Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Ciclofaixa permanente de Curitiba |
Responder |
Autor | |
T.C.
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
Postado: 16 Dez 2011 as 13:46 |
Começaram a pintar a primeira ciclofaixa permanente de Curitiba.
Por enquanto estão pintando apenas no lado de quem vai sentido Boqueirão, começando logo depois da passarela do Hauer até o Carmo creio. O plano final creio que seja da Linha Verde até o terminal do Boqueirão. |
|
O texto acima contém uma verdade absoluta.
|
|
DavidGSP
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Mar 2010 São Paulo Offline Mensagens:565 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Bacana, quantos km de ponta a ponta Druide? Fizeram algo parecido também em São Paulo no bairro de Moema, mas esqueceram de recapear o asfalto e tirar as vagas de estacionamento. Essa daí em Curitiba parece ter um asfalto decente e não tem vagas para carros no meio da pista. Parece ser bem pedalável e útil.
|
|
T.C.
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Olha, por enquanto tem menos de 2Km, http://g.co/maps/4gfbd, no final vai ficar com 5,7km, http://g.co/maps/gzk4x É pouco, mas é um começo.
Quanto ao asfalto, eles estão refazendo todo o asfalto nessa rua como parte do programa da Copa, essa rua é uma das principais ligações do aeroporto para o centro da cidade. Essa parte ai que pintaram ele está novinho em folha. |
|
O texto acima contém uma verdade absoluta.
|
|
Vash77
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Jan 2011 Santa Catarina Offline Mensagens:2864 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Pelo lado esquerdo é muito melhor a ciclovia. Aqui na minha cidade tem algumas, mas nem todas permanentes. As outras ficam na direita, mas o grande problema da direita são os onibus e pontos do mesmo.
Está ficando bacana essa! Extremamente interessante terem colocado essas lombadinhas com olho de gato, certamente vai evitar que muitos 'espertinhos' queiram rodar por ali, fora que a noite isso sinaliza bem. |
|
T.C.
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Ciclofaixa da Marechal terá 75 cm de largura e descumpre Código de TrânsitoNem foi inaugurada e já está cheia de problemas. Vale a pena clicar no linque acima e ver a galeria de fotos. |
|
O texto acima contém uma verdade absoluta.
|
|
MarcusLisboa
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 21 Jul 2010 São Vicente Offline Mensagens:478 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
vi na primeira foto que há uma estação tubo no caminho, como vai funcionar esta faixa com ela lá, ou o tudo esta virado de costas para ciclovia?
|
|
euesmago
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 02 Mar 2009 curitiba Offline Mensagens:1540 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
MArcus, a entrada do tubo esta virada para a esquerda, para dentro da faixa exclusiva de onibus, as canaletas. |
|
Viva mais, ame mais, pedale mais...
|
|
Voodoo
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
http://www.gazetadopovo.com.br/blog/irevirdebike/?id=1205370&tit=prefeitura-reconhece-erro-e-diz-que-ciclofaixa-da-marechal-sera-refeita-com-largura-minima-de-1-metro
BlogsQuarta-feira, 21/12/2011 ACN/Gazeta do Povo Para que os veículos guardem a distância prevista no artigo 201 do CTB, a borda externa da ciclofaixa deveria terminar onde está a trena.A Ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano, que está sendo contruída com apenas 75 centímetros de faixa de rolamento, será refeita de forma a garantir uma largura mínima entre 1 e 1,3 metro para garantir a segurança dos usuários. Isso representa um aumento entre 33% e 73% em relação a área de rolagem atual. A informação foi dada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) após reportagem publicada nessa terça-feira (20) no blog Ir e Vir de Bike. Por meio de nota, o órgão reconheceu a falha na execução do projeto, atribuindo o erro à URBS. Vale lembrar que, anteriormente, fontes da própria URBS ouvidas pelo blog, se disseram “surpresas” com a ciclofaixa de apenas 75 centímetros e reconheceram que, “muito provavelmente houve um erro”, atribuindo essa responsabilidade ao Ippuc. A assesoria de imprensa do órgão, por sua vez, diz que a diretriz que prevê a criação da ciclofaixa na Avenida Marechal Floriano Peixoto é de responsabilidade do próprio IPPUC, mas que, o projeto de metragem e execução da obra diz respeito à URBS. Segundo a assessoria, ambos os órgãos "sabem do problema, vão resolver, mas ainda não há previsão". Na nota, o Ippuc argumenta que "o Manual de Sinalização Horizontal do Denatran 'recomenda' uma faixa de 1,50 metro de largura, sem especificar que nessa dimensão está incluída a sinalização dos bordos da via", dando a entender que isso não tornaria compulsório a observância dessa largura no projeto. Vale lembrar, entratanto, que a construção da ciclovia deve observar o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, define como infração média (punida com multa) passar ou ultrapassar uma bicicleta em distância inferior a 1,5 metro. Essa situação acaba sendo cumpulsoriamente induzida por uma ciclofaixa com apenas 75 centímetros de largura. "Nos trechos de desalinhamento das estações-tubo, para maior conforto e segurança dos ciclistas, será complementada a faixa de circulação de cor vermelha ficando com 1,00m a 1,20m de largura útil, pois existe uma dificuldade de espaço devido a geometria da via", afirma o Ippuc. "Nos demais trechos, que ainda serão implantados, a Ciclofaixa seguirá entre 1,20m a 1,30m de largura", segue a nota. O Ippuc não soube informar quando a readequação será feita e o prazo de entrega da obra. O projeto da ciclofaixa, que ligará o viaduto da Linha Verde até o terminal do Carmo, foi apresentado em julho de 2008 pelo então prefeito Beto Richa (PSDB). Pelo cronograma original, a ciclofaixa já deveria ter sido entregue em novembro passado. É um avanço que os órgãos da Prefeitura tenham reconhecido a inviabilidade de uma ciclofaixa com essa largura. Permanecem, no entanto, algumas perguntas sem resposta: Porque o projeto original foi apresentado como 1,5 metro e a obra executada com apenas 75 centímetros? Quem é realmente o resposnável pelo erro na execução da obra? Quem pagará pelo desperdício de recursos públicos, já que parte do projeto foi feita de forma errada, exigindo que agora seja desfeito e então reconstruído? (Com informações de Angélica Favretto, da Gazeta do Povo) |
|
PauloR2
Viciado em sofrimento |
|
Aloneghost
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 09 Jul 2009 niteroi Offline Mensagens:2134 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Niterói existem 3 tipos de faixas.
A exclusiva, abaixo...que ocupa um pequeno trecho de uma estrada que liga dois bairros Icaraí - São Francisco. Uploaded with ImageShack.us A compartilhada, que é apenas uma indicação de que ali é uma via ciclável...é mais um aviso para os veículos automotores que naquela via trafegam ciclistas. E a com horário restrito, usada para treinos, inclusive acho que esta é a finalidade dela. Uploaded with ImageShack.us Não estão perfeitas, não tem ligações entre elas, mas se o projeto continuar, é um começo... |
|
lgalicki
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 13 Dez 2005 Banido Offline Mensagens:8255 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Ah... Mas esses ciclistas só reclamam! A prefeitura disponibiliza uma ciclofaixa exclusiva e lá estão eles, reclamando novamente!
|
|
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
|
|
FelipeSantos
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 26 Dez 2010 Rio Offline Mensagens:1315 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Parece até os ciclistas aqui do rio. Me fazem uma ciclovia pintada em cima da calçada, na porta da casa das pessoas e com 75cm de largura e o pessoal que pedala ainda reclama.
Eta povinho.. |
|
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale. |
|
Voodoo
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Essas tartarugas não fazem frente para os pneus da minha Tucson, vou continuar tirando finas educativas desses vagabundos que só reclamam.
|
|
PauloR2
Viciado em sofrimento |
|
Mr.Sergius
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 13 Ago 2008 Santos Offline Mensagens:2091 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Pois é, por aqui as ciclovias tem entre 1,8m e 2m e considerando que é mão dupla - ida e volta - conferem a cada faixa entre 90cm e 1m.
Tendo em conta ainda que os guidões de MTB mais largos tem cerca de 66cm ainda sobram alguns centímetros. Claro que para ultrapassar algum ciclista mais lento temos que aguardar o fluxo que vem sentido contrário ser favorável, mas ainda assim é razoável e mais seguro que andar pela avenida. Fato é que apesar de estarem construindo ciclovias ou ciclofaixas com tamanhos inadequados já começam a pensar em construí-las. Dai é que há uma necessidade imperiosa de não descansar com a cobrança de atitudes, fazer as autoridades - como essas ai de Curitiba que devem ter pensado: vamos fazer com 75 cm eles (nós ciclistas) nem vão perceber - agirem de acordo com a necessidade dos usuários e com a legislação. |
|
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
|
|
danielbns
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 25 Dez 2005 Rio de Janeiro Offline Mensagens:6899 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
minha bike de trilha o guidão tem 780mm sobra 12cm se a ciclovia tiver 90cm |
|
T.C.
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Apesar de ela começar depois da rua da minha casa e por isso não fazer parte do meu trajeto diário, eu as vezes passo por essa nova ciclofaixa por vários motivos. No começo não levei a sério isso de ela ser muito estreita, mas agora percebo que é impossível andar por ela.
Primeiro, só fizeram de um lado por enquanto, então tem muita gente andando na contra-mão achando que assim está menos ilegal que andar na canaleta; Segundo, acreditem ou não, já está cheio de pedestres andando nela, seja passeando, correndo, andando com carrinho de criança. Nessas situações ela ser estreita acaba gerando mais dois riscos. O primeiro é lógico de trombar, afinal, ciclista na contra-mão ou pedestre estão em velocidades bem diferentes, o tempo de reação é curto. Então, não dá para confiar que a pessoa vá sair da frente apesar dela estar errada, então a reação é olhar para trás para ver o que vem de carro na rua, só que como ela é estreita, quando olhamos para trás é normal sair um pouquinho do traçado, ai é questão de tempo para alguém subir em cima das tartarugas e cair. Enquanto não fizerem um negócio decente, a canaleta continua sendo milhares de vezes mais segura que isso. |
|
O texto acima contém uma verdade absoluta.
|
|
Wilson XI
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 02 Nov 2009 São Paulo Offline Mensagens:1075 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Acredito. |
|
Marlon Netto
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Jan 2010 S. José Pinhais Offline Mensagens:31 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
E o preço dessa ciclofaixa de 75 cm de Curitiba: 900 mil doletas...
|
|
T.C.
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
|
O texto acima contém uma verdade absoluta.
|
|
MarcusLisboa
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 21 Jul 2010 São Vicente Offline Mensagens:478 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
A cara do motorista do busão e do ciclista nessa foto postada pelo Druide é muito comica, no mais realmente estreito mas acho melhor que nada. Que solução vocês propoe para local onde não a espaço fisico na via? Porque é facil reclamar agora propor uma medida que atenda a todos é dificil.
|
|
Voodoo
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ciclofaixa-deixa-as-pedaladas-mais-seguras-na-marechal-floriano/26645
Alguém passou por lá esses dias? Passei por lá há mais de um mês, do lado sentido Centro existiam apenas alguns trechos pintados. Semana que vem vou dar uma bandas por lá e conferir o serviço feito. |
|
PauloR2
Viciado em sofrimento |
|
T.C.
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Mais uma, será que sai?
Visconde de Guarapuava terá ciclovia no canteiro central
29/06/2012 09:50:00
A Prefeitura de Curitiba, em parceria com o governo do Estado e a Copel, vai ampliar a malha cicloviária da cidade em mais 3,5 quilômetros com a implantação de pista exclusiva para bicicletas no canteiro central da Avenida Visconde de Guarapuava. A nova ciclovia fará conexão nas duas pontas com os ramais cicloviários das avenidas Mariano Torres e Sete de Setembro. O novo ramal é importante ligação que passa por bairros e o centro comercial da cidade facilitando os deslocamentos de quem segue ao trabalho de bicicleta. “Com a ajuda do governo do estado vamos retirar os postes do meio do canteiro da Visconde e entregar essa faixa à cidade como uma canaleta exclusiva para os ciclistas circularem com total segurança, além de melhorar a paisagem urbana com a eliminação da fiação aérea”, destacou o prefeito Luciano Ducci. A proposta do prefeito de Curitiba foi apresentada ao governador Beto Richa, que aprovou a ampliação da rede subterrânea de energia elétrica em Curitiba e uma delas será na avenida Visconde de Guarapuava. O projeto de implantação da ciclovia e de renovação urbana da Visconde de Guarapuava foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Duas faixas - Serão duas faixas de circulação por sentido. A ciclovia ficará segregada das pistas de carros por meio uma faixa de canteiro. O Ippuc também fechará as áreas de transposição de pista no meio do canteiro para deixar o fluxo dos ciclistas direto. Paraciclos serão colocados em alguns pontos da ciclovia. “Essa será uma ciclovia emblemática, bem no meio de uma das mais
movimentadas avenidas da cidade e no coração da área central, mostrando a
importância do ciclista na mobilidade urbana da cidade”, afirma o
presidente do Ippuc, Cléver de Almeida. Rede subterrânea - Na rede subterrânea da avenida o governo investirá quase 13,8 milhões, a Copel outros R$ 4 milhões e a Prefeitura ficará responsável pelos custos de renovação urbana. Além da ciclovia, a Prefeitura fará ainda novas calçadas dos dois lados da avenida. A obra completa na Visconde será de cinco quilômetros, desde a rua Ubaldino do Amaral, no Alto da XV até a rua Castro Alves, via rápida que cruza a Sete de Setembro no Seminário em direção ao Pinheirinho. A Secretaria Municipal de Obras Públicas será, junto com a Copel, responsável pelo projeto da nova iluminação da avenida. As obras na Visconde de Guarapuava estão previstas para 2013. |
|
O texto acima contém uma verdade absoluta.
|
|
JulioCWB
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 18 Mar 2010 Curitiba Offline Mensagens:1218 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Putz, faz muitos anos que vejo aquele canteiro central cheio de postes e fios e ficava imaginando quando iam enterrar tudo aquilo para melhorar o visual. Confesso que nunca tinha imaginado uma ciclovia ali, mas a ideia é muito boa. Tomara que saia do papel após as eleições...
|
|
FPavão
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Será que vão colar um monte de folhas nas árvores à esquerda, que nem no photoshop?
|
|
Fernando Pavão
|
|
D 4 L K 3 N
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 15 Mai 2012 Offline Mensagens:281 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
acho q akele compartilhado com carro o melhor, ta certo nao é o ideal mas só de ter um aviso indicando q akele faixa é pra bike tbem ja melhora e dá pra fazer em qualquer local faixa exclusiva é bem mais dificil |
|
A vida é sempre a mesma para todos:
rede de ilusões e desenganos. O quadro é único, a moldura é que é diferente. |
|
JulioCWB
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 18 Mar 2010 Curitiba Offline Mensagens:1218 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Nesse caso não é difícil porque o canteiro central já existe, só que só tem grama e postes de luz, ou seja, os carros vão continuar andando onde já estão agora.
|
|
| |
jwalker
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Bloqueado Cadastrado em: 27 Abr 2012 Curitiba - PR Offline Mensagens:454 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Caros amigos,
Desta vez a ciclovia nos canteiros da Visconde de Guarapuava vai sair sim. Já confirmaram presença na inauguração o Papai Noel, a Mula Sem Cabeça, o Saci Pererê e o Boitatá. Abraços! |
|
| |
Responder | |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |