Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicleta nova... O que eh preciso fazer?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicleta nova... O que eh preciso fazer?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fabiovs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2012
Porto Alegre
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiovs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicleta nova... O que eh preciso fazer?
    Postado: 22 Dez 2014 as 00:25
pessoal...

2 anos depois de ter uma lesao muscular nas costas devido ao uso da minha mtb... Apareceu do nada uma bicicleta dobravel por 500 conto... A marca nao eh top... Eh a track & bike... Mas achei um bom custo beneficio para o meu retorno, principalmente pq minha fisioterapeuta me proibiu bibicleta de posicao mais "agressiva"...

Enfim... Comprei e ela chegou toda "solta"... Depois de ajusta cabos e tudo mais ela ficou pronta pra andar...

Entretanto o tempo aqui em poa nao esta bom nos ultimos dias... Mas fiquei com uma duvida, eh preciso fazer alguma aplicacao de graca na corrente ou no centro das rodas?
Voltar ao Topo
djrodrigolima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2014
Palhoça/SC
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar djrodrigolima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2014 as 13:15
Originalmente postado por fabiovs fabiovs escreveu:

pessoal...

2 anos depois de ter uma lesao muscular nas costas devido ao uso da minha mtb... Apareceu do nada uma bicicleta dobravel por 500 conto... A marca nao eh top... Eh a track & bike... Mas achei um bom custo beneficio para o meu retorno, principalmente pq minha fisioterapeuta me proibiu bibicleta de posicao mais "agressiva"...

Enfim... Comprei e ela chegou toda "solta"... Depois de ajusta cabos e tudo mais ela ficou pronta pra andar...

Entretanto o tempo aqui em poa nao esta bom nos ultimos dias... Mas fiquei com uma duvida, eh preciso fazer alguma aplicacao de graca na corrente ou no centro das rodas?


Originalmente cubos e corrente já vem com lubrficação. Não sei se este é o seu caso, mas o cubo acredito que não tenha que fazer nada não.
Já a corrente, o ideial é sempre manter limpa e lubrificada. Mesmo que o seu tipo de terreno seja 100% asfalto.
Em lojas de bike há lubrificantes próprios de corrente para venda, alguns bem baratos outros um pouco mais caros. O que muda neles são: marca, condições que aguentam, resistentes a água ou não, material fabricado e por ai vai.
Caso queira colocar graxa, tudo bem, a diferença é que vai acumular muito mais sujeira do que o óleo.
Lembrando que as correntes possuem retentores e estes ficam na parte interna da corrente, então, pode ser lubrificado somente a parte interna(e não precisa "atolar" de óleo).
Voltar ao Topo
Amarildojr Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Out 2014
RS
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amarildojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2014 as 13:33
Exatamente como o djrodrigo falou.

Cubos precisam de manutenção, você precisa abrir eles e limpar dentro, mas ainda é muito cedo pra isso.

Graxa é útil só em locais FECHADOS, como cubos, movimento central, caixa de direção, etc, pois não pega pó. Se você passar graxa na correnta ela vai atrair muita sujeira e isso fará a graxa se tornar uma massa de polimento, diminuindo a vida útil de sua corrente.

Também, não passe óleo demais. Uma gota por elo, e depois seque toda a parte externa da corrente com um pano limpo.
Voltar ao Topo
fabiovs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2012
Porto Alegre
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiovs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2014 as 13:54
pois então... achei "estranho" quando vi a corrente tão limpinha por não ter graxa... acredito que esteja com óleo então... é que sou do tempo que as bikes eram com graxa e deu... inclusive a minha última MTB (aspen sport de 92)...

eu ainda não tive oportunidade de dar a primeira volta com ela... será hoje... então vou conseguir ter uma noção melhor do que precisa calibrar nela...

eu vi uma ferramenta azul (digo isso porque todas é com um plastico azul) que vende na china que passa um oleo e tal... é boa?

na época de guri eu limpava as correntes com duas escova de dentes velhas no formato de pinça... mas nunca usei óleo... era mais pra tirar aquela mistura de graca com areia fina...
Voltar ao Topo
Amarildojr Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Out 2014
RS
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amarildojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2014 as 14:18
Tem foto daquela ferramenta azul?
Voltar ao Topo
fabiovs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2012
Porto Alegre
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiovs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2014 as 14:22
Originalmente postado por Amarildojr Amarildojr escreveu:

Tem foto daquela ferramenta azul?

http://www.aliexpress.com/item/Bicycle-Chain-Cleaner-Cycling-Bike-Machine-Brushes-Scrubber-Wash-Tool-Kit-mountaineer-bicycle-chain-cleaner-Tool/1297063943.html
Voltar ao Topo
Amarildojr Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Out 2014
RS
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amarildojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2014 as 18:04
Ah sim, conheço essa ferramenta mas pensei que você tinha dito que ela passava óleo :P Perdão.

Nunca usei, e não sei se usaria. Acho que a principal vantagem dela e não fazer sujeira, mas pra isso eu não ligo. O que eu faço é pegar uma escova de dentes nova e dura, passo desengraxante nela e na corrente, e limpo bem tanto por fora quanto mais por dentro. Depois passo um jato de água na corrente, cuidando para que esse jato não chege aos rolamentos fechados (movimento central, cubos). Ela fica como nova!

Depois seco, mas ainda assim deixo pelo menos uma noite secando naturalmente pois não tenho pistola de ar. No dia seguinte passo uma gota de óleo em cada elo, passo por toda a extensão livre que haver, e seco bem, então fica só aquele fiozinho de óleo onde importa: no elo. Afinal, de nada adianta lavar bem a corrente pra depois encher de óleo, vai chamar poeira também.
Voltar ao Topo
fabiovs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2012
Porto Alegre
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiovs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2014 as 18:15
Originalmente postado por Amarildojr Amarildojr escreveu:

Ah sim, conheço essa ferramenta mas pensei que você tinha dito que ela passava óleo :P Perdão.

Nunca usei, e não sei se usaria. Acho que a principal vantagem dela e não fazer sujeira, mas pra isso eu não ligo. O que eu faço é pegar uma escova de dentes nova e dura, passo desengraxante nela e na corrente, e limpo bem tanto por fora quanto mais por dentro. Depois passo um jato de água na corrente, cuidando para que esse jato não chege aos rolamentos fechados (movimento central, cubos). Ela fica como nova!

Depois seco, mas ainda assim deixo pelo menos uma noite secando naturalmente pois não tenho pistola de ar. No dia seguinte passo uma gota de óleo em cada elo, passo por toda a extensão livre que haver, e seco bem, então fica só aquele fiozinho de óleo onde importa: no elo. Afinal, de nada adianta lavar bem a corrente pra depois encher de óleo, vai chamar poeira também.

então... na ilustração mostra que dá pra usar passando oleo também... tem até uma abertura...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X