Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida em relação ao cambio, na troca do pedivela!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida em relação ao cambio, na troca do pedivela!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Manhanha Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2016
São Pedro/SP
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Manhanha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida em relação ao cambio, na troca do pedivela!
    Postado: 24 Ago 2016 as 08:40
Bom dia pessoal do PEDAL.

Tenho em minha bike um pedivela Tourney FC-m131 com coroas de 48/38/28 dentes.



Estou com a intenção de colocar um Acera FC-m3000 com coroas de 40/32/22.



Por conta do pedivela Acera ser menor que o atual na bike, eu teria que trocar o cambio dianteiro por um mais longo ou somente ajustar a altura dele em relação ao pedivela seria o suficiente?

Agradeço desde já, abraços.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 10:36

As coroas do Acera M3000 são 40-30-22 e do Tourney 48-38-22.

O importante é a diferença entre a maior coroa e a do meio que em ambos os casos são 10 dentes. Creio que vai dar para usar normalmente o câmbio dianteiro sem problema.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 11:34
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


As coroas do Acera M3000 são 40-30-22 e do Tourney 48-38-22.

O importante é a diferença entre a maior coroa e a do meio que em ambos os casos são 10 dentes. Creio que vai dar para usar normalmente o câmbio dianteiro sem problema.


Não dá. Vai ficar aberto o câmbio.
Aliás, qual câmbio está na frente?
Voltar ao Topo
Manhanha Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2016
São Pedro/SP
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Manhanha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 12:45
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


As coroas do Acera M3000 são 40-30-22 e do Tourney 48-38-22.


Pelo o que está no meu pedivela são 48-38-28




E estou um cambio dianteiro Altus 9v. Percebi que caso eu tente mudar ele de lugar, vai ficar muito próximo ao quadro.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 15:58
Desculpe-me pelo erro, as coroas do Tourney são 48-38-28 mesmo! Tenho a coroinha 22 como referência e pus sem querer.

O jeito é testar o câmbio dianteiro que é complicado de regular mas dá para usar no começo.

Editado por furukawa - 24 Ago 2016 as 16:01
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 16:08
pegue o numero do seu cambio e olhe o manual , la vai estar o minimo de dentes de uma coroa pra outra a capacidade maxima e a maiorcoroa aceitavel.
ja tentei por um m313 em um pedivela 24 34 42 e nao prestou , o minimo dele e 10 , se vc poe o cambio na altura correta a parte interna toca o dentes da coroa menor quando vai mudar pra maior , dai vc tem que deixar o cambio mais alto e a mudanca fica ruim.
alem do que apesar de dito q funciona com 42 da pra ver q ele ja fica bem fora do contorno da coroa.
Voltar ao Topo
Manhanha Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2016
São Pedro/SP
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Manhanha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2016 as 16:26
Valeu Misera, de acordo com a manual não seria compatível, e como não gosto muito do método tentativa e erro. Então acho melhor trocar logo o cambio dianteiro para o Acera, completando o grupo cambio traseio, dianteiro e pedivela Acera. Ai não teria problemas.

Obrigado furukawa, Misera e BIRA pela atenção.
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2016 as 08:10
Qual o motivo da troca do pedivela com numero de dentes tao diferentes ? Quantas marchas tem a bike e qual o aro das rodas ?

Pois 40/32/22 do Acera deve ser para a linha Acera mais recente, quando usa 9v atras, e cassete (11-34,  ou 12-36)

O atual 48/38/28 chuto que esteja usando atras 7 velocidades.
Teria que ver se a corrente de 7 velocidades nao é incompativel com a pedivela Acera M3000 40/32/22
Voltar ao Topo
Manhanha Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2016
São Pedro/SP
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Manhanha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2016 as 08:20
É uma aro 29 com 27v, estou trocando pois a relação que tem nela hoje esta muito pesada por conta do pedivela. Trocando o pedivela vou conseguir deixar ela um pouco mais leve para o meu uso. Somente isso, e a corrente que uso já é compatível para com 27v.

Somente o pedivela está destoando do conjunto, e com descobri agora o cambio dianteiro também. Então é somente para deixar a bike mais confortável, e ganhar o mínimo de desempenho possível.
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2016 as 09:13
Originalmente postado por Manhanha Manhanha escreveu:

É uma aro 29 com 27v, estou trocando pois a relação que tem nela hoje esta muito pesada por conta do pedivela. Trocando o pedivela vou conseguir deixar ela um pouco mais leve para o meu uso. Somente isso, e a corrente que uso já é compatível para com 27v.

Somente o pedivela está destoando do conjunto, e com descobri agora o cambio dianteiro também. Então é somente para deixar a bike mais confortável, e ganhar o mínimo de desempenho possível.


Neste caso faz todo sentido.  Coroa 48 dentes e bike aro 29 deve estar pesado para caramba, praticamente inutilizando varias combinacoes de marchas.

A minha tambem é de 27V,  pedivela mesma relacao que voce pretende colocar 40/30/22 (so que na versao Alivio) , e parece bem apropriado para as diversas situacoes.

So que a minha é aro 27,5.  Uso com muita frequencia a combinacao 40 na frente com pinhao de 11, e da para pedalar com tranquilidade.  Se tivesse algo ligeiramente mais pesado, tipo 42D na frente, acho que ficaria perfeito para o meu caso. 
Para aro 29,  nao imagino que falte marcha apos 40/11.
Voltar ao Topo
soundworks Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2014
SP
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soundworks Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2016 as 12:54
48-38-28, é pedivela de Aro 26 msm, para usar no 29 fica bem pesado, se for uso urbano ainda vai, na trilha não tem como mesmoThumbs Up
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2016 as 13:33
28-38-48 só recomendo em aro 29 se for para usar pneu de speed 700x23 (que na maioria dos aros mtb nem é adequado). Para pneu 700x 38 recomendo um 44-32-22, e ainda vou mudar a 44 para 42. Já testei de tudo, coroa 46, 48, essa 44, e a conclusão que cheguei que 48-38-28 mais atrapalha que ajuda no meu caso, urbano/asfalto/br. Com a coroa 48 cruzava corrente direto, só pra descida, no plano era ruim. No plano pra aro 29 com pneu de asfalto , recomendo coroa 42, consegue girar bem na catraca 15 (34 km/h) ou 17.
Eu radicalizei e coloquei uma de speed , pra girar no plano com 15-16-17 e coroa 44 ou 42 (na verdade eu tenho essas duas e troco dependendo do meu preparo físico). E 42-11 na descida, girando bem, pega uma boa velocidade até embalar, depois tem que dar aquela deitadinha no guidão e vai embora, eu até já coloquei 75km/h assim, só no embalo e aerodinâmica (risos).
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X