Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com Bike Road/Urbana
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com Bike Road/Urbana

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ThiagoRoadRJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoRoadRJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com Bike Road/Urbana
    Postado: 29 Jul 2016 as 20:50
Bom galera, vim aqui pedir o auxilio e a ajuda de voces!

Recentemente efetuei a compra de uma Caloi HTX Sport usada, com algumas modificaçoes, tais quais sao o selim de couro swizo, mesa e guidao zoom, e pneus pirelli slick phantom street 1.5.

Eu efetuei a compra justamente pelo preço e os upgrades na bike.

Agora tenho interesse em deixa-la mais rapida e "efetiva" nas ruas do RJ e preciso da ajuda de voces.

Ideia inicial consiste em:

Pé de vela : TSW ou semelhante 53/39 dentes
Cambio diant: Claris 2v
Cambio traseiro: Claris 8v
Mov Central: Não sei ainda
Guidao: Sugestoes.

A ideia é deixar a bicicleta o mais rapido possivel sem perder as caracteristicas urbanas ja que aqui no Hell de Janeiro é buraco pra tudo quanto é canto e pistas irregulares

Grato :)

Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2016 as 17:05
pondo uma relaçao maia pesada so vai muda o visual.se ja tem um pedivela 48/38/28 mude a rida traseira para cassete ppndo um 11/28
O cambio Claris fuciona com rapod fire porem se por um cage curto a corrente pode nao estica como dev.bikes urbanas ou hibridas tem na maioria dos modelos drive train de mtb e nao de speed
Voltar ao Topo
ThiagoRoadRJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoRoadRJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2016 as 17:46
Devair obrigado pela opinião :)

Me responda uma parada que nao entendi direito. No caso do cage curto o que posso fazer para substituir? Posso colocar uma corrente speed no lugar para que eu tenha uma solução para isso? E colocando um pe de vela maior, eu nao teria mais velocidade? Eu nao acredito que meu pe de vela seja 48/38/28. Ele é pequeno. Facilmente eu passo da pedalada com ele na marcha totalmente pesada.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2016 as 21:00
Este é um assunto ja bastante discutido.
SE optar por um cambio traseior Claris o tamanho da perna dele depende do cassete escolhido.
11/28(independe do numero de pinhao,e sim do max e min) x pedevela com 12/14 dentes de diferença(duplo) :cage curto
11/32 acima + pedevela trilho 10/12 dentes de diferença entre coroas :cage longo
11/32 acima +pedevela duplo 14 dentes de diferneça ;cage medio

Onde se le diferença de dentes é entra a coroa
EX:Um pedevela 53/39 tem 14,um 50 34 tem 14dentes,um 48/38/28 tem 10(te orbiga a usar longo),um 38/24 tem 14(pode usa medio).
Qto a suavidade de trocas,o limite pra casual é 16 dentes,o limite pra pro é 12 dentes.
Speeds tem limite maior,mtb tem limite menor,pois mTB troca as coroas pedalando com mais torque(isto é,comparando biker casual com casual,e pro com pro),qto mais diferença de dentes mais ruidoso e demorado a troca.



Da pra encurtar corrente,e muitas opçoes fora do usual tem de monte,mas se optar por extremos nao da muito certo
Experimentaçoes podem te dar dor de cabeça,principalmente a um novato ou sem experiencia ocm mecanica.
Vc ja começou trocando os pneus.
Eu te digo,NUNCA JAMAIS EM nenhum planeta,galaxia,encarnaçao,quinta dimensao,adaptaçoes sao bem sucedidas como algo desenhado/pensado/feito correntamente
Por exemplo,estes pneus 40mx559...Ou por pedivela de speed em mtb...
Ja fiz tudo isto,valeu a pena,mas depiosi de 6 anos de experimentaçoes(so pra tu ter ideia ta sobrando quase uma bike inteira de peças),sei la,valeu apena...mas.
Hoje quero terminar de montar ela 29er mesmo.

De qq forma,toda hibrida sem excessao usa relaçao de MTB
O correto pra ti,ja usei e nao tem erro é 11/32(8v-24v) e 48/38/28
Logicamente tera q trocar de cubo traseiro por umcubo pra cassete.So a troca do pedevela ja vai mudar,se nao ja for este.
NAO serve pra MTB,esta relaçao é pra city/hibrida

Uma relaçao 53/39 x 11-28 vc nao vai nen ver a 53...Se for 53/39 x 14/28(rosca 7v)ai fu.Pesada pra ca.Se fosse usar pneus de speed 23mm ainda ficaria pesada pra cidade,pra uso diario.
Vai fica pesada com pneus 40mm.Esta relaçao,alias,esta meio q em desuso pelos Pro em speed,dando lugar a 50~52/34 X 11-26(11v)
Se usava a 53 qdo o pinhao menor era 14d.Hoje com 11 pra dar overlap em 53/11 é so na ladeirao mesmo.Mas ainda tem muuito speedero q usa 53x11,como tem muuito mtb q usa 22x36(10v)
Um nao abre mao de subir "levinho"outro nao abre mao de torcer joelho cadenciando alto.



Voltar ao Topo
ThiagoRoadRJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoRoadRJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2016 as 21:04
Entendi perfeitamente Devair!
Muito obrigado, irei pensar um bocado aqui e amanhã venho com atualizações nas ideias e até segunda da semana que vem pretendo estar mudando algo.
Será que uma relação Acera resolveria o problema?
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2016 as 21:08
Ah sim,se susa cidade tem muita ladera,vai de 11-32 (8v)
Peças 24v durao mais,a corrente é mais larga,o pedevela tem dentes mais largos,e tal
Eu acabei de comprar umas peças usadas 9v(trocador+cambio+cassete),pois 29er precisa de uma drive train mais leve.
Vou sair de 38/24x11-32(8v) pra 38/24x11-34(9v)
Ou seja,apenas 2 dentes a mais mas tenque trocar quase tudo(ja tenho cambio 9v traseiro)

E nao mais,estude se esta mudança nao seria melhor se pegase outra bike
Na duda,compre so o pedevela tipo o FCM 311 ou o FCM 131 longo
Este gasto inicial,se quiser mais,ai aumente os extremos,sai 14-28 e entra 11-32.Mas seu orça sobe...
Voltar ao Topo
ThiagoRoadRJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoRoadRJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2016 as 21:11
Averiguei aqui, dei uma pensada e tal.

Não sei se vai compensar, mas eu quero por uma combinação 700x28 com aros vzan spin e o conjunto acera (cambios e passadores). Vou colocar também um pedevela Sugino 53 43 32, corrente que sustente tudo isso que ainda nao sei qual é. Pelo total devo gastar uns 1000 reais. Espero que compense. Opinem, quero saber da experiencia de voces, me ajudem :/

É dificil encontrar mecanico sincero e honesto aqui no RJ, todo mundo querendo ganhar...
Voltar ao Topo
claytonspzn Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Dez 2015
SP ZN
Offline
Mensagens:335
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claytonspzn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2016 as 21:31
Já viu que tem a questão da adaptação do freio né? Nunca testei mas imagino que não funcionará sem adaptar algo.
Talvez esteja achando leve por essa catraca que o menor pinhão é 14.
Começaria testando modestamente apenas um k7 de 8v (com a marcha mais leve desativada) e um cubo novo, obviamente, para ver se o pinhão de 11 já "satisfaria seus anseios".
Se não for suficiente não será dinheiro jogado fora pois poderá usar essas peças na nova config que você for montar.

Editado por claytonspzn - 31 Jul 2016 as 21:34
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2016 as 21:51
Aqui tem o desenho do adaptador pra vc fazer.

http://www.pedaleria.com.br/rodas-700-na-mtb-26/
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2016 as 08:24
Se a ideia é pensar em custo x beneficio, não precisa ir tão longe. Eu rodei por muitos anos com uma mtb, usando pedivela shimano 48/38/28, relação 11x28, com um par de kenda kwest 26x1.5. Ficou bem descente pro uso diario, a velocidade final era boa e dava até pra acompanhar as estradeiras, o bicho só pegava quando a galera apertava o passo pra valer.

E dá pra ser bem pratico, é trocar o cubo traseiro, colocar cassete, se a grana tiver curta, coloca um grip shift que se bem regulado funciona que é uma beleza, e mandar bala. Qual o modelo do cambio traseiro, coroa e pneu que sua bike tá usando?
Voltar ao Topo
ThiagoRoadRJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoRoadRJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2016 as 13:53
Originalmente postado por claytonspzn claytonspzn escreveu:

Já viu que tem a questão da adaptação do freio né? Nunca testei mas imagino que não funcionará sem adaptar algo.
Talvez esteja achando leve por essa catraca que o menor pinhão é 14.
Começaria testando modestamente apenas um k7 de 8v (com a marcha mais leve desativada) e um cubo novo, obviamente, para ver se o pinhão de 11 já "satisfaria seus anseios".
Se não for suficiente não será dinheiro jogado fora pois poderá usar essas peças na nova config que você for montar.


Irei fazer isso primeiro. To de olho numa 8v da shimano. O problema é que meu pedevela é curto demais...

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Aqui tem o desenho do adaptador pra vc fazer.

http://www.pedaleria.com.br/rodas-700-na-mtb-26/


Obrigado Misera, vou conversar com o mecanico na hora de mudar as rodas!

Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Se a ideia é pensar em custo x beneficio, não precisa ir tão longe. Eu rodei por muitos anos com uma mtb, usando pedivela shimano 48/38/28, relação 11x28, com um par de kenda kwest 26x1.5. Ficou bem descente pro uso diario, a velocidade final era boa e dava até pra acompanhar as estradeiras, o bicho só pegava quando a galera apertava o passo pra valer.

E dá pra ser bem pratico, é trocar o cubo traseiro, colocar cassete, se a grana tiver curta, coloca um grip shift que se bem regulado funciona que é uma beleza, e mandar bala. Qual o modelo do cambio traseiro, coroa e pneu que sua bike tá usando?


O cambio traseiro é o standard mesmo da bike se não me engano é shimano tz coroa também. O pneu é um pirelli phantom street 26x1.5
Voltar ao Topo
Saltini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mar 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Saltini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2016 as 18:05
Eu montei um híbrida usando peças que tinha sobrando e um quadro que praticamente ganhei de Caloi 100. 

1- A adaptação de aros 700 na bike foi quase tranquila, mas coloquei um garfo road para o freio ferradura ficar bem posicionado, se for continuar no V-brake tem jeito também. Minha sincera opinião, continua com  o Aro 26 e pneus slicks mais finos. Menos dor de cabeça, funciona legal (tive uma) e não perde tanto assim em bicicleta para rolê em cidade, fora chamar menos atenção de ladrão. 

2- Peguei uma bicicleta para revisão uma vez que era exatamente uma 26" com relação traseira 7v comum mas com pedivela Tiagra que rodava legal. A minha usa um grupo Sora com trocador Claris e realmente fica pesada no 53x11 uso só no plano e pretendo trocar a coroa maior por uma 50. A 48-38-28 me parece bem interessante caso vá comprar peças, além de achar pedivelas num preço melhor vai ter maior diversidade de trocadores e passadores.

3- Se for colocar o Claris 2x8 mesmo, o Baron bikes de Curitiba tinha um trocador por um preço bem bom ano passado, só descobri depois que já tinha comprado o meu. Foi, junto com pneus e caixa direção as únicas peças novas que precisei comprar, o resto já tinha em casa.  
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X