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A bike leve demais, atrapalha no contra vento.

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Magno66 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Fev 2016
Rio de janeiro
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Magno66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: A bike leve demais, atrapalha no contra vento.
    Postado: 06 Fev 2016 as 19:00
Então pessoal, na hora em estivermos pedalando contra o vento, qual bike terá melhor desempenho: a mais leve ou a que tem um peso digamos razoável? Já ouvi ciclistas falarem que sofreu no contra vento, por ter a bike muito leve. Será que o peso da bicla tem a ver mesmo?.
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Jagwire Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
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Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2016 as 23:11
Não sei mas acho que o conjunto peso do ciclista + bike é o que conta. Eu como sou relativamente leve (68kg 1m84) sofro um pouco sobretudo com rajadas de vento cruzado, seja com bike leve ou pesada. As vezes é meio complicado seguir no treino, tem que ficar bem esperto.
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Pepebike Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
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Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2016 as 00:19
Isso já foi discutido em outro tópico.

Mas vamos "brincar com números".  Supondo:
- Bicicletas de estrada.
- Pneus: 700x23
- Temperatura: 25ºC
- Altitude: 500m acima do nível do mar
- Inclinação da rodovia: zero, rodovia perfeitamente plana
- Cadência: 90 RPM 


a-) Ciclista de 90kg e bike de 10kg  - Altura do ciclista: 1.85m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos tops do guidão => Velocidade 18,5 km/h e 160W de energia.
b-) Ciclista de 70kg e bike de 10kg  - Altura do ciclista: 1.85m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos tops do guidão => Velocidade 19,6 km/h e 160W de energia.
=> Conclusão: Quanto mais leve o ciclista e a bicicleta, melhor o desempenho contra o vento.

Outros casos interessantes:

a-) Ciclista de 90kg e bike de 10kg  - Altura do ciclista: 1.85m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos tops do guidão => Velocidade 18,5 km/h e 160W de energia.
c-) Ciclista de 90kg e bike de 10kg  - Altura do ciclista: 1.65m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos tops do guidão => Velocidade 18,9 km/h e 160W de energia.
=> Conclusão: Quanto menor o ciclista e mais aerodinâmica a bicicleta, melhor o desempenho contra o vento.

a-) Ciclista de 90kg e bike de 10kg  - Altura do ciclista: 1.85m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos tops do guidão => Velocidade 18,5 km/h e 160W de energia.
d-) Ciclista de 90kg e bike de 10kg  - Altura do ciclista: 1.85m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos drops do guidão => Velocidade 21,9 km/h e 160W de energia.
=> Conclusão: Quanto mais aerodinâmica é a posição do ciclista, melhor o desempenho contra o vento.

Agora tudo junto:
a-) Ciclista de 90kg e bike de 10kg  - Altura do ciclista: 1.85m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos top's do guidão => Velocidade 18,5 km/h e 160W de energia.
e-) Ciclista de 70kg e bike de 10kg  - Altura do ciclista: 1.65m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos drops do guidão => Velocidade 23,2 km/h e 160W de energia.
f-) Ciclista de 70kg e bike de 10kg  - Altura do ciclista: 1.65m - Vento contra de 15km/h - posição: segurando nos drops do guidão => Velocidade 18,5 km/h e 101W de energia.

=> Conclusão: No exemplo acima, o ciclista mais leve, mais baixo e mais aerodinâmico é quase 5km/h mais rápido contra o vento OU pode rodar na mesma velocidade que o ciclista A economizando quase 60W de energia. 

Em resumo => Para andar bem contra o vento:
- Seja leve. Emagreça.
- Use uma bicicleta leve.
- Use uma bicicleta aerodinâmica. Pneus e rodas aerodinâmicos.
- Os pequenos levam vantagem (menor área frontal = menor coeficiente de arrasto aerodinâmico).
- Seja aerodinâmico (capacete aero, roupa justa, depilação, postura aero, mantenha os cotovelos o mais junto ao corpo possível, segure nos drops e etc.)Wink




Editado por Pepebike - 07 Fev 2016 as 12:11
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
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Bol Gola Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
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Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2016 as 01:06
Ótima síntese, Pepe!

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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
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