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Aro 27 x 700 >> Que fazer com os freios?

 Responder Responder Página  12>
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maucantara Ver Drop Down
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    Enviado: 11 Jun 2011 as 14:35
Caros,

Estou reformando uma Caloi 10 '86 e chegou a hora de resolver a questão das rodas. O padrão dela são as rodas aro 27 e freios dia-compe.

No entanto, acabo de arrematar um grupo de câmbios/sti/freios shimano RSX e ainda não sei se utilizarei esses freios na bike ou se os venderei.

Minha vontade: usar rodas 700 com esse freio da Shimano. O que eu precisaria fazer para isso?

Que outras alternativas eu teria?

Abs
Mau
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rsfalacci Ver Drop Down
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Voc^e pode usar um dropbolt pra usar freios 700 em aro 27...
Possuo freios RSX tbm...mas vou usar eles no aro 27..
Nesse t'opico tem informacoes sobre dropbolt
http://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=1305&title=single-speed-filosofia
Rafael
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ricardoxem Ver Drop Down
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Olá Mau, tudo bem?

Cara, você conseguiu colocar aros 700 na Caloi 10, numa boa? Hoje alguma adaptação?

Eu tenho uma e queria fazer o uso dos aros 700, exatamente para ter um pouco mais de opções de pneus. Os únicos que encontro para 27" são os Kenda Slick 1 1/4".

Com certeza esbarramos na questão dos freios. Vou acompanhar este tópico para ver as opiniões.

Abraços,
Ricardo.
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rsfalacci Ver Drop Down
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Bem, para os interessados em colocar aro 700 numa caloi 10 antiga...bem, é possível....pro freio dianteiro é só usar um garfo pra aro 700 que tá resolvido. O problema é o freio traseiro. pra ele é mais fácil usar um dropbolt. No site do sheldon brown tem bem explicado isso...
http://sheldonbrown.com/home-drop.html
aqui, uma foto de como ficaria um dropbolt homemade...

eu vou ter que fazer dois dropbolt na minha...um na frente e outro atrás....os braços do freio são muito curtos e eu estou usando pneus 27x1.1/4
Rafael
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ricardoxem Ver Drop Down
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Ah entendi.

Acho que mesmo com ferraduras de braços longos não alcançaria a altura desta roda. O aro 700 é ligeiramento menor do que os 27".

O grande problema é encontrar pneus mistos ou com cravos para na medida 27. 

Estou pensando em construir uma bike tipo ciclocross com um quadro de Caloi 10 antigo.

Abraços,
Ricardo.
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T.C. Ver Drop Down
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O texto acima contém uma verdade absoluta.
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rsfalacci Ver Drop Down
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vc pode comprar freios ferradura da tekro que tem o alcance dos braços maiores, mas só lá fora....
nesse artigo do sheldon fala sobre o alcance (reach) dos freios e soluções...
http://sheldonbrown.com/calipers.html

Edit: o Druide já respondeu tudo.....hehehe


Editado por rsfalacci - 11 Jun 2011 as 15:47
Rafael
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ricardoxem Ver Drop Down
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Olá Druide,

Entrei neste link. Realmente é o que eu comentava.

Tem um comentário sobre o produto que a pessoa tenta fazer exatamente este procedimento. Colocar aros 700 em uma quadro 27". Pelo que entendi ele não teve muito sucesso: 

"The product itself seems fine, solid, well made etc, not the lightest but not bad value for money. The problem i had when using these to convert a 27" wheel frame to a 700c wheel was the short length of the threaded fixing bit, it was too short on both the front and back, this would be fine if the measurements had been listed but seeing as the long drop is aimed at conversions I would have expected the fixing to be more universal. The front is 15mm long, the back 29mm, these measurements have to allow for the bolts and toothed washers as well, this leaves up to 4mm or 18mm (ish) respectively."

Acho que minha idéia pode ficar mais difícil neste ponto. A alteração das rodas viria com muitas adaptações.

Abraços,
Ricardo.
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rsfalacci Ver Drop Down
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Essa adaptação de 700 no lugar das 27 vc vê lá no fórum de SS/Fixa.....aparentemente não tiveram problemas....
Rafael
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ricardoxem Ver Drop Down
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Legal, vou dar uma olhada. Faz tempo mesmo que não entro no tópico das Single Speeds.

Valeu
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rsfalacci Ver Drop Down
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Olha lá....o problema é que são 40 páginas de informação....hehehe

Editado por rsfalacci - 11 Jun 2011 as 16:02
Rafael
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poneis Ver Drop Down


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Tem uma questão com esses freios modernos. A fixação deles no quadro ou garfo se dá por uma parafuso allen que "entra" no buraco de fixação. Nas c10, esse buraco é menor, o parafuso allen não consegue entrar e não engata na rosca do freio. Esse é o problema descrito pelo relato do comprador da chain reaction. 

A solução seria aumentar a largura do buraco com uma lima fina. Não é muita coisa, são só alguns milímetros a mais. Ou então usar o freio dia-compe original da c10, que se prende com um parafuso e um espaçador que não chegam a entrar no buraco. Esse freio aceita aro 700, pelo menos na frente, onde eu testei.
I must master my bicycle as I must master my life.
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T.C. Ver Drop Down
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Originalmente Postado por ricardoxem ricardoxem Escreveu:

Olá Druide,

Entrei neste link. Realmente é o que eu comentava.

Tem um comentário sobre o produto que a pessoa tenta fazer exatamente este procedimento. Colocar aros 700 em uma quadro 27". Pelo que entendi ele não teve muito sucesso: 

"The product itself seems fine, solid, well made etc, not the lightest but not bad value for money. The problem i had when using these to convert a 27" wheel frame to a 700c wheel was the short length of the threaded fixing bit, it was too short on both the front and back, this would be fine if the measurements had been listed but seeing as the long drop is aimed at conversions I would have expected the fixing to be more universal. The front is 15mm long, the back 29mm, these measurements have to allow for the bolts and toothed washers as well, this leaves up to 4mm or 18mm (ish) respectively."

Acho que minha idéia pode ficar mais difícil neste ponto. A alteração das rodas viria com muitas adaptações.

Abraços,
Ricardo.


Eu tenho uma C10 1981, e tinha o mesmo problema com freios. Comprei esse e casou perfeitamente, tanto no aro 27 quanto 700.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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ricardoxem Ver Drop Down
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Ótimo saber disso. Meus planos podem se concretizar.
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maucantara Ver Drop Down
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Ótimo!!

Acabo de comprar esse freio via eBay. Agora é torcer pra chegar rápido e pra funcionar.

Aviso todos assim que tiver alguma novidade!

Abs
Mau
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airesbecker Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de airesbecker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2011 as 19:48
Tudo bem!
Acho que este tipo de alteração e reforma deve procurar usar as peças mais adequadas para a caracteristica do projeto.
Acontece que estes quadros antigos foram feitos para ferraduras maiores, mesmo com aro 27.
As ferraduras pequenas de speed são de outro tipo de projeto mais recente.
A diferença do aro 700 para o 27 é somente 4mm.
Então é fácil colocar o aro 700 com uma ferradura de freio do tipo "long reach caliper", com medida 47-57.
Como estas:
No mercado nacional há as Dia Compe que funcionam bem, especialmente se colocadas com pastihas melhores.
Outra coisa que dá para fazer, se o quadro for ser pintado é fazer a alteração em uma oficina de solda.
O ideal é colocar uma roda e medir no quadro a distância do aro para a fixação do freio e então colocar a ferradura da medida certa.
 
Eu na minhas reformas já usei as ferraduras Tektro, Murphy e Dia Compe, já fiz também alterações de solda, mas o parafuso de adaptação nunca usei, não se fica firme e não acho muito estético.
 
Agora por último o que tenho preferido é manter o aro 27, mesmo com as ferraduras maiores, pois o aro 27 fica mais interessante, mantém a personalidade da bike, a diferença é pequena mas ela existe.
A roda 27 é maior e tem uma dirigibilidade diferente.
 
Tenho é usado pneus de primeira linha para roda 27, como Continental e Schwalbe, os aro estou usando os Vzan Escape C10 630, preferencialmente na cor aluminio polido.
 
Vejam este tópico:
 
Links
Uma dica esta medida 27 é mais fácil de achar no ebay da Inglaterra www.ebay.co.uk
 
Os últimos que comprei foram estes 27x1 1/8:
 
Antes já havia comprado estes que são os mesmos que o Marcos usou:
 
Abraço.


Editado por airesbecker - 11 Jun 2011 as 19:54
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jfsharry Ver Drop Down
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Originalmente Postado por airesbecker airesbecker Escreveu:

Tudo bem!

Acho que este tipo de alteração e reforma deve procurar usar as peças mais adequadas para a caracteristica do projeto.
Acontece que estes quadros antigos foram feitos para ferraduras maiores, mesmo com aro 27.
As ferraduras pequenas de speed são de outro tipo de projeto mais recente.
A diferença do aro 700 para o 27 é somente 4mm.
Então é fácil colocar o aro 700 com uma ferradura de freio do tipo "long reach caliper", com medida 47-57.
Como estas:
http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=long%20reach%20caliper&_dmpt=Cycling_Parts_Accessories&_ds=1&_fcid=31&_localstpos=&_stpos=&gbr=1
No mercado nacional há as Dia Compe que funcionam bem, especialmente se colocadas com pastihas melhores.
http://brasabike.com.br/produto/freio-ferradura-aluminio-caloi-10-(para-aro-27)
(...)

 

Fala pessoal!

Sou novo aqui no fórum, mas venho acompanhando o Pedal.com.br já faz um tempinho.
 
Eu tenho um problema bem parecido com o do colega, mas no meu caso eu já tenho os aros 700 instalados em uma monark 10 (ao que parece sem ter trocado o garfo da bike).
 
O problema são os freios que uso nela, São aqueles Alhongas. As sapatas estão no lugar correto, mas esse freio não funciona a contento. Parece que ao freiar os braços da ferradura ficam desalinhados e acabam raspando na roda após a freiada, outro problema é que a ferradura fecha completamente sem que haja a necessidade de pressionar o manete de freio por completo, parece até que os cabos podem estourar!!

Os freios mais indicados seriam esses apontados pelo airesbecker?

Algumas fotos:

Freio Dianteiro:

Freios Dianteiros
 
Freio Traseiro:
 
 
Manete de freio pela metade mesmo com a ferradura fechada:
 
 
 
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airesbecker Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de airesbecker Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jun 2011 as 06:00
Não vejo problema neste seu freio!
O manete não quer dizer que precise chegar até o fim do curso para fechar a ferradura.
Se os cabos estiverem bem esticados, os aros bem retos, e as sapatas bem juntas, o freio fecha com um rápido toque no manete, e é assim que deve ser!
Estes seus aros são de alumínio?
Os aros estão bons?
A suas ferraduras parecem ser de ferro!!
Os seus cabos estão deslizando bem? Não estão trancando os cabos?
E as suas sapatas estão boas?
As ferraduras estão bem fixas?
As molas estão funcionando bem?
As vezes as sapatas ficam sujas com óleo e não seguram, precisam ser limpas ou trocadas.
Parece que tuas sapatas já estão bem gastas.
Todas estas coisas são importantes!!!
Talvez esteja na hora de fazer uma manutenção ou colocar freios e ferraduras de melhor qualidade.


Editado por airesbecker - 19 Jun 2011 as 06:05
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jfsharry Ver Drop Down
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Originalmente Postado por airesbecker airesbecker Escreveu:

Não vejo problema neste seu freio!
O manete não quer dizer que precise chegar até o fim do curso para fechar a ferradura.
Se os cabos estiverem bem esticados, os aros bem retos, e as sapatas bem juntas, o freio fecha com um rápido toque no manete, e é assim que deve ser!
Estes seus aros são de alumínio?
Os aros estão bons?
A suas ferraduras parecem ser de ferro!!
Os seus cabos estão deslizando bem? Não estão trancando os cabos?
E as suas sapatas estão boas?
As ferraduras estão bem fixas?
As molas estão funcionando bem?
As vezes as sapatas ficam sujas com óleo e não seguram, precisam ser limpas ou trocadas.
Parece que tuas sapatas já estão bem gastas.
Todas estas coisas são importantes!!!
Talvez esteja na hora de fazer uma manutenção ou colocar freios e ferraduras de melhor qualidade.
 
Então os aros são de aluminío e estão novos.
A ferradura é de ferro, me parece que o problema deve ser a fixação do mesmo, não sei se é normal mas os braços da ferradura ficam desalinhados depois de pressionar o manete.
Penso em trocar essa ferradura, mas minha duvida é qual colocar. Os freios da Shimano que você mandou o link seriam os corretos para esse caso?
 
Obrigado.
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Hiorus Ver Drop Down


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jfsharry tenho uma M10 com ferraduras parecidas com a sua e tenho esse mesmo problema, ela fecha e depois fica torta e da uma leve raspada no aro, é problema de fixação sim além que essa ferradura é chata mesmo viu
 
independente do modelo que voce for colocar pega de aliminio, alem de serem mais leves nunca tive problemas, pode ser um modelo antigo (dia-compe, shimano tourney...) ou atual mesmo dai depende mais do seu bolso LOL mas qualquer uma dessas voce vai precisar colocar a adaptação citada acima
 
pessoalmente não conheço, mas deve ficar bem melhor do que esta agora com essa de ferro, qualquer coisa manda mp, flw
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airesbecker Ver Drop Down


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Pelo que você está dizendo deve ser a capa do conduíte que está rígida, ressecada e muito curta, então falta flexibilidade e a ferradura não retorna na posição correta.
Faça uma manutenção nos seus freios, coloque ferraduras de alumínio, destas que falei acima, e troque os cabos, deixe uma alça boa no conduíte para a ferradura ficar na posição correta.
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jfsharry Ver Drop Down
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Fala Hiorus e airesbecker!
 
Eu gostei desse freio da Shimano, mas o que não ficou claro foi se terei que trocar o garfo da bike e colocar a adaptação na traseira.
 
No mercado livre esse freio esta um tanto pesado rs, acho que terei que comprar no ebay e encontrar um mecanico bom para fazer a instalação.
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airesbecker Ver Drop Down


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Você tem que medir a distância que há entre o seu aro e o parafuso de fixação do freio, esta é a medida de comprimento do braço da ferradura, então você deve comprar a ferradura na medida adequada. Em geral a medida long reach 47-57 dá certo.
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e-debortoli Ver Drop Down
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Solda um bridge mais baixo e troca o garfo, dá menos trabalho!!! Mas faça o serviço com quem entende de solda de quadros!!!
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BrunoBene Ver Drop Down


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Eu fiz um dropbolt em cerca de meia hora....pois errei na medida uma vez....mas na outra deu....

Usei uma chapa de uns 2mm de espessura....

cortei uma pedaço de 8cm x 1,5cm depois dobrei na morsa formando um "U"

Cujas pernas tem 2,5 cm e a parte do meio tem 3 cm (daí o comprimento de 8cm)

Furei onde vai no garfo e onde vai a ferradura...e voilá!!! Falta pintar.... :)

Mas é bem rápido e tranquilo fazer!!!

eis as imagens:




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BrunoBene Ver Drop Down


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Tinha feito um em tubo de alumínio, que encaixava no tubo da espiga do garfo....mas ficou meio grande....

Tá feio, mas pintado vai ficar legal...é bem pequeno e discreto...eis a bike na qual vou colocar..

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Kodornna Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Kodornna Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Mar 2012 as 20:06
Originalmente Postado por BrunoBene BrunoBene Escreveu:

Eu fiz um dropbolt em cerca de meia hora....pois errei na medida uma vez....mas na outra deu....

Usei uma chapa de uns 2mm de espessura....

cortei uma pedaço de 8cm x 1,5cm depois dobrei na morsa formando um "U"

Cujas pernas tem 2,5 cm e a parte do meio tem 3 cm (daí o comprimento de 8cm)

Furei onde vai no garfo e onde vai a ferradura...e voilá!!! Falta pintar.... :)

Mas é bem rápido e tranquilo fazer!!!

eis as imagens:






Fala Bruno,

Achei interessante essa adaptação para rodas com aro 700!
Já que faz algum tempo que você fez as adaptações, gostaria de saber se o dropbolt é estável, ou sem houve algum problema - estou pensando em fazer a mesma adaptação pra minha magrela velhinha.
Outra coisa: você usou aço ou alumínio?
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biebarros Ver Drop Down

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oi pessoal,

estou começando a montar uma C10 antiga com rodas 700.

Já tenho o garfo dianteiro para aro 700 cromado aheadset stander.

Tenho já as rodas 700 montadas que uso na minha speed.

O problema maior é o bendito freio traseiro.

Fiz o teste com meu freio traseiro e realmente as sapatas não alcançam o aro.

Ouvi dizer que freios comuns de BMX possuem braços mais longos e portanto são adaptáveis para aro 700.
Isso procede???

Alguém já fez o teste???

outra opção remota
- Cabe aro 27 em garfo para aro 700???

- Alguém já fez o teste??

valeu pessoal
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maucantara Ver Drop Down
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Freios Tektro R556. Foi a solução que encontrei pra fazer minha gambiarra, e ficou perfeito.
Ele tem ferraduras mais longas, que permitem colocar rodas 700 tanto na frente como atrás.
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biebarros Ver Drop Down

Restrito

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maucantara,

estava querendo uma solução mais rápida e barata.

pagou quanto nos freios?

fora que cogitação pagar nos freios o preço que paguei no quadro(R$75).

estou pensando em fazer o dropbolt eu mesmo.

mas antes queria saber se os freios de bmx alcançam o aro traseiro 27.

na frente já tenho o garfo pra rodas 700.

ou então fazer o teste pra ver se cabe aro 27 no garfo 700.

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ola, aros 27 cabem em garfo 700, eu fiz o caminho inverso do seu, tenho um peugeot course que usa aro 700 e coloquei rodas novas nela aro 27, inclusive cabe ate o pneu mais grosso 27*1 e 1/4, qto ao freio, os de bmx alcançam sim. A diferença no aro efetivamente é de 4mm, pois sao 8mm, mas como é redondo, imagine que a diferença no freio e de 4mm e na altura na bike e dos outros 4mm.
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gtogo,

tem certeza que cabe??

fui hoje em uma bicicletaria de bairro com a minha speed 700 e pedi pro cara medir uma roda 27 na dianteira. O problema é que a roda estava sem o pneu e não deu pra ter certeza se coube ou não.

Aparentemente vai ficar a conta. O problema vai ser o freio dianteiro, acho que vou ter que fazer uma nova furação no garfo 700. No caso, um pouquinho mais pra cima.

Seria isso???
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na arquitetura do meu garfo coube, garfo com ombreira, ja estes da caloi dessa nova, acho de a distancia é ate um pouco maior que os garfos antigos, qto ao freio acho que vc nao precisa refurar nao, compre um par de ferradura pra speed, custa 36,00 o par. O unico inconveniente e que vai sobrar um freio se ele ficar bom na frente e curto atraz, ai vc vende um. Estes freios sao mais pequenos que os da marca alhonga de caloi 10 e um pouco mais longo que um shimano sora por exemplo.
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Acho que nós estamos fazendo confusão. A sua peugeot course, a rodagem original dela não é 27?? Digo isso porque é uma bike antiga, certo??

A minha intenção é colocar aro 27 no meu garfo 700.

Agora fiquei confuso.... rsrsrsrs
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Negativo, peugeot course made in france aro original 700, peugeot 10 nacional que usava aro 27, eu puz rodas novas 27 nela pois estava montando uma caloi 10 ai achei esta bike de um colecionador mas as rodas 700 estavam com raios pretos, que eu acho feio, ai fiz a troca
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O freio praticamente nem mudou de lugar
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beleza,

não sabia dessa diferença de rodagem da francesa pra brasileira.

Enfim, vou até uma bicicletaria e vou testar a roda montada com pneu 27 x 1.1/4".

Esse é o pneu que é mais fácil de encontrar e sei que tem lá.

Obrigado pelas informações.
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isto, investe mesmo na bike, caloi 10 ta na moda, ve na pagina inicial do BOL a caloi 10 do presidente do facebook na america latina que enfeita o escritorio dele no Itaim Bibi. Eu tenho 2, um quadro com garfo ja pintado que parei a montagem e agora a peugeot, bom dia.
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se o 27*1 e 1/4 ficar alto vc poe o 27*1 que equivale a um 700*23, o freio tz que é mais complicado mesmo, pois existe dois tamanhos de quadro diferente na distancia da travessa tz.
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hoje fui na bicicletaria e realmente com o pneu pirelli 27 x 1.1/4" fica pegando em cima do garfo e um pouco na garra de freio de speed.

confesso que fiquei um pouco desanimado com isso.

então resolvi que vou colocar mesmo as rodas 700.

Vi um freio traseiro de bmx e medi com a minha garra de speed traseira. Realmente o freio de bmx tem um braço bem maior que o freio de speed normal.

Agora tem o detalhe do quadro que você falou. Tem uns quadro da c10 antiga que a haste do freio é mais ou menos espaçada que outros. Acho que o meu quadro é o que tem a haste mais espaçada.

Será que o freio de bmx consegue dar o "pega" no aro 700 do quadro com a haste mais espaçada??
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