Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dicas para percorrer o Caminho de Santiago
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dicas para percorrer o Caminho de Santiago

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dicas para percorrer o Caminho de Santiago
    Postado: 29 Jul 2014 as 13:39
Saiu ontem a matéria do Rodrigo Telles e da Eliana Garcia (e devem sair outras brevemente):


Dicas para percorrer o Caminho de Santiago de bicicleta

Conheça detalhes importantes para quem quer pedalar no percurso dos peregrinos

Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela. Há muita informação disponível para quem quer percorrer o Caminho de Santiago, mas não há um local ou site que reúna tudo que você vai precisar.

Dos muitos “Caminhos de Santiago” existentes, o que é mais percorrido pelos brasileiros é o chamado Caminho Francês, que sai de Sant Jean Pied Port.

Fizemos esse percurso de bicicleta e, a seguir, damos dicas sobre nossa experiência:

Colunista conta sobre a experiência de pedalar no Caminho de Santiago/Foto: Rodrigo TellesColunista conta sobre a experiência de pedalar no Caminho de Santiago/Foto: Rodrigo Telles

Treinamento

Podemos classificar o Caminho Francês, se feito pela trilha, como sendo de dificuldade média-alta. Vale a pena fazer alguns caminhos brasileiros antes, principalmente para adquirir experiência em cicloturismo. Viajando por aqui no Brasil você vai se conhecer melhor, descobrir suas reações ao sono, fome, frio e stress, além de poder testar melhor seus equipamentos e escolher o que levar. Uma boa sequência para começar é, por ordem de dificuldade, o Circuito Costa Verde e Mar, depois o Circuito Vale Europeu e por último o Caminho da Luz ou o Circuito das Araucárias.

Época do Ano

Maio e setembro são bons meses para viajar. Em alguns anos, maio ainda pode fazer frio, chover e até nevar, mas é uma época bem bonita por ser a primavera. Em setembro o clima é mais ameno, a vegetação costuma estar mais seca e as árvores de outono dão um colorido especial. No inverno (lembrando que corresponde ao nosso período de verão), muitos albergues ficam fechados e pode nevar bastante.

Se puder, evite a alta temporada de turismo, em julho e agosto, porque tudo vai estar mais caro e mais lotado. Além de ser o período mais quente do ano, com possibilidade de temperaturas bem altas.

Dos muitos “Caminhos de Santiago” existentes, o que é mais percorrido pelos brasileiros é o chamado Caminho Francês/Foto: Rodrigo TellesDos muitos “Caminhos de Santiago” existentes, o que é mais percorrido pelos brasileiros é o chamado Caminho Francês/Foto: Rodrigo Telles

Duração da Viagem

Fizemos em 20 dias, indo de S. Jean até Finesterrre, um total de 1.000 quilômetros. Deu para curtir com calma o caminho. Se você tiver menos do que 15 dias é bom pensar em percorrer um trecho menor ao invés de fazer uma maior quilometragem por dia. Ninguém faz o Caminho em um tempo maior e se arrepende depois, pelo contrário, todos pensam em voltar com mais tempo livre, pois há muito o que ver e fazer no Caminho além de pedalar.

Trilha ou Estrada

Se pretende fazer pela trilha, a bicicleta tem que ser de tipo mountain bike, com pneus de cravos. Apesar da dificuldade técnica não ser alta, há muitos trechos de single-track e boa parte do percurso é de terra e cascalho.

Vimos que a maioria dos ciclistas estrangeiros percorre o caminho pela estrada de asfalto. Claro que a pedalada rende mais, mas com isso se deixa de aproveitar muito em termos de paisagem, contato com a natureza e com outros peregrinos. Valeu a pena o esforço de ir pela trilha, só saímos dela nas duas subidas principais, que são os Pirineus, no início do caminho, e do Cebreiro, mais para o final, pois são trechos com bastante degraus.

Outra vantagem de fazer pela trilha é que você não se perde. Já desviando para a estrada, as setas somem e fica difícil voltar para a trilha depois. Pode ser útil um track log de GPS da estrada, mas mesmo assim você vai ficar preso àquele caminho traçado ali, não dá para escolher quando fazer pela estrada ou pela trilha a qualquer momento.

O Caminho Francês, se feito pela trilha, tem dificuldade média-alta/Foto: Rodrigo TellesO Caminho Francês, se feito pela trilha, tem dificuldade média-alta/Foto: Rodrigo Telles

Bicicleta

Saia com uma bicicleta bem revisada e com componentes de confiança, porque não é qualquer cidadezinha que vai ter boas bicicletarias, não vale a pena carregar dor de cabeça para a viagem. Além disso, o horário de funcionamento das bicicletarias (e do comércio em geral) nem sempre bate com suas necessidades, eles fecham meio dia e só abrem após às 16 horas.

Um acessório que ajuda bastante é a campainha, pois há muitos peregrinos a pé que não escutam a nossa aproximação. Uma relação de marchas bem leve vai bem, principalmente se for fazer o caminho pela trilha.

Bagagem

Não é bom exagerar para mais nem para menos. Leve poucas mudas de roupa e vá lavando toda noite. Não deixe de levar capa de chuva, agasalho, saco de dormir, lanche para uma emergência e pelo menos dois litros de água por dia.

Para acomodar a bagagem é indispensável usar um bagageiro e adaptar alforjes. Levar peso em mochila nas costas é puro sofrimento.

Sapatilha X Tênis

Só use sapatilha na viagem se já estiver acostumado. O uso é uma decisão bem pessoal, mas leve em conta que a sapatilha será um calçado bem pouco versátil, que não vai servir para caminhadas pela cidade. Assim pode ser necessário carregar um calçado extra que seja mais confortável.

Assista o vídeo da nossa viagem:


Em nossa próxima coluna continuaremos as dicas para pedalar no Caminho de Santiago abordando: albergues e acampamento, companhia Aérea, chegar em Sant Jean Pied Port, gastos, preparativos e informações, e final do Caminho.

Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
asaph.natan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2014
C. do Coité-BA
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar asaph.natan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 15:05
Parabéns pelo "Guia". Muito organizado hahaha.
Vai ajudar muita gente.

Abraço o/
Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 12:20
20 dias eu faço a pé...

Puta trabalho para levar bike pra cima e pra baixo...

Sinceramente para fazer nesse tempo melhor a pé...
Voltar ao Topo
MMauro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MMauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 12:35
Muito boas as dicas, também fiz o Caminho em agosto/2013 e também fiz estes trechos pelo asfalto e também a subida da Cruz de Ferro.

Parabéns
Voltar ao Topo
MMauro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MMauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 13:06
Originalmente postado por Bullseye Bullseye escreveu:

20 dias eu faço a pé...

Puta trabalho para levar bike pra cima e pra baixo...

Sinceramente para fazer nesse tempo melhor a pé...
Oi Bullseye,
não sou fera em cicloturismo, na verdade, viagem mesmo só fiz o Caminho de Santiago, fiz em 13 dias de Saint Jean até Santiago. Mas por limitação de tempo, se pudesse fazer em 20 dias seria bem melhor.
Quanto mais tempo mais se aproveita, o caminho, cidades, albergues etc são muito legais.

Abcs

Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 13:35
Originalmente postado por MMauro MMauro escreveu:

fiz em 13 dias de Saint Jean até Santiago. Mas por limitação de tempo, se pudesse fazer em 20 dias seria bem melhor.
Quanto mais tempo mais se aproveita, o caminho, cidades, albergues etc são muito legais.

Thumbs Up

Acho que cada viajante, numa experiência dessas, está imerso em sua própria viagem e tem suas preferências particulares. Tem os que não querem perder tempo; outros, não querem perder momentos. Algo me diz que há espaço para todas essas formas de viajar.Wink
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X