| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Aluminio 6061 X 7005
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Aluminio 6061 X 7005

 Responder Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
felipao Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jul 2008
Campinas
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de felipao Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Aluminio 6061 X 7005
    Enviado: 25 Jul 2008 as 13:30
Ola galera, blz? estarei me descabaçando no forum do pedal. Esse topico interessa a todos que gostaria de tirar suas duvidas com relação aos quadros de aluminios que encontramos no mercado. Bom, tenho visto mtas bikes que são de aluminio 6061 ou 7005 e muitos topicos em outros foruns querendo saber qual a diferença entre eles. Mas qual a diferença entre elas?? Sou engenheiro de materiais e consequentemente facinado por materiais metalicos e compositos (ex: fibra de carbono, kevlar, fibra de vidro), por isso to para começar minha historia no mountain bike (acabo de adquirir uma Gary Fisher Wahoo, muito boa por sinal.)
O aluminio 6061 e 7005 ambos eram (e são) utilizados na industria aeronautica (atualmente se usa mais a 7005).
O aluminio 6061 é uma liga da familia 6xxx. Sua composição é 1,0% de Mg;0,6% de Si; 0,2% de Cu; 0,28% de Mn e 0,2% de Cr. Estes elementos de liga, darão toda as propriedades mecanicas para o aluminio. A adição do cobre no aluminio 6061 é o principal elemento que melhora as propriedades mecanicas do aluminio, sem comprometer o processo de extrusão (metodo de conformação da peça, atraves de um molde, vc adquiri o formato que deseja) e soldagem. Estes dois processos são de extrema importancia para a confecção de bikes.O aluminio 6061 passa por uma tempera (chamda de T6), a tempera é um tratamento termico que alem dos elementos de liga(como Cu, Mn e etc), aumentam a resistencia mecanica do aluminio. É de se ressaltar que apenas os elementos de liga, não fornecem toda a propriedade que o aluminio 6061 precisa, por isso a utilização da tempera.
Algums propriedades mecanicas que o Al 6061 T6 possui. Limite de resistencia a tração 310Mpa; escoamento 275Mpa; alongamento em 50mm (%) 12; Dureza (Brinell)95;Limite de resistencia a fadiga 95Mpa.

Voltar para o topo
felipao Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jul 2008
Campinas
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de felipao Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jul 2008 as 13:30
Continuando, o aluminio 7005, é uma liga da familia 7xxx. Sua composição quimica é 4,5% de Zn; 1,4% de Mg; 0,45% de Mn; O,13% de Cr;0,14% de Zr e 0,03% de Ti. O 7005 tb passa por um tratamento termico tempera T5; este aluminio tb pode ser extrudada, e soldada sem que os elementos de liga e a tempera o atrapalhe.
Suas propriedades mecanicas são: Limite de resistencia a tração 360Mpa; escoamento 315Mpa; alongamento em 50mm (%) 15; Dureza (Brinell)96;Limite de resistencia a fadiga sem dados.
O que é legal agente comparar essas duas ligas são as diferenças de prorpriedades mecanicas que elas apresentam. Não tem como dizer qual é melhor ou pior aluminio. Mas um fator que é legal de se comparar é o limite de resistencia a fadiga dos aluminios.
< ="-" ="text/; =utf-8">< name="ProgId" ="Word.">< name="Generator" ="Microsoft Word 11">< name="Originator" ="Microsoft Word 11"> Fadiga é uma forma de falha que ocorre em estruturas que estão sujeitas a tensões dinâmicas e oscilantes. Sob essas circunstâncias, é possível a ocorrência de uma falha em um nível de tensão consideravelmente inferior ao limite de resistência  à tração ou ao limite de escoamento para uma carga estática. O termo fadiga é usado pois esse tipo de falha ocorre normalmente após um longo período de tensão repetitivo.Ela é importante no sentido de que ela é a maior causa individual de falhas em metais. O que precisamos saber é que um aluminio que apresenta uma boa tenacidade (prorpiedade de absorver impacto sem que haja a ruptura do material), quanto maior for sua tenacidade maior será a resistencia a fadiga deste aluminio. Infelizmente não dá para compararmos, pois não temos a informação do limite de resistencia a fadiga do aluminio 7005. Mas dá para termos uma ideia que ele provavelmete será um pouco maior que o 6061. Acredito que uns 10 a 15% a mais que o 6061. Resumindo, o aluminio 7005 apresenta uma melhora nas propriedades mecanicas comparado ao 6061, com isso (não tenho certeza) o preço de um quadro com aluminio 7005 deve ser maior que um quadro 6061. Mas aqueles que possuem quadro 6061 (como eu tenho), não devemos sair e comprar um quadro 7005, como disse anteriormente não tem como dizer que o 7005 é melhor que 6061 ou vice-versa, mas sim que há diferentes tipos de materiais para diferentes finalidades, e isso não quer dizer que um quadro 6061 não é bom o bastante para fazer algo que um 7005 possa fazer. Bom espero que tenho ajudado em alguma coisa, e não piorado.
Abraços a todos, e curtam muito suas bikes!!!
Se quiserem maiores informações, acessem o site www.infomet.com.br
Voltar para o topo
zeh do bigu Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Mai 2008
Recife - PE
Desconectado
Mensagens:64
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zeh do bigu Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jul 2008 as 13:42
cara....
Parabéns eu tinha essa curiosidade...
muito obrigado pelo esclarecimento!
Voltar para o topo
Guests Ver Drop Down
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Guests Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jul 2008 as 14:23
Muito legal e interessante este assunto. Parabéns por ter criado!
É interessante mencionar que no processo de moldagem do alumínio, o do tipo 7005 possui maior dificuldade em ser moldado do que o 6061.
Voltar para o topo
felipao Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jul 2008
Campinas
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de felipao Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jul 2008 as 14:38
Atila, otima afirmação cara, a moldagem do 7005 émais dificl mesmo, bem apontado cara!! muitas vezes utilizam agua a tal da hidroconformação... tb utilizada no 6061
Voltar para o topo
felipao Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jul 2008
Campinas
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de felipao Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jul 2008 as 14:43

e obrigado pelos elogios, fiz isso só para informar da gaelra..!!

galera, to viciado em bikes agora, sempre to procurando saber mais e mais sobre elas, que conjunto de peças usar, os tipos diferentes de suspa, quadro...e etc..estou a apenas 2 semanas que venho pedalando..e aperndendo mto..salve a internet!!!

Voltar para o topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Mai 2008
Vitória
Desconectado
Mensagens:1730
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Edilcimar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jul 2008 as 15:00
Felipão, você não informou as seguintes propriedades, as quais gostaria de saber:
a) 6061-> limite de resistência a fadiga 95Mpa, qual a do 7005? Segundo você não existem dados, como pode uma indústria aeronáutica utilizar um produto sobre o qual não possui dados exatos, desculpe mas não creio nisto.
b) Densidade específica de cada um, ou para os leigos, qual o "peso" de cada uma das ligas?
c) Qual a resistência a corrosão de cada um?
d) Qual a resistência a cristalização?
e) Qual a diferença entre têmpera T6 e T5?
Grato
Voltar para o topo
Ivan Santin Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Jun 2007
Piracicaba - SP
Desconectado
Mensagens:663
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ivan Santin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jul 2008 as 15:05
amigo,parabéns pelo tópico
sempre tive dúvida sobre isso
e parabéns pela escolha na gary fischer wahoo,otima bike

Ivan Santin
Trek 4300(2008)
Piracicaba-SP
Voltar para o topo
felipao Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jul 2008
Campinas
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de felipao Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jul 2008 as 19:32
Edilcimar, blz cara? obrigado pelas perguntas..
a)o que quiz dizer "não existe dados" é que, onde eu fiz a consulta, não apresentava esse tipo de dado;
b)quanto a densidade eu não obtive de fato um dado preciso,  acredito que uma busca no site da sciencedirect possamos encontrar algo(porem não posso acessar esse site, pois há a necessidade de uma assinatura, e essa assinatura é carrissima) , ou em algum tipo de handbook;
c)quanto a resistencia a corrosão, isso depende de cada tipo de ensaio que vc vá fazer, com isso, cada tipo de ensaio a corrosão que se fazer apresentará um dado diferente, existe corrosão em altastemperaturas, insalubris, eletroquimica, "salt spray" e etc..
d)resistencia a cristalização eu não seberei te informar;
e)realmente me esqueci de mencionar a diferença entre elas mesmo, desculpe.
a T6 o aluminio é solubilizado e envelhecido artificialmente.
a T5 o aluminio é resfriado de uma temperatura elevada em um processo de conformação e envelhecido naturalmente.

qualquer outra pergunta podem fazer, que farei o possivel para responde-las..
valeu galera, abraço!!

Voltar para o topo
felipao Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jul 2008
Campinas
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de felipao Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jul 2008 as 19:35
Ivan, valeu cara, vou curtir mto com minha bike, na verdade já to curtindo mto!!!
graças a internet, mtas pessoas me indicaram essa bike pelo custoXbeneficio que poderia me proporcionar..!!!
ano que vem játo até pensando que up vou dar nela...aguarde!!hehehe

abraço, to curtindo mto o site do pedal, alem de seus foruns!!
Voltar para o topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Mai 2008
Vitória
Desconectado
Mensagens:1730
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Edilcimar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jul 2008 as 05:50
Felipao, consegui algo no endereço que você forneceu, mas não tudo, aí vai alguma coisa, o problema é que quando tento entrar nos testes de fadiga ele me pede login.

Tensile and fatigue properties of the AA6061/20 vol% Al2O3p and AA7005/10 vol% Al2O3p composites

L. Ceschinia, Corresponding%20Author%20Contact%20Information, E-mail%20The%20Corresponding%20Author, G. Minakb and A. Morria

aInstitute of Metallurgy, University of Bologna, V.le Risorgimento 4, I-40136 Bologna, Italy

bDIEM, University of Bologna, V.le Risorgimento 2, I-40136 Bologna, Italy


Received 7 March 2005; 
accepted 12 April 2005. 
Available online 22 June 2005.


References and further reading may be available for this article. To view references and further reading you must purchase this article.

Abstract

In this paper, the tensile properties and the low-cycle fatigue behavior of the 7005next%20term aluminum alloy reinforced with 10 vol% of Al2O3 particles (W7A10A composite) and 6061 aluminum alloy reinforced with 20 vol% of Al2O3 particles (W6A20A composite) were studied. The microstructural analyses showed clustering of Al2O3 particles, irregularly shaped and with a non-uniform size. A significant increase of the elastic modulus and tensile strength in the MMCs, respect to the unreinforced alloys, was evidenced by the tensile tests, while the elongation to fracture decreased. The temperature effect on the tensile properties was not relevant up to 150 °C, while strength significantly decreased at 250 °C, mainly in the composite with the lower content of the ceramic reinforcement. The low-cycle fatigue tests showed no evidence of isotropic hardening or softening for the W7A10A, and a slight cyclic softening for the W6A20A. SEM analyses of the fracture surfaces showed that both the tensile and fatigue fracture was controlled by interfacial decohesion (expecially for the W7A10A composite), fracture of reinforcing particles (mainly for the W6A20A composite), void nucleation and growth. Also the presence of the MgAl2O4 spinel, probably, played a significant role in the mechanisms of failure in the W6A20A composite, by promoting void nucleation at the particles–matrix interfaces, interfacial decohesion, and also failure of the particles. These effects can be responsible of the slight softening observed in the W6A20A, under the low-cycle fatigue conditions.

Keywords: Metal matrix composites; Tensile tests; Low-cycle fatigue; AA7005; AA6061; Al2O3; Particles; High temperature; Clustering; MgAl2O4 spinel

 
Página do login
If you have a User Name & Password, you may already have access to this article. Please login below.
< = id=userid name=userid>
< = id= = maxLength=20 name=>
< id=rememberMe title="Checking will log you in automatically next time you visit ScienceDirect" = value=Y name=rememberid>
< ="btn sci_dirBtn" =".Name='btnhov sci_dirBtnHov'" =".Name='btn sci_dirBtn'" =submit alt=Submit value=Submit border=0 name=Submit> Cancel
Athens/Institution Login
Forgotten your User Name or Password?
If you do not have a User Name and Password, click the "Register to Purchase" button below to purchase this article.

Price: US $ 31.50


Editado por Edilcimar - 26 Jul 2008 as 05:51
Voltar para o topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Registrado: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Desconectado
Mensagens:2210
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alexandreminetto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jul 2008 as 18:25
felipão
Parabéns cara, pelo tópico e pela bike.
 Só pra acrescentar pro pessoal:
 

Existem dezenas de tipos de alumínio. As mais utilizadas em bicicletas estão abaixo:

7005 - Tem alta resistência mecânica, boa conformabilidade e é de fácil soldagem. Usado bastante na indústria de bicicletas. Uma solda efetuada em um quadro 7005 ficará bem rígida com o tempo. Pode ser tratado termicamente. Composição: silício 0,35%, ferro 0,4%, cobre 0,1%, manganês de 0,2 a 0,7%, magnésio de 1 a 1,8%, cromo de 0,06 a 0,2 %, zinco de 4 a 5 %, e titânio de 0,01 a 0,06%.

6061 - Tem alta resistência mecânica, boa resistência à corrosão e pode ser moldado com facilidade. Exige tratamento térmico. A resistência fica comprometida após uma solda. Tem 0,6 % de silício, 0,25% de cobre, 1% de magnésio, 0,25% de cromo, 0,7% de ferro, 0,15% de manganês, 0,25 de zinco e 0,15% de titânio.

7075 - É um dos alumínios mais fortes que existem. Largamente usado na indústria aeronáutica em peças de um avião.

Ainda há outras ligas de alumínio: Scandium, Alumínio 2024, Alumínio 7011 etc..

Retirei do site: http://www.bikemagazine.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=100&Itemid=49

AbraçoO
Voltar para o topo
A.R.G.S Ver Drop Down


Registrado: 23 Fev 2007
Taboão da Serra - São Paulo
Desconectado
Mensagens:197
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de A.R.G.S Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jul 2008 as 18:31
Tópico interessante, bom saber que temos um estudioso no assunto.
 
Abç.
André Renato
Voltar para o topo
felipao Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jul 2008
Campinas
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de felipao Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Jul 2008 as 06:55
Então Edilcimar..esse periodico que vc me apresentou é de um material composito (união de 2 tipos de materiais diferentes, um é o aluminio 7005 e 6061 (um metal) com a união de uma material ceramico a alumina ( Al2O



Voltar para o topo
felipao Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jul 2008
Campinas
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de felipao Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Jul 2008 as 06:58
Alexandre..
legal vc colocar mais umas informações para a galera...se alguem mais possuir informações complementares...fiquem a vontade..!! é sempre bom nós aprendermos um com o outro..

Voltar para o topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Mai 2008
Vitória
Desconectado
Mensagens:1730
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Edilcimar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Jul 2008 as 09:28
Felipão, eu mostrei pelo fato de tentar entrar no teste de fadiga dele e não conseguir, lá diz que a substrição é U$ 31.50, o que não é tão caro como você falou.
Voltar para o topo
biel Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Jun 2008
Campos RJ
Desconectado
Mensagens:367
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de biel Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2009 as 15:36

tambem esclareceu minha duvida

 


Voltar para o topo
NemSantana Ver Drop Down


Registrado: 16 Dez 2009
Camaçari - Ba
Desconectado
Mensagens:1
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de NemSantana Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Dez 2009 as 19:05
Olá galera! Permitam-me trazer um esclarecimento sobre a dúvida de Edilcimar. Tenho um PDF sobre aluminio que diz que as ligas da família 7XXX têm limite de resistência a fadiga de 16kgf/mm² o que equivale a aproximadamente 157Mpa, contra os 95Mpa da liga 6061. Tenho uma KHS Alite 300 de liga 7005. O quadro é show!!!!!!!

Felipao, parabens pela iniciativa.

Abraço p todos.

O título do PDF é "ALUMINIO E SUA LIGAS" e pode ser encontrado na fonte: http://www.google.com.br/search?client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Aen-US%3Aofficial&channel=s&hl=pt-BR&source=hp&q=ligas+de+aluminio&meta=&btnG=Pesquisa+Google
Voltar para o topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Desconectado
Mensagens:2166
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de César Ribeiro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Dez 2009 as 18:00
Em que porcentagem o 7005 é mais leve que o 6061???

Parece que o 7005 chega bem próximo ao peso do carbono.

A TREK produz um alumínio especial que é ainda mais leve que o 7005, acho que é o Alpha SLR, ou ZR9000.
Voltar para o topo
rafa0800 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Fev 2007
Tga da Serra MT
Desconectado
Mensagens:256
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafa0800 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2010 as 00:46
ótimo!
StarStarStarStarStar
http://tiepporc.wordpress.com
Voltar para o topo
edu_ars Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Mar 2009
Assis
Desconectado
Mensagens:1082
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de edu_ars Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2010 as 01:32
o quadro da minha trek é desse aluminio zr9000, não tenho certeza mas acho que o peso dele é 1,5 kg. Modelo 8500 ano 08.
Voltar para o topo
mr.mtb Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Dez 2009
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mr.mtb Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2010 as 02:13
Originalmente Postado por César Ribeiro César Ribeiro Escreveu:

Em que porcentagem o 7005 é mais leve que o 6061???

Parece que o 7005 chega bem próximo ao peso do carbono.

A TREK produz um alumínio especial que é ainda mais leve que o 7005, acho que é o Alpha SLR, ou ZR9000.



acho que nao da para comparar peso do aluminio com carbono em bike porque com certeza o carbono eh mais leve se for considerar a mesma espessura, mas como cada fabricante adota uma quantidade de camadas de carbono diferente, o peso muda. quadro de carbono eh bem mais grosso.
Voltar para o topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Desconectado
Mensagens:2166
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de César Ribeiro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2010 as 09:07
Originalmente Postado por edu_ars edu_ars Escreveu:

o quadro da minha trek é desse aluminio zr9000, não tenho certeza mas acho que o peso dele é 1,5 kg. Modelo 8500 ano 08.


muito quadro hard tail de carbono por volta desse peso.
Então como o alumínio é um material mais resistente, acho que quadro de carbono só vale a pena pelo estilo e exclusividade, em termos de relação custo X benefício X durabilidade um alumínio série 7000 ou como o da TREK vale mais a pena o investimento!
Mas pelo quesito beleza os alumínio hidroformado não fica nada a dever para os de carbono, é só conferir os quadros da Santa Cruz ou da Yeti.
Voltar para o topo
Andre PRO Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Mar 2008
Porto Velho RO
Desconectado
Mensagens:236
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Andre PRO Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2010 as 16:03
O triste é que os fabricantes poderiam padronizar as ligas empregadas, com o padrao descrito acima 7xxx, 6xxxx.
 
Mas o marketing fala mais, "criando os aluminios" Aluxx, ZR, M5......
ou é sergredo?
Faça hoje o que vc nao fez ontem como se fosse ontem
Voltar para o topo
Night Rider Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Ago 2009
São Paulo- SP
Desconectado
Mensagens:405
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Night Rider Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mar 2010 as 20:54
Este é outro tópico que poderia ficar nos "anais" do fórum.
Scott Scale
Super Italy 12v
Voltar para o topo
Kokuspokus Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 07 Ago 2008
São Bernardo do Campo - SP
Desconectado
Mensagens:91
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Kokuspokus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Abr 2010 as 17:44
Muito bom o tópico, parabens ao criador Felipao e ao Night Rider que desenterrou a materia.
Membro da

Voltar para o topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:6899
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de danielbns Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Abr 2010 as 23:49
Originalmente Postado por César Ribeiro César Ribeiro Escreveu:

Originalmente Postado por edu_ars edu_ars Escreveu:

o quadro da minha trek é desse aluminio zr9000, não tenho certeza mas acho que o peso dele é 1,5 kg. Modelo 8500 ano 08.


muito quadro hard tail de carbono por volta desse peso.
Então como o alumínio é um material mais resistente, acho que quadro de carbono só vale a pena pelo estilo e exclusividade, em termos de relação custo X benefício X durabilidade um alumínio série 7000 ou como o da TREK vale mais a pena o investimento!
Mas pelo quesito beleza os alumínio hidroformado não fica nada a dever para os de carbono, é só conferir os quadros da Santa Cruz ou da Yeti.


aluminio não é mais resistente q o carbono, muito pelo contrario na maioria das vezes o carbono é mais forte.
Voltar para o topo
André Santos Ver Drop Down


Registrado: 01 Mai 2008
Desconectado
Mensagens:3741
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de André Santos Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2010 as 15:52
Essa questão do alumínio Alpha SLR da Trek a liga é 6013. Tenho uma Bici aqui em casa com um teste de uma Trek 6800 (creio) que diz isso. Quanto a nomenclatura ZR vou dar uma averiguada.
Voltar para o topo
Sky Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Abr 2010
Far far away
Desconectado
Mensagens:107
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Sky Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2010 as 16:15
A industria tomou um preju ano passado, não conseguindo desovar o estoque das bikes 2009.
Resultado, o aluminio que era na casa dos 7k foi p/ 6k. Por isso algumas bikes de mesmo modelo cairam de preço em relação ao ano passado.
Voltar para o topo
rafilas Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Out 2009
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:176
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafilas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mar 2011 as 12:43
Desenterrando o tópico, que achei muito interessante. Ajuda bastante na hora de escolher uma nova bike para comprar.

Gostei de saber, por exemplo, que o alumínio 7005 é de fácil soldagem e que a mesma enrijece ao passar do tempo. Me lembrou os muitos tópicos sobre o Cromoly, que todos dizem ser mais vantajoso exatamente por causa da fácil soldagem (e também pela maleabilidade).

Obrigado ao criador do tópico, Felipão, e a todos que comentaram e tornaram a discussão enriquecedora. :)

Rafael.
Voltar para o topo
fabfernandes Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 12 Abr 2010
Desconectado
Mensagens:105
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de fabfernandes Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Mar 2011 as 19:19
felipão conhece alguem que solde quadros de aluminio, e tem idéia de preço?
fabricio
Voltar para o topo
rafilas Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Out 2009
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:176
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafilas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Mar 2011 as 20:52
Tenho a mesma dúvida do Fabrício. Quero saber se é fácil a solda num quadro de alumínio 7005, como foi dito na discussão.

Rafael.
Voltar para o topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Jan 2011
Araras - SP
Desconectado
Mensagens:791
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MR4Y Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Mar 2011 as 22:11
Originalmente Postado por danielbns danielbns Escreveu:

Originalmente Postado por César Ribeiro César Ribeiro Escreveu:

Originalmente Postado por edu_ars edu_ars Escreveu:

o quadro da minha trek é desse aluminio zr9000, não tenho certeza mas acho que o peso dele é 1,5 kg. Modelo 8500 ano 08.


muito quadro hard tail de carbono por volta desse peso.
Então como o alumínio é um material mais resistente, acho que quadro de carbono só vale a pena pelo estilo e exclusividade, em termos de relação custo X benefício X durabilidade um alumínio série 7000 ou como o da TREK vale mais a pena o investimento!
Mas pelo quesito beleza os alumínio hidroformado não fica nada a dever para os de carbono, é só conferir os quadros da Santa Cruz ou da Yeti.


aluminio não é mais resistente q o carbono, muito pelo contrario na maioria das vezes o carbono é mais forte.


O custo de R&D pra desenvolvimento de peças de carbono chega a ser cinco vezes superior(se não me engano) do que o mesmo pra Alumínio. Muitos enxergam a fibra de carbono como uma material milagroso, quando na verdade ele é uma material assim como todos os outros. O problema dos componentes de carbono é que a tolerância a erros tem que ser menor, uma vez que o mesmo tem que levar em considerações testes e condições de uso na prática, e isso durante o desenvolvimento da peça, pra que as fibras sejam arranjadas da melhor maneira possível.

É possível fazer quadros de alumínio tão resistentes quanto os de carbono e pesando praticamente a mesma coisa, só que não há interesse por parte do mercado, devido ao status de "material milagroso" que a fibra de carbono tem.

Uma coisa que o carbono tem que melhorar ainda é resistencia a condições não específicas. Vejam o exemplo da montagem de rodas com raios de carbono. Qualquer esforço além do projetado pra peça (por exempo durante a montagem) é suficiente pra que o raio quebre como um espaguete cru, o que não acontece com um raio de alumínio, que vai no máximo dobrar.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar para o topo
gvcabral Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Mai 2009
BSB/UDI
Desconectado
Mensagens:498
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de gvcabral Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2011 as 12:13
Originalmente Postado por rafilas rafilas Escreveu:

Tenho a mesma dúvida do Fabrício. Quero saber se é fácil a solda num quadro de alumínio 7005, como foi dito na discussão.

Rafael.
 
Rafilas, solda em alumínio (principalmente nas ligas com vários tratamentos térmicos como citado aqui) é extremamente difícil.
Primeiro, é difícil porque esse material (alumínio) possui altíssima condutividade térmica, o que dificulta o conrole da poça de fusão.
Vamos supor que encontre um excelente soldador. Tudo bem, você erá que escolher qual o metal de adição que usará na solda. Outro pepino. Você vai pedir a composição química pro fabricante de alumínio? Normalmente é divulgado qual a liga dos tubos, mas sempre tem um tratamento térmico por trás dela ou algum elemento químico diferente. Se escolher o metal de adiçao errado, você terá diversos problemas, como excesso de porosidade, perda na resistência mecânica, trincas diversas (à quente principalmente - durante o processo de resfriamento formam-se fios líquidos de metal que possuem ponto de fusão mais baixo que o restante do material e pela diferença de volume entre sólido e líquido, formam-se as trincas).
Mas, vamos supor que você encontrou um bom soldador, com um bom equipamento e com os parâmetros de soldagem bem regulados. Aliado à isso, você compra os tubos de alguns fabricantes famosos, como a Reynolds que fabrica a liga de alumínio 7005 Reynolds que não é a mesma 7005 das bikes comuns (Trek, Giant ou outra). Comprando os tubos de um fabricante assim, você terá acesso aos documentos nos quais até estarão indicados o melhor processo de soldagem e metal de adição. Ótimo, quase conseguiu soldar seu tubo de alumínio e garantir boas propriedades na junta fundida. Ainda há o tratamento térmico... o qual deu toda a resistência para o material, seja ela resistência química, mecânica, etc. O tratamento foi de natureza térmica e durante a solda será afetado, bem afetado. Você tem algumas opções... Fazer novamente o tratamento térmico de solubilização em todo o quadro de forma uniforme e depois o envelhecimento artificial ou então, por exemplo, alguns tubos estão pré-preparados para o processo de soldagem, os quais estão com tratamentos térmicos diferentes dos comuns e que com a solda bem controlada (calor e tempo) você atingirá a solubilização e parte do envelhecimento e com o tempo ela continua o processo de envelhecimento, como no caso da liga 7005. O envelhecimento não é nada mais que a preciptação de certos elementos químicos (Zn, Cu, Mg, etc) na estrutura cristalina da matriz da liga que aumenta sua rigidez, dificultando o movimento das discordâncias e assim, aumenta a dureza, consequentemente a resistência mecânica.
Agora, se não quiser usar a soldagem, vá para a brasagem. Você não terá que fundir o alumínio para realizar a união mecânica. Dependendo do metal de brasagem que usar, o ponto de fusão é bem baixo e não afetará tanto as propriedades mecânicas no final. Mas além de ser algo muito artesanal e extremamente dependente da habilidade de quem executa, é pouco pesquisado. Se quer realmente reduzir peso e garantir a resistência, procure a fibra de carbono que é cara ou então os aços Maraging microligados. Provavalmente você já deve ter visto um quadro com tubos de diâmetro pequeno por aí com um adesivo meio verdinho escrito Reynolds. Bem, esse fabricante constrói esses tubos de altíssima resistência e melhor, inoxidáveis pelo menos no caso de nossa atmosfera comum, sem nenhum outro elemento químico estranho, como o cloro em excesso ou enxofre. Esses aços possuem alta densidade, a mesma do aço comum, porém como a resistência é tão alta, os tubos chegam a ter espessuras menores do que 1 mm o que garante o baixo peso de um quadro de bicicleta, chegando a ficar com menos de 1 kg dependendo da aplicação e tamanho. O Igor Miyamura, que é a pessoa que conheço que trabalha com esses tubos importados aqui no Brasil já me disse que contruiu quadros com menos de 1 kg (antes da pintura). Ele usa o processo de brasagem (que não é soldagem) para a união dos tubos o que afeta muito pouco as propriedades mecânicas da junta unida, já que a temperatura atingida é razoavelmente baixa, chegando mais ou menos à menos da metade da temperatura de fusão da liga, que é cerca de 1550 graus celsius.
Do jeito que escrevi parece que soldar o alumínio é impossível, mas devemos lembrar que quem está soldando é um fabricante com experiência, que já errou muito e que possui equipamento com tecnologia de ponta para fazê-lo. Já vi um vídeo mostrando a construção de uns quadros de alumínio que deu pra perceber como relamente a coisa funciona. Nada de humanos, apenas robôs que exeutam movimentos nas trÊs direções. Com isso, os engenheiros de soldagem conseguem controlar até a quantidade correta de calor no processo, com pequenas variações.
Espero ter ajudado um pouco!
Voltar para o topo
rafilas Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Out 2009
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:176
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafilas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2011 as 15:49
gvcabral, mais claro impossível. hehe Tirou todas as dúvidas sim.

Muito obrigado pela completa e bela resposta.

Rafael.
Voltar para o topo
CleberLenine Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 14 Set 2010
São Paulo
Desconectado
Mensagens:1319
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de CleberLenine Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Out 2011 as 16:08
Desenterrando o tópico mais uma vez.

Achei um vídeo curto mas bacana sobre as tensões de alumínio, carbono e titânio (muitos já devem ter visto):

http://www.youtube.com/watch?v=xk98yvozq1g
Voltar para o topo
CleberLenine Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 14 Set 2010
São Paulo
Desconectado
Mensagens:1319
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de CleberLenine Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Out 2011 as 16:14
Mais um:

http://www.youtube.com/watch?v=nvk63bmVpck&feature=related
Voltar para o topo
gschaefer Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Out 2011
RS
Desconectado
Mensagens:1
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gschaefer Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Out 2011 as 15:56
Boa tarde, estou na procura de uma bike para começar nas pedaladas... e achei muito interessante os comentários de todos. Na minha busca observei diversos tipos de quadros com material de tudo que é tipo. Pelo que li aqui, vou optar pelo quadro 6061, mas ai entra uma dúvida que fiquei nas pesquisas, pois encontrei o quadro de alumínio 6061 T6 e achei somente alumínio 6061. Gostaria de saber qual desses é o melhor ou qual seria o mais indicado? Sendo que os valores são praticamente os mesmos... Agradeço a atenção.
Voltar para o topo
tartarugafight Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Jul 2009
Niterói
Desconectado
Mensagens:364
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de tartarugafight Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Out 2011 as 23:19
e as bike mosso 7046????
Bike Adventure Niterói
Voltar para o topo
HUSKVAR Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Mai 2011
Juiz de Fora
Desconectado
Mensagens:235
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de HUSKVAR Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2011 as 09:26
legal, esse tópico vai dar pano para manga. Pessoalzinho culto, parabens!!!
melhor um pessimo dia de trilha q um otimo dia de trabalho
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  12>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X