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Ajuda suporte guidão [Dúvida]

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phenrique1020 Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Fev 2015
Goiânia
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar phenrique1020 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda suporte guidão [Dúvida]
    Postado: 05 Mar 2015 as 11:01
Olá à todos. Eu tenho uma dúvida referente ao guidão da minha bike... Tudo nela é original.

Quando pedi meu irmão para levantar o guidão dela para facilitar minha pedalada no dia a dia, ele não conseguiu apertar o suficiente para ficar seguro, então, tive que levar até uma oficina de minha confiança para que o mecânico pudesse apertá-lo o suficiente para eu andar com segurança. Mas, antes disso ele me informou que não seria seguro eu andar com o guidão erguido pois com a batida da roda no chão o guidão iria estragar com o tempo, informando que poderia entortar ou amassar com as batidas, abaixou o mesmo e apertou novamente.

Aqui que está minha dúvida: Por ser uma bike já montada de fábrica, com peças básicas, o suporte do guidão é tão fraco a ponto de quebrar com o passar do tempo, caso eu aumente ele para minha melhor experiência no dia a dia? Ou eu posso erguê-lo sem medo? Pois eu acho que se aquela peça foi parar na minha bike é porque ela passou em um teste de rigidez e segurança anteriormente, não?

Obrigado a todos que possam estar me ajudando nessa minha grande dúvida.
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Pedro059 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Jan 2015
Nilópolis, RJ
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Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedro059 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2015 as 00:01
Geralmente nos modelos básicos as peças são bem frágeis mesmo. Não sei se é feito o tal teste de qualidade, mas mesmo que sim, não é durável. com o tempo as peças vão indo embrora.
Bom, na minha opinião acho que se a sua mesa for daquele modelo mais baratinho (
)
você até pode subir, alguns trazem uma marca de limite, mas é bom deixar uns 3 cm além. Isso se você for apenas andar no meio urbano. Se não, é melhor não subir mesmo, ou subir bem pouco, menos que a metade. Dependendo do seu guidon, você consegue regular sem precisar subir a mesa.  Se o guidon tem aquela curva no meio, você pode girar ele pra frente ou para trás, assim o guidon fica mais perto/longe e mais alto/ baixo.
Se falei alguma coisa errada, me corrijam.
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Belvedere Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
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Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2015 as 21:33
Ele quebra sim, mas não do jeito que o mecânico disse.
Olhe para a imagem que o colega postou aí em cima. No final há uma rosca em forma de triangulo que, quando o parafuso está solto, o triangulo " casa certinho" com o o suporte. A medida em que o parafuso é apertado, o triangulo desalinha, expandindo o diametro da peça o que consequentemente, o fixa na parede interna no quadro.  A função dessa  peça é apenas fixar o suporte no quadro. A força dos impactos e do próprio peso do ciclista é absorvida pelo  parte superior do suporte que deve estar a uma profundidade de pelo menos 3 centímetros. Se você deixar o suporte mais para cima, a força será absorvida pela porca e pelo parafuso. O inconveniente dessa situação é que a porca pode quebrar ou o parafuso entortar o que nesse caso, vai fazer com que o guidão saia do quadro deixando-o em uma circunstância que só não é mais constrangedora do que a experiência traumática que terá  ao descobir o quão doloroso é querer inflingir as leis da física, principalmente a lei da gravidade e o conceito de inércia.
Tudo isso eu aprendi em 1994 quando eu achei que seria genial se eu subisse o suporte de minha Caloi 10 ao ponto máximo. Na primeira ladeira com lombada, o guidão saiu na minha mão e aprendi conceitos de mecânica, física no modo mais prático e doloroso. A roda dobrou feito massa de pastel, o garfo quebrou, ralei ombro, joelho, perna e a porcaria da ponta do suporte do guidon por pouco não me furou a barriga.

Fernando Messina
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Libert Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
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Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2015 as 22:19
É isso aí, a mesa mesmo é difícil quebrar, principalmente se for em aço. Mais fácil é o guidão se soltar e você se arrebentar por causa disso. Trocar o guidão por um mais alto é uma opção mais segura.
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43679 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Jun 2011
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Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2015 as 03:11
Quebra sim.Peças baratas em aço de hoje nao podem ser comparadas as antigas,veja porcas e parfusos,hoje,apertou um pouco,espana.Quadros entao.
Logicamente,peças baratas = aço barato.
O canote da Caloi10 nao tem nen como compara com os de hoje.Aço com um pingo de solda de uniao,contra peça unica da Caloi10,a do rapaz saiu pois o espander perdeu a funçao(aqui chamamos de bucha da agulha do garfo)
Tenho 40 anos,e tive 2 Caloi10...Erao caras...
Espero q ninguem entenda o q eu disse como "tudo hoje em dia é mais fragil"
Nao,hoej me dia etsa inundado de peça barata.Cubo de freio de pe(contra-pedal),na epoca,custava o q hoje seria pelo menos 150 reais,se acha por 40.
Pense nun bronze vagabundo...E nao é a oferta q aumentou,por isto preço baixou,é a qualidade mesmo q baixou...
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Belvedere Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
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Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2015 as 02:03
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Quebra sim.Peças baratas em aço de hoje nao podem ser comparadas as antigas,veja porcas e parfusos,hoje,apertou um pouco,espana.Quadros entao.
Logicamente,peças baratas = aço barato.
O canote da Caloi10 nao tem nen como compara com os de hoje.Aço com um pingo de solda de uniao,contra peça unica da Caloi10,a do rapaz saiu pois o espander perdeu a funçao(aqui chamamos de bucha da agulha do garfo)
Tenho 40 anos,e tive 2 Caloi10...Erao caras...
Espero q ninguem entenda o q eu disse como "tudo hoje em dia é mais fragil"
Nao,hoej me dia etsa inundado de peça barata.Cubo de freio de pe(contra-pedal),na epoca,custava o q hoje seria pelo menos 150 reais,se acha por 40.
Pense nun bronze vagabundo...E nao é a oferta q aumentou,por isto preço baixou,é a qualidade mesmo q baixou...


Ah sim, é verdade.
As nossas Caloi 10, dão de 10 a 0 em qualquer bike de hoje. O câmbio suntour que vinha na Caloi 10 era tão bom, que nunca me deu problema e até hoje vejo um monte dessas bikes ( geralmente com a pintura caindo aos pedaços ou pintada com spray) com o câmbio lá, e funcionando.
Na minha Caloi 10, eu passava Kaol em todos os cromados da bike e ficava que ficava brilhando. Vai passar Kaol em um " cromado" de hoje em dia, pra ver se o cromo não vai sair no pano? 
Esse suporte da Caloi 10  que eu quebrei, eu encerava com Grand Prix e estava sempre brilhando e a cera nunca tirou tinta dele. O da minha bike atual, semana passada desmontei a mesa só para pinta-la novamente pois a cera, já " comeu " toda a tinta.
Fernando Messina
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phenrique1020 Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Fev 2015
Goiânia
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Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar phenrique1020 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2015 as 21:02
Pedro, é esse mesmo. Obrigado a todos que me deram as respostas. Vou deixar baixinho mesmo, do jeito que veio de fábrica.
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