já, se o uso contempla subidas complicadas, uso em qualquer situação (desde o circuito de um autódromo até uma viagem longa) e "vigor físico não-atlético", melhor escolher um 50-34 ou um 52-36.

c-) A escolha também depende da análise do número de dentes do pinhão que vc pretende usar.  
Por exemplo, um pedivela 50-34 com cassete 11-25 vai apresentar - com vantagens e desvantagens - um leque de escolha de relações semelhantes a de um pedivela 53-39 com um cassete 12-28.   Então, para definir o pedivela é preciso pensar e definir, conjuntamente, o cassete.

Não é uma escolha simples mas, como em toda escolha complicada a matemática pode nos ajudar a definir o que pode ser melhor para nós.  Há sites que apresentam calculadoras e digramas que nos permitem avaliar o que já temos (como é a bicicleta que temos e usamos hoje) e como seria a relação de marchas de uma nova bicicleta para a qual estamos pensando comprar um novo grupo.
Pessoalmente, recomendo essas calculadoras:

http://gear-calculator.com/#  => A mais prática e mais gráfica delas.
http://home.earthlink.net/~mike.sherman/shift.html  => um pouco mais complicada mas também adequada para o uso.

Bem, por fim, há de se pensar em preço e oportunidade.  Eu passei "um mês" conversando com amigos, fazendo contas e analisando gráficos para definir que o melhor para mim era Tiagra 52-39 com cassete 12-28.  No fim, comprei Tiagra 50-34 com cassete 11-25 por que achei por um preço 30% mais barato que a versão que eu queria... Embarrassed

Boa sorte !


Editado por Pepebike - 16 Mar 2015 as 20:17
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
JC Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Ago 2007
-
Offline
Mensagens:206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2015 as 20:36
Tenho pouca experiência em speed. Minha bike esta com pedivela 50x34. Todo pessoal que conheço que anda muito bem. utiliza pedivela 53 x 39. Inclusive profissionais. Bom. com meu pedivela 50 eu sinto dificultade nas descidas e no plano. Acabo me cansando mais para acompanha-los. A coroa de de 34 dentes e muito leve e também não consigo usar. Conclusão tenho usado só a 50 tanto na subida como no plano. Assim que puder vou colocar 53 x 39. Como disse tenho pouca experiência.
Espero ter ajudado.
abrç
Voltar ao Topo
pauloroberto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2010
CONFRESA-MT
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pauloroberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2015 as 08:37
Voces já estão me dando ótimas dicas, e agradeço.

Vou facilitar: Aqui, tenho planos, e subidas de 1,5 - 2 km, cada subida. Procuro apertar a perna nas subidas, para evitar baixar de 20km/h, (as xs vai à 13 kkkk), e na descidas é que descanso à 30 km/h, no mínimo, e é  quando transfiro para a coroa grande, para melhorar a média.

No plano sigo em "velocidade de cruzeiro", evitando andar a menos que 23 km/h.

Nesta condições, muitas subidas; e muitos planos, qual seria a mais adequada ???
Grato
Paulo


Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2015 as 09:47
Paulo, a grande vantagem do 6800 é permitir a troca das coroas compactas pelo tradicional sem trocar o pedivela.
Sendo assim, eu compraria um tradicional e encomendaria um jogo de compactas quando for fazer um treino mais de subidas.


Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2015 as 13:38
Originalmente postado por Pacheco01 Pacheco01 escreveu:

Paulo, a grande vantagem do 6800 é permitir a troca das coroas compactas pelo tradicional sem trocar o pedivela.
Sendo assim, eu compraria um tradicional e encomendaria um jogo de compactas quando for fazer um treino mais de subidas.


Excelente recomendação!  Havia me esquecido que nessa gama de produtos é possível a troca só das coroas, mantendo o pedivela.  Compre o tradicional e encomende um jogo de coroas compactas para quando quiser fazer umas "escaladas" mais fortes.  
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2015 as 14:46
Na prática você não vai ficar trocando coroas de um dia para o outro, ainda mais que tem que ficar subindo e descendo o cambio dianteiro e regulando tensão no cabo. 
 
Se você pedala direitinho e está no peso certo, a 53-39 é o ideal. Senão, vai de 52-36 que é a mais versátil. Se for gordinho 50-34. A 46-36 deve ser para circuito de Ciclocross (Lama).

Sds,
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2015 as 11:15
Originalmente postado por vlsantos vlsantos escreveu:

Na prática você não vai ficar trocando coroas de um dia para o outro, ainda mais que tem que ficar subindo e descendo o cambio dianteiro e regulando tensão no cabo. 
 
Se você pedala direitinho e está no peso certo, a 53-39 é o ideal. Senão, vai de 52-36 que é a mais versátil. Se for gordinho 50-34. A 46-36 deve ser para circuito de Ciclocross (Lama).

Sds,

Apenas para conhecimento, é possível ajustar o cambio dianteiro pra pegar 34 a 52 com cassette de 30D.

pra mim isso beira a perfeição. Sendo assim, a dica seria ter a pedivela tradicional e apenas comprar a coroa de 34 compacta.

Voltar ao Topo
fabiobrito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2012
macae RJ
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiobrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2015 as 20:47
Aproveitando a dúvida do amigo,pra não criar outro tópico.uso red 20:53-39 e tenho dois cassetes 11-25 e 11-28 .estou com bom peso e mehorando o treino.gostaria de comprar uma coroa de 36 dentes ou um pedivela compacto(completo) para grandes escaladas.
Acho que vou sentir falta da coroa 53.Enfim estou na dúvida ...
Qual seria a melhor opção pra mim? Será que roda no meu câmbio frontal uma coroa menor 36?
Abx
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2015 as 16:32
Originalmente postado por Pacheco01 Pacheco01 escreveu:

Apenas para conhecimento, é possível ajustar o cambio dianteiro pra pegar 34 a 52 com cassette de 30D.
pra mim isso beira a perfeição. Sendo assim, a dica seria ter a pedivela tradicional e apenas comprar a coroa de 34 compacta. 

Creio que vc está pensando em comprar um pedivela tradicional (53x39T), trocar a corôa menor por uma de 30T e empregar esse pedivela 53x30T com um cassete 12-30T, é isso?
Se, sim:

- Não vejo dificuldades para ajustar o câmbio dianteiro, acho que ele será capaz de cambiar nessa configuração.
- Na gama 105 não há K7 com 30T.  Há 11-28 ou 11-32.  Estou assumindo que vc usará 11-32.

- Será necessário checar se o cage do câmbio traseiro suporta essa configuração.  A Shimano possui 2 tipos de câmbios traseiros na linha 105: o RD-5800-SS (cage curto)e o RD-5800-GS (cage longo).
É preciso fazer uma conta:
a-) Corôa Maior do Pedivela menos Corôa Menor do Pedivela (no caso): 53-30 = 23 
b-) Engrenagem Maior do K7 menos Engrenagem menor do K7 (no caso): 32-11 =21
c-) Somamos os dois resultados (no caso): 23+21 = 44 essa é a capacidade máxima (total capacity) necessária para o câmbio traseiro. 
O câmbio traseiro deverá possuir capacidade para essa configuração.  Muito provavelmente será necessário um cage longo, modelo GS (bem pouco usual no Brasil). 

- Os ciclistas que usam 50x34 já reclamam do "buraco" entre as relações com essas duas corôas.  Se vc montar um pedivela 53x30 vc vai ficar com um "super buraco" entre as marchas, fato ainda agravado pelo uso de um cassete com grande variação de tamanho de engrenagens (11-32).  O sistema de relação de marchas vai ficar parecido (e ruim para uso em estrada) com o sistema de uma Mountain Bike, com "saltos" enormes de uma marcha para outra, o que dificulta a manutenção da cadência, indispensável ao ciclismo de estrada. 
Assim, não recomendo essa configuração !! Ouch




Editado por Pepebike - 30 Mar 2015 as 16:40
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2015 as 16:46
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

[QUOTE=Pacheco01]

a-) Corôa Maior do Pedivela menos Corôa Menor do Pedivela (no caso): 53-30 = 23 


Pepe, o cambio dianteiro de pedivela dupla não pega esse salto de 30 para 53. O máximo seria de 34 para 52, que já é meio "forçando a barra". Pois o limite pela Shimano é 16 de diferença na frente.




Voltar ao Topo
pauloroberto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2010
CONFRESA-MT
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pauloroberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2015 as 16:48
Barbaridade !! O papo ficou tão técnico que já não to entendendo mais nada. Mas o que eu precisava, consegui. Vou no modo clássico mesmo, e agradeço a todos.
Vou aproveitar a consultoria "di grátis", e perguntar:
Comprei uma giant, usada, com grupo 105. Bem regulada, ela mantém a correia encostando no cambio dianteiro, e fazendo aquele rec, rec, rec, constante e irritante. (suave, porém constante). Isto na coroa pequena e nos 3º pinhão menor. E as marchas do câmbio traseiro quando troco, passam de 2 em 2, daí ter que baixar 2 e subir 1 à seguir...
Comprei um câmbio dianteiro novo, to esperando chegar.
Sei que voces precisariam ver, (o que é impossível no momento), mas a minha dúvida é a seguinte:
Em regra geral:
É meu mecânico que não sabe regular ?, ou é desgaste natural do câmbio, e a troca deve resolver ???
Tongue
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2015 as 17:21
Originalmente postado por fabiobrito fabiobrito escreveu:

Aproveitando a dúvida do amigo,pra não criar outro tópico.uso red 20:53-39 e tenho dois cassetes 11-25 e 11-28 .estou com bom peso e mehorando o treino.gostaria de comprar uma coroa de 36 dentes ou um pedivela compacto(completo) para grandes escaladas.
Acho que vou sentir falta da coroa 53.Enfim estou na dúvida ...
Qual seria a melhor opção pra mim? Será que roda no meu câmbio frontal uma coroa menor 36?
Abx

Não conheço o sistema Sram para afirmar se é possivel ou não usar uma corôa 36 no seu câmbio dianteiro.
Mas, vamos analisar as relações:

a-) Atual:  Vc possui hoje 53-39 com 11-25 (o que é uma relação para locais planos e rolagem rápida) e 11-28 (uma relação "média", mais versátil).

b-) Velocidade:
Com 53x11 vc avança hoje 10,12 metros por pedalada (ou 54,65 km/h com 90 RPM de cadência).
Com 50x11 vc avançará 9,55 metros por pedalada (ou 51,55 km/h com 90 RPM de cadência).
É uma redução de 5,6% na velocidade.  Ou seja, para andar na mesma velocidade que vc anda hoje, você terá que pedalar 5,6% mais rápido (pedalar a 95 RPM).

c-) Força:
Com 39x25 vc avança hoje 3,28 metros por pedalada (ou 17,70 km/h com 90 RPM de cadência).
Com 39x28 vc avança hoje 2,92 metros por pedalada (ou 15,80 km/h com 90 RPM de cadência). Essa é a sua melhor "relação de força", então vamos usá-la (2,92 metros) como referência.

Com 34x25 vc avançará 2,86 metros por pedalada (ou 15,42 km/h com 90 RPM de cadência).
É um aumento de 2% na força de subida (39x28 versus 34x25).  Ou seja, para a mesma força de subida vc poderá pedalar 2% mais devagar (pedalar a 88 RPM) que com 39x28. 

Com 36x28 vc avançará 2,70 metros por pedalada (ou 14,58 km/h com 90 RPM de cadência).
É um aumento de 7,5% na força de subida (39x28  versus 36x28).  Ou seja, para a mesma força de subida vc poderá pedalar 7,5% mais devagar (pedalar a 83 RPM) que com 39x28. 

Com 34x28  vc avançará 2,55 metros por pedalada (ou 13,77 km/h com 90 RPM de cadência).
É um aumento de 12,7% na força de subida (39x28  versus 34x28).  Ou seja, para a mesma força de subida vc poderá pedalar 12,7% mais devagar (pedalar a 78 RPM) que com 39x28. 

Assim, se vc mudar para um compacto 50-34 ficará 5,6% mais lento nas retas e poderá melhorar a sua escalada em 2% (isso não é perceptível) com o K7 11-25 ou melhorar a escalada em quase 13% com o K-7 11-28.  Ao passo que se vc mudar a corôa menor para 36T sua escalada melhorará, na melhor das opções, 7,5% com o k-7 11-28.

Espero ter ajudado. Wink




Editado por Pepebike - 30 Mar 2015 as 17:43
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 08:07
Originalmente postado por pauloroberto pauloroberto escreveu:

Comprei uma giant, usada, com grupo 105. Bem regulada, ela mantém a correia encostando no cambio dianteiro, e fazendo aquele rec, rec, rec, constante e irritante. (suave, porém constante). Isto na coroa pequena e nos 3º pinhão menor. E as marchas do câmbio traseiro quando troco, passam de 2 em 2, daí ter que baixar 2 e subir 1 à seguir...
Tongue

Está mal regulado.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 09:02
Bom... está resolvido, mas não custa nada informar.
Pedivelas tradicionais (BCD 130mm), fora esses modelos novos da Shimano que funcionam os dois tipos de coroa, normalmente não aceitam uma coroa menor com menos de 38 dentes, assim como os compactos (BCD 110mm) não aceitam coroa menor do que 32 dentes. Coroas menores que 34 somente em pedivelas triplos, cuja configuração, salvo raras exceções de mtb ou touring, será com tamanho tradicional. 
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 16:21
Originalmente postado por vlsantos vlsantos escreveu:

Pepe, o cambio dianteiro de pedivela dupla não pega esse salto de 30 para 53. O máximo seria de 34 para 52, que já é meio "forçando a barra". Pois o limite pela Shimano é 16 de diferença na frente.

Opa, não sabia dessa limitação de 16 dentes.  Aprendi mais uma. Wink  Grato !
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 16:38
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Bom... está resolvido, mas não custa nada informar.
Pedivelas tradicionais (BCD 130mm), fora esses modelos novos da Shimano que funcionam os dois tipos de coroa, normalmente não aceitam uma coroa menor com menos de 38 dentes, assim como os compactos (BCD 110mm) não aceitam coroa menor do que 32 dentes. Coroas menores que 34 somente em pedivelas triplos, cuja configuração, salvo raras exceções de mtb ou touring, será com tamanho tradicional. 

FAB, na teoria pode até ser mas um amigo meu está rodando com 52/34 no Ultegra 6800 dele e não reclama. 

Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 16:50
tbm conheço gente que anda de 52X34 e nunca reclamou. A shimano passa um valor RECOMENDADO, mas não quer dizer que vai sair disso a bike vai explodir. Igual qdo o povo mexe no parafuso do câmbio traseiro pra usar cassete maior que o recomendado pela Shimano. 

PS: e no caso dele era um pedivela compacto, e ele comprou uma 52 avulsa, com BCD 110. Wink


Editado por klhada - 31 Mar 2015 as 16:51
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 18:09
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

tbm conheço gente que anda de 52X34 e nunca reclamou. A shimano passa um valor RECOMENDADO, mas não quer dizer que vai sair disso a bike vai explodir. Igual qdo o povo mexe no parafuso do câmbio traseiro pra usar cassete maior que o recomendado pela Shimano. 

PS: e no caso dele era um pedivela compacto, e ele comprou uma 52 avulsa, com BCD 110. Wink

Pois é. Existe a 52 de BCD 110 mas é tão rara quanto a pedivela 6650 que estava procurando eheheh
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 18:42
Mas eu não falei nada com relação a maior coroa, somente com relação a menor coroa. Wink

Falando das coroas grandes agora, já que mesmo eu não tendo dito nada me corrigiram LOL, elas podem ser de 50-56 para pedivela tradicional (BCD 130) e de 46-52 para pedivelas compactos (BCD 110).

As pedivelas Shimano novas, com 4 parafusos, tem BCD 110. Ou seja, são compactas por natureza, mas trazem coroas com a conjugação do pedivela tradicional, do compacto, do ciclocross, podendo assim, com coroas avulsas, montar a combinação que o caboclo achar melhor.

As grandes coroas compactas (BCD110) de 5 furos costumam tem muita flexibilidade, já que a ponta das engrenagens fica bem distante dos pontos de fixação. Por isso, normalmente muitos ciclistas, nem empresas, não passam de 50 dentes na maior coroa. Mas no caso da Shimano, como essas coroas novas de 4 furos são mais largas e ocas, certamente conseguiram eliminar o problema da flexibilidade, e assim podem ofertar, sem risco de problemas futuros, opções tão diversas.


Editado por FAB1000 - 02 Abr 2015 as 20:36
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 21:35
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Mas eu não falei nada com relação a maior coroa, somente com relação a menor coroa. Wink

Falando das coroas grandes agora, já que mesmo eu não tendo dito nada me corrigiram LOL, elas podem ser de 50-56 para pedivela tradicional (BCD 130) e de 46-52 para pedivelas compactos (BCD 110).

As pedivelas Shimano novas, com 4 parafusos, tem BCD 110. Ou seja, são compactas por natureza, mas trazem coroas com a conjugação do pedivela tradicional, do compacto, do ciclocross, podendo assim, com coroas avulsas, montar a combinação que o caboclo achar melhor.

As grande coroas compactas (BCD110) de 5 furos costumam tem grande flexibilidade, já que a ponta das engrenagens fica bem distante dos pontos de fixação. Por isso normalmente muita gente, nem empresas, não passam de 50 dentes na maior coroa. Mas no caso da Shimano, como essa coroas novas de 4 furos são mais largas e ocas, certamente conseguiram eliminar o problema da flexibilidade, e assim podem ofertar sem risco de problemas futuros, opções tão diversas.

Ih é. Me confundi mesmo. Eu li 38D mas era BCD de 130mm.

Desculpa Mestre !


Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 22:43

- Juntos aprendendo, estamos nós.  
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Villela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:257
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Villela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2015 as 02:06

Eu estava escrevendo um monte e decidi apagar tudo e ser direto.

Essa opção de 52-36 da Shimano é sensacional, é a melhor escolha pra maioria das pessoas e situações *de longe*.

Voltar ao Topo
Cuzzuol Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Dez 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cuzzuol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2015 as 09:30
Eu rodava bastante com um grupo compacto 50x34  com K7 11x25 e me sinto muito bem pois tenho a característica de manter mesmo altos rpm´s, porém com meu up grade de bike agora, parti para a 52x36 com K7 11x28 (aproveitando ser o novo grupo de 11V)  pois sentia falta nos percursos planos de mais relação mas não queria perder meu poder de subida.
Espero ter feito a escolha certa mas ainda estou avaliando.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2015 as 20:28
Originalmente postado por Villela Villela escreveu:

Eu estava escrevendo um monte e decidi apagar tudo e ser direto.

Essa opção de 52-36 da Shimano é sensacional, é a melhor escolha pra maioria das pessoas e situações *de longe*.


Acabei de ler sobre a nova gama Tiagra 4700 (chega às lojas em agosto) e ela contempla a maioria dos desejos dos consumidores:
- Pedivelas de 4 braços (como gamas Ultegra e Dura Ace) 
- Pedivelas com corôas 52-36 e 50-34
- Corôas intercambiáveis com BCD 110mm
- STI's com sistema de cabeamento interno (como gama 105 e acima)
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2015 as 20:46
Originalmente postado por Cuzzuol Cuzzuol escreveu:

Eu rodava bastante com um grupo compacto 50x34  com K7 11x25 e me sinto muito bem pois tenho a característica de manter mesmo altos rpm´s, porém com meu up grade de bike agora, parti para a 52x36 com K7 11x28 (aproveitando ser o novo grupo de 11V)  pois sentia falta nos percursos planos de mais relação mas não queria perder meu poder de subida.
Espero ter feito a escolha certa mas ainda estou avaliando.

Na teoria, vc avançava com 50x11 cerca de 9,54m por pedalada ou 51,55 km/h à 90 RPM.
Agora, com 52x11 vc avança cerca de 9,93m por pedalada ou 53,61 km/h á 90 RPM.

Na corôa menor vc avançava com 34x25 cerca de 2,86m por pedalada ou 15,42 km/h à 90 RPM.
Agora, com 36x28 vc avança cerca de 2,70m por pedalada ou 14,58 km/h à 90 RPM.

Assim, houve melhoria de 4% na velocidade em retas planas e de 5,6% na força em subidas.
Não sei se alterações de 4 ou 5% serão perceptíveis para vc, mas elas existem.

PS: apenas como exemplo: eu já mudei uma mountain bike de pneus muito grossos para pneus muito finos e houve uma mudança de 4% na circunferência de rolamento, deixando a bicicleta, em tese, 4% mais lenta em retas planas e 4% mais "forte" em subidas.  Confesso que minha percepção não foi capaz de "sentir" essa diferença... Ouch.  Mas, pode ser um problema meu "de percepção" ...     
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2015 as 16:37
Tambem acabei de montar um Ultegra 6800, com 52-36 e 11-28. A range é realmente muito bom, mas sinto falta do pinhão 16, entao na proxima troca vou tentar achar o 12-28, que tem o 16.
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X