Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com cassete e coroa shimano 8v
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com cassete e coroa shimano 8v

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
maninhoeletronica Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Ago 2015
Pernambuco
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar maninhoeletronica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com cassete e coroa shimano 8v
    Postado: 28 Ago 2015 as 08:42
Tenho uma bike com um grupo shimano alivio antigo m410 8v. E a algum tempo percebi que a corrente começou a "escorregar". Comprei uma corrente nova HG 40, mas quando olhei a coroa e o cassete, percebi que precisaria trocá-los também. Onde moro não encontro boa variedade de peças. Gostaria da ajuda de vocês a escolher um cassete e um pedivela(ou somente as duas coroas menores) compatíveis. Se possível, citem a loja online onde os encontro. Outra coisa, posso colocar um pedivela com coroas maiores, a minha é 22x32x42?
Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2015 as 13:44
olá amigo, tem inumeras lojas online, c eu fosse você procurava pelas palavras chaves "bike"; "peça x" e "marca y", pois com calma e dedicação c pode encontrar boas pechinchas, oq não vai acontecer se alguem simplesmente te informar o nome da loja q costuma comprar. Eu já comprei de muitas lojas online e nunca tive problemas, de cabeça agora lembro da multibike, scatt, fujibike, biketech e muitas outras, pode comprar sem medo, só cuida p/ escolher a peça certa, no seu caso é bom olhar o tipo de movimento central se for trocar o pedivela.

uma dica q sempre segui é ter 3 correntes, dependendo de quantos km c pedala por ano vale muito a pena fazer isso, no meu caso são quase 6 mil km ano. o segredo é usar a 1ª corrente numa relação nova por no máximo 500 km, dai mais 500 km com a 2ª corrente e da mesma forma com a 3ª. dai c volta pra 1ª corrente e continua fazendo esse rodisio até acontecer isso q tá acontecendo com sua bike agora, a corrente começa a pular, a diferença é q usando 3 correntes o k7 e as coroas duram no minimo 3 vezes mais.

no meu caso antes de fazer o rodizio a relação durava no máximo 8 mil km e já tinha q trocar tudo, depois q comecei a fazer rodizio em 2012 nunca mais troquei k7 nem coroas, minha atual relação já deve estar caminhando pra 20 mil km e continua otima, nem sinal de q vai pular...outra dica é manter a corrente sempre bem lubrificada de preferencia com lubrificantes de cera ou teflon pois não junta terra q contribui p/ gastar a relação.
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
maninhoeletronica Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Ago 2015
Pernambuco
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar maninhoeletronica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2015 as 15:08
Gostei da ideia do rodizio! Vou tentar! Mas minha maior duvida é se posso usar qualquer cassete shimano 8v e pedivela shimano 8v se o meu cambio for 8v? Sendo tudo 8v e shimano posso misturar? Ou tem mais algum detalhe?
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2015 as 21:30
Sim,pode,se seu cambio for de MTB voce pode por um pedivela 48/38/28,porem,se usar em trilha,o 28 pode fica pesado em algumas situaçoes.Tem tbm o meio termo,44/34/22.E o Deore 46/36/24(acho,nao lembro correto)
Qto ao caCete,voce tem opçoes 8v 11-30,11-32 e 11-34(megarange),alem do 12-x.
Atualmente eu uso 48/38/28-11/30,pretendo pegar um HG31 11-32.O 11-34 fica meio fora a ultima,muito desigual da penultima(acho q pula do 30 pro 34),e to quase pondo um pedevela 50/34(compacto,de Speed bike)
Mas o 48/38/28 é o pedivela "oficial"das hibridas.Motivo tbm q digo q PODE ficar longo pra teu uso.Mas pra min ta perfeito,48 no asfalto,38 na cidade,a 28 uso no subidao.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2015 as 22:07
Maninho, o rodízio é legal e funciona. Fazia com 2 correntes e cheguei a 14000km com uma relação (porém só em asfalto, em terra cai muito a durabilidade). Não acho inviável chegar a 20000km com 3 correntes, mas ressalto que precisa ser muito cuidadoso com lubrificação. E é MANDATÓRIO usar um elo de conexão do tipo Power Link/Missing Link para poder fazer esse rodízio sem enfraquecer a corrente.

Sobre usar pedivelas maiores na sua bike, sempre é possível mas você pode ter que mudar o movimento central conforme o pedivela que escolher, e talvez mexer na altura do câmbio dianteiro pra acomodar as coroas maiores.

Lojas boas e que já usei são Jamur, KF Bikes, Adrian Bikes, Brasa Bikes... Praticamente todas estocam peças 8v e enviam por Sedex ou PAC (que no seu caso acho a melhor opção pois Sedex sai o olho da cara dependendo de onde vc estiver).
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
maninhoeletronica Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Ago 2015
Pernambuco
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar maninhoeletronica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2015 as 18:11
Escolhi o pedivela fc-m171 48x38x28 e o cassete CS-HG200 8v a loja afirmou ser compativeis. Escolhi coroas maiores pois nunca usava as maiores engrenagens do cassete pois uso minha mtb mais dentro da cidade. Faltou comprar o lubrificante de teflon, vou procurar tentar achar aqui perto. Obrigado a todos pelas informações.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1917
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2015 as 09:54
estou usando este mesmo pedivela com 48-38-28t e vai bem na cidade, estrada e estradões de terra... com cassete 8v 11-32t... porém em montanhas fortes e trilhas não consigo acompanhar o pessoal de 27v...

no último pedal acompanhei bem no asfalto até a terra, média de 18km/h... na terra tb até um trecho com 450m de elevação em 4km... resultado: precisei empurrar praticamente todo o trajeto até o topo

se fosse comprar hoje, pegaria um 44-32-22 e cassete 11-34... claro que no plano ia ter que aumentar a cadência, mas pelo que vejo é assim mesmo... abs e boa sorte
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1917
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2015 as 10:00
Devair realmente concordo com vc... é um ótimo pedivela para híbridas, mas na trilha passa vergonha... já avaliei megarange mas sem trocar o pedivela tb não vai, fora o pulo como vc disse, vai de 28 para 34 da penúltima para a última marcha
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2015 as 01:35
Comprei ontem pela net o pedivela Tourney A070 50/34,o compacto de speed.O padrao de ciclocross é 48/36 e 46/36.E os lugares que ando sao leves,padrao CX mesmo.O caCete ainda é o 11-30 8v.Ele ja esta bem gasto,vou de 11/32 8v agora.FIcara entao 50x11/36-32.Vamuve o que vai da pra fazer com este range.
Nao tem receita perfeita,cada caso é um caso.Tem muita gente q faz XC com single speed,e nao passa vergonha.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2015 as 19:02
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Comprei ontem pela net o pedivela Tourney A070 50/34,o compacto de speed.O padrao de ciclocross é 48/36 e 46/36.E os lugares que ando sao leves,padrao CX mesmo.O caCete ainda é o 11-30 8v.Ele ja esta bem gasto,vou de 11/32 8v agora.FIcara entao 50x11/36-32.Vamuve o que vai da pra fazer com este range.
Nao tem receita perfeita,cada caso é um caso.Tem muita gente q faz XC com single speed,e nao passa vergonha.


Eu gostava muito do FC-A050, a versão tradicional (52x39) desse pedivela. Era barato, menos de 100 reais, e durava muito. Pena que não se encontra mais, e o A070 já tem preço bem mais próximo dos 200 reais. Se achasse desse modelo antigo com preço bom compraria até mais de um, pra deixar no "estoque de reposição".
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X