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Eurobike 2011 - Niner apresenta Jet 9 RDO, E.M.D.9 e Air 9

Jet 9 RDO foi a principal atração

Considerada a marca mais famosa das bikes 29, a Niner Bikes chegou com força máxima no Eurobike 2011 com dois lançamentos apresentados dias antes da feira. O anúncio dos novos E.M.D. 9 e o Air 9 poderiam passar despercebidos se não fossem a inovação do alumínio apresentado pela marca americana.

O novo formato de quadros em hidroforming inova na tubulação que foge do tradicional. Além destes, um mês antes, a Niner apresentou a JET 9 RDO, que também causou muito frisson entre os amantes das rodas gigantes, sendo o quadro de ouro da fabricante.

Como se não bastassem suas novidades, o mídia kit também impressionou! Quem não queria ganhar um Ipod Nano confeccionado exclusivamente para marca com catálogo e vídeos das suas novidades 2012 ?

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Air 9

O novo Air 9 apresenta uma liga de alumínio recentemente disponível no mercado, da família 6000. Por muitos anos, os quadros mais leves de corrida tinham tubos redondos com a liga de escândio. Todos sabem que esta liga tem seu lugar na indústria por ser um material historicamente importante, porém o escândio não é compatível com o atual trabalho de produção dos disponíveis e métodos de hidroformação. Eis o segredo da Niner em transformar os tubos em hexagonal.

Tubo de direção cônico

Agora a Air 9 também conta com direção cônica. A mudança também permitiu incorporar uma caixa de direção integrada, dando a altura idêntica a famosa geometria que a marca oferece. Mas agora, com um aumento na rigidez.

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Tubulação hidroformada

Os ciclistas notarão mudanças significativas no visual da Air 9, devido à tubulação hidroformada em todo o seu design. Em testes feitos pela própria fábrica, a marca diz ter conseguido aumentar a rigidez, sem aumentar o peso. A Niner utilizou a tecnologia no toptube, downtube, headtube, chainstays e seatstays.

Press FIT BB 30

Outra inovação no Air 9 foi no padrão que acompanha os novos quadros, o sistema de movimento de central: Press Fit 30; permitindo a redução de peso ainda mais. Para quem pensa que o sistema é só para o Sram, está enganado. A empresa já fez o padrão que também será compatível com os pedivelas Shimano, via adaptadores que a marca oferece.

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E.M.D.9 - Eat my dust

O novo E.M.D.9 também foi redesenhado, integrando tubulação hidroformada com tubo de direção cônico, igual ao seu irmão Air 9. Upgrades incluem também downtube hidroformado e o toptube com diâmetro significativamente maior, que contribuiu para um quadro mais forte. O quadro ainda possui o movimento de central tradicional (padrão), tornando-se uma opção mais barata para os ciclistas, porém atualizado no modelo já existente.

O E.M.D.9 esteticamente agradará a muitos, sendo o carro chefe da fábrica e eleito por muitos seguidores, o melhor quadro custo x benefício para bikes 29". Mantendo a tradição, o quadro permanecerá com detalhes visíveis do trabalho das soltas, uma tradição do modelo; além de opções de cores diferenciadas.

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JET 9 – RDO (Race Day Optimized)

Os 100 mm de curso na traseira e o sistema CVA (Constant Varying Arch) fazem do JET 9 – RDO um quadro de carbono extremamente rígido, mesmo usando o eixo tradicional na roda traseira (um dos segredos está na sua haste de carbono que liga os dois chain stay em um único lado). Mas o principal é o CVA, uma patente exclusiva da Niner, que é a combinação da pedalada com eficiência em todas as coroas – principalmente em subidas. Associados aos pivôs forjados, que contribuem para o desempenho, o CVA do JET 9 – RDO promete preservar a transferência de energia.

A bike vem equipada com o amortecedor top de linha da Fox Shox Racing, a Float RP23 Kashima Coat. O quadro Jet9 - RDO também recebe o selo Niner C5, que corresponde a garantia do carbono da marca por 5 anos.

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Seat post – RDO

O canote RDO é feito em peça única (monocoque), reduzindo o peso e deixando-o em torno de 210-220 gramas, dependendo do diâmetro. Projetado com o que a Niner chama de "Layup Unstiff Carbon", o tubo do canote tem a malha do carbono interna moldada para dissipar as vibrações e fornecer flexibilidade.

O canote tem como padrão 2 parafusos para prender o selim com a centralização zero. Estará disponível em 27,2 e 31,6 com 400mm e 30,9 com 370mm de comprimento.

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Carbon Fork 15mm – RDO

O garfo que já tinha ganhado o Eurobike Award em 2010, inovou mais uma vez ao surpreender todos com apresentação do eixo 15mm – uma tendência ao mundo das 29". Sendo o primeiro garfo com este perfil, ele suportará disco de até 185mm sem limite de peso. O garfo RDO também carrega o selo C5. A fabricante ainda permanecerá com os tradicionais garfos 1-1/8 que tem o peso de 570g, já o de 15 mm terá 630 g com o eixo inserido e tapered.

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Lançamentos não anunciados

Como é de costume da Niner, alguns dos seus componentes surgem antes do anúncio oficial. Foi assim com o cog, a coroa, o canote, o guidão de alumínio e o de carbono. Desta vez, o avanço apareceu em todas as bicicletas expostas, como um ator coadjuvante.

A distribuidora da Niner Bikes no Brasil é a GR Imports. A empresa já está há algum tempo no país finalizando suas instalações e anuncia que a chegada definitiva dos quadros e todo material disponível da marca está prevista para Janeiro de 2012.

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