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Bicicletas de bambu em Gana |
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zscale
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Cadastrado em: 11 Jun 2009 Porto Alegre Offline Mensagens:160 |
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Postado: 18 Fev 2011 as 19:55 |
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Em Gana, andar de bicicleta não é uma decisão "verde" - é o jeito. Quer dizer, isso para quem pode arcar com o custo, já que a maioria anda a pé mesmo. Agora, dois projetos no país querem mudar isso com uma ideia simples: bicicletas feitas de bambu. Neste ano, o Bamboo Bike Project e o Ghana Bamboo Bikes Initiative devem começar a produção das magrelas populares na cidade de Kumasi. As bicicletas terão preços parecidos. O GBBI vendê-las por apenas US$ 55 (pouco mais de R$ 90) - mais barato que os modelos chineses à venda no país - com produção inicial de 800 unidades. Em novembro do ano passado, o projeto foi premiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) como uma das 30 ideias capazes de promover o desenvolvimento sustentável no mundo. mais em: http://www.bbc.co.uk/blogs/portuguese/planeta_clima/2011/02/bicicletas_de_bambu_1.shtml Editado por zscale - 18 Fev 2011 as 19:57 |
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Gus_Freeride
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Cadastrado em: 04 Set 2005 PARANÁ Offline Mensagens:7265 |
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Muito interessante!
Imagino como deve ser leve essa bike!
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Zo
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Cadastrado em: 24 Abr 2009 São Paulo Offline Mensagens:8496 |
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Qual é o material usado nas juntas de bikes de bambu? |
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Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.
https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl |
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velocycle
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Cadastrado em: 25 Jan 2011 Brasil Offline Mensagens:7101 |
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Essa bicicleta me lembrou uma piada bem antiga...rssss....
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MR4Y
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Cadastrado em: 16 Jan 2011 Araras - SP Offline Mensagens:791 |
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Existem inclusive bicicletas de speed feitas com quadro inteiro de bambu. Ouvi em algum lugar que o bambu tem quase as mesmas propriedades da fibra de carbono, com a diferença de poder torcer mais.
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"Metralha os pé de manga!"
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rafaeladvogado
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Cadastrado em: 20 Jan 2011 Montenegro-RS Offline Mensagens:430 |
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é verdade...
tem até umas speeds de bambu: |
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wiliam
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Cadastrado em: 21 Set 2008 volta redonda Offline Mensagens:517 |
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MR4Y
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Geralmente se usa fibra de vidro e epoxi pra juntar as peças do quadro. Em alguns casos, fibra de bambu, resina epoxi e fibra de vidro. Quem sabe não dê pra usar Kevlar ou outro material similar? |
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"Metralha os pé de manga!"
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ninocoutinho
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Cadastrado em: 08 Jul 2010 Itabira - MG Offline Mensagens:1612 |
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tem gente q usa combinação de sisal + fibra de carbono, q eu me lembre. O carbono seria mais pra dar acabamento, acho, pq dizem q o sisal é de uma resistência sem tamanho.
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Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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MR4Y
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Cadastrado em: 16 Jan 2011 Araras - SP Offline Mensagens:791 |
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Acho que uma coisa que seria um passo adiante dessa idéia seria fazer o quadro 100% com bambu, inclusive os lugares onde vão presos movimentos central, rodas, etc... Quem sabe reforçando essas partes com Kevlar e fibra de carbono não se consiga fazer uma bicicleta com quadro 100% em bambu incluindo o garfo?
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"Metralha os pé de manga!"
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Matheus Aguilar
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Cadastrado em: 22 Ago 2008 Itabira / MG Offline Mensagens:110 |
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Gostei muito desse topico.
Nunca me interessei pelo assunto até ontem. Vasculhando pela internet e youtube, descobre-se varios quadros e projetos desse senhor chamado Craig Calfee, alguns quadros beiram a obra de arte em bambu. Olhem a resistencia do quadro desse video: 600lbs dão 272 quilos! rsrs |
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Mudança de nome: Antigo usuário Matanzo.
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Deru
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Cadastrado em: 01 Abr 2008 Osaka - Japão Offline Mensagens:402 |
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Há um tempo atrás eu tinha criado um tópico no fórum de estrada mas como
eu não achei ele e não quero criar outro eu vou postar nesse mesmo.
Essa é a minha criação mais recente. Uma estradeira que construí para um amigo meu de pedal. Ele pediu uma bike com geometria racing, porém confortável. O quadro ficou na faixa de 2 kilos, com as junções em resina epóxi e fibras naturais e um pouco de fibra de carbono em alguns detalhes. |
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Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.
Mohammed Ali |
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gtavares
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Restrito Cadastrado em: 27 Out 2010 São Paulo-SP Offline Mensagens:1415 |
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Muito interessante...se o bambo tiver as mesmas propriedades da fibra de carbono será uma "revolução" pois as bikes terão menor peso e preço e maior performance...
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ninocoutinho
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Cadastrado em: 08 Jul 2010 Itabira - MG Offline Mensagens:1612 |
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Coisa linda, Deru.
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Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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T.C.
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Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
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Muito bonita Deru, parabéns.
Me diz uma coisa, e a resistência, já foi feito testes que comprovam que é mais resistente? E quanto a conservação, pode tomar sol e chuva na mesma quantidade que uma de aluminio e carbono? |
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O texto acima contém uma verdade absoluta.
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rafaeladvogado
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Cadastrado em: 20 Jan 2011 Montenegro-RS Offline Mensagens:430 |
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show de bola...
Já que tu fabrica elas... conta aí pra gente: Como fica a resistência e durabilidade desta bike ??? Com o tempo o bambu não "apodrece" ou "enverga" ??? Se não for um problema, quanto custaria um quadro destes ??? (se não quiser divulgar, não tem stress) |
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Chuck DhFr
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Cadastrado em: 06 Ago 2008 Poços de Caldas Offline Mensagens:1294 |
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Mais uma obra de arte by Deru.
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Deru
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Cadastrado em: 01 Abr 2008 Osaka - Japão Offline Mensagens:402 |
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Pra quem pesca é a mesma coisa, não tem como comparar uma vara de bambu bem feita e uma de composite, são totalmente diferentes. Um quadro de bambu não chega a ser tão leve quanto um de carbono, mas não chega a ser pesado como um de aço carbono. |
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Mohammed Ali |
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Deru
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A resistência a impactos é melhor do que a do carbono(o carbono é muito fraco nesse quesito). Compressão e torção são ótimos. O bambu não chega a ser tão rígido quanto um carbono ou alumínio, mais isso é uma vantagem, pois a flexibilidade do bambu se casa bem pra construção de quadros. O bambu é um tubo de composite natural com fibras super resistentes. Claro que um quadro de bambu como qualquer outro quadro não deve ficar exposto ao sol, chuva, etc ele vai estragar da mesma forma. Apodrecer e caruncho(bixo) é uma coisa que não acontece se o bambu tiver um bom tratamento e for colhido na época certa(inverno). O bambu que utilizo é tratado quimicamente e termicamente. Uma vez que o bambu é estabilizado(seria como dizer curado, seco) ele não enverga, a menos que sofra aquecimento (fogo). Divulgar o preço nem sei se posso pelas regras do forum. Mas só pra se ter uma idéia, desde os desenhos do CAD até o acabamento final demorou praticamente 100 horas de trabalho. |
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Mohammed Ali |
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Fly
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Cadastrado em: 27 Jan 2009 Içara Offline Mensagens:4517 |
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Teve um biker que fez o Audax 300 do Carvão aqui no ano passado com uma reclinada de bambi.
vou achar as fotos e boto aqui depois.. |
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Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
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Deru
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Não é o meu quadro, mas dá pra dar uma idéia da resistência. Além do tratamento que o bambu recebe no fornecedor que eu adquiro os bambus eu trato eles com óleos e ceras naturais, praticamente como se fosse um instrumento musical. O meu próximo projeto é fazer um acabamento diferente, assim que eu concluir eu posto aqui outra vez. |
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Deru
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Para todos que elogiam o meu trabalho eu fico muito feliz. Pra qualquer pergunta estamos aí, não é sempre que eu entro no pedal.com.br, então fiquem a vontade pra deixar mensagens na minha caixa.
Bom pedal pra todos! |
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Deru
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Essa bike é de um ciclista do sul do Brasil se não me engano. Um belo trabalho, até hoje de reclinada de bambu só a dele que eu conheço. |
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ninocoutinho
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É o Klaus Volkmann, ele constrói reclis de bambu mas tb já fez uma mountain-bike (acho que só de aprendizado). Essa é uma foto mais recente dele, no último audax 200 (ele já brevetou 600 nela):
Como vcs vêem o garfo também é de bambu (+carbono). Mas isso é algo bem recente, acredito q ele ainda está testando. O blog dele é: http://ecobamboobikes.blogspot.com/ Editado por ninocoutinho - 21 Mar 2011 as 16:53 |
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rafaeladvogado
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Seria legal ver uma corrida com bikes feitas de bamboo... Parabéns pelo teu serviço... E boas vendas |
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omegared1
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Muito legal a iniciativa de criar algo mais ecológico e reciclavel. Tomara que de certo.
Legal mesmo ia ser uma Pinarello, Trek de bamboo. |
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Deru
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Existem formas muito mais ecológicas para fabricação de quadros e componentes de bicicletas atualmente. Como resinas a base de vegetais, o uso de fibras naturais no lugar das sintéticas e por aí vai. O problema é que o marketing hoje em dia é muito forte, eu dou risada quando alguém diz que a bicicleta é boa quando ele/ela levanta e tira ela do chão pra sentir o peso e diz"essa não tem nem 7 kg então é boa" ou "carbono é carbono o resto é biscoito" ... e por aí vai. Depois desse monte de quadro de carbono fabricados, qual será o fim deles? Reciclagem de carbono eu ainda desconheço, espero que exista. O bambu é um material muito bom pra se fazer bicicletas o problema é que ele não tem tamanho uniforme, por isso fica difícil pra se usar numa linha de produção de alta escala. O máximo que já vi em produção mais maquinada usando o bambu seria o modelo da Renovo, que usa bambu laminado, trabalhado em CNC. Mas mesmo usando CNC vai muita mão de obra manual. Coisa totalmente $inviável$ para uma Trek, Pinarello, etc. http://www.renovobikes.com/pandurbancommuter/ |
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Mohammed Ali |
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MR4Y
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Ainda não apareceu algum engenheiro ousado pra fazer as gancheiras e movimento central de bambu, logo chamr o quadro de quadro de bambu é meio pretensão. É como chamar um quadro de carbono + alumínio de quadro de carbono.
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"Metralha os pé de manga!"
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Deru
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Cadastrado em: 01 Abr 2008 Osaka - Japão Offline Mensagens:402 |
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E qual seria razão pra se ter um quadro 100% de bambu ou carbono? Se for ver do ponto de vista ecológico o alumínio usado no quadro(6061 e 7005) dá pra ser facilmente reciclado. Agora me diz qual é o quadro que é 100% feito de um material só. Até bicicleta cromoly não é 100% de cromoly, se usa prata e outros metais nas soldas, usa-se outras ligas para gancheiras como inox e não se diz quadro de cromoly+inox+prata+níquel+cromo+aço carbono. Realmente não entendi o fundamento da sua afirmação. |
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Mohammed Ali |
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MR4Y
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Cadastrado em: 16 Jan 2011 Araras - SP Offline Mensagens:791 |
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Se existe quadro inteiramente de aço e de fibra de carbono, porque no bambu tem essa necessidade de o movimento central e os pontos onde a roda vai presa serem de metal? |
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"Metralha os pé de manga!"
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Deru
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Cadastrado em: 01 Abr 2008 Osaka - Japão Offline Mensagens:402 |
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Pq simplesmente é pq nesses pontos é mais viável usar ligas de metal ou mesmo até tubos de composites. Num quadro de composite existe a vantagem em usar só um material pq a técnica de fabricação(moldado em forma) agiliza e simplifica a fabricação. Isso não quer dizer que um quadro por usar apenas um material seja melhor que outro que é composto por mais de um tipo de material na fabricação. Quando os quadros eram praticamente todos soldados a oxido-acetileno, pra agilizar, simplificar e baixar o custo de produção optou-se em tirar tudo que era braze-on (peças pequenas soldadas direto no quadro como, cable stops, suporte de cambio dianteiro, suporte de bomba de pneu, etc) por peças com sistema de abraçadeiras(exemplo: caloi 10 anos 70/80). Apenas quadros mais caros ainda utilizavam tudo braze-on. Com o carbono é a mesma coisa, cada dia eles fazem o máximo pra tirar as peças de alumínio dos quadros(bb, head tube, seat tube, dropouts etc) e continuam usando aqueles cable stops rebitados no quadro(olha o alumínio no quadro!!! hahahaha) pois são simples e rápidos de serem instalados. No máximo que podem fazer é fazer essas pequenas peças em carbono e depois colarem, com praticamente nenhum ganho significativo, apenas o marketing pra dizer quadro 100% carbono o material da moda. |
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gtavares
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Restrito Cadastrado em: 27 Out 2010 São Paulo-SP Offline Mensagens:1415 |
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Cada vez que leio esse tópico fico mais apaixonado por essas bikes de bambo !! Essa da Renovo matou a pau !! Que bike linda !!!
Alias, a sua também Deru !! Meus parabéns !!
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ninocoutinho
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Cadastrado em: 08 Jul 2010 Itabira - MG Offline Mensagens:1612 |
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Acho a do Deru mais bonita... A Pandurban achei interessante pela personalidade commuter dela, apesar de um ou outro ponto polêmico, como freios a disco (tlvz bom pros ciclistas urbanos q enfrentam chuvas) e o bagageiro q, me desculpe, está torto. Já a Road R4 da Renovo achei bem estilosa, e a 29er também! Mas elas não são de bambu laminado, usam outras madeiras. A touring também é bem interessante, super equipada! Mas queria vê-la no chão e não suspensa com o descanso central, pq me pareceu q o bagageiro traseiro também não está bem integrado, caindo pra trás e não pra frente como na Pandurban. |
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Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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rafaeladvogado
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Cadastrado em: 20 Jan 2011 Montenegro-RS Offline Mensagens:430 |
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Existem uns quadros onde aparentemente o bamboo é embutido em algumas peças metálicas... tipo esse: ou esse: foto de mais umas bikes de bamboo: EU facilmente teria uma bike de bambu se tivesse $$$$$$$$$ no momento para comprar uma... além de ser style pra caramba... aparenta ser bem resistente e confortável... |
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Angelus
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Cadastrado em: 01 Mar 2009 Brasil Offline Mensagens:868 |
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Eu estava interessado em algo assim. Dei uma pesquisada pela net e vi que tem uma empresa em Singapura (http://bamboobee.net/) que vende os kits e você monta o quadro em casa. O preço não é alto considerando o valor dos quadros de hoje. Mas com o frete e os tributos, nem sei se compensa.
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