Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicletas de bambu em Gana
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicletas de bambu em Gana

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
zscale Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jun 2009
Porto Alegre
Offline
Mensagens:160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zscale Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicletas de bambu em Gana
    Postado: 18 Fev 2011 as 19:55




Em Gana, andar de bicicleta não é uma decisão "verde" - é o jeito. Quer dizer, isso para quem pode arcar com o custo, já que a maioria anda a pé mesmo.

Agora, dois projetos no país querem mudar isso com uma ideia simples: bicicletas feitas de bambu. Neste ano, o Bamboo Bike Project e o Ghana Bamboo Bikes Initiative devem começar a produção das magrelas populares na cidade de Kumasi.

As bicicletas terão preços parecidos. O GBBI vendê-las por apenas US$ 55 (pouco mais de R$ 90) - mais barato que os modelos chineses à venda no país - com produção inicial de 800 unidades.

Em novembro do ano passado, o projeto foi premiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) como uma das 30 ideias capazes de promover o desenvolvimento sustentável no mundo.


mais em: http://www.bbc.co.uk/blogs/portuguese/planeta_clima/2011/02/bicicletas_de_bambu_1.shtml




Editado por zscale - 18 Fev 2011 as 19:57
Voltar ao Topo
Gus_Freeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2005
PARANÁ
Offline
Mensagens:7265
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gus_Freeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2011 as 20:49
Muito interessante!
Imagino como deve ser leve essa bike!
Voltar ao Topo
Zo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:8496
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2011 as 21:27

Qual é o material usado nas juntas de bikes de bambu?

Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.

https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2011 as 22:43
Essa bicicleta me lembrou uma piada bem antiga...rssss....
 
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2011 as 23:05
Existem inclusive bicicletas de speed feitas com quadro inteiro de bambu. Ouvi em algum lugar que o bambu tem quase as mesmas propriedades da fibra de carbono, com a diferença de poder torcer mais.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
rafaeladvogado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2011
Montenegro-RS
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeladvogado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2011 as 14:51
é verdade...

tem até umas speeds de bambu:




Voltar ao Topo
wiliam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Set 2008
volta redonda
Offline
Mensagens:517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wiliam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2011 as 19:49
Originalmente postado por Zo Zo escreveu:

<FONT style=": #ffefd5">Qual é o material usado nas juntas de bikes de bambu?


Pelo que já vi e andei pesquisando o material nas juntas é um tipo de resina, não sei especificar a qual exatamente
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2011 as 22:18
Originalmente postado por wiliam wiliam escreveu:

Originalmente postado por Zo Zo escreveu:

<FONT style=": #ffefd5">Qual é o material usado nas juntas de bikes de bambu?


Pelo que já vi e andei pesquisando o material nas juntas é um tipo de resina, não sei especificar a qual exatamente


Geralmente se usa fibra de vidro e epoxi pra juntar as peças do quadro. Em alguns casos, fibra de bambu, resina epoxi e fibra de vidro. Quem sabe não dê pra usar Kevlar ou outro material similar?
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2011 as 23:19
tem gente q usa combinação de sisal + fibra de carbono, q eu me lembre. O carbono seria mais pra dar acabamento, acho, pq dizem q o sisal é de uma resistência sem tamanho.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2011 as 02:43
Acho que uma coisa que seria um passo adiante dessa idéia seria fazer o quadro 100% com bambu, inclusive os lugares onde vão presos movimentos central, rodas, etc... Quem sabe reforçando essas partes com Kevlar e fibra de carbono não se consiga fazer uma bicicleta com quadro 100% em bambu incluindo o garfo?
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
Matheus Aguilar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2008
Itabira / MG
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Aguilar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2011 as 16:08
Gostei muito desse topico.

Nunca me interessei pelo assunto até ontem. Vasculhando pela internet e youtube, descobre-se varios quadros e projetos desse senhor chamado Craig Calfee, alguns quadros beiram a obra de arte em bambu.

Olhem a resistencia do quadro desse video: 600lbs dão 272 quilos! rsrs





Mudança de nome: Antigo usuário Matanzo.
Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deru Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 03:30
Há um tempo atrás eu tinha criado um tópico no fórum de estrada mas como eu não achei ele e não quero criar outro eu vou postar nesse mesmo.
Essa é a minha criação mais recente. Uma estradeira que construí para um amigo meu de pedal. Ele pediu uma bike com geometria racing, porém confortável. O quadro ficou na faixa de 2 kilos, com as junções em resina epóxi e fibras naturais e um pouco de fibra de carbono em alguns detalhes.







Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

Mohammed Ali
Voltar ao Topo
gtavares Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Out 2010
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gtavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 10:43
Muito interessante...se o bambo tiver as mesmas propriedades da fibra de carbono será uma "revolução" pois as bikes terão menor peso e preço e maior performance... Big smile
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 10:52
Coisa linda, Deru.Heart
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 11:18
Muito bonita Deru, parabéns.

Me diz uma coisa, e a resistência, já foi feito testes que comprovam que é mais resistente?
E quanto a conservação, pode tomar sol e chuva na mesma quantidade que uma de aluminio e carbono?
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
rafaeladvogado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2011
Montenegro-RS
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeladvogado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 11:19
show de bola...

Já que tu fabrica elas...  conta aí pra gente:

Como fica a resistência e durabilidade desta bike ???

Com o tempo o bambu não "apodrece" ou "enverga" ???

Se não for um problema, quanto custaria um quadro destes ??? (se não quiser divulgar, não tem stress)
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 13:21
Mais uma obra de arte by Deru.
Clap
Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deru Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 15:09
Originalmente postado por gtavares gtavares escreveu:

Muito interessante...se o bambo tiver as mesmas propriedades da fibra de carbono será uma "revolução" pois as bikes terão menor peso e preço e maior performance... Big smile


Pra quem pesca é a mesma coisa, não tem como comparar uma vara de bambu bem feita e uma de composite, são totalmente diferentes.
Um quadro de bambu não chega a ser tão leve quanto um de carbono, mas não chega a ser pesado como um de aço carbono.
Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

Mohammed Ali
Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deru Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 15:21
Originalmente postado por rafaeladvogado rafaeladvogado escreveu:

show de bola...

Já que tu fabrica elas...  conta aí pra gente:

Como fica a resistência e durabilidade desta bike ???

Com o tempo o bambu não "apodrece" ou "enverga" ???

Se não for um problema, quanto custaria um quadro destes ??? (se não quiser divulgar, não tem stress)


A resistência a impactos é melhor do que a do carbono(o carbono é muito fraco nesse quesito). Compressão e torção são ótimos. O bambu não chega a ser tão rígido quanto um carbono ou alumínio, mais isso é uma vantagem, pois a flexibilidade do bambu se casa bem pra construção de quadros. O bambu é um tubo de composite natural com fibras super resistentes.
Claro que um quadro de bambu como qualquer outro quadro não deve ficar exposto ao sol, chuva, etc ele vai estragar da mesma forma. Apodrecer e caruncho(bixo) é uma coisa que não acontece se o bambu tiver um bom tratamento e for colhido na época certa(inverno). O bambu que utilizo é tratado quimicamente e termicamente. Uma vez que o bambu é estabilizado(seria como dizer curado, seco) ele não enverga, a menos que sofra aquecimento (fogo).
Divulgar o preço nem sei se posso pelas regras do forum. Mas só pra se ter uma idéia, desde os desenhos do CAD até o acabamento final demorou praticamente 100 horas de trabalho.
Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

Mohammed Ali
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 15:29
Teve um biker que fez o Audax 300 do Carvão aqui no ano passado com uma reclinada de bambi.

vou achar as fotos e boto aqui depois..
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deru Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 15:30
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Muito bonita Deru, parabéns.

Me diz uma coisa, e a resistência, já foi feito testes que comprovam que é mais resistente?
E quanto a conservação, pode tomar sol e chuva na mesma quantidade que uma de aluminio e carbono?


Não é o meu quadro, mas dá pra dar uma idéia da resistência.



Além do tratamento que o bambu recebe no fornecedor que eu adquiro os bambus eu trato eles com óleos e ceras naturais, praticamente como se fosse um instrumento musical.
O meu próximo projeto é fazer um acabamento diferente, assim que eu concluir eu posto aqui outra vez.



Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

Mohammed Ali
Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deru Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 15:32
Para todos que elogiam o meu trabalho eu fico muito feliz. Pra qualquer pergunta estamos aí, não é sempre que eu entro no pedal.com.br, então fiquem a vontade pra deixar mensagens na minha caixa.

Bom pedal pra todos!
Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

Mohammed Ali
Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deru Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 15:37
Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

Teve um biker que fez o Audax 300 do Carvão aqui no ano passado com uma reclinada de bambi.

vou achar as fotos e boto aqui depois..


Essa bike é de um ciclista do sul do Brasil se não me engano. Um belo trabalho, até hoje de reclinada de bambu só a dele que eu conheço.
Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

Mohammed Ali
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 16:53
É o Klaus Volkmann, ele constrói reclis de bambu mas tb já fez uma mountain-bike (acho que só de aprendizado). Essa é uma foto mais recente dele, no último audax 200 (ele já brevetou 600 nela):



Como vcs vêem o garfo também é de bambu (+carbono). Mas isso é algo bem recente, acredito q ele ainda está testando. O blog dele é:

http://ecobamboobikes.blogspot.com/


Editado por ninocoutinho - 21 Mar 2011 as 16:53
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
rafaeladvogado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2011
Montenegro-RS
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeladvogado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 16:57
Originalmente postado por Deru Deru escreveu:

Para todos que elogiam o meu trabalho eu fico muito feliz. Pra qualquer pergunta estamos aí, não é sempre que eu entro no pedal.com.br, então fiquem a vontade pra deixar mensagens na minha caixa.

Bom pedal pra todos!


Seria legal ver uma corrida com bikes feitas de bamboo...

Parabéns pelo teu serviço...  

E boas vendas Smile
Voltar ao Topo
omegared1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2010
SP
Offline
Mensagens:1220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar omegared1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2011 as 18:02
Muito legal a iniciativa de criar algo mais ecológico e reciclavel. Tomara que de certo.
Legal mesmo ia ser uma Pinarello, Trek de bamboo.

Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deru Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2011 as 00:25
Originalmente postado por omegared1 omegared1 escreveu:

Muito legal a iniciativa de criar algo mais ecológico e reciclavel. Tomara que de certo.
Legal mesmo ia ser uma Pinarello, Trek de bamboo.



Existem formas muito mais ecológicas para fabricação de quadros e componentes de bicicletas atualmente. Como resinas a base de vegetais, o uso de fibras naturais no lugar das sintéticas e por aí vai. O problema é que o marketing hoje em dia é muito forte, eu dou risada quando alguém diz que a bicicleta é boa quando ele/ela levanta e tira ela do chão pra sentir o peso e diz"essa não tem nem 7 kg então é boa" ou "carbono é carbono o resto é biscoito" ... e por aí vai. Depois desse monte de quadro de carbono fabricados, qual será o fim deles? Reciclagem de carbono eu ainda desconheço, espero que exista.
O bambu é um material muito bom pra se fazer bicicletas o problema é que ele não tem tamanho uniforme, por isso fica difícil pra se usar numa linha de produção de alta escala. O máximo que já vi em produção mais maquinada usando o bambu seria o modelo da Renovo, que usa bambu laminado, trabalhado em CNC. Mas mesmo usando CNC vai muita mão de obra manual. Coisa totalmente $inviável$ para uma Trek, Pinarello, etc.

http://www.renovobikes.com/pandurbancommuter/
Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

Mohammed Ali
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2011 as 00:42
Ainda não apareceu algum engenheiro ousado pra fazer as gancheiras e movimento central de bambu, logo chamr o quadro de quadro de bambu é meio pretensão. É como chamar um quadro de carbono + alumínio de quadro de carbono.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deru Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2011 as 01:26
Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

Ainda não apareceu algum engenheiro ousado pra fazer as gancheiras e movimento central de bambu, logo chamr o quadro de quadro de bambu é meio pretensão. É como chamar um quadro de carbono + alumínio de quadro de carbono.


E qual seria razão pra se ter um quadro 100% de bambu ou carbono? Se for ver do ponto de vista ecológico o alumínio usado no quadro(6061 e 7005) dá pra ser facilmente reciclado.
Agora me diz qual é o quadro que é 100% feito de um material só. Até bicicleta cromoly não é 100% de cromoly, se usa prata e outros metais nas soldas, usa-se outras ligas para gancheiras como inox e não se diz quadro de cromoly+inox+prata+níquel+cromo+aço carbono. Realmente não entendi o fundamento da sua afirmação.
Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

Mohammed Ali
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2011 as 02:04
Originalmente postado por Deru Deru escreveu:

Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

Ainda não apareceu algum engenheiro ousado pra fazer as gancheiras e movimento central de bambu, logo chamr o quadro de quadro de bambu é meio pretensão. É como chamar um quadro de carbono + alumínio de quadro de carbono.


E qual seria razão pra se ter um quadro 100% de bambu ou carbono? Se for ver do ponto de vista ecológico o alumínio usado no quadro(6061 e 7005) dá pra ser facilmente reciclado.
Agora me diz qual é o quadro que é 100% feito de um material só. Até bicicleta cromoly não é 100% de cromoly, se usa prata e outros metais nas soldas, usa-se outras ligas para gancheiras como inox e não se diz quadro de cromoly+inox+prata+níquel+cromo+aço carbono. Realmente não entendi o fundamento da sua afirmação.


Se existe quadro inteiramente de aço e de fibra de carbono, porque no bambu tem essa necessidade de o movimento central e os pontos onde a roda vai presa serem de metal?
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deru Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2011 as 08:24
Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

Originalmente postado por Deru Deru escreveu:

Originalmente postado por MR4Y MR4Y escreveu:

Ainda não apareceu algum engenheiro ousado pra fazer as gancheiras e movimento central de bambu, logo chamr o quadro de quadro de bambu é meio pretensão. É como chamar um quadro de carbono + alumínio de quadro de carbono.


E qual seria razão pra se ter um quadro 100% de bambu ou carbono? Se for ver do ponto de vista ecológico o alumínio usado no quadro(6061 e 7005) dá pra ser facilmente reciclado.
Agora me diz qual é o quadro que é 100% feito de um material só. Até bicicleta cromoly não é 100% de cromoly, se usa prata e outros metais nas soldas, usa-se outras ligas para gancheiras como inox e não se diz quadro de cromoly+inox+prata+níquel+cromo+aço carbono. Realmente não entendi o fundamento da sua afirmação.


Se existe quadro inteiramente de aço e de fibra de carbono, porque no bambu tem essa necessidade de o movimento central e os pontos onde a roda vai presa serem de metal?


Pq simplesmente é pq nesses pontos é mais viável usar ligas de metal ou mesmo até tubos de composites. Num quadro de composite existe a vantagem em usar só um material pq a técnica de fabricação(moldado em forma) agiliza e simplifica a fabricação. Isso não quer dizer que um quadro por usar apenas um material seja melhor que outro que é composto por mais de um tipo de material na fabricação. Quando os quadros eram praticamente todos soldados a oxido-acetileno,  pra agilizar, simplificar e baixar o custo de produção optou-se em tirar tudo que era braze-on (peças pequenas soldadas direto no quadro como, cable stops, suporte de cambio dianteiro, suporte de bomba de pneu, etc) por peças com sistema de abraçadeiras(exemplo: caloi 10 anos 70/80). Apenas quadros mais caros ainda utilizavam tudo braze-on. Com o carbono é a mesma coisa, cada dia eles fazem o máximo pra tirar as peças de alumínio dos quadros(bb, head tube, seat tube, dropouts etc) e continuam usando aqueles cable stops  rebitados no quadro(olha o alumínio no quadro!!! hahahaha) pois são simples e rápidos de serem instalados. No máximo que podem fazer é fazer essas pequenas peças em carbono e depois colarem, com praticamente nenhum ganho significativo, apenas o marketing pra dizer quadro 100% carbono o material da moda.
Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

Mohammed Ali
Voltar ao Topo
gtavares Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Out 2010
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gtavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2011 as 11:07
Cada vez que leio esse tópico fico mais apaixonado por essas bikes de bambo !! Essa da Renovo matou a pau !! Que bike linda !!! Clap

Alias, a sua também Deru !! Meus parabéns !! 
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2011 as 11:31
Originalmente postado por gtavares gtavares escreveu:

Cada vez que leio esse tópico fico mais apaixonado por essas bikes de bambo !! Essa da Renovo matou a pau !! Que bike linda !!! Clap

Alias, a sua também Deru !! Meus parabéns !! 

HeartAcho a do Deru mais bonita...Embarrassed

A Pandurban achei interessante pela personalidade commuter dela, apesar de um ou outro ponto polêmico, como freios a disco (tlvz bom pros ciclistas urbanos q enfrentam chuvas) e o bagageiro q, me desculpe, está torto. Já a Road R4 da Renovo achei bem estilosa, e a 29er também! Mas elas não são de bambu laminado, usam outras madeiras.

A touring também é bem interessante, super equipada! Mas queria vê-la no chão e não suspensa com o descanso central, pq me pareceu q o bagageiro traseiro também não está bem integrado, caindo pra trás e não pra frente como na Pandurban.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
rafaeladvogado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2011
Montenegro-RS
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeladvogado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2011 as 11:59

 Existem uns quadros onde aparentemente o bamboo é embutido em algumas peças metálicas...

tipo esse:


ou esse:


foto de mais umas bikes de bamboo:









EU  facilmente teria uma bike de bambu  se tivesse  $$$$$$$$$  no momento para comprar uma...

além de ser style pra caramba...   aparenta ser bem resistente e confortável...






Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2016 as 14:56
Eu estava interessado em algo assim. Dei uma pesquisada pela net e vi que tem uma empresa em Singapura (http://bamboobee.net/) que vende os kits e você monta o quadro em casa. O preço não é alto considerando o valor dos quadros de hoje. Mas com o frete e os tributos, nem sei se compensa.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X