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Diferença Guidão MTB 29" e 26"

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tarci.jr Ver Drop Down
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    Postado: 17 Abr 2013 as 15:06
Minha duvida é a seguinte:
Estou montando uma 29er, comprei quadro e rodas 29" e estou aproveitando as peças da minha 26", mais o cara da bicicletária falou que era bom trocar o guidão.

Qual a diferença do guidão da 26" com a da 29" ?
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Betim
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As bikes de 29 usam guidão maiores, tipo de 700mm ou 720mm, devido ao seu tamanho, geometria, etc.

Eu tenho uma 26 e uso um guidão race face atlas de 785mm. Usei este guidão em uma HT e agora estou usando em uma FULL. Tenho 1,86 de altura e este guidão grande foi a melhor coisa que fiz, sinto a bike muito mais estável e facíl de fazer qualquer curva, não volto para os guidãos de 685mm nunca mais.


Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

Minha duvida é a seguinte:
Estou montando uma 29er, comprei quadro e rodas 29" e estou aproveitando as peças da minha 26", mais o cara da bicicletária falou que era bom trocar o guidão.

Qual a diferença do guidão da 26" com a da 29" ?
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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tarci.jr Ver Drop Down
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e a diferença do reto para o curvado??
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Reto = flat
Curvo = riser

Tecnicamente não sei responder.
Eu prefiro os riser (curvo) porque acho mais confortável, tem uma posição mais race e deixa a bike mais bonita.

Os riser tem diferentes graus de inclinação, como de 0,5 grau de inclinação até 2 graus de inclinação, se pesquisar no google verá esta diferença.


Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

e a diferença do reto para o curvado??
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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strafer Ver Drop Down
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o riser tem uma posição mais race ?
não seria o contrário ? , voce prefere o riser pq e mais confortavel e menos race, menos deitado na bike.
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JoaoPauloSaraiva Ver Drop Down
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Eu tava nessa duvida absurda sobre guidão na minha 29r.

Tinha um de 580mm na 26 e achava o maximo, pobre ilusão, um lixo!
Montei uma 29r com um guidão de 640mm, achava o maximo até andar em um de 680mm.
Procurando um carbon de 680mm leve e "barato" só achei o Cobalt 11 com 6º e o Truvativ Noir T30 700mm e com 10º de angulação.

Fiquei na duvida entre ambos pois meu fitter falou que pra usar esse guidão com 10º tem que aumentar a mesa em 1cm pois a pegada desse guidão da um recuo. 

Acabei que comprei o T30 e aumentei a mesa em 1cm, estou apaixonado pelo guidão tanto pela angulação de 700mm. Menos que isso nunca mais!
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AlexPS Ver Drop Down
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Não sou especialista mas ate onde sei o guidão curvo é mais para DH, em uma bike de trilha onde vc sobe muito o guidão reto da mais firmeza (logo ficara mais race e menos confortável). Eu acho mais bonito o curvo desde que não seja uma curva grande. Mas a minha bike (elite20) é reto e acho que o curvo não seria tão harmônico. Tive uma 26 montada que era curvo e não me pareceu diferente em nada, apenas no posicionamento do corpo precisava de menos flexibilidade.
Quanto a largura se colocar um curto na 29 ficará horrível para curvas fechadas. Na ninha 26 era  de 640, achava meio curto. Agora com 700 na 29 tenho a mesma sensação, apesar de ser bem mais largo.
Vc pode pegar um bem largo e com o tempo cortar as pontas pra ficar perfeito, tem uns que estão vindo ate com as marcações. Se fizer o bike fit também será observada essa medida.
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Esta e a minha sensação ao usar o guidão riser, não significa que é uma regra.
Também acho feio guidão com curvas grandes, por isto o meu tem 0,5 ou 1,0 grau de inclinação.
O tamanho do race face atlas é de 785mm, achei um pouco grande, agora está com 760mm, parece pouco mas ficou ideal pra mim.

Originalmente postado por scofieldpedal scofieldpedal escreveu:

Reto = flat
Curvo = Rirer

Tecnicamente não sei responder.
Eu prefiro os riser (curvo) porque acho mais confortável, tem uma posição mais race e deixa a bike mais bonita.

Os riser tem diferentes graus de inclinação, como de 0,5 grau de inclinação até 2 graus de inclinação, se pesquisar no google verá esta diferença.


Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

e a diferença do reto para o curvado??
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lucasmarreco Ver Drop Down

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tenho 1.89 altura devo usar guidao reto ou curvado
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Boa Noite amigo, 
Reto ou curvado vai do gosto de cada um, nao existe uma regra ! 
Porem se a sua bike for 29er pega um guidao grande, algo em torno de 700mm . que nao vai se arrepender ! 
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lucasmarreco Ver Drop Down

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belo horizonte
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estou montando bike aro 26 e gostei do guidao da Scott , acho e 680mm.
grato
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strafer Ver Drop Down
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680mm pra 26 ta mais do que bom ! hahaha
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PauloBC Ver Drop Down
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Brusque
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Originalmente postado por scofieldpedal scofieldpedal escreveu:

Reto = flat
Curvo = riser

Tecnicamente não sei responder.
Eu prefiro os riser (curvo) porque acho mais confortável, tem uma posição mais race e deixa a bike mais bonita.

Os riser tem diferentes graus de inclinação, como de 0,5 grau de inclinação até 2 graus de inclinação, se pesquisar no google verá esta diferença.


Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

e a diferença do reto para o curvado??

Blz amigo.
Bom , sou obrigado a discordar. Posição mais race , ou seja , inclinado pra frente , vc consegue com guidão reto. Conforto vc consegue com riser.
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
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tarci.jr Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarci.jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2013 as 10:24
Originalmente postado por strafer strafer escreveu:

Boa Noite amigo, 
Reto ou curvado vai do gosto de cada um, nao existe uma regra ! 
Porem se a sua bike for 29er pega um guidao grande, algo em torno de 700mm . que nao vai se arrepender ! 

700 mm está ótimo??? minha 26" tinha guidão 640mm ....
Então na minha 29er que está quase pronta vc acha que o 700 mm é bem proporcional?
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tarci.jr Ver Drop Down
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Originalmente postado por PauloBC PauloBC escreveu:

Originalmente postado por scofieldpedal scofieldpedal escreveu:

Reto = flat
Curvo = riser

Tecnicamente não sei responder.
Eu prefiro os riser (curvo) porque acho mais confortável, tem uma posição mais race e deixa a bike mais bonita.

Os riser tem diferentes graus de inclinação, como de 0,5 grau de inclinação até 2 graus de inclinação, se pesquisar no google verá esta diferença.


Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

e a diferença do reto para o curvado??

Blz amigo.
Bom , sou obrigado a discordar. Posição mais race , ou seja , inclinado pra frente , vc consegue com guidão reto. Conforto vc consegue com riser.

Resumindo, Guidão Reto=Performance, Guidão Curvo=Conforto ???
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Betim
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ACHO ISTO MUITO PESSOAL, mesmo com um monte de teoria sobre cada tipo.

Eu acho os curvo mais race que os retos.


Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

Originalmente postado por PauloBC PauloBC escreveu:

Originalmente postado por scofieldpedal scofieldpedal escreveu:

Reto = flat
Curvo = riser

Tecnicamente não sei responder.
Eu prefiro os riser (curvo) porque acho mais confortável, tem uma posição mais race e deixa a bike mais bonita.

Os riser tem diferentes graus de inclinação, como de 0,5 grau de inclinação até 2 graus de inclinação, se pesquisar no google verá esta diferença.


Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

e a diferença do reto para o curvado??

Blz amigo.
Bom , sou obrigado a discordar. Posição mais race , ou seja , inclinado pra frente , vc consegue com guidão reto. Conforto vc consegue com riser.

Resumindo, Guidão Reto=Performance, Guidão Curvo=Conforto ???
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hugosaopaulo Ver Drop Down


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Concordo com vc PauloBC!

3 dos top10 da UCI  e o Florian usam flat!
Susy, avancini, hermida, Bulls team, Burry usava, td mundo, praticamente.

Flat handlebar > agressive

http://shack.us/photo/my-s/825/ace2013stage5gb244670.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us


Eu prefiro flat tbm!



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PauloBC Ver Drop Down
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Sinceramente nao sabia q existia teoria sobre isso.
Acho que eh sabido que o reto eh mais race q o curvo , num guidão reto o ciclista fica mais curvado ,mais aerodinâmico , mais Race.

Mas se vc prefere curvo e acha o curvo mais race beleza. Nada contra. O q importa eh ser feliz e se sentir bem na bike.


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adri_marcos Ver Drop Down

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar adri_marcos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2013 as 16:17
eu sempre usei guidão reto e curto, mas depois que botei um "semi-reto" mas com um rise, angulação para trás de 5º numa antiga 26 minha nunca mais volto a usar um totalmente reto, fica bem mais anatomico e confortável a pegada assim, mas com relação as curvas, angulação "superior", vai do gosto de cada um, muito curvo fica feio, mas bem mais confortável de andar.

 Mas uma coisa que não entendo essa onda agora de guidões cada vez maiores, em alguns tópicos antigos sempre se falava que uma medida "ideal" de guidões para 26er seria em torno de 60cm, mas agora parece que indo na onda das 29 todos estão usando guidões de 70cm ou mais! não é exagero isso? uma das primeiras coisas que fiz na minha GT 29er foi trocar um guidão reto de 71cm  por um mais curto e pouco curvo, deixei com 66cm e bar ends, para mim assim ficou ideal. (Isso vai da largura dos ombros e do estilo de pedalada de cada um)
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Fabio Ver Drop Down


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Lembro que padrão sempre foi 56cm. Hoje vejo maluco querer de 78cm. Coloca logo um Pro Taper de Motocross de 1m.

Quem não deve gostar disso são os WWer que se deixar, usam um de 20 cm. rs
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ruiz107 Ver Drop Down
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Vinhedo
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Isso de aro 29 precisar de guidão maior é lenda!! O que influencia no tamanho do guidão é a largura do seu tórax e a abertura correta dos braços pra dar maior mobilidade e não prejudicar a respiração.

Guidão flat e riser tem q ver com gosto pessoal e também com seu bike fit. Se suas mãos acabarem na mesma posição com um flat e com um riser (neste caso a mesa precisa ser mais baixa), então ambos acabam sendo iguais. Pessoalmente acho flat mais bonito, além de ser mais leve.
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adri_marcos Ver Drop Down

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Originalmente postado por ruiz107 ruiz107 escreveu:

Isso de aro 29 precisar de guidão maior é lenda!! O que influencia no tamanho do guidão é a largura do seu tórax e a abertura correta dos braços pra dar maior mobilidade e não prejudicar a respiração.

Guidão flat e riser tem q ver com gosto pessoal e também com seu bike fit. Se suas mãos acabarem na mesma posição com um flat e com um riser (neste caso a mesa precisa ser mais baixa), então ambos acabam sendo iguais. Pessoalmente acho flat mais bonito, além de ser mais leve.

Exato, o que conta é a posição final das mãos, um guidão reto com espaçadores, ou uma mesa mais alta pode deixar as mãos na mesma posição do que um curvo, e vice-versa, as mudanças na "pilotagem" são subjetivas, o conforto também é relativo, eu sempre explico para quem tá começando a pedalar, ou esta querendo por um guidão para ficar mais "alto" que nem sempre a posição com as costas totalmente reta é aconselhável, funciona num primeiro momento e para pedais curtos, para um pedal mais longo é mais adequado que o peso fique dividido.

Existe algum estudo comprovando a "necessidade" ou vantagens de guidões com mais de 70cm em 29er?  só pelo fato de a roda ser um pouco maior justificaria esse aumento? 

 

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Hamud Ver Drop Down
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A roda maior tem mais inercia e precisa mais força para quebrar essa inercia. Eu senti essa diferença de inercia nitidamente quando andei numa 29.

Particularmente gosto dos guidões maiores, dão mais controle.

"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

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ruiz107 Ver Drop Down
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Vinhedo
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Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

A roda maior tem mais inercia e precisa mais força para quebrar essa inercia. Eu senti essa diferença de inercia nitidamente quando andei numa 29.

Particularmente gosto dos guidões maiores, dão mais controle.


Mas oq o guidão tem a ver com a maior inércia da roda? Nas 29 vc precisa fazer mais força pra aceleerar a bike quando ela está parada, mas pra manobrar a bike com o guidão a força é a mesma sendo 26 ou 29.

A única diferença do ponto de vista técnico seria que o guidão maior pode dar mais controle por manter a frente mais estável. Quer dizer, numa eventual pancada na roda da frente, a alavanca maior do guidão ajudaria você a absorver a pancada e centrá-lo com maior rapidez, enquanto que um guidão curto poderia fazer vc perder o controle. Um guidão maior também deve absorver melhor os impactos comparado com um curto, mas novamente isso é igual tanto para 26 quanto 29. No caso de uma bike de XC, essas características são úteis mas é muito mais importante você estar na posição correta na bike
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AlexPS Ver Drop Down
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Originalmente postado por ruiz107 ruiz107 escreveu:

Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

A roda maior tem mais inercia e precisa mais força para quebrar essa inercia. Eu senti essa diferença de inercia nitidamente quando andei numa 29.

Particularmente gosto dos guidões maiores, dão mais controle.


Mas oq o guidão tem a ver com a maior inércia da roda? Nas 29 vc precisa fazer mais força pra aceleerar a bike quando ela está parada, mas pra manobrar a bike com o guidão a força é a mesma sendo 26 ou 29.

A única diferença do ponto de vista técnico seria que o guidão maior pode dar mais controle por manter a frente mais estável. Quer dizer, numa eventual pancada na roda da frente, a alavanca maior do guidão ajudaria você a absorver a pancada e centrá-lo com maior rapidez, enquanto que um guidão curto poderia fazer vc perder o controle. Um guidão maior também deve absorver melhor os impactos comparado com um curto, mas novamente isso é igual tanto para 26 quanto 29. No caso de uma bike de XC, essas características são úteis mas é muito mais importante você estar na posição correta na bike

Eu acho que tanto o tamanho quanto o formato do guidão estão ligados as relações de força. Se pensarmos nas aulas de fisica podemos entender um pouco melhor.

O Guidão nada mais é do que a alavanca com a qual se faz a roda dianteira girar. Se voce faz uma foça sobre ele, essa força age sobre os componentes ate fazer com que a roda gire para o lado que foi aplicada a força.
 
Controle nada mais é do que ter maior poder de atuar sobre o guidão, tanto exercendo a força para fazer a roda ir para um ou outro lado quanto para não permitir que a roda vá para o lado que um obstaculo a force, fazendo com a trajetória não saia da linha reta.

Pensando assim, quanto maior a rodas mais força fará sobre o guidão e mais força sobre o guidão o ciclista precisará fazer para ter controle.

Acho que isso é física e ninguém vai contestar o sr. Newton.

Aplicando isso a pratica, tanto na 26 quanto na 29, o guidão maior da mais estabilidade, como tem mais material da mais peso tambem, com guidão maior os braços ficam mais abertos, permitindo uma respiração melhor (mais livre) por outro lado fica uma maior area para fazer resitencia ao ar.
Outro principio da fisica (ação e reação, eu acho).

Os pequenos detalhes acho que são quase irrelevantes, mas é fato que a roda sendo maior exige mais força para controla-la, sendo assim um guidão maior facilita a vida, mas vai de cada um saber o que é melhor pra si.

Quanto a curva do guidão aplica-se o mesmo principio, uma alavanca reta gera força direta e um curvo vai gerar um força reduzida devido a força para compensar a curva. Nesse caso quanto maior a curva maior a força. Pensemos assim, se a alavanca for reta é fácil deslocar o objeto, se a alavanca for curva ela vai girar antes de aplicar a força ao objeto, como o guidão tem duas curvas, uma contraria a outra e está preso não sentimos esse efeito, mas ele existe. Sendo assim porque usar guidão curvo em Down Hill e reto em mountain? Porque em dh por ser apenas descida, haverá mais obstáculos fazendo força contra o guidão (principalmente quando a bike bate no chão após os saltos), assim a força para mantê-lo reto será menor sendo curvo e em mountain é o contrário.

Bom isso é o que me lembro dos princípios de física, mas não sou especialista nem em fisica (e ja vai tempo que eu não estudo mais) nem em guidão. Assim que alguém mais técnico puder contestar ou confirmar pra termos mais certeza.

De forma pratica, penso que se voce está feliz com seu guidão e sente conforto nas manobras esse é o ideal pra vc.

Se for o caso mantenha o guidão antigo e se sentir dificuldade ai troca, deixando uma pequena folga nos cabos se for o caso.
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samuelgouvea Ver Drop Down
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juiz de fora
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hoje todo mundo usa guidons muito largos...
essa coisa da maior alavanca é fato, mas sejamos honestos: ninguém precisa de uma alavanca maior pra conseguir virar uma roda! e como o raio de giro do guidom também é maior, a mão precisa percorrer um arco maior, deixando a bike menos ágil... ou seja, sempre tem argumento, contra e a favor - e aí, essa coisa do guidom vira mais uma questão de "pegada" do que tudo. ou vc gosta, ou não gosta dos largos... eu mesmo sou de uma época onde os guidons eram muito estritos, às vezes abaixo de 500mm. o meu stylo20 da 29er eu cortei em 50mm, ficou perfeito pra mim...

uma coisa é fato sobre o mais largo: se vc não gostar, dá pra cortar....
mas crescer um estreito, isso eu nunca vi, hahaha!!!
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tarci.jr Ver Drop Down
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Originalmente postado por AlexPS AlexPS escreveu:

Originalmente postado por ruiz107 ruiz107 escreveu:

Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

A roda maior tem mais inercia e precisa mais força para quebrar essa inercia. Eu senti essa diferença de inercia nitidamente quando andei numa 29.

Particularmente gosto dos guidões maiores, dão mais controle.


Mas oq o guidão tem a ver com a maior inércia da roda? Nas 29 vc precisa fazer mais força pra aceleerar a bike quando ela está parada, mas pra manobrar a bike com o guidão a força é a mesma sendo 26 ou 29.

A única diferença do ponto de vista técnico seria que o guidão maior pode dar mais controle por manter a frente mais estável. Quer dizer, numa eventual pancada na roda da frente, a alavanca maior do guidão ajudaria você a absorver a pancada e centrá-lo com maior rapidez, enquanto que um guidão curto poderia fazer vc perder o controle. Um guidão maior também deve absorver melhor os impactos comparado com um curto, mas novamente isso é igual tanto para 26 quanto 29. No caso de uma bike de XC, essas características são úteis mas é muito mais importante você estar na posição correta na bike

Eu acho que tanto o tamanho quanto o formato do guidão estão ligados as relações de força. Se pensarmos nas aulas de fisica podemos entender um pouco melhor.

O Guidão nada mais é do que a alavanca com a qual se faz a roda dianteira girar. Se voce faz uma foça sobre ele, essa força age sobre os componentes ate fazer com que a roda gire para o lado que foi aplicada a força.
 
Controle nada mais é do que ter maior poder de atuar sobre o guidão, tanto exercendo a força para fazer a roda ir para um ou outro lado quanto para não permitir que a roda vá para o lado que um obstaculo a force, fazendo com a trajetória não saia da linha reta.

Pensando assim, quanto maior a rodas mais força fará sobre o guidão e mais força sobre o guidão o ciclista precisará fazer para ter controle.

Acho que isso é física e ninguém vai contestar o sr. Newton.

Aplicando isso a pratica, tanto na 26 quanto na 29, o guidão maior da mais estabilidade, como tem mais material da mais peso tambem, com guidão maior os braços ficam mais abertos, permitindo uma respiração melhor (mais livre) por outro lado fica uma maior area para fazer resitencia ao ar.
Outro principio da fisica (ação e reação, eu acho).

Os pequenos detalhes acho que são quase irrelevantes, mas é fato que a roda sendo maior exige mais força para controla-la, sendo assim um guidão maior facilita a vida, mas vai de cada um saber o que é melhor pra si.

Quanto a curva do guidão aplica-se o mesmo principio, uma alavanca reta gera força direta e um curvo vai gerar um força reduzida devido a força para compensar a curva. Nesse caso quanto maior a curva maior a força. Pensemos assim, se a alavanca for reta é fácil deslocar o objeto, se a alavanca for curva ela vai girar antes de aplicar a força ao objeto, como o guidão tem duas curvas, uma contraria a outra e está preso não sentimos esse efeito, mas ele existe. Sendo assim porque usar guidão curvo em Down Hill e reto em mountain? Porque em dh por ser apenas descida, haverá mais obstáculos fazendo força contra o guidão (principalmente quando a bike bate no chão após os saltos), assim a força para mantê-lo reto será menor sendo curvo e em mountain é o contrário.

Bom isso é o que me lembro dos princípios de física, mas não sou especialista nem em fisica (e ja vai tempo que eu não estudo mais) nem em guidão. Assim que alguém mais técnico puder contestar ou confirmar pra termos mais certeza.

De forma pratica, penso que se voce está feliz com seu guidão e sente conforto nas manobras esse é o ideal pra vc.

Se for o caso mantenha o guidão antigo e se sentir dificuldade ai troca, deixando uma pequena folga nos cabos se for o caso.

Pesquisa TOP em.
A ciências diz tudo.
Só que tem uns caras é faz tudo ao contrario e da certo. O correto então é comprar o maior e ir contando até se ajustar para você mesmo.

Parabens

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ebampi Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ebampi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2013 as 12:26
Apenas para informação, na minha 29 cortei 20mm de cada lado e deixei o guidão com 675mm, e achei ótimo!! Bom demais.

Concordo com o pessoal que diz que não existe regra mas sim adaptação a forma como cada um guia sua bike. Não sou um competidor e me sentí super bem nas pedaladas com o guidão mais curto.

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tarci.jr Ver Drop Down
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Valei galera, vou comprar um de 700mm testar e ir cortando se precisar até ficar bom.
E a duvida é:
Reto ou Curvo???
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Rodrigo Borges Ver Drop Down
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brusque
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Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

Valei galera, vou comprar um de 700mm testar e ir cortando se precisar até ficar bom.
E a duvida é:
Reto ou Curvo???
OLHA TARCI, ACHO CURVO OU RETO DEPENDE DO SEU GOSTO E PERCURSO QUE VAI REALIZAR.
PELO QUE VEJO QUASE TODO MUNDO ESTÁ USANDO O RETO. 
ACONSELHO QUE ANDE EM UMA ANTES COM GUIDÃO RETO.
UM GUIDÃO BEM CURVO FICARÁ BEM ALTO, MAS SE SUA ESTATURA É COMPATÍVEL TUDO BEM.
DO CONTRÁRIO VOCÊ CORRE O RISCO DE TER PROBLEMAS NA SUBIDA, EM FUNÇÃO DA INCLINAÇÃO DO TERRENO.
VLW
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2013 as 00:03
Originalmente postado por Rodrigo Borges Rodrigo Borges escreveu:


Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

Valei galera, vou comprar um de 700mm testar e ir cortando se precisar até ficar bom.
E a duvida é:
Reto ou Curvo???

OLHA TARCI, ACHO CURVO OU RETO DEPENDE DO SEU GOSTO E PERCURSO QUE VAI REALIZAR.
PELO QUE VEJO QUASE TODO MUNDO ESTÁ USANDO O RETO. 
ACONSELHO QUE ANDE EM UMA ANTES COM GUIDÃO RETO.
UM GUIDÃO BEM CURVO FICARÁ BEM ALTO, MAS SE SUA ESTATURA É COMPATÍVEL TUDO BEM.
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Bem vindo Rodrigo.

E uma dica.

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FLIMA Ver Drop Down
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Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2013 as 07:42
A relação das 29er com o tamanho do guidão é a de tentar deixar a bike mais estável em altas velocidades. Em retas longas de provas XC Marathon, por exemplo, nas quais a velocidade chega ao máximo. Daí vem a tendência de mercado por um guidão mais largo. Esse é o ponto positivo.

Mas como todo equipamento tem um ponto negativo, a perda seria em trilhas fechadas e com subidas curtas. A baixa velocidade não demonstra o potencial de estabilidade do guidão mais largo.

Uma outra variável pra facilitar a estabilidade em altas velocidades na 29 (sem depender apenas do guidão) é o ângulo do tubo de direção de cada quadro 29er. Esse ângulo também influencia na estabilidade em alta velocidade.

O guidão mais largo também facilita as subidas nas quais se pedala em pé.

O aumento da largura do guidão sempre pode ser compensado com uma mesa mais curta, pra garantir também rapidez nas manobras. Nesse caso é importante lembrar que a troca da mesa não deve mudar a pegada - e o fit - sendo que ambos devem permanecer iguais para evitar lesões no atleta. Isso se consegue ajustando os espaçadores e/ou a angulação do guidão. Por isso que muitos dizem que é subjetivo, pois o conforto é diferente pra cada um, na mesma proporção que as medidas do fit de cada ciclista também são diferentes.

Enfim, o que vale mesmo é o conforto na pegada. É isso que vai garantir o prazer em pedalar. E se a preocupação for com desempenho, tem que tentar consegui-lo no limite que não gere desconforto ao atleta.


Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
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tarci.jr Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarci.jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2013 as 09:23
Belas dicas ... Obrigado
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Rodrigo Borges Ver Drop Down
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brusque
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo Borges Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2013 as 09:38
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Rodrigo Borges Rodrigo Borges escreveu:


Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

Valei galera, vou comprar um de 700mm testar e ir cortando se precisar até ficar bom.
E a duvida é:
Reto ou Curvo???

OLHA TARCI, ACHO CURVO OU RETO DEPENDE DO SEU GOSTO E PERCURSO QUE VAI REALIZAR.
PELO QUE VEJO QUASE TODO MUNDO ESTÁ USANDO O RETO. 
ACONSELHO QUE ANDE EM UMA ANTES COM GUIDÃO RETO.
UM GUIDÃO BEM CURVO FICARÁ BEM ALTO, MAS SE SUA ESTATURA É COMPATÍVEL TUDO BEM.
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Bem vindo Rodrigo.

E uma dica.

Desliga o Caps Lock.

Certo. 
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2013 as 09:52
ACHO que de 700mm é só riser, geralmente os flats vão até uns 685mm. Mas é preciso confirmar.
Tem vários guidãos considerados riser com ângulos baixos, deixando bem próximo dos flat.

Procura da Crank Brothers, Race Face ou Fat boy.
Se tiver tempo e disposição compra neste site, os preços e as variedades são ótimas:

http://www.chainreactioncycles.com/Categories.aspx?CategoryID=110
http://www.chainreactioncycles.com/Categories.aspx?CategoryID=18


Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

Valei galera, vou comprar um de 700mm testar e ir cortando se precisar até ficar bom.
E a duvida é:
Reto ou Curvo???


Editado por scofieldpedal - 23 Abr 2013 as 09:53
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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A Thomsom tem flat de titânio de 73cm. O problema é o preço.
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PauloBC Ver Drop Down
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Brusque
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

A Thomsom tem flat de titânio de 73cm. O problema é o preço.


Thomsom aqui no Brasil é de chorar nos preços , em uma loja em Itajaí , Pedalli.com.br , fui ver um canote , era de alumínio , nem carbono era , e estava por míseros 400 reais !!! Falei q era mto caro pra mim e ofereceram por 330 e disseram q era um ótimo preço.
Não levei.
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
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tarci.jr Ver Drop Down
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titânio ou carbono??
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Fabio Ver Drop Down


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O Thomson flat de 73cm é de titânio.

Se dinheiro não for problema eu voto em titânio, afinal somente guidão de titânio é que tem garantia eterna.

Van Nicholas
Dean
Moots
Seven
Control tech
Thomson


Mas se quiser CxB, alumínio com certeza.

Pro
Bontrager
Truvativ

Fora outras de alumínio mais top que tem preço nas alturas:



Editado por Fabio - 23 Abr 2013 as 14:07
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HAIRTONNETO Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

O Thomson flat de 73cm é de titânio.

Se dinheiro não for problema eu voto em titânio, afinal somente guidão de titânio é que tem garantia eterna.

Van Nicholas
Dean
Moots
Seven
Control tech
Thomson


Mas se quiser CxB, alumínio com certeza.

Pro
Bontrager
Truvativ

Fora outras de alumínio mais top que tem preço nas alturas:


Por que não carbono?
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