Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Correntes Shimano: queda na qualidade?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Correntes Shimano: queda na qualidade?

 Responder Página  123 5>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Correntes Shimano: queda na qualidade?
    Postado: 23 Nov 2009 as 13:44
Pessoal,

Não sei se é só comigo, mas estou decepcionado com o desgaste prematuro das correntes Shimano, principalmente com relação às duas últimas que já usei: a HG93 (XT) e a HG73 (LX). Com menos de 1000 km já deram folga e começaram a escapar do cassete (XT novinho!!!). For que o HG73 oxidava com facilidade.
Fico mais decepcionado ainda porque se paga caro por um produto que se espera ser de qualidade.
E não sou de socar a bota ou ser relaxado quanto à manutenção. Depois de cada trilha dou um trato na relação da bike.
Arrisquei e comprei duas correntes SRAM PC950. São mais baratos que o HG53 e ainda vêm com o PowerLink. Vamos ver quanto tempo estes duram.

Será que a Shimano está economizando onde não deve???

E vocês, já tiveram problema parecido?
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
borto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2005
Londrina - PR
Offline
Mensagens:4006
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 14:56
E ai Satoshi....

Cara não sei se é o seu caso mas muita gente teve problemas com corrente nova e cassete usado e cassete novo com corrente usada pq ficava escapando.

Mas é muito esquisito ter desgaste com menos de 1000 km, você já entrou com contato com a Shimano para ver o que eles falam ?

Eu não acredito que a Shimano esteja economizando nessas linhas, acho pouco provável.

Voltar ao Topo
Passoca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2009
Ourinhos
Offline
Mensagens:121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Passoca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 14:56

Acabei de trocar uma HG53 original por outra igual, ela já estava com folga e estourou, isso com cerca de 2500 KM. A outra ainda tá novinha e por enquanto funcionando bem no cassete e coroas antigos.

Consciência limpa. É tiririca
Voltar ao Topo
vitucastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
SP
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitucastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 15:18
Cara, depois que eu comprei uma sram PC970 nunca mais volto para correntes shimano !
Voltar ao Topo
ELTONFARIA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2009
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ELTONFARIA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 15:22
Parabéns pelo tópico!
SUNDOWN TEAM 5000
Voltar ao Topo
mike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2006
maringa - parana
Offline
Mensagens:1394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 15:32
Originalmente postado por ELTONFARIA ELTONFARIA escreveu:

Parabéns pelo tópico!

Tá querendo anunciar, né?
Só pode...
Bike pra mim é transporte, esporte, poupança, e plano de saúde. Porque não pedalar??
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 15:36
Satoshi eu tenho usado uma KMC Z-9000 na DB e anda tudo bem. A HG73 que uso na Pinarello oxidou bastante mas o desgaste anda razoável. Pode ser pq esteja utilizando ela no asfalto, mas falta de força aplicada certamente não é pq além de pedalar morro acima, aqui é constante, uso relação 39x23, o que força bastante.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 15:41
É cassete novo com corrente nova!
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
hugomedeiros Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2005
Natal - RN
Offline
Mensagens:1717
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugomedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 15:43
Pessoal, onde estão comprando estas correntes? São originais? Certa vez aqui em Natal um lojista me mostrou a diferença entre a generica e original. Uso tanto Shimano quanto Sram e o desgaste e semelhante.
Voltar ao Topo
rrobles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rrobles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 16:12
Originalmente postado por mike mike escreveu:

Originalmente postado por ELTONFARIA ELTONFARIA escreveu:

Parabéns pelo tópico!

Tá querendo anunciar, né?
Só pode...
x2
Renan Robles
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 16:24
Percebi o mesmo problema de oxidação nas HG-53 e HG-73 relatados pelo Satoshi.
Pra terem uma ideia, a aproximadamente 2 meses troquei a corrente, mantendo na Shimano HG-73, e depois da primeira trilha limpei a mesma e já apresentou oxidação.
Não tinha o costume de controlar a quilometragem de troca, usava só a ferramenta de medir da Park Tool, mas resolvi começar a controlar por ter a impressão que a ultima durou pouco.
Tive problema parecido com a HG-53.
 
Tinha resolvido dar mais uma chance a Shimano, mas acho que vou partir pras Sram mesmo.
 
Faço a limpeza da relação a cada trilha usando sabão em pó e a cada mês uma limpeza pesada com gasolina, lubrifico com FL vermelho ou verde, de acordo com a condição do clima.
 
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 16:50
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Percebi o mesmo problema de oxidação nas HG-53 e HG-73 relatados pelo Satoshi.
Pra terem uma ideia, a aproximadamente 2 meses troquei a corrente, mantendo na Shimano HG-73, e depois da primeira trilha limpei a mesma e já apresentou oxidação.
Não tinha o costume de controlar a quilometragem de troca, usava só a ferramenta de medir da Park Tool, mas resolvi começar a controlar por ter a impressão que a ultima durou pouco.
Tive problema parecido com a HG-53.
 
Tinha resolvido dar mais uma chance a Shimano, mas acho que vou partir pras Sram mesmo.
 
Faço a limpeza da relação a cada trilha usando sabão em pó e a cada mês uma limpeza pesada com gasolina, lubrifico com FL vermelho ou verde, de acordo com a condição do clima.
 
Não estou entendendo muito bem o problema. 
É a oxidação ou a dilatação da corrente???? Se for oxidação, relaxem. Isso não faz diferença não. Se você anda em torno de 100 km por semana, o desgaste ocorrido pela oxidação é bem mais demorado que o desgaste pelo efetivo uso da corrente. Ou seja, ela vai ter dilatado bem antes de ter estragado pela oxidação.
É por isso, inclusive, que eu parei de comprar corrente cara. Não fazia diferença nenhuma em questão de peso e resistência. Quando tinha que arrebentar, arrebentava como as mais baratas e duravam a mesma coisa (não passam de 1.500 km na MTB). 
Agora as da SRAM eu, particularmente, resolvi não comprar mais. Tive uma que não durou nem 900 km. Já tava bastante dilatada.... isso sim, prá mim  é inadmissível!


Editado por Psylo - 23 Nov 2009 as 16:51
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 16:59
Acabei de receber as correntes SRAM, e são a PC-951 e não 950 como falei antes. Vamos ver quanto tempo aguentam, se bem que agora vou fazer o esquema de rodízio a cada 500 km de pedal.

O problema com a corrente HG93 que tenho é a dilatação. Nem chegou a 1000 km e é nítida como apresenta folga.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 17:08
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Acabei de receber as correntes SRAM, e são a PC-951 e não 950 como falei antes. Vamos ver quanto tempo aguentam, se bem que agora vou fazer o esquema de rodízio a cada 500 km de pedal.

O problema com a corrente HG93 que tenho é a dilatação. Nem chegou a 1000 km e é nítida como apresenta folga.
Cara... tentar olhar essas coisas no "olhômetro" é complicado. Tem que ter aquela régua para medir a dilatação. Leve a bike em algum bikeshop e depois conte prá galera se dilatou mesmo ou não.
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 17:10
Amanhã levarei a bike pra fazer a troca dos fluidos de freio e peço pra medirem a corrente.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 17:22
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Percebi o mesmo problema de oxidação nas HG-53 e HG-73 relatados pelo Satoshi.
Pra terem uma ideia, a aproximadamente 2 meses troquei a corrente, mantendo na Shimano HG-73, e depois da primeira trilha limpei a mesma e já apresentou oxidação.
Não tinha o costume de controlar a quilometragem de troca, usava só a ferramenta de medir da Park Tool, mas resolvi começar a controlar por ter a impressão que a ultima durou pouco.
Tive problema parecido com a HG-53.
 
Tinha resolvido dar mais uma chance a Shimano, mas acho que vou partir pras Sram mesmo.
 
Faço a limpeza da relação a cada trilha usando sabão em pó e a cada mês uma limpeza pesada com gasolina, lubrifico com FL vermelho ou verde, de acordo com a condição do clima.
 
Não estou entendendo muito bem o problema. 
É a oxidação ou a dilatação da corrente???? Se for oxidação, relaxem. Isso não faz diferença não. Se você anda em torno de 100 km por semana, o desgaste ocorrido pela oxidação é bem mais demorado que o desgaste pelo efetivo uso da corrente. Ou seja, ela vai ter dilatado bem antes de ter estragado pela oxidação.
É por isso, inclusive, que eu parei de comprar corrente cara. Não fazia diferença nenhuma em questão de peso e resistência. Quando tinha que arrebentar, arrebentava como as mais baratas e duravam a mesma coisa (não passam de 1.500 km na MTB). 
Agora as da SRAM eu, particularmente, resolvi não comprar mais. Tive uma que não durou nem 900 km. Já tava bastante dilatada.... isso sim, prá mim  é inadmissível!
Psylo,
Não que a oxidação seja um grande problema, mas pelo que me lembro das outras correntes que usei, inclusive algumas HG-73 e 53 demoravam mais pra começar a oxidar. Pode ser impressão minha, mas pelo que me lembro é isso.
Quanto a durabilidade, realmente não controlei a quilometragem rodada então não tenho certeza, só tô dizendo que parece que a ultima corrente HG-73 durou menos. Estou controlando a durabilidade da atual, vamos ver.
Voltar ao Topo
gabriellopes Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:585
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gabriellopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2009 as 18:21
Tenho uma HG-53 e já começou a oxidar e já tive problema com elo travado também, embora este ultimo tenha se resolvido fácil.

edit: Esqueci de dizer, rodei no máximo 500km com ela.


Editado por gabriellopes - 23 Nov 2009 as 18:22
Voltar ao Topo
IsraelWolf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2009
Goiânia
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IsraelWolf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 02:20
A minha bike veio com HG53, que dilatou rápido e entao passei pra HG73, que tem durado muito... mas vejo mesmo que oxida... a HG93 nao oxida?!?!
Israel Wolf

Terra: Merida Carbon FLX 3000 + Shimano XT

Asfalto: Trek 5000 2008 + Shimano Ultegra SL
Voltar ao Topo
bsasdelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2008
Riverside - CA
Offline
Mensagens:504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bsasdelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 02:29
Por coincidência eu estava comentando com minha esposa ontem sobre a durabilidade das minhas últimas correntes. Eu também estou achando que está pior. Eu só uso corrente XTR, a última da minha MTB durou 800Km, nunca tinha trocado uma corrente antes de 1000Km. Na speed foi pior ainda, com menos de 2000km tive que trocar. Um outro detalhe que tenho notado é que a corrente está perdendo aquele aspecto cromado muito rapidamente.
Satoshi, não esquece de postar um review da corrente Sram daqui um tempo.
< id="gwProxy" ="">< ="jsCall;" id="jsProxy" ="">
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 10:10
Originalmente postado por bsasdelli bsasdelli escreveu:

Por coincidência eu estava comentando com minha esposa ontem sobre a durabilidade das minhas últimas correntes. Eu também estou achando que está pior. Eu só uso corrente XTR, a última da minha MTB durou 800Km, nunca tinha trocado uma corrente antes de 1000Km. Na speed foi pior ainda, com menos de 2000km tive que trocar. Um outro detalhe que tenho notado é que a corrente está perdendo aquele aspecto cromado muito rapidamente.
Satoshi, não esquece de postar um review da corrente Sram daqui um tempo.
< id="gwProxy" ="">< ="jsCall;" id="jsProxy" ="">
Rapaz..... vc conversa essas coisas com sua mulher?? E ela te ouve ou "finge" que te ouve??? LOLLOLLOL
Mas corrente é uma coisa muito engraçada... A durabilidade depende d+ do estilo de pilotagem. Você andou cruzando muito a relação? Andar de coroão e catracão não ajuda muito...
Depois de ter ficado na mão uma vez com corrente XTR, não gasto mais grana com corrente top nem a pau. Corrente é sorte: se tiver que arrebentar, VAI arrebentar! Não é pelo fato de ser Deore ou XTR que ela vai ser mais forte. Sobre a oxidação, eu vi que a XTR eu troquei e estava belezinha, com a cobertura cromada intacta. Já as Deore, com pouco tempo já estão um pouco oxidadas. Mas tem que avaliar. No meu caso, é como eu disse, antes de dar algum problema pela oxidação, eu já precisei trocar. Então é tranquilo...
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
aderson luide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jul 2009
Franca - SP
Offline
Mensagens:403
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aderson luide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 10:29
me desculpe amigo mas mudando a kmc gold, em relação a shimano e sram ela e melhor, ou tb deixa a deseja. obrigado.
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 10:57
Originalmente postado por aderson luide aderson luide escreveu:

me desculpe amigo mas mudando a kmc gold, em relação a shimano e sram ela e melhor, ou tb deixa a deseja. obrigado.
Já vi muita gente aqui do forum falando que ela é "descartável". Muito leve, mas com pouquíssima resistência.
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 11:57
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

Originalmente postado por bsasdelli bsasdelli escreveu:

Por coincidência eu estava comentando com minha esposa ontem sobre a durabilidade das minhas últimas correntes. Eu também estou achando que está pior. Eu só uso corrente XTR, a última da minha MTB durou 800Km, nunca tinha trocado uma corrente antes de 1000Km. Na speed foi pior ainda, com menos de 2000km tive que trocar. Um outro detalhe que tenho notado é que a corrente está perdendo aquele aspecto cromado muito rapidamente.
Satoshi, não esquece de postar um review da corrente Sram daqui um tempo.
< id="gwProxy" ="">< ="jsCall;" id="jsProxy" ="">
Rapaz..... vc conversa essas coisas com sua mulher?? E ela te ouve ou "finge" que te ouve??? LOLLOLLOL
Mas corrente é uma coisa muito engraçada... A durabilidade depende d+ do estilo de pilotagem. Você andou cruzando muito a relação? Andar de coroão e catracão não ajuda muito...
Depois de ter ficado na mão uma vez com corrente XTR, não gasto mais grana com corrente top nem a pau. Corrente é sorte: se tiver que arrebentar, VAI arrebentar! Não é pelo fato de ser Deore ou XTR que ela vai ser mais forte. Sobre a oxidação, eu vi que a XTR eu troquei e estava belezinha, com a cobertura cromada intacta. Já as Deore, com pouco tempo já estão um pouco oxidadas. Mas tem que avaliar. No meu caso, é como eu disse, antes de dar algum problema pela oxidação, eu já precisei trocar. Então é tranquilo...


Pois é pessoal. Vou deixar de gastar dinheiro com corrente top ou "quase-top", pois pelo visto o que pagamos a mais não é a durabilidade, mas o acabamento da corrente. Angry
E olha que não sou de cruzar corrente e nem sou um ogro sobre duas rodas. Quem me conhece sabe que pedalo sempre girando, sem forçar a corrente e sou chato com corrente cruzada, fora o meu peso pena que até o vento me faz derrubar. LOL
Podem deixar que faço um review com as correntes SRAM.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
bsasdelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2008
Riverside - CA
Offline
Mensagens:504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bsasdelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 17:04
Citar Rapaz..... vc conversa essas coisas com sua mulher?? E ela te ouve ou "finge" que te ouve??? LOLLOLLOL


Coloquei a patroa para pedalar também. Atualmente ela já pedala até uns 60km sem reclamar! O único problema agora é que tudo que tem que comprar vai em dobro. Se tem update na minha bike tem que ter na dela também hehehe.
< id="gwProxy" ="">< ="jsCall;" id="jsProxy" ="">
Voltar ao Topo
brunomcr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Dez 2007
Belo Horizonte - Minas Gera
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunomcr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 17:19
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Pois é pessoal. Vou deixar de gastar dinheiro com corrente top ou "quase-top", pois pelo visto o que pagamos a mais não é a durabilidade, mas o acabamento da corrente. Angry


As correntes top (Dura Ace e PG991) tem um tratamento anti-corrosão um pouco melhor do que as outras, mas mesmo assim acabam oxidando se não forem lubrificadas rapidamente após a lavagem.

A durabilidade da corrente depende de uma série de fatores, como piloto, terreno, asseio, mas que é evidente que pouquíssimas correntes tem chegado a 1.000km, ultimamente, isso é verdade. Sempre troco corrente baseado em medidor e já aconteceu de corrente trocada com 400, 500Km. Sram, Shimano, já usei as duas e no final das contas, são bem parecidas.

Vejo vantagem na Sram, por causa do Powerlink.
Mountain Bike BH
http://www.mountainbikebh.com.br
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 17:36
Estou achando então que o negócio é usar as Campagnolo C9...Smile
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 18:16
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Acabei de receber as correntes SRAM, e são a PC-951 e não 950 como falei antes. Vamos ver quanto tempo aguentam, se bem que agora vou fazer o esquema de rodízio a cada 500 km de pedal.

O problema com a corrente HG93 que tenho é a dilatação. Nem chegou a 1000 km e é nítida como apresenta folga.
 
Olá Satoshi
Eu também percebi que de uns tempos pra cá minhas correntes estão durando menos. As engrenagens vão como antes, mas as correntes (HG 93 e HG 53 no meu caso) estào apresentando folga na casa dos 1000 km.  Há algo estranho sim. 
 
Falando da dilatação, as ferramentas específicas estão aferidas para um teste "passa-ou-não-passa" considerando alongamento de 1% linear. 
 
Se voce, como eu, nao quer ficar indo pra bicicletaria,  pode medir sua corrente quando nova, levemente tensionada, com uma trena em polegadas.  Vai ver que cada elo, de rebite a rebite, vai medir 1/2 polegada.  Como isso é pequeno, meça múltiplos elos, por exemplo, 20. A medida deve ser 10 polegadas.
A trena em polegada tem subdivisoes de 1/8" que é 1% de 12".
Entao pra facilitar, adote 24 elos como sua referência.  Deve medir nova as 12".
 
Com o uso, meça os 24 elos até que ache a medida 12 1/8".  Aí voce troca a corrente. 
 
Beleza? 
 
O que acontece se nao trocá-la?  A distância entre rebites é maior que a distância entre os vales (entre-dentes) das engrenagens, entao a corrente nao vai sentar,  vai trabalhar mais alta e tender a entortar (inclinar) os dentes. 
 
 
abraços
 


Editado por Paulo69 - 24 Nov 2009 as 18:30
Voltar ao Topo
Yoshi_BTT Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2009
SP
Offline
Mensagens:606
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yoshi_BTT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 18:18
Eu usava corrente hg-53 na bike antiga, tinha qualidade razoavel, mas tambem não podia exigir muito por conta do preço pago....Quando comprei a bike nova, coloquei hg-73 (lx) e tenho o mesmo problema. Deu folga com 700 km e o tempo não pode ficar nublado que ela engripar!rs
 
No dia seguinte de uma chuva ela fica toda marcada, mesmo com finish line (uso o vermelho).
Voltar ao Topo
magro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2009
uberaba/mg
Offline
Mensagens:130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 22:20

 Realmente percebi uma queda de qualidade nos produtos, usava uma hg53 e rodei mt tempo c ela agora tô c uma bike nova e usando hg73 na primeira limpeza da relação já havia ferrugem na mesma e no olhometro parece q já está aparecendo folga rodei apenas uns 250 km c ela, qual será a soluçaõ para nós, pois eu acho mt pouca quilometragem para um produto quase top e caro pelo menos para mim!

MOTOR EU, ADRENALINA E SEROTONINA, LIBERDADE E FELICIDADE!
Voltar ao Topo
Giulliano Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Jan 2009
SJCampos
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Giulliano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2009 as 23:45
Minha opinião:

Eu não devo mais usar shimano, só SRAM.

Porem não por causa de desgaste prematuro porque eu não controlo quantos km roda cada corrente, estou confiando nesses medidores de corrente e está funcionando muito bem.

Sempre ouvi dizer que vc usar cassete SRAM com corrente Shimano não existe problema algum, porem no meu caso estava usando correntes XTR com cassete SRAM e pé de vela Truvativ e o conjunto não ficava bom nunca, as trocas atrás não ficavam perfeitas e o chain suck judiou demais do meu quadro de carbono, dava chain suck do nada, quando pegava barro então, ai já era, tinha que parar de pedalar porque não dava.

Mudei a corrente por uma simples da SRAM mesmo e todos os problemas acabaram, zero chain suck e as trocas na traseira melhoram muito em qualidade, nunca mais tive nenhum chain suck.

Agora se gastava rapido eu não me ligo nisso não, mas comigo a combinação de relação SRAM com Shimano não casou bem não.
É Gun... tá fechado parceiro... O proximo sim, será um GRANDE desafio....
Voltar ao Topo
JEFERSON-RS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2008
Sapucaia - RS
Offline
Mensagens:390
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JEFERSON-RS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2009 as 15:31
Já usei muita HG-73 e 93.
Após 500Km já percebia grade dilatação.
No momento da instalação, se você por no prato 42 e puxar com a mão elas já esticam bastante, fato que não ocorre com as SRAM PC-991.
Usei as SRAM e realmente duraram mais.
SPZ Carve 9,9Kg
Road Carbon No Brand 7,8Kg
Voltar ao Topo
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2009 as 16:20
Eu estou usando três HG-73 já fazem  dois anos, hoje a transmissão está com 8000Km e só agora é que começaram a reclamar.  Realmente a oxidação da HG-73 é uma ponto negativo.
Agora vou experimentar a HG-93.

Abração

Voltar ao Topo
Yoshi_BTT Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2009
SP
Offline
Mensagens:606
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yoshi_BTT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2009 as 16:25
Originalmente postado por JEFERSON-RS JEFERSON-RS escreveu:

Já usei muita HG-73 e 93.
Após 500Km já percebia grade dilatação.
No momento da instalação, se você por no prato 42 e puxar com a mão elas já esticam bastante, fato que não ocorre com as SRAM PC-991.
Usei as SRAM e realmente duraram mais.
Jeferson, a SRAM PC-991 casa bem com relações shimano? qual o preço?
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2009 as 16:51
Só de preguiça de olhar no site da SRAM mesmo... quais as séries de corrente e com qual cada uma se compara com relação à Shimano?
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Yoshi_BTT Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2009
SP
Offline
Mensagens:606
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yoshi_BTT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2009 as 17:24
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

Só de preguiça de olhar no site da SRAM mesmo... quais as séries de corrente e com qual cada uma se compara com relação à Shimano?
Psylo, cheio de sabedoria...obrigado pela dica!!!!
Voltar ao Topo
JEFERSON-RS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2008
Sapucaia - RS
Offline
Mensagens:390
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JEFERSON-RS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2009 as 11:00
Originalmente postado por Yoshi_BTT Yoshi_BTT escreveu:

Originalmente postado por JEFERSON-RS JEFERSON-RS escreveu:

Já usei muita HG-73 e 93.
Após 500Km já percebia grade dilatação.
No momento da instalação, se você por no prato 42 e puxar com a mão elas já esticam bastante, fato que não ocorre com as SRAM PC-991.
Usei as SRAM e realmente duraram mais.
Jeferson, a SRAM PC-991 casa bem com relações shimano? qual o preço?
 
Casa bem sim. Agora por exemplo minhas 3 bikes estão com os k-7 XT e correntes SRAM PC-991 e 971.
Tá tudo misturado e não há problema de indexação, desde que seja tudo 9V.
A única coisa que não dá pra misturar é cambio e trocador traseiros pois SRAM X SHIMANO são imcompatíveis.
 
No brasil é tudo caro, nem sei o preço da facada. Compro tudo de fora.
 
 
SPZ Carve 9,9Kg
Road Carbon No Brand 7,8Kg
Voltar ao Topo
betopolo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2004
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1507
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betopolo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2009 as 19:09
As relações das minhas bikes pararam de dar problemas quando parei de me preocupar com elas. Big smile
 
Sério mesmo. Quando ficava mexendo em corrente, trocando a cada 1.000 km, sempre dava pau. Hoje, na mtb só limpo e lubrifico com FL depois de cada role. E nada de água e citrus. Passo uma escova, um pano e maravilha. Se está muuuito enlameada, aí sim lavo prá valer. Um mês vez por mês vai prá oficina fazer limpeza. Na speed e na híbrida, então, limpo a relação uma vez por mês e olhe lá.
 
Conclusão: meus últimos cassete XT e corrente HG93 duraram 5.000 km. Gastei 270 para trocar os dois. Se tivesse trocado correntes a cada 1.000 km, a bricadeira teria saído uns 450. Na híbrida, foram mais de 8.000 km com o mesmo cassete e corrente Deore. A relação 105 da minha speed está com 3.200 km só comigo. Comprei a bike seminova e aparentemente pouco rodada. Troca como manteiga e não faz barulho. Tenho certeza que vai chegar perto dos 10.000 km.


Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2009 as 17:56
Aproveitei que levei a bike pra consertar o freio hidáulico dianteiro e o mecânico mediu a dilatação na corrente, com aquela ferramenta da Park Tool. Deu um pouquinho abaixo de 0,5. Ou seja, não está tão ruim, mas já próximo da troca.
Vou aproveitar e fazer rodízio com as duas correntes SRAM que comprei e deixar esse HG93 pro final da vida do cassete.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2009 as 18:12
Originalmente postado por betopolo betopolo escreveu:

As relações das minhas bikes pararam de dar problemas quando parei de me preocupar com elas. Big smile
 
Sério mesmo. Quando ficava mexendo em corrente, trocando a cada 1.000 km, sempre dava pau. Hoje, na mtb só limpo e lubrifico com FL depois de cada role. E nada de água e citrus. Passo uma escova, um pano e maravilha. Se está muuuito enlameada, aí sim lavo prá valer. Um mês vez por mês vai prá oficina fazer limpeza. Na speed e na híbrida, então, limpo a relação uma vez por mês e olhe lá.
 
Conclusão: meus últimos cassete XT e corrente HG93 duraram 5.000 km. Gastei 270 para trocar os dois. Se tivesse trocado correntes a cada 1.000 km, a bricadeira teria saído uns 450. Na híbrida, foram mais de 8.000 km com o mesmo cassete e corrente Deore. A relação 105 da minha speed está com 3.200 km só comigo. Comprei a bike seminova e aparentemente pouco rodada. Troca como manteiga e não faz barulho. Tenho certeza que vai chegar perto dos 10.000 km.

Estou em vias de trocar toda a relação cassete/pedivela/corrente da minha bike, e estou tentado a fazer isso que você disse. Sempre fiz o esquema de troca de corrente a cada 1.500 km e cassete a cada 5.000 e meu pedivela atual está chegando aos 10.000 km, com aparencia de que ainda anda uns 5.000 km se eu não exigir muita precisão dele, mas essa brincadeira não ficou barata. 2 cassettes e 6 correntes sairiam hoje na casa dos 700 reais.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2009 as 18:41
Eu sou da seguinte opinião em relação a custo x benefício:

Com a transmissão zerada, utilizar três correntes fazendo o rodízio a cada 500Km, usando esse esquema até a transmissão começar a dar problema.
Como já disse, minha transmissão está com 8mil Km andando nesse esquema e vai chegar nos 10 mil fácil.

Abração
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 5>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X