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Dicas e macetes de oficina

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FPavão Ver Drop Down
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Cadastrado em: 17 Dez 2010
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dicas e macetes de oficina
    Postado: 28 Ago 2014 as 00:27
Dei uma procurada mas não achei tópico parecido, então estou criando um pra compartilharmos dicas que ajudem na hora da montagem e desmontagem das bikes.

Quem quiser compartilhar, desde a dica mais simples à mais profi, será bem vindo!

Começando:

1)

Pra centrar freios sidepull, principalmente os mais baratos, que tendem a ficar raspando uma das sapatas no aro, depois de apertar bem a dica é dar uma pancadinha na mola do lado que está mais alto. Tipo assim:


(tirado do blog do Dave Moulton: http://davesbikeblog.squarespace.com/blog/2006/11/8/centering-side-pull-brakes.html


2)

Pra instalar pneus que não entram facilmente no aro, na última parte, aquela em que se faz muita força com os dedões, o melhor é dar uma mexida nas outras partes do pneu, começando pelo lado oposto e trabalhando até a parte que falta encaixar no aro.

Melhor ilustrado pelo vídeo, dos 3 minutos em diante:



Também funciona pra tirar pneus sem usar espátula, apesar de precisar de um pouco mais de força.


3)

Gambitech pra quem tá mal de grana ou não tem como comprar fita de aro no momento: usar uma camara velha cortada ao meio como fita. Funciona bem, apesar de ficar um pouco mais pesado que uma fita de aro de verdade. Já fiz várias vezes, usando fita isolante pra fixar as pontas no aro e fazendo um furo com caneta pro ventil.

4)

Mais importante da minha vida: pra cortar cabos de freio ou câmbio, usar um alicate de corte diagonal ao invés de torquês ou alicate normal. O corte fica perfeito e não desfia o cabo.
Fernando Pavão
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allmondega Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Mai 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 01:26
Ótimo tópico.
Para montar caixas de direção com rosca um pouco de trava rosca médio depois de uma limpada e no garfo e na caixa. adeus folgas.
Fio dental para costurar pneu rasgado.
Limão com detergente meio a meio para limpar corrente.
Até os macacos caem das árvores
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30455 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jul 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 09:56
após consertar um furo, na hora de remontar a câmara e o pneu, jogue a câmara dentro de um saco de supermercado cm um pouco de talco, destes bem baratos, e dê uma agitada. Isso espalha talco sobre toda a superfície da câmara, retirando qualquer umidade que tenha na câmara, por dentro do pneu, ajudando a aumentar avida útil do mesmo. também facilita a montagem do pneu.
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Carlos sp Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Jun 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 10:33
Originalmente postado por Calliari_ciclista Calliari_ciclista escreveu:

após consertar um furo, na hora de remontar a câmara e o pneu, jogue a câmara dentro de um saco de supermercado cm um pouco de talco, destes bem baratos, e dê uma agitada. Isso espalha talco sobre toda a superfície da câmara, retirando qualquer umidade que tenha na câmara, por dentro do pneu, ajudando a aumentar avida útil do mesmo. também facilita a montagem do pneu.

Essa dica é bacana, quando eu levava minha bike numa loja especializada eles tinham um saco com talco como você mencionou... Até os caras ficavam perturbando o funcionário que tinha que buscar mais "talquinho Jonhson para a buzanfa"!LOLLOLLOL
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
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Leandro Ver Drop Down
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Cadastrado em: 15 Abr 2004
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 10:38
Além do talco, alguns usam agua com sabão para deixar o bicho mais liso.
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FAB1000 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Jan 2004
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 10:56
Pneu não pode ter água por dentro senão apodrece. Logo, câmara molhada é proibido. Wink
Pode lavar com o que for, mas na hora de entrar no pneu ela tem que estar sequinha, e conforme os colegas comentaram, com talco ela não corre o risco de colar no pneu.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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Carlos sp Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Jun 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 11:03
Uma dica que tenho é utilizar abraçadeiras de metal (tipo aquelas de prender mangueira de gás), para fazer um corte reto nas espigas dos garfos ou suspensões.
Utilizei essa abraçadeira para nivelar o tubo do canote do meu quadro, pois ele tinha furação para fixar a blocagem e a borda do tubo era curva.

Utilizei essa abraçadeira.: 
Com ela, consegui cortar as partes curvas do tubo sem nenhum problemaBig smile

Eis o resultado.:
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Carlos sp Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Jun 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 11:05
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Pneu não pode ter água por dentro senão apodrece. Logo, câmara molhada é proibido. Wink
Pode lavar com o que for, mas na hora de entrar no pneu ela tem que estar sequinha, e conforme os colegas comentaram, com talco ela não corre o risco de colar no pneu.

Não sei não, mas acho que o cara não está se referindo as câmaras Fabrício!LOLLOLLOL
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30455 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jul 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 11:09

Mais uma que é batata:

Para fazer furos em materiais metálicos, primeiro marque o local com lápis, depois, com um prego de ponta bem afiada, dê uma martelada para fazer um ponto no local.

Com essa técnica em um pouco de habilidade, você faz furos sem escorregar a ponta da broca, inclusive em tubos de metal, sem a necessidade de uma furadeira de bancada. Completando, faça primeiro um furo com uma broca de diâmetro pequeno (menor que 3mm já dá), e só então utilize a broca do diâmetro desejado.

abs
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30455 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jul 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 11:10

...a falta que faz!!! O pessoal anda recorrendo até a pneu de bicicleta!!! LOLLOLLOL

abs


Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Pneu não pode ter água por dentro senão apodrece. Logo, câmara molhada é proibido. Wink
Pode lavar com o que for, mas na hora de entrar no pneu ela tem que estar sequinha, e conforme os colegas comentaram, com talco ela não corre o risco de colar no pneu.

Não sei não, mas acho que o cara não está se referindo as câmaras Fabrício!LOLLOLLOL
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Carlos sp Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Jun 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 11:17
Pessoal o tópico é dicas e macetes de oficina, não o que pode fazer com a bicicletaWackoLOLLOLLOL!

Voltando ao assunto, tem o esquema já comentado no fórum, para instalar as caixa de direção sem marretar o quadro, utilizando um parafuso, porca e algumas arruelas. O funcionamento é o mesmo da ferramenta (instalador de caixa de direção) e com um pouco de paciência para alinhar os copos, um pouco de graxa para não ocorrer solda fria, você pode fazer um serviço ótimo sem necessidade de recorrer a oficinas... E suas marretas, pois são pouquíssimas que sequer tem essa ferramenta na bancadaOuch


Editado por Carlos sp - 28 Ago 2014 as 11:24
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
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FAB1000 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Jan 2004
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 11:25
LOL



Editado por FAB1000 - 28 Ago 2014 as 11:25
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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soneca Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soneca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 11:35
Off Topic

Fabricio?
Podia APOSTAR os 1000 do nome que era Fabio, rsrs

Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Pneu não pode ter água por dentro senão apodrece. Logo, câmara molhada é proibido. Wink
Pode lavar com o que for, mas na hora de entrar no pneu ela tem que estar sequinha, e conforme os colegas comentaram, com talco ela não corre o risco de colar no pneu.

Não sei não, mas acho que o cara não está se referindo as câmaras Fabrício!LOLLOLLOL
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Carlos sp Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Jun 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 11:43
Originalmente postado por soneca soneca escreveu:

Off Topic

Fabricio?
Podia APOSTAR os 1000 do nome que era Fabio, rsrs

Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Pneu não pode ter água por dentro senão apodrece. Logo, câmara molhada é proibido. Wink
Pode lavar com o que for, mas na hora de entrar no pneu ela tem que estar sequinha, e conforme os colegas comentaram, com talco ela não corre o risco de colar no pneu.

Não sei não, mas acho que o cara não está se referindo as câmaras Fabrício!LOLLOLLOL

Era só você ver a assinatura dele, na mensagem anterior!LOLLOLLOL
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soneca Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soneca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2014 as 12:00
E msmo, kkkkk
Agora que vi, rsrsShocked

Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Originalmente postado por soneca soneca escreveu:

Off Topic

Fabricio?
Podia APOSTAR os 1000 do nome que era Fabio, rsrs


Era só você ver a assinatura dele, na mensagem anterior!LOLLOLLOL
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rsreis Ver Drop Down
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Originalmente postado por soneca soneca escreveu:

Off Topic

Fabricio?
Podia APOSTAR os 1000 do nome que era Fabio, rsrs




Mas, na minha opinião, já ficou Fábio... nem adianta tentar mudar!!!
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Leandro Ver Drop Down
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Você tem razão, isso pode acontecer mesmo, como hoje eu uso tubeless me esqueci do passado.. mas no caso de pneus tubeless (mtb) é uma prática comum e até é usada como dica no site de fabricantes como a Schwalbe. http://www.schwalbe.com/en/

Claro que não é para encher o pneu de agua...

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Avgvsto Ver Drop Down
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Uma vez levei a roda pra trocar o pneu e também vi o cara passando agua com sabão ou alguma outra coisa liquida pra deixa o "bicho (pneu) mais liso", só que era a roda do carro.
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FPavão Ver Drop Down
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Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:


Limão com detergente meio a meio para limpar corrente.


Vou tentar essa.

A corrente da fixa eu tava trocando por uma nova a cada seis meses, mais ou menos. Era tanta sujeira que é mais fácil comprar uma nova por 10 pilas.

Mas agora to de cambiada, então vou tentar cuidar melhor da relação.
Fernando Pavão
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