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Duvidas sobre geometria de quadros

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jtitton Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Ago 2013
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    Postado: 30 Set 2014 as 14:06
Pessoal

Já pesquisei pacas e não consigo entender algumas coisas e acredito que isso é dúvida de muita gente. Muitas respostas no forum que achei são muito propaganda, como Stumpjumper é mais race que a Crave, Scott Scale é equivalente a Stump, porém o quadro não tem nada de igual, o que me leva a acreditar que o comportamento pedalando seja extremamente diferente entre as duas, mesmo sendo equivalentes. Estou querendo trocar de bike, mas gostaria de entender essas questões para não pagar além do que preciso.

Qual é a relação do Stack e do Reach na geometria da bike? Noto que nos quadros spz enquanto um aumenta o outro diminui. O que muda no comportamento de uma bicicleta com a alteração desse valores?

Comprimento do Chainstay e comprimento geral da bicicleta nem sempre são proporcionais, o comprimento da bike muda, mas o chainstay não.

Angulos do head tube e do seat tube. Marcas como Scott tem inclinação bem diferente da Spz. O que significa esse angulo diferente?

BB height, a altura do solo muda muito, é mais baixo nos modelos top.

Agradeço a todos que se dispuserem a ajudar nessas dúvidas.
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Liternit Ver Drop Down
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Cadastrado em: 15 Jun 2011
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Reach e Stack é mais usado para saber a posição do corpo em um quadro, comparar entre fabricantes, muitas vezes um quadro da Giant e SPZ com mesmo tamnho vão ter Reach e Stack diferentes. Sabendo o Stack e Reach de cada quadro é um forma de saber qual quadro vai ser mais proximo do seu atual por exemplo. Então Stack e Reach é mais a posição na bike que uma mudança de comportamento, até existe fator de comportamento mas dificil explicar.

Quando maior a base mais estável vai ser a bike em velocidade, só ver o comprimento das bikes de enduro, mesma coisa do Chainstay, bikes com Chain curto são mais "divertidas", fáceis de levantar a frente, curva etc mas menos estáveis em velocidade. Só pegar uma HT com Chainstay curto e depois uma full e ver como é mais dificil levantar a frente na full.

Angulo de Head Tube e Seat Tube vai depender muito do uso, bike de XC vão jogar você mais na roda da frente com um HT mais agressivo, isso ajuda em curvas e subidas, com bike mais agil. Oposto é HA menor angulo você tem mais estabilidade em velocidade e perda nas curvas ganho na descida. 

Seat Tube o mercado mudou no geral, posso estar errado, mas os numeros das bikes novas são tambem mais agressivas, uma forma de colocar o peso no lugar certo em subidas quando você pedala sentado, comum ver ST de 73/74 acho que o padrão era 72º. E tambem afastar o pneu traseiro do canote especialmente em FULL 29.

BB height tambem vai ser especifico a utilidade da bike, quanto mais baixo mais estavel, bike de DH vão ser baixas e impossiveis de pedalar proximo de pedras, BB mais alto centro de gravidade aumenta mas fica mais facil pedalar em terreno acidentado sem bater os pedais.

No final é saber o que você gosta e onde vai pedalar e acertar o tamanho do quadro.


Editado por Liternit - 30 Set 2014 as 14:30
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jtitton Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Ago 2013
Brasilia, DF
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jtitton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2014 as 15:31
Então... Uma stumpjumper tem menos stack, mais reach e menos chainstay que a crave.
A Scale tem mais ou menos o mesmo stack e reach da stump, com o chainstay mais longo, como da crave.
Os angulos dos tubos da scott são mais inclinados que as duas da spz.

A melhor para descidas seria a scale pelos anguos, em conforto seria a crave pois parece que a posição de pedalar não é tão atacada. A stump e crave tem mais condições de dar tração na subida que a scale.
Em ordem de menor desempenho seria Crave, scott e stump?
Mais ou menos isso? Estou correto?
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Cadastrado em: 15 Jun 2011
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Reach e Stack vai ser mais o fit, distancia do guidão posição do corpo sobre a bike, tem que comparar o tamanho dos quadros, as vezes a Stump em um quadro menor vai ter mais reach do que a Scale de um quadro maior (exemplo não vi os numeros) é uma forma de comparar o quadro usando um dado mais preciso que top tube já que os quadros são cheios de curva e ângulos de ST diferentes. Dimensionar um quadro por R&S resolve isso.


A melhor para descidas seria a scale pelos anguos, em conforto seria a crave pois parece que a posição de pedalar não é tão atacada. A stump e crave tem mais condições de dar tração na subida que a scale

Errado a Stump é mais relaxada, 68º, em tese desce melhor que a Scale e Crave. Scale vai ser a mais racing pelo angulo agressivo, mais na roda da frente. Mas tem que olhar o offset do garfo não é so olhar o Head Angle, mas no geral Stump é mais trilha e Scale mais XC, Crave é um meio termo mas fugiria de uma bike 29" com um Chainstay grande.

E quanto ao desempenho é subjetivo, ninguem é profissional, duvido que a diferença seja tão grande. O que vai mudar é a tocada, estilo etc, Stump pode ter uma curva em lenta pior mas tem um Chainstay mais curto que pode deixar ela mais divertida.

Só rodando mesmo pra saber o que você gosta, infelizmente no Brasil essa possibilidade é bem pequena.

Mas por ser 29 no meu gosto iria com uma bike com Chainstay mais curto possivel, ficaria com a Stumpjumper.


Editado por Liternit - 30 Set 2014 as 16:23
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jtitton Ver Drop Down


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Cara, sempre achei a stump uma bicicleta muito boa mas algumas pessoas aqui do forum dizem que a stump é menos confortável que a crave.. Será que isso procede?
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