Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aro 29 boa ou Aro 26 TOP? explicarei direito
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aro 29 boa ou Aro 26 TOP? explicarei direito

 Responder Página  <1234 6>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2012
Brusque
Offline
Mensagens:3637
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2014 as 01:35
Vai fazer MTB de verdade com mtas subidas cascas e singles.... 26 top , vai andar em estradão com a turma e asfalto vez ou outra , 29.
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
Voltar ao Topo
Tux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2011
Colider - MT
Offline
Mensagens:521
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2014 as 02:22
Pra mim qualidade é o que manda... se comparadas com mesma qualidade a 29 até apresenta vantagens, mas é mais cara. Com valores iguais, as 26 compensam a desvantagem com peso mais baixo no quadro e nas rodas, no melhor funcionamento da suspensão e por ai vai.
Quando fui montar a minha, eu faria uma 26 sub 10 (uso garfo) ou uma 29 com 13kg ao mesmo preço... as rodas de mesma qualidade são mais pesadas e mais caras nas 29, pneus é a mesma coisa...
Só me arrependi de ter montado uma 26, pois na verdade eu preciso de uma road, e não de uma mtb...
Minha cidade é pequena (40 mil habitantes), raríssimos os ciclistas (eu conto só eu e mais 2), mas virou modinha e tem um monte de gente comprando bike cara só para mostrar para o amigo, então choveu bike 29, 27,5 e está uma competição danada de quem tem a bike mais cara (mas pedalar que é bom nada), e todo esse povo com 29, ninguém me acompanha na minha 26... o único que me acompanha, também está com 26 (e inferior a minha).
Não troco a minha 26 por uma 29 de mesmo preço... se fosse por uma de mesma qualidade eu trocaria pelo meu uso, mas mesmo assim com receio, pois com 1,76 e 64kg, uma bike mais pesada complica a situação.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2014 as 14:42
Para constar. Hoje um quadro Crave de alumínio pesa menos do que Stumpy 26 ou 29 de alumínio.
Voltar ao Topo
rafafgn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Dez 2009
londrina
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafafgn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2014 as 22:01
Discordo da opinião de que apenas pessoas altas se beneficiam das 29. Tenho 1.69 e estou me dando super bem com 29.
Pedalo mais em estradões e meu rendimento aumentou. Minha Bike é mediana, uma gt karakoram elite. Não é nem um pouco leve...mas mesmo assim senti que para o meu estilo as rodonas foram melhores.
Agora respondendo a pergunta do tópico..iria de 26 top. ..pois é top. Agora, entre 26 top e 29 top iria de 29.
Voltar ao Topo
danielzj Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Dez 2013
Guarapuava / PR
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielzj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2014 as 23:56
Olá!

Já me decidi a algum tempo, acabei comprando uma 29 mesmo. Pesou na decisão:

 - a forma de utilização, que no meu caso beneficia as rodas maiores 
 - melhor revenda (assim espero)
 - promoção de uma 29er que eu queria! hehehe

Comprei uma tão boa quanto possível (uma GT Zaskar Comp 2014). Tive a oportunidade de pegar aro 26 novas ou semi-novas por preços bem atraentes, grupos melhores, etc. Mas fiquei com medo de arrepender depois.

E até agora não arrependi. Abraços!
Voltar ao Topo
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Offline
Mensagens:929
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m46c10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2014 as 00:47
Já tive três 29ers, um E30, Carve e a ultima a CEC. Podemos dizer que esta ultima era top LOL.
Mas pretendia trocar por uma 26 top, pois na subida eu perdia muito rendimento, apesar que estou meio fora de ritmo..rsss.
Troquei por uma BMC TE01 usada, top demais, toda XTR, inclusive as rodas. E não me arrependo, pois a bike, além de ser muito mais leve, está abaixo dos 10 kgs, enquanto que a CEC pesava na casa dos 12 kgs com a rodas de chumbo que vinham...rsss.

BMC TE01 26er - Toda XTR
Voltar ao Topo
Advogado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2014
SP
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Advogado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2014 as 09:01
Originalmente postado por m46c10 m46c10 escreveu:

Já tive três 29ers, um E30, Carve e a ultima a CEC. Podemos dizer que esta ultima era top LOL.
Mas pretendia trocar por uma 26 top, pois na subida eu perdia muito rendimento, apesar que estou meio fora de ritmo..rsss.
Troquei por uma BMC TE01 usada, top demais, toda XTR, inclusive as rodas. E não me arrependo, pois a bike, além de ser muito mais leve, está abaixo dos 10 kgs, enquanto que a CEC pesava na casa dos 12 kgs com a rodas de chumbo que vinham...rsss.


eu to saindo de uma 26 mediana (de 10kg) e indo pra uma 29 q n sei qual ainda. tenho 1,70m, ja dei um role de 29 e gostei.

to inclinado pela Crave 2014, Stump 2013 (por 7,6 mil) e a CEC (com rodas ztr, modelo 2014) por 10k...

n sei se acho alguma cannondale com left nessa faixa de valor.

to na duvida...


Voltar ao Topo
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Offline
Mensagens:929
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m46c10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2014 as 11:36
Originalmente postado por Advogado Advogado escreveu:

Originalmente postado por m46c10 m46c10 escreveu:

Já tive três 29ers, um E30, Carve e a ultima a CEC. Podemos dizer que esta ultima era top LOL.
Mas pretendia trocar por uma 26 top, pois na subida eu perdia muito rendimento, apesar que estou meio fora de ritmo..rsss.
Troquei por uma BMC TE01 usada, top demais, toda XTR, inclusive as rodas. E não me arrependo, pois a bike, além de ser muito mais leve, está abaixo dos 10 kgs, enquanto que a CEC pesava na casa dos 12 kgs com a rodas de chumbo que vinham...rsss.


eu to saindo de uma 26 mediana (de 10kg) e indo pra uma 29 q n sei qual ainda. tenho 1,70m, ja dei um role de 29 e gostei.

to inclinado pela Crave 2014, Stump 2013 (por 7,6 mil) e a CEC (com rodas ztr, modelo 2014) por 10k...

n sei se acho alguma cannondale com left nessa faixa de valor.

to na duvida...
Dentre as opções que vc citou, eu escolheria a Stump, pois tem uma geometria melhor que o da CEC, isso sem contar a garantia. Big smile
BMC TE01 26er - Toda XTR
Voltar ao Topo
Anderson9 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2010
MG
Offline
Mensagens:122
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anderson9 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2014 as 18:04
Originalmente postado por m46c10 m46c10 escreveu:

Originalmente postado por Advogado Advogado escreveu:

Originalmente postado por m46c10 m46c10 escreveu:

Já tive três 29ers, um E30, Carve e a ultima a CEC. Podemos dizer que esta ultima era top LOL.
Mas pretendia trocar por uma 26 top, pois na subida eu perdia muito rendimento, apesar que estou meio fora de ritmo..rsss.
Troquei por uma BMC TE01 usada, top demais, toda XTR, inclusive as rodas. E não me arrependo, pois a bike, além de ser muito mais leve, está abaixo dos 10 kgs, enquanto que a CEC pesava na casa dos 12 kgs com a rodas de chumbo que vinham...rsss.


eu to saindo de uma 26 mediana (de 10kg) e indo pra uma 29 q n sei qual ainda. tenho 1,70m, ja dei um role de 29 e gostei.

to inclinado pela Crave 2014, Stump 2013 (por 7,6 mil) e a CEC (com rodas ztr, modelo 2014) por 10k...

n sei se acho alguma cannondale com left nessa faixa de valor.

to na duvida...
Dentre as opções que vc citou, eu escolheria a Stump, pois tem uma geometria melhor que o da CEC, isso sem contar a garantia. Big smile
Stump com certeza!!! x2Thumbs Up
Voltar ao Topo
JGFardin Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Nov 2012
Vila Velha- ES
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JGFardin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2014 as 19:48
Antenado, nas mais diversas opiniões, versadas e pessoais aqui. O que vejo é que a grande maioria se baseia no achismo mesmo, pois fala assim: "pra mim, eu acho..."
Procuro ler sobre este tema e me pergunto: As bikes são produtos para setores diferentes, senão as empresas não lançariam bikes diferentes para terrenos diferentes. Isto é fato.
Agora, a grande maioria tem 1, e apenas uma bike para fazer diversas coisas, estrada, asfalto, turismo, passeio, montanha, etc.
Baseado neste fato, de se ter apenas uma bike, para estas diversas condições, pergunto:
Nas mesmas condições, com mesmo quadro e partes (susp, freio, cambio), mas de tamanhos diferentes, sendo um de 29 e outro de 27,5, qual vcs optariam para ter apenas uma bike, onde vc faria montanha, asfalto, estradão de terra, ciclo, passeio.
Vamos colocar que as bikes tenham o mesmo preço.
Acredito que a imensa maioria das pessoas usam bike por diversão, com exceção dos atletas, mas estes tem uma bike pra cada tipo de esporte.
Tirei a 26 da disputa pois parece que é carta fora do baralho da industria.
Pergunto pois gostaria deste ser um post que ajudará nas futuras aqisiçoes.
abs a todos. 

Voltar ao Topo
silva tagima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2014
rio de janeiro
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silva tagima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2014 as 20:55
No meu caso, que tenho 1.93 e uso uma bike 26 com quadro 23, quando for trocar a minha será por uma 29 com certeza!!

 
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2014 as 11:05
De 27.5.
Tinha uma 26 e o quadro quebrou, então vendi tudo e com mais uma grana comprei uma 27.5.
Achei melhor que a 26 e 29. Anda muito.

Originalmente postado por JGFardin JGFardin escreveu:

Antenado, nas mais diversas opiniões, versadas e pessoais aqui. O que vejo é que a grande maioria se baseia no achismo mesmo, pois fala assim: "pra mim, eu acho..."
Procuro ler sobre este tema e me pergunto: As bikes são produtos para setores diferentes, senão as empresas não lançariam bikes diferentes para terrenos diferentes. Isto é fato.
Agora, a grande maioria tem 1, e apenas uma bike para fazer diversas coisas, estrada, asfalto, turismo, passeio, montanha, etc.
Baseado neste fato, de se ter apenas uma bike, para estas diversas condições, pergunto:
Nas mesmas condições, com mesmo quadro e partes (susp, freio, cambio), mas de tamanhos diferentes, sendo um de 29 e outro de 27,5, qual vcs optariam para ter apenas uma bike, onde vc faria montanha, asfalto, estradão de terra, ciclo, passeio.
Vamos colocar que as bikes tenham o mesmo preço.
Acredito que a imensa maioria das pessoas usam bike por diversão, com exceção dos atletas, mas estes tem uma bike pra cada tipo de esporte.
Tirei a 26 da disputa pois parece que é carta fora do baralho da industria.
Pergunto pois gostaria deste ser um post que ajudará nas futuras aqisiçoes.
abs a todos. 

Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Offline
Mensagens:929
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m46c10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2014 as 11:50
Originalmente postado por scofieldpedal scofieldpedal escreveu:

De 27.5.
Tinha uma 26 e o quadro quebrou, então vendi tudo e com mais uma grana comprei uma 27.5.
Achei melhor que a 26 e 29. Anda muito.
A 26 que eu peguei cabem rodas 27.5 Wink, quem sabe num futuro não muito distante, este será o meu próximo upgrade.Smile
BMC TE01 26er - Toda XTR
Voltar ao Topo
Gandalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2012
Garopaba
Offline
Mensagens:397
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gandalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2014 as 17:58
Olá Pessoal;

Estou ressuscitando o tópico por estar em uma situação parecida. Estava meio afastado das bikes, mas como sempre, voltei. Decidi comprar uma mtb, mas me deparei com essa diversidade de tamnhos de rodas...

A minha questão é: Existe realmente uma tendência a não achar mais peças para as 26? 

As bikes que tenho em vista são.
Uma Scott 29, Scale alumínio, Grupo Deore (incluso freios), rodas syncros, suspa ProShock Onix (grossa).
Ou
Uma Giant XTC, Carbono, Grupo XT, Suspa Fox.




Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2014 as 19:45
Originalmente postado por Gandalf Gandalf escreveu:

Olá Pessoal;

Estou ressuscitando o tópico por estar em uma situação parecida. Estava meio afastado das bikes, mas como sempre, voltei. Decidi comprar uma mtb, mas me deparei com essa diversidade de tamnhos de rodas...

A minha questão é: Existe realmente uma tendência a não achar mais peças para as 26? 

As bikes que tenho em vista são.
Uma Scott 29, Scale alumínio, Grupo Deore (incluso freios), rodas syncros, suspa ProShock Onix (grossa).
Ou
Uma Giant XTC, Carbono, Grupo XT, Suspa Fox.



Na minha opinião, já está diminuindo a disponibilidade de peças TOP para aro 26. Hoje é mais fácil encontrar rodas e pneus TOP para 29er que para 26". Será inevitável migrar para 29er ou 27,5".

Entre as bikes citadas e considerando preços parecidos, ficaria com a SCOTT, por ser 29er a suspensão relativamente leve pelo que custa.
Voltar ao Topo
lecamp Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Set 2009
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lecamp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2014 as 11:49
pessoal, estou exatamente com essa dúvida!! Portanto, venho aqui encarecidamente pedir opinião de vocês.

Tenho 1,92m e peso uns 115 quilos. Uns amigos meus estão começando a fazer trilhas e estou com vontade de acompanhá-los.

Sei que o tamanho de quadro ideal pra mim é 22/23. Após diversas pesquisas, descobri que o aro ideal seria o 29 também (por causa do meu tamanho).

Ocorre que surgiu uma boa oportunidade de pegar uma bike com quadro 23, sendo que o aro 26. Seria uma Scott Scale 670, por R$2500,00.

Já pesquisei em diversos locais, e não encontrei nenhuma aro 29 com as configurações desta bike por um preço semelhante (nem com quado 21...).

Então pergunto a vocês... as bikes aro 26 para pessoas grandes estão absoletas ou são ainda uma boa compra!?

Será que vale mais a pena deixar passar essa oportunidade e aguardar pra ver se surge alguma bike aro 29 com quadro 21 ou até mesmo 23?

Obrigado de verdade!
Voltar ao Topo
JGFardin Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Nov 2012
Vila Velha- ES
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JGFardin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2014 as 12:51
Meu caro, li há poucos dias, através de uma pesquisa que fiz aqui no forum, sobre aro 27,5. Era algo que fora produzido pela GIANT, mostrando referencias tecnicas sobre os 3 aros.
Resumindo, se eu tivesse 1,90 e mais de 100 kg iria de aro 29.
Como tenho ou tinha, pela idade 1,70 e peso 65Kg, vi cientificamente que o aro 27,5 é melhor para meu caso.
Qto maior o aro, maior contato com o solo, e isto protege a bike e o ciclista.
Outra coisa que nao se lhe dizer pois nao pesquisei. Peso de 115 Kg.
Vc ja procurou saber sobre a capacidade de absorção de impacto do garfo e do quadro???
Já li que uma bike média suporta 100 kg, mas nunca li sobre o impacto.
Pensando em física e com este peso e altura que vc tem procuraria um full de aro 29.
Mas de uma pesquisada aqui e em outros foruns ou site sobre isto.

Geraldo
Voltar ao Topo
Gandalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2012
Garopaba
Offline
Mensagens:397
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gandalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2014 as 15:36
Acabei optando pela Scott 29. 
Não me encarnei de gastar muito agora e acho que ela vai me servir muito bem.
Voltar ao Topo
alan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Out 2005
Indaial - SC
Offline
Mensagens:855
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2014 as 10:19
Originalmente postado por lecamp lecamp escreveu:

pessoal, estou exatamente com essa dúvida!! Portanto, venho aqui encarecidamente pedir opinião de vocês.

Tenho 1,92m e peso uns 115 quilos. Uns amigos meus estão começando a fazer trilhas e estou com vontade de acompanhá-los.

Sei que o tamanho de quadro ideal pra mim é 22/23. Após diversas pesquisas, descobri que o aro ideal seria o 29 também (por causa do meu tamanho).

Ocorre que surgiu uma boa oportunidade de pegar uma bike com quadro 23, sendo que o aro 26. Seria uma Scott Scale 670, por R$2500,00.

Já pesquisei em diversos locais, e não encontrei nenhuma aro 29 com as configurações desta bike por um preço semelhante (nem com quado 21...).

Então pergunto a vocês... as bikes aro 26 para pessoas grandes estão absoletas ou são ainda uma boa compra!?

Será que vale mais a pena deixar passar essa oportunidade e aguardar pra ver se surge alguma bike aro 29 com quadro 21 ou até mesmo 23?

Obrigado de verdade!

Tenho 1,90 e minha bike atual é tamanho L. A anterior era tamanho 20".

Quadro 22/23 deve ser grande demais.

Procure andar com bikes semelhantes (geometrias semelhantes) e quadros de diferentes tamanhos.
Já andei numa 22" e ela fica grande demais pra mim.
Mountain Biker desde 1996!
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 10:46
Comprei uma OGGI 27,5 esses dias e não estou gostando. Estou maluquinho para comprar uma 26 a hora que sobrar uma graninha. Espero que esse modismo das rodonas passe logo, porque a 26 já é um padrão consolidado há mais de 30 anos e todo mundo já está acostumado.

Rodona só para profissionais. Ciclistas de fim de semana, mulheres, pessoas de baixa estatura, pessoas de certa idade com certeza preferirão 26. Acho errado quererem impor o padrão gigantão a todo mundo, sem considerar diferenças de biotipo.

Alternativamente estou pensando em colocar rodas 26 em meu quadro 27,5. O tamanho 26 confere mais agilidade quando você tem muitos obstáculos para desviar, como árvores. Rodas gigantes são horríveis quando você pilota em mata fechada, que tem que parar e retomar a toda hora por causa de raízes e pedras que não dá pra transpor.

No tocante a peças, acho uma furada comprar uma 27,5 porque é uma novidade que ninguém sabe se irá vingar. Troquei minha suspensão por um garfo garfo rígido, por exemplo, e tive que me conformar com um garfo rígido tamanho 26.

27,5 é um prêmio de consolação para quem não se adaptou com a 29.
Voltar ao Topo
Feaguilar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2013
sao Paulo
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feaguilar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 11:11
Eu sou ciclista de FDS, não ando no asfalto só Terra e trilhas, ando de 29.

Eu tenho 1,93 de altura, não sei se isso tem haver, mas pra mim, ir pra 29 foi a melhor coisa que eu 
fiz. Achei uma tocada muito mais confortável e muito melhor também.

Claro que eu passeio apenas, não tenho pretensões de competir nem nada.

Mas pra mim a 29 me surpreendeu muito. Achei muito bom mesmo!

Mas tbm eu sai de uma 26 simples e to com uma 29 hoje com componentes bem melhores que os 
da minha antiga 26. Então fica dificil de comparar.

Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 11:44
Citar Eu tenho 1,93 de altura


Tenho 20 cm a menos. Isso pode influir na escolha de sapatos e roupas. E bicicletas. 29 podem ser fantásticas para alguns. Mas não para todos. 

E me parece que foi por isso mesmo que surgiram as 27,5 como promessa de salvação.

Particularmente, acho que é trocar 6 por meia dúzia. A 27,5, me parece, tem todos os inconvenientes de uma roda grande, sem as vantagens da 29. É um monstrinho.
Voltar ao Topo
Feaguilar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2013
sao Paulo
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feaguilar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 13:24
Originalmente postado por giba1963 giba1963 escreveu:

Citar Eu tenho 1,93 de altura


Tenho 20 cm a menos. Isso pode influir na escolha de sapatos e roupas. E bicicletas. 29 podem ser fantásticas para alguns. Mas não para todos. 

E me parece que foi por isso mesmo que surgiram as 27,5 como promessa de salvação.

Particularmente, acho que é trocar 6 por meia dúzia. A 27,5, me parece, tem todos os inconvenientes de uma roda grande, sem as vantagens da 29. É um monstrinho.

Concerteza, eu acho que as 26 são bikes muito boas, acho que na verdade na hora de comprar uma bike tem que ver o seu uso mesmo! um inconveniente que eu percebo da 29, no sigle track eu acho ela mais dificil de "manobrar", de 26 facinho vc passa por ela ser bem mais agil, mas para mim que ando mais passeando eu posso ir mais devagar nesses lugares sem nenhum problema.

Por isso isso se torna um inconveniente quase insignificante por todas as outras coisas boas que
a 29 me traz.
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2014 as 13:54
Originalmente postado por PauloBC PauloBC escreveu:

Vai fazer MTB de verdade com mtas subidas cascas e singles.... 26 top , vai andar em estradão com a turma e asfalto vez ou outra , 29.

Assino embaixo. É bem por aí mesmo.

Acrescente um trecho de mata "fechada", com árvores aparecendo na sua cara volta e meia, e que requerem agilidade da bike para desviar.
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2014 as 21:29
Bom... eu nunca falei que não compraria uma 29.

Comprei uma 29.

Aí está ela num rolezinho urbano:

https://www.youtube.com/watch?v=8bsVzekX2Ko

E num rolezinho rural:

https://www.youtube.com/watch?v=W3YMJ3mGjMI

Trata-se de uma Niner E.M.D. 9. 

Por que Niner?
Porque é a única que tem opção de bike fully rigid.

Por que bike rígida?
Porque eu não preciso de suspensão. Quem precisa de suspensão é esse sujeito aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=KgOG1uVECks


Pois bem!

Feita essa introdução, venho relatar algumas considerações a respeito de tamanho de quadro.

A Niner oferece bikes nos tamanhos XS, S, M, L, XL. 5 tamanhos, sendo o indicado para cada pessoa determinado através da altura. Tenho 1,73m. Altura que fica no limite entre dois quadros:

S, recomendado para 1,61 a 1,75 m de altura.
M, recomendado para 1,73 a 1,63 m.

A opção para mim seria, a princípio, quadro tamanho S. O vendedor assim me explicou as características de uma bike nessas dimensões: "Nesta você terá uma bike mais esperta, mais na mão e bem mais ágil em todas as situações. Será fácil colocá-la em movimento. A aceleração é mais rápida e vigorosa assim como será mais esperta e ágil na condução. Onde haverá uma certa perda... a partir dos 30km/h especialmente no plano ela tende a se tornar um pouco mais pesada e perder um pouco o rendimento. E é apenas neste quesito que a "M" irá superá-la".

Como já possuo uma 26 e uma 27,5, já tenho duas opções de bikes mais espertas, mais na mão e ágeis em todas as situações. Optei por uma Niner M para poder usufruir melhor das vantagens das rodonas. Leia-se, uma bike para correr mais.

Antes de fechar a compra, fiz test drives com os dois tamanhos. Mas ficaram meio prejudicados porque tenho certa dificuldade em acertar a altura correta para o selim. Tenho um ajuste muito particular. E se o selim não está na altura correta, é horrível. Conversei com pessoas que possuem Niner e estatura semelhante à minha e também optaram por M. Decidido. Tamanho M. Fechei negócio.

Com a bike na mão e comparando com minhas duas outras constato que o tamanho do quadro é realmente o maior dos três. De fato ao pedalar em descidas ou quando se precisa pedalar em pé é fácil se debruçar sobre a bike. Ela tem estabilidade em velocidades acima dos 25. Mas fato é que em todas as outras situações ela parece grande. Quando se está com uma mochila pesada nas costas, parece que os braços encolhem. Relatei o problema à pessoa que me vendeu e ele me perguntou se eu sentia dores nos pés, nos pulsos, nas costas. Não. Não sinto dores.

Como falei, tenho estatura que está no limite dos dois tamanhos - S e M. O que quer dizer que nada garante que eu estaria satisfeito com o tamanho S. Isso pode ser um problema caso eu pense em adquirir uma outra Niner. Aliás, pode ser problema caso eu queira adquirir qualquer outra 29.

A Merida, por exemplo. Oferece bikes 29 também em 5 tamanhos: 15" 17" 19" 21" 23". Pouca opção de tamanho de quadro pode ser um problema. Quem está nas faixas limites de altura pode achar ou que está com um quadro grande ou com um quadro pequeno. Talvez seja questão de se adaptar. Vamos ver. Mas fato é que a Merida oferece em suas bikes 27,5 mais opções de tamanho: 13,5" 15" 17" 18,5" 20" 21,5" 23". Pode parecer mais vantajoso comprar bike 27,5. Mas fato é que entre 27,5 e 29 eu prefiro 29. Além disso, faço questão de bike rígida, que, até onde sei, só a Niner tem.

O jeito então é aguardar algum tempo para ver se me adapto ao "quadrão". Quem sabe no futuro tentar um quadro S. Mas fico pensando se não seria mais conveniente para o consumidor contar com mais opções de tamanho de quadro...



A propósito, e a quem interessar possa, segue um passeio registrado com minha 27,5: 

https://www.youtube.com/watch?v=Ho8nHlGxx7c

Com a 26 fico devendo pois não gravei vídeo ainda.


Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2014 as 07:12
Originalmente postado por giba1963 giba1963 escreveu:

S, recomendado para 1,61 a 1,75 m de altura.
M, recomendado para 1,73 a 1,63 m.


Uma retificação.

O quadro M é recomendado para pessoas entre 1,73 e 1,83 m.
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2015 as 18:56
Para fazer determinadas curvinhas a 29 é ruim. Não tem lá grande dirigibilidade.

https://www.youtube.com/watch?v=Z4f4nJhSSwE
Voltar ao Topo
Marcelo.Ap.Santos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo.Ap.Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2015 as 21:37
26" top com 08 Kg. !!!!  Você não vai achar 29" melhor por vários motivos.
    As 26" são mais ageis, tem mais aceleração e sobem muito, principalmente para regiões montanhosas.
    As 29" se mostraram muito boas em estradão, prá maioria tá valendo.
    Tenho uma EPIC 29" e confesso que o que a roda 29" tem de melhor para passar buracos, falta em curso de suspensão. Com uma 26" com um curso maior bate nas 29".
    Tapar o sol com a peneira é assim.

Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2015 as 08:03
Originalmente postado por Marcelo.Ap.Santos Marcelo.Ap.Santos escreveu:

26" top com 08 Kg. !!!!  Você não vai achar 29" melhor por vários motivos.
    As 26" são mais ageis, tem mais aceleração e sobem muito, principalmente para regiões montanhosas.
    As 29" se mostraram muito boas em estradão, prá maioria tá valendo.
    Tenho uma EPIC 29" e confesso que o que a roda 29" tem de melhor para passar buracos, falta em curso de suspensão. Com uma 26" com um curso maior bate nas 29".
    Tapar o sol com a peneira é assim.


Exatamente isto. Falta citar que as 26 exigem mais competência do piloto por tanto são uma opção mais divertida também.
Agora entre 26 e 27.5 sendo idênticas não senti diferença considerável a não ser nas arrancadas e subidas onde a 26 continua superior mas nada tão considerável quanto quando comparamos com 29 ai sim a 26 é excelente.
Se pratica 'M'tb com "M" maiúsculo (Montanha) o melhor seria 26 ou 27.5.
Ou seja quanto pior e mais técnico o trajeto mais vai desejar uma roda menor.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2015 as 08:23
Tenho uma Cannondale Flash 26 com 8.2 Kilos e testei outras tops 29 e não nasceu 29 para bater ela ainda.
Quando falamos de bike top as rodas menores sempre serão melhores.
É uma pena os fabricantes tentarem extinguir este formato. Mas pelo menos lançaram as 27.5 pois seria um tiro no pé voltarem as 26.
Como iriam justificar tantas propagandas (e é só isto mesmo) em cima do desempenho superior das 29 em todos os casos se voltassem as 26 em época de crise no mercado (este era o cenário) seria game over ?
Mas com o tempo as vendas não alcançaram o esperado e a insatisfação de pilotos (principalmente) e ciclistas com maior experiência fez com que os fabricantes olhassem uma nova oportunidade de lucrar e lançaram a 27.5
Outra coisa a se notar é que as provas (circuítos) hoje são preparados para as 29 e seguindo esta tendência até os grupos (ex: XX1) são feitos para estas provas.
Em conversa com um piloto famoso que estava em visita na CycleFair de 2013 e que correu nos anos 80 ele citou que as 29 não teriam condições de correr em provas nos formatos dos anos 80 considerando que as provas eram em regiões e condições naturais e não em circuítos previamente preparados incluindo seus obstáculos. E mesmo assim não precisamos ir longe para ver que as 27.5 estão em alta dado sua similaridade com as 26 (falamos de um valor de raio 1,2 cm a mais quando comparado as 26).
Mas todos os formatos tem seu lugar dependendo do que se faz de sua habilidade e do que te faz se sentir bem.

Voltar ao Topo
Marcelo.Ap.Santos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo.Ap.Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2015 as 09:17
    Dts.

     Eu também tenho a mesma opinião, penso que na gana do mercado de bikes ter a necessidade de se reinventar, criaram as bikes 29"  mas não era suficiente somente e era necessário extinguir as 26".
     Eu não sou contra a introdução das 29" porem as mudanças radicais que estão inventando, está levando tudo para o buraco e ao mesmo tempo prejudicando tudo que as bikes 26" conquistaram desde sua criação.
     Eu tive uma discussão acalorada a respeito neste tópico e você verá porque.

http://www.pedal.com.br/forum/forum-sobre-26-acabara_topic80811.html



Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2015 as 08:17
Originalmente postado por Marcelo.Ap.Santos Marcelo.Ap.Santos escreveu:

    Dts.

     Eu também tenho a mesma opinião, penso que na gana do mercado de bikes ter a necessidade de se reinventar, criaram as bikes 29"  mas não era suficiente somente e era necessário extinguir as 26".
     Eu não sou contra a introdução das 29" porem as mudanças radicais que estão inventando, está levando tudo para o buraco e ao mesmo tempo prejudicando tudo que as bikes 26" conquistaram desde sua criação.
     Eu tive uma discussão acalorada a respeito neste tópico e você verá porque.

http://www.pedal.com.br/forum/forum-sobre-26-acabara_topic80811.html




Sou do início do MTB onde se usava cruiser a quase 25 anos atrás.
O MTB indoor do Ibirapuera eu estava lá fui de bike e chegando lá não deixaram eu entrar.
Guardei a bike em uma viatura da PM que estava do lado de fora.
Mas voltando ao assunto não adianta discutir também já tive muito bate boca e até desafios reais agendados onde os caras não apareceram e quando apareceram ai sim reviram suas afirmações.
A 3 anos em um destes desafios marcamos o tempo da subida Olho Pico dágua (Mairiporã) uma subida (em asfalto pois isto em teoria iria favorecer a 29 mas muito forte). O teste foi feito em 2 finais de semana onde na primeira semana eu troquei de bike com meu colega eu subi de F29 Carbon XX e ele com a minha Flash Carbon também XX ambas de Mavic SLR e na segunda eu fui com a minha e ele com a dele. Logo no primeiro dia ao chegar a conversa dele já mudou e admitiu que iria perder. Mas mantemos o desafio e os resultados foi mais de um minuto de vantagem em cerca de 3.5 Km para a 26.
A minha com 8.2 Kilos e a dele com 9.8 Kilos (podemos dizer que são quase idênticas). Vale lembrar que não competimos eu x ele e sim eu com 29 x eu com 26 e ele de 26 x ele de 29. Mesmo por que eu perderia mesmo de 26 uma vez que ele corre e treina provas alem de ser pelo menos 10 anos mais novo que eu.
E como estes tiveram outros em grupos que encontramos e que me perguntam quando "migro" e eu gentilmente ofereço minha companheira para que ele ela mesma responda, sempre no trecho mais íngreme claro.  E quase sempre 80% eles concordam com minha escolha.
As lendas sobre 29 são tão incríveis que já fui desafiado até mesmo eu estando com uma estradeira, (estávamos indo para Nazaré Paulista pela Dom Pedro) o cara insistiu que as 29 batia qualquer bike na subida incluindo bikes de estrada e claro foi ridículo no fim do percurso de 40Km eu tinha aberto 3Km dele e quase não tinha subida e tenho certeza que até de 26 eu ganhava fácil dele. Mas como digo cada um acredita no que quer.
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2015 as 11:00
29 é pra quem tem perna, está preparado, senão é desastre. Principalmente em subidas e retomadas.
E já tem aro 29 com 8 'a 9kg sim.
Eu acho que na subida conta muito o peso da bike, o cara subir com uma 29 de 14kg e depois pegar uma 26 de 9kg, adivinha qual vai subir melhor.
E tem a questão de pneus tb, os 29er são bem pesados , mas experimenta colocar um 700x28 de 300gramas para uso urbanos, destroi qualquer 26.
Tudo é relativo e depende do uso de cada um, mas sinceramente to vendo muito tiozão fora de forma empurrando 29 em subidas, principalmente as longas asfaltadas, e querendo voltar para suas 26.
E 29 por estar na moda tudo é mais caro, quase o dobro do preço.
Eu tenho uma Cannondale 29, já tive uma flash 26 de 9kg e já andei em uma flash 29 com 9kg, sinceramente o cara que tiver melhor preparo físico leva, e se tiver muito trecho plano e subidas leves a 29 espanca.
Mas é só minha humilde opinião em base em minhas experiências.
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2015 as 13:54
Bom, estou com 3 bikes atualmente, uma hard tail Giant aro 26, uma full susp Astro XTC aro 26 e uma hard tail Vitus aro 29.

Minha giant eu uso para dar roles no bairro com a cadeirinha infantil e minha filhota junto. A Astro full era minha opção para trilhas, devido a duas hérnias que eu tenho. E a vitus, resolvi comprar com base no que me falaram de que aro 29, por usar menos pressão nos pneus, acaba sendo mais macia e não iria detonar minhas costas. Ah, e também porque teve um rolê que eu fiz com um grupo onde passamos por uma trilha técnica montada para treinos de um atleta de mtb, e tinha altos e baixos onde "faltou aro", parecia que eu ia capotar com a 26, e a galera com as 29 passavam mais tranquilos nos obstáculos. Naquela hora fiquei com inveja da segurança que as 29 passaram, e eu estava com uma full com um bom conjunto, inclusive suspensão dianteira dual air da proshock bem calibradinha e tudo mais.

Usei pouco a Vitus 29, o último uso foi no desafio dos ventos em extrema. A bike, com 30psi nos pneus, socou pra caramba. Senti saudades da minha Astro! No entanto, algo me impressionou, de quase 400 inscritos, eu só vi 4 bikes aro 26 competindo. Claro que não foram todos os inscritos, mas ainda assim só se via rodas aro 29 ao redor, vc tinha literalmente que caçar aro 26!

Minha conclusão: Aro 29 é boa pra competição, o desempenho é melhor, ainda mais se vc tiver com pernas boas. Aro 26 o desempenho é menor, mas o esforço também é proporcional. E no meu caso, a Astro XTC me trazia um conforto incomparável.

Preciso andar um pouco mais com a Vitus para poder comparar com a minha Astro, tentar acertar a pressão os pneus para ver se soca menos... Mas confesso que estou com saudades da Astro. O grupo da vitus (slx 20 marchas) também faz toda diferença, é excelente rodar com 20 marchas ao invés as 27 da astro, pelo menos eu gostei muito. A vitus no asfalto também parece rodar bem mais, mas o que eu curto mesmo é a terra.

Acho que as 29 viraram febre, por isso fui na onda também. Isso se comprovou na corrida que eu fui, só dava 29. Mas eu tenho o problema da hérnia de disco, então isso também é um ponto fora da curva de avaliação. Por enquanto, vou ficar com as 3, a giant deve ficar eterna por conta do cadeirão instalado, e por ser mais simples mesmo. Já a astro e a vitus terão que disputar o lugar pelo pódium lá em casa, tenho que rodar bem para poder escolher entre uma ou outra. Estou mais tendencioso a ficar com a vitus por conta do grupo dela e da "moda" atual, mas nada impede que eu venda a astro e compre um quadro astro xtc aro 29, que eu já vi pra vender, o problema é que só o quadro novo vai custar o preço da minha astro 26 inteira...

Dúvida cruel... Ermm
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2015 as 18:50
Vende a Astro e a Vitus e vai para uma 29 full.
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2015 as 08:38
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

29 é pra quem tem perna, está preparado, senão é desastre. Principalmente em subidas e retomadas.
E já tem aro 29 com 8 'a 9kg sim.
Eu acho que na subida conta muito o peso da bike, o cara subir com uma 29 de 14kg e depois pegar uma 26 de 9kg, adivinha qual vai subir melhor.
E tem a questão de pneus tb, os 29er são bem pesados , mas experimenta colocar um 700x28 de 300gramas para uso urbanos, destroi qualquer 26.
Tudo é relativo e depende do uso de cada um, mas sinceramente to vendo muito tiozão fora de forma empurrando 29 em subidas, principalmente as longas asfaltadas, e querendo voltar para suas 26.
E 29 por estar na moda tudo é mais caro, quase o dobro do preço.
Eu tenho uma Cannondale 29, já tive uma flash 26 de 9kg e já andei em uma flash 29 com 9kg, sinceramente o cara que tiver melhor preparo físico leva, e se tiver muito trecho plano e subidas leves a 29 espanca.
Mas é só minha humilde opinião em base em minhas experiências.

Tenho 4 bikes. OGGI BIG WHEEL 27,5, Niner EMD 9 29, Niner RIP 9 29, Merida MATTS TFS 800 26. Com exceção da RIP 9 que é full suspension, todas são com garfo rígido.

Niner EMD 9 é a que tem melhor rolagem. Rodas Mavic Cross Ride fazem muita diferença. A OGGI custou 1/4 do preço da EMD e obviamente isso faz diferença e não dá pra querer que elas rodem igual. Minha 27,5 está praticamente encostada.

Merida 26 é pau pra toda obra. Pula bastante em terreno irregular, mas é divertida. Uso tanto para trilhas quanto para ir trabalhar. Dá pra vestir jaqueta, cachecol, mochila pesada nas costas, e ela continua com dirigibilidade. É fácil de colocar em movimento. Boa para todo tipo de terreno, e também trânsito urbano onde tem retomada a toda hora. Ao contrário da EMD que por ter quadro grande, quando coloco mochila os braços "encolhem" e o guidão fica "mais longe".

Niner EMD é boa para acelerar. Para pegar estrada, trilhas não muito travadas.

Niner RIP é full, mas com uma filosofia de pedalada diferente de crosso coutry. Está mais para all mountain. Boa para descida difíceis, mas péssima em estrada de asfalto. A pedalada não rende, também porque os pneus são mais largos. Estou com 2,25 - o ideal é 2,35.

Como tenho os três tamanhos de roda, posso dizer que para fazer uma 29 render tem que colocar grana. Minha OGGI 27,5 é a mais barata de todas, e a que tem menos rolagem. Menos até do que a RIP. Para montar uma bike com rodonas você tem que se preocupar com detalhes como o tipo de pneu, que tem que ser mais estreito. Na EMD, estou com Continental Race King 2.0. Mais do que isso a bike perde rendimento pra caramba. Tipo de roda influi. Peso do quadro. etc. etc. etc. 

Niner é uma marca cara. Com o que investi na minha EMD, que é de alumínio, compraria fácil uma de carbono. Mas não implica que necessariamente teria o mesmo rendimento. Felizmente o representante da Niner aqui em Curitiba manja horrores de cross country e conseguiu me orientar bem. E aí é que está o segredo de tostines: saber montar e configurar a bike. Se não souber, nenhum tamanho de roda funciona. 

E, claro. A peça que vai em cima do selim também conta.
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2015 as 09:04
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Vende a Astro e a Vitus e vai para uma 29 full.


Na realidade, eu ia pegar uma 29full no lugar da vitus. Acabei pegando a vitus porque saiu mais barato e porque fui influenciado pelo fato de que se usa menos pressão nos pneus, então ela soca menos, blá, blá, blá... Agora, vender as duas pra pegar uma 29full não é uma idéia ruim, mas acho que ainda preciso andar mais na vitus, acertar a pressão dos pneus, e ver se realmente preciso de uma full.

Sem contar que na prova que citei, devia ter pelo menos 300 bikes, da quais só vi umas 4 aro 26, e o restante, só vi umas 2 ou 3 aro 29 full. Se 98% das bikes eram 29 hard tail, porque só eu não vou conseguir me acostumar? Tongue
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2015 as 09:39
Vitus 29 (ou outra da mesma faixa.. 'Scale 960 no UY') ou uma Scale 630 seminova?

Editado por MTBRS - 10 Mar 2015 as 09:44
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2015 as 09:41
Na minha humilde opinião,acho que deveria ficar os 3 tamanhos prq são propostas diferentes cada aro,cada uma serve para determinado local e situação,é como uma speed e uma hibrida de sangue aro 700 são próximas mas tem propostas diferentes,26,27,5,29" cada uma no seu local próprio,apesar de eu achar que a 27,5 seria a que mais se adequa no geral.abraços...
Voltar ao Topo
giba1963 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giba1963 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2015 as 11:34
Originalmente postado por M.CROESY M.CROESY escreveu:

Na minha humilde opinião,acho que deveria ficar os 3 tamanhos prq são propostas diferentes cada aro,cada uma serve para determinado local e situação,é como uma speed e uma hibrida de sangue aro 700 são próximas mas tem propostas diferentes,26,27,5,29" cada uma no seu local próprio,apesar de eu achar que a 27,5 seria a que mais se adequa no geral.abraços...

É mas tem gente desmontando essa tese de que as 27,5 sejam tudo isso. E eu concordo.

http://www.praquempedala.com.br/blog/teste-cientifico-mostra-que-roda-29-e-mais-rapida-que-a-26-e-275/
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 6>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X