Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caminhos da Fé - Fotos e Relatos
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caminhos da Fé - Fotos e Relatos

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
josemar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2005
Valinhos - SP
Offline
Mensagens:704
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josemar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2013 as 10:21
Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:

Olá Amigos, 

Estou pensando em fazer o Caminho da Fé no início do ano que vem.

Estou om uma dúvida e gostaria de perguntar a vocês.

Como o caminho possui muitos quilômetros e muitas estradas de terra é imprescindível fazer limpeza na transmissão da bike de tempos em tempos.

Como vocês fizeram quanto a isso? limpavam ao chegar nas pousadas? e quais produtos levavam?

Abraço,
Ricardo.

Fala Ricardo.

Você fara o caminho em Janeiro ou Fevereiro é isso?

Nessa época a umidade do ar esta melhor, diminui um pouco a poeira.

Fizemos um Julho, estava muito seco.

Ao chegar na pousada, nossa unica manutenção era essa: Dava uma mangueirada para tirar o excesso de pó ai usávamos aqueles óleos específicos para correntes que não gruada muito pó.

Acredito que no meio da viagem, passei na transmissão toda um "WD" em seguida lavei e por fim passei o óleo para corrente. (Gosto desse produto: http://www.finishline.com.br/?nav=cont&id=12)
Tem um frasco pequeno e um maior que vale mais a pena



Josemar Andrade
Valinhos/SP
Voltar ao Topo
joaozinhomenininho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2013
Santo André-SP
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaozinhomenininho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2013 as 11:42
Que legal esse relato com fotos.
Eu admiro muito quem tem o dom de
transmitir uma experiência de forma
bem escrita... obrigado por compartilhar.

Atenciosamente
Joaozinho
Voltar ao Topo
tfm82 Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 29 Abr 2012
Ipatinga/MG
Offline
Mensagens:578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tfm82 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2013 as 14:07
parabens Josemar!!! que belo relato!
Att,
Tiago
Voltar ao Topo
josemar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2005
Valinhos - SP
Offline
Mensagens:704
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josemar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2013 as 10:49
Originalmente postado por joaozinhomenininho joaozinhomenininho escreveu:

Que legal esse relato com fotos.
Eu admiro muito quem tem o dom de
transmitir uma experiência de forma
bem escrita... obrigado por compartilhar.

Atenciosamente
Joaozinho

Valeu Joazinho.

Para mim é fundamental contar tudo e em detalhes, adoro compartilhar. 

Além do mais fiquei muito feliz com o retorno, várias pessoas me disseram que usaram este post para planejar sua ida ao Caminho da Fé.

Sem mencionar que reviver a viajem contando tudo, é quase uno nova viagem.
Josemar Andrade
Valinhos/SP
Voltar ao Topo
fernando césar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2013
Campinas - SP
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fernando césar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2014 as 20:52


     Olá ...Galera do Pedal.

     Que saudade....... penso em fazer novamente.

     Esperando por uma nova oportunidade....... belas paisagens.

     Lindas histórias..... faria tudo de novo. Obrigado meu DEUS.

     Fernando.

   
Voltar ao Topo
Micaelce Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jun 2012
Cordeirópolis
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Micaelce Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2014 as 22:16
Olá Galera, sempre tive vontade de fazer o caminho da fé, mas não tinha companhia e nem pessoas para irem me buscar na volta, por fim, um amigo me chamou e eu topei na hora! foi ai que comecei a pesquisar e achei o relato de vocês, onde me deixou com mais vontade de fazer o caminho da fé, por fim, no dia 18/06/2014 começamos nosso pedal saindo de águas da prata! mas não saímos sozinho, fizemos novas amizades e saimos em 7 amigos até Ouro fino, porém 2 amigos de Muzambinho seguiram até Inconfidentes, e como eu não estava pedalando muito bem, eu mais meu amigo resolvemos sair um pouco na frente dos outros amigos de BH, mas como o tempo fechou nós aceleramos e eles pararam para não pegar chuva, o por fim, nos encontramos com o pessoal de Muzambinho e resolvemos não nos separar mais e irmos até o fim! pedalamos os 320 km em 4 dias! fiz um pequeno vídeo com as fotos e videos que fiz durante o caminho! espero que gostem, um forte abraço e até mais.


Voltar ao Topo
csrocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2013
Guará I - DF
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar csrocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2014 as 18:47
Show de bola o video - e a viagem, claro...

Me deu inspiração para fazer logo o CF, que estou adiando há um bom tempo. 


Voltar ao Topo
deepbluemx3 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2013
Americana SP
Offline
Mensagens:339
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar deepbluemx3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2014 as 20:26
Parabéns pelo tópico Josemar, e ao Mika pelo maravilhoso vídeo, fiquei emocionado e decidido, a repetir essa jornada! Abraços!
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2015 as 16:18
Olá Pessoal,

Pretendo fazer o caminho da fé agora em outubro. Sairei de Águas da Prata, pretendo pernoitar por lá e começar a pedalar logo cedo. Meu planejamento seria esse:

1o dia: Águas da Prata - Ouro Fino -> Aprox. 75km
2o dia: Ouro Fino - Estiva -> Aprox. 67km
3o dia: Estiva - Pousada D. Ines (luminosa) -> Aprox. 65km
4o dia: D. Ines - Aparecida -> Aprox. 102km

Estou cogitando terminar o primeiro dia em lima ou borda, ai eu readaptaria o percurso, fazendo um pernoite no quarto dia em campos do jordão . A idéia é fazer o percurso em 5 dias, com tempo hábil para vir embora no último dia.

Perguntas:

1- É um percurso extremamente pesado? Eu não pedalo tão forte assim, costumo fazer trilhas de 50km aos finais de semana e estar de volta em casa na hora do almoço. Estou considerando que terei o dia todo para pedalar, será que darei conta do percurso acima? O que me assusta é a altimetria.

2- Outubro é um mês que chove muito na região, faz frio, calor...? Estou pensando em comprar uma calça de ciclismo e uma camiseta manga comprida daquelas com fator de proteção solar da decathlon (não é de ciclismo!). Dicas de vestimenta para outubro?

3- Almoço, vocês acham que vale a pena almoçar, ou vale a pena comer alguma tranqueira e esticar até o destino do dia, ai fazendo uma refeição decente?

4- Gostaria de mapear o percurso no strava, meu celular aguenta umas 4horas gravando, estou pensando em levar aqueles "power bank" que são baterias portáteis para celular, alguma dica?

5- Empresas de ônibus, é tranquilo embarcar com uma bike até campinas ou jaguariuna? Pensei em ir até jaguariuna, ai eu desço na rodoviária e venho pedalando de volta pra campinas.

Possivelmente irei sozinho, um camarada que ia comigo, perdeu o emprego, e ele não irá mais. O outro que ia, não estou sentindo nenhuma firmeza, ele nem está dando mais sinal de vida. Por isso, TODA e qualquer dica é muito bem vinda, mesmo que não esteja nas dúvidas acima! Thumbs Up

Valeu pessoal!
Voltar ao Topo
guga.sjc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2015
SJC
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar guga.sjc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2015 as 17:02
Olá amigo

Nunca fiz cicloturismo, mas como conheço um pouco da região talvez possa te ajudar:

2) Outubro tende a chover no fim de tarde. Mesmo na montanha não deve fazer frio, nada que uma manga longa não dê conta.
3) Eu almoçaria
5) A empresa de volta deve ser a Pássaro Marron. Já ouvi relatos que eles são tranquilos em levar a bike, desde que a mesma esteja embalada.

Será que esses 102 km do último dia não está muito puxado ? Eu nunca fui, mas sei que Luminosa fica numa região muito montanhosa.
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2015 as 17:26
Originalmente postado por paulorl paulorl escreveu:

Olá Pessoal,

Pretendo fazer o caminho da fé agora em outubro. Sairei de Águas da Prata, pretendo pernoitar por lá e começar a pedalar logo cedo. Meu planejamento seria esse:

1o dia: Águas da Prata - Ouro Fino -> Aprox. 75km
2o dia: Ouro Fino - Estiva -> Aprox. 67km
3o dia: Estiva - Pousada D. Ines (luminosa) -> Aprox. 65km
4o dia: D. Ines - Aparecida -> Aprox. 102km

Estou cogitando terminar o primeiro dia em lima ou borda, ai eu readaptaria o percurso, fazendo um pernoite no quarto dia em campos do jordão . A idéia é fazer o percurso em 5 dias, com tempo hábil para vir embora no último dia.

Perguntas:

1- É um percurso extremamente pesado? Eu não pedalo tão forte assim, costumo fazer trilhas de 50km aos finais de semana e estar de volta em casa na hora do almoço. Estou considerando que terei o dia todo para pedalar, será que darei conta do percurso acima? O que me assusta é a altimetria.

2- Outubro é um mês que chove muito na região, faz frio, calor...? Estou pensando em comprar uma calça de ciclismo e uma camiseta manga comprida daquelas com fator de proteção solar da decathlon (não é de ciclismo!). Dicas de vestimenta para outubro?

3- Almoço, vocês acham que vale a pena almoçar, ou vale a pena comer alguma tranqueira e esticar até o destino do dia, ai fazendo uma refeição decente?

4- Gostaria de mapear o percurso no strava, meu celular aguenta umas 4horas gravando, estou pensando em levar aqueles "power bank" que são baterias portáteis para celular, alguma dica?

5- Empresas de ônibus, é tranquilo embarcar com uma bike até campinas ou jaguariuna? Pensei em ir até jaguariuna, ai eu desço na rodoviária e venho pedalando de volta pra campinas.

Possivelmente irei sozinho, um camarada que ia comigo, perdeu o emprego, e ele não irá mais. O outro que ia, não estou sentindo nenhuma firmeza, ele nem está dando mais sinal de vida. Por isso, TODA e qualquer dica é muito bem vinda, mesmo que não esteja nas dúvidas acima! Thumbs Up

Valeu pessoal!

Olá amigo, CdF é mágico todos deveriam fazer.

Fiz em Junho passado, vou tentar ajudar com a experiência que tive.


1 - Sim, é um percurso pesado, com subidas inacabáveis é aconselhável ter um certo preparo, mas qq um pode fazer, mesmo que empurrando. Vale ressaltar que 50km em uma região montanhosa parecem 150km.

2 - Eu fiz os 5 dias de pedal utilizando uma segunda-pele, a camisa do pedal e um corta vento. Se vc pegar o alto de uma serra ao cair da noite, acredite é bem frio. Tbm andei sempre com um par de luvas dedo logo e dedo curto e sempre de calça.

3 - Almoce, não coma besteira, o gasto de energia é muito grande. Apenas saiba dosar a quantidade, um pequeno descanso e pé na estrada (ou roda ;) )

4 - Bom n tive esse problema, meu celular aguenta bem o dia todo, mas além do power bank uma dica é carregar na hora do almoço por exemplo. O pessoal das pensões ao longo do caminho são muito hospitaleiros.

5 - Ai eu n posso te ajudar, pq o onibus foi contratado por uma empresa de cicloturismo aqui da região.


Abraços e boa sorte!
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2015 as 17:33
Amigo, esqueci de mencionar que pro último dia, subir pra Campos e já ir pra Aparecida está muito puxado!

A serra da Luminosa é imponente e muito dura! Eu aconselharia uma escala ai nesse trajeto.

Aproveitando o pessoal com q fiz na época está organizando uma segunda edição pra Outubro: http://www.americanabikeclube.com.br/caminhodafe.php

Abraços.
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2015 as 13:51
Originalmente postado por guga.sjc guga.sjc escreveu:

Olá amigo

Nunca fiz cicloturismo, mas como conheço um pouco da região talvez possa te ajudar:

2) Outubro tende a chover no fim de tarde. Mesmo na montanha não deve fazer frio, nada que uma manga longa não dê conta.
3) Eu almoçaria
5) A empresa de volta deve ser a Pássaro Marron. Já ouvi relatos que eles são tranquilos em levar a bike, desde que a mesma esteja embalada.

Será que esses 102 km do último dia não está muito puxado ? Eu nunca fui, mas sei que Luminosa fica numa região muito montanhosa.


Boa tarde!!

2- Vou providenciar roupas de manga comprida então
3- Vou fazer isso, todos estão me dizendo sobre a importância da parada para o almoço, até mesmo para descansar um pouco
5- Excelente dica, vou me informar com a companhia

Sobre os 102km do último dia, estava em aberto, pelo fato do trecho final ser descida/plano, pensei em imendar tudo, se desse conta, caso contrário iria parar em alguma cidade e concluir no dia seguinte. Mas na realidade, pelo grau de dificuldade dificuldade que todos estão me passando, terei que repensar sériamente no percurso. Ach oque se eu pegar o percurso do criador desse tópico, a partir de águas da prata, seria uma opção interessante de km a seguir.


Originalmente postado por N3SSO N3SSO escreveu:

Olá amigo, CdF é mágico todos deveriam fazer.

Fiz em Junho passado, vou tentar ajudar com a experiência que tive.


1 - Sim, é um percurso pesado, com subidas inacabáveis é aconselhável ter um certo preparo, mas qq um pode fazer, mesmo que empurrando. Vale ressaltar que 50km em uma região montanhosa parecem 150km.

2 - Eu fiz os 5 dias de pedal utilizando uma segunda-pele, a camisa do pedal e um corta vento. Se vc pegar o alto de uma serra ao cair da noite, acredite é bem frio. Tbm andei sempre com um par de luvas dedo logo e dedo curto e sempre de calça.

3 - Almoce, não coma besteira, o gasto de energia é muito grande. Apenas saiba dosar a quantidade, um pequeno descanso e pé na estrada (ou roda ;) )

4 - Bom n tive esse problema, meu celular aguenta bem o dia todo, mas além do power bank uma dica é carregar na hora do almoço por exemplo. O pessoal das pensões ao longo do caminho são muito hospitaleiros.

5 - Ai eu n posso te ajudar, pq o onibus foi contratado por uma empresa de cicloturismo aqui da região.


Abraços e boa sorte!


1- Valeu pela dica, vou rever com certeza a quilometragem que estou me propondo, como falei na citação anterior, acho que vou tentar me basear no itinerário que o criador desse tópico fez, partindo de águas da prata.

2- Vou comprar uma calça comprida e também a blusa com proteção UV que citei. Embora não seja uma blusa de ciclismo (com bolsos), pelo menos o fator UV vai me deixar melhor protegido, creio eu. Irei levar também camisa manga curta de ciclismo, para caso pegar uma friagem logo cedo ou no cair da noite, ai eu visto por cima, caso esfrie muito ai eu coloco minha blusa corta vento. Sobre a luva eu acho que irei apenas com a que eu já tenho, de dedos cortados, por conta do gasto...

3- Boa, realmente acho que a refeição leve somada a um descanso vai cair bem no meio do percurso. Deixar para comer algo mais pesado, se for o caso, a noite, mas não deixar de almoçar!

4- Boa dica de carregar o celular durante o percurso. O meu carrega bem rápido na tomada, uma parada para o almoço deve dar uma carga, bem pensado!

5- Vou correr atrás da dica de ônibus do colega acima!

Originalmente postado por N3SSO N3SSO escreveu:

Amigo, esqueci de mencionar que pro último dia, subir pra Campos e já ir pra Aparecida está muito puxado!

A serra da Luminosa é imponente e muito dura! Eu aconselharia uma escala ai nesse trajeto.

Aproveitando o pessoal com q fiz na época está organizando uma segunda edição pra Outubro: http://www.americanabikeclube.com.br/caminhodafe.php

Abraços.


Legal a dica da luminosa, eu já contava que ela fosse difícil, por isso peguei a dica de parar na pousada da dona inês, e atacar o restante da subida no dia seguinte. Como vou readequar o meu percurso, levarei em conta isso. Sobre a sua dica da galera que fará o percurso, muito bacana, mas eles vão justamente na data que eu não quero ir, que é no feriado da padroeira. Acredito que o caminho nestes dias estará lotado de peregrinos querendo chegar no dia da padroeira, e consequentemente as pousadas podem estar meio cheias... Vou fazer logo depois do feriado! Mas valeu a dica!

Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2015 as 13:55

Acho que vou tentar alterar meu percurso para algo desse tipo (igual do criador do tópico)

Águas da Prata -> Serra dos Lima -> 50 -> Final 1o dia
Serra dos Lima -> Borda da Mata -> 60 -> Final 2o dia
Borda da Mata -> Estiva -> 40 -> Final 3o dia
Estiva -> Paraisopolis -> 42 -> Final 4o dia
Paraisópolis -> Barão de Montês -> 41 -> Final 5o dia
Barão de Montês -> Aparecida do Norte -> 95 -> Final 6o dia

Minha lista de itens é a seguinte:

Camara de ar    1
Remendo a frio    6
Cabo de freio    1
Cabo de cambio    2
Sapatas freio    1 par
Power Link 9V    2 (um na bike a outro reserva)
Chave de corrente    1
Canivete de bike    1
Canivete normal    1
Espátulas    3
Cinta plástica    4
Manchão    1
Gancheira    1
   
BCAA FIX    X
Whey    X
Paçoca / Castanhas    X
   
Roupa de bike    2
Manguitos    1
Camiseta dryfit    1
Camiseta dryfit manga comprida    1
Bermuda    1
Pijama    1
Cuecas    3
Meias    3
Chinelos    1
   
Jaqueta chuva/corta vento    1
Capa chuva para alforge    1
   
Shampoo, sabonete, pente e desodorante    X
Água oxigenada, bandaid, gaze, etc    X
Medicamentos básicos    X
Escova dentes, fio e pasta    X
   
Protetor solar    1
Repelente gel    1
   
Carregador celular    1
Carregador GoPro    1
Carregador lanterna bike    1
Tomada tipo T    1
Power Bank para celular    1

Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2015 as 16:46
Oh Paulo, beleza cara?

Vai que vale a pena demais, fiz em julho do ano passado o Caminho, fiz de Aguás da Prata a Aparecida, mas me arrependo de não ter comecado de Tambaú, um dia eu vou fazer de novo e comecar por lá.

Voce vai fazer com o passaporte e carimbando como a Peregrinacão ou vai direto mesmo, só por pedalar?

Eu fiz só e devagar no comeco, passeando e parando pra comer, tirar foto e bater papo, mas tinha um grupo de Lencóis Paulista fazendo também e acabamos ficando amigos e a partir do terceiro dia passei a pedalar com eles.

Primeiro dia se voce manter uma média de 10 km/h (eu fiz 13 km/h de 29er simples e carregado) voce chega no centro de Ouro Fino fácil, a hospedagem lá é muito boa.

Se quiser conhecer o Pico do Gavião que fica entre Aguas da Prata e Andradas ai ja fica mais puxado pois são mais 9 kms subindo fora da rota e depois desce os 9 kms pra voltar pra rota, me diseeram que tinha uma trilha do Pico até Andradas mas quando fui estava desbarrancado, mas valeu a pena pois o lugar é lindo, da pra ver a região toda lá de cima, tem banheiro, agua gelada e até wi-fi lá.
De Andradas até a Serra dos Lima tem uma SERRA de repeito mas toda asfaltada.
Dai o melhor se fizer isto é dormir na Serra dos Lima na Dona Natalina que foi uma das pessoas mais legais que conheci no caminho, hospedagem lá é boa demais.

Da Dona Natalina até Borda da Mata o pedal rende, trecho bom com altimetria baixa, Borda também tem uma hospedagem muito boa uma cidadezinha muito bonita.

O trecho mais cansativo e atravancado pra mim foi entre Borda e Estiva, não rende.

Eu pretendia dormir na Dona Ines que fica 4 kms após Luminosa mas ai comecei a tomar cerveja com os caras e o planejamento foi pro brejo LOL mas valeu a pena demais, aumentei em um dia mas conheci muita gente boa.

Fizemos de Paraisópolis a Campos do Jordão, pegando a famosa Subida da Luminosa por volta das 11 da manhã, me lasquei e cheguei em Campos as 17 horas, de Campos no outro dia segui sózinho pois escolhi chegar em Aparecida pela Rota de Frei Galvão que vai pelo Parque do Horto de Campos do Jordão e desce a Serra das Pedrinhas, sai de Campos as 6 da manhã e cheguei em Aparecida as 14 horas, pra mim foi bom demais, fiz em 5 dias. Recomendo se der tempo descer por este caminho pois é bem mais legal que pelo asfalto por onde segue o Caminho da Fé.

Sobre bateria do celular melhor mesmo o powerbank e na parada pro Almoco dar aquela carregada pra ajudar a chegar no fim do dia.

Onibus não sofra a toa, se ta em Campinas vai de Cometão que com eles não tem tempo ruim, se for mesmo usar o Pássaro Marron manda e-mail perguntando sobre o procedimento deles pra levar bike, a Santa Cruz mes passado quis chiar comigo mas como 15 dias antes eu ja estava perguntando como fazer acabaram aceitando e liberando levar a bike sem estar em caixa, só tiro a roda da frente e amarro no quadro e prendo a bike na coluna do bagageiro, na volta a Braganca quem quis barrar mas como eu estava machucado e conversei na boa liberaram de trazer sem caixa.

Não passei frio mesmo estando no inverno, pelo contrário tava era um calor danado, não precisa se preocupar muito com agua ou comida pois as distancias são curtas entre uma cidade e outra, e o caminho todo é muito bem sinalizado com as setas amarelas, não passei por nenhuma dúvida.

Vale a pena demais e não vejo a hora de voltar e repetir, se puder ajudar com alguma coisa estamos ai, vá lá e ótimo pedal.
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2015 as 08:44
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Oh Paulo, beleza cara?

Vai que vale a pena demais, fiz em julho do ano passado o Caminho, fiz de Aguás da Prata a Aparecida, mas me arrependo de não ter comecado de Tambaú, um dia eu vou fazer de novo e comecar por lá.

Voce vai fazer com o passaporte e carimbando como a Peregrinacão ou vai direto mesmo, só por pedalar?

Eu fiz só e devagar no comeco, passeando e parando pra comer, tirar foto e bater papo, mas tinha um grupo de Lencóis Paulista fazendo também e acabamos ficando amigos e a partir do terceiro dia passei a pedalar com eles.

Primeiro dia se voce manter uma média de 10 km/h (eu fiz 13 km/h de 29er simples e carregado) voce chega no centro de Ouro Fino fácil, a hospedagem lá é muito boa.

Se quiser conhecer o Pico do Gavião que fica entre Aguas da Prata e Andradas ai ja fica mais puxado pois são mais 9 kms subindo fora da rota e depois desce os 9 kms pra voltar pra rota, me diseeram que tinha uma trilha do Pico até Andradas mas quando fui estava desbarrancado, mas valeu a pena pois o lugar é lindo, da pra ver a região toda lá de cima, tem banheiro, agua gelada e até wi-fi lá.
De Andradas até a Serra dos Lima tem uma SERRA de repeito mas toda asfaltada.
Dai o melhor se fizer isto é dormir na Serra dos Lima na Dona Natalina que foi uma das pessoas mais legais que conheci no caminho, hospedagem lá é boa demais.

Da Dona Natalina até Borda da Mata o pedal rende, trecho bom com altimetria baixa, Borda também tem uma hospedagem muito boa uma cidadezinha muito bonita.

O trecho mais cansativo e atravancado pra mim foi entre Borda e Estiva, não rende.

Eu pretendia dormir na Dona Ines que fica 4 kms após Luminosa mas ai comecei a tomar cerveja com os caras e o planejamento foi pro brejo LOL mas valeu a pena demais, aumentei em um dia mas conheci muita gente boa.

Fizemos de Paraisópolis a Campos do Jordão, pegando a famosa Subida da Luminosa por volta das 11 da manhã, me lasquei e cheguei em Campos as 17 horas, de Campos no outro dia segui sózinho pois escolhi chegar em Aparecida pela Rota de Frei Galvão que vai pelo Parque do Horto de Campos do Jordão e desce a Serra das Pedrinhas, sai de Campos as 6 da manhã e cheguei em Aparecida as 14 horas, pra mim foi bom demais, fiz em 5 dias. Recomendo se der tempo descer por este caminho pois é bem mais legal que pelo asfalto por onde segue o Caminho da Fé.

Sobre bateria do celular melhor mesmo o powerbank e na parada pro Almoco dar aquela carregada pra ajudar a chegar no fim do dia.

Onibus não sofra a toa, se ta em Campinas vai de Cometão que com eles não tem tempo ruim, se for mesmo usar o Pássaro Marron manda e-mail perguntando sobre o procedimento deles pra levar bike, a Santa Cruz mes passado quis chiar comigo mas como 15 dias antes eu ja estava perguntando como fazer acabaram aceitando e liberando levar a bike sem estar em caixa, só tiro a roda da frente e amarro no quadro e prendo a bike na coluna do bagageiro, na volta a Braganca quem quis barrar mas como eu estava machucado e conversei na boa liberaram de trazer sem caixa.

Não passei frio mesmo estando no inverno, pelo contrário tava era um calor danado, não precisa se preocupar muito com agua ou comida pois as distancias são curtas entre uma cidade e outra, e o caminho todo é muito bem sinalizado com as setas amarelas, não passei por nenhuma dúvida.

Vale a pena demais e não vejo a hora de voltar e repetir, se puder ajudar com alguma coisa estamos ai, vá lá e ótimo pedal.


Legal demais suas dicas, bem detalhadas, valeu! Esclareceu bastante, acho que vou tentar fechar o seguinte percurso:

1o dia - Águas da Prata    Serra dos Lima    52 (ficar na pousada que vc recomendou)
2o dia - Serra dos Lima    Borda da Mata    57 (boas opções de hospedagem)
3o dia - Borda da Mata    Estiva    37 (percurso mais difícil, menor km)
4o dia - Estiva    Paraisopolis    41 (serra do caçador)
5o dia - Paraisópolis    Barão de Montês    40 (serra da luminosa)
6o dia - Barão de Montês    Aparecida do Norte    90

Eu também havia pensado em ficar na Dona Inez no começo da luminosa, porém se eu fizer isso vai dar uma desbalanceada na quilometragem, achei melhor atacar a serra de uma só vez. A parada em barão de montês que ainda não está bem definida, se estiver bem disposto fisicamente para prosseguir, puxo até campos do jordão e faço o percurso final que vc comentou. Se não der e ficar em barão de montês mesmo, ai possivelmente seguirei pelo caminho padrão até aparecida, para evitar chegar muito tarde. Você tem idéia de quilometragem de campos até aparecida, pelo caminho que vc citou? Eu recebi um caminho alternativo do Olinto (guia) para o trecho final, pode ser que seja o mesmo percurso que vc fez.

Obrigado a todos pelas dicas Thumbs Up
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2015 as 09:12
Esse seu planejamento é o melhor pra se fazer curtindo e sem forcar, é o que eu queria ter feito.

De Campos a Aparecida pelo Horto-Gomeral-Serra das Pedrinhas-Potim deu 67 kms onde até a entrada do Horto são 10 kms de asfalto por dentro de Campos, depois é só terra e cascalho com execão de uma serrinha de asfalto até o Bairro das Pedrinhas e depois de entrar em Potim até a Basílica , ve se da pra visualizar o Strava http://www.strava.com/activities/174388589 

Esse caminho que falei é a Rota de Frei Galvão e hoje está sinalizado com as setas peixe do Caminho de Alfenas - Aparecida, é um peixinho verde e não a seta amarela como no Caminho da Fé.

Se vai mesmo fazer Aguas da Prata até a Dona Natalina aproveita e sobe no Pico do Gavião cara, vale a pena demais !!! e da tempo de ir de boa, ai voce almoca em Andradas do lado do Hotel onde carimba tem um self service muito bom e barato, de lá até a Dona Natalina é perto 

Sobre o Olinto eu conheci ele e a esposa dele lá no Caminho da Fé, ele de trailer e ela no pedal, pedalamos juntos e depois de separar sempre nos encontrávamos, gente boa demais e ela pedala muito, de dobrável sem suspa nem nada subia que subia, penei pra acompanhar ela Dead 
Voltar ao Topo
josemar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2005
Valinhos - SP
Offline
Mensagens:704
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josemar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2015 as 16:13
Grande paulorl 

Já fez o percurso? Ou ainda vai fazer?
Josemar Andrade
Valinhos/SP
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2015 as 02:32
Olá pessoal, estou no caminho, quarto dia, estou em São Bento do sapucaí, pousada vó Maria, amanhã faço luminosa e depois termino via pedrinhas. Quando voltar relato tudo, pelo celular é difícil! Abraços!!!
Voltar ao Topo
deepbluemx3 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2013
Americana SP
Offline
Mensagens:339
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar deepbluemx3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2015 as 07:38
Parabéns PauloRL, vai começar a parte mais complicada, e bonita segundo os relatos! Deus te acompanhe, e esteja sob a proteção de NSa Aparecida
Bom pedal, aguardamos suas estórias!
"No pedal, descubro meus limites, enfrento meus medos, venço desafios, assim, sigo em frente!"

STRAVA https://www.strava.com/athletes/5870268
Voltar ao Topo
gustavomarroni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomarroni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2015 as 16:41
Excelente texto.
Estou treinando para fazer em Dezembro, partindo de Ribeirão Preto, São Simão e Tambáu até Aparecida.

Boa sorte paulorl. Depois conte-nos sua experiência.

Estou pensando aqui, como gosto muito de fotografia, não queria levar nenhuma DLSR pois elas são pesadas e qualquer pancada poderia me dar uma dor de cabeça.
Vou levar uma câmera point and shoot, gopro, e meu inseparável estojo de aquarela para descontrair na viagem.

Pretendo fazer uma carga horária de pedalada semelhante à do paulo. preciso do seu relato para saber se é possível hehe. Conheço pessoas que terminariam em 3 dias este caminho.

Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2015 as 16:47
Olá deep e gustavo!

Eu finalizei semana passada, fiz um relato em outro link para não desvirtuar o tópico do nosso colega! O link é: http://www.pedal.com.br/forum/topic84315_post1412697.html

Abraços!!
Voltar ao Topo
deepbluemx3 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2013
Americana SP
Offline
Mensagens:339
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar deepbluemx3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2015 as 09:46
Ok, vou ver lá!
"No pedal, descubro meus limites, enfrento meus medos, venço desafios, assim, sigo em frente!"

STRAVA https://www.strava.com/athletes/5870268
Voltar ao Topo
josemar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2005
Valinhos - SP
Offline
Mensagens:704
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josemar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2016 as 14:32

Agora que vi que os links das fotos estão "quebrados", irei arrumar

Voltar ao Topo
josemar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2005
Valinhos - SP
Offline
Mensagens:704
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josemar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2019 as 07:54

Esse ano, novamente em Julho farei novamente o caminho.

Achei meu relato de 2011 ainda por aqui LOL

Reli e revivi tudo....


Josemar Andrade
Valinhos/SP
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2019 as 10:04
Oh Josemar, que legal que voce ''upou'' este tópico, eu estou sem tempo pra fazer o relato a altura mas vai um ''Dróps'', eu percorri o Caminho da Fé pela primeira vez em 2014 e estava louco pra repetir, consegui a duas semanas no fim de janeiro, levei 4 dias e meio de pedal, estava só, com pouca bagagem e no meu melhor condicionamento até hoje e por isto o pedal foi uma maravilha e sem nenhuma quebra, queda ou pneu furado, não era a idéia mas acabou sendo mais rápido do que eu queria, só lamento não ter iniciado em São Carlos pois achei que não teria tempo pra concluir saindo de lá e por isto iniciei novamente de Aguas da Prata.

Durante o pedal fui postando comparativos dos mesmo lugares em 2014 e como estão agora em 2019, quando eu tiver tempo farei o relato completo, mas ja da pra sentir um pouco do que foi, pra mim foi sensacional.









Voltar ao Topo
josemar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2005
Valinhos - SP
Offline
Mensagens:704
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josemar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2019 as 10:50
Que bacana João.

Eu fiz em 2011, fiquei um longo tempo querendo voltar.

Acabei fazendo o ano passado, no final de abril, fiz o relato mais curto no FACE

Nesta página terá o novo relato https://www.facebook.com/familiapedal/

Descendo pelas datas, no ano passado, lá para 6 de abril verá 5 postagens fiz uma para cada dia, desta vez foi em 5 dias, saindo de Águas da Prata

Iremos fazer novamente em no inicio de Julho deste ano.



Editado por josemar - 14 Fev 2019 as 10:52
Josemar Andrade
Valinhos/SP
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2019 as 13:34
Vou ler com tempo e calma Josemar pois gosto muito destes relatos igual o seu, foi o que me incentivou a fazer o mesmo la em 2014 Clap

Julho o tempo ajuda mas pelo que a Dona Natalina, a Eliane do Casarão e a Dona Ines falou nos fins de semana estão tudo reservado com elas, se ja ta programado fica sossegado, se não estiver reservem heim, abracão e bom pedal
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X