Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike 8v, que pedivela usar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike 8v, que pedivela usar?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fabioalmeida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:174
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioalmeida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike 8v, que pedivela usar?
    Postado: 22 Jul 2016 as 20:04
Olá, pessoal

Estou montando uma bicicleta para uso urbano e gostaria que ela ficasse o mais simples possível. Isso inclui não usar câmbio dianteiro. Como já tenho um conjunto 8v (cassete, câmbio, corrente e passador), preciso apenas do conjunto pedivela + coroa. E aí parece haver um problema.

Minha escolha inicial era por um conjunto da Sugino de 44 dentes, mas já me disseram que não funciona com câmbio traseiro, que a corrente vai ficar caindo.

Até me sugeriram trocar por uma coroa Wide Range, mas, além de custar 3x o preço do conjunto da Sugino, o vendedor me garantiu que não é compatível com 8v, apenas com 10v.

É isso mesmo? Não consigo montar uma bike 8v?
 
Fábio Almeida
www.pedalnativo.com.br
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2016 as 21:24
Jhow,pode cair a corrente que o pedivela Sugino é pra corrente grossa,tipo Barra Circular
E coroa Narow Wide(vc errou no nome)so vi(pode ter maior)ate 38 dentes
Entao talvez ficaria muito "leve'.As Narrow Wide do fabricante brasileiro Nottable aceitao correntes 9v,8v ja nao sei.alias,daqui uns (muitos)meses tava a fim de fazer o teste
Se naoa ceitar,terei de upar pra 9v na marra

Voltando,eu JA usei pedivela pra corrente grossa em corrente 8v,porem,precisei limar oe dentes...Sim,era um pedivela usado
COmo ano cai a corrente?
Nao cai se vc conseguir a linha de corrente boa,a coroa fica bem no quarto pinhao,mas pode cair se vc pedalar pra tras,uma 2 voltas

Penere no ML q eu vi varios pedivelas antigos,5 pontas,53/39,ponta quadrada,BCD 110mm(estude o que é BCD),pra 8v(16v)
Vc pode usar a 39 no seu projeto,ou compra uma 44 ou 48 do bcd do pedivela
Vc tbm pode fazer uma puta gambi,que é pegar um pedivela bem simples,48/38/28 em uma bicicletaria,um usado,e serrar as duas que nao desejar,no caso,ficaria so a 38,vai rodar bem na cidade.
Novamente,o central usado q sera o x da linha de corrrete

Sim,ja fiz isto,serrei os rebites,removi e deixei so a 38,isto a tempos e tempos atras
So cai se vc pedalar pra traz
Fora isto,so uma Narrow mesmo.No ML tem 38 dentes narrow wide a aprtir de 145R$(Nottable componentes)

Gastar vc vai ter que gastar de qq jeito.
Voltar ao Topo
andytuba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
amsterdam
Offline
Mensagens:289
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar andytuba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2016 as 08:17
Não se impressione com o que te falam na bicicletaria, já usei 1x6 e 1x7 com pedivela sugino e atualmente uso 1x8 com pedivela deore e coroa de bmx nottable. Essa configuração funciona muito bem em trajeto urbano, Pode por sem medo, e se te disserem que a corrente fica caindo pergunte se a pessoa já usou este set up, muito provavelmente a resposta será não, o cara não conhece, nunca usou e fica dando pitaco no projeto dos outros.
the time is now. ride
Voltar ao Topo
fabioalmeida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:174
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioalmeida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2016 as 08:18
Devair,

Jurava que havia uma solução mais simples para esta encrenca. Eu gosto de fazer combinações diferentes e bolar soluções alternativas, mas lixar dentes ou combinar peças usadas pra ver se não incomoda já incomoda. rsrsrs

Acho que vou acabar "me rendendo" e botando um pedivela duplo, como este aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-756098948-pedevela-braco-duplo-170-aluminio-sugino-3953-speed-caloi10-_JM

Em relação ao câmbio dianteiro, o natural seria pensar em um Acera, pra manter o padrão da bike. Mas não sei se ele vai trabalhar bem com uma coroa grande de 53 dentes. Outra opção seria um Claris, mas será que ele conversa bem com um passador MTB de 3 marchas?

Valeu
Fábio Almeida
www.pedalnativo.com.br
Voltar ao Topo
fabioalmeida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:174
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabioalmeida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2016 as 08:21
Originalmente postado por andytuba andytuba escreveu:

Não se impressione com o que te falam na bicicletaria, já usei 1x6 e 1x7 com pedivela sugino e atualmente uso 1x8 com pedivela deore e coroa de bmx nottable. Essa configuração funciona muito bem em trajeto urbano, Pode por sem medo, e se te disserem que a corrente fica caindo pergunte se a pessoa já usou este set up, muito provavelmente a resposta será não, o cara não conhece, nunca usou e fica dando pitaco no projeto dos outros.

Bom saber desta sua experiência!

A largura da coroa Sugino é a mesma da BMX Nottable?


Abs
Fábio Almeida
www.pedalnativo.com.br
Voltar ao Topo
andytuba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
amsterdam
Offline
Mensagens:289
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andytuba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2016 as 09:57
Aparentemente ambas tem a mesma espessura, não sei te dizer a medida exata. Eu sempre uso a corrente da shimano, e faço questão que venha lacrada e dentro da caixa para evitar falsificação.
the time is now. ride
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2016 as 20:33
Nao,o Sugino é pra fixa,single e barras circular,´ra corrente grossa,nao de mTB
Como disse,ela ate encaixa na 8v,eu acredito que jamais em uma 9v ,e nen co o cao em uma corrente 10v Dyna ou SRAM,mas nos primeiros e muitos km ela fica enroscando se tiver cambio,fica prendendo
Nada q uma lima nova nao remova.Mas...
A coroa Narrow e pra 10v.
Segue a regra,ela é mais fina,entendeu?
Qualquer corrente da certo com ela,ja q qualquer corrente é ...mais grossa qu ela
ja o Sugino,a coroa é masi grossa q acorrente.

sacou?
Eu to com um pedivela 38/24 chines com coroas pra 9v e 10v(a espessura delas é pra 10v Dyna)
Basta olhar e vc ve sobrando corrente,eu tenho cassete e corrente 8v(nao é mais 24v e sim,16v...)
Mas nao tem PObrema algum.
As sim,tem.Elas nao vao durar igual se fosse um pedivela para 8v,por exemplo o FC-M311(42/32/22 ,para 7v e 8v)
Salvo isto,vai de boa.

Seria entao a coroa Narrow 38d BCD 104mm,ai teria q compra um pedivela que remove as corrente,como os Acera FC-M161 ou similar,no ML tem uns Suntour usado,ou um pedivela de speed,mas aia coroa seira mais dificil de achar,e teria q ser a 53 ou a 39.
E o Sugino

E se seu quadro for de MTB cuidado com pedivelas pra speed.O quadro de speed é mais estreito que de MTB


Voltar ao Topo
Viniciusarau Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 03 Ago 2016
Sao Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Viniciusarau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2016 as 19:15
Olha, fiz um up parecido

troquei minha catraca 7v 28 - 14 por um k7 32 - 11 , passador pra 8v, e os cubos para 8v, e o pedivela coloquei um de 52 dentes da sugino, (essas de 350 R$ ) e olha, nao deu nada de cair corrente etc, so nao posso mais cruzar ela, por na mais leve atras e pesada na frente. fora isso esta otimo alias na descida huuum chama velocidade, fiz isso baseado nesse link https://asbicicletas.wordpress.com/2010/10/27/quer-a-bike-mais-rapida-troque-o-pedivela/

como ia trocar o pedivela ja coloquei 8v so de raiva tbm kkk alias gastei oque tinha e oque nao tinha, mais vale super a pena, espero que minha experiencia ajude.


Voltar ao Topo
fabioalmeida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:174
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar fabioalmeida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2016 as 23:33
Atualizando: A coroa de single veio empenada. Conseguimos até dar uma alinhada, mas ainda assim a corrente estava caindo por ela ser grossa. Acabei usando a coroa que eu tinha em casa, da minha Cruiser de cinco marchas, que tem o mesmo BCD. Ficou perfeita. A montagem começou na sexta e tá ficando bem bacana. A ideia é ter uma bike de qualidade para o trânsito urbano. Uma que seja prática e confiável. 




A titulo de curiosidade, segue o orçamento da brincadeira. Claro que está ficando bem acima da previsão inicial, mas isso também era previsível. rsrsrs

Gastos realizados 
Quadro C10190
Manetes Nexus49
K7 + Corrente 8V Shimano129
Cambio Acera146
Passador Altus139
Mov Central Shimano59
Pedal Welgo66
Pedivela Sugino89
Adaptador para mesa over26.8
Manopla HighOne40
Freios Tektro 559185
Câmara de ar25
Total1143.8

Componentes que eu já tinha
Pneus Schwalbe300
Câmara de ar25
Rodas (Aro Vzan, raios inox, cubos Shimano)250
Garfo Monark 10100
Guidão de alumínio (Zoom) 40
Mesa50
Bar end (BTwin)50
Coroa (Caloi Cuiser)50
Total865
Fábio Almeida
www.pedalnativo.com.br
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X