Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - câmbio traseiro Shimano Deore XT Shadow Plus
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


câmbio traseiro Shimano Deore XT Shadow Plus

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: câmbio traseiro Shimano Deore XT Shadow Plus
    Postado: 25 Jun 2016 as 18:33
E aí galera, blz?

Minha bike veio com o câmbio traseiro Deore XT Shadow Plus (10v) e dianteiro Sram X7.

Não sabia que o câmbio traseiro tinha aquela regulagem de "on" e "off" para a mola, deixando o câmbio mais tensionado quando está em "on".

Segundo vi no site da Shimano o câmbio deve ser usado em "on" mas quando deixo ele nessa posição, a mola fica muito tensionada e interfere com a regulagem do câmbio dianteiro, fazendo com que as mudanças do câmbio dianteiro fiquem mais lentas e enroscadas.

Já tentei várias alterações de regulagem do câmbio dianteiro para compensar esse alteração do traseiro, conferi altura, alinhamento, etc..., mas não deu resultado.

Alguém usa essa configuração e teve algum tipo de problema parecido? E como resolveu?

    valeu, abçs...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2016 as 19:13
na verdade o cambio dianteiro não é afetado pelo acionamento da trava.. a trava so influencia na parte inferior da corrente... 


tente girar o pedivela para tras para ver se tem arrasto... se tiver arrasto tem alguma regulagem ou problema na corrente.. 

outra coisa que pode ser é como o central esta instalado.. o chainline pode estar errado tbem 

outra hipotese é a corrente estar curta
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2016 as 21:03
Minha bike está com câmbio traseiro XT Shadow Plus e o dianteiro é um SRAM X5 com pedivela duplo SRAM S1000. A corrente é Shimano. Não tenho problemas com trocas na dianteira com o Plus em "on". O que pode ser é o que falaram, que o chainline não esteja correto.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2016 as 00:46

É preciso regular a tensão sobre uma "embreagem" que atua no eixo do cage.

No meu câmbio traseiro XT M8000 tem uma tampa de borracha para acessar um parafuso Allen que regula esta "embreagem" e deixá-lo mais duro ou mole na posição ON.
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2016 as 20:55

Valeu o retorno moçada...

Essa bike é uma Specialized Stumpjumper HT Comp 2016, com 6 meses de uso. Está toda original, não foi mexida em nada.

Não acredito que tenha erro no chainline ou outra coisa do tipo, mesmo assim medi e deu +/- entre 46mm e 48mm (não tenho ferramentas precisas). Não sei se é o correto para câmbio de mtb de 2 coroas (Sram S-1250).

Dei uma nova checada na regulagem do câmbio dianteiro e parece que estava um pouco fora de alinhamento. Alterei e parere que agora melhorou um pouco mas ainda não está 100%.

Quando uso a trava no ON, a mudança do câmbio dianteiro fica bem mais difícil, sinto que fica mais pesada e lenta. Esqueci de comentar que esse problema só ocorre quando faço a mudança com o câmbio mais cruzado, ou seja, da coroa pequena para a grande e nas maiores catracas. Nas catracas menores, vai na boa.

Quando está em OFF, a troca fica bem mais fácil em qualquer relação coroa/catraca, mesmo cruzada. É nítida a mudança nas trocas quando se altera a trava, muda até o barulho, dá para ver que a corrente está bem esticada quando está em ON.

Pesquisei no site da Shimano sobre a embreagem do câmbio traseiro mas fiquei com receio de abrir para regular... rsrsrs... me pareceu meio complicado... rsrsrs... mas será que poderia vir desregulada de fábrica?

Para falar a verdade, não gosto muito dessa mistura de componentes Shimano x Sram (corrente/cassete Sram, câmbio traseiro Shimano, etc... Tem muita gente que usa e não tem problema mas parece que eu sempre sou "premiado"... rsrsrs... Assim que tiver que fazer manutenção, pelo menos vou deixar a frente Sram e a traseira Shimano.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2016 as 11:30
Quando o câmbio traseiro está no ON, eu percebo que as trocas na traseira ficam mais duras, principalmente quando ser quer usar as marchas mais leves. Mas isso é o preço a se pagar pra não ter corrente batendo com facilidade no quadro durante as descidas mais cascas.
Mas vou prestar mais atenção pra ver se as trocas na coroa mudam de comportamento alternando a posição da chave ON/OFF.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2016 as 23:41

Eu uso mais no OFF pois a alavanca fica mais leve e não incomoda num pedal com mais de 2 horas. Numa descida com muitas pedras, buracos e valetas, aí sim vale muito a pena usar no ON para que a corrente não bata no chainstay.
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2016 as 18:04
Regulei em casa com a bike no cavalete e aparentemente melhorou bem a troca de marchas do cambio dianteiro com o retorno para a posição OFF da alavanca do cambio traseiro.

Mas essas regulagens no cavalete no teste funcionam que é uma beleza. Na hora de botar a bike na terra, na real, nos subidões, com o cambio pesado, nem sempre dão muito certo. Normalmente tenho que ir acertando os cambios nas borboletas dos trocadores, fazendo um ajuste fino. Amanhã vou botar ela na trilha para testar...

Vamos ver na prática como ficou... mas estou achando que a embreagem do cambio traseiro está regulada com muita pressão. Vou testar mais um pouco e em último caso, vou abrir o cambio... rsrsrs... maior medo de estragar alguma coisa... kkk... 
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
Roberttoaraujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2016
Brasília
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberttoaraujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2016 as 13:33
Boa tarde!
Aproveitando o tópico, estava fazendo uma pesquisa sobre o câmbio DEORE XT RD-M772, e aparareceram algumas configurações tipo Shadow long, shadow medium, short leg e long leg o quer querem dizer essas configurações, pois tb existem diferenças nos preços.

Obrigado!
Voltar ao Topo
...PEDALERIA... Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2016
feira de santan
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...PEDALERIA... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2016 as 19:30
meu quirido, nao mecha no cambio traseiro, ele pelo que vc disse, é um cambio novo, logo a mole de tensao dele esta nova, isso é bom, por isso tensiona tanto.. o que vc pode fazer, aumentar em um, ou dois gomos a corrente...e regular corretamente o cambio dianteiro, pois se seu pe de vela é de duas coroas, fica sobrando cambio para regulagem, entao, na verdade ele deveria funcionar muito bem, pq tem muito espaco para trabalhar entre so duas coroas.. tem alguma coisa errada ai, ou sua corrente ta curta de mais, ou seu cambio dianteiro esta mal regulado... NAO MECHA NO TRASEIRO, nao tem nada haver com ele....


tem como vc postar uma foto perto do cambio dianteiro com pe de vela???.. pra eu ver a posiçao que ele esta... uma foto de cima, uma de frente, e uma lateral.....



vlw... mas va por mim, esqueca de mecher no cambio traseiro, ele ta funcionando muito bem...
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2016 as 20:56
Valeu amigo, mas acabei acertando a regulagem do cambio traseiro.

A solução foi deixar na posição OFF, aí não precisei mexer no dianteiro. 

Deixando no OFF, tudo funciona beleza, tanto o diant. com o tras...  rsrsrs... 

Segundo o pessoal da loja onde comprei a bike, não há necessidade de deixar no ON, já que a mola desse câmbio XT Shadow é bem mais forte que dos XT's antigos. Daí não haver necessidade de mudar a posição...  

Sobre a dúvida dos tipos de câmbios de um mesmo modelo, acho que é o tamanho do cage, que pode ser longo ou médio, no caso das mtb... Essas diferenças influem no tamanho dos cassetes (quant. de dentes) que o câmbio aceita, quanto maior o cage (braço), maior o cassete.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
PedalLegal-ES Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2017
Vila Velha
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedalLegal-ES Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2017 as 00:48
Caro amigo, tenho este problema tb no meu xt shadow plus!
Com a chave ativada o cambio traseiro fica muito barulhento e as marchas duras, mas a corrente não bate nada, afeta tb o câmbio dianteiro, q tb fica mt lento na troca e engasga um pouco.
Já tentei com vários mecânicos uma solução para o problema, mas até agora nada! Para amenizar o problema folgo o cabo na regulagem do trocador (borboleta), mas com isso perco agilidade na troca traseira, que só passa se eu manter o dedo no trocador por um segundo (corrente subindo).
Já quando desligo a chave, passo a outro mundo, o câmbio fica silencioso preciso, mas tenho que esticar o cabo na borboleta, e o câmbio fica um "tiro" com um pequeno toque no trocador o câmbio pula para cima ou para baixo, o cambio dianteiro também fica na "maciota".
O problema é que a corrente bate muito mais que com a trava.
Neste momento estou preferindo a precisão e maciez da trava desligada!
Mas ainda procuro uma solução para este problema.
Caso alguém saiba esta resposta, favor avisar aq neste tópico.


Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2017 as 16:29
O off nao era pra retirar a roda?Pode ser que vcs estao com a corrente muito curta pra deixar no on.
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2017 as 19:16
Os câmbios dianteiros sram não tem muita boa fama não. .. eu particularmente digo que o maior motivo da Sram ter insistido tanto em relações 1x foi pelo motivo dela não saber fazer um câmbio dianteiro que presta , mudem para um xt na frente e sejam felizes. E a propósito as trocas ficam mais duras com a trava acionada, mas não acho tanto assim não. Abraço.
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2017 as 13:43
Comprei no final de semana passado uma Oggi Big Wheel 7.3 que vem com câmbio traseiro Deore XT e o restante do grupo todo Deore e não tive nenhum problema com as trocas de marcha até então. Andei sempre com a trava acionada, o que, inclusive, é recomendação do fabricante. Minha opinião particular é de que "Frankstein" só funciona na obra de Mary Shelley. Essa salada de frutas de Shimano com Sram, ou pior, Shimano/Sram com paralelas, não pode dar boa coisa nunca.
Voltar ao Topo
Natão Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jun 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Natão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2019 as 20:17
Tópico antigo... Mas problema igual.

Na verdade eu uso um m9000 1x11

O que percebi é que depois de um tempo ele já não é o mesmo. O sistema shadow + não deve ser usado em vão... Deixar ele acionado o tempo todo, só força o conjunto, que pra um estradão não tem necessidade.

O meu problema hj tá: não consigo ajuste (regulagem de câmbio) boa quando tá em ON... Ou a marcha sobe com muito sacrifício, ou quando está nos últimos cogs, a tendência é ficar subindo marcha sozinho (raspando) sempre no cog de cima... Principalmente entre a 10 e a 11...
Quando era novinho funcionava bem... Agora essa porcaria. E tá com corrente nova, k7 bom, lubrificado, e embreagem ajustada.

Por isso digo, deixar no ON pra andar no asfalto ou estradão pra? Funciona bem melhor e mais suave no. Off

Meta agora é trocar o grupo por um Eagle, e deixar essas Soluções shimano pra quem gosta.
Voltar ao Topo
bahzitchiu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2012
cascavel - pr
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bahzitchiu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2019 as 21:37
Originalmente postado por Natão Natão escreveu:

Tópico antigo... Mas problema igual.

Na verdade eu uso um m9000 1x11

O que percebi é que depois de um tempo ele já não é o mesmo. O sistema shadow + não deve ser usado em vão... Deixar ele acionado o tempo todo, só força o conjunto, que pra um estradão não tem necessidade.

O meu problema hj tá: não consigo ajuste (regulagem de câmbio) boa quando tá em ON... Ou a marcha sobe com muito sacrifício, ou quando está nos últimos cogs, a tendência é ficar subindo marcha sozinho (raspando) sempre no cog de cima... Principalmente entre a 10 e a 11...
Quando era novinho funcionava bem... Agora essa porcaria. E tá com corrente nova, k7 bom, lubrificado, e embreagem ajustada.

Por isso digo, deixar no ON pra andar no asfalto ou estradão pra? Funciona bem melhor e mais suave no. Off

Meta agora é trocar o grupo por um Eagle, e deixar essas Soluções shimano pra quem gosta.

Mesmo problema aqui, achei q era da minha cabeca isso, vou comecar a andar com o shadow + off ver se melhora e se nao partir para um eagle mesmo.

[ ]'s
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2019 as 21:58
O sistema de embreagem da Shimano tem que ser desmontado, lubrificado e ajustado periodicamente, já passei por esses problemas e a revisão geral resolveu o problema, procurem no YouTube que tem tutorias de como fazer. Abraço.
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2019 as 22:01
https://youtu.be/Jhtuc2iULDg está em inglês mas é bem detalhado e não precisa entender muita coisa pra seguir as instruções.
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2019 as 22:22
A Shimano não recomenda usar o câmbio com a trava desligada. Gera desgaste prematuro.
A trava é pra ser desativada em caso de manutenção somente.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X