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Duplicando a vida útil da coroa

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thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Duplicando a vida útil da coroa
    Postado: 03 Mai 2016 as 13:47
E ae galera.

Pesquisei o assunto no fórum e não encontrei nada a respeito da técnica utilizada no link.

Ainda não testei mas o desgaste dos dentes da minha coroa segue o que ele diz, acho que funciona.

Segue o link.

http://garagem.odois.org/?p=487


Alguém utiliza ou já utilizou esse método?
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dts Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2016 as 16:07
O desgaste se dá por toda a volta.
O esforço é dividido por 180° ao longo do giro o que faz com que o desgaste seja igual ao longo de toda a volta. Claro um ou outro dente pode parecer mais desgastado mas se pegar uma coroa nova verá que isto é evidente mesmo em algumas coroas sem uso. Estas desigualdades são para melhor captura e liberação da corrente e evitam também o "chainsuck" (Mais evidente no MTB). Também existe o desvio lateral entre os dentes alem de ranhuras, dentes menores e pinos para o mesmo efeito (coroas intermediárias).
Realmente o desgaste da corrente faz com que ela fique mais longa e consequentemente afinam os dentes no sentido longitudinal. Mas uma corrente que seja mais durável não representa necessariamente em uma coroa que dure mais devido ao desgaste transversal do dente que também ocorre e somado a isto vai depender do material empregado na fabricação da coroa. Veja o exemplo da SRAM (XX, X0) onde as correntes duram pouco mas faz com que as engrenagens durem mais. Na shimano (XTR, XT) as correntes duram mais mas existe maior desgaste nas engrenagens (menos nas coroas) em especial no cassete.
Ou seja se usar correntes Shimano em sistemas Sram vai desgastar demais as coroas e o cassete (que são mais caros). Se quer realmente fazer durar mais o conjunto troque a corrente sempre que o gabarito acusar a troca e sempre use a corrente indicada a marca e série que esta usando. 

Abraço. 
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zex Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2016 as 16:21
Tem que ver se o sistema index da Shimano funciona com as coroas invertidas..... Eu acredito que ele seja projetado para funcionar em um lado da coroa só..... Nesse caso , pode ser que a troca de marchas seja prejudicada com a inversão das coroas....

Será que da para inverter as catracas do K7 também?
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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mluciano Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Set 2014
Atibaia
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mluciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2016 as 17:15
Os pedivelas da Shimano possuem a posição certa de montagem e não permitem rotacionar as coroas, como indicado no documento técnico DM-GN0001-10-POR.pdf na página 91 disponível no site da Shimano.
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mluciano Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Set 2014
Atibaia
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mluciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2016 as 17:23
Já o K7, além de ser impossível mudar a posição dos dentes, devido as ranhuras do freehub, não faria qualquer efeito devido a experiência ser focada na posição de força exercida no pedivela. No cassete, a engrenagem nunca irá sofrer o desgaste sugerido no artigo pois rotaciona em velocidade diferente ao pedivela e não irá coincidir com os pontos de força.
Todas estas peças são desenvolvidas para trabalhar como um relógio (desde que o grupo seja todo compatível). Qualquer modificação irá dessincronizar o sistema indexado podendo assim causar desgastes piores e baixa qualidade nas trocas de marcha. 
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Medi Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Nov 2010
Porto Alegre
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Medi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 10:36
Originalmente postado por mluciano mluciano escreveu:

Os pedivelas da Shimano possuem a posição certa de montagem e não permitem rotacionar as coroas, como indicado no documento técnico DM-GN0001-10-POR.pdf na página 91 disponível no site da Shimano.

Na coroa externa tem o pino que deixa claro a posição de montagem, mas nas demais coroas não tem indicação. (ou tem?)
Pretendo fazer a rotação das coroas a cada 3mil km.
www.panoramio.com/user/663836

www.youtube.com/user/medisplace

www.strava.com/athletes/1192481
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newhouse Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 12:03
Olhando minha coroa que só não é mais velha que meu quadro, existe mesmo um desgaste maior em um pequeno numero de dentes, os que ficam próximos ao braço do pedivela. Porem, se você olhar na coroa como um conjunto, os demais dentes estão pra lá de bagda também, com um desgaste bem acentuado. Eu vou trocar esse pedivela em breve, por conta da idade, mas ele funciona muito bem, a corrente não escapa nem pula mesmo nas pedaladas mais fortes ou sprints. 

Só vou trocar por que agora quando subo pra coroa maior, vez ou outra a corrente cai, isso por que a regulagem está no minimo, as vezes a corrente nem sobe e tenho que fica insistindo, mas mesmo assim vez ou outra ela cai. Não sei se neste caso a rotação faria grande diferença, por que o estado geral do pedivela é ruim, teríamos que fazer um teste com alguém que roda muito, pra saber se realmente muda alguma coisa.
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mluciano Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Set 2014
Atibaia
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar mluciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 13:36
Originalmente postado por Medi Medi escreveu:

Originalmente postado por mluciano mluciano escreveu:

Os pedivelas da Shimano possuem a posição certa de montagem e não permitem rotacionar as coroas, como indicado no documento técnico DM-GN0001-10-POR.pdf na página 91 disponível no site da Shimano.

Na coroa externa tem o pino que deixa claro a posição de montagem, mas nas demais coroas não tem indicação. (ou tem?)
Pretendo fazer a rotação das coroas a cada 3mil km.


As outras coroas possuem indicação para acompanhar a mesma posição da maior. No documento indicado mostra as marcas. Se vc mudar a ordem você tira a sincronização do index.
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Jagwire Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2016 as 14:02
Talvez funcione para,coroas narrow wide ou single speed/fixa.
strava.com/athletes/6410495
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gbzarelli Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Fev 2014
Ribeirão Preto
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Pessoal isso é sinal de coroas gasta? Ou outra coisa? (acontece mais quando o pedivela está nessa posição)

https://youtu.be/8p0RmisezsI

https://youtu.be/9YElA2R7sEE
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newhouse Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
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Bom, comparei meu pedivela antigo com o novo que comprei, realmente não ouve muita mudança em relação ao desgaste. Os dentes que mencionei são naturalmente mais baixos, dá pra perceber que o pedivela antigo tem um espaçamento maior entre os dentes, mas ele parece uniforme em todo pedivela. Não sei se na pratica o rodizio funcione bem, mas aparentemente o pedivela teve um desgaste bem uniforme sem rodizio.

Mês que vem devo trocar a relação, então tiro umas fotos pra ver se conseguimos chegar a um veredito.
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dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
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assino embaixo do que o DTS escreveu com toda autoridade !
tive vária bikes "pebas" até que em 1995 comprei uma caloi aluminum com o lindissimo grupo stx-rc,e dá-lhe trilha com força ;após um mês de uso intenso numa lavada mais caprichada lembro que meu coração gelou de ver o puta desgaste na coroa (achava eu ) um monte de dentes menores,coisa que não tinha nas coroas antigas.
aprendi aqui no forúm e uso o sistema de rodizio de correntes,onde já rodei mais de 15 mil kms com a mesma coroa,pois após o final do rodizio troquei o cassete e continuei com a coroa.
toninho du pedal

manaus-amazonas!
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dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
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Mensagens:1425
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aliás,alguem lembra das coroas biopace da shimano ?
toninho du pedal

manaus-amazonas!
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