Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como melhorar a rolagem dos pneus de BTT
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Como melhorar a rolagem dos pneus de BTT

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como melhorar a rolagem dos pneus de BTT
    Postado: 23 Mar 2011 as 17:07
Navegando encontrei um artigo sobre uma pesquisa relativa a tamanhos de pneus e calibragens no intuito de obter uma melhor rolagem.
Não sei se outro já postou, mas acredito que é de interesse de muitos e por tanto, deixo aqui o link para o artigo: http://www.espiritooutdoor.com/?p=1304#axzz1HRUF25zZ



"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2011 as 17:29
Segue a transcrição do artigo, porém sem os gráficos:

"A verdade sobre os pneus de Mountain Bike

Cada vez mais as pessoas estão aceitadomehor a idéia de que pneus mais largos oferecem mais controle, mais conforto e mais diversão. Porém se você é como o cientista Peter Nilges e está interessado apenas na velocidade que cada pneu proporciona você vai gostar do que vai ler aqui.
O cientista alemão queria determinar qual a melhor combinação entre largura e calibragem do pneu para se obter a melhor performance. Com a ajuda de medidores de potência SRM, ele pôde determiar o exato gasto de energia em cada situação.
Ele testou três pneus diferentes (os pneus da Schwalbe Fast Fred, Racing Ralph e Albert Brothers) em três diferentes larguras e com quatro calibragens diferentes (21, 28, 43 and 57 p.s.i.). O percurso de teste era uma subida com 460m de comprimento, onde possuia , lado a lado, uma superfície de pedras, asfalto e grama. Perto de 350 testes foram realizados totalizando 150km.

Efeito da largura do pneu sobre a resistência de rolagem

Efeito da largura do pneu sobre a resistência de rolagem. Repare que na grama a resistência
a rolagem é 3 vezes maior.
O estudo testou pneus 2.0 a 2.4. Enquanto na estrada (asfalto) não existe diferença siginificativa entre pneus mais finos e pneus mais grossos, na trilha os pneus mais grossos rodam mais facilmente! Quanto pior o chão maiores as vantagens de um pneu mais largo, como mostram os dados obtidos na grama.
Pneus mais largos requerem 15,4 W a menos para manter a mesma velocidade se comparado com pneus mais finos.
Um pneu mais largo apresenta uma área de contato com o solo mais larga, porém mais curta, isso se traduz em um pneu que rola mais facilmente no chão (um pneu mais rápido).
Explicação: Um pneu mais murcho se adapta melhor a superfícies irregulares, pois afunda menos no chão, sofrendo assim menos arrasto. Pneus mais finos são recomendados para atletas mais leves, ou em trilhas extremamente enlameadas.

Pressão do pneu e resitência a rolagem

Fora da estrada os ganhos com a redução dos pneus são maiores, pois no ambiente off-road a resistência de rolagem é menor num pneu mais murcho. Para você ter uma idéia reduzir a pressão dos pneus, por exemplo, de 57 p.s.i. para 21 p.s.i. significa uma economia de 20 W para manter uma mesma velocidade.
A principal razão para isso é que o pneu mais murcho se adapta mais facilmente as irregularidades do solo.
Outro teste interessante foi a comparação de um pneu mais grosso, com menor calibragem (21p.s.i.), com um pneu mais fino e mais calibrado (57 p.s.i.) para uma mesma velocidade. O que deu uma diferença de 50 W a menos na primeira situação.

Conclusões


Qualquer um que queira andar mais rápido na trilha deve diminuir a pressão de seus pneus. Quanto mais difícil for o terreno mais diferença você irá sentir. Além de ter seu conforto e tração melhorados também.
Devido a sua estrutura mais fina e flexível os pneus semi-slicks são a melhor opcão para diminuir a
resistencia de rolagem. Porém com uma menor pressão, o risco de furar será maior (o que é facilmente resolvido ao montar o pneu tubeless com líquido selante) e a tração de um pneu semi-slick é limitada.
A resposta para a pergunta – qual a melhor largura de pneu para mim? Respondo sem titubear que tanto para provas de cross-country como para maratonas, um pneu mais largo com menos pressão sempre irá andar mais rápido.
O estudo acabou também com um dos mitos a respeito de pneus pesados. Frequentemente ouço ciclistas dizendo que um pneu mais grosso demora mais para acelerar, o que é verdade, mas frequentemente isso é superestimado. Um par de pneus que seja 500g mais pesado requer uma força adicional de apenas 4.2 W de potência para acelerar de 0 a 25km/h em 4s. Por outro lado, como já comentamos aqui, em superfícies como a grama o pneu mais grosso economiza por volta de 15,5 W de força para manter uma mesma velocidade. Além do que os efeitos sobre a aceleração afetam uma parte menor de sua prova enquanto que os efeitos relacionados a resistência de rolagem são mais duradouros.

Dicas do Rodrigo:

Você pode fazer os sues próprios testes, tomando alguns cuidados. Durante um teste de resitência a rolagem, você deve manter a pressão dos pneus constantes caso queira testar 2 larguras de pneu (é importante dizer que os pneus devm ser da mesma marca. Quando o piso é ruim o pneu mais murcho, tem menor resistência a rolagem pois consegue absorver os pequenos buracos e irregularidades, diferente de um pneu mais cheio que faz com que a bike inteira e o ciclista sejam deslocados para cima e para baixo ao passar num obstáculo, o que requer mais energia para manter uma determinada velocidade. Isso é a mesma razão pela qual bicicletas full-suspension e pneus tubeless (que andam com menos pressão) também tem menor resistência a rolagem.

Referências: http://www.mtbonline.co.za/downloads/Rolling_Resistance_Eng_illustrated.pdf"

"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2011 as 17:50
A resposta para a pergunta – qual a melhor largura de pneu para mim? Respondo sem titubear que tanto para provas de cross-country como para maratonas, um pneu mais largo com menos pressão sempre irá andar mais rápido.
 
Há de se corrigir esta afirmação.
 Um pneu mais largo rola melhor que um pneu mais fino se ambos tiverem a mesma pressão.
fonte - schwalbe.com
 
assunto complexo 


Editado por Paulo69 - 23 Mar 2011 as 18:18
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2011 as 18:25
CAra..... ou meu corpo funcional puramente com efeito PLACEBO ou eu não concordo muito com esse artigo...hehe
Andar em um estradão com um pneu 2.2 ou um 1.9 é bem diferente...e com essas provas de "speed de poeira", eu não deixo de colocar no mínimo 38 libras nos pneus e usar um bom par de pneus mais finos pra bike não....
Quer uma prova?! Dê uma olhada de perto nos pneus da galera nos mundiais. Tirando quando se tem chuva, o normal é usar pneus um pouco mais finos e com cravos mais baixos. Se o cara tem "braço" prá segurar a bike, então acaba preferindo um pneu assim....

SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
klaser Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Abr 2010
Portugal
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2011 as 18:48
Falou tudo Psylo,eu não concordo com quase nada desse artigo também...ahaha dizer que um pneu mais grosso e murcho rola melhor até no asfalto ? mas tão brincando com quem ?Olha as bikes de speed,é fininho e duro como um pau...Eu com pneu bem cheio subo muito melhor,salva caso de piso muito seco em subidas fortes que se pode perder um pouco a tração,mas no geral sinto a bike mais fácil de puxar....
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2011 as 20:10
Realmente é algo difícil de acreditar pois foge as regras adquiridas por experiência, mas por outro lado, também gosto de ver artigos assim porque eles querendo ou não, são feitos encima de testes padronizados, cabe agora a gente testar na pratica se isso realmente funciona ou não.
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
FCS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Fev 2011
bahia
Offline
Mensagens:1096
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FCS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2011 as 20:34
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

CAra..... ou meu corpo funcional puramente com efeito PLACEBO ou eu não concordo muito com esse artigo...hehe
Andar em um estradão com um pneu 2.2 ou um 1.9 é bem diferente...e com essas provas de "speed de poeira", eu não deixo de colocar no mínimo 38 libras nos pneus e usar um bom par de pneus mais finos pra bike não....
Quer uma prova?! Dê uma olhada de perto nos pneus da galera nos mundiais. Tirando quando se tem chuva, o normal é usar pneus um pouco mais finos e com cravos mais baixos. Se o cara tem "braço" prá segurar a bike, então acaba preferindo um pneu assim....



concordo com o colega, rodo com pneus 1,95 semi-slick, e rola q é uma beleza no estrado e em trilhas tb, o importante é ter bons cravos nas laterais pra segurar nas curvas,
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2011 as 08:10
O artigo inicial fala de energia necessária para manter a velocidade. Portanto eu imagino que isso se aplique à bike andando no plano com uma velocidade constante.
É difícil fazer esse teste de forma prática, porque é raro achar um pneu 1.9 com o mesmo peso e desenho de um 2.2, ou 2.4, então não há como fazer uma comparação justa.
Em geral, andamos melhor na terra com pneus mais finos porque esses são mais leves... e outra: o que o teste usa como parâmetro para saber se um pneu mais fino está mais cheio ou mais murcho que um mais grosso? Pois um pneu 2.4 com 30 libras ficará muito mais duro que um pneu 1.9 com 30 libras, devido ao maior volume de ar (motivo pelo qual um pneu de carro com 30 libras ou um de trator com 10 ficam um "toco" de duros, e um de speed com 50 libras ainda está relativamente murcho).
 
Enfim... uma coisa que não ficou bem clara: ali diz que pneus mais murchos afundam menos no chão e por isso oferecem menos resistência. Na areia, barro ou terra fofa OK, mas no asfalto ou terra batida (dura) isso não procede... e daí quanto mais cheio, melhor pois vai diminuir a área de contato com o chão - motivo pelo qual um pneu mais fino e mais cheio dá maior rendimento nessas situações.
 
Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2011 as 13:37
Citar "Andar em um estradão com um pneu 2.2 ou um 1.9 é bem diferente...e com essas provas de "speed de poeira", eu não deixo de colocar no mínimo 38 libras nos pneus e usar um bom par de pneus mais finos pra bike não...."


Re.: World Championships Marathon Verviers, BEL
Vencedor: Christoph Sauser - Specialized

Christoph’s Bike:

Bike: Specialized Epic Carbon Full Suspension

Tyres: Specialized SLK (Front and Rear)Tyre Pressures: 28 PSI (Front and Rear)


Link da matéria:

É... acredito que a matéria tem fudandamento sim, e no efeito "PLACEBO" que o pneu fino e com elevada pressão exerce em alguns bikers de MTB aqui do Brasil, principalmente em terrenos mais difíceis.







Editado por alexhendrix - 24 Mar 2011 as 13:40
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2011 as 15:04
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

... e outra: o que o teste usa como parâmetro para saber se um pneu mais fino está mais cheio ou mais murcho que um mais grosso? Pois um pneu 2.4 com 30 libras ficará muito mais duro que um pneu 1.9 com 30 libras, devido ao maior volume de ar
 
wolverine
esta é a grande sacada do teste. Sua pergunta é a própria resposta.
Entre em schwalbe.com e confira.
Voltar ao Topo
Fatalblue Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Abr 2008
Boa Vista - Roraima
Offline
Mensagens:497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fatalblue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2011 as 16:50
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

... e outra: o que o teste usa como parâmetro para saber se um pneu mais fino está mais cheio ou mais murcho que um mais grosso? Pois um pneu 2.4 com 30 libras ficará muito mais duro que um pneu 1.9 com 30 libras, devido ao maior volume de ar
 
wolverine
esta é a grande sacada do teste. Sua pergunta é a própria resposta.
Entre em schwalbe.com e confira.


Realmente Paulo69, entendi o que você quiz dizer e seguindo essa lógica o pneus 2.4 fica com otima rolagem com apenas 30libras.

Já vejo alguns forista concordando com a matéria, ao meu ver este estudo pode muito bem fazer cair por terra todo um pré-conceito que tinhamos em relação a pneus.
Temos ai o setup utilizado por Christoph Sauser, que se não serve para provar nada, pelo menos serve para colocar mais lenha na fogueira.
Achei que o teste foi bem simples e pelo menos em nível de Watts gastos para manter a velocidade constante, considerando que o teste é verdadeiro, deixa bem claro com qual setup se economiza mais energia.
Como eu disse agora é colocar na pratica para sentir suas impressões.


Editado por Fatalblue - 24 Mar 2011 as 17:00
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2011 as 17:33

Eu costumo usar pneus bem gordos (2.35 diant. e 2.1 tras.) nas trilhas que faço, mas eu os uso bem cheios! Coloco em torno de 45-50psi em cada, até porque aqui tem muita pedra grande e com quinas, se andar com pneu murcho, mesmo de full, acaba furando por snakebit.

Mas vou murchar eles para 30psi e fazer o teste do rendimento pra ver... mas de antemão já posso adiantar que em descida vou perder velocidade, pois já tinha feito um teste semelhante alguns anos atrás, e a mesma bike/pneus que numa descida de terra batida fizeram 57,2 Km/h de máxima (somente no embalo) com 50psi, ao murchar para 30psi atingiram apenas 55,3 Km/h.
 
Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2011 as 18:59
Galera... lembrando que a calibragem de um pneu com câmara é bem diferente de um pneu tubeless.
Acho que para se igualarem, um pneu tubeless fica no mínimo com 5 lb. a menos do que um pneu com câmara.
Então nesse caso do Sausser, estou usando a mesma libragem dele, quando uso pneu com câmara em circuitos. A libragem mais alta eu uso para estradões (de chão batido, sem muitas partes técnicas). Em circuitos fechados, uso no máximo 33lb, pois preciso muito de tração (tanto nas curvas, como nas subidas mais técnicas).
Me corrijam se eu estiver errado, mas esse pneu do sausser é 2.0, no máximo, certo?
Dêem uma olhada nesse link, que contém as bikes dos pilotos do circuito mundial de XCO.
(Obs.: antes de clicarem no link, peguem um babador prá não estragar o teclado do computador)
http://forum.mountainbike.be/viewtopic.php?t=77171&postdays=0&postorder=asc&start=0 
Pelo que vi, eles usam no máximo 2.0. Maior que isso, como eu disse, tenho a impressão de que o arrasto aumenta....
Não que eu esteja duvidando dos resultados dos caras, mas se assim fosse, por que em speed os caras usam um pneu tão fino e com 130lb.? A maioria dos caras nem usa 700x23, que é o mais comum entre amadores. Eles usam 700x20, que apesar de ser mais desconfortável, teoricamente dá mais desempenho.
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
pesouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2007
São João delRei
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pesouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2011 as 19:08
Concordo com a matéria e com o teste. Antes de ler a matéria já havia resolvido baixar a calibragem por conta própria para experiência. Meu desempenho melhorou no cascalho e terra misturada com areião principalmente. Comprovei o resultado lendo a matéria. Ótimo post.
Voltar ao Topo
alexmr29 Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mai 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexmr29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2013 as 15:40
Usava um pneu 2.10 Bontranger e passei a usar 2.20 da mesma marca, tanto na frente quanto atrás e achei que a minha performance nas subidas técnicas e nos estradões melhorou muito. Sem falar na confiança e no conforto das descidas.
Voltar ao Topo
SCORPION Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2013
sao paulo
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SCORPION Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2013 as 01:06
Pneu e´muito relativo, e´igual selim. Nunca vamos ter um tratado sobre isso pelo simples fato de existir um lance no treinamento chamado PRINCIPIO DA INDIVIDUALIDADE. Nao adianta eu falar q um pneu com 900 libras vai rolar melhor do q um com 1934 libras!?!?!?!?!?! Infelizmente, eu tenho um conceito q e´desrespeitado por muitos e odiado por quase todos, mas nao mudo ele POR NINGUEM.

SE A PESSOA TEM "PULMAO" e "PERNA" ela pode ir de barra forte que ela chega onde quiser...


abraço galera.



Voltar ao Topo
ronaldjr Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Fev 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ronaldjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2013 as 12:42
é o seguinte: 
pneu com boa rolagem: finos  1,95 com cravos em triangulo
penu com boa aderencia e estabilidade: mais grossos, 2.0 ou  2.1 mas terao menos rolagem.
escolha tambem uma marca boa como michelin, maxxis, etc.  apesar q eu tenho um pneu considerado vagabundo mas ta rodando bem ate hoje. acho tudo muito relativo..   ja notei q ciclista fala demais.. ja pedalo tem 3 anos e percebi isso..  é uma falaçao desgracada sobre componentes de bike.. é suspensao q presta, q nao presta, pneu isso, pneu aquilo, quadro disso, quadro daquilo... vai muito do seu fit, entende.. e vai muito do sentido q vc dá a sua bicicleta..  tenho giant aluminio toda deore, com suspensao pesada de 2,5 kg..  como tambem tenho uma bike carbono vicini, com kit xt e suspensao de 1,8 kg..   3 kg a menos do peso da outra..  so q eu tenho um melhor desempenho com a giant, vai entender..  
ciclista as vezes fala demais.. falam sem saber, criam ideias sem experimentar.. o q eu ja ouvi falar mal e bem de pneu...vixe...   aqui na cidade tava na moda usar pneu kenda 2.0 (nao lembro o modelo).. o pneu tinha uma pessima rolagem.. so percebi isso quando coloquei um michelin 1.95..  a diferenca foi absurda..  depois troquei meu michelin 1.95 para um 2.0 dry2, nao gostei muito da rolagem,mas em compensacao, na descida, parecia q tinha colocado uma suspensao nova..  de tanta diferenca q deu... tambem falaram q meu quadro ia quebrar, q era oem, q nao prestava, q era da china... ba ba ba  poise.. ja rodei quase 10 mil km com esse quadro, pesando 100 kg e ate hoje ele ta la sem problema algum.. 
ENTAO TUDO SE RESUME A UMA COISA: VAI MUITO DE EXPERIENCIA..  nao acredite no q falam de forma desgovernada, sem etica e sem responsabilidade.. pois é facil falar, dar opiniao, destituir bicicleta do outro, dizer q outro ciclista precisa trocar isso, aquilo, etc...  quem pedala sabe do q eu estou falando.. vc chega nessas lojas de bike, mecanicas de bike, ciclista adora dar uma de especialista..  me refiro a quem pedala de vdd.. e nao aqueles q dao um passeio no parque nos finais de semana e nem sabem o q é pegar uma trilha.
outra coisa é tambem aderir a opinioes de fabricantes..  vc entra em sites onde se vende pneus..  leiam as descricoes..   tuuuuuudo ooooooooootimo, o pneu so vai falta bater asas e voar.. kkkk
é tudo bom de rolagem, de aderencia, de estabilidade, de barro, de asfalto, tudo..  é incrivel... 
fabricante, obviamente, sempre tera uma descricao excelente de seus produtos.. igual a moda de se trocar bike de 26 para 29...  me poupem ne...  nao é uma pessima bicicleta, mas tb NAO É EXCELENTEEEEEEE..  VIXE.. Q BICICLETA BOAAAAAAAAAAAAAA...  vi muita gente comprar 29 e depois voltar pra 26...  pois sao pessimas pra subir..  pq eu to falando isso? porque eu EXPERIMENTEI...  ai vem uns ciclistas de computador e comecam a digitar o contrario, mas nunca pegaram numa bike de verdade, mas se sente 'o especialista' no assunto..  
enfim, polemico ne.. sei q muitos nao vao aceitar o q eu disse, outros ja vao concordar.. mas no final das contas, fique com a bike q vc goste, q vc se sente melhor com ela, seja com pneu largo,fino, quadrado...  seja o q for..  mas dê um sentido real e prazeroso a sua bike...  nao va na onda somente para se identificar e aderir as regras do grupo...  vc pode acabar se lascando, pagando mais caro, tendo manutencao mais cara, ate sofrendo acidente porque um ciclista 'amigo' e muitissimo 'entendido' disse q pneu semi slick é bom pra descer trilhas...  vixe... 



Voltar ao Topo
luisotaviops Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Nov 2015
Resende-RJ
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luisotaviops Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2015 as 06:42
Bom, é fato que os pneus com baixa pressão e mais grossos, ajudam na rolagem. tanto que o pessoal de Speed tá abandonando os 23mm e passando pra 25 ou 28 por maior conforto e melhor rolagem.

Só que tem um lance importante, os pneus não podem ter cravos mais altos e formatos que facilitem o grip, se não a rolagem VAI FICAR MAIS PESADA SIM! O pneu vai desacelerar a bike muito rápido por causa do grip excessivo.

Meu caso: uso um 2.1 com umas cravas relativamente altas, mas o meio do pneu tem umas cravas que perdoam mais pra uso no asfalto, então eu uso o pneu com 55 libras (peso 118kg), porém, se eu tivesse um tubeless com umas cravas mais baixo, mais apropriado para uso misto ou só em asfalto mesmo, usaria algo em torno de 45/40 psi, talvez menos por conta do tubeless, pois a rolagem fica muito mais confortável e também tem mais segurança, sem comprometer meu desempenho.

E lembrem-se, ciclista rápido é aquele que chega na linha final antes, muitas vezes a galera desiste de competições e provas difíceis, por estar completamente moído no meio do caminho, oque é um fator muito importante. Vi muitas pessoas que fazem bike fit dizer que até no caso de profissionais (na road bike), quando eles corrigiram as dores que os ciclistas tinham, apesar do peso a mais na bike, eles foram mais rápido pelo corpo não ter reclamado...
Voltar ao Topo
Kaus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:403
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Kaus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2015 as 09:31
Originalmente postado por ronaldjr ronaldjr escreveu:

é o seguinte: 
pneu com boa rolagem: finos  1,95 com cravos em triangulo
penu com boa aderencia e estabilidade: mais grossos, 2.0 ou  2.1 mas terao menos rolagem.
escolha tambem uma marca boa como michelin, maxxis, etc.  apesar q eu tenho um pneu considerado vagabundo mas ta rodando bem ate hoje. acho tudo muito relativo..   ja notei q ciclista fala demais.. ja pedalo tem 3 anos e percebi isso..  é uma falaçao desgracada sobre componentes de bike.. é suspensao q presta, q nao presta, pneu isso, pneu aquilo, quadro disso, quadro daquilo... vai muito do seu fit, entende.. e vai muito do sentido q vc dá a sua bicicleta..  tenho giant aluminio toda deore, com suspensao pesada de 2,5 kg..  como tambem tenho uma bike carbono vicini, com kit xt e suspensao de 1,8 kg..   3 kg a menos do peso da outra..  so q eu tenho um melhor desempenho com a giant, vai entender..  
ciclista as vezes fala demais.. falam sem saber, criam ideias sem experimentar.. o q eu ja ouvi falar mal e bem de pneu...vixe...   aqui na cidade tava na moda usar pneu kenda 2.0 (nao lembro o modelo).. o pneu tinha uma pessima rolagem.. so percebi isso quando coloquei um michelin 1.95..  a diferenca foi absurda..  depois troquei meu michelin 1.95 para um 2.0 dry2, nao gostei muito da rolagem,mas em compensacao, na descida, parecia q tinha colocado uma suspensao nova..  de tanta diferenca q deu... tambem falaram q meu quadro ia quebrar, q era oem, q nao prestava, q era da china... ba ba ba  poise.. ja rodei quase 10 mil km com esse quadro, pesando 100 kg e ate hoje ele ta la sem problema algum.. 
ENTAO TUDO SE RESUME A UMA COISA: VAI MUITO DE EXPERIENCIA..  nao acredite no q falam de forma desgovernada, sem etica e sem responsabilidade.. pois é facil falar, dar opiniao, destituir bicicleta do outro, dizer q outro ciclista precisa trocar isso, aquilo, etc...  quem pedala sabe do q eu estou falando.. vc chega nessas lojas de bike, mecanicas de bike, ciclista adora dar uma de especialista..  me refiro a quem pedala de vdd.. e nao aqueles q dao um passeio no parque nos finais de semana e nem sabem o q é pegar uma trilha.
outra coisa é tambem aderir a opinioes de fabricantes..  vc entra em sites onde se vende pneus..  leiam as descricoes..   tuuuuuudo ooooooooootimo, o pneu so vai falta bater asas e voar.. kkkk
é tudo bom de rolagem, de aderencia, de estabilidade, de barro, de asfalto, tudo..  é incrivel... 
fabricante, obviamente, sempre tera uma descricao excelente de seus produtos.. igual a moda de se trocar bike de 26 para 29...  me poupem ne...  nao é uma pessima bicicleta, mas tb NAO É EXCELENTEEEEEEE..  VIXE.. Q BICICLETA BOAAAAAAAAAAAAAA...  vi muita gente comprar 29 e depois voltar pra 26...  pois sao pessimas pra subir..  pq eu to falando isso? porque eu EXPERIMENTEI...  ai vem uns ciclistas de computador e comecam a digitar o contrario, mas nunca pegaram numa bike de verdade, mas se sente 'o especialista' no assunto..  
enfim, polemico ne.. sei q muitos nao vao aceitar o q eu disse, outros ja vao concordar.. mas no final das contas, fique com a bike q vc goste, q vc se sente melhor com ela, seja com pneu largo,fino, quadrado...  seja o q for..  mas dê um sentido real e prazeroso a sua bike...  nao va na onda somente para se identificar e aderir as regras do grupo...  vc pode acabar se lascando, pagando mais caro, tendo manutencao mais cara, ate sofrendo acidente porque um ciclista 'amigo' e muitissimo 'entendido' disse q pneu semi slick é bom pra descer trilhas...  vixe... 




 Desculpe a sinceridade mas pensando assim vc esta eliminando uma possibilidade de evolução do esporte.  

 Muita gente aqui trabalha bastante pra ter o melhor Setup possível, minhas bikes já passaram do valor do meu carro 2X sabe porque?

EU GOSTO DE BICICLETAS !!! DE TECNOLOGIA DE PONTA !!! SE EU POSSO PAGAR EU VOU E METO A CARA E PRONTO.
 
 Já tive de tudo na vida minha primeira Bike era um Frankstein, passo horas lendo e estudando componentes e na medida do possível estou muito feliz com a eficiência da minha bicicleta principal.

 Um dia vc vai entender o pq da sua Giant ser mais agradável de pedalar do que a OEM mais leve.

 Abraços

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X