Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Alguém ainda não usa capacete?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Alguém ainda não usa capacete?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MARUENF Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2009
CAMPOS-RJ
Offline
Mensagens:369
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MARUENF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Alguém ainda não usa capacete?
    Postado: 19 Fev 2011 as 23:58
Beleza galera?

Posto mais no forum de speed e um pouco no de XC. Estou postando este no geral, só para evidenciar a importância do uso do capacete. Vejam o relato:


Caí de MTB com braço aberto (tetando apoiar a mão - reflexo natural) e ainda bati a cabeça (fora os ralados...). Tô com o ombro quebrado (a cabeça do úmero em 4 partes). Resultado: 10 dias de bastante dor, cirurgia com placa e 6 parafusos, e uns 3 meses de recuperação. Espero me recuperar logo e não ficar com limitação de movimentos.
Com a cabeça não aconteceu nada. E ainda tem uma galera que acha chato usar capacete.
Vejam o capacete:



Uploaded with ImageShack.us


valeu!
Voltar ao Topo
falecomcyber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2010
Recife/PE
Offline
Mensagens:464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar falecomcyber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2011 as 01:17
Quais foram as circustancias dessa queda, inclusive velocidade?
de: Recife/PE
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2011 as 02:41
No emu caso, em quedas tento sempre não cair, ou cair de modo que amorteça o impacto da melhor maneira possível
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
MARUENF Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2009
CAMPOS-RJ
Offline
Mensagens:369
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MARUENF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2011 as 03:54
Originalmente postado por falecomcyber falecomcyber escreveu:

Quais foram as circustancias dessa queda, inclusive velocidade?


Estava descendo uma montanha aqui na minha cidade, não sei a declividade mais é muito alto. Só pra vc ter idéia, pra subir e' 22x28 ou 22 x32 o tempo todo. Neste morro e' onde tem as pistas de DH, porem nao estava em trilha , estava na estradinha que dá acesso ao topo.
Estrada de terra com erosao e pedras soltas (1 mes sem chover). Devia estar a uns 30Km/h segurando no freio o tempo todo (imposs'ivel descer com bike de XC sem freiar).

Creio que foi uma juncao de fatores: estava cansado, muito sol, desconcentrado, pneu muito cheio (pois depois iria pedalar de volta uns 15 km de asfalto), terra muito seca com muita pedrinha solta, oculos embassado de suor. Sa'i de uma curva e tinha uma pedra saliente nao muito alta, soltei os freios pra nao passar travado, dai nao pulei legal, o pneu da frente bateu primeiro e derrapou. Cai pra frente , de lado, bati o braco, ombro, cabeca e sai ralando uns 3m. Sorte que o imp'acto na cabeca nao foi tao grande.

Bike: Giant ATX8, Alivio, vbrakes, aros Extreme, pneu CST, suspa PS E80R e estava clipapo.

Bem, e isso!
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2011 as 04:06
melhor que usar capacete é prevenir acidentes andando com mais cautela. Tem gente que acha que é invencível, isso com ou sem capacete
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
acfsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2010
Londrina - Pr
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acfsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2011 as 05:03
poneis difícil é definir o que é cautela..
sai com um grupo dia 19/02.. e em uma descida que na minha opinião todos estavam tendo cautela, um dos amigos do grupo caiu e se machucou consideravelmente..

andar de bike é um risco em trilhas, no asfalto e em qq lugar..
por mais que estejamos alertas e tomando cuidado, acidentes acontecem...

ps.: o irmão de um amigo faleceu após errar um meio fio praticamente parado e tombar a bicicleta..

Melhor usar equipamento de segurança.. e torcer para não precisar deste equipamento..

Abraços..


Editado por acfsilva - 20 Fev 2011 as 14:35
Voltar ao Topo
MARUENF Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2009
CAMPOS-RJ
Offline
Mensagens:369
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MARUENF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2011 as 13:27
É já teve uma conhecida que pedalando na ciclovia, caiu sem capacete e teve leve traumatismo craniano.

Gostaria de dizer que não sou aquela pessoa chata ou neurótica com proteção, pelo contrário, não gosto de exageros. Não vou na padaria de capacete! E pode acontecer o pior a qualquer momento: vc pode estar descendo uma escada na sua casa, tropeçar, cair e morrer! Mas depois desta, qualquer rolézinho de bike vou de capacete!
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2011 as 15:00
digo isso porque a maioria dos acidentes mais graves acontecem com gente que anda no limite, um negocinho dá errado e o cara se arrebenta todo. Um par de sustos e acidentes pequenos já servem para o cara não andar quem um maluco.

Claro que tem gente que morre caindo na ciclovia, mas até aí tem gente que morre tropeçando na calçada ou caindo da escada. Alguém usa capacete para andar a pé? É uma questão de risco calculado.

A propósito, eu sempre uso capacete para andar na bike.

Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
hbronze Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2011
Sampa
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hbronze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 10:22
Dia 19 eu fui atropelado aqui em São Paulo, eu estava indo ao Parque do Ibirapuera um Smart tentou aproveitar o farou e me acertou na lateral direita, ainda bem que eu sempre uso capacete e luva.
A luva da mão esquerda rasgou bati a cabeça do lado esquero e ombro, graças ao bom Deus não tive nenhuma fratura somente uma contusão no ombro esquerdo e joelho e na minha testa ficou a marca do capacete, se eu estivesse sem capacete teria aberto um bom talho na testa ou coisa pior.
Ainda bem que foi um Smart se fosse uma Pajero eu estaria na UTI. Smile
Abraços a todos
Voltar ao Topo
Shiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Ago 2010
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 11:38
Originalmente postado por hbronze hbronze escreveu:

Dia 19 eu fui atropelado aqui em São Paulo, eu estava indo ao Parque do Ibirapuera um Smart tentou aproveitar o farou e me acertou na lateral direita, ainda bem que eu sempre uso capacete e luva.
A luva da mão esquerda rasgou bati a cabeça do lado esquero e ombro, graças ao bom Deus não tive nenhuma fratura somente uma contusão no ombro esquerdo e joelho e na minha testa ficou a marca do capacete, se eu estivesse sem capacete teria aberto um bom talho na testa ou coisa pior.
Ainda bem que foi um Smart se fosse uma Pajero eu estaria na UTI. Smile
Abraços a todos


Esse Smart não foi nada "smart" hein! LOL
Voltar ao Topo
rafaeladvogado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2011
Montenegro-RS
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeladvogado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 12:29
O mais difícil dos capacetes é achar um com o meu número...  também curto motos e passei trabalho pra achar um capacete nº 64...  pois nas lojas só tem o 58 que é o mais comum...  daí quem tem a cabeça maior ou menor do que 58 passa trabalho...

 De bike não uso capacete, pois não tenho... e também ando pouco e em baixa velocidade...
Voltar ao Topo
falecomcyber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2010
Recife/PE
Offline
Mensagens:464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar falecomcyber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 13:58
Originalmente postado por rafaeladvogado rafaeladvogado escreveu:

O mais difícil dos capacetes é achar um com o meu número...  também curto motos e passei trabalho pra achar um capacete nº 64...  pois nas lojas só tem o 58 que é o mais comum...  daí quem tem a cabeça maior ou menor do que 58 passa trabalho...

 De bike não uso capacete, pois não tenho... e também ando pouco e em baixa velocidade...

Eu acho que o grande problema são os pensamentos como o seu:

"Eu ando pouco... " ou "Eu ando devagar.."

Isso não é desculpa pra não usar capacete. Não só cai quem anda rápido ou com frequência. Além do mais, não dá pra se garantir pelos outros.
de: Recife/PE
Voltar ao Topo
aprota Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2009
BR
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aprota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 14:49
Tenho capacete de tamanho adequado.
No entanto, em 80% das pedaladas saio sem ele. Não será um passeio tão seguro, e tenho plena consciência disso. Agora, de tanto me encherem o saco por conta disso, as vezes prefiro cair e bater a cabeça a ouvir a polícia da segurança.

Quem anda sem, o faz sabendo dos riscos, por motivos próprios. Logo, salvo se for namorada/parente/bff, não precisa ficar pegando no pé da pessoa. Além de isso não funcionar (são vários os enquadrados nas categorias anteriormente mencionadas que insistem, sem sucesso) vai deixar a pessoa extremamente puta.
Voltar ao Topo
luiz rio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Ago 2009
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:648
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz rio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 19:47
Eu uso capacete, mas detesto.

O calor do Rio frita meus neurônios!!!
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 20:08
Originalmente postado por aprota aprota escreveu:

Tenho capacete de tamanho adequado.
No entanto, em 80% das pedaladas saio sem ele. Não será um passeio tão seguro, e tenho plena consciência disso. Agora, de tanto me encherem o saco por conta disso, as vezes prefiro cair e bater a cabeça a ouvir a polícia da segurança.

Quem anda sem, o faz sabendo dos riscos, por motivos próprios. Logo, salvo se for namorada/parente/bff, não precisa ficar pegando no pé da pessoa. Além de isso não funcionar (são vários os enquadrados nas categorias anteriormente mencionadas que insistem, sem sucesso) vai deixar a pessoa extremamente puta.


Thumbs Down Thumbs Down Thumbs Down Thumbs Down Thumbs Down

O maior problema é um dia você se arrebentar sem o capacete e obrigar seus amigos que pegam tanto no seu pé ou a equipe de socorristas a catar parte de seus cerebro e ainda enfrentarem um trauma que com certeza os acompanhará por um longo tempo... isso é o cúmulo do egoismo e da irresponsabilidade.
Jamais te acompanharia em um rolê Wink.


Editado por Cando - 24 Fev 2011 as 20:09
Voltar ao Topo
Amarildo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Dez 2008
Atibaia
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amarildo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 20:17
Eu dificilmente uso capacete quando ando dentro da cidade, mais já quando saio pra estradas de terra não saio sem ele e as luvas.
Aqui na minha cidade não é tã0 comum quem anda de bike usar capacete, apesar de hoje em dia ter bem mais pessoas usando do que uns 5 anos atras.
Eu acredito ser um item essencial assim como a luva, porém só havera  conciência disso nas pessoas na hora que o uso se tornar Lei, assim como o capacete nas motos e cinto de segurança nos carros.
E olha que ainda tem gente que dirige sem cinto!!!  
Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 20:23
É tudo uma questão de consciêcia Amarildo Wink, e pensar que além de preservar sua integridade fisica, irá evitar muitos aborrecimentos e transtornos para quem o estiver acompanhando no rolê ou fazendo o seu socorro em caso de um acidente mais grave.
Voltar ao Topo
mike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2006
maringa - parana
Offline
Mensagens:1394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 21:13
Prefiro bater o capacete no chão do que a minha cabeça.
Mesmo sendo ruim de usar, é bom! LOLLOLLOLLOLLOLLOL

Não uso em todos os lugares que vou, mas uso bastante.
Bike pra mim é transporte, esporte, poupança, e plano de saúde. Porque não pedalar??
Voltar ao Topo
will_bill_br Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 07 Dez 2010
-
Offline
Mensagens:494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar will_bill_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 21:30
capacete, óculos de proteção e luvas, não saio pra pedalar sem esses três...
Voltar ao Topo
rafaeladvogado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2011
Montenegro-RS
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeladvogado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 11:47

 AGORA, outro ponto que eu quero discutir com vocês...

 Um capacete de bike é eficiente ???  pergunto isso pois também curto motos... e  nas motos é proibido capacetes do tipo "coquinho" que tem o modelo semelhante a um capacete de bike...

 Li uma pesquisa (sobre motos) de que praticamente 90% dos impactos na cabeça do motociclista ocorrem na face, ou seja, na parte frontal do rosto, parte esta que não é protegida nos capacetes abertos de moto, e, ou, nos capacetes de bicicleta que tenho visto por aí...

 Então pergunto para os experientes em bikes...   em bicicletas um capacete destes é suficiente ? é diferente das motos, onde o impacto 90% das vezes ocorre no rosto do motociclista ?

  Percebo que em algumas modalidades tipo  bmx etc e tal usam capacete de motocross que tem  aquela proteção pro maxilar...

  e aí ? o que pensam disso ?Wink

 
Voltar ao Topo
Amarildo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Dez 2008
Atibaia
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amarildo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 13:55
Originalmente postado por Cando Cando escreveu:

É tudo uma questão de consciêcia Amarildo Wink, e pensar que além de preservar sua integridade fisica, irá evitar muitos aborrecimentos e transtornos para quem o estiver acompanhando no rolê ou fazendo o seu socorro em caso de um acidente mais grave.
Concordo sim que é consciência, mais como não é o costume por aqui, outros que não são ciclistas te olham de um jeito que vc parece um palhaço ou que ta querendo aparecer, infelismente.
Confused
Voltar ao Topo
Amarildo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Dez 2008
Atibaia
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amarildo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 14:04
Originalmente postado por rafaeladvogado rafaeladvogado escreveu:


 AGORA, outro ponto que eu quero discutir com vocês...

 Um capacete de bike é eficiente ???  pergunto isso pois também curto motos... e  nas motos é proibido capacetes do tipo "coquinho" que tem o modelo semelhante a um capacete de bike...

 Li uma pesquisa (sobre motos) de que praticamente 90% dos impactos na cabeça do motociclista ocorrem na face, ou seja, na parte frontal do rosto, parte esta que não é protegida nos capacetes abertos de moto, e, ou, nos capacetes de bicicleta que tenho visto por aí...

 Então pergunto para os experientes em bikes...   em bicicletas um capacete destes é suficiente ? é diferente das motos, onde o impacto 90% das vezes ocorre no rosto do motociclista ?

  Percebo que em algumas modalidades tipo  bmx etc e tal usam capacete de motocross que tem  aquela proteção pro maxilar...

  e aí ? o que pensam disso ?Wink
Nesse caso acredito do uso do capacete na bike seria pra ¨amenizar¨ a fratura que poderia ter sem uso dele.
Tem tambem a questão da velocidade, numa moto vc pode estar a 100km/h, cair, se arrebentar todo e nao estando com capacete fechado a coisa poder ainda pior. 
Já na bike a velocidade não é consideravel e sim o terreno onde anda.
Pode cair a 5 km/h e bater a cabeça levando até ao óbito (assim como ja foi dito aqui), como cair a 40 km/h sofrendo só arranhões.
Cada caso é um caso.
Ambos é questão de prevenção de segurança e 100%, nunca vai existir.Wink

 
Voltar ao Topo
rafaeladvogado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2011
Montenegro-RS
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeladvogado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 14:27
era isso que eu queria saber...   então talvez por a velocidade da bike ser menor o capacete de ciclismo seja o suficiente...

realmente na moto dificilmente estaremos a menos de 60km/h numa estrada...
Voltar ao Topo
acfsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2010
Londrina - Pr
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acfsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 16:40
rafaeladvogado,
acho que um outro ponto é o tipo dos acidentes, muitas vezes vemos motos colidindo com carros e da para perceber que em caso de choque lateral ou traseiro com um carro o motociclista é jogado de rosto contra o veiculo...

Em uma bicicleta isso é um pouco mais incomum.

Abraços.

Editado por acfsilva - 25 Fev 2011 as 16:42
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 21:14
Olha aí um site interessante sobre o assunto: http://www.cyclehelmets.org/
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
LedZep Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Ago 2010
Offline
Mensagens:344
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LedZep Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 21:29
Cade o Notivago????
The Ocean.
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2011 as 21:42
Originalmente postado por rafaeladvogado rafaeladvogado escreveu:


 AGORA, outro ponto que eu quero discutir com vocês...

 Um capacete de bike é eficiente ???  pergunto isso pois também curto motos... e  nas motos é proibido capacetes do tipo "coquinho" que tem o modelo semelhante a um capacete de bike...

 Li uma pesquisa (sobre motos) de que praticamente 90% dos impactos na cabeça do motociclista ocorrem na face, ou seja, na parte frontal do rosto, parte esta que não é protegida nos capacetes abertos de moto, e, ou, nos capacetes de bicicleta que tenho visto por aí...

 Então pergunto para os experientes em bikes...   em bicicletas um capacete destes é suficiente ? é diferente das motos, onde o impacto 90% das vezes ocorre no rosto do motociclista ?

  Percebo que em algumas modalidades tipo  bmx etc e tal usam capacete de motocross que tem  aquela proteção pro maxilar...

  e aí ? o que pensam disso ?Wink

 


Se você for fazer trilhas é altamente recomendado usar um Full Face Helmet e óculos de proteção. Você até poderia usar um capacete de moto, mas eles são mais pesados e atrapalhariam.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
MARUENF Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Nov 2009
CAMPOS-RJ
Offline
Mensagens:369
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MARUENF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2011 as 00:25
É galera, só sei que a gente só dá valor as coisas na hora da necessidade. Se não tivesse de luvas tinha arrebentado minhas mãos, e sem o capacete poderia nem estar escrevendo este post agora. Outra coisa que já fiz errado foi sair sem celular... tive sorte que mesmo caido consegui pegá-lo, e liguei pra um brother que tava no pé da montanha com a galera que ia fazer down hill. daí foram numa pickup e me levaram pro hospital.

Quanto ao capacete full face, as modalidade mais radicais adotam.

valeu.
Voltar ao Topo
Felipe Bitu Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2011
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe Bitu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2011 as 03:46

Capacete sempre rende polêmica muito grande, mas vamos aos fatos.

Há muitos anos eu resolvi encontrar uma ladeira gigantesca, com o objetivo de forçar velocidade máxima numa coroa de 53 dentes com um pinhão de 1 dentes (era o menor na época).

Quem procura acha: achada a tal ladeira, havia chegado a hora de descê-la. Ficava num final de serra no interior de São Paulo.

Passei o dia todo descendo-a. Bike 100% rígida, pneuzinhos 26 x 1,9, freios cantilever. Eu tinha um "Cat Eye da Specialized" e ele sempre marcava 76 Km/h. Eu, muito puto, queria porque queria superar os 80 Km/h, na melhor das hipóteses chegar aos 90 Km/h.

Pois bem, já no final do dia, resolvi bater o recorde dos 76 Km/h, depois iria para casa. Comecei a descida pedalando enfurecidamente, tangenciando todas as curvas e freando o mínimo possível.

Fiz um acordo comigo mesmo para bater o olho no Cat Eye só no final da serra, um trecho bem reto em que uma olhadinha de relance não me faria cair. Bati o olho: 86 Km/h.

"Lindo", pensei eu. No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho, antes do final do percurso, mas bem depois de olhar o Cat Eye, alguma coisa me fez cair. Desmaiei.

Acordei não sei quantos minutos depois, todo ensanguentado. Levantei com muito custo, mas ainda dava pra andar. Procurei a bicicleta, estava uns 50 metros adiante. A mesa estava torta, as duas rodas empenadas, mas dava pra voltar pedalando.

O pedal direito estava destroçado e, não sei dizer como, havia um pedaço dele num rasgo dentro da minha coxa direita. Não dava para apoiar muito o braço esquerdo no guidão, sinal de que alguma coisa realmente séria havia acontecido.

Fui ao hospital: curativos diversos, no ombro esquerdo havia uma road rash (pior tipo de esfolado) onde o sangue simplesmente não estancava. Tiveram de fazer um curativo com um unguento hospitalar muito fedido. Palavras da enfermeira: "nunca vi nada igual".

Raios-X: fratura de clavícula e trinca em duas costelas. Palavras da ortopedista: "nunca vi nada igual".

Conclusão pessoal: eu estava sem capacete e duvido muito que o capacete teria algum efeito numa velocidade tão alta. Apesar disso, tenho capacete, mas raramente uso: quem é das antigas sabe que eu tenho um problema sério de foliculite no couro cabeludo, capacete é o que eu menos preciso. Então deixo para usar em eventos em que o capacete é obrigatório.

Faço questão de reafirmar: essa é a MINHA OPINIÃO, não vou entrar no mérito se ela vale ou não alguma coisa. Como eu disse antes, essa discussão é de longa data (mais velha que eu, tem mais de 40 anos) e rola um lobby fortíssimo dos fabricantes de capacetes para promover a campanha deles, na imprensa especializada ou mesmo fora dela.

Em tempo: já que eu fui obrigado a comprar um capacete para participar de certos eventos, fiz questão de comprar um específico para freeride (coquinho aberto) que protege muito bem o crânio e a região occipital. Nenhum defensor dos capacetes dolicocéfalos (ultra leves e ultra ventilados) conseguiu me provar até hoje que eles são realmente eficientes. Tudo o que rola é o marketing promovido pela indústria do medo, sempre tentando nos fazer reféns dela.

Originalmente postado por MARUENF MARUENF escreveu:

Beleza galera?

Posto mais no forum de speed e um pouco no de XC. Estou postando este no geral, só para evidenciar a importância do uso do capacete. Vejam o relato:


Caí de MTB com braço aberto (tetando apoiar a mão - reflexo natural) e ainda bati a cabeça (fora os ralados...). Tô com o ombro quebrado (a cabeça do úmero em 4 partes). Resultado: 10 dias de bastante dor, cirurgia com placa e 6 parafusos, e uns 3 meses de recuperação. Espero me recuperar logo e não ficar com limitação de movimentos.
Com a cabeça não aconteceu nada. E ainda tem uma galera que acha chato usar capacete.
Vejam o capacete:



Uploaded with ImageShack.us


valeu!


Voltar ao Topo
Felipe Bitu Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2011
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe Bitu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2011 as 04:14
Originalmente postado por rafaeladvogado rafaeladvogado escreveu:

era isso que eu queria saber...   então talvez por a velocidade da bike ser menor o capacete de ciclismo seja o suficiente...

realmente na moto dificilmente estaremos a menos de 60km/h numa estrada...


Uma vez perguntaram aos ciclistas do Tour de France o motivo deles não usarem capacetes.

A resposta foi um chute no saco: "Não usamos, pois quem detém os direitos de transmissão da prova é a "TV X". E a "TV X" exige que a prova seja realizada por volta do meio dia, para que as imagens fiquem perfeitas"

Muitos anos depois, a UCI conseguiu tornar obrigatório o uso dos capacetes.

Já falaram aí, é uma questão de consciência: eu saí ileso de um acidente que me colocou numa mesa de cirurgia, com a clavícula estraçalhada em 3 pedaços (ganhei 2 pinos LOL) e um road rash que deixou a pele do meu ombro toda enrugada (parece cicatriz de queimadura). Não foi uma quedinha, mas naquela velocidade o capacete seria inócuo (nunca soube a velocidade, nunca mais achei o Cat Eye LOL).

Se você estiver mesmo paranóico com segurança, compre um capacete full face com queixeira removível. A Troy Lee fabricava o melhor deles, mas hoje acho difícil você encontrar, quem sabe de outra marca.

Quando a exposição a riscos, eles diminuem à medida que se vai ficando velho: tenho um amigo de 32 anos que levou um tombaço na pista de freeride de São Bernardo, machucou de verdade, falei pra ele que quanto mais velho se fica, mais tempo se demora para consolidar uma fratura.

Moleque de 15 anos consolida uma fratura em 6 meses. Um cara de 30 leva quase o dobro de tempo até ficar realmente legal e sem dor.

Recomendo um coquinho igual o que eu uso. Há varias opções no mercado:







Voltar ao Topo
rodr1guh Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mar 2011
Recife, PE
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodr1guh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 18:18
Opa galera blz?
 
Então, sou novo aqui no fórum e comprei uma caloi supra na semana passada e quando fui lá loja em que comprei minha bike pra ve se uns equipamentos tinha chegado, fui abordado por um ciclista que estava na loja e me alertou por eu estar pedalando sem capacete. Depois disso e de ler esses relatos, estou decidido a comprar meu capacete. Como sou novo na área, não faço a menor idéia de marca/modelo que sejam bom em relação custo X benefício X conforto (digo conforto pq provei um numa loja aqui perto e ficou mt desconfortavel, já outros ficaram bem confortáveis), então peço a ajuda de vocês pra me ajudar nessa compra.
 
Pra facilitar, eu uso minha bike pra andar aqui na ciclovia na beira da praia, e pra passeis noturnos pela cidade, então não precisa ser nada muito caro nem tão profissional, mas também quero algo que dure e que seja bom.
 
Preciso de 2 capacetes (um pra mim e um pra minha namorada).
 
Se alguem puder ajudar, agradeço muito!!
 
Valeu!!
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 23:59
tenho minhas duvidas se capacete funciona mesmo.

outro dia colei meu queixo no vidro traseiro de um carro... não adiantou pra nada.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 00:06
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

tenho minhas duvidas se capacete funciona mesmo.

outro dia colei meu queixo no vidro traseiro de um carro... não adiantou pra nada.


Então vamos dizer que airbags num carro tb não funcionam, pois ainda há pessoas que morrem em acidentes mesmo em carros com airbags...

Fala sério né.Thumbs Down

No meu caso o capacete me salvou de alguns prováveis pontos na cabeça, na melhor das hipóteses, não quero nem pensar o que de pior poderia ter acontecido.

rodr1guh: eu recomendo os modelos novos da TopLine. Além de bonitos tem ótimo design, ótimo preço (menos de R$100,00) e protegem bem, eu estava com um topline quando caí e cumpriu muito bem seu papel.


Editado por Hamud - 15 Mar 2011 as 00:08
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 01:16
claro que capacete ajuda né. mas to tentando dizer que ele só protege a parte de cima da cabeça.

tem estudos que dizem que a parte mais atingida em acidentes é o queixo.



mesmo sendo um estudo feito em motos, que trafegam em velocidades diferentes, e portanto têm acidentes diferentes, acho que ainda é válido dizer que o capacete de ciclismo não é tão util quanto alguns acham.

não tô dizendo que ninguém deve parar de usar. ainda uso. mas acho que o melhor ainda é aprender a cair . uheuheuehe.

Uploaded with ImageShack.us

Voltar ao Topo
Zo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:8496
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 01:45
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

claro que capacete ajuda né. mas to tentando dizer que ele só protege a parte de cima da cabeça.

tem estudos que dizem que a parte mais atingida em acidentes é o queixo.



mesmo sendo um estudo feito em motos, que trafegam em velocidades diferentes, e portanto têm acidentes diferentes, acho que ainda é válido dizer que o capacete de ciclismo não é tão util quanto alguns acham.

não tô dizendo que ninguém deve parar de usar. ainda uso. mas acho que o melhor ainda é aprender a cair . uheuheuehe.

Uploaded with ImageShack.us

 
Pq ao invés dos estudos com motos, vc não analisa os tombos em pelotão?!  
 
Repare que a maioria dos impactos são na lateral da cabeça e na nuca.
Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.

https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 01:56
Zo:

não tinha pensado nisso. é que eu nunca ando em pelotão. uso bike mais pra andar na cidade como transporte, e um pouco de estrada como diversão.

quem cai na cidade, se for atropelado, o capacete nao ajuda muito. quem cai na estrada, esfola as mãos. quem cai em pelotao, é atropelado por um pneu 700x19 na nuca. uhauhauhauha.

mas: ainda to meio dividido sobre a eficácia do capacete. já li varios artigos sobre isso, com argumentos dos dois lados. não cheguei a conclusao nenhuma.



Voltar ao Topo
Zo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:8496
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 02:04
Originalmente postado por Felipe Bitu Felipe Bitu escreveu:



Em tempo: já que eu fui obrigado a comprar um capacete para participar de certos eventos, fiz questão de comprar um específico para freeride (coquinho aberto) que protege muito bem o crânio e a região occipital. Nenhum defensor dos capacetes dolicocéfalos (ultra leves e ultra ventilados) conseguiu me provar até hoje que eles são realmente eficientes. Tudo o que rola é o marketing promovido pela indústria do medo, sempre tentando nos fazer reféns dela.

 
Em 2006 tomei um capote e bati a nuca no asfalto. Fiquei meio grogue, mas não machuquei a cabeça. (usava um capacete ventilado)
 
Se estivesse sem capacete eu poderia;
 
(A)-Rachar o asfalto, levantar e continuar pedalando.Wink
 
ou
 
(B)-Rachar o crânio e ficar vegetal.Confused
 
ou
 
(C)-Postar no forum do além.LOL
 
 
No meu caso, me protegeu e continuarei usandoThumbs Up
 
 
 
Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.

https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl
Voltar ao Topo
Zo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:8496
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 02:16
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Zo:

não tinha pensado nisso. é que eu nunca ando em pelotão. uso bike mais pra andar na cidade como transporte, e um pouco de estrada como diversão.

quem cai na cidade, se for atropelado, o capacete nao ajuda muito. quem cai na estrada, esfola as mãos. quem cai em pelotao, é atropelado por um pneu 700x19 na nuca. uhauhauhauha.

mas: ainda to meio dividido sobre a eficácia do capacete. já li varios artigos sobre isso, com argumentos dos dois lados. não cheguei a conclusao nenhuma.



 
Já fui atropelado na cidade...
 
A japonesa cruzou no vermelho e fui parar no capô dela, se não tivesse queimado o pneu no asfalto, a minha velocidade seria maior e minha cabeça iria no para-brisas da japa imprudente(além de cruzar no vermelho, estava com um japinha de uns 3 anos "solto" no carro)Angry
 
 
Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.

https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl
Voltar ao Topo
dudu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 11:31
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Zo:

não tinha pensado nisso. é que eu nunca ando em pelotão. uso bike mais pra andar na cidade como transporte, e um pouco de estrada como diversão.

quem cai na cidade, se for atropelado, o capacete nao ajuda muito. quem cai na estrada, esfola as mãos. quem cai em pelotao, é atropelado por um pneu 700x19 na nuca. uhauhauhauha.

mas: ainda to meio dividido sobre a eficácia do capacete. já li varios artigos sobre isso, com argumentos dos dois lados. não cheguei a conclusao nenhuma.





Eu sempre uso capacete, tanto para andar na cidade como para pegar trilhas, estradões etc... não consigo mais sair de casa sem capacete. Uma sugestão, de repente compra um capacete fechado(BMX ou downhill) se você se sentir mais seguro, vai pagar mais caro, mas vai proteger masi com certeza.
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
Voltar ao Topo
carlosopiovet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlosopiovet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 13:13
Capacete deve ser obrigatório sim!
Esse negócio de que nao protege, sinto muito, mas nao me convence. Tudo bem, capacete nao protege queixo, pescoço, nariz, dentes e outras regioes do corpo. Mas nada mais óbvio, afinal é apenas um capacete e nao um escudo invisivel ou uma bolha de kevlar. Você está protegendo a regiao mais nobre do seu corpo apenas, e nao tornando-se o homem de ferro.
Saber cair é um fato que talvez alivie suas escoriações com certeza, mas o problema que na maioria dos tombos de bike e de hipismo (esporte que pratiquei por 8 anos), a maioria das quedas não são esperadas, algumas sequer imagináveis, nao havendo tempo para organizar a queda ou até mesmo se dar conta que está caindo.
Em todo trauma cranio-encefalico existe edema (inchaço) da cerébro e diversos graus, maiores ou menores. Quando batemos numa porta de vidro fechada ou quando somos atropelados por um trem. Agora, eu fico muito mais tranquilo sabendo que pelo menos parte do impacto (energia) do tombo (nossa massa multiplicada pela velocidade dando um peso totalmente novo) será dissipada em outra matéria, no. caso o capacete, além do meu crânio. Posso me arrebentar com capacete, mas talvez será esse detalhe que salve nossas vidas.
Capacete fechado é mais seguro com certeza, agora pedalar pro trabalho de coquinho é dificil, opto pelos ventilados, mas aí já vai do gosto do fregues.
Já vi tombos feios e bestas de pessoas passando entre o meio-fio e o quebramola para pedalar 2 km, ou ir a padaria. Acidentes sao imprevesiveis, por isso chamam-se acidentes, se nao fossem voce poderia ser chamado de duble.
ABracos galera!
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X