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Como passar as marchas corretamente?

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Ravell Ver Drop Down
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    Enviado: 11 Abr 2012 as 13:07
Tenho lido bastante nos últimos dias e um dos pontos que tem me interessado mais é sobre a relação das marchas.

Agora eu entendo sobre a diferença entre utilizar 2x10 e 3x9 ou 3x10 e no meu caso, vou optar por um 3x9 para começar em minha 29er.

O pedivela dela é 44x32x22 e o cassete de 11x32, ambos deore.

A pergunta aqui é: como pedalar corretamente e efetuar as melhores trocas, usando um conjunto como esse de 27v, para evitar um desgaste desnecessário ao equipamento?

Enquanto a bike não chega na loja, estou naquele período de tentar controlar a ansiedade, lendo tudo o que estiver disponível! Até comprei a revista Mount Bike (americana) deste mês que tem umas matérias bem interessantes sobre 29er.

Um abraço!
Alexey
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will_bill_br Ver Drop Down
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a melhor maneira de não sacrificar os componentes da relação é nunca cruzar as marcas e procurar aliviar a força no pedal durante as trocas.
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LucianoBsB Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LucianoBsB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2012 as 23:34
Will bill, Explica o que é cruzar marchas para o cara, oras!!!! rsrrs
O cruzamento das marchas é, como o nome sugere, trocar as marchas de forma em que a corrente fique em uma posição cruzada em relação ao cassete e as coroas, ocorre quando, por exemplo, você usa Coroão, com catracão ou coroinha com catraquinha...
Ravel, hoje, mais acostumado com minha 29, pessoalmente acredito que a melhor relação pode depender bastante do terreno em que se vai percorrer. Ainda assim, acho também que a relação mais adequada para uma 29er é a de 20 marchas, até porque cruza menos. A relação de giro na 26 é diferente numa 29, o que faz com que a bike, dentre outros fatores, fique muito pesada em uma subida e decepciona muitos dos que migraram de bikes 26 com 27 velocidades.
Muitos dizem que a bike fica mais pesada com 20 marchas mas, pessoalmente, notei até agora que até sobra marchas na subida. Mas não pedalei muito por falta de tempo e preciso de mais alguns pedais para ter uma avaliação comparativa do que achei pessoalmente...
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Oliva Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Oliva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Abr 2012 as 23:53
essa imagem explica bem basicamente como a relação deve funcionar.


É nóis que avoa pedalando de boa.
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Ravell Ver Drop Down
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Registrado: 02 Abr 2012
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ravell Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2012 as 00:43
Originalmente Postado por will_bill_br will_bill_br Escreveu:

a melhor maneira de não sacrificar os componentes da relação é nunca cruzar as marcas e procurar aliviar a força no pedal durante as trocas.

Ajudou na dica de aliviar a força no pedal!


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Ravell Ver Drop Down
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Registrado: 02 Abr 2012
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ravell Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Abr 2012 as 00:43
Originalmente Postado por LucianoBsB LucianoBsB Escreveu:

Will bill, Explica o que é cruzar marchas para o cara, oras!!!! rsrrs
O cruzamento das marchas é, como o nome sugere, trocar as marchas de forma em que a corrente fique em uma posição cruzada em relação ao cassete e as coroas, ocorre quando, por exemplo, você usa Coroão, com catracão ou coroinha com catraquinha...
Ravel, hoje, mais acostumado com minha 29, pessoalmente acredito que a melhor relação pode depender bastante do terreno em que se vai percorrer. Ainda assim, acho também que a relação mais adequada para uma 29er é a de 20 marchas, até porque cruza menos. A relação de giro na 26 é diferente numa 29, o que faz com que a bike, dentre outros fatores, fique muito pesada em uma subida e decepciona muitos dos que migraram de bikes 26 com 27 velocidades.
Muitos dizem que a bike fica mais pesada com 20 marchas mas, pessoalmente, notei até agora que até sobra marchas na subida. Mas não pedalei muito por falta de tempo e preciso de mais alguns pedais para ter uma avaliação comparativa do que achei pessoalmente...

Então velho, acho que pra subida não faria falta, mas para decida e estrada, acho que faltaria pedal. Vi num site muito bom (http://sheldonbrown.com/gears/) onde mostra "matematicamente" a diferença de uns 12m/h na relação mais pesada, comparando uma 39x12 (20v) com uma 44x11 (27v).

Como tb farei uso urbano da bike (durante a semana principalmente), tem muito chao pra andar com a relação mais pesada. E finais de semana tem muita ladeira pra subir onde tb já li relatos que uma 20v, deixa essa situação um pouco mais difícil, dependendo de um melhor preparo físico por parte do ciclista.

A grande vantagem do 20v é poder fazer qualquer cruzamento e não se preocupar com isso. E isso é muito tentador, principalmente pra quem está montando a bike agora como eu. Li bastante coisa, incluindo o blog do Adil (http://www.29er.com.br/2012/03/p29br-29er-doc-em-busca-da-relacao.html) onde ele tb defende a utilização desse conjunto.
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Ravell Ver Drop Down
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Registrado: 02 Abr 2012
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Originalmente Postado por Oliva Oliva Escreveu:

essa imagem explica bem basicamente como a relação deve funcionar.


Bem didática! Mesmo sendo para 8v, dá pra pegar a idéia das trocas possíveis.

Obrigado :)
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Ravell Ver Drop Down
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Registrado: 02 Abr 2012
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O pior na verdade é perceber que eu fazia tudo errado na bicicleta, desde subir/descer, freiar até trocar as marchas...

A dura realidade veio após ler os artigos deste link:

Em especial esses dois para correção:
http://sheldonbrown.com/starting.html (você realmente sabe como pilotar uma bike?)
http://sheldonbrown.com/brakturn.html (seja amigo do seu freio dianteiro!)

E as dicas destes:
http://sheldonbrown.com/pain.html (esse aqui é bom pra conhecer e evitar as dores)
http://sheldonbrown.com/shoe-pedal.html (agora eu entendo pra que serve o pedal com clip e pq utilizar um, aproveita mais a pedalada)
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LucianoBsB Ver Drop Down
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ah, e quando a corrente já está meio desgastada e vc muda a marcha fazendo força no pedal, é justamente nesse momento que ela quebra e te deixa na mão... rsrsrsr
E o lance da subida, ou descida, é como eu disse, o tipo de terreno que predomina na sua região também vai ser um indicador do tipo de relação mais adequado para vc e sua bike...
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ajunior Ver Drop Down


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Amigos,
Em uma relação 3x10 existe problema de cruzar marcha utilizando a coroa do meio, ou ela pode combinar com qualquer uma do K7?
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente Postado por ajunior ajunior Escreveu:

Amigos,
Em uma relação 3x10 existe problema de cruzar marcha utilizando a coroa do meio, ou ela pode combinar com qualquer uma do K7?

A do meio num sistema triplo é a mais polivalente, consegue chegar em todas as marchas sem maiores problemas. Mas para evitar um desgaste prematuro da relação e ruídos, recomenda-se não utilizar o maior e o menor pinhão com ela. Se você for extremamente cuidadoso, evite os dois menores e os dois maiores.

Eu só evito o maior e o menor e não tenho problema quanto a durabilidade dos componentes.
PauloR2

Viciado em sofrimento
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Anderson9 Ver Drop Down
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Registrado: 02 Jun 2010
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Originalmente Postado por Oliva Oliva Escreveu:

essa imagem explica bem basicamente como a relação deve funcionar.


Cara..muito top essa sua ajuda, valeu msm por compartilhar seu conhecimento...."a ajuda mutua sem interesses é que nos diferencia dos egoístas incompetentes" John Lennon.
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