Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Dobráveis / Folding Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cicloturismo - Adaptações para Bike 20"
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cicloturismo - Adaptações para Bike 20"

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rjmatheus Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rjmatheus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cicloturismo - Adaptações para Bike 20"
    Postado: 21 Jul 2014 as 23:22
Pessoal,

Pretendo no próximo ano fazer o Caminho de Santiago de Bike. Hoje tenho uma Caloi 100, mas pretendo fazer em uma Dobrável. Pelo que li Soul D70 by Dahon seria um bom modelo.

Na opinião de vocês, o que precisaria adaptar para ela aguentar essa jornada de 800 km (na verdade um pouco mais considerando a preparação antes da trip)sem me deixar na mão? Não pretendo ter a bike pra vida toda, então não gostaria de gastar em equipamentos desnecessários ou feitos para competidores.


Além disso, é facil adaptar um bagageiro que leve alforges se arrastar no chão?

abs!
Voltar ao Topo
pedrocel85 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jul 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrocel85 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2014 as 06:43
Ola,
O caminho de santiago tem muitas subidase descidas. Ir de dobravel é possivel maa vai demandar alteracoes caras, trabalhosas e demoradas na sua bike.
Porque nao compra uma aro26 de cr-mo usada? Pode encontrar algumas muito boas por ae com componentes quase progissionais por menos de r$1.000,00.
Mas se quiser mesmo ir de dobravel, vamos la.
A primeira coisa seriam marchas leves/ coroa dianteira dupla/ tripla.
Assim,de cara ja trocaria o piao por um 11-32, cambio traseiro, colocaria o adaptafor litepro e um cambio de speed na frente bem como uma coroa dupla de speed reduzida 50-34.
Tem um blog forista que fez todas essas adaptacoes na soul d70 dele:
http://www.sonogirinho.com.br/2013/09/dobraveis-desdobrando-experiencia.html?m=1

Abs,
Pedro
Voltar ao Topo
pedrocel85 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jul 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrocel85 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2014 as 06:52
Uma alternativa a divsrtida odisseia de se montar uma bike de ciclotur aqui em terras thpiniquins é comprar uma ja pronta la na gringolandia.
Uma bem legal é essa dahon:
http://www.nycewheels.com/dahon-folding-bike-speed-tr.html
24 marchas, bagageiros, dinamos...tudo montadinho ja...
Voltar ao Topo
PANDA 2709 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
CONTAGEM MG
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PANDA 2709 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2014 as 07:55
porque vc nao usa a caloi 100?
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2014 as 08:49
Além das adaptações do Tux, mencionadas acima, também tem as do Waldson, um tanto inspiradas nelas:


Também fiz coisas parecidas na minha D70 (câmbio dianteiro/pedivela dupla; cassete 8v mais amplo, bagageiro já tinha e a altura dele atende meus alforjes sem arrastar).

Apesar de achar que fica uma boa bike de tour, dificilmente optaria por fazer uma rota como o Caminho de Santiago, com ela. Se fizesse, me preocuparia em usar os pneus mais largos que conseguisse, e talvez não levasse carga no bagageiro, e sim em trailer.

Imagino que já tenha visto a qualidade do terreno, em alguns trechos. Se não, neste documentário dá pra ver uns trechos que seriam chatos de passar de dobrável (claro que todo trecho tem fim, e sempre que não está legal de pedalar, dá pra empurrar, são as agruras do caminho, digamos, mas acho que se dá pra evitar, melhor):


Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
rjmatheus Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rjmatheus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2014 as 22:42
Pessoal,
Obrigado pelas respostas!

Em relação a Caloi 100 são basicamente dois problemas: teria que fazer algumas adaptações (gostaria de ir no original, mas não sei se ela aguenta) e a outra é o período de treinos aqui no RJ. Os melhores lugares aqui para pedalar me obrigam a colocar a bike no carro. O problema pe que para meu carro (um suzuki jimny), o unico suporte seguro é um Thule que custa R$ 3.000, algo que eu definitivamente não pretendo gastar.
Então pensei na Bike dobrável como uma forma de praticar na bike que levaria para o caminho (ela cabe dentro do carro). Uma terceira vantagem seria o transporte para Europa, pois não precisaria desmontá-la e sim dobrá-la. Como sou 100% leigo em bikes, não precisar desmontar as bikes torna-se uma vantagem.

Em relação aos terrenos no caminho: a dureza é no início por causa das subidas, depois a grande parte sãp planícies. Como não vou em época chuvosa acho que é tranquilo mesmo a parte sem pavimentação. No final, já na Galícia costuma chover muito, o que pode atrapalhar.

Manter o câmbio Shimano da Dahon (6 ou 7v), trocando os pedais por um metálico e os pneus por algum mais largo (e com proteção anti furo)... Daria pra "quebrar um galho"?

Para os que entendem de preparação... fazer a preparação em bike de academia e em uma dahon 20 (ou blitz 24) e só no caminho usar uma bike 26". Isso pode ser desastroso? Seria uma opção também!

abs
Voltar ao Topo
pedrocel85 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jul 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrocel85 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2014 as 06:54
Originalmente postado por rjmatheus rjmatheus escreveu:

Pessoal,
Obrigado pelas respostas!

Em relação a Caloi 100 são basicamente dois problemas: teria que fazer algumas adaptações (gostaria de ir no original, mas não sei se ela aguenta) e a outra é o período de treinos aqui no RJ. Os melhores lugares aqui para pedalar me obrigam a colocar a bike no carro. O problema pe que para meu carro (um suzuki jimny), o unico suporte seguro é um Thule que custa R$ 3.000, algo que eu definitivamente não pretendo gastar.
Então pensei na Bike dobrável como uma forma de praticar na bike que levaria para o caminho (ela cabe dentro do carro). Uma terceira vantagem seria o transporte para Europa, pois não precisaria desmontá-la e sim dobrá-la. Como sou 100% leigo em bikes, não precisar desmontar as bikes torna-se uma vantagem.

Em relação aos terrenos no caminho: a dureza é no início por causa das subidas, depois a grande parte sãp planícies. Como não vou em época chuvosa acho que é tranquilo mesmo a parte sem pavimentação. No final, já na Galícia costuma chover muito, o que pode atrapalhar.

Manter o câmbio Shimano da Dahon (6 ou 7v), trocando os pedais por um metálico e os pneus por algum mais largo (e com proteção anti furo)... Daria pra "quebrar um galho"?

Para os que entendem de preparação... fazer a preparação em bike de academia e em uma dahon 20 (ou blitz 24) e só no caminho usar uma bike 26". Isso pode ser desastroso? Seria uma opção também!

abs


Matheus,
Olha, eu acho que o seu planejamento tem algumas falhas. Se me permite vou tentar te ajudar.
O caminho de santiago é um tour pesado para qualquer cicloturista experiente. Dura de 10 a 30 dias direto.
Não quer ache que não vá conseguir ou que deva desistir, só acho que a conversa deve iniciar com isso dito.
Assim, antes de pegar na bike, acho que deve se preparar bastante, se possivel fazer um curso basico de mecanica de bikes(consertar furos, trocar pneus e camaras, emendar corrente, relular marchas, consertar raios tem que estar no sangue.) e malhar muito na academia.(60km/dia)
Quanto a bike, não ecomendo que tente levar nenhum "quebra-galho", se não tiver tempo para preparar uma compre uma na europa.

Quer uma exemplo de uma ótima bike para o que quer fazer?
Surly Troll , vendida em Paris:
http://surlybikes.com/bikes/troll

Tem tambem em barcelona:
http://surlybikes.com/index.php/dealers/region/Barcelona




Editado por pedrocel85 - 24 Jul 2014 as 07:00
Voltar ao Topo
rjmatheus Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rjmatheus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2014 as 11:23

abs[/QUOTE]

Matheus,
Olha, eu acho que o seu planejamento tem algumas falhas. Se me permite vou tentar te ajudar.
O caminho de santiago é um tour pesado para qualquer cicloturista experiente. Dura de 10 a 30 dias direto.
Não quer ache que não vá conseguir ou que deva desistir, só acho que a conversa deve iniciar com isso dito.
Assim, antes de pegar na bike, acho que deve se preparar bastante, se possivel fazer um curso basico de mecanica de bikes(consertar furos, trocar pneus e camaras, emendar corrente, relular marchas, consertar raios tem que estar no sangue.) e malhar muito na academia.(60km/dia)
Quanto a bike, não ecomendo que tente levar nenhum "quebra-galho", se não tiver tempo para preparar uma compre uma na europa.

Quer uma exemplo de uma ótima bike para o que quer fazer?
Surly Troll , vendida em Paris:
http://surlybikes.com/bikes/troll

Tem tambem em barcelona:
http://surlybikes.com/index.php/dealers/region/Barcelona



[/QUOTE]

Pedrocel85,

Obrigado pelas dicas! Em relação a "quebrar o galho", a questão é que não quero "matar uma mosca com um tiro de canhão". Então, não quero adquirir um equipamento além do necessário para o trajeto. Quero algo que reduza a chance de problemas (embora algo sempre acaba ocorrendo dada a distância do percurso) e que me dê algum conforto.
Pensei em comprar fora, mas para isso teria que perder uns dias... vou tirar 21 dias de férias e minha ideia é fazer o caminho em 15-18, mas reservando esses outros dias para um caso de emergência.

Em relação ao curso de manutenção... recomenda algum presencial no RJ? Ou online? Já vi alguns na internet mas nunca tive indicação.
Voltar ao Topo
pedrocel85 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jul 2013
rio de janeiro
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrocel85 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2014 as 20:15
Não conheco nenhum curso de manutenção no rj.
Tem umas videoaulas no youtube que são boas.
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2014 as 13:27
Acaba ficando meio off-topic pro título do tópico, mas não pro interesse do rjmatheus. Segue a matéria do Rodrigo Telles e Eliana Garcia:


Dicas para percorrer o Caminho de Santiago de bicicleta

Conheça detalhes importantes para quem quer pedalar no percurso dos peregrinos

Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela. Há muita informação disponível para quem quer percorrer o Caminho de Santiago, mas não há um local ou site que reúna tudo que você vai precisar.

Dos muitos “Caminhos de Santiago” existentes, o que é mais percorrido pelos brasileiros é o chamado Caminho Francês, que sai de Sant Jean Pied Port.

Fizemos esse percurso de bicicleta e, a seguir, damos dicas sobre nossa experiência:

Colunista conta sobre a experiência de pedalar no Caminho de Santiago/Foto: Rodrigo TellesColunista conta sobre a experiência de pedalar no Caminho de Santiago/Foto: Rodrigo Telles

Treinamento

Podemos classificar o Caminho Francês, se feito pela trilha, como sendo de dificuldade média-alta. Vale a pena fazer alguns caminhos brasileiros antes, principalmente para adquirir experiência em cicloturismo. Viajando por aqui no Brasil você vai se conhecer melhor, descobrir suas reações ao sono, fome, frio e stress, além de poder testar melhor seus equipamentos e escolher o que levar. Uma boa sequência para começar é, por ordem de dificuldade, o Circuito Costa Verde e Mar, depois o Circuito Vale Europeu e por último o Caminho da Luz ou o Circuito das Araucárias.

Época do Ano

Maio e setembro são bons meses para viajar. Em alguns anos, maio ainda pode fazer frio, chover e até nevar, mas é uma época bem bonita por ser a primavera. Em setembro o clima é mais ameno, a vegetação costuma estar mais seca e as árvores de outono dão um colorido especial. No inverno (lembrando que corresponde ao nosso período de verão), muitos albergues ficam fechados e pode nevar bastante.

Se puder, evite a alta temporada de turismo, em julho e agosto, porque tudo vai estar mais caro e mais lotado. Além de ser o período mais quente do ano, com possibilidade de temperaturas bem altas.

Dos muitos “Caminhos de Santiago” existentes, o que é mais percorrido pelos brasileiros é o chamado Caminho Francês/Foto: Rodrigo TellesDos muitos “Caminhos de Santiago” existentes, o que é mais percorrido pelos brasileiros é o chamado Caminho Francês/Foto: Rodrigo Telles

Duração da Viagem

Fizemos em 20 dias, indo de S. Jean até Finesterrre, um total de 1.000 quilômetros. Deu para curtir com calma o caminho. Se você tiver menos do que 15 dias é bom pensar em percorrer um trecho menor ao invés de fazer uma maior quilometragem por dia. Ninguém faz o Caminho em um tempo maior e se arrepende depois, pelo contrário, todos pensam em voltar com mais tempo livre, pois há muito o que ver e fazer no Caminho além de pedalar.

Trilha ou Estrada

Se pretende fazer pela trilha, a bicicleta tem que ser de tipo mountain bike, com pneus de cravos. Apesar da dificuldade técnica não ser alta, há muitos trechos de single-track e boa parte do percurso é de terra e cascalho.

Vimos que a maioria dos ciclistas estrangeiros percorre o caminho pela estrada de asfalto. Claro que a pedalada rende mais, mas com isso se deixa de aproveitar muito em termos de paisagem, contato com a natureza e com outros peregrinos. Valeu a pena o esforço de ir pela trilha, só saímos dela nas duas subidas principais, que são os Pirineus, no início do caminho, e do Cebreiro, mais para o final, pois são trechos com bastante degraus.

Outra vantagem de fazer pela trilha é que você não se perde. Já desviando para a estrada, as setas somem e fica difícil voltar para a trilha depois. Pode ser útil um track log de GPS da estrada, mas mesmo assim você vai ficar preso àquele caminho traçado ali, não dá para escolher quando fazer pela estrada ou pela trilha a qualquer momento.

O Caminho Francês, se feito pela trilha, tem dificuldade média-alta/Foto: Rodrigo TellesO Caminho Francês, se feito pela trilha, tem dificuldade média-alta/Foto: Rodrigo Telles

Bicicleta

Saia com uma bicicleta bem revisada e com componentes de confiança, porque não é qualquer cidadezinha que vai ter boas bicicletarias, não vale a pena carregar dor de cabeça para a viagem. Além disso, o horário de funcionamento das bicicletarias (e do comércio em geral) nem sempre bate com suas necessidades, eles fecham meio dia e só abrem após às 16 horas.

Um acessório que ajuda bastante é a campainha, pois há muitos peregrinos a pé que não escutam a nossa aproximação. Uma relação de marchas bem leve vai bem, principalmente se for fazer o caminho pela trilha.

Bagagem

Não é bom exagerar para mais nem para menos. Leve poucas mudas de roupa e vá lavando toda noite. Não deixe de levar capa de chuva, agasalho, saco de dormir, lanche para uma emergência e pelo menos dois litros de água por dia.

Para acomodar a bagagem é indispensável usar um bagageiro e adaptar alforjes. Levar peso em mochila nas costas é puro sofrimento.

Sapatilha X Tênis

Só use sapatilha na viagem se já estiver acostumado. O uso é uma decisão bem pessoal, mas leve em conta que a sapatilha será um calçado bem pouco versátil, que não vai servir para caminhadas pela cidade. Assim pode ser necessário carregar um calçado extra que seja mais confortável.

Assista o vídeo da nossa viagem:

< width="814" height="611" ="http://www.youtube.com//wO-gfBHvLwk?rel=0" border="0" allowfullscreen="" style="margin: 0px; padding: 0px; border-width: 0px;">

Em nossa próxima coluna continuaremos as dicas para pedalar no Caminho de Santiago abordando: albergues e acampamento, companhia Aérea, chegar em Sant Jean Pied Port, gastos, preparativos e informações, e final do Caminho.

Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X