Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aro 29".(29er) Vantagens e Desvantagens

 Responder Página  <1 3940414243 45>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 20:41
Acho que o vendedor tá querendo te empurrar algo pra ganhar comissão. Faça os ajutes se for o caso na mesa e selim para ficar mais adequada às suas medidas e pra isso sugiro ver a página de bikefit no tópico em minha assinatura.

O que vc pretende fazer que a sua bike com o grupo alívio (ótimo grupo por sinal), não daria conta?
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 20:52
Fecepa, "Vc vai poder"!
 
*Agora, talvez, o q o vendedor quis te dizer, é q talvez não compense Vc comprar um quadro 27,5 ou 29 para transferir suas peças, porque o q tem acontecido é q o preço para Vc montar a bike completa, "acaba no fim saindo, na maioria das vezes, mas caro q Vc comprar uma prontinha"
 
*Isso ocorreu comigo, estava comprando aos poucos peças para montar um 29, comprei grupo, suspa, pneus, selim, câmaras...enfim, estava faltando quadro, canote e mesa...
 
Acabou q encontrei uma bike pronta na oferta, melhor  do q até a q eu ia montar..."passei o cartão" e comprei, já q fazendo as contas, montando, ia ficar quase igual o valor.
 
*E essa coisa de vendedor recomendar 27,5 (é a mas nova modinha). Não tem isso, as Aro 29, hoje, tem para todos os tamanhos de ciclistas. Eu já 29 tamanho 13...ou seja, se tiver 1,50, tem marcas de 29 disponíveis no mercado. No começo era complicado, agora não...
 
*fica esperto, na maioria, as 27,5 por ser a moda atual, em regra, é mas cara q as 29, e muitas vezes com grupos e suspa inferiores.DeadOuch
 
*Fecepa, agora q vi q está em Dublin...as impressões q passei, se referem aqui, o " custo Brazil"Thumbs Up


Editado por corinthians - 20 Ago 2014 as 21:32
corinthians
Voltar ao Topo
fecepa Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Out 2007
Goiânia
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fecepa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 20:59
Olá Ravell,

Vale pela ajuda. Estou na página do bikefit para ler mais sobre isso.

O equipamento daria conta dessa fase inicial facilmente. Como estou apenas começando, pensei em aproveitar tudo da GTS, comprando apenas uma suspensão decente, evoluindo gradativamente no esporte.

A dúvida veio pq os amigos que rodam há bastante tempo disseram que eu gastarei +-1.200 numa suspensão razoável que ficará encalhada em pouco tempo, caso eu opte por uma bike maior (27,5 ou 29). Seria o tipo de compra burra. 

O tópico não trata disso, mas vcs poderiam recomendar uma suspensão decente (não precisa ser a top, mas que seja decente para aguentar dar conta de trilhas leves-moderadas por um bom tempo?). Joguei no buscador do fórum e vi de tudo....Limite de gastos: R$ 1.000,00 ou um pouco mais.

Abços






Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 22:18
Originalmente postado por fecepa fecepa escreveu:

Pessoal, tenho uma GTS M5 com Grupo Alívio que não rodou nem 50 km. 

Ontem eu fui comprar uma suspensão para finalmente começar a rodar por ai e um colega disse que não valeria a pena investir numa bicicleta tamanho "antiga", com um quadro tamanho 20"(de acordo com o site nograu.com.br o meu tamanho ideal de quadro é 18").

Estive hj numa loja e o vendedor recomendou uma 27,5 no lugar da 29, e que eu esquecesse a GTS 26 que tenho. 

Pergunto: dá para aproveitar alguma coisa da GTS? Tipo trocar o quadro, pneus e aro para uma 27,5, aproveitando todo o grupo Alívio, etc?

O pior é que se eu quiser comprar uma suspensão para o quadro GTS, já começaria a brincadeira comprando uma suspensão 26, e o mercado parece se voltar para a 27,5 e 29. O que vcs acham?

Abços



Eu penso que vai depender do seu quadro. Se as rodas da 27,5 couberem no seu quadro e na sua suspa de 26, sem raspar, morreu. De resto, as peças são as mesmas. Já usei rodas 700 (que são equivalentes às 29 na circunferência do aro) e meu quadro de 26 aceitou. Testa aí para ver. Mas a mudança de 26 pra 27,5 é seis por meia dúzia. Se o caras estão falando que da 26 para 29 a diferença não é tão significativa assim, quanto mais...

E não tem essa de "tamanho antigo". Tem nego que roda com aro 28, que são "tamanhos mais antigos" como o seu colega falou. É a mesma discussão de material de quadro. O pessoal está começando a voltar para o aço novamente.


Editado por Angelus - 20 Ago 2014 as 22:23
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2014 as 13:34
facepa, sem desmerecer sua bike, mas quadro GTS é um quadro bem "simplinho", não sei vale a pena você investir 1.200 numa suspa boa com esse quadro. De qualquer forma vamos lá:

A - Saiba que para 29 e (principalmente) 27,5 o valor das peças é mais alto que o equivalente para 26.

B - De 26 para 27,5 a diferença é pequena, há muito mais marketing por trás dessa moda do que vantagens, veja: não estou dizendo que não há vantagens na troca, apenas acho que o custo x benefício geralmente não compensa. Porém sendo pequena a diferença, você poderá aproveitar toda a relação atual em uma 27,5, ficará um pouquinho mais pesada, mas nada do outro mundo, mas se for partir para 29 terá que mudar as coroas.

Observando estes pontos acho que você tem 3 opções:

1 - Ficar na 26 e investir numa suspa boa, lembre-se que é possível encontrar boas opções de suspensão 26 usadas (principalmente agora que a moda é 27,5).

2 - Migrar para 27,5" aos poucos, vai alterar um pouco a geometria, mas se for usar por pouco tempo, dá para usar uma suspa 27,5 no quadro 26, mantendo as rodas 26 por enquanto, quando tiver o resto da grana, compra quadro e rodas 27,5. Mas uma suspensão 27,5 boa vai ficar acima dos 1.200 de uma suspa 26, e dificilmente encontrará 27,5 usada com bom preço.

3 - Economizar a grana toda (ou parcelar no cartão em trocentas vezes) todas as peças para migrar para 29 (suspensão, rodas, quadro e coroas).


"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
fecepa Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Out 2007
Goiânia
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fecepa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2014 as 10:48
Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

facepa, sem desmerecer sua bike, mas quadro GTS é um quadro bem "simplinho", não sei vale a pena você investir 1.200 numa suspa boa com esse quadro. De qualquer forma vamos lá:

A - Saiba que para 29 e (principalmente) 27,5 o valor das peças é mais alto que o equivalente para 26.

B - De 26 para 27,5 a diferença é pequena, há muito mais marketing por trás dessa moda do que vantagens, veja: não estou dizendo que não há vantagens na troca, apenas acho que o custo x benefício geralmente não compensa. Porém sendo pequena a diferença, você poderá aproveitar toda a relação atual em uma 27,5, ficará um pouquinho mais pesada, mas nada do outro mundo, mas se for partir para 29 terá que mudar as coroas.

Observando estes pontos acho que você tem 3 opções:

1 - Ficar na 26 e investir numa suspa boa, lembre-se que é possível encontrar boas opções de suspensão 26 usadas (principalmente agora que a moda é 27,5).

2 - Migrar para 27,5" aos poucos, vai alterar um pouco a geometria, mas se for usar por pouco tempo, dá para usar uma suspa 27,5 no quadro 26, mantendo as rodas 26 por enquanto, quando tiver o resto da grana, compra quadro e rodas 27,5. Mas uma suspensão 27,5 boa vai ficar acima dos 1.200 de uma suspa 26, e dificilmente encontrará 27,5 usada com bom preço.

3 - Economizar a grana toda (ou parcelar no cartão em trocentas vezes) todas as peças para migrar para 29 (suspensão, rodas, quadro e coroas).



Valeu Tiger!
Show de bola...vc traçou as opções que eu vinha "matutando"..rss
Eu não sabia que dava para improvisar uma susp 27,5 no quadro 26. Pode ser uma boa solução.

Abços

Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2014 as 18:05
Isso...suspa 27,5...
corinthians
Voltar ao Topo
serginhoarnoud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2014
Porto Alegre
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar serginhoarnoud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2014 as 19:00
Acabei de me inscrever no fórum e to atrás de uma bike pra andar na rua (as vezes por algumas ruas sem pavimento, pular umas calçadas, mas nada de MTB, por enquanto) e fiquei na dúvida se vale a pena uma 29er ou se seria melhor eu olhar mais pras bikes de 26 mesmo.
Valeu !!
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2014 as 09:18
qual a duvida especifica...pois a maioria, creio ter sido comentada aqui!
corinthians
Voltar ao Topo
serginhoarnoud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2014
Porto Alegre
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar serginhoarnoud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2014 as 14:00
Originalmente postado por corinthians corinthians escreveu:

qual a duvida especifica...pois a maioria, creio ter sido comentada aqui!
Se o aro 29er é mais voltado pro MTB ou se ele traz benefícios também pro uso na rua de um iniciante. Desculpe a falta de clareza =)
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2014 as 15:13
*tanto 29, 26 e 27,5 é tudo MTB  (o que muda é somente o tamanho da roda, e alguma pequena coisa no desempenho de cada uma), do mais, "é gosto do freguês" . 
 
Para a finalidade que descreveu, o "ideal" seria uma hibrida com rodas 700x28, 700x32... (principalmente, porque, só vai rodar em asfalto, por exemplo: vai carregar uns três kilos de Su$pa ruim (pois, uma boa custa $$$, vai carregar a toa para que?).!Wink


Editado por corinthians - 16 Set 2014 as 17:37
corinthians
Voltar ao Topo
serginhoarnoud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2014
Porto Alegre
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar serginhoarnoud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2014 as 16:00
Eu tava pensando em pegar uma Caloi Elite 10 por indicação, dai me inscrevi aqui no fórum pra ver se era uma Bike que ia me atender bem ou se era mais fama mesmo.

Não entendi o exemplo de "carregar 3kg de Supa ruim". O que é Supa ? Hehe
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2014 as 16:44
Originalmente postado por serginhoarnoud serginhoarnoud escreveu:

Eu tava pensando em pegar uma Caloi Elite 10 por indicação, dai me inscrevi aqui no fórum pra ver se era uma Bike que ia me atender bem ou se era mais fama mesmo.

Não entendi o exemplo de "carregar 3kg de Supa ruim". O que é Supa ? Hehe


serginhoarnoud, vc está no tópico errado. Antes leia aqui.

"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
nonsense Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Set 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nonsense Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2014 as 21:19
Putz esse negócio de transportar bike 29" no carro me interessa. Eu comprei com quadro de carbono uma xtc giant e só posso levar em rack que prende pelo garfo não pode levar preso pelo quadro que não agüenta. Será que é seguro? A bike por ser 29" e mais pesada fica firme, quem transporta bike assim, por favor, me ajude a ficar seguro. Obrigado
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2014 as 21:30
Originalmente postado por nonsense nonsense escreveu:

Putz esse negócio de transportar bike 29" no carro me interessa. Eu comprei com quadro de carbono uma xtc giant e só posso levar em rack que prende pelo garfo não pode levar preso pelo quadro que não agüenta. Será que é seguro? A bike por ser 29" e mais pesada fica firme, quem transporta bike assim, por favor, me ajude a ficar seguro. Obrigado

Tá no tópico errado amigão.
Dá uma olhada:
http://www.pedal.com.br/forum/carregadores-de-bikes-em-carro_topic6300_page1.html
Voltar ao Topo
Zenha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2012
Goiania
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Zenha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2014 as 00:07
Bom eu sou o famoso coruja , leio muito presto muita atenção e falo ou escrevo pouco
Este assunto de 29 me interessou quando a mais ouenos 2 anos comprei minha Specilized Camber 29 básica
Na real experimentei muito foque os colegas forenses comentaram , principalmente sobre as características ruins do grande aro ( por aqui brincamos de chamá-las de Big Foot) , as subidas ... Aaaaa as subidas , meu Deus como sofria , eu cansava de forma a me sentir um estorvo para meus amigos de trilha .

E verdade seja dita , não uma ou duas vezes pensei em desistir e retornar as 26 .
Porém a menos de um mês surgiu uma oportunidade de trocar minha Bike por uma Scoth Spark 940 ...

Do nada , melhorei intensamente meu pedal e novamente voltei a ter uma grande empolgação com o MTB , não sei se me adaptei muito mais a Scoth ou se realmente a Bike é muito melhor , mas fiquei tão feliz que chequei a ter coragem de expor aqui minha experiência , parece propaganda só que não é , digo apenas que todos tem de procurar uma Bike que realmente se encaixe no seu perfil e de sua pedalada .

Pessoalmente depois desta experiência eu acho que nunca voltarei as 26 ( eu tenho uma Specialized Stump Jumper 92 que usava nos pedais urbanos ) , nem tenho vontade de andar mais , tadinha minha vovozinha minha desde sempre , hoje virou relíquia

É isto então ...
Voltar ao Topo
brianvga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2012
Varginha - MG
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brianvga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2014 as 08:51
Pessoal, sou novo nessa area.
Estou para montar uma MTB para trilhas e pesseios suaves.
Tenho 75Kg e altura de 1,78m.
Pela experiencia de vocês, qual o tamanho mais indicado?
Um quadro 29" Tamanho 19" iria bem?

Grato.
Voltar ao Topo
marcelolima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2009
Pirassununga
Offline
Mensagens:182
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelolima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2014 as 11:47
Boa tarde,acredito que 19 seria ideal,tenho 1,74 e usava 17 nas 26 e ainda uso 17 nas aro 29
Voltar ao Topo
Raphafrinhani Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jun 2014
Brasília
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Raphafrinhani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2014 as 15:05
Se pegar muito estradão e asfalto, pega um quadro 19, se pegar muito single, pega um 17. Eu ando com quadro 17 nas aro 29, mas, nas 26 eu usava quadro 19.
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2014 as 16:03
X2...
tb penso q um quadro 19... considerando somente a estatura, pode ficar grande, dependendo da marca!
corinthians
Voltar ao Topo
U.F.O. Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 02 Nov 2014
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar U.F.O. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2014 as 17:21
Primeiramente um olá pro pessoal, afinal é meu primeiro post rsrs. . .
Já vim logo no tópico das 29 pra trocar algumas experiências. . .acabei de adquirir minha primeira 29, saindo de uma 26 que agora vai se transformar em minha bike de asfalto pois já tenho as rodas 700 pra ela rsrs . . . Já acompanhava, esporadicamente, o fórum mas como pedalo com uma galera daki e por conta deles acabei me cadastrando. . . Ah, minha bike 29 é uma BMC Fourstroke FS03 e como todos que migraram de rodas menore e peso menor no conjunto. . .rsrs tô sofrendo um pokinho mas já estou me adaptando. . .em primeiro momento reduzi um pouco de peso dela com canote, guidão e mesa mais leves e estou esperando chegar um par de pneus tbem mais leves. . .primeiras inpressões foram de bastante conforto em retas e descidas mesmo bastante irregulares em uma tonelada pra puxar ela pra cima rsrsrs

Pra fechar, uma pergunta? 29 boa de subida . . . será utopia?

Valeu, galera!
Voltar ao Topo
graxatur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2013
Rio Negro PR
Offline
Mensagens:262
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar graxatur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2014 as 20:00
É mais ou menos assim... já ouviu falar em carro Maverick, Dodge Dart, Landal, Galaxy, Opalão, etc econômico de combustível? kkkkk
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2014 as 22:23
Originalmente postado por brianvga brianvga escreveu:

Pessoal, sou novo nessa area.
Estou para montar uma MTB para trilhas e pesseios suaves.
Tenho 75Kg e altura de 1,78m.
Pela experiencia de vocês, qual o tamanho mais indicado?
Um quadro 29" Tamanho 19" iria bem?

Grato.


Consulte o óráculo (Bike Fit) e depois compare com a tabela de geometria do fabricante da bicicleta que deseja comprar. Cada fabricante usa uma medida própria.

http://www.nograu.com.br/bikefit/bikefit.php
Voltar ao Topo
U.F.O. Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 02 Nov 2014
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar U.F.O. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2014 as 23:42
Originalmente postado por graxatur graxatur escreveu:

É mais ou menos assim... já ouviu falar em carro Maverick, Dodge Dart, Landal, Galaxy, Opalão, etc econômico de combustível? kkkkk


Realmente é um paralelo interessante kkkk. . .só que nesses carrões é pisar e sair acelerando! Já numa 29, pelo menos nas primeiras pedaladas, se vc pisar muito vai quebrar rapidinho! kkkk
Voltar ao Topo
wilhi sou eu Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Out 2014
Aracaju\SE
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilhi sou eu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 01:57
sou eu. tenho aro 29er minha duvida sem troca a coroa que uma coroa so na frente de 38t com 11t trazeira a 90rpm velocidade 38km\h mais ou menos esta otimo para mim.
bom 38t qual sera melhor a traz: 38t(com 90rpm velocidade 12km\h mais ou menos, 40t(faz conjunto com36t com 90rpm velocidade 10km\h mais ou menos, 42(42 faz conjunto com 38t com 90rpm velocidade 9km\h mais ou menos). 
qual melhor dessa opçao para se usa sem precisa de macha para subir com cadencia entre 80rpm e 110 rpm e nao ter mais macha(acho melhor sobra macha para subir do que falta e gasta muita energia).
aceito sugestao. ok.
    sou eu 

Voltar ao Topo
radMG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar radMG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 08:06
Liga a tecla SAP
Voltar ao Topo
U.F.O. Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 02 Nov 2014
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar U.F.O. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 08:53
Originalmente postado por wilhi sou eu wilhi sou eu escreveu:

sou eu. tenho aro 29er minha duvida sem troca a coroa que uma coroa so na frente de 38t com 11t trazeira a 90rpm velocidade 38km\h mais ou menos esta otimo para mim.
bom 38t qual sera melhor a traz: 38t(com 90rpm velocidade 12km\h mais ou menos, 40t(faz conjunto com36t com 90rpm velocidade 10km\h mais ou menos, 42(42 faz conjunto com 38t com 90rpm velocidade 9km\h mais ou menos). 
qual melhor dessa opçao para se usa sem precisa de macha para subir com cadencia entre 80rpm e 110 rpm e nao ter mais macha(acho melhor sobra macha para subir do que falta e gasta muita energia).
aceito sugestao. ok.
    sou eu 



Confused Wacko Confused Wacko ???????????????????????????????

"Liga a tecla SAP" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Voltar ao Topo
U.F.O. Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 02 Nov 2014
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar U.F.O. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2014 as 22:33
Mais um pedal hj com minha primeira 29...começando a esquecer minha vintesseizinha! kkk Tudo é adaptação!
Voltar ao Topo
wilhi sou eu Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Out 2014
Aracaju\SE
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilhi sou eu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2014 as 22:56
sou eu. tenho aro 29er minha duvida sem troca a coroa que uma coroa so na frente de 38t com 11t trazeira a 90rpm velocidade 38km\h mais ou menos esta otimo para mim.
bom 38t qual sera melhor a traz: 38t(com 90rpm velocidade 12km\h mais ou menos, 40t(faz conjunto com36t com 90rpm velocidade 10km\h mais ou menos, 42(42 faz conjunto com 38t com 90rpm velocidade 9km\h mais ou menos). 
qual melhor dessa opçao para se usa sem precisa de macha para subir com cadencia entre 80rpm e 110 rpm e nao ter mais macha(acho melhor sobra macha para subir do que falta e gasta muita energia).
aceito sugestao. ok.
    sou eu 
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2014 as 23:09
é muito técnica a sua pedida... talvez um ciclista cardiologista possa te ajudarConfusedDead!
corinthians
Voltar ao Topo
radMG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar radMG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2014 as 09:03
Wilhi, seu texto está muito confuso. seja mais claro e sucinto.


Juro que até usei o Google Translate.
Voltar ao Topo
Eridany Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eridany Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2014 as 11:05
É gente, eu estava resistindo as 29er. Não tem jeito a diferença é grande de desempenho. No inicio é meio esquisita mas depois que se acostuma. Não volta mais.
Voltar ao Topo
U.F.O. Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 02 Nov 2014
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar U.F.O. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2014 as 11:41
Onde eu estava sentindo mais as rodonas era nas subidas! Meio obvio isso,  mas onde acho que pega mais essa questão de rodas maiores é na relação de marchas pois um peso extra vc acaba se adaptando. Estou pedalando minha full com 12.5 kg quaaaase igual eu pedalava minha 26 de 10.3kg
Voltar ao Topo
hborin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2014
Brasil
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hborin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2014 as 12:22
troquei minha bike aro 26 por uma 29 e estou gostando muito....estou pedalando muito melhor, baixando todos meus tempos//
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2014 as 13:18
Ando com muita gente e de todo tipo. Muitas ainda estão de 26 querendo trocar. Outras estão de 26 e não pensam em trocar por n motivos, seja por dinheiro ou por outros motivos. Mas NUNCA conheci ninguém que tenha trocado e queria voltar para 26. Ou então tem vergonha de falar ao vivo, já que as únicas confissões de arrependimento desse tipo são pela internet que vejo.

Voltar ao Topo
Ale_Gaucho Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jun 2012
RS
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ale_Gaucho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2014 as 18:38
 Pessoal, estou num quebra-cabeças danado.  Um familiar quer comprar uma 29 ou 27,5. Enfim, ele sismou com o Trek X-Caliber 7.

 O bike fit dele deu quadro 15.85''
 
 Top tube Efetivo+Mesa = 66.5cm

  A trek tem peculiaridades no quadro e não conheço muito bem. Queria saber se tem como pegar um quadro menor para ele tipo o 14.5 e ajustar na mesa e avanço.

 Lembrando que a Trek nas medidas de quadro 14.5 e 15.5 são rodas 27,5.  A proxima medida é de 17.5, que sao rodas 29, que acho que pode ficar grande para o bike fit dele.

 E ai... alguem pode ajudar e dar uma luz ?
Voltar ao Topo
magnus_vin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2011
muriaé MG
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magnus_vin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2014 as 17:01
Olá pessoal, não sou muito participante aqui no fórum mas gostaria de deixar minha experiência na 29er já que o tópico é sobre vantagens e desvantagens da 29er
Pedalo desde 1993, tenho minha 26 boa mas é de nível médio com um mix de Alívio/Deore 27V e suspensão Rock Shox de 1,5Kg
Em dezembro do ano passado fiquei empólgado com os relatos de performance das 29er e resolvi montar uma, mas como era a critério de experiência resolvi comprar só o quadro/suspensão/rodas e pneus 29er e instalar nesse conjunto todos os meus outros componentes que estavam funcionando bem na 26, mas não desfiz do meu conjunto 26, ainda bem...
Comprei um quadro MOB, suspensão RST, rodas Vzan e pneus baratos DSI que por sinal não furam fácile tem boa tração, só pecam no peso que é 850g cada
No início era só empolgação e achei que estava melhor na 29er, mas depois que o tempo e a empolgação foram passando eu fui percebendo quando pedalava nos mesmos lugares onde eu já tinha ido de 26, que na 29er eu parecia estar mais lento e tendo que fazer mais força nos mesmos trechos
Pra não tirar conclusões precipitadas eu continuei na 29er, eu já estava usando uma relação mais reduzida pra compensar a rolagem da roda maior, então passei a girar mais tentando me adaptar como dizem alguns, o resultado foi que assim melhorou a velocidade e aumentou o meu desgaste físico
Continuei insistindo na 29er pois pensei que fosse questão de adaptação, mas nada resolvia
Decidi então treinar durante uma semana na 29er, sempre no mesmo local de asfalto e de trilha, "fatiei" o percurso em trechos menores onde anotei a velocidade que eu andava na 29er e procurei memorizar a força que eu fazia em cada trecho, sempre pedalo fazendo força mas sem me esgotar ao extremo pois quero sempre terminar o percurso sem ficar morto pro pedal do dia seguinte
Na semana seguinte remontei a 26 e fiz o mesmo teste no mesmo local com ela
O resultado confirmou minha impressão, eu andei mais rápido na 26 em todos os dias, sempre de 2 a 4Km/h mais rápido em todas as "fatias" do percurso
Interessante o que aconteceu numa ladeira bem inclinada e longa da trilha, onde na 29er eu tinha que usar a relação mais reduzida (coroa 22/cog34) e na 26 eu conseguia subir 2Km/h mais rápido usando um cog menor (coroa 22/cog 30)
Na descida na trilha quase não sentí diferença alguma, talvez porque eu sempre andei bem com a 26, mas a 26 é bem mais ágil na trilha sem dúvida, bem mesmo
No asfalto descendo com a 26 basta usar coroão e o cog menor que anda o mesmo que na 29er
Outro detalhe é que em todos os trechos eu senti que na 26 eu fazia menos força e a velocidade no Cateye era sempre maior que na 29er, a maior prova disso foi no ladeirão da trilha mas em todos os trechos isso aconteceu
Depois disso analisei o peso das bikes, a 26 tava quase 2Kg mais leve que a 29er
Então pesquisei peças, quadros, pesos e valores pra melhorar a 29 levando em conta a troca de quase tudo incluindo o quadro, tudo planilhado, e a conclusão final foi que gastando mais de mil reais eu conseguiria deixar a 29 com 12,2Kg e nem uma grama a menos, seria o menor peso possível dentro daquela faixa de custo
Porém gastando menos eu conseguiria deixar minha 26 na casa dos 10,5Kg mesmo com quadro de alumínio, não quis incluir quadro de carbono na comparação de nenhuma das duas, sempre fiquei no alumínio durante os cálculos
Então decidi vender o conjunto 29er e permanecer no meu 26 que por sinal aceita com boa folga  rodas 27.5 com pneus até 2.10 tanto no quadro quanto na suspensão
Vou permanecer na minha 26  e o dia que eu não encontrar mais bons pneus e aros pra 26 troco as rodas ou até memso o quadro pra 27.5 na mesma faixa de peso
Experimentando eu cheguei a conclusão que há muita pressão do mercado em cima das 29er pra arrancar grana dos nossos bolsos, que há muita falácia em cima dos benefícios das 29er, que muita gente pega uma 29er e se arrepende mas guarda pra sí e não tem a humildade de falar, como eu fiz aqui
As questões de física sobre as características de uma roda maior são muito mais amplas que o divulgado, mas não vou falar aqui agora pra não extender o que já está longo, mas sempre são desfavoráveis as rodas maiores, numa outra oportunidade escrevo
Entrando no debate sobre qual é melhor, fica claro que pra mim ainda é a 26, mas extendendo um pouco mais isso digo que as 27.5 não vieram porque é modismo, mas vieram porque o Nino, um dos melhores biker da atualidade,  não gostou das 29er, mas como a Scott produz uma porrada de 29er ela não poderia jamais dizer que uma 27.5 é melhor e que foi mancada produzir as 29er, se falasse isso ela iria enfiar essas 29er produzidas onde??? Então vieram com o papo de que o fit dele não se adaptava na 29er, conversa fiada porque com tanta geometria bem acertada em todos os tamanhos de 29er como que ele não iria se adaptar??? A verdade é que ele não gostou das características da 29er assim como muitos lá fora e aqui no Brasil também não gostaram e estão voltando pras 26 ou migrando pras 27.5 e que por sinal com todos os que eu conversei disseram estar satisfeitos com a 27.5
Desculpem o longo relato


Voltar ao Topo
fmgeraldine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2013
Ribeirao Preto
Offline
Mensagens:439
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmgeraldine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2014 as 17:30
Voltar ao Topo
Raphafrinhani Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jun 2014
Brasília
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Raphafrinhani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2014 as 21:41
Cara, e se eu te falar que minha média subiu 3km/h andando de 29? Melhorei muito nas subidas e meu desgaste parece ser bem menor, eu curti muito as aro 29, aí vai do gosto de cada um, se você não gosta da proposta das aro 29, que fique com as 26. Agora, você citou o Nino que dessa galera da elite toda aí é um dos poucos que andam de 27,5, se as aro 29 fossem ruins como você diz, todos eles já teriam migrado para as 27,5, pois afinal de contas, ninguém vai sacrificar seu desempenho em nome de um detalhe assim de fácil acesso, se o cara quiser correr de Full, hardtail, Fat, Enduro, e ele achar melhor, vai fazer isso, as aro 29 vieram para ficar sim, só que é mancada montar um conjunto ruim e esperar grandes coisas dela, que foi o que vi em muitas vezes, isso vai acontecer independente do tamanho do aro.
Voltar ao Topo
corinthians Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jun 2012
xxx
Offline
Mensagens:1517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2014 as 22:09
Falou tudo..." monta o trator ruim", e depois quer rendimento... e tem para todos os gostos 26, 27,5 29 e já, já, deve vir roda nova por ai!Wink
corinthians
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 3940414243 45>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X