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A bike leve demais, atrapalha no contra vento. |
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Magno66
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Cadastrado em: 02 Fev 2016 Rio de janeiro Offline Mensagens:2 |
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Postado: 06 Fev 2016 as 19:00 |
Então pessoal, na hora em estivermos pedalando contra o vento, qual bike terá melhor desempenho: a mais leve ou a que tem um peso digamos razoável? Já ouvi ciclistas falarem que sofreu no contra vento, por ter a bike muito leve. Será que o peso da bicla tem a ver mesmo?.
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Jagwire
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Cadastrado em: 24 Nov 2014 Paraná Offline Mensagens:1196 |
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Não sei mas acho que o conjunto peso do ciclista + bike é o que conta. Eu como sou relativamente leve (68kg 1m84) sofro um pouco sobretudo com rajadas de vento cruzado, seja com bike leve ou pesada. As vezes é meio complicado seguir no treino, tem que ficar bem esperto.
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Pepebike
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Cadastrado em: 18 Ago 2014 Goiânia Offline Mensagens:2066 |
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Isso já foi discutido em outro tópico.
Mas vamos "brincar com números". Supondo: - Bicicletas de estrada. - Pneus: 700x23 - Temperatura: 25ºC - Altitude: 500m acima do nível do mar - Inclinação da rodovia: zero, rodovia perfeitamente plana - Cadência: 90 RPM a-) Ciclista de 90kg e bike de 10kg - Altura do ciclista: 1.85m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos tops do guidão => Velocidade 18,5 km/h e 160W de energia. b-) Ciclista de 70kg e bike de 10kg - Altura do ciclista: 1.85m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos tops do guidão => Velocidade 19,6 km/h e 160W de energia. => Conclusão: Quanto mais leve o ciclista e a bicicleta, melhor o desempenho contra o vento. Outros casos interessantes: a-) Ciclista de 90kg e bike de 10kg - Altura do ciclista: 1.85m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos tops do guidão => Velocidade 18,5 km/h e 160W de energia. c-) Ciclista de 90kg e bike de 10kg - Altura do ciclista: 1.65m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos tops do guidão => Velocidade 18,9 km/h e 160W de energia. => Conclusão: Quanto menor o ciclista e mais aerodinâmica a bicicleta, melhor o desempenho contra o vento. a-) Ciclista de 90kg e bike de 10kg - Altura do ciclista: 1.85m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos tops do guidão => Velocidade 18,5 km/h e 160W de energia. d-) Ciclista de 90kg e bike de 10kg - Altura do ciclista: 1.85m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos drops do guidão => Velocidade 21,9 km/h e 160W de energia. => Conclusão: Quanto mais aerodinâmica é a posição do ciclista, melhor o desempenho contra o vento. Agora tudo junto: a-) Ciclista de 90kg e bike de 10kg - Altura do ciclista: 1.85m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos top's do guidão => Velocidade 18,5 km/h e 160W de energia. e-) Ciclista de 70kg e bike de 10kg - Altura do ciclista: 1.65m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos drops do guidão => Velocidade 23,2 km/h e 160W de energia. f-) Ciclista de 70kg e bike de 10kg - Altura do ciclista: 1.65m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos drops do guidão => Velocidade 18,5 km/h e 101W de energia. => Conclusão: No exemplo acima, o ciclista mais leve, mais baixo e mais aerodinâmico é quase 5km/h mais rápido contra o vento OU pode rodar na mesma velocidade que o ciclista A economizando quase 60W de energia. Em resumo => Para andar bem contra o vento: - Seja leve. Emagreça. - Use uma bicicleta leve. - Use uma bicicleta aerodinâmica. Pneus e rodas aerodinâmicos. - Os pequenos levam vantagem (menor área frontal = menor coeficiente de arrasto aerodinâmico). - Seja aerodinâmico (capacete aero, roupa justa, depilação, postura aero, mantenha os cotovelos o mais junto ao corpo possível, segure nos drops e etc.) Editado por Pepebike - 07 Fev 2016 as 12:11 |
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“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
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Bol Gola
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Cadastrado em: 14 Jun 2006 Goiânia Offline Mensagens:5988 |
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Ótima síntese, Pepe!
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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas 2012 - KHS Alite 1000 2013 - Cannondale Flash F2 2015 - Trek X Caliber 7 |
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