Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Barbeiragem ou problema estrutural? - Aroz VZAN
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Barbeiragem ou problema estrutural? - Aroz VZAN

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Barbeiragem ou problema estrutural? - Aroz VZAN
    Postado: 05 Mai 2012 as 15:39
Estava preparando a bike pra pedalada do mês. No que fui calibrar os pneus me deparei com 7 desses na roda traseira.

A decepção foi descomunal, não tanto pelo prejuízo material mas porque eu tava pronto pro combate e tive que abortar missão.

Eu nunca vi algo do tipo. Então não sei se foi barbeiragem do mecânico que alinhou minhas rodas e meteu muita tensão no raio a ponto de rasgar o aro ou se é um problema estrutural. Segunda vai sair sangue na bikeshop.

Rodinha Vzan Team Flyer com 2.000km.

Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 15:43
Nesses aros Vzan Team Flyer eu já tive os ilhoses arrancados, mas rachaduras assim nunca vi.

Não sei se excesso de tensão nos raios seria a causa do problema, pois a tendência seria a quebra dos raios e não uma ruptura do aro.

Acho que convém um contato com a Vzan e ver o que eles falam.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Leandrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2009
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 15:43
Caraca, e pelo desgaste da área de contato da sapata essa roda é zero.
Na minha opinião, antes do aro ''abrir o bico'' o niple teria estourado primeiro caso o mecânico tivesse errado o aperto.

CAAD 9
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 16:03
A roda é novinha. Ta com 1952km. Semana passada levei pra alinhar e voltou com muita tensão. Nos primeiros 10km estourou um raio. Ai levei de volta e falei com o dono da loja (q é meu conhecido ha uns 20 anos, desde qd ele abriu a bicicletaria) e alertei q tava com mt tensão nos aros pois tavam estralando muito. Ai ele arrumou e "nem cobrou" a troca do raio. Ai a bike ficou encostada desde então até quinta passada. Andei quinta, sexta e hoje qd fui pegar tava assim. Tb to achando q é falha estrutural do aro.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 16:05
A minha roda VZAN Team aconteceu a mesma coisa, mas ela já tinha passado de 10 mil km.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 16:26
Ta com cara de raios muito tensionados mesmo. Normalmente estouram os niples primeiro ou o ilhós, mas pode acontecer de forçar de mais a parede do aro e trincar. É a primeira vez que vejo acontecer dessa maneira. Entra em contato com a VZAN e explique o acontecido, no máximo você vai ter que bater no mecânico pra ter outro aro!!
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 17:25
Já tive os dois tipos de problema com esse aro na roda traseira. Sempre os utilizei desde 2005 e o aro dianteiro, o mesmo desde 2005 já está com mais de 35000km sem nenhum problema.

Tenho quase certeza de que isso é tensão demasiada nos raios. Os niples normalmente estouram com um certo tempo de rodagem, aliado é claro a alta tensão.

Na primeira vez que tive esse problema, analisei a situação e percebi que todas as vezes que precisava alinhar a roda o mecânico sempre dava mais tensão nos raios, naquele ponto onde a roda tinha entortado, além do restante para balancear. Com o tempo os niples começavam a querer estourar, mas o aro sempre rachava primeiro.

Depois disso, sempre que levava as rodas para uma geral por raio quebrado, pedia para ele aliviar a tensão antes de fazer o reparo. Nunca mais tive esse problema de rachar o aro, mas os niples, depois de muito tempo começavam a abrir o bico. De 2005 pra cá, já tive 3 aros atrás enquanto que na frente é o mesmo.

Para comparação sou relativamente pesado, 80-84kg.


Editado por FAB1000 - 05 Mai 2012 as 18:11
Voltar ao Topo
marciotelles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2010
Niterói
Offline
Mensagens:813
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marciotelles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 17:39
Já vi uma dessas que vieram na Strada 2010 acontecer exatemente A MESMA COISA COM 1500KM
Humildade para reconhecer erros é uma grande virtude...
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 17:59
O lado menos ruim é que esse aro é bem baratinho, 35 reais.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
istvan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar istvan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 18:01
A minha strada 2011 está começando a rachar; agora a dúvida é se é problema estrutural da roda ou se foi de um capote que eu levei.
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:723
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 18:03
Esse aro é de 32 furos, não precisa de tanta tensão. Se a roda voltou estourando raio, parece ter sido exagero do mecanico mesmo.

Problema que tem mecanico que aperta raio de roda de 32/36 igual a roda de 16 aros.

Esse aro team flyer já foi comentado aqui também em outros posts, ele tem uma certa fragilidade. Tem outros aros da VZAN que são mais resistentes como o Spirit e o Spin (acho que os nomes são esses).



Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 18:51
Spin dá um soquinho na emenda quando passa a sapata de freio, mas acho muito bom para treino - semiaero, firme, rígido e peso bem honesto - de 1 a 5 tira 4 no quesito peso - tem muito aro importado mais pesado.

Mas esse daí não prestou por conta da qualidade do alumínio, claramente frágil, somado ao trabalho porco de tensão excessiva da raiação.
Não é normal abrir assim, não - claramente essa liga não passa no CQ para uso em aros de bike de corrida...
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 19:26
tensão demais... já vi muito aro bom estrgado assim.

já tive uma mavic 217 de MTB que sofreu isso. hoje uso um rigida aero traseiro com a quina onde os niples se apoiam BEM resistente, e um bomtrager BXC-3 também de dupla espessura no apoio dos niples. nunca tive problemas...

o bom é que já sei que devo evitar esses team flyer e mirar nos outros 700C, aero...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 19:43
Originalmente postado por marciotelles marciotelles escreveu:

Já vi uma dessas que vieram na Strada 2010 acontecer exatemente A MESMA COISA COM 1500KM

É de uma Strada 2011.
Bom, menos mal que não custe muito o aro, mas vai ser bom o Zen trocar de roda mesmo, pq pelos coments sobre a liga utilizada e outros relatos análogos, parece que esse aro não aguenta, rs.

Pra ajudar na barbeiragem, no mesmo local, eu troquei o quadro da minha bike. Fui buscar hoje e fui dar um rolê à tarde. Resultado: meu pedal saiu do pedivela no meio da pedalada (estrada, 13km). Tive de subir empurrando a bike nas subidas e fui pedalando igual ao Saci nas descidas. Segunda-feira vai ser um longo dia na bike shop. Quem colocou o pedal, colocou torto, e tá lisinho a conexão com o pedivela:


amplexos

T.


Editado por T-Rodman - 05 Mai 2012 as 20:00
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 19:52
O cara colocou o pedal torto e acabou com a rosca no pedivela. Ficou liso. La foi pro lixo um tiagra novinho.
Voltar ao Topo
Gunga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gunga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 20:14
Isso de rosquear o pedal foi uma proeza e tanto do mecânico hein. Não entendo como não notaria que a rosca está errada se ao apertar teria muita resistência para rosquear.
Comigo já aconteceu de sair o pedal no meio do caminho, mas foi pq não dei um aperto final e ele foi desrosqueando aos poucos.
Voltar ao Topo
duraace Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Set 2008
Votuporanga
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar duraace Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 20:27
Já tive o mesmo problema com os aros Team Flyer. 

Não com eles novos, mas já bem rodados.

Fora esse, tive aro cujos ilhós saíram.

Também tive outro aro com rachaduras entre os raios.

Tudo devido ao mau tensionamento dos raios.

Ainda continuo usando os Team Flyer: leves, baratos e bonitos.
Voltar ao Topo
Tamanduá Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 04 Mai 2012
Offline
Mensagens:262
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tamanduá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 20:43
Originalmente postado por T-Rodman T-Rodman escreveu:

Originalmente postado por marciotelles marciotelles escreveu:

Já vi uma dessas que vieram na Strada 2010 acontecer exatemente A MESMA COISA COM 1500KM

É de uma Strada 2011.
Bom, menos mal que não custe muito o aro, mas vai ser bom o Zen trocar de roda mesmo, pq pelos coments sobre a liga utilizada e outros relatos análogos, parece que esse aro não aguenta, rs.

Pra ajudar na barbeiragem, no mesmo local, eu troquei o quadro da minha bike. Fui buscar hoje e fui dar um rolê à tarde. Resultado: meu pedal saiu do pedivela no meio da pedalada (estrada, 13km). Tive de subir empurrando a bike nas subidas e fui pedalando igual ao Saci nas descidas. Segunda-feira vai ser um longo dia na bike shop. Quem colocou o pedal, colocou torto, e tá lisinho a conexão com o pedivela:


amplexos

T.


É triste ver um componente novo estragado desta forma, por "mecânicos" que acham que sabem alguma coisa e causam prejuízo aos bikers, muitas vezes por falta de atenção.

Tem oficina/bike shop onde o pessoal trabalha direito e é qualificado, entretanto tem lugares onde o pessoal fica brincando, conversa demais e se distrai com facilidade.

O pedivela me parece irremediavelmente danificado pois se fizer uma nova rosca ali pode ser que ele não fique justo o suficiente para trabalhar sob a pressão normal sobre o pedal produzida pelo ciclista. A rosca do pedivela foi espanada porque o pedal entrou enjambrado.

Um pedal quebrado pode ocasionar um sério acidente se o biker estiver pedalando em pé e pode até matar o sujeito caso o pedal se quebre justamente na hora em que o biker estiver imprimindo velocidade para passar de um lado ao outro de uma rodovia.

Imagina quebrar um pedal no meio da pista com aquela carreta vindo a toda a 100 mts de distância!




Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 20:58
Eu imagino que daria pra abrir o buraco (ui!) e estriá-lo, fazer uma bucha estriada de bronze e  fazer a rosca (ui!). Acredito que a bucha bem prensada com loctite e com o torque do pedal, tudo vá ficar no lugar, mas vai precisar dum torneiro muito talentoso pra fazer um serviço desses.
 
Seria uma bucha mais ou menos parecida com essa birosca aqui:
 
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 20:59
Pior q o dono da loja é bom. Ele entende do assunto. Sabe como funciona. Eu o conheço desde q ele abriu a loja ha 20 anos. QD ele ficava la trabalhando nas bikes. Dada a qualidade do serviço ele cresceu e se transformou numa baita loja. O problema é q ele contratou uns moleques e botou la pra trabalhar pra dar conta da demanda. Eis o resultado na minha roda e no pedivela do t-rodman.
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 21:00
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

Eu imagino que daria pra abrir o buraco (ui!) e estriá-lo, fazer uma bucha estriada de bronze e  fazer a rosca (ui!). Acredito que a bucha bem prensada com loctite e com o torque do pedal, tudo vá ficar no lugar, mas vai precisar dum torneiro muito talentoso pra fazer um serviço desses.
 

Seria uma bucha mais ou menos parecida com essa birosca aqui:

 



Salvar a peça dá. O problema é que pra reconstruir essa peça, o custo será superior a uma peça nova. Um torneiro com esse pedigree não deve ser barato.
Voltar ao Topo
Telles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Arraial do Cabo
Offline
Mensagens:1672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Telles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 21:05
Colocar bucha de latão resolve o problema, e não é tão caro assim. Eu já tive que colocar em um pedivela meu. Se der sorte ( muita sorte) pode ser que consiga apenas a "perna" identica a danificada para comprar..
Parachoque de bike é o dente
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 21:45
putz, bateu na trave a dica do brunoleite:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236891820-pedivela-shimano-deore-xt-lado-esquerdo-175mmfrete-grtis-_JM
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 23:44
Eu acho q tenho uma teoria pra explicar o q houve:

Olhei a roda com calma e percebi q o alumínio rasgou só nos pontos q travava o raio do lado do cassete.

Bom, eu tava pedalando havia uma hora e tal e mantendo tração constante na roda. Os raios do lado do cassete sofrem bem mais q os do lado oposto. A força gerada pela pedalada varia, pois tem vezes q aliviamos e tracionamos. Isso gera calor no aço, pois qd tracionamos a tensão faz o raio esticar. Qd aliviamos o raio contrai. Esse movimento constante faz o aço esquentar e dilatar, mesmo q alguns poucos milímetros. Some a isso o excesso de tensão posta pelo mecânico e vc tem o cenário pra catástrofe! hahaha

Pois bem. Eu comecei a pedalar e a temperatura tava na casa dos 25 graus (termômetro do carro). Qd anoiteceu, a temperatura caiu rapidamente pra cerca de 17 graus e foi quando eu terminei o treino. Como eu pedalo numa avenida do outro lado da cidade, durante a semana eu costumo ir de carro até lá pra economizar tempo e evitar atravessar a cidade na hora do rush. Acabando o pedal eu desci da bike e joguei no suporte atras do carro. Amarrei e desci a avenida próximo aos 80km/h e a temperatura caiu ainda mais, pra uns 15 graus na beira do rio.

A variação térmica foi grande e muito rápida. Se vc pedalar um tempo e por a mão nas rodas vai perceber q elas tão um pouco mais quentes q o ambiente. Absolutamente normal por conta do atrito.

Bom, qd a temperatura baixou, houve a contração dos raios, q são de aço. Essa contração não foi rápida o suficiente pra eles estourarem (aço arrebente se vc jogar uma tensão mt alta e repentina - passar num buraco, por exemplo). Porém, as extremidades do raio estavam presas no cubo e no aro. Com a contração do aço, o aro de alumínio, que é mais frágil, rasgou.



Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 00:50
Zen, para o raio de aço alongar termicamente e causar um problema desses, tem que aquecer muito. QUando falo muito, é muito mesmo, bem mais que 40ºC. Aí penso que pode ter sido barbeiragem de mêcanico + qualidade ruim do aro. Para o raio rasgar asim o aro, ao longo da sua altura, teria que fazer muita força o raio, por isso que penso que foi a soma dos dois problemas.

Em todo caso o bikeshop deve analisar e se o aro comprado lá também, ser trocado por eles. Boa sorte aí na resolução do problema.
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:723
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 09:57
Originalmente postado por Zenbr Zenbr escreveu:


Olhei a roda com calma e percebi q o alumínio rasgou só nos pontos q travava o raio do lado do cassete.

Zenbr, na roda traseira, os raios do lado do cassete precisam ter tensão maior do que o do lado oposto, é o "guarda-chuva". Por isso que quando ocorre problema com tensão exagerada, arrebenta 
nos raios do lado do cassete.

Texto retirado da Easton:

"Why are the nipples on some rear wheels different colors?
The rear wheel features brass nipples on the drive side and alloy nipples on the non-drive side. Alloy nipples are lighter than brass, so we use alloy everywhere we prudently believe them to work best. We use brass nipples on the drive side of the rear wheel because skill levels of mechanics vary. When high tension is involved, it’s generally easier to true a wheel that is built with brass nipples. The spokes with the highest tension are on the drive side of the rear wheel (due to dish offset for cog clearance), so it makes sense to sacrifice a little weight for long term serviceability."





Editado por vlsantos - 06 Mai 2012 as 10:13
Voltar ao Topo
PAF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
Recife
Offline
Mensagens:885
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PAF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 11:30
Zenbr,

Seu aro quebrou porque o material fadigou ou porque o processo de fabricação é de má qualidade. Ponto.
O jeito é arrumar outro aro Vzan. Eu tenho um spare aqui, que veio na garantia da minha antiga Strada, mas não sei se vai compensar para vc por causa do frete.

Qualquer coisa me manda uma MP.

Pedro.
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 13:30
Yeap! Minha ideia de variação térmica realmente não procede. Troquei uma ideia rapida com um amigo q é alguma coisa de materiais (engenheiro ou físico) e ele falou exatamente isso. Q teria q ser uma variação mt grande. Em resumo: impossível.

Vejo o lado bom disso: Aprendemos um pouco mais sobre tensões nos raios da roda.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 13:59
O fato desses danos terem sido dos raios do lado do cassete só reforça a hipótese de que o mecânico colocou mais tensão do que a roda aguenta, não existe essa coisa de diferença de temperatura. Como a roda traseira não é simétrica como a roda dianteira, é necessário que os raios do lado do cassete sejam mais tensionados que os raios do lado esquerdo da roda. 

A grande maioria das bicicletarias não usa medidor de tensão dos raios para saber se os raios estão em uma faixa de tensão adequada ou se a tensão está uniforme em todos eles. Aí dá margem para esse tipo de erro. Até rodas tops, de 24 raios sofrem esse tipo de falha se o cara aperta demais os raios.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Zark Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2010
Noroeste
Offline
Mensagens:369
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 21:43

Phoda... 
não consigo entender uma oficina sem um tensionador de raio, que custa em média só umas 150 pilas...
podem phuder um jogo de rodas que custa 10x mais... 
isso é inaceitável... 
assim como o problema do braço do pedivela... 
ambos levem de volta e peçam ressarcimento ou peças em bom estado assim como quando foi deixado pra ser feito manutenção na bike... 
o dono da loja que tire/desconte os custos do mecânico, para que aprenda a não fazer essas cagadas de novo...Angry

depois de ler essas experiencias cada vez mais me aprofundo em manutenção da bike, sou do DIY!!! 
Evolução ...Caloi 10 (1976) ...GT Series 4 (2010) ...Trek Madone 5.2 Pro (2011)... Scott CR1 Pro (2014)!!!
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:723
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 23:15
Originalmente postado por Zark Zark escreveu:


Phoda... 
não consigo entender uma oficina sem um tensionador de raio, que custa em média só umas 150 pilas...
podem phuder um jogo de rodas que custa 10x mais... 
isso é inaceitável... 

É simples de entender. Alinhar uma roda com tensionador demora mais. Ninguém aceita pagar mais de R$ 30,00 para alinhar uma roda, o dono da oficina tem conta para pagar, tempo é dinheiro.


Voltar ao Topo
clanovel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Ago 2008
Brasília
Offline
Mensagens:910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clanovel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 07:33
Originalmente postado por vlsantos vlsantos escreveu:

Originalmente postado por Zark Zark escreveu:

Phoda... 
não consigo entender uma oficina sem um tensionador de raio, que custa em média só umas 150 pilas...
podem phuder um jogo de rodas que custa 10x mais... 
isso é inaceitável... 
É simples de entender. Alinhar uma roda com tensionador demora mais. Ninguém aceita pagar mais de R$ 30,00 para alinhar uma roda, o dono da oficina tem conta para pagar, tempo é dinheiro.

E o cliente tem dinheiro sobrando pra ficar no prejuízo ????? Quando isso não custar uma vida...
Pra mim isso se chama irresponsabilidade!
Voltar ao Topo
Tamanduá Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 04 Mai 2012
Offline
Mensagens:262
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tamanduá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 08:14
Tem de começar a colocar os nomes das oficinas de bicicletarias e de bike shops que estragam componentes de bikes e fica por isto mesmo. Angry

Errar é humano, pode acontecer, o que não pode acontecer é um sujeito que se diz profissional cobrar para consertar ou montar um aro e escangalhar com tudo, sem reparar o erro.

Prestação de serviços também está coberta pelo CDC, 90 dias de garantia é o mínimo legal.

O mecânico sério reconhece o erro e resolve o problema, o picareta coloca a culpa no cliente.

Este filme a gente já viu antes: o sujeito começa a trabalhar de forma profissional, usa torquímetro, tensionadores, etc. Depois de certo tempo, com uma agenda de espera de 10 dias na oficina, o sujeito fica com dinheiro, contrata uns pivetes para ajudar na oficina, deixa o trabalho por conta deles e vende o torquímetro para colocar um CD player mais moderno no carro dele.

Aí aquela oficina que era referência na cidade se transfoma numa zona, com "mecânicos" improvisados e grande número de retorno por causa de serviço mal feito.








Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 09:48
Cidade pequena é foda, levem pra algum mecânico em Bauru resolver o problema LOL

Desculpa a brincadeira com os vizinhos, mas seguinte, eu não tentaria salvar esse braço do pedivela, não. Acho que o risco e o custo não compensam...

Boa sorte pros amigos. E, olha, é difícil achar gente de confiança até na capital, o que dirá em cidades menores... Infelizmente nosso mercado ainda é muito incipiente pra atrair concorrência necessária para a manutenção do binômio bons serviços-bons preços.

Abs
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 10:06
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Cidade pequena é foda, levem pra algum mecânico em Bauru resolver o problema LOL

Desculpa a brincadeira com os vizinhos, mas seguinte, eu não tentaria salvar esse braço do pedivela, não. Acho que o risco e o custo não compensam...

Boa sorte pros amigos. E, olha, é difícil achar gente de confiança até na capital, o que dirá em cidades menores... Infelizmente nosso mercado ainda é muito incipiente pra atrair concorrência necessária para a manutenção do binômio bons serviços-bons preços.

Abs



HAHAH Pois é!

Mas o q mais me deixa chateado é que o dono da bicicletaria manja do negócio e sabe fazer bem feito. Duvido que tenha sido obra dele isso, mas de algum funcionário sem experiência. Pior q eu cheguei a levar a roda de volta dizendo q tava com muita tensão e por isso tinha estourado um raio. Ai ele trocou o raio e realinhou a roda "sem custo". Até ai beleza. 5 dias depois vi a roda toda rasgada.

Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 11:34
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Cidade pequena é foda, levem pra algum mecânico em Bauru resolver o problema LOL


As lojas de Bauru nem trabalham com road bike, rs. Verdade. Tem loja que só vendem por encomenda as bike de speedy e sequer tem bikes de speedy em exposição - só MTB's e 29'ers (eu tenho uma Merida Matts 60 comprada lá, ok, rs).
As de São Carlos, eu visitei uma e gostei da loja - mas pelo preço, estou quase encomendando uma Specialized lá na loja da Cussy Jr - mas a bike que eu quero só voltará no estoque do distribuidor em junho.

Bom, meu 'problema' foi resolvido da seguinte forma: comprei um pedivela Ultegra que tinha na loja e pedi pra enviar o pedivela pra garantia e/ou se eles vendem um 'spare part' do pedivela. Assim eu guardo ela pra futura troca, talvez com o pedivela Sora que está em minha bike spare.

Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 11:36
Vou resolver meu problema da roda e nunca mais levo nada nessa bicicletaria!
Voltar ao Topo
Nenzo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2012
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nenzo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 11:50
Zenbr tem essa nao cara, como se pode levar a bike num mecanico e sair com ela pior que chegou?
 
faz cara de mau e volta na bicicletaria exigindo pecas novas, afinal que merd* eh essa

quando o problema eh do mecanico, fico puto nao tenho tempo pra ir ficando toda hora em bicicletaria nao, volto na loja e quero ve o cara num botar um novo ou o problema volta
 
como que o cara bota o pedal explanando o pedivela isso num existe uahauhauhauhauh NO MINIMO ELES TEM QUE TER DAR UM NOVO
o negocio eh pedala
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 11:59
Originalmente postado por T-Rodman T-Rodman escreveu:

Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Cidade pequena é foda, levem pra algum mecânico em Bauru resolver o problema LOL


As lojas de Bauru nem trabalham com road bike, rs. Verdade. 


Eu acredito, morei por 18 anos lá e só via mtb (e Caloi 10).
Voltar ao Topo
Ricardoszy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardoszy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 12:01
O mais bizarro é o pedivela!

Como pode o "mechânico", no momento de colocar o pedal, não perceber que ele ta fazendo uma força desproporcional pra rosquear algo que a gente instala com a mão. Tem que ser muito estúpido pra fazer uma cagada dessas.... 

Manutenção de bikes não é nada de outro mundo, mas exige mão de obra especializada sim, no mínimo um certo jeito pra coisa. O dono da bicicletaria quis economizar uns trocados contratando gente sem noção... taí o resultado, vai perder clientes. Thumbs Down
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X