Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Adaptação cantilever com puxada estilo v-brake
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Adaptação cantilever com puxada estilo v-brake

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
guedao Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guedao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Adaptação cantilever com puxada estilo v-brake
    Postado: 18 Dez 2014 as 20:00
Colegas,

Estava restaurando e montando uma Gary Fischer Advance (quadro cromoly), e querendo manter os freios tipo originais (cantilevers), até porque os manetes são Deore LX M560 integrados com rapid fire, e a peça que passa o conduite do freio dianteiro junto a caixa de direção (ver foto abaixo) não dava espaço para o conduíte por conta da mesa que também fica próxima a caixa. Portanto tinha duas opções mais viáveis, ou eu conseguia um outro passa cabo com rebaixo maior (para dar espaço pro conduíte e cabo do freio fazer a curva) ou instalava os cantilevers com puxada estilo v-brake, dispensando assim a tal peça passa cabo.
Fiquei pesquisando sobre tipos de freios cantilevers, v-brakes etc, e vi alguns exemplos de adaptação. Então resolvi fazer a minha adaptação. Com uma chapinha retangular (4 cm X 1 cm) de metal (aço) com dois furos próximos as pontas (ver foto abaixo).

Peça "passa cabo" para freios cantilever, que não servia (não dava espaço pra curva necessária do conduíte que sai do manete e vai pro freio dianteiro).



Aqui a adaptação feita e instalada. Reparem na pecinha de metal presa na ponta do cantilever e da curva de metal (usado no v-brake) que ajuda na puxada do cabo do freio.




Ainda penso em melhorar o 'sistema', até o momento o resultado foi até satisfatório mas se eu encontrar um passa cabo com rebaixo maior mudo. Ou ainda uma roldana para adaptar naquela peça.
Obrigado.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2014 as 08:01
O problema é que esta chapa vai dobrar e deteriorar a eficiência do freio.
Acho que não rola.
Voltar ao Topo
guedao Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guedao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2014 as 10:58
Dts, bom dia,
Vc tem razão, na hora do aperto corte ela cede um pouco. Penso que se fosse uma chapinha dobrada numa das laterais daria maior rigidez. Bem, ou faço isso ou arrumo outra peça 'passa cabo' ou adaptador.
Depois posto uma foto do adaptador com roldana que vi na web.
Abraço.
Voltar ao Topo
sandinista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sandinista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2014 as 11:10
Salve irmãos de pedal!

guedao, achei a ideia bacana, engenhosa. Uma boa alternativa. Pena que, como você mesmo reconheceu, a chapa cede. Mas, e se você usar uma chapa mais rígida, de maior espessura? Ou ainda outro material?

Enfim, só porque achei a ideia bacana.

Vi um adaptador com roldana aqui no fórum mesmo, mas acho que a discussão era sobre usar manetes de bicicletas road em bicicletas mtb com sistema v-brake (ou algo parecido).

Sucesso aí nas engenhosidades.

Grande abraço e bons pedais!
Voltar ao Topo
guedao Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guedao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2014 as 11:24
Sim, essa chapinha que usei já cede bem pouco porque é de aço bem duro pra entortar, mas com certeza dá pra melhorar com um material ou desenho da peça que dê maior rigidez naquele sentido. Agora vou procurar uma peça (metal) de melhores medidas.

Veja esse adaptador de roldana só por curiosidade, achar uma roldana dessa mais o suporte (pecinha) onde vai ela e o esticador do cabo não deve ser fácil.



Abraço.
Voltar ao Topo
sandinista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sandinista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2014 as 12:23
Olá guedao,

esse adaptador com roldana lembra mesmo o esquema que falei, citando o usuário FAB1000 em outro tópico:

Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

(...) Os freios também possuem sistemas diferentes para as duas modalidades, mas pode ser corrigido com um adaptador de puxada de cabo chamado travel agent, no caso de serem v-brake ou disco para mtb.



Passadores de estrada podem ser utilizados com freios cantilever, ferradura, mini v-brakes ou até disco, desde que o mesmo seja próprio como o Avid BB7 road.

Fonte: 
http://www.pedal.com.br/forum/sti-em-grupo-mtb-e-compativel_topic79954_page2.html - (só lembrando, e deixando claro, que a discussão lá é outra). E sobre o travel agent que o Fabrício falou: http://problemsolversbike.com/products/travel_agents

--

Pesquisei sobre esse adaptador aí da foto que você postou; é chamado 'V-daptor', dá pra ler um pouco mais sobre ele no link a seguir: http://sheldonbrown.com/cantilever-geometry.html

O problema vai ser conseguir um adaptador desses, ou ainda algo semelhante e que tenha a mesma função. Quem sabe não aparece uma luz por aí, ou algum forista com alguma boa ideia de onde conseguir algo semelhante. 

Ainda assim, acho a tua ideia da chapinha bacana. Se a frenagem ficar aceitável, com boa modulação, e principalmente segura, não vejo por que não usar.

Abraços!
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2014 as 17:29
Ajudando a galera nesse link tem disponívelWink:  http://www.sjscycles.co.uk/v-daptor-for-front-or-rear-silver-alloy-per-pair-prod83/
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2014 as 18:08
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Ajudando a galera nesse link tem disponívelWink:  http://www.sjscycles.co.uk/v-daptor-for-front-or-rear-silver-alloy-per-pair-prod83/


Nesse preço ( 20 Libras) não seria melhor usar o vbrake logo de uma vez?
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X