Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Abraçadeira alta ou baixa, como decidir?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Abraçadeira alta ou baixa, como decidir?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rudri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Poa RS
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rudri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Abraçadeira alta ou baixa, como decidir?
    Postado: 08 Out 2015 as 21:33
Não encontrei nada especifico no forum e na internet so divegências.

Muitas são as informações sobre câmbios dianteiros de abraçadeiras. Existe quem diga q um shimano top de linha pode ser de qq modelo q não faz diferença. Outros dizem q abraçadeiras altas 2v servem para 24-38 e baixa 2v para 38-44, q as baixas enchem de lama, não prestam e abrem folga mais rápido.

Atualmente uso câmbio dianteiro com abraçadeira alta, porém vou mudar pra 2x10 24-38 e veio essa dúvida.

Há um modelo específico? Quais vcs usam?
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2015 as 22:48
Cara, pelo que eu sei(posso estar errado) mas isso se decide mais pelo conjunto quadro e coroas do pedivela, eu tinha uma bike com Acera de abraçadeira baixa e pedivela 48 dentes na maior coroa, quando fui botar um pedivela melhor mas que tinha 42 dentes se não me engano acabou nao dando certo o câmbio pois ao baixar ele pra dar a distância correta da coroa a abraçadeira bateu na junção dos tubos com a caixa do central, aí tive que botar um de abraçadeira alta. Se tem mais algum fator que influencia eu não sei mas esse foi o meu caso.
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2015 as 23:35

Também acho que não é as coroas que determinam se o Câmbio dianteiro deva ser de abraçadeira alta ou baixa e sim o tipo de quadro onde o mesmo será fixado.

No meu quadro SPZ Carve 2012, os dois tipos de abraçadeiras do câmbio servem mas a baixa fica melhor devido a posição também baixa do terminal do conduíte do cabo de marcha.
Voltar ao Topo
Rudri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Poa RS
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rudri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2015 as 23:45
Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:


Cara, pelo que eu sei(posso estar errado) mas isso se decide mais pelo conjunto quadro e coroas do pedivela, eu tinha uma bike com Acera de abraçadeira baixa e pedivela 48 dentes na maior coroa, quando fui botar um pedivela melhor mas que tinha 42 dentes se não me engano acabou nao dando certo o câmbio pois ao baixar ele pra dar a distância correta da coroa a abraçadeira bateu na junção dos tubos com a caixa do central, aí tive que botar um de abraçadeira alta. Se tem mais algum fator que influencia eu não sei mas esse foi o meu caso.


Pois eh.. não achei nada q siga um padrão. Eu já comprei o câmbio com abraçadeira baixa, mas sem saber a diferença. Depois q fui pesquisar ...

Pois por aqui se fala muito em converter para 2x10 e 1x10, sempre falam sobre as relações das marchas. Acredito q na 2x10 as trocas exigirão bastante do câmbio dianteiro.

Quanto mais leio, menos sei desse mundo..
Voltar ao Topo
Rudri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Poa RS
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rudri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 00:07
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Também acho que não é as coroas que determinam se o Câmbio dianteiro deva ser de abraçadeira alta ou baixa e sim o tipo de quadro onde o mesmo será fixado.

No meu quadro SPZ Carve 2012, os dois tipos de abraçadeiras do câmbio servem mas a baixa fica melhor devido a posição também baixa do terminal do conduíte do cabo de marcha.


Depois da compra liguei pra loja pra saber qual era a diferença, so o q ele falou foi sobre a influência de acordo com a posição do suporte da caramanhola. Não acredito q seja só isso. Não quero gastar dinheiro com o câmbio errado.. não to com toda essa bola.. kkk ainda posso trocar

Se mais alguém souber algo qq coisa não deixe de relatar o seu caso.
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 07:34
O suporte de caramanhola influencia também pois se você for ajustar a altura e a abraçadeira começar a pegar nos rebites que prendem o suporte não vai dar certo, já vi isso acontecer num quadro full da astro. O funcionamento nunca percebi diferenças do alto pro baixo, então se der certo no seu quadro, vai na fé.
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
Rudri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Poa RS
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rudri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 09:24
Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:


O suporte de caramanhola influencia também pois se você for ajustar a altura e a abraçadeira começar a pegar nos rebites que prendem o suporte não vai dar certo, já vi isso acontecer num quadro full da astro. O funcionamento nunca percebi diferenças do alto pro baixo, então se der certo no seu quadro, vai na fé.


Se for pegar no rebite do suporte ai não tem solução mesmo...
Mas só pra ilustrar o q eu to falando, deêm uma lida nessas descrições.


Este eh o modelo de abraçadeira alta,


E este de abraçadeira baixa.

Alguém consegue uma definição correta? Talves pelo site da shimano, pq eu não achei...
Voltar ao Topo
Eric F Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2012
SP
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eric F Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 11:05

Tendo possibilidade de usar qualquer uma das duas, eu prefiro braçadeira alta para não encher de lama.
Vendo Fixa/Single C10.
Voltar ao Topo
Rudri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Poa RS
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rudri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 11:44
Originalmente postado por Eric F Eric F escreveu:


Tendo possibilidade de usar qualquer uma das duas, eu prefiro braçadeira alta para não encher de lama.


A lama eh o q mais me preocupa.. ainda vem com pedras e grama..
Não quero ter q parar depois de cada lamaçal q passar e ter q tirar o q tiver ali.. as vezes com a própria água da caramanhola..

O assunto eh muito específico, acho q poucos se procupam com isso...

Vou arriscar, já encomendei com abraçadeira alta e vou levar as duas até o mecânico na semana q vem..

Vou priorizar abraçadeira alta mas se não der paciência.. o negócio eh pedalar e esmirilhar o material...

Se alguém sabe algo relacionado ao assunto, por favor não deixe de postar, pois pode ser dúvida de muitos e experiência de poucos.
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 12:18
Como EU tinha dito antes, se você notar, a de abraçadeira alta é recomendada para coroas maiores, pois ai nao tem perigo da abraçadeira encostar na junção dos tubos e não dar a altura correta, e a abraçadeira baixa é recomendada para coroas menores para que não haja a possibilidade de pegar nos rebites pro suporte de caramanhola.
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
Eric F Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2012
SP
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eric F Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 12:25
Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:

Como EU tinha dito antes, se você notar, a de abraçadeira alta é recomendada para coroas maiores, pois ai nao tem perigo da abraçadeira encostar na junção dos tubos e não dar a altura correta, e a abraçadeira baixa é recomendada para coroas menores para que não haja a possibilidade de pegar nos rebites pro suporte de caramanhola.


  Comigo foi o oposto. Usava uma braçadeira baixa, que veio na bike, e após trocar o quadro tive de trocar o câmbio por um de braçadeira alta porque o seat tube alargava em baixo e o câmbio ficava distante da coroa. O interessante é que o antigo dono do quadro usava braçadeira baixa porque a coroa era maior.

Vendo Fixa/Single C10.
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 12:47
LOLMe desculpe, eu me confundi mesmo, estava na pressa e troquei as bola( ou as abraçadeiras kkk) abraçadeira baixa=coroas maiores e abraçadeira alta=coroas menores.
Originalmente postado por Eric F Eric F escreveu:

Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:

Como EU tinha dito antes, se você notar, a de abraçadeira alta é recomendada para coroas maiores, pois ai nao tem perigo da abraçadeira encostar na junção dos tubos e não dar a altura correta, e a abraçadeira baixa é recomendada para coroas menores para que não haja a possibilidade de pegar nos rebites pro suporte de caramanhola.


  Comigo foi o oposto. Usava uma braçadeira baixa, que veio na bike, e após trocar o quadro tive de trocar o câmbio por um de braçadeira alta porque o seat tube alargava em baixo e o câmbio ficava distante da coroa. O interessante é que o antigo dono do quadro usava braçadeira baixa porque a coroa era maior.

Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
veloni Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Set 2007
São Paulo
Offline
Mensagens:574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar veloni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 12:58
Acabei de verificar nos manuais Shimano e descobri que as especificações são idênticas. O que determina o uso da abraçadeira alta ou baixa é simplesmente a compatibilidade com o quadro, para não esbarrar nos parafusos da caramanhola ou nas junções dos tubos.
Voltar ao Topo
Rudri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Poa RS
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rudri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 13:09
Originalmente postado por veloni veloni escreveu:

Acabei de verificar nos manuais Shimano e descobri que as especificações são idênticas. O que determina o uso da abraçadeira alta ou baixa é simplesmente a compatibilidade com o quadro, para não esbarrar nos parafusos da caramanhola ou nas junções dos tubos.


Muito bom Veloni!!!

Posta um link ou print.. qq coisa aí irmão...
Voltar ao Topo
S.Q.N. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2015
Paraná
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Q.N. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 13:38
Originalmente postado por veloni veloni escreveu:

Acabei de verificar nos manuais Shimano e descobri que as especificações são idênticas. O que determina o uso da abraçadeira alta ou baixa é simplesmente a compatibilidade com o quadro, para não esbarrar nos parafusos da caramanhola ou nas junções dos tubos.


É isso mesmo. Há quem diga que abraçadeira baixa desregula mais fácil, mas já usei os dois modelos e não vi diferença. Abraçadeira baixa é sempre um pouco mais leve.
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 15:20
Usei por um bom tempo um dianteiro LX de abraçadeira alta. A mola é mais forte, tão forte que dependendo do jeito que passava a marcha para a coroa menor, a corrente passava a coroa e caía no quadro. Quebrei a cabeça pra melhorar isso, mas não encontrava um jeito.
Daí mudei pra um XT abraçadeira baixa e o problema acabou.
O que notei que pra abraçadeira baixa a mola é bem mais forte, até ignorante pelo barulho alto, do que o de abraçadeira baixa.
Uso faz uns 4 anos a abraçadeira baixa e até agora não senti folga ou desregular, nem mesmo perdeu a maciez nas trocas.
Com relação a barro, junta um pouco mais pq o desenho do câmbio de abraçadeira baixa deixa uma grande área plana de plástico e metal, mas nunca tive problemas em provas sob muito barro.
Já participei do antigo Crocante Cup debaixo de chuva e o câmbio de abraçadeira baixa juntava barro do mesmo jeito.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Rudri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Poa RS
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rudri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2015 as 21:23
Voltando aqui pro feedback..

Obrigado aos amigos pelas contribuições.

Coloquei o câmbio dianteiro de abraçadeira alta, o mesmo modelo q já usava antes, só agora eh 2v. A abraçadeira ficou entre os parafusos do suporte da caramanhola.

As trocas estão precisas,

Só vai atrapalhar se eu quiser usar outro suporte.

Mas aí eh so colocar no suporte q tenho um pet dois litros e já era... kkkk
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X