Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Compatibilidade Tiagra 4600 e 4700
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Compatibilidade Tiagra 4600 e 4700

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Compatibilidade Tiagra 4600 e 4700
    Postado: 07 Dez 2015 as 13:08
Atenção galera de Road.

Dei PT na gancheira e também no câmbio traseiro Tiagra 4600.
Ao substituir pelo modelo 4700 não deu regulagem.
Apesar de ambos serem 10V a regulagem só funciona do pinhão 1 ao 4 (menores).
Foram verificados a corrente (Tiagra nova), montagem dos pratos do cassete, posição dos mesmos e alinhamento da gancheira.

Mandei um e-mail para shimano e aguardo resposta para que expliquem a incompatibilidade uma vez que ambos são 10v e road não tem Dyna-Sys.

O propósito deste post é alertar sobre esta incompatibilidade.
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2015 as 13:17
DTS, não procede o que você falou. Estou apenas postando no seu tópico para não se torne verdade algo que não é conclusivo pois se baseia apenas em um caso, que foi o seu.
Se conseguir a resposta da Shimano torne a postar aqui por favor. 
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2015 as 21:32
Originalmente postado por Pacheco01 Pacheco01 escreveu:

DTS, não procede o que você falou. Estou apenas postando no seu tópico para não se torne verdade algo que não é conclusivo pois se baseia apenas em um caso, que foi o seu.
Se conseguir a resposta da Shimano torne a postar aqui por favor. 

Concordo.  Não conheço nenhuma razão técnica para as gamas Tiagra 4600 e 4700 serem incompatíveis.

Em um fórum onde "todo mundo" insiste em montar peças de transmissão 8V com partes de transmissão 10V e relutam em aceitar que isso é incompatível (sempre alegando que "conheço um sujeito que usa assim há mais de 5 anos e nunca deu problema") é, no mínimo "intrigante" o fato de um câmbio Tiagra 4700 10V não funcionar com as demais peças do conjunto Tiagra 4600 10V. 
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2015 as 13:29
Ainda não tive a resposta do departamento técnico da Shimano.
Pelo jeito eles também não souberam dizer sobre a compatibilidade.
Postei apenas para que não gastem dinheiro como eu fiz.
Sou mecânico a 25 anos, montei e regulei de tudo que se possa imaginar, não encontro motivo para incompatibilidade mas é fato.
Até que a Shimano se pronuncie fica valendo o que eu disse para que não cometam o mesmo erro que eu.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2015 as 13:33
Minha impressão é que por conta do cabeamento ser interno no 4700 e externo no 4600 o excesso de curva e(ou) atrito deve ter algum efeito na regulagem.
Minha impressão é que ele solta e puxa um pouco mais de cabo nas 4 menores.
Assim como os amigos, eu nunca tinha visto esta incompatibilidade na linha shimano dentro de um mesmo número de marchas.
Mas aconteceu e vale o aviso.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2015 as 14:44
Bom como havia previsto não existe compatibilidade mesmo.
Devido a mudança do ponto de fixação do cabo de aço no paralelogramo do câmbio a relação de puxada foi modificada nas extremidades do movimento do câmbio.
A partir da série 4700 os câmbios SS (caje curto) suportam no máximo cassetes de 27 dentes.
Quanto a possibilidade de se usar um caje maior provavelmente não vai rolar uma vez que o ponto de fixação são similares nos dois modelos.
Com isto deduzimos que as séries 4600 e 4700 não são compatíveis entre sí.

BIZARRO!!!
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2015 as 14:47
Só para constar esta imagem foi cedida pelo departamento técnico da shimano que de pronto e de forma atenciosa foi rápido e eficiente na resposta. 
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2015 as 16:03
Estou impressionado:

Talvez isso possa ser lido "nas entrelinhas" da apresentação da Gama 4700:

 (...) A nova plataforma de mudanças de marcha do Tiagra oferece trocas virtualmente precisas e fáceis. Essa é uma característica importante especialmente para ciclistas iniciantes por eles não precisarem utilizar muita força para fazerem as trocas de marcha. (...)

(...) O novo câmbio traseiro teve seu sistema de cabo revisado, oferecendo uma performance precisa e duradoura compatível com cassetes de até 34D (...)


“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2015 as 18:50
Originalmente postado por dts dts escreveu:


(...) A partir da série 4700 os câmbios SS (caje curto) suportam no máximo cassetes de 27 dentes. (...)

Na verdade eles podem ser usados com cassete 12-28, como demonstra a tabela acima.
Porém, como a maioria dos modelos de conjuntos Tiagra no mercado brasileiro são com pedivelas compactos (50-34), o pinhão 11 faz muita falta.  12-28 fica melhor com pedivelas 52-39.  

Eu uso um conjunto Tiagra 50-34 com cassete 11-25. Sobe muito bem as "piores" (ou "melhores", para quem gosta de subidas, como eu) subidas das rodovias e não me deixa na mão nas retas. 
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2015 as 07:45
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:


(...) A partir da série 4700 os câmbios SS (caje curto) suportam no máximo cassetes de 27 dentes. (...)

Na verdade eles podem ser usados com cassete 12-28, como demonstra a tabela acima.
Porém, como a maioria dos modelos de conjuntos Tiagra no mercado brasileiro são com pedivelas compactos (50-34), o pinhão 11 faz muita falta.  12-28 fica melhor com pedivelas 52-39.  

Eu uso um conjunto Tiagra 50-34 com cassete 11-25. Sobe muito bem as "piores" (ou "melhores", para quem gosta de subidas, como eu) subidas das rodovias e não me deixa na mão nas retas. 

Insto mesmo.
Ontem peguei a embalagem do câmbio e diz o cassete máximo é de 28 dentes mesmo e somente com coroas duplas no modelo SS (Meu caso).
Então a incompatibilidade se restringe apenas a puxada do cabo mesmo devido a mudança do ponto de fixação do cabo.

Abraço amigo.

Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2015 as 07:56
Revi a embalagem e lá também cita as coroas triplas para o modelo SS (Erro meu desculpem).

Só para centralizar as conclusões (tá meio confuso):

Tiagra

Modelo de câmbio SS RD4700 suporta:
Cassete de 28 dentes (máximo) e coroas de 2 ou 3 pratos (Compactas ou não). 

É incompatível com o RD4600 pois a puxada do cabo é diferente.


Valeu pela ajuda.

Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2015 as 13:04
Bom chegou o câmbio correto o Tiagra 4600 e a regulagem ficou excelente o que prova a incompatibilidade.

Abraço
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2015 as 21:23
Intrigante isso hein. 

O que importa que você resolveu seu problema
Voltar ao Topo
andre1hw Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Mai 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andre1hw Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2016 as 18:00
É chato eu não ter encontrado nenhuma mecânica de bike aqui no RJ que siga as especificações de compatibilidade e incompatibilidade dos fabricantes! 

Sou bastante leigo em mecânica de bike e não mexo com isso. Mas precisei trocar peças da bike e fiz um upgrade e costumo pesquisar antes de comprar qualquer coisa até não restar dúvidas. E vi que no mundo da mecânica da bike é enorme as variações entre componentes e muitos e mínimos detalhes de compatibilidades são requeridos!

Por exemplo, o câmbio traseiro tiagra 4600 RD-4600-GS tem capacidade total de 39 dentes. Já para o tiagra 4600 RD-4600-SS a capacidade total são de 34D. Ou seja, existe incompatibilidade até na mesma linha tiagra 4600 em suas variantes!

Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 12:16
Eu acho até compreensível essa compatibilidade por conta do Sti, houve uma mudança para cabeamento interno, todo o sistema foi revisto. Isso já aconteceu com outros grupos também.
Voltar ao Topo
Pedro Andrade Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2016
Fernandopolis
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Andrade Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2016 as 08:19
Foi justamente isso o que aconteceu no meu caso com a minha bicicleta. Ao trocar o cambio traseiro da 4600 para 4700 a regulagem de marchas. Ao ler a conversa no forum elucidou a o problema que estava ocorrendo. Muito Obrigado por postar esse dialogo aqui..
Obrigado..
Voltar ao Topo
rodssz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2009
Minaçu - GO
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodssz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2017 as 18:14
Só pra constar também passei por isso recentemente, um amigo comprou os STI's Tiagra 4700 pra montar num grupo Tiagra 4600 com câmbio traseiro 105 5600. Montei e não deu regulagem, fiz vários teste e recomendei que ele trocasse o câmbio traseiro. A troca ainda não foi feita.
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 09:19
Gostaria da opinião do pessoal que está rodando com o grupo Tiagra 4700 completo... se o funcionamento desse grupo é melhor que o 4600 ou outros grupos como por exemplo o sora 9v... grato.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 19:10

Estou usando o grupo Tiagra 4700 completo na minha bike (menos freios).

Essa configuração veio de fábrica (Specialized Roubaix SL4 2016).

Usava anteriormente uma bike Trek com grupo 105 completo de 9v antigo de 2005.

Acho o funcionamento do Tiagra novo mais leve do que o do 105 antigo...

Tive problema com o trocador do câmbio dianteiro logo quando peguei a bike, mas foi trocado em garantia e até agora tudo bem.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 23:10
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
LuisMello Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2014
Joinville/SC
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisMello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 19:31
Minha Caloi R o STI dianteiro parece nao ter curso, pois se deixa 1mm para nao arrastar na marcha mais leve, arrasta na mais pesada. Será que o mecânico montou errado?
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2018 as 22:51
Originalmente postado por LuisMello LuisMello escreveu:

Minha Caloi R o STI dianteiro parece nao ter curso, pois se deixa 1mm para nao arrastar na marcha mais leve, arrasta na mais pesada. Será que o mecânico montou errado?

Os STI têm um toque intermediário justamente pra isso, poder usar a coroa pequena junto com os cogs pequenos sem que a corrente raspe no câmbio.

Quanto ao assunto do tópico, li em alguns fóruns estrangeiros que o câmbio traseiro tiagra 4700 é compatível com os câmbios Shimano de 11v, que têm a mesma puxada.
Voltar ao Topo
LuisMello Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2014
Joinville/SC
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisMello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2018 as 21:55
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por LuisMello LuisMello escreveu:

Minha Caloi R o STI dianteiro parece nao ter curso, pois se deixa 1mm para nao arrastar na marcha mais leve, arrasta na mais pesada. Será que o mecânico montou errado?

Os STI têm um toque intermediário justamente pra isso, poder usar a coroa pequena junto com os cogs pequenos sem que a corrente raspe no câmbio.

Quanto ao assunto do tópico, li em alguns fóruns estrangeiros que o câmbio traseiro tiagra 4700 é compatível com os câmbios Shimano de 11v, que têm a mesma puxada.

Estou sem tempo, mas ja melhorei a regulagem do cambio dianteiro, e estou usando o trim.

Sobre oque vc falou do cambio traseiro de 11V, será que da para usar o cambio 105 com o STI Tiagra 4700?
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2018 as 08:24
Originalmente postado por LuisMello LuisMello escreveu:

Sobre oque vc falou do cambio traseiro de 11V, será que da para usar o cambio 105 com o STI Tiagra 4700?
Parece que sim.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X