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Ciclofaixa permanente de Curitiba

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T.C. Ver Drop Down
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    Postado: 16 Dez 2011 as 13:46
Começaram a pintar a primeira ciclofaixa permanente de Curitiba.

Por enquanto estão pintando apenas no lado de quem vai sentido Boqueirão, começando logo depois da passarela do Hauer até o Carmo creio. O plano final creio que seja da Linha Verde até o terminal do Boqueirão.

http://img847.imageshack.us/img847/2874/16122011660.jpg
http://img204.imageshack.us/img204/7900/16122011662.jpg
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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DavidGSP Ver Drop Down
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Bacana, quantos km de ponta a ponta Druide? Fizeram algo parecido também em São Paulo no bairro de Moema, mas esqueceram de recapear o asfalto e tirar as vagas de estacionamento. Essa daí em Curitiba parece ter um asfalto decente e não tem vagas para carros no meio da pista. Parece ser bem pedalável e útil.
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T.C. Ver Drop Down
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Olha, por enquanto tem menos de 2Km, http://g.co/maps/4gfbd, no final vai ficar com 5,7km, http://g.co/maps/gzk4x É pouco, mas é um começo.

Quanto ao asfalto, eles estão refazendo todo o asfalto nessa rua como parte do programa da Copa, essa rua é uma das principais ligações do aeroporto para o centro da cidade. Essa parte ai que pintaram ele está novinho em folha.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Vash77 Ver Drop Down
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Pelo lado esquerdo é muito melhor a ciclovia. Aqui na minha cidade tem algumas, mas nem todas permanentes. As outras ficam na direita, mas o grande problema da direita são os onibus e pontos do mesmo.

Está ficando bacana essa!


Extremamente interessante terem colocado essas lombadinhas com olho de gato, certamente vai evitar que muitos 'espertinhos' queiram rodar por ali, fora que a noite isso sinaliza bem.

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T.C. Ver Drop Down
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Ciclofaixa da Marechal terá 75 cm de largura e descumpre Código de Trânsito

Imagem

Antes mesmo de ser inaugurada, a primeira ciclofaixa permanente de Curitiba, que está sendo implantada na Avenida Marechal Floriano, já revela uma sucessão de erros técnicos potencialmente capazes de colocar em risco a segurança e a vida dos seus futuros usuários.

Com apenas 75 centímetros de largura na faixa de rolamento, a ciclofaixa não guarda a distância mínima de segurança entre os ciclistas e os veículos automotores. Desta forma, o projeto força o motorista a descumprir o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, que define como infração média (punida com multa) passar ou ultrapassar uma bicicleta em distância inferior a 1,5 metro.

O projeto da ciclofaixa, que ligará o viaduto da Linha Verde até o terminal do Carmo, foi apresentado em julho de 2008 pelo então prefeito Beto Richa (PSDB). Pelo cronograma original, a obra já deveria ter sido entregue em novembro passado.

Na ocasião, o esboço detalhado da obra previa vias em ambos os sentidos da avenida, ao lado da canaleta do ônibus expresso, com 1,5 metro de largura em cada lado.

Porém, a execução da obra -- que teve início na última semana entre a passarela do Hauer e o terminal do Carmo, no sentido centro-bairro --, tem apenas metade da largura prevista, contrariando o manual do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que recomenda que as ciclovias tenham, no mínimo, 1,5 metro de área útil.

A obra foi financiada pelo Banco Mundial e pelo Global Environment Facility (GEF) com coordenação da ANTP. Cabe a eles e ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) questionar: porque o projeto original não foi executado?

Se a Prefeitura de Curitiba recebeu um financiamento para construir oito quilômetros lineares de uma ciclofaixa com 1,5 metro de largura (12 mil metros quadrados) e está entregando apenas 6 mil metros quadrados, matematicamente, 50% dos recursos serão economizados.

Essa economia será usada para construir mais 8 quilômetros de ciclofaixa de 75 centímetros em outro lugar da cidade? Ou a verba será usada para refazer a obra mal feita e adequá-la às especificações técnicas e legais que garantam um mínimo de segurança dos ciclistas?


“Erramos”

Fontes ligadas à área de planejamento da Prefeitura de Curitiba se dizem “surpresas” com a ciclofaixa de apenas 75 centímetros e avaliam que, “muito provavelmente houve um erro” na execução da obra. Essa responsabilidade seria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

O assessor especial da Prefeitura e futuro secretário municipal do Trânsito de Curitiba, Marcelo Araújo, que esteve na ciclofaixa para avaliá-la, também reconhece que a largura é “inadequada”. Ele avalia que a via especial para as bicicletas deveria manter a largura do estacionamento que havia ali e foi transferido para o lado direito da pista -- entre 1,5 metro e 2 metros.

Avaliação

No último fim de semana, pedalei no trecho da ciclofaixa da Marechal Floriano que já está pronto. Para quem está acostumado a circular junto aos carros, pedalar em uma via exclusiva para bicicletas deveria dar uma sensação de segurança e certa tranquilidade. Mas não foi isso que ocorreu.

Pedalar com os ônibus ligeirinhos passando ao seu lado, a menos de 1 metro de distância, no limite da velocidade máxima permitida (ou mesmo acima) é algo realmente perturbador, apesar dos tachões (tartarugas) que dividem a ciclofaixa da via dos veículos.

Além disso, por ser muito estreita, a ciclofaixa não permite ultrapassar outro ciclista que trafega em velocidade mais lenta. Para isso, é preciso fazer a ultrapassagem pela direita, invadindo a via de circulação dos veículos – justamente a faixa de rolamento de maior velocidade --, correndo ainda o risco de perder o equilíbrio e cair ao atropelar um dos tachões, já que a manobra exige que se olhe para trás.

Também presenciei alguns pedestres caminhando e outros praticando corrida na ciclofaixa (que fique bem claro, essa não é a de lazer muito menos ciclovia compartilhada!).

Mas, o mais preocupante é perceber que, com tantos erros técnicos, não é de se surpreender que muitos ciclistas continuarão em usando a canaleta do ônibus expresso, por se sentirem mais seguros.

Isso dará margem para que o executivo local alegue “pouco uso” e “ociosidade” da ciclofaixa para justificar a falta de investimento em novas vias ou mesmo na recuperação das já existentes, que estão precisando de atenção.

http://www.gazetadopovo.com.br/blog/irevirdebike/?id=1205166&tit=ciclofaixa-da-marechal-tera-75-cm-de-largura-e-descumpre-codigo-de-transito

Nem foi inaugurada e já está cheia de problemas. Vale a pena clicar no linque acima e ver a galeria de fotos.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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MarcusLisboa Ver Drop Down
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vi na primeira foto que há uma estação tubo no caminho, como vai funcionar esta faixa com ela lá, ou o tudo esta virado de costas para ciclovia?
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euesmago Ver Drop Down
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Originalmente postado por MarcusLisboa MarcusLisboa escreveu:

vi na primeira foto que há uma estação tubo no caminho, como vai funcionar esta faixa com ela lá, ou o tudo esta virado de costas para ciclovia?

MArcus,
a entrada do tubo esta virada para a esquerda, para dentro da faixa exclusiva de onibus, as canaletas.
Viva mais, ame mais, pedale mais...
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Voodoo Ver Drop Down
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http://www.gazetadopovo.com.br/blog/irevirdebike/?id=1205370&tit=prefeitura-reconhece-erro-e-diz-que-ciclofaixa-da-marechal-sera-refeita-com-largura-minima-de-1-metro

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Quarta-feira, 21/12/2011

Blogs > Cidadania > Ir e Vir de Bike

Ir e Vir de Bike

Quem faz o blog < ="../../blog/irevirdebike?ed=" id="ant" method="get"> < name="mes" id="mes"> < value="">Escolha o mês < value="http://www.gazetadopovo.com.br/blog/irevirdebike/index.p">Posts atuais 12/2011 11/2011 10/2011 09/2011 08/2011 07/2011 06/2011
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Expedição Transpantaneira
Mobilidade
Pedaladas
Por aí
Enviado por Alexandre Costa Nascimento ((a)Ale_CN) - Odômetro: 7.059 km, 20/12/2011 às 17:18

ACN/Gazeta do Povo

ACN/Gazeta do Povo / Para que os veículos guardem a distância prevista no artigo 201 do CTB, a borda externa da ciclofaixa deveria terminar onde está a trena. Para que os veículos guardem a distância prevista no artigo 201 do CTB, a borda externa da ciclofaixa deveria terminar onde está a trena.

A Ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano, que está sendo contruída com apenas 75 centímetros de faixa de rolamento, será refeita de forma a garantir uma largura mínima entre 1 e 1,3 metro para garantir a segurança dos usuários. Isso representa um aumento entre 33% e 73% em relação a área de rolagem atual.

A informação foi dada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) após reportagem publicada nessa terça-feira (20) no blog Ir e Vir de Bike.

Por meio de nota, o órgão reconheceu a falha na execução do projeto, atribuindo o erro à URBS.

Vale lembrar que, anteriormente, fontes da própria URBS ouvidas pelo blog, se disseram “surpresas” com a ciclofaixa de apenas 75 centímetros e reconheceram que, “muito provavelmente houve um erro”, atribuindo essa responsabilidade ao Ippuc.

A assesoria de imprensa do órgão, por sua vez, diz que a diretriz que prevê a criação da ciclofaixa na Avenida Marechal Floriano Peixoto é de responsabilidade do próprio IPPUC, mas que, o projeto de metragem e execução da obra diz respeito à URBS. Segundo a assessoria, ambos os órgãos "sabem do problema, vão resolver, mas ainda não há previsão".

Na nota, o Ippuc argumenta que "o Manual de Sinalização Horizontal do Denatran 'recomenda' uma faixa de 1,50 metro de largura, sem especificar que nessa dimensão está incluída a sinalização dos bordos da via", dando a entender que isso não tornaria compulsório a observância dessa largura no projeto.

Vale lembrar, entratanto, que a construção da ciclovia deve observar o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, define como infração média (punida com multa) passar ou ultrapassar uma bicicleta em distância inferior a 1,5 metro. Essa situação acaba sendo cumpulsoriamente induzida por uma ciclofaixa com apenas 75 centímetros de largura.

"Nos trechos de desalinhamento das estações-tubo, para maior conforto e segurança dos ciclistas, será complementada a faixa de circulação de cor vermelha ficando com 1,00m a 1,20m de largura útil, pois existe uma dificuldade de espaço devido a geometria da via", afirma o Ippuc. "Nos demais trechos, que ainda serão implantados, a Ciclofaixa seguirá entre 1,20m a 1,30m de largura", segue a nota.

O Ippuc não soube informar quando a readequação será feita e o prazo de entrega da obra. O projeto da ciclofaixa, que ligará o viaduto da Linha Verde até o terminal do Carmo, foi apresentado em julho de 2008 pelo então prefeito Beto Richa (PSDB). Pelo cronograma original, a ciclofaixa já deveria ter sido entregue em novembro passado.

É um avanço que os órgãos da Prefeitura tenham reconhecido a inviabilidade de uma ciclofaixa com essa largura. Permanecem, no entanto, algumas perguntas sem resposta:

Porque o projeto original foi apresentado como 1,5 metro e a obra executada com apenas 75 centímetros?

Quem é realmente o resposnável pelo erro na execução da obra?

Quem pagará pelo desperdício de recursos públicos, já que parte do projeto foi feita de forma errada, exigindo que agora seja desfeito e então reconstruído?

(Com informações de Angélica Favretto, da Gazeta do Povo)


PauloR2

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Aloneghost Ver Drop Down
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niteroi
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Niterói existem 3 tipos de faixas.

A exclusiva, abaixo...que ocupa um pequeno trecho de uma estrada que liga dois bairros Icaraí - São Francisco.



Uploaded with ImageShack.us


A compartilhada, que é apenas uma indicação de que ali é uma via ciclável...é mais um aviso para os veículos automotores que naquela via trafegam ciclistas.

E a com horário restrito, usada para treinos, inclusive acho que esta é a finalidade dela.




Uploaded with ImageShack.us


Não estão perfeitas, não tem ligações entre elas, mas se o projeto continuar, é um começo...
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
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lgalicki Ver Drop Down
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Ah... Mas esses ciclistas só reclamam! A prefeitura disponibiliza uma ciclofaixa exclusiva e lá estão eles, reclamando novamente!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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FelipeSantos Ver Drop Down
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Parece até os ciclistas aqui do rio. Me fazem uma ciclovia pintada em cima da calçada, na porta da casa das pessoas e com 75cm de largura e o pessoal que pedala ainda reclama.
Eta povinho..
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
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Voodoo Ver Drop Down
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Essas tartarugas não fazem frente para os pneus da minha Tucson, vou continuar tirando finas educativas desses vagabundos que só reclamam.
PauloR2

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Mr.Sergius Ver Drop Down
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Pois é, por aqui as ciclovias tem entre 1,8m e 2m e considerando que é mão dupla - ida e volta - conferem a cada faixa entre 90cm e 1m.
Tendo em conta ainda que os guidões de MTB mais largos tem cerca de 66cm ainda sobram alguns centímetros. Claro que para ultrapassar algum ciclista mais lento temos que aguardar o fluxo que vem sentido contrário ser favorável, mas ainda assim é razoável e mais seguro que andar pela avenida.
Fato é que apesar de estarem construindo ciclovias ou ciclofaixas com tamanhos inadequados já começam a pensar em construí-las. Dai é que há uma necessidade imperiosa de não descansar com a cobrança de atitudes, fazer as autoridades - como essas ai de Curitiba que devem ter pensado: vamos fazer com 75 cm eles (nós ciclistas) nem vão perceber - agirem de acordo com a necessidade dos usuários e com a legislação.
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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danielbns Ver Drop Down
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Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Pois é, por aqui as ciclovias tem entre 1,8m e 2m e considerando que é mão dupla - ida e volta - conferem a cada faixa entre 90cm e 1m.
Tendo em conta ainda que os guidões de MTB mais largos tem cerca de 66cm ainda sobram alguns centímetros. Claro que para ultrapassar algum ciclista mais lento temos que aguardar o fluxo que vem sentido contrário ser favorável, mas ainda assim é razoável e mais seguro que andar pela avenida.
Fato é que apesar de estarem construindo ciclovias ou ciclofaixas com tamanhos inadequados já começam a pensar em construí-las. Dai é que há uma necessidade imperiosa de não descansar com a cobrança de atitudes, fazer as autoridades - como essas ai de Curitiba que devem ter pensado: vamos fazer com 75 cm eles (nós ciclistas) nem vão perceber - agirem de acordo com a necessidade dos usuários e com a legislação.


minha bike de trilha o guidão tem 780mm sobra 12cm se a ciclovia tiver 90cm
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T.C. Ver Drop Down
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Apesar de ela começar depois da rua da minha casa e por isso não fazer parte do meu trajeto diário, eu as vezes passo por essa nova ciclofaixa por vários motivos. No começo não levei a sério isso de ela ser muito estreita, mas agora percebo que é impossível andar por ela.

Primeiro, só fizeram de um lado por enquanto, então tem muita gente andando na contra-mão achando que assim está menos ilegal que andar na canaleta;
Segundo, acreditem ou não, já está cheio de pedestres andando nela, seja passeando, correndo, andando com carrinho de criança.

Nessas situações ela ser estreita acaba gerando mais dois riscos. O primeiro é lógico de trombar, afinal, ciclista na contra-mão ou pedestre estão em velocidades bem diferentes, o tempo de reação é curto. Então, não dá para confiar que a pessoa vá sair da frente apesar dela estar errada, então a reação é olhar para trás para ver o que vem de carro na rua, só que como ela é estreita, quando olhamos para trás é normal sair um pouquinho do traçado, ai é questão de tempo para alguém subir em cima das tartarugas e cair.

Enquanto não fizerem um negócio decente, a canaleta continua sendo milhares de vezes mais segura que isso.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Wilson XI Ver Drop Down
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Originalmente postado por Druide Druide escreveu:


Segundo, acreditem ou não, já está cheio de pedestres andando nela, seja passeando, correndo, andando com carrinho de criança.


Acredito.
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Marlon Netto Ver Drop Down


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E o preço dessa ciclofaixa de 75 cm de Curitiba: 900 mil doletas...
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T.C. Ver Drop Down
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https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/428012_371788779502480_304961552851870_1671581_1181575046_n.jpg
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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MarcusLisboa Ver Drop Down
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A cara do motorista do busão e do ciclista nessa foto postada pelo Druide é muito comica, no mais realmente estreito mas acho melhor que nada. Que solução vocês propoe para local onde não a espaço fisico na via? Porque é facil reclamar agora propor uma medida que atenda a todos é dificil.
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http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ciclofaixa-deixa-as-pedaladas-mais-seguras-na-marechal-floriano/26645

Alguém passou por lá esses dias? Passei por lá há mais de um mês, do lado sentido Centro existiam apenas alguns trechos pintados.

Semana que vem vou dar uma bandas por lá e conferir o serviço feito.
PauloR2

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Mais uma, será que sai?

Visconde de Guarapuava terá ciclovia no canteiro central

29/06/2012 09:50:00





principal

A Prefeitura de Curitiba, em parceria com o governo do Estado e a Copel, vai ampliar a malha cicloviária da cidade em mais 3,5 quilômetros com a implantação de pista exclusiva para bicicletas no canteiro central da Avenida Visconde de Guarapuava.

A nova ciclovia fará conexão nas duas pontas com os ramais cicloviários das avenidas Mariano Torres e Sete de Setembro. O novo ramal é importante ligação que passa por bairros e o centro comercial da cidade facilitando os deslocamentos de quem segue ao trabalho de bicicleta.

“Com a ajuda do governo do estado vamos retirar os postes do meio do canteiro da Visconde e entregar essa faixa à cidade como uma canaleta exclusiva para os ciclistas circularem com total segurança, além de melhorar a paisagem urbana com a eliminação da fiação aérea”, destacou o prefeito Luciano Ducci.

A proposta do prefeito de Curitiba foi apresentada ao governador Beto Richa, que aprovou a ampliação da rede subterrânea de energia elétrica em Curitiba e uma delas será na avenida Visconde de Guarapuava.

O projeto de implantação da ciclovia e de renovação urbana da Visconde de Guarapuava foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Duas faixas - Serão duas faixas de circulação por sentido. A ciclovia ficará segregada das pistas de carros por meio uma faixa de canteiro. O Ippuc também fechará as áreas de transposição de pista no meio do canteiro para deixar o fluxo dos ciclistas direto. Paraciclos serão colocados em alguns pontos da ciclovia.

“Essa será uma ciclovia emblemática, bem no meio de uma das mais movimentadas avenidas da cidade e no coração da área central, mostrando a importância do ciclista na mobilidade urbana da cidade”, afirma o presidente do Ippuc, Cléver de Almeida.
 

Rede subterrânea - Na rede subterrânea da avenida o governo investirá quase 13,8 milhões, a Copel outros R$ 4 milhões e a Prefeitura ficará responsável pelos custos de renovação urbana. Além da ciclovia, a Prefeitura fará ainda novas calçadas dos dois lados da avenida. 

A obra completa na Visconde será de cinco quilômetros, desde a rua Ubaldino do Amaral, no Alto da XV até a rua Castro Alves, via rápida que cruza a Sete de Setembro no Seminário em direção ao Pinheirinho.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas será, junto com a Copel, responsável pelo projeto da nova iluminação da avenida. As obras na Visconde de Guarapuava estão previstas para 2013.


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JulioCWB Ver Drop Down
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      Putz, faz muitos anos que vejo aquele canteiro central cheio de postes e fios e ficava imaginando quando iam enterrar tudo aquilo para melhorar o visual. Confesso que nunca tinha imaginado uma ciclovia ali, mas a ideia é muito boa. Tomara que saia do papel após as eleições...


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FPavão Ver Drop Down
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Será que vão colar um monte de folhas nas árvores à esquerda, que nem no photoshop?
Fernando Pavão
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D 4 L K 3 N Ver Drop Down
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acho q akele compartilhado com carro o melhor,

ta certo nao é o ideal mas só de ter um aviso indicando q akele faixa é pra bike tbem ja melhora e dá pra fazer em qualquer local


faixa exclusiva é bem mais dificil

A vida é sempre a mesma para todos:

rede de ilusões e desenganos.

O quadro é único, a moldura é que é diferente.
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JulioCWB Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JulioCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2012 as 17:05
Originalmente postado por D  4  L  K  3  N D 4 L K 3 N escreveu:

acho q akele compartilhado com carro o melhor,

ta certo nao é o ideal mas só de ter um aviso indicando q akele faixa é pra bike tbem ja melhora e dá pra fazer em qualquer local


faixa exclusiva é bem mais dificil



   Nesse caso não é difícil porque o canteiro central já existe, só que só tem grama e postes de luz, ou seja, os carros vão continuar andando onde já estão agora.
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jwalker Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jwalker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2012 as 13:40
Caros amigos,

Desta vez a ciclovia nos canteiros da Visconde de Guarapuava vai sair sim. Já confirmaram presença na inauguração o Papai Noel, a Mula Sem Cabeça, o Saci Pererê e o Boitatá.

Abraços!

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