Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com suspensão para Tandem!!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com suspensão para Tandem!!

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com suspensão para Tandem!!
    Postado: 28 Set 2010 as 07:03
Tudo bem!!
Estou com um novo projeto de montar uma tandem, para passear com a patroa ou algum dos meus filhos.
Tenho um conjunto que comprei no Ebay:
E encomendei um quadro Twin Azonic: www.azonic.com.br
Tenho um kit STI Shimano hidráulico LX de 27 marchas rapid rise.
A minha idéia é usar pneus 700c neste quadro se couber na traseira.
Tenho umas rodas 32x700c michelin slick que estou usando em um quadro MTB Da Bomb Rapid.
Tenho um garfo rígido de Chromoly 700c que cabe neste quadro.
Mas estou pensando em usar uma suspensão dianteira, para conforto e durabilidade do quadro, evitando o desgaste dos impactos e vibrações do garfo rígido.
Tenho dois jogos de cubos que posso usar neste quadro um Centerlock Shimano Deore e outro jogo de cubos Saint com eixo de 20mm na dianteira.
Acho que o ideal seria o jogo de cubos Saint mas estou com dificuldade de conseguir uma suspensão com regulagem de dureza para uso com pesa na tandem em pavimento de estrada, pois o uso preferencial é para asfalto, embora tenha alguns calçamentos de pedra paralelepípedo e areião em parques.
Acho que o ideal seria uma Rock Shox Reba team 29er com regulagem a ar e eixo maxle de 20mm, que daria toda a regulagem necessária, mas não posso investir pelo custo neste modelo.
Que tem curso curto mas tem regulagem a ar e aceita freio de disco com aros 700c.
A desvantagem desta é que tem que importar da Inglaterra e não daria para colocar os cubos Saint com esta.
Já a Spinner Ammo dá para usar com os cubos Saint e tem um curso longo 178mm, mas não é de regulagem a ar, em vez disto é hidráulica a óleo.
As minhas dúvidas são duas:
1- será que esta Spinner Ammo regula bem com o sistema hidráulico para funcionar bem com o peso da tandem?
2 - será que esta suspensão Spinner Ammo com curso tão longo não ficará muito alta e pesada e forçará muito o pescoço do quadro tandem que é de alumínio, podendo causar a quebra do quadro.
Então será que se justifica no uso para asfalto esta suspensão Spinner Ammo, que é originalmente para DH?
Ou será que a Suntour Lite Air 700c quebra o galho, mesmo com o seu curso limitado de 63mm?
É verdade que o garfo de suspensão muito longo como este Spinner Ammo de 178mm de curso pode causar a quebra do pescoço do quadro, por torcer muito o aheadset, forçando com movimento de alavanca?
Acho que no fim, como estou na dúvida vou usar mesmo o garfo rígido que já tenho e assim não gasto dinheiro a toa!!
Mas gostaria de contar com ajuda para escolher uma alternativa de suspensão para tandem.
Obrigado.
Abraço.
Aires


Editado por airesbecker - 28 Set 2010 as 07:06
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 04:46
up
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 05:29
cara, eu usaria de início o garfo de cromoly, já que você não vai fazer nada pesado. Aí se você sentir a necessidade, pega uma suspensão. Vai economizar uma grana absurda, já que você já tem o garfo rígido.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Gabo Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2004
rio de janeiro - rj
Offline
Mensagens:180
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2010 as 02:10
Opa...
A primeira coisa na minha opinião é consultar o fabricante do quadro para a altura de garfo/suspensão recomendada.
Vc tem razão em estar preocupado, já que a alteração no comprimento influi no ângulo do esforço exercido no garfo e caixa de direção.

Eu tenho uma tandem com suspensão Manitou de 80mm de mola.
Pessoalmente eu não gosto do funcionamento dela, já que mesmo com pressão máxima na mola ela afunda muito só com o nosso peso na bike. Assim, sobra pouco curso na trilha e ela não é tão eficiente.
Nunca usei os modelos que vc citou, mas acho que ao se improvisar uma suspa feita pra bike "solo" numa tandem, o curso longo e o bom controle de compressão são variáveis importantes já que a carga aplicada pelos 2 passageiros é bem maior que o previsto pelo fabricante.
A minha impressão é que o conjunto 2 pessoas+bike é tão pesado que economizar algumas gramas em alguns componentes não faz tanto sentido quanto na bike comum.

Outro ponto que percebi, principalmente fora do asfalto, é que a manobrabilidade dela é menor que na bike comum, e eu acabo "atropelando" mais obstáculos que eu gostaria... o que quero dizer é que se numa bike comum eu acabaria desviando de mais buracos, pedras, degraus, etc, dependendo da situação numa trilha eu acabo é passando por cima de alguns deles que normalmente seriam evitados, e assim a suspensão se torna ainda mais importante.

Boa sorte com a bike.
Abs


Voltar ao Topo
caloi100 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jun 2010
Minas
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caloi100 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2010 as 02:17
ola, se eu fosse você ficaria com o garfo rigido e ,caso necessário, colocaria uma suspa. Uma opção interessante é a rock shox dart 3 pra 29'er, creio que ela não causaria problema pois você pretende colocar aro 700 e então nao haveria difirença no angulo da caixa.
 
Ah, e vi que você tem uma dabomb com aro 700, você saberia me dizer o tamanho máximo de pneu que o quadro suporta na traseira? E ,se não for pedir muito, postar umas fotos ai.Big smile
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2010 as 03:29
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

cara, eu usaria de início o garfo de cromoly, já que você não vai fazer nada pesado. Aí se você sentir a necessidade, pega uma suspensão. Vai economizar uma grana absurda, já que você já tem o garfo rígido.
Pois é acho que no fim vou montar com o garfo rígido, mas restringe um pouco o uso, pois no meu bairro ainda tem calçamento de paralelepípedo, e nas praias aqui do sul predomina o calçamento com pedra nas ruas, mesmo para subir e descer calçada talvez seja mais difícil com o garfo rígido.
Eu tenho pilotado bicicleta com garfo rígido e com suspensão, e sei bem as manhas que são necessárias para proteger os pneus de cortar nas quinas de meio fio, mas na tendem acho que deve ser mais difícil, inclusive para o equilíbrio conjunto de um time de dois.
Obrigado pela opinião.
Abraço.
Aires
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2010 as 04:09
Originalmente postado por Gabo Gabo escreveu:

Opa...
A primeira coisa na minha opinião é consultar o fabricante do quadro para a altura de garfo/suspensão recomendada.
Vc tem razão em estar preocupado, já que a alteração no comprimento influi no ângulo do esforço exercido no garfo e caixa de direção.
O quadro que comprei este Azonic, pelo que vi tem a mesma arquitetura que o Schwinn Sierra, que é uma tandem MTB cross country, que usa suspensão RST Gila Plus com 100mm de curso.
A minha impressão é que a suspensão deve ficar boa em alguma coisa próxima desta medida.
Originalmente postado por Gabo Gabo escreveu:

Eu tenho uma tandem com suspensão Manitou de 80mm de mola.
Pessoalmente eu não gosto do funcionamento dela, já que mesmo com pressão máxima na mola ela afunda muito só com o nosso peso na bike. Assim, sobra pouco curso na trilha e ela não é tão eficiente.
Nunca usei os modelos que vc citou, mas acho que ao se improvisar uma suspa feita pra bike "solo" numa tandem, o curso longo e o bom controle de compressão são variáveis importantes já que a carga aplicada pelos 2 passageiros é bem maior que o previsto pelo fabricante.
A minha impressão é que o conjunto 2 pessoas+bike é tão pesado que economizar algumas gramas em alguns componentes não faz tanto sentido quanto na bike comum.
Pois isto eu concordo, é o que me preocupa, por outro lado acho que se colocar uma suspensão exagerada, ela pode além de levantar demais o quadro, também fazer muita torção no pescoço do quadro, pois você imagina o desgaste de fadiga do metal neste local com a frenagem da tandem com o seu peso duplo de mais de 150Kg, uma coisa é a força de frenagem em um garfo mais curto mas sendo um garfo longo a alavanca é muito maior, o garfo longo torce mais o pescoço do quadro, mesmo com o uso igual.
Um suspensão adequada por outro lado protege o quadro absorvendo impactos e aumentando a durabilidade e a segurança.
Este é um dos motivos pelo qual estou abrindo este debate aqui.
Originalmente postado por Gabo Gabo escreveu:

Outro ponto que percebi, principalmente fora do asfalto, é que a manobrabilidade dela é menor que na bike comum, e eu acabo "atropelando" mais obstáculos que eu gostaria... o que quero dizer é que se numa bike comum eu acabaria desviando de mais buracos, pedras, degraus, etc, dependendo da situação numa trilha eu acabo é passando por cima de alguns deles que normalmente seriam evitados, e assim a suspensão se torna ainda mais importante.
Boa sorte com a bike.
Abs
É esta questão da manobrabilidade é mesmo outro ponto importante, pois influi no pneu e na suspensão, nisto acho que é importante buscar uma boa adequação do projeto com o uso que vai ser feito dele.
Como vou montar, ao menos nesta primeira versão, com pneus slick 32X700c e no fim vou ficar mesmo com o garfo rígido de Chromoly, acho que vou ter de usar a tandem principalmente em parques, ciclovias e estradas, principalmente com pouso movimento pois acho também que não vai ter muita agilidade e segurança para enfrentar o transito.
Com o tempo acho que vamos melhorando a técnica de pilotagem do trem.
E também aperfeiçoando a máquina.
Obrigado.
Abraço.
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2010 as 04:42
Originalmente postado por caloi100 caloi100 escreveu:

ola, se eu fosse você ficaria com o garfo rigido e ,caso necessário, colocaria uma suspa. Uma opção interessante é a rock shox dart 3 pra 29'er, creio que ela não causaria problema pois você pretende colocar aro 700 e então nao haveria difirença no angulo da caixa.
É, vou ficar com o garfo rígido de início, para sentir a bicicleta neste estilo, principalmente que o garfo eu já tenho disponível, depois vou avaliar, de acordo com o tipo de uso e terreno que vou usar.
Obrigado pela dica da rock shox.
Originalmente postado por Gabo Gabo escreveu:

Ah, e vi que você tem uma dabomb com aro 700, você saberia me dizer o tamanho máximo de pneu que o quadro suporta na traseira? E ,se não for pedir muito, postar umas fotos ai.Big smile
A minha dabomb é a Rapid XC, estou usando com pneu 

Michelin Dynamic 700X32, muito bem, roda que é uma beleza, mas agora com o projeto da tandem vou mudar estes pneus para a dupla e reduzir os pneus da híbrida dabomb para 700X28, que vai ficar ainda mais esportivo, com melhor rodagem, vou usar agora um par de 

Continental Grand Prix 4-Season 700x28 DuraSkin Fold, pois para o meu uso o 32 ainda estava pesado e exagerado, e estes 4 season são fantásticos, são da mesma linha dos Continental Gatorskin, muito resistentes e de excelente rodagem. Agora acho que pneu maior que 700X32 não cabe no quadro, está perto do limite, sendo que o câmbio dianteiro também tem que ser de pegar por cima para caber este pneu.

Sobre as fotos assim que der eu posto.

Abraço

Aires

Voltar ao Topo
Gabo Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2004
rio de janeiro - rj
Offline
Mensagens:180
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2010 as 12:18
Me esqueci de comentar sobre as rodas.
As minhas são com 36 raios de inox, e eu não via muito a razão...
Até o dia que numa emergência usei uma roda "comum" de 32 furos e raios mais finos nela no asfalto. O saldo foram alguns raios e nipples quebrados, aro empenado, além do pneu furado pelo aquecimento do aro pelas sapatas de freio.
 
Depois deste dia comecei a prestar mais atenção nas partes que são sobrecarregadas na tandem como rodas, suspensão e freios. 
As forças exercidas sobre estas partes são realmente muito maiores, e a grande maioria das peças que usamos podem não ter sido desenvolvidas pensando nesta utilização.

Abs

Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2010 as 18:30
Airesbeker,
Opinião de quem tem tandem, não vai de garfo rígido não.
Tendo em vista o tipo de piso que vc relatou, e principalmente a impossibilidade de levantar a frente da tandem pra subir um meio-fio (guia), a suspa vai ser necessário. Ela vai absorver o impacto, poupando pneus, caixa de direção e o próprio garfo.
 
Quanto a dirigibilidade da tandem, é pior sim que uma bike normal, por inercia e ainda tem mais peso sobre a roda dianteira, não sei ao certo, mas chuto que a distribuição de peso fica em 45% na frente e 55% atrás, então por mais que vc queira a bike tem reações mais lentas e tende a atropelar coisas que vc conseguiria desviar numa bike normal
 
Procure uma suspa com ajuste a ar da compressão ou que vc consiga trocar as molas, colocando mais carga.
 
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2010 as 18:37

Esqueci de opinar sobre a suspa a colocar, iria numa de 100 a 120mm, quanto mais voltada pra algo mais radical melhor, pois é mais reforçada. Suspas de Dirt Jump, DH, AM, 4X, com eixos de 20mm, de XC tb, desde que sejam mais reforçadas. Lembre-se da questão de distribuição de peso que disse acima. A reba 29 é legal. Não sei se já tem Recon e Tora 29, mas tb atenderia.



Editado por lemarco - 01 Out 2010 as 18:39
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2010 as 02:42
Originalmente postado por Gabo Gabo escreveu:

Me esqueci de comentar sobre as rodas.
As minhas são com 36 raios de inox, e eu não via muito a razão...
Até o dia que numa emergência usei uma roda "comum" de 32 furos e raios mais finos nela no asfalto. O saldo foram alguns raios e nipples quebrados, aro empenado, além do pneu furado pelo aquecimento do aro pelas sapatas de freio.
Depois deste dia comecei a prestar mais atenção nas partes que são sobrecarregadas na tandem como rodas, suspensão e freios. 
As forças exercidas sobre estas partes são realmente muito maiores, e a grande maioria das peças que usamos podem não ter sido desenvolvidas pensando nesta utilização.
Abs
Sobre as rodas vou usar um jogo que já está montado e que já estou usando na minha híbrida, já tive de apertar os raios destas rodas duas vezes, mas  acho que agora estão firmes, são rodas de 36 raios, os raios são de inox, mas de bitola comum não são raios mais grossos, posso tentar conseguir um jogo de raios mais grossos, pode ser uma boa idéia, mas acho que só no ebay ou outro saite no exterior consigo raios de aro 700 mais grossos, acho que não é fácil. Os niples também li em algum lugar que se deve evitar os de alumínio, os meus na verdade não sei de que material são, vou ter de revisar. Obrigado. Abraço. Aires



Editado por airesbecker - 02 Out 2010 as 03:31
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2010 as 03:24
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Airesbeker,
Opinião de quem tem tandem, não vai de garfo rígido não.
Tendo em vista o tipo de piso que vc relatou, e principalmente a impossibilidade de levantar a frente da tandem pra subir um meio-fio (guia), a suspa vai ser necessário. Ela vai absorver o impacto, poupando pneus, caixa de direção e o próprio garfo.
Pois é Lemarco, concordo contigo que com a suspa o aproveitamento vai ser bem melhor, inclusive por isto postei este tópico no forum. No fim vou sem dúvida colocar uma suspensão, a questão é que estou tendo certa dificuldade de escolher, em função que suspensões pequenas e baratas acho que são inadequadas, tem a opção da Spinner Ammo 178mm que é hidráulica e de curso grande, mas tenho dúvida se não ficaria exagerada, muito alta e forçando demais a caixa de direção. Esta me custaria algo como R$700,00, eu poderia comprar pelo preço, mas também não sei se esta suspensão que é original para aro 26 aceita a medida de pneus 700X32c, que pretendo usar.
Então em princípio a idéia é montar de início com o garfo rígido que eu já tenho aqui, para usar a tandem em alguns circuitos escolhidos por serem mais seguros e com pavimento de boa qualidade.
Depois com tempo posso avaliar e em uma oportunidade comprar no exterior uma suspensão com regulagem a ar para aro 29 com eixo de 20mm e 120mm de curso, que acho ideal. Mas aqui no Brasil uma suspensão destas está muito cara. Inclusive acho que até no exterior as suspensões de 29 ainda vão baixar de preço, sendo que no período de inverno no hemisfério norte se conseguem preços bem melhores, pois o ciclismo fica parado no inverno lá.
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Quanto a dirigibilidade da tandem, é pior sim que uma bike normal, por inercia e ainda tem mais peso sobre a roda dianteira, não sei ao certo, mas chuto que a distribuição de peso fica em 45% na frente e 55% atrás, então por mais que vc queira a bike tem reações mais lentas e tende a atropelar coisas que vc conseguiria desviar numa bike normal
Procure uma suspa com ajuste a ar da compressão ou que vc consiga trocar as molas, colocando mais carga.
É, esta questão me preocupa bastante pois estou montando a tandem para usar com minha mulher ou com algum dos meus filhos, então não quero sofrer acidente, pois se acontecer perco a parceria. Aqui perto da minha casa tem uma avenida larga que nos domingos fecham as faixas de ônibus para uso recreacional, então fica bom de pedalar, o problema é que além de ciclismo tem pessoas passando com cachorrinho, meninos com skate, crianças pequenas com bicicletinhas, além de bastante gente caminhando, inclusive com carrinhos de bebê, então tem que ter cuidado para não deslizar num skate, dar carona para uma menininha de patins ou engraxar as rodas com um yorkshire. O que vai ter de acontecer naturalmente é cuidar com a pilotagem bem responsável e com a escolha dos trajetos. Claro que com o tempo a técnica vai evoluindo e a idéia é ir também aprimorando o equipamento.
Obrigado pela participação.
Abraço.
Aires


Editado por airesbecker - 02 Out 2010 as 04:08
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2010 as 04:37
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Esqueci de opinar sobre a suspa a colocar, iria numa de 100 a 120mm, quanto mais voltada pra algo mais radical melhor, pois é mais reforçada. Suspas de Dirt Jump, DH, AM, 4X, com eixos de 20mm, de XC tb, desde que sejam mais reforçadas. Lembre-se da questão de distribuição de peso que disse acima. A reba 29 é legal. Não sei se já tem Recon e Tora 29, mas tb atenderia.
Sim, já estou me inclinando nesta direção, mas a questão é que uma suspensão com regulagem a ar, para aro 29, com eixo 20mm, custa bastante no Brasil o que foge um pouco do meu orçamento. Em termos de peças estou com opção de usar um jogo de cubos centerlock Shimano de eixo 9mm ou um jogo de cubos Saint com centerlock mega e discos específicos Saint, os eixos são 10mm na traseira e 20mm na dianteira, então os cubos já tenho para evoluir, mas a suspensão está um pouco mais difícil para conseguir agora.
A alternativa no mercado nacional é a Spinner Ammo 340 178, que custa o redor de R$700,00 mas é para aro 26 e é hidráulica a óleo, não é de regulagem a ar.
Eu tenho também um quadro GTS S3, com suspensão traseira, se eu comprar esta suspensão Spinner Ammo  e não servir na Tandem, posso depois aproveitar ela na GTS full suspension, que está atualmente sem garfo dianteiro.
Mas o pessoal diz que estas suspensão de 178mm de curso não são adequadas também para o quadro GTS S3, que esta suspensão causaria a quebra do quadro GTS S3, está cheio de tópicos aqui no forum dizendo que o quadro GTS S3 não serve para suspensões de longo curso, isto que é num quadro full, imagina esta suspensão no quadro da tandem!
Será que não quebra o quadro da tandem?
A minha dúvida principal hoje é se valeria a pena comprar esta suspensão Spinner Ammo a óleo de 178mm de curso e eixo de 20mm.
Será que a Spinner Ammo 178 funciona na tandem?
Será que funciona na GTS full?
Alguém sabe como se regula esta suspensão óleo para usar com o peso da tandem?
Obrigado.
Abraço.


Editado por airesbecker - 02 Out 2010 as 04:41
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2010 as 16:16
Originalmente postado por airesbecker airesbecker escreveu:

É, esta questão me preocupa bastante pois estou montando a tandem para usar com minha mulher ou com algum dos meus filhos, então não quero sofrer acidente, pois se acontecer perco a parceria. Aqui perto da minha casa tem uma avenida larga que nos domingos fecham as faixas de ônibus para uso recreacional, então fica bom de pedalar, o problema é que além de ciclismo tem pessoas passando com cachorrinho, meninos com skate, crianças pequenas com bicicletinhas, além de bastante gente caminhando, inclusive com carrinhos de bebê, então tem que ter cuidado para não deslizar num skate, dar carona para uma menininha de patins ou engraxar as rodas com um yorkshire. O que vai ter de acontecer naturalmente é cuidar com a pilotagem bem responsável e com a escolha dos trajetos. Claro que com o tempo a técnica vai evoluindo e a idéia é ir também aprimorando o equipamento.
Obrigado pela participação.
Abraço.
Aires
Pra melhorar a situação então, invista em freios bons, com discos de 180 ou 203mm e de preferência hidráulicos. O problema seria arrumar mangueira desse comprimento (2,5m aproximadamente). Se for por cabo, procurando bem vc acha. Achei a pouco tempo atras uns da Inside, não lembro em que loja. Joga cabo de aço inside no google que deve achar tb.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2010 as 16:32
Originalmente postado por airesbecker airesbecker escreveu:

Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Esqueci de opinar sobre a suspa a colocar, iria numa de 100 a 120mm, quanto mais voltada pra algo mais radical melhor, pois é mais reforçada. Suspas de Dirt Jump, DH, AM, 4X, com eixos de 20mm, de XC tb, desde que sejam mais reforçadas. Lembre-se da questão de distribuição de peso que disse acima. A reba 29 é legal. Não sei se já tem Recon e Tora 29, mas tb atenderia.
Sim, já estou me inclinando nesta direção, mas a questão é que uma suspensão com regulagem a ar, para aro 29, com eixo 20mm, custa bastante no Brasil o que foge um pouco do meu orçamento. Em termos de peças estou com opção de usar um jogo de cubos centerlock Shimano de eixo 9mm ou um jogo de cubos Saint com centerlock mega e discos específicos Saint, os eixos são 10mm na traseira e 20mm na dianteira, então os cubos já tenho para evoluir, mas a suspensão está um pouco mais difícil para conseguir agora.
A alternativa no mercado nacional é a Spinner Ammo 340 178, que custa o redor de R$700,00 mas é para aro 26 e é hidráulica a óleo, não é de regulagem a ar.
Eu tenho também um quadro GTS S3, com suspensão traseira, se eu comprar esta suspensão Spinner Ammo  e não servir na Tandem, posso depois aproveitar ela na GTS full suspension, que está atualmente sem garfo dianteiro.
Mas o pessoal diz que estas suspensão de 178mm de curso não são adequadas também para o quadro GTS S3, que esta suspensão causaria a quebra do quadro GTS S3, está cheio de tópicos aqui no forum dizendo que o quadro GTS S3 não serve para suspensões de longo curso, isto que é num quadro full, imagina esta suspensão no quadro da tandem!
Será que não quebra o quadro da tandem?
A minha dúvida principal hoje é se valeria a pena comprar esta suspensão Spinner Ammo a óleo de 178mm de curso e eixo de 20mm.
Será que a Spinner Ammo 178 funciona na tandem?
Será que funciona na GTS full?
Alguém sabe como se regula esta suspensão óleo para usar com o peso da tandem?
Obrigado.
Abraço.
Não sei responder as suas perguntas com um mínimo de confiabilidade, mas uma dica que posso te dar é entrar em contato com os fabricantes do quadro e das suspas e expor suas duvidas.
Uma coisa a se considerar, é que a mudança do ângulo da direção na tandem vai ser menor que em bikes normais. Vai funcionar como um triângulo, a base é o contato dos pneus com o solo, quanto mais longa a base, mantendo-se o comprimento da frente, menor será o ângulo da frente em relação ao solo. Não sei se consegui explicar direito mas faça um teste com uma regua que vc vai sacar.
Aí vem outra questão, mesmo a mudança de ângulo sendo menor, será menor o suficiente pra não forçar o quadro a ponto de quebrá-lo? Eu realmente não sei responder.


Editado por lemarco - 04 Out 2010 as 16:38
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2010 as 05:35
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Pra melhorar a situação então, invista em freios bons, com discos de 180 ou 203mm e de preferência hidráulicos. O problema seria arrumar mangueira desse comprimento (2,5m aproximadamente). Se for por cabo, procurando bem vc acha. Achei a pouco tempo atras uns da Inside, não lembro em que loja. Joga cabo de aço inside no google que deve achar tb.
Tudo bem Lemarco! É o freio a disco hidráulico eu vou usar, o quadro tandem da Azonic vem com um jogo de cabos longo, os disco vou usar sim 180 ou 203 na dianteira e 160 na traseira, a mangueira hidráulica para o freio traseiro tenho uma em rolo aqui que na verdade ainda não medi se vai servir, se  não vou ter de comprar por encomenda na medida certa ou em último caso vou ter de comprar um rolo inteiro para cortar.
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Não sei responder as suas perguntas com um mínimo de confiabilidade, mas uma dica que posso te dar é entrar em contato com os fabricantes do quadro e das suspas e expor suas duvidas. Uma coisa a se considerar, é que a mudança do ângulo da direção na tandem vai ser menor que em bikes normais. Vai funcionar como um triângulo, a base é o contato dos pneus com o solo, quanto mais longa a base, mantendo-se o comprimento da frente, menor será o ângulo da frente em relação ao solo. Não sei se consegui explicar direito mas faça um teste com uma regua que vc vai sacar. Aí vem outra questão, mesmo a mudança de ângulo sendo menor, será menor o suficiente pra não forçar o quadro a ponto de quebrá-lo? Eu realmente não sei responder.
Obrigado pela dica e sugestão, consultar o fabricante do quadro é uma boa idéia, mas não sei se eles sabem tanto assim da adaptabilidade do quadro, pois talvez não tenham testado tanto o quadro, talvez seja possível também questionar a Schwinn pois me parece que o quadro deles seja uma cópia do projeto da Schwinn Sierra Tandem, cuja imagem está aí em cima.
Legal esta imagem do triangulo, esta questão de adaptar a suspensão alta ela então força o quadro mesmo em uso regular, pela mudança da posição do ângulo e pela maior alavanca do comprimento do garfo, sendo que o aro maior também força mais e dificulta a manobrabilidade.
A Schwinn Sierra é original com aros 26 e suspensão de 100mm, este é um bom parâmetro para pensar. Como vou usar pneus 32X700 acho que não devo usar curso de suspensão maior de 120mm.
Abraço.
Aires


Editado por airesbecker - 07 Out 2010 as 04:22
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2010 as 04:25
Uma coisa interessante é observar que na página de tandens do BikesForums  http://www.bikeforums.net/forumdisplay.php?44-Tandem-Cycling a maioria das tandens divulgadas é de garfo rígido, sendo que não é de surprender pois na cultura de bicicletas dos EUA e da  Europa as bicicletas urbanas ou road bikes são em geral de garfo rígido e as bicicletas de montanha são para uso fora de estrada, acontece que nestes países há bons pavimentos e boas ciclovias.

Se fosse uma bike comum eu diria que tem que ter quatro suspensões, duas acima do guidom e duas acima dos pedais, pois quem tem que se mexer é o ciclista não a bicicleta.

Mas como é tandem acho que a situação é um pouco diferente!!!!!!! Confused

Abraço. Aires.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2010 as 21:41
Não sou entendido de aros e pneus na medida 700, mas pra amenizar a falta inicial de suspa, acho que valeria a pena vc usar pneus mais altos e se possivel sem camara e de Xc e aros mais reforçados (aro 29er de XC).
Claro que não resolve o problema, mas já ameniza os efeitos.
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2010 as 06:13
Tudo bem Lemarco!!
Boa dica, obrigado.
Os pneus que tenho são 700X32 o que equivale a largura de 1,25 ou 1 1/4 em polegadas, acho que não cabe muito maior que isto no quadro da tandem na roda traseira, pois o projeto do quadro em princípio era originalmente para aro 26, mas este pneus rodam com 90 libras então são bem resistentes, só que são duros, tem que escolher o pavimento para andar, na minha híbrida em que uso estas rodas tenho a manha de aliviar o peso do selim e segurar a vibração no braço quando o pavimento é irregular, mas na tandem acho que não vai dar para fazer igual. O caminho vai ser escolher criteriosamente o roteiro para rodar em pisos mais lisos. Depois com a suspensão dianteira que pretendo comprar em um segundo momento vai dar para aventurar mais o uso da tandem, e talvez no futuro monto ela para rodar com aro 26 que tem algumas vantagens interessantes de manobrabilidade, aderência e conforto.
Veja aqui esta tandem, que bala, é super esportiva: http://www.conradstoltz.com/specialized-shiv-tandem-concept-bike/


Editado por airesbecker - 08 Out 2010 as 06:17
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2010 as 16:49

Muito doida essa tandem, mas o nariz do Stocker sofre, fica exatamente no escapamento do piloto.

Mas dependendo da PilotA, seria até legal kkk.
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2010 as 03:45
Voltar ao Topo
caloi100 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jun 2010
Minas
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caloi100 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2010 as 16:56
bem diferentes essas naves ai Tongue
 
aires, nao se esqueça das fotos da dabomb com o aro 700 ou, se puder, crie um tópico com os detalhes dela e tal, creio que ajudaria varias pessoas que, como eu, pretendem colocar aro 700 em suas mtb's e tem duvidas e tal.
 
abraçoStar
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2010 as 04:18
Chegou o Quadro!!!!!
Adorei, as cores bem vibrantes, gostei da escolha.
Veio com seis cartelas de adesivos para colocar, amanhã vou decorar ele.
Logo que chegou já abri as caixas (veio em duas caixas comuns de bicicleta emendadas) e tentei colocar uma roda de aro 700 que era o meu plano, mas a roda 700X32c que eu planejava não coube!!! Só coube a 700X23c que é a roda da speed.
Resultado, nada de configuração híbrida na tandem, ou monto como speed ou como MTB!!
Foto do quadro tandem com a roda de speed montada.

 
Foto do quadro deitado sobre as caixas vazias com a roda de speed, testando o tamanho.

Os acessórios que vieram junto, um cabo extra longo, a mesa de direção do strocker e o esticador de corrente, tudo completo para montar a tandem, sem surpresas.

A carrada de seis cartelas de adesivos!!

Detalhe da roda 23X700c (no limite do quadro)
 
Resultado: vou acabar montado com aros 26, não vou usar aro 700, o que vai facilitar uma série de coisas, e acho que vai deixar a bicicleta mais manobrável, inclusive para outras pessoas usarem.
Minhas filhas adoraram a idéia de convidar amigas para passearem juntas na tandem.
Pelo que examinei na geometria do quadro, é bem feito para usar aro 26 mesmo e é para usar com suspensão, pois a frente é bem elevada, vai dar para colocar uma suspensão com um curso mais alto.
Vou fazer assim, vou desmontar a minha MTB e testar as peças na tandem, antes de comprar nada, assim vou testando e só vou comprar as peças com noção do que se adapta melhor.
Comprei uma caixa de ferramentas de bicicletaria e vou montar ela eu mesmo, aqui em casa.
Falta ainda a seringa para sangrar os hidráulicos.
A primeira suspensão que vou testar nela é uma RST Gila RL, que tem controle no guidom.
Vamos ver como vai.
Tenho um garfo rígido também, vou testar com ele também, cada dia vou usar de um jeito, tenho várias rodas em algumas das minhas bicicletas para ir testando diferentes pneus também.
Com tempo vou atualizando as experiências aqui.
Abraço.
Aires
 
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2010 as 06:35
Parece que vai sair um belo projeto, esses fóruns gringos são uma imensa fonte de informações, especialmente para montar algo que não vemos muito por aqui.

Você comprou o quadro direto pelo fabricante mesmo? Vivo sonhando com uma tandem para viajar e também para fazer uns passeios a dois.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2010 as 18:25
Boa, mais um pra turma do busão.
Pena que não vai dar pra vc montar como hibrida, mas como em tudo tem vantagem facilitou muito a escolha da suspa.
Tô ancioso pra ver como vai ficar.


Editado por lemarco - 15 Out 2010 as 19:13
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2010 as 23:36
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Parece que vai sair um belo projeto, esses fóruns gringos são uma imensa fonte de informações, especialmente para montar algo que não vemos muito por aqui.
Tudo bem!
Tenho sempre pesquisado nos foruns gringos e conferido as peças nos documentos técnicos da internet, as peças também compro muito no ebay, a manha do ebay é não superar os U$50.00 se for abaixo deste valor eles liberam e a entrega é direto em casa, só tem que ver que cada vez menos vendedores estão aceitando frete econômico e remessa para o Brazil.
Os que aceitam estão subindo os fretes, pois a receita retém por meses as encomendas para revisão que o volume e muito grande na alfândega, e aí o pessoal aciona o Ebay para o ressarcimento, mas no fim a mercadoria chega e os vendedores levam cano, mas tem vendedores também que não enviam e alguma coisa se perde mesmo no Correio, tem que valer o risco.
Algumas peças tenho comprado da Inglaterra, do ebay Inglês que também é bom www.ebay.co.uk e outras compro pelo ebay.com de Israel e de Hong Kong.
As peças para a tandem já tenho algumas e outras estão vindo ainda
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Você comprou o quadro direto pelo fabricante mesmo? Vivo sonhando com uma tandem para viajar e também para fazer uns passeios a dois.
Este quadro comprei direto do fabricante, fui muito bem atendido, o quadro me parece bem razoável em acabamento, não é nenhuma obra de arte mas acho que vai funcional bem, a relação custo benefício foi excelente, preço deles foi muito bom e o frete também.
Abraço.
Aires
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2010 as 23:48
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Boa, mais um pra turma do busão. Pena que não vai dar pra vc montar como hibrida, mas como em tudo tem vantagem facilitou muito a escolha da suspa. Tô ancioso pra ver como vai ficar.
Tudo bem Lemarco!
É, como híbrida não vai dar, mas ficou ainda a opção de montar como speed, acho que um dia rola, tenho um kit Sora de 3x7 velocidades, sobrando, antigo mas em bom estado, acho que ainda vai dar um caldo, mas para isto teria que ter parceria para pedalar em estilo speed, acho que na minha família o pessoal ainda não esté pronto, eles têm medo de pedalar clipado nos pedais e ainda acham a questão do conforto mais importante.
Tem também o ponto da segurança que já debatemos aqui.
Então definitivo, vai ficar com aro 26, ao menos nesta montagem agora.
Comprei ontem uns pneus Continental 26X1.2 slick de 90 libras, são bala, esta linha é super resistente é o que achei de melhor em termos de eficiência e resistência, acho que vai ficar ótima com os aros 26, que acho que vou comprar Vzan mesmo, talvez os Extreme, provavelmente, pois os DH acho exagerados.
Você tem opinião sobre os aros Vzan para a tandem?
Abraço.
Aires
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2010 as 20:43
Originalmente postado por airesbecker airesbecker escreveu:

Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Boa, mais um pra turma do busão. Pena que não vai dar pra vc montar como hibrida, mas como em tudo tem vantagem facilitou muito a escolha da suspa. Tô ancioso pra ver como vai ficar.
Tudo bem Lemarco!
É, como híbrida não vai dar, mas ficou ainda a opção de montar como speed, acho que um dia rola, tenho um kit Sora de 3x7 velocidades, sobrando, antigo mas em bom estado, acho que ainda vai dar um caldo, mas para isto teria que ter parceria para pedalar em estilo speed, acho que na minha família o pessoal ainda não esté pronto, eles têm medo de pedalar clipado nos pedais e ainda acham a questão do conforto mais importante.
Tem também o ponto da segurança que já debatemos aqui.
Então definitivo, vai ficar com aro 26, ao menos nesta montagem agora.
Comprei ontem uns pneus Continental 26X1.2 slick de 90 libras, são bala, esta linha é super resistente é o que achei de melhor em termos de eficiência e resistência, acho que vai ficar ótima com os aros 26, que acho que vou comprar Vzan mesmo, talvez os Extreme, provavelmente, pois os DH acho exagerados.
Você tem opinião sobre os aros Vzan para a tandem?
Abraço.
Aires
 
Nunca usei os Vzan pra poder dar opinião, mas o pessoal fala bem do Extreme. Pelo valor deles acho que vale o teste sim.
 
Vc disse acima sobre o medo de andar clipado. Minha namorada tb não gostava da ideia, ficando bastante relutante quanto ao uso. Só que por a tandem não ter amortecimento na traseira, por algumas vezes ela quase caiu ao sofrer solavancos por causa de buracos, quebra-molas, irregularidades e etc pois ela era mandada pro alto. Com isso, além do susto ainda teve 1 vez que o pedal bateu na perna dela, deixando um belo hematoma. Então consegui convense-la a experimentar. Resultado: Ela mesma me falou que tem muito mais segurança agora, pois nas mesmas situações ela não é ejetada do selim. Tente usar esse argumento, mas só depois de algumas voltas com a tandem e vc já ter se habituado a manobrabilidade da mesma, pois a possibilidade de tombos no começo é um pouco maior e pode traumatizar quem tá começando com as duas coisas (tandem e pedal de clipe).
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2010 as 07:16
Muito legal o seu investimento em tandem, vou acompanhar o tópico!
 
Sobre os aros, evite os Vzan... a não ser os Vmaxx. Tenho um conhecido que pesa 65Kg e usa aros Vzan Extreme, o aro está trincando ao redor de vários nipples, somente de andar em estradas esburacadas. Imagina numa tandem onde o peso será bem maior!
Já os Vmaxx eu sei que aguentam, pois tive um par deles e levei-os ao extremo devido ao meu peso (98Kg), o peso da bike (16Kg) e o peso de bagagem (entre 15 e 30Kg) em viagens de cicloturismo por estradas de terra, trilhas e até mesmo escadarias naturais (descidas de pedra), nunca tendo qualquer problema com as rodas. Detalhe: cubos Shimano Deore, freios a disco Avid Juicy c/ rotores de 203mm e raios genéricos 2.0.
São aros pesados mas é preferível levar um peso a mais e ficar livre de dor de cabeça nesse quesito, uma vez que está em jogo a segurança não só de uma, mas de duas pessoas.
 
Valeu!
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2010 as 17:05
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Nunca usei os Vzan pra poder dar opinião, mas o pessoal fala bem do Extreme. Pelo valor deles acho que vale o teste sim. Vc disse acima sobre o medo de andar clipado. Minha namorada tb não gostava da ideia, ficando bastante relutante quanto ao uso. Só que por a tandem não ter amortecimento na traseira, por algumas vezes ela quase caiu ao sofrer solavancos por causa de buracos, quebra-molas, irregularidades e etc pois ela era mandada pro alto. Com isso, além do susto ainda teve 1 vez que o pedal bateu na perna dela, deixando um belo hematoma. Então consegui convense-la a experimentar. Resultado: Ela mesma me falou que tem muito mais segurança agora, pois nas mesmas situações ela não é ejetada do selim. Tente usar esse argumento, mas só depois de algumas voltas com a tandem e vc já ter se habituado a manobrabilidade da mesma, pois a possibilidade de tombos no começo é um pouco maior e pode traumatizar quem tá começando com as duas coisas (tandem e pedal de clipe).
Eu também gosto de usar os clips de pedal, acho inclusive pela segurança, claro que tem que saber usar. Mas acho que o pé fica mais firme e é mais seguro em irregularidades.
Abraço.
Aires
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2010 as 20:40
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Muito legal o seu investimento em tandem, vou acompanhar o tópico!
Tudo bem Wolverine! Obrigado pela participação no tópico!! 
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Sobre os aros, evite os Vzan... a não ser os Vmaxx. Tenho um conhecido que pesa 65Kg e usa aros Vzan Extreme, o aro está trincando ao redor de vários nipples, somente de andar em estradas esburacadas. Imagina numa tandem onde o peso será bem maior!
Já os Vmaxx eu sei que aguentam, pois tive um par deles e levei-os ao extremo devido ao meu peso (98Kg), o peso da bike (16Kg) e o peso de bagagem (entre 15 e 30Kg) em viagens de cicloturismo por estradas de terra, trilhas e até mesmo escadarias naturais (descidas de pedra), nunca tendo qualquer problema com as rodas. Detalhe: cubos Shimano Deore, freios a disco Avid Juicy c/ rotores de 203mm e raios genéricos 2.0. São aros pesados mas é preferível levar um peso a mais e ficar livre de dor de cabeça nesse quesito, uma vez que está em jogo a segurança não só de uma, mas de duas pessoas. Valeu!
Eu tenho um jogo de VMax que roda em uma GTS S3 full suspa, que não uso muito, só as vezes para acompanhar um passei mais lento pois acho muito pesada, foi a minha primeira bicicleta montada, antes desta tinha a Caloi Aluminum de 1993.
 
Quando comecei a ver as full montadas quis ter uma pela novidade, mas quando foi para andar em grupos com outros ciclistas percebi a diferença de performance, e tive que fazer uma alteração de projeto para conseguir uma bicicleta de mais velocidade para poder junto com gente de melhor preparo físico que eu, como não havia o que melhorar na GTS, ou seja tudo, comprei a speed e depois montei a BaBomb híbrida, que são as minhas 3 bicicletas atualmente.
 
Estes aros Extreme coloquei na bicicleta Caloi Aluminum quando reformei para o meu filho que tem 12 anos, até hoje estão bem mas ele não usa muito.
Realmente o VMaxx é o mais resistente.
 
Uma coisa que tem que considerar é que se diz que o material tem uma vida útil limitada, tenho escutado alguns dizerem que o alumínio é suposto a durar 5 anos, depois disto o material perde a resistência.
Acho que novo vai bem, mas certamente vai durar menos.
Tem uma amigo meu que vende aros Vzan e ele me disse que sempre tem que devolver alguns que vêm com defeito, acho que um pouco pode ser sorte também.
 
Mas acho que o extreme está descartado veja que o perfil dele é bem mais fino mesmo, acho que é por isto que é chamado extreme, para ser mais esportivo, como leve e portanto não é tão resistente.

Próprio escape 350 aero tem o perfil bem mais largo, embora seja sem ilhoses.
 
 
Tem este Strike que parece interessante, vou examinar se é robusto.
Eu gosto dos que são feitos para freio a disco que ficam melhor acabado com a pintura no perfil inteiro:
 
 
Abraço.
Aires
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2010 as 23:05
Agradeço o apoio de todos aqui!
Tenho uma notícia para contar!
Infelizmente, quando fui colocar os adesivos, estava alinhando o olho para ver se os adesivos estavam retos e observei um desalinhamento no quadro, em anexo tem o link com as fotos no picasa, por favor vejam e comentem o que vocês acham!!!
Liguei para a Azonic e eles me disseram que pode ter ocorrido algum problema no transporte.
Falei com o dono da firma e com o gerente de qualidade.
O dono me disse que poderia mandar o quadro de volta que eles iriam trocar.
A mesma garantia me foi oferecida pelo gerente de qualidade.
Sendo que o gerente de qualidade ainda me disse também que o quadro está mole pelo fato de ser muito novo, que não é um quadro endurecido, e que eu poderia tentar colocar o quadro no lugar! O que vocês acham disto? Será que é possível? Acho difícil!! Uma vez já desentortei um pouco um quadro antigo da década de 70, mas era de aço Chromoly, alumínio acho que não dá. Será que dá??
Vejam o desalinhamento:
Liguei para a transportadora e me disseram que posso levar o quadro lá que vão devolver para mim.
Acontece que fora isto eu gostei bastante do quadro.
Mas como é um projeto de qualidade acho melhor caprichar e pedir um quadro no gabarito.
Abraço.
Aires
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2010 as 23:38
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Já os Vmaxx eu sei que aguentam,
Achei uns Vmax especiais para freio a disco, achei bem diferentes, inclusivo tem coloridos, nas cores do meu quadro acho que vai ficar bem legal, já estou até com o pedido pronto para implantar, mas vou esperar definir a questão do quadro.
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Detalhe: cubos Shimano Deore, freios a disco Avid Juicy c/ rotores de 203mm e raios genéricos 2.0.
Boa dica! Obrigado! No meu caso estou com opção de dois jogos de cubos e discos, um jogo de cubos Deore 36 furos, com discos de 180mm na dianteira e 160mm na treseira, e um jogo de cubos Saint com disco de 203mm na dianteira e 160mm na traseira, detalhe que o eixo dianteiro do cubo Saint que é de 20mm. Só tem uma coisa, este jogo de cubos Saint eu consegui de 32 furos o dianteiro e de 36 furos o traseiro! Será que tem problema?
O que será que é mais forte um Deore de 36 ou um Saint de 32 furos, com eixo 20mm?
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

São aros pesados mas é preferível levar um peso a mais e ficar livre de dor de cabeça nesse quesito, uma vez que está em jogo a segurança não só de uma, mas de duas pessoas. Valeu!
O peso as estas alturas não conta muito eu acho, mas fica uma dúvida aí!!
Alguém mais tem uma opinião sobre esta questão?
Será que pelo fato justamente de já ser uma bicicleta pesada não seria bom procurar peças mais leves?
Eu acho que uma coisa importante é a rodagem, diminuir o atrito dos pneus, como a idéia não é uma bicicleta para fora de estrada, em princípio o projeto é com pneus road, de asfalto.
Então estou pensando em usar estes aqui, na medida 26x1.2:
Estes pneus usam 95 libras recomendado até o máximo de 115 libras.
Acho que é um dos de melhor qualidade que tem por aí.
Mas não é pneu balão, é para rodar no asfalto!
Acho que é melhor providenciar um canote com suspensão!!!!LOL
Deve ser bem duro!!
Abraço.
Aires
 
 


Editado por airesbecker - 19 Out 2010 as 23:40
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2010 as 18:53
Originalmente postado por airesbecker airesbecker escreveu:

Agradeço o apoio de todos aqui!
Tenho uma notícia para contar!
Infelizmente, quando fui colocar os adesivos, estava alinhando o olho para ver se os adesivos estavam retos e observei um desalinhamento no quadro, em anexo tem o link com as fotos no picasa, por favor vejam e comentem o que vocês acham!!!
Liguei para a Azonic e eles me disseram que pode ter ocorrido algum problema no transporte.
Falei com o dono da firma e com o gerente de qualidade.
O dono me disse que poderia mandar o quadro de volta que eles iriam trocar.
A mesma garantia me foi oferecida pelo gerente de qualidade.
Sendo que o gerente de qualidade ainda me disse também que o quadro está mole pelo fato de ser muito novo, que não é um quadro endurecido, e que eu poderia tentar colocar o quadro no lugar! O que vocês acham disto? Será que é possível? Acho difícil!! Uma vez já desentortei um pouco um quadro antigo da década de 70, mas era de aço Chromoly, alumínio acho que não dá. Será que dá??
Vejam o desalinhamento:
Liguei para a transportadora e me disseram que posso levar o quadro lá que vão devolver para mim.
Acontece que fora isto eu gostei bastante do quadro.
Mas como é um projeto de qualidade acho melhor caprichar e pedir um quadro no gabarito.
Abraço.
Aires
Poxa cara, que pena que vc teve esse contratempo.
Mas em compensação gostei do bom atendimento pós venda da Azonic. Sem enrolação.
Agora é ter paciência e esperar.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2010 as 19:04
Originalmente postado por <EM><FONT face=Arial, Helvetica, sans-serif>airesbecker</FONT></EM> airesbecker escreveu:

Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

São aros pesados mas é preferível levar um peso a mais e ficar livre de dor de cabeça nesse quesito, uma vez que está em jogo a segurança não só de uma, mas de duas pessoas. Valeu!
O peso as estas alturas não conta muito eu acho, mas fica uma dúvida aí!!
Alguém mais tem uma opinião sobre esta questão?
Será que pelo fato justamente de já ser uma bicicleta pesada não seria bom procurar peças mais leves?
Eu acho que uma coisa importante é a rodagem, diminuir o atrito dos pneus, como a idéia não é uma bicicleta para fora de estrada, em princípio o projeto é com pneus road, de asfalto.
Então estou pensando em usar estes aqui, na medida 26x1.2:
Estes pneus usam 95 libras recomendado até o máximo de 115 libras.
Acho que é um dos de melhor qualidade que tem por aí.
Mas não é pneu balão, é para rodar no asfalto!
Acho que é melhor providenciar um canote com suspensão!!!!LOL
Deve ser bem duro!!
Abraço.
Aires
 
 
 
Cara, quanto a peso vc tem que lembrar que são 2 pessoas pedalando, portanto o peso da bike tem que ser dividido por 2 pra ter base de comparação.
A minha, que usa peças pesadas (suspa, rodas, quadro, pedivelas, guidon e canote), ficou em 20kg. São 10 por ciclista, o que seria o peso de uma ht relativamente leve. 
O motivo é que vc só vai usar um par de rodas, uma relação completa e mais parte de outra, uma suspensão, um par de freios, uma caixa de direção...
Outra coisa, tem tb o ganho aerodinâmico, já que o Stoker (2º ciclista) está constantemente "no vácuo" do piloto. Então a perda de energia tb é menor se comparado a 2 bikes separadas.
Por isso tudo se preocupe em usar algo que te garanta um mínimo de segurança mesmo se custar algumas gramas a mais.


Editado por lemarco - 20 Out 2010 as 19:07
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2010 as 19:54
Beleza Lemarco!!
Gostei da avaliação da questão peso!!
Então vou seguir, estou pensando em comprar a suspensão hidráulica a óleo com 178 mm de curso e eixo 20mm e vou usar o kit de cubos e freio e disco Saint, que são linha de DH, vou seguir a orientação do Wolverine e usar o aros Vmaxx.
 
Agora uma pergunta:
Vocês viram os pneus Continental Gatorskin, são topo de linha, a pressão é alta e são super resistentes, mas são relativamente finos, como 26x1.2. O que vocês acham?
 
É que eu me acostumei com pneus finos, outro dia rodei com 1.5 slick e achei que tava colado no chão, mas a sensação de segurança é bem melhor.
 
É também que já eu tive uma fase de moto de trilha e já rodei muito no sabão, então tenho mais prática de rodar com menos pegada no chão.
 
Outro dia fui correr um circuito de rua e tinha uma rua fechada com retorno no final a rua, era de speed e o pessoal que assitiu me disse que eu era o que fazia a volta mais aberta, estava reduzindo muito na curva.
 
Então será que tecnicamente para o projeto vão funcionar os Gatorskin?
 
A coisa está se afinando!!
 
Hoje vou embrulhar o quadro e despachar para a Azonic.
 
Abraço.
Aires
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2010 as 09:13
Olha, analisando suas necessidades e os demais componentes que vai usar, acredito que o VMaxx não seja uma boa escolha... pelas seguintes razões: se vai usar com pneu slick, é pq realmente vai andar somente em asfalto, não vai judiar tanto do aro a ponto dele precisar ser extremamente resistente. E outra razão: o aro VMaxx é muito largo, esse Continental Ultra GatorSkin 1.2 vai ficar muito baixo nesse aro, nem sei se vai funcionar (pra vc ter uma idéia, os VMaxx tem 36mm de largura - 28mm interno - quando o normal de um aro de MTB é em torno de 23mm de largura externa - 18mm interna).
 
Sendo assim, seria interessante um aro do tipo "aero" com ilhoses (são importantes para fortalecer os pontos do aro que segura os nipples) mas que não fosse tão largo... e nesse caso, a sua escolha ideal seria o Vzan Deeper Disc:
 
É um aro que segundo o fabricante é voltado para DH, mas ao contrário dos VMaxx não é tão pesado (700gr, contra 810gr) nem largo (24mm, contra 28mm).
 
Outra opção seria os Vzan Markolf, porém esses já saíram de linha... vc terá que procurar lojas que tenham ele em estoque (não é difícil achá-los, contudo).
 
E capricha nos raios! Se puder colocar DT Swiss, melhor (mas somente se comprar do exterior, no Brasil o preço que pedem por elas é surreal).
 
---------------------------------------------------
 
Sobre o desalinhamento do quadro: nada me tira da cabeça que certas pessoas/empresas de primeiro mundo tentam empurrar produtos de segunda linha ou defeituosos para nós, brasileiros. Nós somos como a África pra eles, muitos acham que aqui só tem selva e índios... e pela distância e custos, pensam que se mandarem um produto subutilizável para cá nós não iremos perceber ou ainda que percebamos, não iremos reclamar ou pedir pra trocar - até pq, o reclamante tá longe, a reclamação não teria um efeito tão devastador quanto se fosse uma reclamação partida de um comprador americano ou europeu, que são lugares aonde o respeito ao consumidor é levado muito a sério. Então, eles tentam empurrar pra gente o que não seria aceitável por lá...
 
Pode não ser o caso com relação ao seu quadro, inclusive por a caixa ser gigantesca ele pode sim ter sido empenado no transporte. Mas que essa história de que "quadro novo é mais mole" e que pode ser endireitado é uma baita duma conversa pra boi dormir, isso é. Se falarem que assim que termina de soldar o quadro (coisa de minutos) ele tem uma certa maleabilidade nas soldas, tudo bem... mas não após diversos dias. Pareceu desculpa esfarrapada de quem não quer admitir que tem um péssimo controle de qualidade ou que mandou o quadro sabendo que ele tinha problemas!
Mas enfim, essa é minha opinião, baseada em diversos fatos que já presenciei ao vivo e também relatos que li em fóruns/blogs/sites a respeito de empresas de renome que "coincidentemente" costumam dar mancada justo com mercados de terceiro mundo.
 
Menos mal que você tenha percebido o problema e eles estão se prontificando a reparar o erro, imagino eu que sem custo ou prejuízo algum para você - exceto o dos dias que vai perder esperando pela troca.
 
Valeu
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2010 as 02:49
Legal Wolverine, gostei da dica, acho que é o aro ideal nesta linha, provavelmente vou comprar este mesmo!!!
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2010 as 03:05
Originalmente postado por caloi100 caloi100 escreveu:

aires, nao se esqueça das fotos da dabomb com o aro 700 ou, se puder, crie um tópico com os detalhes dela e tal, creio que ajudaria varias pessoas que, como eu, pretendem colocar aro 700 em suas mtb's e tem duvidas e tal. abraçoStar
Tudo bem Caloi 100.
Até que enfim consegui as fotos da DaBomb Híbrida, veja se você gosta.
Esta é um projeto meu que fui juntando as peças com cuidado e montei com tempo, mas valeu a pena, acho que vou no Audax 200 com ela 3ª feira, anda muuuito bem, emparelha com speed na velocidade e é mais forte e firme que as speed, o guidom multibar ajuda a acelerar puchando nos lados para pedalar em pé e dá para segurar mais na frente para ficar mais aerodinâmico na velocidade, ou segurar na parte de trás para freiar melhor e ficar mais alto.
A mesa é um modelo regulável que se ajusta sem ferramentas, dá para colocar o guidom alto para passeio e baixar para correr.
Os pneus são Continental 700X32 e o kit é Deore XT, os manetes são STI hidráulicos Deore LX, as coroas são 26-36-48 relação touring e o pinhão é 11-34. O quadro é o DaBomb Rapid XC tamanho 21, o garfo é específico para touring de Chromoly com esperas só para freio a disco.
 
Espero que gostem, é para esperar enquanto o quadro da tandem não vem.
Que estou aborrecido, com a demora.
Abraço.
Aires
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X