| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Alforjes... CASEIRO!
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Alforjes... CASEIRO!

 Responder Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Alforjes... CASEIRO!
    Enviado: 24 Abr 2009 as 05:33
Dae galera, blz?
 
A alguns meses atrás, eu estava querendo adquirir um alforje traseiro para minha mtb. O primeiro problema foi sobre qual modelo comprar, pensando no sempre na relação custo x benefício. Passei noites na net a procura de um alforje ideal para as minhas necessidades a um custo razoável. Pensei em vários modelos e li muito sobre cada um deles... Overland, POC, Trek CO, Alto Estilo, entre outros... Até que encontrei uma loja em SP que vende Cordura legítima (dupont), bem como os aviamentos em geral. Pronto! Resolvido! Vou planejar e fazer meu próprio Alforje. Levei uns dois dias só para desenhar ele num papel com as medidas certinhas, pra não raspar o pé na hora de pedalar, volume de bagagem, resistência, sistema de fixação, etc... Depois de planejado e com a encomenda de material em mãos, comprei uma máquina de costura (singer 288) bem velha e junto com minha namorada (ela tem as manhas de mexer na máquina, fez corte e costura) começamos a medir e cortar os panos de cordura... Uma semana depois, eis que terminamos o Alforje.
 
 
Postei várias fotos em alta resolução de diferentes ângulos, espero que gostem do produto final, pois deu muito pano pra manga! hehehe
 
 
Abraço a todos.
 

 
Link das demais fotos:
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2009 as 05:38
ah, esqueci...
 
Ele está sujo nas fotos, porque eu não lavei depois que cheguei de um pedal que fiz do PR > SC. Por sinal tem fotos dos alforjes em ação!!!
 
Link das fotos do pedal Curitiba/PR > São Martinho/SC:
 
 
Abraço a todos.
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
soarescb Ver Drop Down


Registrado: 23 Abr 2009
SJC
Desconectado
Mensagens:113
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de soarescb Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2009 as 10:26
Parabéns Mario,
Pros dois, para você pela iniciativa (e desenho) e para sua namorada pela habilidade.
Pelas fotos não dá para dizer que é um produto caseiro.
Aí, aceita encomenda? Estou procurando um legal para colocar só em cima do bagageiro, tipo assim, uns 10 litros.
Abraços,
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2009 as 16:24

vlw soarescb!

cara... até rola de fazer... o problema é q é um trampo! e na vdd eu não sei costurar e teria q ser minha mina denovo. Ela esta no ultimo semestre da graduação dela e ta super empenhada! (TCC e estagio) Falei com ela e no caso... só pra depois do meio do ano... dae rola facil!
 
abraço
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
CesarHP Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Fev 2009
NIterói - RJ
Desconectado
Mensagens:617
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de CesarHP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2009 as 16:33
Hummmm.... ficou perfeito! qdo começar a aceitar encomendas por favor tb quero!
César
www.bicicloturista.blogspot.com
Caloi Elite 30 - 2013
Caloi Elite Carbon - 2013
Specialized Allez C2 - 2013
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2009 as 16:43
vlw CesarHP!
 
 
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Mai 2008
RJ
Desconectado
Mensagens:1228
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de robervalpedal Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2009 as 23:10
Se me permite uma observação, me pareceu que os suportes de garrafapodem deixar escapulir a qualquer solavanco mais forte. Isso não aconteceu n aviagem-teste?

[]s
Voltar para o topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Mai 2008
RJ
Desconectado
Mensagens:1228
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de robervalpedal Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2009 as 23:21
OK, acabei de ver as fotos da viage. Desculpe pela pergunta idiota.
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2009 as 23:40
Originalmente Postado por robervalpedal robervalpedal Escreveu:

OK, acabei de ver as fotos da viage. Desculpe pela pergunta idiota.
 
vlw robervaldopedal!
 
cara... quando planejei este porta garrafa d'água queria q fosse para qq tamanho de garrafa (pet 600ml, 2l, 3,3l, térmica, etc...). acontece que pra ficar com telinha (o q seria ideal)... a telinha teria q ser elastica! e eu não achei pra comprar... Dae bolei esse ai, q não deu problemas deste tipo q vc relatou, mas eu também desconfio disso q vc falou!
 
abraço
 
té +
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Jan 2008
Campo Grande
Desconectado
Mensagens:1374
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de elton40 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Abr 2009 as 03:21
Mario

ficou 10 Thumbs Up

XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar para o topo
AndreLima123 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Out 2008
Santo André SP
Desconectado
Mensagens:188
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de AndreLima123 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Abr 2009 as 14:12
Mario,

Ficou bem legal, vc fez algum tipo de estruturação nele com arame ou algo assim para ficar rigido? se vi direito nas fotos, parece que tem uma plca iterna, correto? que material vc usou ali?

Editado por AndreLima123 - 25 Abr 2009 as 14:13
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Abr 2009 as 16:13
vlw elton40!
 
 
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Abr 2009 as 16:24
vlw AndreLima123!
 
cara... realmente existe uma estrutura interna para torná-lo rígido, entretanto, não existe a necessidade de todo o alforje ser rígido (apenas a parte traseira, para evitar toque com a roda) . O material que utilizei para esta estrutura foi uma placa de PVC com 2 mm de espessura... encontrei este material em lojas de suprimentos para serigrafia.
Para vc ter um idéia de como é... ele lembra o material de cartão de crédito, porém mais grosso e resistente.
 
 
é isso ai...
 
 
flw
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2009 as 15:45
 
Dae galera, blz?
 
Pra quem quiser saber as medidas que eu utilizei... Esta imagem foi o primeiro projeto...porem na hora de fazer, mudei os planos por conta de facilidade (não achei os ganchos e nem as barras de Al) e usei duas alças que ligam os alforjes ( fita de 50 mm com velcro). As medidas são as mesmas... Cada Alforje ficou com aproximadamente 25 litros e com possibilidade de expansão para ~35 (forçando a barra!). fiz com 23 cm de largura mas pode ser mais largo, o q acarreta em mais litragem...
 
qq coisa tamo ai
 
abraço
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Alcaide Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Abr 2009 as 13:52
Seguindo o mesmo caminho que o Mário Augusto, mas só que já o fiz um pouco antes, vai aqui novamente a minha contribuição de alforje caseiro. No meu caso não encontrei cordura e fiz com um tecido em nylon um pouco mais grosso e resistente que os normais, mas inferior a cordura. Ficou legal, já usei e o aprovei. No meu caso mandei um colega que confecciona bolsas fazer.

Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Abr 2009 as 14:27
Originalmente Postado por Alcaide Alcaide Escreveu:

Seguindo o mesmo caminho que o Mário Augusto, mas só que já o fiz um pouco antes, vai aqui novamente a minha contribuição de alforje caseiro. No meu caso não encontrei cordura e fiz com um tecido em nylon um pouco mais grosso e resistente que os normais, mas inferior a cordura. Ficou legal, já usei e o aprovei. No meu caso mandei um colega que confecciona bolsas fazer.

 
Ficou show!  apenas acrescentaria alguns refletivos por questão de segurança.
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Desconectado
Mensagens:929
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de m46c10 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Abr 2009 as 16:02
Mario, parabéns pela criatividade.
Ficou muito legal o Alforje, se vc fosse comprar sairia caro, e poderia ser capaz de vc não se adaptar tão bem. rss
Voltar para o topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Alcaide Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mai 2009 as 02:41
Mário, onde vc comprou os reflexivos? e em que local de são paulo vc conseguiu a cordura?
Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mai 2009 as 20:57
Originalmente Postado por Alcaide Alcaide Escreveu:

Mário, onde vc comprou os reflexivos? e em que local de são paulo vc conseguiu a cordura?
 
Dae Alcaide, blz?
 
Cara... Os refletivos não achei para comprar em lugar nenhum. dae um dia tava passando na frente de uma loja e vi um colete com um refletivo gigante em forma de fita. Comprei o colete (5 pila) e descosturei o refletivo. deu quase 1,5 m de fita refletiva verde limão. deu e sobrou! e olhe que eu usei mesmo! como dizem: Usei e Abusei
 
hehehehe
 
As corduras comprei em SP capital numa loja que eu achei na internet...
 
 
paguei 20 pila no metro de cordura. eu usei 1,2 m para fazer os alforjes. se for comprar, só escrever para eles q são bem gente fina! ou ligue para eles.
 
 
flw ai
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Mai 2009 as 23:18
Originalmente Postado por m46c10 m46c10 Escreveu:

Mario, parabéns pela criatividade.
Ficou muito legal o Alforje, se vc fosse comprar sairia caro, e poderia ser capaz de vc não se adaptar tão bem. rss
 
 
vlw m46c10!
 
falou tudo.
 
té+
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Jun 2008
Natal - RN
Desconectado
Mensagens:598
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hands Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2009 as 03:06
Mario, parabéns e obrigado mesmo por compartilhar.

Passei um email pra loja q vc indicou e eles mandam por R$ 20,00 o metro de Cordura 500 p/ qualquer lugar do País. Basta depositar e mandar o comprovante. Tem q ver apenas as cores disponíveis na ocasião.

Esse tópico serve, entre outras coisas, pra incentivar a própria confecção do alforge.
Seria muito interessante a gente criar um tópico pra isso ou aproveitar esse mesmo pra trocar umas figurinhas sobre.

O Alcaide tb está de parabéns pelo dele fez, ficou ótimo!

Vamos trocar umas idéias... Principalmente onde encontrar as peças que compõem um alforge, como fivelas, zipers, straps, elásticos. O uso de EVA, PVC ou alumínio nas partes rígidas... Até as linhas utilizadas na costura são importantes.

Quem sabe um dia elaborar um projeto perfeito!

Pra quem mora longe dos grandes centros comerciais do País, meu caso, seria legal conhecer os lugares onde encontrar essas miudezas, preferencialmente online.

Bom fica aí a proposta. Creio que seria de grande valia p/ todos.

Minha contribuição, p/ incentivar a imaginação dos designers deste fórum, são algumas dezenas de fotos com bikes e seus alforges pelo mundo afora. É muito legal ver estas imagens:

http://www.pbase.com/canyonlands/fullyloaded

Abraços.
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2009 as 14:28
Originalmente Postado por Hands Hands Escreveu:

Mario, parabéns e obrigado mesmo por compartilhar.

Passei um email pra loja q vc indicou e eles mandam por R$ 20,00 o metro de Cordura 500 p/ qualquer lugar do País. Basta depositar e mandar o comprovante. Tem q ver apenas as cores disponíveis na ocasião.

Esse tópico serve, entre outras coisas, pra incentivar a própria confecção do alforge.
Seria muito interessante a gente criar um tópico pra isso ou aproveitar esse mesmo pra trocar umas figurinhas sobre.

O Alcaide tb está de parabéns pelo dele fez, ficou ótimo!

Vamos trocar umas idéias... Principalmente onde encontrar as peças que compõem um alforge, como fivelas, zipers, straps, elásticos. O uso de EVA, PVC ou alumínio nas partes rígidas... Até as linhas utilizadas na costura são importantes.

Quem sabe um dia elaborar um projeto perfeito!

Pra quem mora longe dos grandes centros comerciais do País, meu caso, seria legal conhecer os lugares onde encontrar essas miudezas, preferencialmente online.

Bom fica aí a proposta. Creio que seria de grande valia p/ todos.

Minha contribuição, p/ incentivar a imaginação dos designers deste fórum, são algumas dezenas de fotos com bikes e seus alforges pelo mundo afora. É muito legal ver estas imagens:

http://www.pbase.com/canyonlands/fullyloaded

Abraços.
 
vlw Hands!
 
cara... a intenção é exatamente esta, mostrar que é possivel fazer o proprio alforje. Pra vc ter uma ideia... com td (cordura, linhas, agulhas, fitas, velcro, pvc, engates, ziper etc.. e inclusive a maquina de costura) não gastei 300 reais. só na maquina foi 200 pila, nas capas outros 40 pila... o alforje saiu por nem 60 reais! Na vdd tenho os gastos aki... depois que eu achar posto td até com os centavos! hehehe
 
outra coisa, a linha que eu usei foi uma de nylon fio 60. fui num sapateiro e perguntei qual seria a mais resistente que serve na singer 288 e ele me dise que usa esta de nylon 60... pra vc ter uma ideia da resistencia, se tentar estourar ela com as mãos, vc corta a mão de tanto fazer força e ela ainda não arrebentou! realmente muito forte e leve! usei um rolo de 26 g no alforje todo e ainda sobrou algumas gramas (vende por peso e não por comprimento).
quanto as fivelas, fitas velcro, tentei achar as YKK,  mas não achei e usei generica. Mas até o presente momento não deu problema e me parecem ser bem confiaveis. só quero ver se com o sol elas aguentam! em termos de engate e funcionamento, são perfeitas.
 
a respeito dos materias, comprei na coplanyl e eles me mandaram umas amostras dos nylon que eles tem a disposição. são eles:
-nylon 300 com PVC - R$ 10,40/m, me parece a melhor opção para quem acha a cordura cara demais. o pvc protege da agua e parece ser bastante resistente. varias cores, impermeavel, mais leve que a cordura, mais barato, menos resistente que cordura.
-nylon 070 com resina - R$ 5,80/m, super leve porem pouco resistente, não recomendo pra alforje mas para o acabamento interno (forro). serve também para confeccionar corta vento etc.. muito leve mesmo e resistente a agua.
- nylon 250 rip-stop resinado - R$ 7,50/m, muito bom material. lembro que quando chegou pensei em fazer todo o alforje com este material por ser bem mais leve que a cordura e resistente tambem. menos q a cordura, mas muito resistente. vantagem: ripstop, leve, barato, impermeavel, resistente, facil de trabalhar, cores.
devem ter mais outros tipos, mas dae não sei....
 
 
qq duvida só postar ai que eu respondo assim que possivel for.
 
abraço a todos
 
ps: ja conhecia o site das bike gringa super abarrotadas! muito irado! mas tinha perdido o link, vlw hands! um dia ainda vejo a minha la...
 
flw
 
 
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Alcaide Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2009 as 15:33
Estou gostando da discussão. O meu alforje eu fiz com base no de outro colega que me emprestou e serviu de base para o modelo atual. Agora estou pensando em mandar confeccionar outro em cordura e fazer as adaptações das ferragens na parte traseira suprerior para fixar melhor no bagageiro. Acho que dá para fazer a fixação através de uma barra horrizontal e dois ganchos nas extremidades confecionados em chapa de alumínio e fixados por rebites. Para tornar o conjunto rígido, estou pensando na ideia do pvc rebitado nas ferragens tb. Vou pensar num modelo aqui e depois colocar o desenho neste post e colocar outras fotos do meu alforje.
Para completar, quando pensei em comprar um alforje eu vi os preços na casa dos R$ 300,00. Depois que mandei confeccionar saiu tudo por R$ 60,00 bem mais em conta. Mário Augusto tira só uma dúvida, vc tb fez a capa de chuva? Qual o tipo de nylon para fazer a capa? Estou pensando em fazer algumas para umas mochilas minhas tb.
Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2009 as 19:04
Originalmente Postado por Alcaide Alcaide Escreveu:

...Agora estou pensando em mandar confeccionar outro em cordura e fazer as adaptações das ferragens na parte traseira suprerior para fixar melhor no bagageiro. Acho que dá para fazer a fixação através de uma barra horrizontal e dois ganchos nas extremidades confecionados em chapa de alumínio e fixados por rebites. Para tornar o conjunto rígido, estou pensando na ideia do pvc rebitado nas ferragens tb. Vou pensar num modelo aqui e depois colocar o desenho neste post e colocar outras fotos do meu alforje...
 
 
...Mário Augusto tira só uma dúvida, vc tb fez a capa de chuva? Qual o tipo de nylon para fazer a capa? Estou pensando em fazer algumas para umas mochilas minhas tb...
 
Dae Alcaide, blz?
 
cara...vc olhou o post que eu coloquei acima? tem o desenho da parte rígida do alforje e da parte de cordura, td com as medidas que eu utilizei. olhe e veja q eu tinha pensado em fazer deste jeito que vc relatou... barra de aluminio, gancho, parafuso (rebite não tem como retirar e colocar com facilidade numa eventual necessidade), etc.. mas por questão de grana, disponibilidade de material e peso, bolei um outro sistema muito bom e estável utilizando fitas de 50 mm com velcro. Este sistema une as duas bolsas e permite a instalação em diversos bagageiros, inclusive moto. veja na foto:

a vantagem é o peso (bem mais leve que Al + parafusos), a possibilidade de carregar os alforjes juntos ou separados (inclusive se vier a ser necessario, rola transformar em mochila. apenas colocando as fitas superiores nos ombros e carregando um alforje na frente e outro nas costas), facilidade de colocação do alforje ( depois de ajustado o tamanho das fitas superiores, não há a necessidade de mexer novamente nelas e colocar e retirar os alforjes é simplesmente soltar o velcro de baixo e o velcro do meio) e grana.
 
quanto as capas, ja me perguntaram por MP, foram as unicas coisas que eu não fiz (da pra ver em algumas das fotos do album o logo da T&R) comprei as capas caramujo da T&R. paguei $ 20 em cada, mas não recomendo devido as costuras não serem seladas e entrar agua. se for pra vc fazer, compre o Nylon 250 ripstop resinado que é facil fazer. facil mesmo... me arrependo de não ter feito as capas de chuva! de preferencia para as cores vivas (verde marca texto, laranjado, vermelho, amarelo) por conta da visibilidade.
 
 
é isso ai...espero ter ajudado
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Alcaide Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2009 as 20:09
Mário, eu uso fitas e fivelas, mas a pessoa que fez os alforjes para mim não tinha fitas de qualidade e as que estão no lugar escorregam facilmente com peso. Vou tirá-las e colocar umas de qualidade e tb trocar todas as fivelas. Te mando duas fotos com a visão da parte traseira e outra com a visão interna dos alforjes.
Visão interna


Visão da parte traseira do alforje

Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2009 as 21:05
Alcaide, me diga uma coisa... como fez pra torná-lo rígido?
 
realmente estas fitas são inadequadas para esta finalidade, pq quando fui comprar o vendedor me ofereceu uma igual a esta... são lisas d+ e não me passaram confiança. pelo que me lembro.. custavam 10 centavos/m e a que eu usei custou coisa de 30 centavos/m. são muito boas, resistentes e não afrouxam.
 
se não achar pra comprar as fitas e fivelas, posso ver pra vc aki o preço e te mando por correio. a loja fica do lado da minha casa, não me custa.
 
flw
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Jun 2008
Natal - RN
Desconectado
Mensagens:598
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hands Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2009 as 21:14
E aí, Mario!

Legal suas dicas, show de bola mesmo!

É o seguinte... Sobre o forro interno, será q o tal nylon 250 rip-stop resinado não daria certo? Digo isso pq, pelo q vc disse, ele é impermeável... Será q de alguma forma não ofereceria proteção ao conteúdo ou ele seria muito grosso p/ essa finalidade?

Vou fazer uma pergunta bem estúpida pq nunca vi um alforge de perto, só em fotos. Então é o seguinte, não é necessário uma parte do alforge semi-rígida nos fundos, onde fica encostado no bagageiro? Eu pensei q o alforge deveria ficar "meio armado" qdo vazio, não sei se está certo esse meu pensamento, por isso a pergunta.
Voltar para o topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Alcaide Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2009 as 21:15
Blz, vou procurar aqui em Ilhéus ou qdo for a Salvador se não encontrar te aviso. Em relação ao alforje ter ficado rígido, tem uma explicação, eu apenas deixei ele "montado no ar". Como ele tem forro interno ficou ligeiramente rígido logo depois que eu peguei com a pessoa que o confeccionou. Mas agora ele encontra-se totalmente maleável e terei de usar aquele recurso que vc disse sobre a placa de pvc.
Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar para o topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Jun 2008
Natal - RN
Desconectado
Mensagens:598
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hands Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2009 as 21:17
Ah, complementando o post anterior...

Eu pensei em algo como EVA pra deixar o alforge semi-rígido, mas não sei se é adequado para a finalidade... Tb tem a questão da espessura.
Voltar para o topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Jun 2008
Natal - RN
Desconectado
Mensagens:598
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hands Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2009 as 21:26
Alcaide

O teu ficou um luxo só... Muito bem acabado.
Se vc puder passar algumas medidas externas seria bom pra essa nossa conversa.
Tenho um pouco de receio de fazer um treco grande demais.

Abraços
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2009 as 23:16
Originalmente Postado por Hands Hands Escreveu:

E aí, Mario!

Legal suas dicas, show de bola mesmo!

É o seguinte... Sobre o forro interno, será q o tal nylon 250 rip-stop resinado não daria certo? Digo isso pq, pelo q vc disse, ele é impermeável... Será q de alguma forma não ofereceria proteção ao conteúdo ou ele seria muito grosso p/ essa finalidade?

Vou fazer uma pergunta bem estúpida pq nunca vi um alforge de perto, só em fotos. Então é o seguinte, não é necessário uma parte do alforge semi-rígida nos fundos, onde fica encostado no bagageiro? Eu pensei q o alforge deveria ficar "meio armado" qdo vazio, não sei se está certo esse meu pensamento, por isso a pergunta.
 
No meu caso, utilizei para o forro nylon resinado comum (chamado de nylon de barraca). Uma das faces era aluminizada e a outra azul, a face aluminizada coloquei voltada pra dentro para melhorar a temperatura interna do alforje (não adiantou, esquenta um monte sob sol) e a azul ficou aparente. entretanto, se o resultado final for a impermeabilização, esqueça! onde tem costura entra agua. a não ser que aplique selador de costura... mas acho desnecessario e caro! veja os detalhes na foto:
 

quanto a usar o nylon 250 ripstop resinado, creio q tera o mesmo problema pq as resinas utilizadas em ambos nylon's são as mesmas. Ambos são impermeaveis, mas ao costurar vc fura a resina e ela começa a infiltrar. o esquema pra chuva é colocar em sacos de lixo as roupas e coisas que não possam molhar e ja eras... agua é foda, se não entrar pela capa de chuva, vai entrar pelo spray da roda traseira...
 
em relação a rigidez, a foto fala por si só... tem q ter sim! caso contrario, entra nos raios e nem quera saber o q aconteçe depois disso...
 
veja as fotos que estão no link do primeiro post, estão em altas resolução... esclarece melhor
flw
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2009 as 23:19
Originalmente Postado por Hands Hands Escreveu:

Ah, complementando o post anterior...

Eu pensei em algo como EVA pra deixar o alforge semi-rígido, mas não sei se é adequado para a finalidade... Tb tem a questão da espessura.
 
os overland da curtlo utilizam EVA de 9 mm se eu não estou enganado. mas eva achei maleavel demais e optei pelo pvc mesmo.
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Alcaide Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Mai 2009 as 17:18
Mário augusto, vc está falando de borracha EVA, daquelas que são usadas para confecção de sandálias? Pois neste final de semana passei numa loja que vende este tipo de material e comprei aproximadamente 1,0kg, isto mesmo, um quilograma de borracha EVA. Coreteti no tamanho certo do meus alforje e coloquei nele. Ficou legal, o material tem cerca de 1,0 cm de espessura e coloquei numa espécie de "falso bolso" com ziper que mandei a pessoa que fez os meus alforjes colocar justamente para esta finalidade, usar um material maleável, leve e que trouxesse a ressistência necessária para a parte trazeira do alforje. Vou tirar umas fotos e depois posto aqui.
Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar para o topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Jun 2008
Natal - RN
Desconectado
Mensagens:598
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hands Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Mai 2009 as 18:54
Alcaide

Um centímetro não é exagero, não? Ficou bom dessa forma?
Estava pensando em deixar definitivo dentro do meu, sem a possibilidade de tirar facilmente. Será q pode ser necessário retirar no futuro?

Outra coisa, o local seria apenas a parte de trás, onde fica encostado no bagageiro, não é? Ou vc deixou (deixará) ele totalmente com EVA?

Abraços
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Mai 2009 as 20:38
Originalmente Postado por Alcaide Alcaide Escreveu:

Mário augusto, vc está falando de borracha EVA, daquelas que são usadas para confecção de sandálias? Pois neste final de semana passei numa loja que vende este tipo de material e comprei aproximadamente 1,0kg, isto mesmo, um quilograma de borracha EVA. Coreteti no tamanho certo do meus alforje e coloquei nele. Ficou legal, o material tem cerca de 1,0 cm de espessura e coloquei numa espécie de "falso bolso" com ziper que mandei a pessoa que fez os meus alforjes colocar justamente para esta finalidade, usar um material maleável, leve e que trouxesse a ressistência necessária para a parte trazeira do alforje. Vou tirar umas fotos e depois posto aqui.
 
Exatamente esta borracha... mas vc chegou a utilizar todo o 1Kg (500 g cada lado)? pq no meu caso, com as placas de PVC (cada uma pesando ~ 200 g e com apenas 2 mm de espessura), resultou num costado rígido, leve e pouco volumoso (10 mm de espessura eu achei muito grosso, o q pode diminuir significativamente a capacidade de carga). Digo isso pq meu colchão de ar que eu levo nos pedais, depois de dobrado e ajeitado, deve ter estes mesmos 10 mm de espessura. Me parece ser uma solução o EVA, mas se vc tiver como adquirir esta placa de pvc acho que também vai ser util e com os prós de ser um pouco menos volumosa e dependendo até mesmo mais leve, sem falar na rigidez que ela ofereçe (não encosta na roda), recomendo!
 
 
té+
 
abraço
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Alcaide Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Mai 2009 as 13:54
Mário, não cheguei a usar tudo, apenas algo em torno de 200 gr do material emborrachado. É que como eles vendem por peso, dobraram uma placa e eu comprei. Em casa cortei o tamanho necessário para colocar na parte interna trazeira do alforje e consegui a rigidez que precisava. Por tratar-se de um material leve e maleável, ficou bem legal. Segue abaixo uma foto do alforje visto de cima com o falso "bolso" para a colocação do material. Depois mando outra foto do material já cortado para ser colocado no local.

Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar para o topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Alcaide Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Mai 2009 as 14:00
Originalmente Postado por Hands Hands Escreveu:

Alcaide

Um centímetro não é exagero, não? Ficou bom dessa forma?
Estava pensando em deixar definitivo dentro do meu, sem a possibilidade de tirar facilmente. Será q pode ser necessário retirar no futuro?

Outra coisa, o local seria apenas a parte de trás, onde fica encostado no bagageiro, não é? Ou vc deixou (deixará) ele totalmente com EVA?

Abraços

Hands, quando eu mandei fazer o meu alforje, pedi para que deixasse um "falso bolso" na parte interna com as mesmas medidas do alforje e pedi para que colocasse um zíper. Eu pensava em mandar fazer uma armação de alumínio e colocar no local. Depois que via sugestão apresentada aqui no fórum, procurei o material em pvc, como não encontrei coloquei o de EVA. É leve também e maleável. Ficou legal e com a rigidez que eu esperava. Depois colocarei outra foto mostrando o material antes de colocá-lo no alforje. a vantagem é que posso retirá-lo a qualquer momento.
Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar para o topo
leo-rj Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Jun 2004
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:191
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de leo-rj Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Mai 2009 as 21:49
mario, uma coisa que eu recomendaria é dar uma aparada nas beiradas da placa de pvc, pra evitar que as quinas acabem danificando a cordura.
dá uma arredondada com uma lima, ou até cortando mesmo, com a mesma coisa que você tiver usado para cortá-lo.
Voltar para o topo
Mario Augusto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2008
Apiaí - SP
Desconectado
Mensagens:258
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mario Augusto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Mai 2009 as 05:19
Originalmente Postado por leo-rj leo-rj Escreveu:

mario, uma coisa que eu recomendaria é dar uma aparada nas beiradas da placa de pvc, pra evitar que as quinas acabem danificando a cordura.
dá uma arredondada com uma lima, ou até cortando mesmo, com a mesma coisa que você tiver usado para cortá-lo.
 
Vlw leo-rj, tinha esquecido de mencionar este "pequeno" detalhe.
Mario Augusto Camargo

"...um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar..."
Voltar para o topo
MarioNeto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Dez 2009
Recife
Desconectado
Mensagens:361
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MarioNeto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2010 as 00:42
mantenham este tópico
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  123>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X