Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com escolha de cambio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com escolha de cambio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
GedsonJunior Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2016
Campo Bom, RS
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GedsonJunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com escolha de cambio
    Postado: 06 Fev 2016 as 22:03
Olá.

Tenho uma Caloi XRT e depois de passar raiva resolvi comprar peças de qualidade, uma por uma. Comecei pelas rodas, aproveitei que ia ser novo e coloquei um cassete de nove velocidades. Como toda a relação de cambio era problemática resolvi trocar também. Coloquei a corrente Shimano HG53 e por ultimo um passador Acera. O cambio traseiro é um Shimano Tourney que mesmo após a troca dos outros componentes continua dando problema, fica desregulando sozinho toda hora. Estava pensando em colocar um cambio Alivio, mas passando pelo forum vi pessoas não recomendando ele. Queria saber se a versão mais nova (2015) continua ruim. Uso a bike só na estrada mesmo, o máximo que vou fazer é pular um cordão (meio fio) ou andar em terrenos um pouco acidentados (calçadas e afins).

Desde já, muito obrigado!
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 22:31
nao recomendam shimano alivio ?....entenda, pra vc colocar seu cambio, vc tem que ter o k7 compativel, junto com o rapdfire...

dependendo do seu uso, o tourney e o cambio inicial da shimano, para uso recreativo.. 

uso recreativo - shimano tourney  - altus - acera

intermediario - shimano alivio

uso avançado - deore, xt, xtr, SLX

vc tem que estudar se vale apenas upar sua bike ou comprar umas que estao no mercado com um exelente custo beneficio...



Voltar ao Topo
GedsonJunior Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2016
Campo Bom, RS
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GedsonJunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 22:42
Vamos lá. 

Vi gente aqui falando que o Alivio também desregula bastante. Como tem essa versão nova queria saber se continua assim.

O cassete não sei que modelo é. Nele tá escrito Hyperglide HG e é da Shimano também. O passador, como já falado, é um Acera. Só queria um câmbio que não incomodasse tanto com regulagem por um bom preço.

Comprar bike nova: nem pensar! Prefiro ir montando a minha com as peças que eu acho que vai ficar bom.
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 22:46
qualquer cambio desregula, se nao souber mecher com ele.. as vezes o cara aperta o cabo com o cambio na marcha errada, ai nao da o aperto necessario ao cambio, e desregula.. as vezes nao aperta o parafuso do cabo direito.. nao faz o ajuste fino corretamente, as vezes as roldanas do cambio tao desalinhadas, ou entao a gancheira, ou o parafuso que encaixa o cambio no quadro... regular cambio e uma arte..kkkkkkk  nao e todo mundo que sabe...

alivio e um otimo cambio....eu tenho um altus e nao desregula facil, imagine um alivio....


muitos mecanicos ou nao regula direito ou faz isso de má fé....




Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 22:48
outra coisa, todo cambio funciona da mesma forma, so muda de um para o outro algumas tecnologias e o material, leveza etc...


tem tbm o cabo do cambio e o conduite que podem esta ruins.. ou ate mesmo o rapdifire....  



Voltar ao Topo
GedsonJunior Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2016
Campo Bom, RS
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GedsonJunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 22:52
Originalmente postado por ...DOSTO... ...DOSTO... escreveu:

qualquer cambio desregula, se nao souber mecher com ele.. as vezes o cara aperta o cabo com o cambio na marcha errada, ai nao da o aperto necessario ao cambio, e desregula.. as vezes nao aperta o parafuso do cabo direito.. nao faz o ajuste fino corretamente, as vezes as roldanas do cambio tao desalinhadas, ou entao a gancheira, ou o parafuso que encaixa o cambio no quadro... regular cambio e uma arte..kkkkkkk  nao e todo mundo que sabe...

alivio e um otimo cambio....eu tenho um altus e nao desregula facil, imagine um alivio....


muitos mecanicos ou nao regula direito ou faz isso de má fé....





Pra ti ter uma noção. Hoje fui colocar os trocadores e já foi regulado o cambio. Como ele não estava descendo foi trocado os conduítes também. Sai da oficina ok e já cheguei em casa sem descer pra ultima marcha, aproveitei e arrumei eu mesmo, ficou bom de novo. Mais tarde fui pro trabalho com a bike, um percurso de 6km (ida e volta) e na volta já tava pulando marcha. Acho que pode ser o cabo novo ou sei lá o que. Semana que vem levo lá de novo e qualquer coisa troco de cambio mesmo.
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 23:07
cambio eu so confio eu mesmo regulando, alias, so eu que mecho na minha bike..kkkkkkkkkkkk

o que tem de mecanico malandro...


e se for bikeshp pior ainda, eles ficam doidos pra o cara comprar os deore pra cima caro que so a pest...kkkkkkkk



Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 23:08
pra vc ter noçao. minha relaçao e altus, e faco trilhas medias pra pesadas... regulo o cambio so de vez em quando pq tbm eu sou exigente, e quero que ele funcione perfeitamente, triscou passou...kkkkkkkk




Voltar ao Topo
GedsonJunior Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2016
Campo Bom, RS
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GedsonJunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 23:12
Originalmente postado por ...DOSTO... ...DOSTO... escreveu:

cambio eu so confio eu mesmo regulando, alias, so eu que mecho na minha bike..kkkkkkkkkkkk

o que tem de mecanico malandro...


e se for bikeshp pior ainda, eles ficam doidos pra o cara comprar os deore pra cima caro que so a pest...kkkkkkkk




Cara, meu mecânico é bem de boa e não é careiro. Ele nem mencionou a troca do câmbio. Só não regulo eu mesmo pq tenho medo de terminar de estragar hahahhaha. Vou ver uns tutos e amanhã dou uma mexida. 
Voltar ao Topo
GedsonJunior Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2016
Campo Bom, RS
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GedsonJunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 23:14
Originalmente postado por ...DOSTO... ...DOSTO... escreveu:

pra vc ter noçao. minha relaçao e altus, e faco trilhas medias pra pesadas... regulo o cambio so de vez em quando pq tbm eu sou exigente, e quero que ele funcione perfeitamente, triscou passou...kkkkkkkk





Cara isso é uma merda, um fala que não presta pra trilha, outro fala que é ok. Só não quero trocar e continuar com problemas.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2016 as 09:00
Já usei cambio tourney na minha bike. Pra uso urbano ele até que atende bem, mas é um cambio que realmente exige regulagens frequentes. Atualmente uso um alivio 2015 shadow. Eu to gostando muito do câmbio. Só faço ajustes agora quando faço limpeza de corrente ou troca de cabo e conduite, acabou aquela batedeira de corrente no chain stay por ter a tecnologia shadow e a troca de marchas é muito melhor, bem mais precisa.
Voltar ao Topo
gms Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Abr 2010
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gms Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2016 as 10:41
Acho que depende mais de quanto você quer/pode gastar.

Minha experiência me diz que Acera é o suficiente pra você usar na cidade e não precisar regular.
Eu tinha um Altus e esse eu tinha que regular com mais frequência, principalmente depois de passar em rua de paralelepípedo.

Agora eu uso um conjunto Acera a última vez que ele foi regulado foi no começo de 2015 (na última revisão dele), ou seja, tem um ano que não me preocupo com regulagem do câmbio (traseiro e dianteiro), usando nas mesmas condições que eu usava o Altus (cidade=ruas boas+ruas esburacadas esburacadas+ruas deparalelepíedo).

Então, Acera pra cima (Acera, Alívio, Deore, etc) é bem provável que você não vá precisar regular com tanta frequência assim, sendo o preço o principal diferencial, considerando uso puramente urbano e sem preocupação com performance, claro.
Voltar ao Topo
Gedeon Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2016
Taquara RS
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gedeon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2016 as 15:32
Boa tarde. Porque os câmbios traseiros tem a distancias das roldanas  diferentes. o que influencia esta distância
 entre elas? Se alguém puder me responder agradeço.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X