Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - 48-38-28 vs 50-34 (DÚVIDA)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


48-38-28 vs 50-34 (DÚVIDA)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Frota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2013
Bahia
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Frota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: 48-38-28 vs 50-34 (DÚVIDA)
    Postado: 05 Mar 2015 as 23:28
Fiz pesquisas aqui no fórum e em fóruns gringos mas,ainda fiquei com essa dúvida: qual relação é melhor para uma MTB com aro 26 e pneus slick 1.15?
Uso um deore 42-32-22 com cassete 11-32 (relação toda deore com exceção dos passadores acera 8v) e percebo que falta marcha na bike.Mesmo a marcha mais pesada deixa a desejar na velocidade.Sou de usar pouquíssimas marchas também.Ao meu ver,um pedivela triplo não casa bem com uma pessoa que faz pedaladas de 50-60km usando apenas três marchas.Sim,duas para reta (às vezes até uma só eu encaro) e uma para ladeiras que nem são muito complicadas.
Sei da dificuldade da coroa maior (50) em relação a um quadro MTB,ter que trocar até câmbio dianteiro por causa disso mas,é uma boa opção ou eu tenho que tirar da cabeça?
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2015 as 23:55
Cara acho q se vc por um 28x38x48 já da uma boa diferença se vc não pega lsdeira hard!Wink
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2015 as 23:57
Corrigindo..ladeira hard,agora acho q talvez tenha q troçar corrente por uma maior também!
Voltar ao Topo
LEOfial Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2014
Garça-SP
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LEOfial Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 09:26
Na minha bike já usei pneus 26x1.15 e hoje uso um 26x1.5 atrás e um 1.15 na frente (uso urbano) e utilizo o pedivela 48/38/28. No meu caso também senti que se tivesse uma relação mais pesada daria para ir mais rápido ainda, porém, diferente da sua a minha é simples de roda livre de 7V onde a relação mais pesada era a 48 na coroa e 14 na catraca. Eu quase coloquei cubos de cassete para trocar a relação e ter 48-11 na mais pesada só que faltou $$$tempo... ehehehe.

Mais acredito que se você colocar um pedivela destes 48/38/28 já vai sentir bastante diferença em relação ao que usa hoje e não vai ficar girando em falso. pneu 1.15 rola muito da pra andar bem rápido.

Caso faça essa alteração posta aqui pra gente o resultado, porque se você dizer que ficou legal, vou arrumar $$$tempo desta vez pra colocar na minha também.

Espero ter ajudado.


Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 10:05
Frota, bom dia!

Se o uso da sua bike é restrito a apenas asfalto, recomendaria a troca da MTB 26 em uma Speed.

Agora, quanto à sua dúvida:
Primeiro: para trocar o pedivela da bike por um 48/38/28, precisaria verificar qual a diferença máxima de dentes que seu câmbio traseiro suporta. A informação você consegue no manual do seu câmbio (joga o modelo no google + manual)... daí vc faz a seguinte conta:

Seu cassete é 11-32
11 - 32 = 21

O pedivela que queres por (exemplo): 48/38/28
48 - 28 = 20

21 + 20 = 41T

Se o seu câmbio traseiro suportar esta diferença de 41 dentes, a relação 48/38/28 - 11/32 pode ser usada tranquilamente.

Outra coisa a ser vista é a corrente... talvez tenha que colocar uma nova, maior.

A relação com coroa de 50T é usada em Speed. Você teria que trocar o pedivela (colocar de Speed, 50/34 ou 53/39), trocar o câmbio dianteiro por um de Speed... ai já não dá de usar o cãmbio deore que tu tem, não dá de usar o cassete que tu tem, não dá de usar os passadores que tu tem... ou seja... a relação inteira teria que ser de Speed... numa MTB! Estranho! hehehe..

Avalie!

Abraços.
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 10:56
Tem outro coisa q é giro,se vc treinar giro vc não vai sentir tanto o patinar com esta relação.o rpm auto talvez não precise mecher nada se for o caso!abraço!
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 10:59
Corrigindo:.rpm alto
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 12:33
Eu instalaria um pedivela 48-38-28 e escolheria um cassete 11-32 ou 11-30.
Com essa configuração, a performance não vai ficar muito diferente de um pedivela 50-34 com cassete 11-25 (digo "performance" em velocidade final).

Eu uso pedivela 48-38-28 (apesar de nunca usar o 28) e cassete 11-30 com pneus 26x1.50.  A bicicleta fica bem rápida.  Não fossem os "buracos" na relação (a mudança de uma marcha para outra chega a uma variação de 20% na relação, como de 48x11 para 48x13), daria para manter melhor a "passada" e melhorar as médias horárias.

Eu abandonaria a ideia de instalar uma transmissão de estrada em uma mountain bike devido a:
a-) Custo: as peças para speed custam mais caro e, em geral, duram menos.
b-) Gastos desnecessários: vc vai gastar com passadores, câmbio dianteiro e traseiro .... 
b-) Descaracterização: a bike ficará estranha e, se vc quiser vendê-la depois vai ser mais difícil.
  

“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 15:35
Não é possível instalar adequadamente um pedivela de road em mtb.
Ele bate no quadro.
Colocar coroa de road em MTB vai deixar sua bike ainda mais lenta.
O esforço para puxar uma coroa de 50 na mtb é muito maior que em uma road não importa o pneu que use.
Sua relação é realmente a mais adequada.
Eu divido que use sua coroa maior com 11 em toda sua totalidade.
Eu uso 39x11 e alcanço no máximo 50Km\h o que é muito bom para uma MTB (minha bike pesa 8K).
Não seria o caso de migrar para uma Road ?  
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 21:48
È possivel instalar um pedevela de Speed em quadro de MTB,bastanto manter o eixo de comprimento original na MTB,nao usar o da speed.Se sua MTb fosse uma 29er,pondo pneus de speed(700x23c),e uma coroa de speed,o esforço sera o mesmo de uma speed,com mais conforto no selin,por conta do stay maior,mas batera igual uma speed pela alta calibragem x pequena area de contato do pneu 23c, perde em sprints pedalando em pe,culpa do stay maior.O conforto pode ser melhorado um tiquin com uma boa suspa dianteira(boa mesmo,nao de enfeite,barata).

Visite o "topico das hibridas:de volta",aqui na seçao de Hibirdas.Sei q tem um monte de paginas,mas procurando vera varias alteraçoes em MTBs para rodarem melhor no asfalto,se em todo caso,nao conseguir um rendimento bom,podera optar pela speed,porem,ja aviso,tem muita gente q nao se acostuma a andar tao "arcado",e o pior,usar guidao drop.

Para vc ter uma ideia,a minha>Quadro de MTB 26/aros 700C /pedevela 28x38x48 Altus(pesado praca)x 11-30 /garfo rigido.
Ja usei 3 tamanhos de pneus,estou de 700x35c,q é o maximo q o quadro suporta.
Montei inicialmente com um pedevlea Acera,igual o q vc tem.Nao gira,na cidade,eu usava so os ultimos 3 pinhoes com a coroa 32,na estrada,era curto demais.A 22 eu usei 2 vezes em 3 meses...

Voltar ao Topo
Frota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2013
Bahia
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Frota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 21:59
Obrigado a todos pela resposta.
Sobre a possibilidade de não dar,eu discordo.
Tem um cara que pedala de vez em quando no meu pequeno grupo e ele usa um quadro de ferro sem marca,bem simples com pneu 1.15.O central dele tem um tamanho maior justamente para não bater no quadro.Usa 50-34 numa boa e ainda dá trabalho para o acompanhar mesmo usando tudo bem simples.
Eu concordo com os amigos sobre a troca de MTB para speed.Comecei a perceber que fico querendo transformar minha bike em uma speed desde o momento que troquei pneus 1.5 por 1.25. hehehe
Como ciclismo é meu esporte secundário,não vejo necessidade de comprar uma speed por que vou ficar com essa MTB que já devo ter gasto uns 2.500 parada. =/ Por sinal,ela tá com 9.6kg.Gira legal mas,esse pedivela não casou bem com a bike de forma alguma.
Voltar ao Topo
Frota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2013
Bahia
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Frota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 22:01
Estou pensando em botar o Altus 2015 48-38-28 que é baratinho e não vai pesar no bolso.
Esse downgrade de deore para altus vai ser uma diferença brusca (até o sistema do central é diferente) ou será uma boa compra?
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 22:30
Frota, o colega Fzpereira está certo na conta que precisas fazer (capacidade total do cambio) mas sendo um Deore de 8V (Deore LX), pode ir de boa na pedivela de 48 e vá de 9V porque Deore pra Acera são 2 níveis que você vai baixar. Digo pegar pedivela de 9V porque de 8V só usada e fora do Brasil
Voltar ao Topo
Frota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2013
Bahia
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Frota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 23:38
Andei lendo e percebi que há uma diferença grande se tratando de peso entre os ponta quadrada/octalink e os hollowtech.
Acabei achando esse non series interessante:
http://www.jamurbikes.com.br/produto/7711-pedivela-mtb-9-velocidades-shimano-non-series-fcm543-483626-175mm

É hollow e já acompanha o central.Tudo indica que vai ser ele o escolhido. =)
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2015 as 19:41
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

È possivel instalar um pedevela de Speed em quadro de MTB,bastanto manter o eixo de comprimento original na MTB,nao usar o da speed.Se sua MTb fosse uma 29er,pondo pneus de speed(700x23c),e uma coroa de speed,o esforço sera o mesmo de uma speed,com mais conforto no selin,por conta do stay maior,mas batera igual uma speed pela alta calibragem x pequena area de contato do pneu 23c, perde em sprints pedalando em pe,culpa do stay maior.O conforto pode ser melhorado um tiquin com uma boa suspa dianteira(boa mesmo,nao de enfeite,barata).

Visite o "topico das hibridas:de volta",aqui na seçao de Hibirdas.Sei q tem um monte de paginas,mas procurando vera varias alteraçoes em MTBs para rodarem melhor no asfalto,se em todo caso,nao conseguir um rendimento bom,podera optar pela speed,porem,ja aviso,tem muita gente q nao se acostuma a andar tao "arcado",e o pior,usar guidao drop.

Para vc ter uma ideia,a minha>Quadro de MTB 26/aros 700C /pedevela 28x38x48 Altus(pesado praca)x 11-30 /garfo rigido.
Ja usei 3 tamanhos de pneus,estou de 700x35c,q é o maximo q o quadro suporta.
Montei inicialmente com um pedevlea Acera,igual o q vc tem.Nao gira,na cidade,eu usava so os ultimos 3 pinhoes com a coroa 32,na estrada,era curto demais.A 22 eu usei 2 vezes em 3 meses...


Ou seja NÃO É POSSÍVEL instalar adequadamente. 
O ChainLine fica errado e compromete todo sistema acelerando o desgaste e compromete as mudanças principalmente da coroa.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2015 as 20:05
Quanta informação errada e achismos, desde lá em cima afirmando que usar uma pedivela de estrada com coroa de 50 dentes em mtb ser mais pesado do que se fosse em uma bicicleta de estrada...

Quanto menor o diâmetro da roda menor é o deslocamento feito pela bicicleta para uma mesma volta de pedivela com mesma quantidade de dentes. Isso significa que gasta-se menos energia para "empurrar" uma mtb em um giro da pedivela do que em uma bicicleta de estrada.

Bicicletas de triathlon antigas utilizavam rodas 650c, que são menores que as 700c de bicicletas de estrada, com pedivelas de 55 dentes. E utilizavam essa quantidade a mais para compensar não o esforço feito, mas o deslocamento conseguido em uma volta da pedivela.

Isso mostra que o esforço não vai ser "muito maior" do que em uma bicicleta de estrada, mas sim menor, desde que a massa de ambas seja equivalente.

Outra inverdade é a respeito da impossibilidade, visto bater ou o chainline errado comprometendo o sistema e acelerando o desgaste. 
Pedivelas de estrada ficam normalmente mais juntos ao quadro com chainline de 42,5-45mm, e ao utilizar o mesmo comprimento do eixo que usado em uma bicicleta de estrada realmente pode bater a coroa no chain stay, mas se aumentar o comprimento do eixo corretamente para que o chainline fique dentro dos 50mm das pedivelas de mtb, fará caber no quadro de mtb com o mesmo comprimento do chainline equivalente ao usado por uma pedivela e eixo de mtb, já que a traseira dos quadros de mtb tem largura maior do que os quadros de estrada, e por esse motivo os cubos traseiros de estrada e mtb são específicos com 130mm e 135mm.

Aqui no Rio cansei de ver mtb em provas no asfalto com pedivelas de estrada.

Independente das afirmações erradas feitas em bases do achismo acima, acredito que um conjunto de mtb 48x38x28 seja melhor para o teu caso do que um duplo de estrada, desde que conjugado com um cassete de início com 11 dentes. Pode inclusive procurar um cassete 11-25 8v de estrada e instalar na bicicleta se somente anda no asfalto e raras são as exceções em que precise usar a coroinha, assim estará com saltos pequenos entre os pinhões melhorando a cadência da pedalada a fim de torna-la mais homogênea.
Antes de comprar minha estradeira eu usava 48x11 com pneus 1.0" em Audax e pedais urbanos mais longos . Wink
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Darlon Pegoretti Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Vitória
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Darlon Pegoretti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2015 as 17:45
Tinha uma híbrida 26, usei a 48x38x28 por 2 anos, achei a melhor relação, principalmente quando encarei umas serras, a catraca era de 32, se usasse 50x34, não dava pra subir, no plano andava muito rápido, não necessitava de uma coroa maior. Usava pneu continental contact2 26x1,75, antes usei 1,5, não senti diferença no rendimento, mas no conforto, muito melhor, até pq usei garfo de carbono.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2015 as 10:29
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Quanta informação errada e achismos, desde lá em cima afirmando que usar uma pedivela de estrada com coroa de 50 dentes em mtb ser mais pesado do que se fosse em uma bicicleta de estrada...

Quanto menor o diâmetro da roda menor é o deslocamento feito pela bicicleta para uma mesma volta de pedivela com mesma quantidade de dentes. Isso significa que gasta-se menos energia para "empurrar" uma mtb em um giro da pedivela do que em uma bicicleta de estrada.

Bicicletas de triathlon antigas utilizavam rodas 650c, que são menores que as 700c de bicicletas de estrada, com pedivelas de 55 dentes. E utilizavam essa quantidade a mais para compensar não o esforço feito, mas o deslocamento conseguido em uma volta da pedivela.

Isso mostra que o esforço não vai ser "muito maior" do que em uma bicicleta de estrada, mas sim menor, desde que a massa de ambas seja equivalente.

Outra inverdade é a respeito da impossibilidade, visto bater ou o chainline errado comprometendo o sistema e acelerando o desgaste. 
Pedivelas de estrada ficam normalmente mais juntos ao quadro com chainline de 42,5-45mm, e ao utilizar o mesmo comprimento do eixo que usado em uma bicicleta de estrada realmente pode bater a coroa no chain stay, mas se aumentar o comprimento do eixo corretamente para que o chainline fique dentro dos 50mm das pedivelas de mtb, fará caber no quadro de mtb com o mesmo comprimento do chainline equivalente ao usado por uma pedivela e eixo de mtb, já que a traseira dos quadros de mtb tem largura maior do que os quadros de estrada, e por esse motivo os cubos traseiros de estrada e mtb são específicos com 130mm e 135mm.

Aqui no Rio cansei de ver mtb em provas no asfalto com pedivelas de estrada.

Independente das afirmações erradas feitas em bases do achismo acima, acredito que um conjunto de mtb 48x38x28 seja melhor para o teu caso do que um duplo de estrada, desde que conjugado com um cassete de início com 11 dentes. Pode inclusive procurar um cassete 11-25 8v de estrada e instalar na bicicleta se somente anda no asfalto e raras são as exceções em que precise usar a coroinha, assim estará com saltos pequenos entre os pinhões melhorando a cadência da pedalada a fim de torna-la mais homogênea.
Antes de comprar minha estradeira eu usava 48x11 com pneus 1.0" em Audax e pedais urbanos mais longos . Wink

Achismo ??? 25 anos de pedal em MTB e Road.
E vc ?

Vamos lá:

A sua TEORIA INFUNDADA sobre o diâmetro da roda não se aplica quando comparamos Road x MTB e só se aplica quando falamos de MTB x MTB ou ROAD x ROAD (o caso que citou das rodas menores), explico em MTB o peso do pneu (+ câmera) é bem maior e o esforço para manter a roda em movimento é seguramente muito mais muito maior mesmo que se comparar a uma road. Outro ponto é que não se considera de forma isolada somente a questão de roda e sim o conjunto (Aerodinâmica, peso geral, e geometria compacta). Você seguramente chega a falência muscular muito mais cedo se usar coroas maiores em MTB do que em estradeiras. Em Road se chega mais longe, mais rápido e mais inteiro em um percurso do que se usar uma MTB.

Quando fala da linha da corrente esta falando de 2.5 mm valor insuficiente para alinhar de forma correta a coroa ao cassete eixos com comprimento maiores que isto são necessários para esta gambiarra, fica ruim demais chegando ao ponto de que em alguns casos o câmbio dianteiro não funcionar bem.

Andei com dezenas de ciclistas com pedivelas de road em mtb e a conclusão é uma só: Anda-se bem em descidas, ruim em retas e péssimo em subidas. 
No balanço geral não compensa em hipótese nenhuma esta combinação se teu objetivo for andar em trechos longos ou com acumulo de aclive.

Cansei de ver MTB (convertida em Road) mas que na realidade não consegue em hipótese nenhuma (compara-se piloto 1 x mtb \ piloto 1 x road) acompanhar uma estradeira.

Ou seja se sua MTB não serve troque ela por uma Road e seja feliz mas não se iluda com informações INFUNDADAS não tente esta conversão ela não vale o investimento. 

Cuidado com ACHISMOS E TEORIAS INFUNDADAS.

Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2015 as 10:32
Originalmente postado por Darlon Pegoretti Darlon Pegoretti escreveu:

Tinha uma híbrida 26, usei a 48x38x28 por 2 anos, achei a melhor relação, principalmente quando encarei umas serras, a catraca era de 32, se usasse 50x34, não dava pra subir, no plano andava muito rápido, não necessitava de uma coroa maior. Usava pneu continental contact2 26x1,75, antes usei 1,5, não senti diferença no rendimento, mas no conforto, muito melhor, até pq usei garfo de carbono.

Exatamente o tipo de opnião que valorizo a das pessoas que testam e falam com fundamento.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2015 as 10:52
Originalmente postado por Frota Frota escreveu:

Obrigado a todos pela resposta.
Sobre a possibilidade de não dar,eu discordo.
Tem um cara que pedala de vez em quando no meu pequeno grupo e ele usa um quadro de ferro sem marca,bem simples com pneu 1.15.O central dele tem um tamanho maior justamente para não bater no quadro.Usa 50-34 numa boa e ainda dá trabalho para o acompanhar mesmo usando tudo bem simples.
Eu concordo com os amigos sobre a troca de MTB para speed.Comecei a perceber que fico querendo transformar minha bike em uma speed desde o momento que troquei pneus 1.5 por 1.25. hehehe
Como ciclismo é meu esporte secundário,não vejo necessidade de comprar uma speed por que vou ficar com essa MTB que já devo ter gasto uns 2.500 parada. =/ Por sinal,ela tá com 9.6kg.Gira legal mas,esse pedivela não casou bem com a bike de forma alguma.

Vc falou tudo é seu esporte secundário, se treinar vai ver seu amigo do retrovisor a cada subida que encarar. 
Ele pode ate parecer andar mais mas o que acontece é que ele sai na frente (com maior esforço a relação road permite isto) mas depois de abrir ele diminui e mantem a cadência (em velocidade normal) e como vc se esforçou demais no início não consegue mais recuperar a distância o que te dá esta impressão.
O que fazemos neste caso é sair de boa esperar alguns minutos e acelerar aos poucos pois seu amigo não conseguirá manter a velocidade de saída por muito tempo. Ai ataca aos poucos ele acelera se cansa mais (devido a coroa ser maior e a bike não servir para isto) e você acaba por passar. Corri algumas provas de rua nos anos 80 e como disse ví disto de montão (MTB com coroas e (ou) cassete de road). O que tem de ter em mente é que ele só será mais eficiente nas descidas e arrancadas mas nas subidas e em trechos mistos vc será melhor (Considerando apenas a bike).
Mas claro estou supondo que vc treina e tem condicionamento similar ao dele.
NUNCA se compara ciclista 1 x ciclista 2 e sim ciclista 1 x bike 1 e ciclista 2 x bike 1.
O fato de vc ou ele chegar a frente pode e provavelmente não tem nada a ver com a bike e quase sempre questão de condicionamento é só assim que o equipamento melhor vai prevalecer.
  
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2015 as 10:54
Só para concluir se ele é mais rápido com esta bike ele será ainda mais rápido com uma bike melhor.

OK ?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X