Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda - 3x9 para 2x10
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda - 3x9 para 2x10

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FireO Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Out 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FireO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda - 3x9 para 2x10
    Postado: 12 Fev 2016 as 18:13
Boa tarde.
Tenho uma relação 27v Alívio, não sou muito entendido ainda, mas seria possível adaptar uma relação de 20v?
O que seria aproveitável e o que eu teria que mudar mais precisamente? Compensa grupos prontos? 


Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2016 as 18:33
Originalmente postado por FireO FireO escreveu:

Boa tarde.
Tenho uma relação 27v Alívio, não sou muito entendido ainda, mas seria possível adaptar uma relação de 20v?
O que seria aproveitável e o que eu teria que mudar mais precisamente? Compensa grupos prontos? 




27v = 3 x 9v

Daria para usar 2 x 9v = 18v.

O complicado no cassete 9v é que se tem 3 opções de range: 11-32, 11-34 e 12-36.

Eu uso na minha segunda bike 2 x 9v com coroas 36-22 e cassete 11-36 adaptado.

http://www.pedal.com.br/forum/cassete-1136-de-9v_topic78468.html
Voltar ao Topo
Pierrex Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2015
Joinville
Offline
Mensagens:187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pierrex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2016 as 23:06
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por FireO FireO escreveu:

Boa tarde.
Tenho uma relação 27v Alívio, não sou muito entendido ainda, mas seria possível adaptar uma relação de 20v?
O que seria aproveitável e o que eu teria que mudar mais precisamente? Compensa grupos prontos? 




27v = 3 x 9v

Daria para usar 2 x 9v = 18v.

O complicado no cassete 9v é que se tem 3 opções de range: 11-32, 11-34 e 12-36.

Eu uso na minha segunda bike 2 x 9v com coroas 36-22 e cassete 11-36 adaptado.

http://www.pedal.com.br/forum/cassete-1136-de-9v_topic78468.html

se quiser mudar pra 2x10 terá que trocar tudo: câmbios dianteiro e traseiro, cassete, pedivela, passadores e corrente. se for mudar pra 2x9 aproveita quase tudo.

Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2016 as 08:48
Originalmente postado por FireO FireO escreveu:

Boa tarde.
Tenho uma relação 27v Alívio, não sou muito entendido ainda, mas seria possível adaptar uma relação de 20v?
O que seria aproveitável e o que eu teria que mudar mais precisamente? Compensa grupos prontos?  



Respondendo sua pergunta: sim, e teria que trocar pedivela, catracas, passadores e câmbio traseiro (talvez o dianteiro). Mas a questão é, por que você quer isso? Um grupo 2x10 abre mão de uma marcha (perde amplitude) por peso, em geral o pessoal usa MTB como bike de uso geral, servindo pra tudo e é melhor, nesse caso, pensar na amplitude de marchar adequada para seu uso antes de tudo.

Já que você vai montar o grupo pense no tamanho das coroas da pedivela (26-36 até 22-32-44) na catraca (de 11x30 ou até 10x42 da sram) 

Outra questão é a qualidade dos componentes, os grupos mais leves são mais caros (bem mais caros, de 2500 num deore 2x10 até 15000 em um sram ou shimano top), não adianta fazer um remendo transformando um câmbio mais simples em 2x10 e achar que vai ser a mesma coisa, não vai!

Resumindo: pesquise, pense se vale a pena ou não, se não seria melhor trocar de bike ou até mesmo melhorar o próprio condicionamento físico. Já estou nessa de pedalar faz um tempinho, se o cara seguir todas as modas gasta uma casa só em bike facilmente.


Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2016 as 08:51
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por FireO FireO escreveu:

Boa tarde.
Tenho uma relação 27v Alívio, não sou muito entendido ainda, mas seria possível adaptar uma relação de 20v?
O que seria aproveitável e o que eu teria que mudar mais precisamente? Compensa grupos prontos? 




27v = 3 x 9v

Daria para usar 2 x 9v = 18v.

O complicado no cassete 9v é que se tem 3 opções de range: 11-32, 11-34 e 12-36.

Eu uso na minha segunda bike 2 x 9v com coroas 36-22 e cassete 11-36 adaptado.

http://www.pedal.com.br/forum/cassete-1136-de-9v_topic78468.html

Aproveitando o tópico... Estava olhando seu post e gostei da idéia amigo. O que muda nessa configuração, exatamente? Quais são as coroas que ficaram no pedivela? Desculpe as perguntas de leigo, mas é que essa questão de número de dentes ainda estou aprendendo kkkk 
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2016 as 15:29
CaioB,

meu pedivela Shimano SLX M660 era triplo (42-32-24) de 10v. Para converter em duplo, tirei as coroas 42 e 32, troquei os 4 parafusos de fixação por menores e instalei uma coroa de Shimano SLX 36 9v no lugar da coroa de 32. A coroa menor de 24 foi substituída por uma de 22 também de 9v.

Na questão dos parafusos, um conhecido meu usou os parafusos originais mas colocou arruelas bem grossas para compensar a ausência da coroa 44.

Na minha primeira bike, o pedivela é um Shimano LX M582 triplo (originalmente 44-32-22 9v). Antes de dezembro de 2015, usava como 2 x 9v com coroas 38-22 e cassete XT 11-34.

Resumindo: para converter um pedivela triplo em duplo, basta tirar as 2 coroas maiores e instalar uma de 36 ou 38 no lugar de onde ficava a 32.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X