MENU

Focus apresenta novas O1E e JAM com projeto de suspensão diferenciado

Hoje em dia, a maioria das bicicletas com suspensão traseira aposta em um desenho progressivo. Com este tipo de projeto, a suspensão fica mais dura a cada mm de seu curso. Antigamente, alguns projetistas tentaram, sem sucesso, criar suspensões que ficavam mais moles a cada centímetro percorrido, porém este tipo de desenho acabou em desuso graças a dificuldade de leitura de terreno e os constantes impactos com o fim de curso em buracos maiores.

FOLD

imagem
Sistema de links FOLD

Com a chegada das novas suspensões FOLD, a Focus recria parcialmente a antiga filosofia de suspensão, com um projeto que é regressivo no começo do curso e progressivo em sua segunda parte. Segundo o fabricante, isto melhora a leitura de terreno dentro os primeiros 25% de curso - área do SAG - ao mesmo tempo que evita o fim de curso em impactos maiores.

imagem
O triangulo traseiro é feito em uma peça só, reduzindo peso e evitando pivôs que flexionam.O sistema de lincagens que acionam o amortecedor permitem que o começo do curso seja mais macio, proporcionando mais conforto e tração com um retorno mais rápido do amortecedor. Porém, quando passa do ponto de SAG, a suspensão torna-se progressivamente mais dura, garantindo a absorção de impactos.

Além disso, com as partes móveis localizadas na parte de baixo do quadro, o centro de massa fica mais baixo, o que acaba melhorando a estabilidade da bicicleta.

Vídeo de explicação do sistema



O1E

imagem
Focus O1E. Foto: Divulgação

A O1E é um bike de cross-country aro 29 com 100mm de curso de suspensão e 1830g de peso no modelo M. A geometria aposta em uma caixa com 69.2, seat tube de 74.5 e 450mm de alcance, números que seguem a escola atual de geometrias de competição.

A bike será oferecida em três modelos, sendo o top de linha a Team, que vem com garfo RockShox RS1, grupo SRAM XX1 Eagle e rodas DT Swiss XR 1501. Já o modelo Pro virá com garfo RockShox SID XX e grupo Shimano XT, enquanto a Evo será equipada com garfo RockShox SID e grupo SRAM GX.

JAM

imagem
Focus JAM. Foto: Divulgação

Com 140mm de curso, a JAM é classificada como uma bike de trail. Nela, a inversão do sistema FOLD acontece com 30% de curso, que é o ponto de SAG desta bike. Além disso, o fabricante afirma que a traseira é um pouco mais flexível do que a O1E, permitindo mais aderência em trilhas agressivas.

Disponível em quatro tamanhos, ela usa uma caixa relaxada de 66.8 graus e traseira de 470mm, nada fora do comum para a categoria. Ela será oferecida em seis configurações, indo da JAM C SL que vem com quadro de carbono, garfo Pike RCT3, grupo SRAM XO1 Eagle 12 velocidades e rodas DT Swiss XM 1501 ao JAM Elite, com quadro de alumínio, garfo Sektor Silver RL e grupo 2x11 SLX.





Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.