Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Duplicando a vida útil da coroa |
Responder |
Autor | ||
thisouz
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 19 Mar 2013 São Paulo Offline Mensagens:105 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
Postado: 03 Mai 2016 as 13:47 |
|
E ae galera.
Pesquisei o assunto no fórum e não encontrei nada a respeito da técnica utilizada no link. Ainda não testei mas o desgaste dos dentes da minha coroa segue o que ele diz, acho que funciona. Segue o link. http://garagem.odois.org/?p=487 Alguém utiliza ou já utilizou esse método?
|
||
dts
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Ago 2008 São Paulo Offline Mensagens:2334 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
O desgaste se dá por toda a volta.
O esforço é dividido por 180° ao longo do giro o que faz com que o desgaste seja igual ao longo de toda a volta. Claro um ou outro dente pode parecer mais desgastado mas se pegar uma coroa nova verá que isto é evidente mesmo em algumas coroas sem uso. Estas desigualdades são para melhor captura e liberação da corrente e evitam também o "chainsuck" (Mais evidente no MTB). Também existe o desvio lateral entre os dentes alem de ranhuras, dentes menores e pinos para o mesmo efeito (coroas intermediárias). Realmente o desgaste da corrente faz com que ela fique mais longa e consequentemente afinam os dentes no sentido longitudinal. Mas uma corrente que seja mais durável não representa necessariamente em uma coroa que dure mais devido ao desgaste transversal do dente que também ocorre e somado a isto vai depender do material empregado na fabricação da coroa. Veja o exemplo da SRAM (XX, X0) onde as correntes duram pouco mas faz com que as engrenagens durem mais. Na shimano (XTR, XT) as correntes duram mais mas existe maior desgaste nas engrenagens (menos nas coroas) em especial no cassete. Ou seja se usar correntes Shimano em sistemas Sram vai desgastar demais as coroas e o cassete (que são mais caros). Se quer realmente fazer durar mais o conjunto troque a corrente sempre que o gabarito acusar a troca e sempre use a corrente indicada a marca e série que esta usando. Abraço.
|
||
zex
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 05 Jan 2014 Maringá pr Offline Mensagens:1162 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Tem que ver se o sistema index da Shimano funciona com as coroas invertidas..... Eu acredito que ele seja projetado para funcionar em um lado da coroa só..... Nesse caso , pode ser que a troca de marchas seja prejudicada com a inversão das coroas....
Será que da para inverter as catracas do K7 também? |
||
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
|
||
mluciano
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Set 2014 Atibaia Offline Mensagens:149 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Os pedivelas da Shimano possuem a posição certa de montagem e não permitem rotacionar as coroas, como indicado no documento técnico DM-GN0001-10-POR.pdf na página 91 disponível no site da Shimano.
|
||
mluciano
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Set 2014 Atibaia Offline Mensagens:149 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Já o K7, além de ser impossível mudar a posição dos dentes, devido as ranhuras do freehub, não faria qualquer efeito devido a experiência ser focada na posição de força exercida no pedivela. No cassete, a engrenagem nunca irá sofrer o desgaste sugerido no artigo pois rotaciona em velocidade diferente ao pedivela e não irá coincidir com os pontos de força.
Todas estas peças são desenvolvidas para trabalhar como um relógio (desde que o grupo seja todo compatível). Qualquer modificação irá dessincronizar o sistema indexado podendo assim causar desgastes piores e baixa qualidade nas trocas de marcha.
|
||
Medi
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 18 Nov 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:148 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Na coroa externa tem o pino que deixa claro a posição de montagem, mas nas demais coroas não tem indicação. (ou tem?) Pretendo fazer a rotação das coroas a cada 3mil km.
|
||
www.panoramio.com/user/663836
www.youtube.com/user/medisplace www.strava.com/athletes/1192481 |
||
newhouse
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Set 2011 Embu - SP Offline Mensagens:2578 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Olhando minha coroa que só não é mais velha que meu quadro, existe mesmo um desgaste maior em um pequeno numero de dentes, os que ficam próximos ao braço do pedivela. Porem, se você olhar na coroa como um conjunto, os demais dentes estão pra lá de bagda também, com um desgaste bem acentuado. Eu vou trocar esse pedivela em breve, por conta da idade, mas ele funciona muito bem, a corrente não escapa nem pula mesmo nas pedaladas mais fortes ou sprints.
Só vou trocar por que agora quando subo pra coroa maior, vez ou outra a corrente cai, isso por que a regulagem está no minimo, as vezes a corrente nem sobe e tenho que fica insistindo, mas mesmo assim vez ou outra ela cai. Não sei se neste caso a rotação faria grande diferença, por que o estado geral do pedivela é ruim, teríamos que fazer um teste com alguém que roda muito, pra saber se realmente muda alguma coisa.
|
||
mluciano
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Set 2014 Atibaia Offline Mensagens:149 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(1)
|
|
As outras coroas possuem indicação para acompanhar a mesma posição da maior. No documento indicado mostra as marcas. Se vc mudar a ordem você tira a sincronização do index.
|
||
Jagwire
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 24 Nov 2014 Paraná Offline Mensagens:1196 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Talvez funcione para,coroas narrow wide ou single speed/fixa.
|
||
strava.com/athletes/6410495
|
||
gbzarelli
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Fev 2014 Ribeirão Preto Offline Mensagens:95 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Pessoal isso é sinal de coroas gasta? Ou outra coisa? (acontece mais quando o pedivela está nessa posição)
https://youtu.be/8p0RmisezsI https://youtu.be/9YElA2R7sEE |
||
newhouse
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Set 2011 Embu - SP Offline Mensagens:2578 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Bom, comparei meu pedivela antigo com o novo que comprei, realmente não ouve muita mudança em relação ao desgaste. Os dentes que mencionei são naturalmente mais baixos, dá pra perceber que o pedivela antigo tem um espaçamento maior entre os dentes, mas ele parece uniforme em todo pedivela. Não sei se na pratica o rodizio funcione bem, mas aparentemente o pedivela teve um desgaste bem uniforme sem rodizio.
Mês que vem devo trocar a relação, então tiro umas fotos pra ver se conseguimos chegar a um veredito.
|
||
dupedal
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Abr 2004 manaus-am Offline Mensagens:1425 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
assino embaixo do que o DTS escreveu com toda autoridade !
tive vária bikes "pebas" até que em 1995 comprei uma caloi aluminum com o lindissimo grupo stx-rc,e dá-lhe trilha com força ;após um mês de uso intenso numa lavada mais caprichada lembro que meu coração gelou de ver o puta desgaste na coroa (achava eu ) um monte de dentes menores,coisa que não tinha nas coroas antigas. aprendi aqui no forúm e uso o sistema de rodizio de correntes,onde já rodei mais de 15 mil kms com a mesma coroa,pois após o final do rodizio troquei o cassete e continuei com a coroa.
|
||
toninho du pedal
manaus-amazonas! |
||
| ||
dupedal
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Abr 2004 manaus-am Offline Mensagens:1425 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
aliás,alguem lembra das coroas biopace da shimano ?
|
||
toninho du pedal
manaus-amazonas! |
||
| ||
Responder | |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |