Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Circunferênca Pneus Levorin Terral 26x 1.95 50-559
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Circunferênca Pneus Levorin Terral 26x 1.95 50-559

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rigato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2013
são paulo
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rigato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Circunferênca Pneus Levorin Terral 26x 1.95 50-559
    Postado: 21 Out 2014 as 21:12
Pessoal, busquei e não encontrei essa informação. Tanto aqui no fórum como no google, site do fabricante etc.

Estou configurando um computadorzinho de bike (Bogeer YT-816) e preciso colocar a circunferência do pneu em milímetros.

Pesquisando por aí o tamanho 26x 1.95 de ETRTO 50-559, não encontrei a especificação do fabricante (Levorin Terral), mas encontrei diversas especificações de circunferência do tipo 2089, 2105, 2050, 2075...

Fui lá na magrela medir e não consegui medir com uma precisão milimétrica, mas o diâmetro parece algo ente 65 cm a 65,5 cm, o que dá no maior caso 2057mm de circunferência.

A pergunta é: Procede? Alguém tem algum dado mais oficial sobre essa circumferência desta marca/modelo?

E por fim, eu sei, não precisa falar. Vou trocar esses pneus assim que der. Rodo em asfalto. Pneus slick Kendra de 1.5 é a recomendação geral?

Abraços e obrigado.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2014 as 21:51
Opa!! Faz o seguinte ... No pneu está escrito 50-559  ... esses 50 é altura do pneu e multiplica por 2 , vai dar 100, depois vc soma esse 100 com os 559(que é referente o diâmetro do aro sem o pneu..... Agora vc já vai ter o diâmetro da roda 659, essas medidas são todas em milímetros....  Agora para saber o comprimento da circunferência da roda basta multiplicar o valor do diâmetro da roda pelo valor do Pi , que  seu caso vai ser 659*3.1416 = 2070.31mm que é o valor da circunferência da roda  baseado nos dados que estão escritos no Pneu.... 
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Rigato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2013
são paulo
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rigato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2014 as 22:27
Valeu pela resposta!

eu entendo o raciocínio e obrigado por explicar o que exatamente o 50-559 significam, mas nesse caso não entendi porque diferentes fabicantes dizem que seus pneus 50-559 possuem diâmetros diferentes?

Pela minha medida, o diâmetro deu algo entre 65 e 65,5, então a conta de 659mm realmente não está fora, mas multiplicando por 3.14 dá uma diferença de 1.361 cm na circunferência. É uma diferença expressiva para o ciclocomputador?

Obrigado.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 15:57
Essa informação deveria estar no manual do seu ciclocomputador.
Na falta deste, use as informações do manual do ciclocomputador Cateye (link abaixo), ou seja:

Para pneus 50-559 (26x1.95) você deve utilizar 2050mm como medida de circunferência do pneu.


A medida "50" do seu pneu corresponde à LARGURA aproximada e não necessariamente à ALTURA.  A altura de um pneu, especialmente de bicicletas e demais pneus com medidas normalizadas em polegadas, não é algo muito fácil de se encontrar tendo-se em mãos apenas o tamanho (50-559, por exemplo) do pneu.  Ainda assim, 50+50+559 = 659.  659 x Pi = 2070 mm.

Eu uso essa dimensão de pneu (50-559) e com meu Cateye Velo 8 ajustado para 2050mm de circunferência, as medidas de distância são perfeitas. 
Recomendo que você use 2050mm.
Espero ter ajudado. Wink


  
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 17:40
Quando eu falei a altura foi porque a largura do pneu é praticamente igual a largura na maioria dos casos( variando muito pouco) e  serve como referência...


A formula que passei está no site do Sheldonbrown ... Link http://www.sheldonbrown.com/cyclecomputer-calibration.html


"Deriving tire diameter from ISO/ETRTO numbers

The I.S.O. tire size consists of a tire width and a bead seat diameter. Both of these numbers are in millimeters. For example, a 28-622 (700 x 28C) tire has a nominal width of 28 mm on a rim with a bead seat diameter of 622 mm

To get an approximate diameter (in mm), add the bead seat diameter to twice the tire width (since the tire comes into the diameter twice: 622 + (28 X 2) = 678. Multiply this by pi (3.142) to get the circumference in mm (F) 2130. Appropriate calculations will yield calibration numbers for computers in other groups. However, the actual rolling diameter will be about 1% smaller for a road tire, and it can be larger for a tire with a deep tread.

(Thanks to Chris Ziolkowski for suggesting this.) "


Nos google tradutor ...

" Derivando diâmetro do pneu de números ISO / ETRTO
O I.S.O. tamanho do pneu consiste de uma largura do pneu, e um diâmetro de assentamento do talão. Ambos os números são em milímetros. Por exemplo, um (700 x 28C) 28-622 pneu tem uma largura nominal de 28 mm numa borda, com um diâmetro de assentamento do talão de 622 milímetros

Para obter um diâmetro aproximado (em mm), adicione o diâmetro de assentamento do talão a duas vezes a largura do pneu (já que o pneu vem ao diâmetro duas vezes: 622 + (28 X 2) = 678 Multiplique isso por pi (3.142) para obter o circunferência em mm (F) 2130. cálculos apropriados produzirá números de calibração para computadores em outros grupos. no entanto, o diâmetro de rolamento real será de cerca de 1% menor para um pneu de estrada, e que pode ser maior para um pneu com uma banda de rodagem de profundidade.

(Graças a Chris Ziolkowski para sugerir isso.) "

Não da para usar o valor da tabela que vem no manual de forma direta, ela só serve como parâmetro inicial( do mesmo jeito que a formula que passei) , e a partir delas é preciso fazer a calibragem final , andando em um trecho onde saiba com certeza qual é a distância( se puder usar um GPS ou a régua do Google Earth melhor ainda e claro comparar com a marcada pelo velocímetro )... Uma margem de erro de até uns 5% é aceitável para um ciclista amador, até porque vai ser bem difícil calibra o velocímetro para  que tenha 100% de precisão... 5% é a margem de erro de um velocímetro de carro podendo a ser até mais, mas no caso dos carros a medida de velocidade sempre será maior do que a real......

Outra coisa , cada modelo/fabricante de pneu tem uma medida real de altura diferente mesmo que tenham as mesmas medias escritas na lateral do pneu...

 




Editado por zex - 22 Out 2014 as 17:43
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X