Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Downhill e Freeride
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Downhill no Brasil - Falta trilhas ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Downhill no Brasil - Falta trilhas ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Downhill no Brasil - Falta trilhas ?
    Postado: 29 Abr 2015 as 16:31
Vou pensar em voz alta:
Eu vejo videos no Tube dos caras descendo trilhas especificads de DH,descendo ladeirinhas,depois,trilhas mistas de XC,no meio do matao(caracteristicos de cada pais de origem do video),depois de CX(ciclocross),como o 3 peakes na Inglaterra(q é na verdade uma competiçao,mas amadorona)
e fico pensando...
o maximo q tem aqui na minha biboca(cidade)sao estradas de terra.
Nao existe lugar algum pra "trilhas"
mes passado eu fui 'alertado"por um dono de sitio q nao era pra passar mais na rua dele,pois eu passave perto de uma represa,e o cara disse q eu podeira ser confundido com um ladrao de peixe pelo IAP...
Os trilheiros de moto tbm sofrem,e olha q boa parte deles é sitiante...
Ou seja,sei q nao tem muito haver com o pedido do cara,mas to cansado de ser trilheiro de internet
Os pia q tenta faze DH aqui no Brasil esbarra tanto com bikes caras(brasileiro nao desiste nunca,chama quadro de Free ride de quadro de dowhhill..),e lugar onde ir.
Pelo menos é o q acho,nao tem lugar pra descer,acho q ate nos do XC nao temos tanta opçao qto em paises europeus.

Eu faço um comparativo,procurem video de XC internacionais,e depois,videos feitos com GoPobre de BRs.
A diferençao: o lugar.
Os videos de europeus sao no meio do mato,os nossos,em singles estradinhas de terra...
fora q LA,ciclismo é mais natural,aqui,quem gosta(mesmo,gosta mesmo) de bike é um et
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2015 as 14:02
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Vou pensar em voz alta:
Eu vejo videos no Tube dos caras descendo trilhas especificads de DH,descendo ladeirinhas,depois,trilhas mistas de XC,no meio do matao(caracteristicos de cada pais de origem do video),depois de CX(ciclocross),como o 3 peakes na Inglaterra(q é na verdade uma competiçao,mas amadorona)
e fico pensando...
o maximo q tem aqui na minha biboca(cidade)sao estradas de terra.
Nao existe lugar algum pra "trilhas"
mes passado eu fui 'alertado"por um dono de sitio q nao era pra passar mais na rua dele,pois eu passave perto de uma represa,e o cara disse q eu podeira ser confundido com um ladrao de peixe pelo IAP...
Os trilheiros de moto tbm sofrem,e olha q boa parte deles é sitiante...
Ou seja,sei q nao tem muito haver com o pedido do cara,mas to cansado de ser trilheiro de internet
Os pia q tenta faze DH aqui no Brasil esbarra tanto com bikes caras(brasileiro nao desiste nunca,chama quadro de Free ride de quadro de dowhhill..),e lugar onde ir.
Pelo menos é o q acho,nao tem lugar pra descer,acho q ate nos do XC nao temos tanta opçao qto em paises europeus.

Eu faço um comparativo,procurem video de XC internacionais,e depois,videos feitos com GoPobre de BRs.
A diferençao: o lugar.
Os videos de europeus sao no meio do mato,os nossos,em singles estradinhas de terra...
fora q LA,ciclismo é mais natural,aqui,quem gosta(mesmo,gosta mesmo) de bike é um et
 
Na Europa, Canadá e EUA existe uma cultura antiga de atividades de montanha em que o mountain bike se inseriu natural e facilmente. É só mais um esporte de montanha. A geografia e geologia deles também ajuda, com muitas cadeias recentes de montanhas, muito mais altas e acidentadas do que as nossas. Ademais, lá eles não são tão tolhidos pelo fetiche ambientalista que reina aqui. No Canadá todo mundo tem a sua mot**serra e corta árvores na boa pra fazer trilha. Se fosse aqui, tava todo mundo preso por crime inafiançável (No Brasil pode matar gente e roubar à vontade, mas se derrubar uma árvore e capturar um periquito, cai o mundo na sua cabeça...). Nos EUA, a administração dos parques nacionais permite a construção e manutenção de trilhas de mtb; nos nossos tudo é crime ambiental. E ainda tem o fato de que o mercado de MTB cresceu tanto por lá que estimulou o surgimento de centenas de bike parks (aproveitando a estrutura dos ski resorts ociosos no verão), aumentando demais a disponibilidade e variedade de trilhas. Outra desvantagem terrível que temos é a restrição à importação de equipamento, que encarece demais os produtos e nos isola do mercado internacional. É um tiro econômico no pé, porque com tudo tão caro, o mercado interno não cresce e as grandes marcas não se interessam em investir aqui. Ora, se a tributação (sobre a importação e sobre tudo!) não fosse proibitiva e se não tivéssemos tanta burocracia e regulamentação para a criação de empresas e contratação de empregados, teríamos mais consumo e investimento, possivelmente com a criação de bike parks, instalação de fábricas e transferência de tecnologia para cá, gerando empregos e riquezas. Isso está acontecendo no Chile, onde a economia é aberta e totalmente integrada ao mercado mundial. Não por acaso lá é onde o mtb mais se desenvolve na America Latina. A burrice econômica mata o ciclismo e tudo o mais no Brasil!
 
Em compensação, aqui não tem inverno rigoroso com neve como lá; podemos pedalar o ano todo, eles não. E dá pra construir boa pistas nas nossas serrinhas, se deixarem a gente mexer livremente nas trilhas.
Voltar ao Topo
pride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2015 as 16:15
...e voltamos ao ponto onde o que realmente importa é a liberdade
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2015 as 21:33
Originalmente postado por pride pride escreveu:

...e voltamos ao ponto onde o que realmente importa é a liberdade


kkkkkkkkkkkkkkkkk

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2015 as 14:48
Fala Devair,

Essa questão não afeta só o downhill, mas sim todas as modalidades e na verdade é uma questão geográfica e de cultura também. É engraçado como vemos a percepção do mountain biking totalmente diferente de pessoas de diferentes regiões do Brasil.

Muitos lugares realmente não tem trilhas... trilhas que eu digo são singletracks, com inclinação e obstáculos naturais como raízes e pedras.  Pessoas que moram em regiões que tem apenas estradas de terra muitas vezes não conseguem entender o porque de ter bikes com tanto curso de suspensão ou mesmo fulls. Realmente não tem a menor ideia de quanto é importante e diferente. O máximo de exigência da bike acaba sendo passar por buracos a 60 por hora ou pedras pequenas, coisa que uma rígida encara. Nesses casos não adianta... uma bike de mais curso não vai te trazer nenhuma vantagem!

Mas não dá pra generalizar... aqui no Rio por exemplo temos uma geografia muito boa... conseguimos ou precisamos subir pedalando no asfalto com a bike travada (no caso de enduro pra bikes de menos curso), mas na hora da descida temos trilhas técnicas e exigentes, onde uma bike de mais curso realmente traz uma vantagem e nível de diversão absurdo. Pra downhill downhill mesmo, tem um pouco menos opções, mas ainda assim umas 4 pistas onde uma bike de downhill é a opção mais divertida. Mas aí ai no problema da cultura que o Pedro falou - temos trilhas proibidas, outras que não tem como subir com a bike no carro ou o acesso é ruim, não podemos abrir trilhas novas, etc, etc... então, AO MEU VER, uma bike de Enduro, de 140 a 160 é a melhor opção pro Rio. Quinta passada mesmo peguei uma Enduro e pedalei 45km... eu vacilei com o horario e não deu tempo de cair nas trilhas, mas ia acabar sendo quase 60km com direito a trilhas trilhas técnicas... um rolé mais curto poderia ser coisa de 30km com as mesmas 3 trilhas... ou, de carro, ir até as trilhas e no final nao andar muito mais de 10km... mas ainda assim, ter que subir pedalando pra fazer a trilhas mais de uma vez (ou empurrando). 

Aqui no Rio também temos agora pelo terceiro ano seguido as competições de downhill urbano, que aí sim, uma bike de downhill é a melhor opção e vc vai ter resgate pra subir, massss iso acontece 4, 5 vezes no ano apenas. Pelo estado temos outras provas também na terra, mas com um nível técnico que uma bike de enduro mais parruda dá pra encarar.

No sul tem trilhas ainda mais difíceis, mas não sei como é o acesso, se é questão de usar o carro ou se uma Enduro funciona melhor.

Lá fora é bem diferente por vários motivos, não apenas por montanhas mais altas, mas muito mais por cultura e montanha e NEVE! Lembre-se que os bike parks só existem porque no inverno são usados pra Ski, que dá muito mais lucro. 
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2015 as 17:34
Moro numa região, onde os locais para se fazer excelentes trilhas, são áreas de Parque Estadual. Você não pode digamos, tirar um galho que esteja no meio da trilha, que uma cambada de eco-chatos vai te encher o saco e blá-blá-blá...

Mas, isso não é nada. Ocorre sessões de caça dentro do parque estadual direto, 12 meses do ano. e pergunta para os eco-chatos se eles vão lá torrar os caçadores... Nem aparecem.

Os nossos parques tem uma administração arcaíca, beirando algo como uma múmia em um sarcofágo. O importante que é a dizimação da fauna, os parques fazem vista-grossa, deve ser, porque os caras tem armas, sei lá. Mas para qualquer outra atividade, é uma palhaçada só.

Estou pensando em criar um projeto, e encaminhar para o prefeito daqui, mostrando a viabilidade de criar trilhas de trek e bikes dentro do parque, bem como a criação de espaços próprios para a prática de street e dirt jump, e os benefícios que podem trazer para a cidade. Dúvido que se tivessem trilhas em todo o parque os caçadores iriam lá.
Mas, temos que correr atrás, porque esperar a boa vontade dos nossos "dirigentes" não dá.

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
sergiolander Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 04 Mai 2012
Franco da Rocha
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiolander Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2015 as 08:05
Originalmente postado por Mockoso Mockoso escreveu:

Moro numa região, onde os locais para se fazer excelentes trilhas, são áreas de Parque Estadual. Você não pode digamos, tirar um galho que esteja no meio da trilha, que uma cambada de eco-chatos vai te encher o saco e blá-blá-blá...

Mas, isso não é nada. Ocorre sessões de caça dentro do parque estadual direto, 12 meses do ano. e pergunta para os eco-chatos se eles vão lá torrar os caçadores... Nem aparecem.

Os nossos parques tem uma administração arcaíca, beirando algo como uma múmia em um sarcofágo. O importante que é a dizimação da fauna, os parques fazem vista-grossa, deve ser, porque os caras tem armas, sei lá. Mas para qualquer outra atividade, é uma palhaçada só.

Estou pensando em criar um projeto, e encaminhar para o prefeito daqui, mostrando a viabilidade de criar trilhas de trek e bikes dentro do parque, bem como a criação de espaços próprios para a prática de street e dirt jump, e os benefícios que podem trazer para a cidade. Dúvido que se tivessem trilhas em todo o parque os caçadores iriam lá.
Mas, temos que correr atrás, porque esperar a boa vontade dos nossos "dirigentes" não dá.

T+

Mock Tenho que concordar com você, foi dado um grande passo quando foi criado o Anhanguera Bike Park. Dentro da maior reserva do município de SP.

Esse pode ser nosso maior exemplo de como as coisas podem se encaminhar


Abraços!!!
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2015 as 12:26
Exatamente Mockoso... muita administração é ultrapassada, mas é preciso chegar com jeito e ir conversando e entendendo. As trilhas aqui ficaram fechadas por anos e no final do ano passado conseguimos liberação de duas. Foram muitas conversas e projetos, mas agora querem até liberar mais se der certo. Muitas vezes depende da cabeça ou interesses do gestor principal, mas a maneira de conseguir é por aí mesmo.


Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2015 as 14:11
É necessário ter bom senso.

Muita gente quer chegar na mata e abrir uma trilha derrubando árvores a esmo e se a área é protegida, tem que haver supervisão ambiental, sob pena de ter a trilha fechada.

Ao contrário do que muita gente pensa, nos EUA por exemplo, inúmeros parques nacionais não permitem a presença de bikes e motos.

Na Europa há uma tolerância maior até por uma questão cultural, onde as bikes e os esportes outdoor são muito populares.

Nós, praticantes interessados, precisamos parar de reclamar e ir atrás de fazer as coisas de forma legal, com as devidas autorizações e até com relatórios de impacto ambiental, se necessário.

As áreas de proteção ambiental possuem restrições legais de acesso e, principalmente, de alterações em seu terreno e flora.

Ao invés de simplesmente criticar, porque não buscar informações e parcerias para a criação de trilhas?
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2015 as 11:19
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Exatamente Mockoso... muita administração é ultrapassada, mas é preciso chegar com jeito e ir conversando e entendendo. As trilhas aqui ficaram fechadas por anos e no final do ano passado conseguimos liberação de duas. Foram muitas conversas e projetos, mas agora querem até liberar mais se der certo. Muitas vezes depende da cabeça ou interesses do gestor principal, mas a maneira de conseguir é por aí mesmo.




E aeee PEdro, tudo blz.

Por acaso você teria algumas cópias dos projetos que estõ implantando ai?
Como eu pretendo desenvolver um aqui também, precisoter uma ideia de como é, e essas coisas.
Tipo, os dados a serem levantados, e essas coisas, somente para te uma ideia geral mesmo.

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
RodolphoMerlim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2015
Campo Grande-RJ
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodolphoMerlim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2015 as 12:06
Interessante o assunto...

Não sei como funcionam as leis aqui no RJ, porém, onde moro, as coisas são mais relax. Sou de Campo Grande (RJ) e tenho acesso a várias trilhas do Rio da Prata (sub-bairro) e Mendanha. Ainda não fiz trilhas com bike pois ainda estou montando a minha, mas já fiz diversas vezes trilhas caminhando e correndo, tanto em eventos como a passeio. As trilhas são boas, com diversos níveis de dificuldade. Com mata fechada e aberta. Caminhos estreitos e tbm largos como ruas...Na região onde moro não da pra reclamar!!! Mas o Brasil, de modo geral, é precário nesse quesito :(
Voltar ao Topo
kzudh Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Jul 2009
Igarata
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kzudh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2015 as 14:35
temos muitas opções de trilhas mas grande maioria em terrenos particulares, alguns no inicio liberam para o uso dos pilotos, mas depois devido a alguns poucos irresponsáveis e jogam lixo nas trilhas, deixam porteiras abertas, usam drogas dentro da propriedade particular, entre outros motivos muitos boicotam a entrada e não nos deixam mais utilizar as trilhas. o mais difícil é mudar a atitude dessas poucas pessoas.
Voltar ao Topo
RodolphoMerlim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2015
Campo Grande-RJ
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodolphoMerlim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2015 as 14:42
Originalmente postado por kzudh kzudh escreveu:

temos muitas opções de trilhas mas grande maioria em terrenos particulares, alguns no inicio liberam para o uso dos pilotos, mas depois devido a alguns poucos irresponsáveis e jogam lixo nas trilhas, deixam porteiras abertas, usam drogas dentro da propriedade particular, entre outros motivos muitos boicotam a entrada e não nos deixam mais utilizar as trilhas. o mais difícil é mudar a atitude dessas poucas pessoas.


Eu diria "quase impossível querer mudar". Isso é um ciclo de irresponsabilidade q passa na vida de quase todas as pessoas. Essas pessoas crescem, entendem que aquilo é errado (a minoria não) e param de fazer. Mas depois aparecem novos jovens, de uma sociedade mais "moderna", que voltam a cometer os mesmos erros....triste isso, mas é a realidade!
Voltar ao Topo
kzudh Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Jul 2009
Igarata
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kzudh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2015 as 14:45
aqui em São Paulo varias pistas foram fechadas por esses motivos... mas ainda varias em atividade e cuidadas por pessoal que realmente cuida. Saracura em Mairiporã esta de parabéns o pessoal lá sempre trabalha para preservar...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X