Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - de Montpellier para Dijon
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


de Montpellier para Dijon

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RafaelRecife Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2012
Recife
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelRecife Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: de Montpellier para Dijon
    Postado: 31 Jul 2014 as 07:25
Olá amigos do cicloturismo:

Neste último mês, fiz com minha esposa uma cicloviagem. Partimos da cidade de Montpellier e chegamos até a cidade de Dijon.

Nossa rota foi feita seguindo os cursos de rios e canais, sempre que possível.

Inicialmente, a partir de Montpellier, fizemos algumas cicloviagens de ida e volta pela região, para conhecer algumas cidades como Nîmes, Aigues Mortes e Saint-Guilhem-Le-Désert.

Depois de alguns dias, saímos de Montpellier, passamos pelo Camargue (um parque natural), cruzamos o Rio Rhône, passamos pela cidade de Arles e entramos na região da Provence para conhecer as cidades de Baux-de-Provence e Saint-Rémy-de-Provence.

Voltamos então ao Rio Rhône, e conhecemos Tarrascon, Beaucaire e Avignon. A cidade de Avignon estava em festa, acontecia o Festival de Teatro, então ficamos mais uns dias lá.

Seguimos o Rio Rhône novamente por um tempo, e logo deixamos o seu curso para conhecer as cidades de Châteauneuf-du-Pape (famosa por seus vinhos) e a cidade de Orange (famosa por seu Teatro Romano).

De Orange, voltamos a seguir o Rio Rhône pela ciclo-rota que se chama Via Rhôna. Passamos pelas cidades de Montélimar e Valence.

De Valence, seguimos para Romans-sur-Isère e para as cidades vizinhas - separadas pelo Rhône - de Tain l'Hermitage e Tournon-sur-Rhône.

A partir de Tain l'Hermitage, a Via Rhôna sai da margem do rio (não há como passar de bike) e sobe por 10 km as colinas onde se cultivam as uvas do vinho Côtes du Rhône. Depois, se desce outros 10 km até a margem do Rhône novamente. Paramos em Saint-Pierre-de-Boeuf.

De Saint-Pierre, acompanhamos o Rhône até Vienne e depois de Vienne até Lyon. Em Lyon, fizemos uma parada de uns dias pois a cidade é grande e bela.

A partir de Lyon, nos despedimos do Rio Rhône e da Via Rhôna - que seguem para Genebra (Suíça) - e continuamos para o norte acompanhando o Rio Saône (que se une ao Rhône exatamente em Lyon).

Paramos na cidade de Thoissey pois, por coincidência de datas, uma etapa do Tour de France passaria por lá no dia seguinte. Junto com a população da cidade, assistimos a passagem da caravana do Tour (carros dos patrocinadores distribuindo brindes) e mais tarde a própria passagem dos competidores. É obviamente uma grande festa nessas cidadezinhas pequenas onde o Tour passa.

De Thoissey, entramos na região da Borgonha e dormimos na cidade de Mâcon. De Mâcon, nos afastamos do Rio Saône e seguimos uma Via Verde (Voie Verte) que passa pela famosa Abadia de Cluny e termina na cidade de Chalon-sur-Saône. As Vias Verdes são rotas exclusivas para bicicletas e pedestres. Essa, especificamente, foi feita sobre o antigo leito de uma linha de trem. Ainda há diversas antigas estações ao longo de seus 80 km, e há uma impressionante passagem por um túnel (Tunnel du Bois Clair).

De Chalon-sur-Saône, deixamos de seguir o Rio Saône e seguimos o Canal du Centre por algum tempo. Depois, seguimos por pequenas estradinhas da Borgonha, que passam por dentro das imensas plantações de uvas do vinho característico da região.

Chegamos à cidade de Beaune e visitamos o impressionante Hôtel Dieu, um hospital construído por volta de 1550 e que funcionou até 1971. Hoje é um edifício para visitação, belo e muito bem preservado.

De Beaune, seguimos novamente pelas estradinhas e cidadezinhas do vinho da Borgonha até a cidade de Dijon.

Em Dijon, encerramos nossa viagem de bicicleta. Pegamos um TGV, trem de alta velocidade, para Paris, de onde voltamos para o Brasil.

Pedalamos em torno de 1.100 km, no total, contando o trajeto Montpellier-Dijon e as viagens bate-e-volta a partir de Montpellier.

Nós nos hospedamos em campings, a maior parte dos dias. Os campings tem excelente infraestrutura, com água quente nos chuveiros e wi-fi - em geral. Alguns tem piscina.

Todo o material de camping foi comprado antes da partida, lá mesmo em Montpellier, na loja Decathlon.

Como não consegui colocar a imagem do nosso trajeto, coloco aqui o link da rota em gps que está no site Ride with Gps.

Montp - Dijon

E, por curiosidade, a seguir coloco o link de gps que une a viagem que fizemos em 2013 (Bordeaux-Montpellier) com a viagem de 2014.

Bordeaux - Dijon

Abraços
Rafael - Recife - PE
--------------------
https://mydahon.home.blog/
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X