MENU

Jogos Olímpicos de Pequim: Jaque encerra a sua carreira em belo estilo

Foi uma despedida com sensação de dever cumprido, mas não exatamente como Jaqueline Mourão queria.

Única brasileira na final feminina de mountain bike (cross country) em Pequim 2008, Jaqueline não chegou a terminar o percurso de seis voltas - foi eliminada na quinta, depois de tomar uma volta da campeã, a alemã Sabine Spitz. Entretanto, foi uma prova guerreira.

Depois de tantos problemas, ainda conseguiu finalizar na 19ª colocação geral. "Não era bem o que eu esperava. A largada foi muito confusa, a chinesa caiu bem na minha frente. Depois teve a queda da neozelandesa que me atrapalhou. No meio de tudo isso, meu pneu ainda furou", relembra.

Mesmo com o pneu furado, Jaqueline se manteve na prova. "Queria ir até o final, mas isso aconteceu logo na segunda volta. O problema é que eu andei muito em cima do aro até uma zona neutra, para poder trocar. Nisso, quase todas as meninas me passaram. Mas fui atrás delas, queria passar uma a uma. Mas não consegui completar a última volta".

Foi a última competição de Jaqueline, que agora pretende descansar. "Eu nunca desisti. Dei tudo que pude para o Brasil. Essa última prova foi difícil e muito emocionante", conta. Pioneira do mountain bike brasileiro em Jogos Olímpicos, Jaqueline esteve em Atenas-04, quando ficou no 18º lugar. "Acho que minha entrada no circuito mundial vai ajudar as meninas que virão pela frente. Espero que eu seja um exemplo legal".

A emoção é clara, mas Jaqueline faz questão de frisar que acha satisfatório o seu ciclo esportivo. "Saio com vitória no circuito mundial e consegui ser top 10 do ranking", destaca.

Ela conseguiu disputar até mesmo os Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim, no cross-country sky. Numa temperatura bem diferente do sol escaldante de Pequim neste sábado, dia 23. "Mas eu prefiro assim, no calor. O mountain bike foi a minha vida. Graças a ele aprendi três línguas (além do português, ela fala inglês, francês e espanhol), viajei, conheci diferentes culturas e aprendi a respeitar adversários. Valeu a pena."


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.