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Bicicleta para correr o Xterra. |
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prmmartins
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Cadastrado em: 01 Jul 2013 Niterói Offline Mensagens:35 |
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Postado: 21 Abr 2014 as 10:34 |
Amigos, bom dia!
Inicialmente, caso este tópico já exista, confesso que não encontrei. Sempre que lancei XTerra no tópico de ajuda, encontrava sobre a bicicleta Canadian XTerra. Seguinte, sou novato nas bikes Speed, e estou treinando para Triathlon. Tenho uma Calos Sprint 10. Porém, além disso, também estou interessado em participar das competições XTerra, mas fiquei impressionado com a complexidade das bicicletas MTB. São muitas variações, o que me deixaram confuso. Assim, para alguém que quer participar (apenas participar, sem reais intenções de ganhar, óbvio) do XTerra, sendo um iniciante, quais as bicicletas recomendadas? Não só as marcas, mas modelos, também. Obrigado!
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LHector
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Isso tudo é relativo.
Já fiz 2 XTerra e outras provas de Cross-Triathlon. Nas competições já vi triathleta usando bike de carbono XTR de R$20.00,00; como também, Caloi Supra mal regulada com freio tocando no aro. O diferencial é ser um atleta bom em todas as modalidades. Claro, uma bike boa facilita, mas não precisa ser uma top. Sempre tenha sua bike bem regulada. Neste ano na etapa XTerra Rota do Sol Camp usei minha atual bike, uma GT Karakoram Sport 29.
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viajeiro
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Cadastrado em: 27 Mai 2013 Rio de Janeiro Offline Mensagens:120 |
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Já participei de algumas provas de XCM (Xterra, BigBiker, Montanha Cup, etc) e elas são todas muito parecidas na proposta: são tecnicamente fáceis e têm uma ou mais subidas impossíveis...
E por esse ponto de vista, dá pra fazer com qualquer bicicleta... o que vai mudar é o tamanho do seu sofrimento! Informa mais ou menos quanto você está disposto a gastar - isso sim é importante porque vai abrir ou fechar o leque de opções. De qualquer forma vai algumas dicas na escolha (claro que são dicas pessoais, outros vão dizer outras coisas)... 1) Escolha uma bicicleta com freio a disco. Shimano e Avid são as opções clássicas, se encontra as pastilhas de freio para reposição mais facilmente. Existem outras marcas, mas não são tão comuns. 2) A menos que você esteja afiado, o número de marchas não importa muito... 27, 30 e agora 20 são mais ou menos o "padrãozão" 3) Suspensão dianteira Suntour "de entrada" é fria (XCM, XCT, XCR...) nesta faixa de preço mais modesta as Rockshox são melhores, pode ser um diferencial na escolha de uma ou outra bicicleta 4) Provavelmente você vai pegar uma bike com roda de 29" que são melhores para este tipo de prova, embora as bicicletas com aro 26" sejam mais baratas (estão fora de moda) - as minhas bicicletas são todas aro 26"! 5) Comprar uma bicicleta com componentes inferiores para depois trocar por componentes melhores é economicamente pior... vai gastar muito mais dinheiro. Só se justifica se você tiver o prazer insano (como eu) de fazer upgrades e a manutenção da sua bicicleta... por diversão, não para economizar dinheiro. 6) Nestas provas tem de tudo... de bicicleta que custa um caro até aqueles caras cascudos que tem uma caloi velha de 18 marchas e suspensão com 60mm de curso... mas o cara tem que ter sangue nos olhos e muita, mas muita quilometragem em cima da bicicleta. Abraços! |
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prmmartins
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Cadastrado em: 01 Jul 2013 Niterói Offline Mensagens:35 |
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Obrigado! Andaram me falando que precisaria de uma full suspension. Eu tenho uma MTB de 26', mas não acho muito confiável para isso, por ser minha bike de passeio, que uso para ir à academia, padaria, etc. Na verdade, muitos nem a consideram uma bike, já que é uma Sunset XST 2000, dessas de mercado, mesmo.
Quanto aos valores, estava pensando em gastar algo em torno de R$1.500,00, que foi o que gastei na minha Sprint 10. Pensei em uma Caloi mesmo, mas andei vendo que os preços variam muito, de 400,00 a 15.000,00. Isso da própria Caloi! Quanto aos aros, andei pensendo nos 27,5. Até porque meço 1,78, o que seria baixo, para uma bike de 29. Abs. e obrigado!
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viajeiro
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Cadastrado em: 27 Mai 2013 Rio de Janeiro Offline Mensagens:120 |
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Nesta faixa de preço você não encontrará nada minimamente decente, infelizmente. Por volta de 2.500 as opções começam a aparecer. E as 26" serão mais baratas que as 29" e 27,5".
Você não precisa de uma full. Na verdade, neste tipo de prova, quase nenhuma bike é full. E por 1.500... full nem pensar. Veja se consegue aumentar seu orçamento um pouco, nem que seja parcelando... Abraços! |
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Rafhaway
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Cadastrado em: 22 Mar 2014 Campo Grande - Offline Mensagens:288 |
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Nessa faixa de preço consegue uma Caloi Supra 20 ou pagando um pouco mais a 30 que apareceu por 1700. Eu tenho a 20 e tô gostando dela, mas é Altus e se pegar umas trilhas mais bravas deve dar merda. A 30 é Acera, que também não é própria pra trilha pesada.
Agora se for participar da prova de forma recreacional deve quebrar um galho.
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LHector
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Por essa faixa de preço, vc vai ter que comprar uma usada. Infelizmente o mercado das bikes está muito inflacionado. Por R$1.500,00 você encontra bike nova, mas bastante limitada.
Procure no fórum daqui e em sites de compras, como ML, OLX, BN. Há várias opções de bikes boa num preço sensato. Procure por bike com no mínimo 24 marchas. Grupo alívio.
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viajeiro
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Cadastrado em: 27 Mai 2013 Rio de Janeiro Offline Mensagens:120 |
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O maior problema destas bikes mais baratas não é o câmbio ou grupo. É a suspensão dianteira que é pesada e ineficiente. Se o piloto tiver a manhã vale mais a pena ter uma boa bike com garfo rígido e um pneu bem grosso na dianteira... mas o diabo é achar no Brasil uma boa bike com essas características...
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viajeiro
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Ops... não é "manhã"... é manha!
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Altino
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Já disseram tudo, mas dá uma olhada nos tópicos sobre bikefit e sobre compra da primeira bike.
Não importa o tamanho da roda, desde que o tamanho da bike esteja certo. Outra coisa. Atente para suspensão e rodas de qualidade. O restante você aprende com o tempo. Não abuse nas descidas e curta. Agora, tente marcas pouco conhecidas. Jamis, GT, etc que talvez vc encontre algo com preço mais amistoso |
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Fred
Igual a um trator: pesado e lento! http://equipeespacobike.blogspot.com/?m=0 |
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prmmartins
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Cadastrado em: 01 Jul 2013 Niterói Offline Mensagens:35 |
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Rapaziada, boa noite! Inicialmente, muito obrigado pelas respostas.
Baseado nas informações passadas, e correndo atrás de umas pesquisas, essa daqui me pareceu ter um custo-benefício bem legal: http://www.specialized.com/br/pt-br/bikes/mountain/hardrock/hardrock-disc-29/?brid=%20100017439 Fica R$1.000,00 acima do que pensei, mas parecer ser uma boa entrada.... Abs.
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viajeiro
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Cadastrado em: 27 Mai 2013 Rio de Janeiro Offline Mensagens:120 |
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Nessa faixa de preço são muitas as opções!!!! Procura por exemplo no Google Breezer Storm Sport 29....
que vai achar uma bike melhor especificada do que esta Specialized e mais barata! Existem outras bikes também... o negócio é ficar de olho nas promoções! |
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jbtozetti
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Cadastrado em: 21 Mai 2013 Mauá-SP Offline Mensagens:6516 |
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essa Breezer está com um preço ótimo na Centauro e vem com cambio traseiro Deore 9v e freio a disco hidraulico
outra opção 29er com bom custo benefício é a DiamondBack Overdrive, caso esteja procurando por aro 26 tb eu indico a B'Twin RockRider 5.3
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rafaelcfg
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Cadastrado em: 05 Nov 2013 Niterói Offline Mensagens:101 |
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Experiência própria. O importante é sua técnica de pilotagem aliado a um equipamento razoável, nesse caso um bom grupo (bem conservado) e suspensão. Pra começar pouco importa se é 26 ou 29. No início a sua evolução vai ser gritante só de se adaptar a buraqueira e tudo mais.
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prmmartins
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Cadastrado em: 01 Jul 2013 Niterói Offline Mensagens:35 |
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Obrigado a todos! O que realmente me impressionou, é a diversidade de modelos e opões de MTB, diferente das bicicletas de Speed, cuja variedade não é tão grande...
Acho que seguirei a opinião de começar numa 26', para depois ver se rola uma migração...
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viajeiro
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Cadastrado em: 27 Mai 2013 Rio de Janeiro Offline Mensagens:120 |
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Tem de tudo... MTB eh muito mais variado do que speed... tem modalidades como o XCM (Xterra, por exemplo) que de certa forma, eh mais parecido com speed... o pessoal se preocupa com eficiencia, leveza, etc... ja o pessoal mais radical, quer uma bike que aguente o tranco, não importa se eh pesada... a gravidade empurra pra baixo mesmo e quase não se pedala.
Enfim, diversas opções... Boa sorte na empreitada! |
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RaSaVa
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Cadastrado em: 06 Ago 2012 Araraquara Offline Mensagens:46 |
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Tem que ser uma bike, com uma boa relação, tem que ter pneus com cravos, e não ser de ferro.
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prmmartins
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Boa relação, você diz o que?
E com relação ao quadro, acho que de alumínio está bom, né?
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rodvotisch
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O que manda mesmo é: perna...
Pneuzinho razoavel com cravo e um cambio razoavel para trocas rapidas nas subidas... e nao acabar ficar consertando corrente que cai...
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